Se a torcida do Santos pode, a do Flamengo pode, por que a do Vasco não pode?
Imprimir
](Por: José Amauri)
Estava lendo, no dia de natal de 2008, a coluna do jornalista Lucas Mendes no sítio da BBC em português. Ele divagava sobre o já famoso arremesso do sapato do jornalista iraquiano ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
Durante a leitura, um parágrafo chamou a minha atenção.
“Até entre nós. No estádio de Vila Belmiro, quando o time perdeu de um a zero contra o Botafogo, a torcida do Santos atirou sapatos em campo aos gritos de “fora Pelé”, que na época era presidente do Clube.”
Estranhei, já que nunca soube que Pelé foi presidente do Santos e comecei a pesquisar.
Descobri, com alguma dificuldade, que o presidente do Santos na época era Samir Abdul Hack, que foi presidente do Santos com a ajuda de Pelé. Pelé era quem mandava clube, cabendo ao Samir Hack, ex-advogado do ex-jogador, a presidência.
Em 2000, o grupo de Pelé perdeu a eleição para Marcelo Teixeira, atual presidente do Santos, ou seja, o Pelé, maior ídolo do clube não manda do Santos, por sinal, seu grupo perde há 3 eleições para o mandatário atual do Santos.
Mas a história é verdadeira e a torcida do Santos gritou “Fora Pelé”.
Em 1998, Romário era o grande jogador do Flamengo e foi desconvocado pelo auxiliar técnico, o ex-jogador Zico, ídolo do Flamengo.
Na chegada de Romário no aeroporto, vários torcedores do Flamengo rasgavam pôsteres (alguns bem antigos) e gritavam palavras de ordem, contra Zico e a favor de Romário.
Por fim, para comparar com atual situação do Vasco, vamos comparar os palmarés (resultados) do Santos, com e sem o Pelé e do Vasco, com e sem Roberto Dinamite, sem contar campeonatos estaduais.
1a) Pelé no Santos
• Copa Intercontinental: 1962 e 1963
• Taça Libertadores da América: 1962 e 1963
• Taça Brasil: 1961/62/63/64/65
• Torneio Roberto Gomes Pedrosa: 1968 (“O Brasileiro da época, não oficial”)
• Torneio Rio-São Paulo: 1959,1963,1964,1966
1b) Santos sem Pelé
Brasileiros de 2002 (após 34 anos sem títulos nacionais) e 2004
Rio São Paulo de 1997
2a) Roberto no Vasco
Brasileiro de 1974
2b) Vasco sem Roberto
Campeão Sulamericano de 1948
Campão da Libertadores da América de 1998
Campão Brasileiro de 1989, 1997 e 2000
Campeão do Rio-São Paulo de 1958, 1966 e 1999.
Mercosul de 2000 (como pude esquecer?)
Campeão do Torneio de Paris em 1957. ( Um mundial não oficializado, ganhando do campeão da Europa, o Real Madrid, por 4 a 3).
Se a torcida do Santos pode criticar Pelé, por que a do Vasco não pode criticar o Roberto? (embora ídolo discutível para alguns, é bom frisar; Pelé e Zico são incontestáveis em seus clubes). Roberto participou de apenas 10% dos mais importantes títulos do clube, enquanto Pelé participou de 90% dos títulos mais importantes do Santos.
Acordem Vascaínos! Ainda há tempo de salvar o Vasco antes que seja tarde demais!
José Amauri




25/12/2008 19:39h
matérias como essas não levam a nada. por favor continuem a fazer oposição com seriedade pois vocês estão no caminho certo. notícias como essas são ridículas e lembram os superpatetas.
25/12/2008 19:48h
Enviado por Gilmar Ferreira – 21/12/2008- 19:30São Paulo quer tirar Rafael do Vasco
A torcida do Vasco que se prepare para mais uma perda.
O goleiro Rafael, de 24 anos, deve ser mais um a se transferir para o São Paulo.
Pessoas ligadas ao jogador contam que o hexacampeão brasileiro oferecerá cerca de R$ 1,6 milhão para serem divididos entre o Itumbiara e o Vasco _ R$ 800 mil, cada.
Como contrato do goleiro termina em junho, Vasco e Itumbiara têm duas opções:
Ou aceitam a oferta do São Paulo e embolsam o dinheiro, ou verão Rafael cumprir o compromisso até junho, transferindo-se depois para o Morumbi sem deixar um centavo nos cofres dos dois clubes.
E isso, por quê?
Porque o coordenador (!!!???) de futebol do Vasco, Carlos Alberto Lancetta, não tem a experiência, a malícia e a capacidade necessárias para a montagem de um elenco.
Irá se repetir com Rafael os erros de avalição e a incompetência demonstradas na liberação de Pablo, na condução do episódio Morais, na saída de Jean e nas renovações de Wagner Diniz e Madson.
Uma hora é a morosidade, na outra é a ingenuidade, incompetência, sei lá mais o quê…
Roberto Dinamite, Luso Soares da Costa, José Hamílton Mandarino, José Henrique Coelho, José Carlos Osório e todos aqueles que assumiram o compromisso de construir um novo Vasco são exemplos vivos a nos mostrar que nada é tão ruim que não possa ficar ainda pior. ________________________________________________________________________________
E como a notícia corre rápido, chega a informação de que a diretoria já está atrás de um goleiro.
Édson Bastos, do Coritiba, e Magrão, do Sport, seriam os dois nomes especulados no clube.
25/12/2008 20:00h
Se esses números, não forem suficientes, para convencer as vacas de presépio, que seguindo a mídia gritam Ah ! É Dinamite ! Fica muito difícil, pois não devem estar dormindo, estão mortos. José Amauri, teu post está perfeito.
25/12/2008 20:36h
José Amauri, os fatos dizem tudo!!!!!!!!!
Tênis RBK na cara dele!!!!!!!!!
Luiz, ingenuidade não.
saudações vascaínas
25/12/2008 20:48h
Roberto BANANAmite jamais !!!!
25/12/2008 21:36h
Verdade. O ídolo Roberto Dinamite está virando persona nom grata no próprio clube que o acolheu. Agora, nos resta aguardar 11/2009, quando ele receberá o que merece dos sócios do clube. Isto, se não acontecer um impeachment antes. Mas, até lá. Haja sofrimento.
25/12/2008 21:48h
Nunca considerei Roberto Dinamite um ídolo.Foi apenas um bom centroavante.Cobrava faltas como ninguém; superava até o Zico.Naquela época já havia árbitro de futebol que evitava assinalar faltas próximo da área dada a precisão da cobrança.
Ídolos de verdade, que vi jogar futebol,que deram títulos ao Vasco e com forte identificação com o clube foram: Ademir Menezes,Almir( o pernambuquinho),Brito,Juninho Pernambucano,Edmundo e Romário(apesar de tudo).Vale a pena lembrar que em 1974 o Vasco tinha o Tostão no time que, apesar do problema no olho, desequilibrava.
25/12/2008 23:57h
Olá Horácio,
A torcida vascaína tem em Roberto um grande ídolo do passado. Até aí ótimo. Ninguém reclama ou critica o centroavante, o ex-jogador, mas sim o absoluto despreparado que “assumiu” a cadeira de presidente do clube, o rebaixou para a segunda divisão, mas parece incólume às críticas, por se sentir protegido pela mídia e, por conseguinte, pela massa cruzmaltina, que ainda não faz idéia do mal que Carlos Roberto faz ao clube, atuando na função que diz exercer.
Parece que uma crítica a ele, denotaria uma traição ao ídolo, um cuspe no próprio prato, uma ingratidão sem perdão e não é, definitivamente, nada disso.
O personagem, a marca de fantasia com a qual Carlos Roberto convive, não cria imunidade a ele, quando o clube é aviltado, ridicularizado ou rebaixado, a partir de sua omissão delberada, em nome da imagem que este quer resguardar, mesmo sendo esta em detrimento da própria instituição.
A comparação, com relação a conquistas, tem o cunho apenas de ilustrar aos vascaínos o seguinte: por mais que se faça por um clube como jogador de futebol, o cidadão não tem o direito de levá-lo ao caos administrativo como gestor, muito menos de desresponsabilizar-se diante de um fracasso retumbante, fruto de sua própria incompetência.
Abraço,
Sérgio Frias
26/12/2008 0:23h
Contra o Vitória, pela última rodada do Brasileirão de 2008, quando consumou-se a queda do Vasco, a “direção” montou um esquema de repressão para que os torcedores não se manifestassem contra o “presidente” e sua trupe de assalto ao poder.
O CRVG precisa de comando, liderança e respeito ao seu estatuto. Ídolos dirigentes e Cuelhices são coisas do “novo vasco”. Conversa para divertir alienados, envergonhados e “moderninhos”. A torcida do Vasco vive um sono profundo, mas despertará esclarecida e forte. O CASACA iniciou o processo de esclarecimento a partir de Julho de 2008 e, felizmente, muitos já despertaram.
26/12/2008 1:41h
Comandante Antônio Carlos Miranda, aqueles que se mantiverem alheios aos acontecimentos, não estão dormindo, estão mortos.
26/12/2008 2:09h
Horacio,
Sinceramente não entendi o seu comentário. Desmereceu uma coluna que trás uma analogia entre times grandes e sua relação com seus ídolos. Sua crítica não foi construtiva e até deselegante com o autor.
26/12/2008 2:16h
José Amauri,
Muito bom seu texto. É verdade… Pq muitos por aí criticam a idolatria que existe para com o Edmundo? Só o Dinamite pode estar acima de tudo? Edmundo vai numa festa final de semana de folga: metem o pau nele. Dinamite rebaixa o Vasco: a culpa é do Eurico. Qualquer coisa que se fale do Carlos Roberto: “respeitem o maior ídolo do clube…”. Fala sério! NINGUÉM está acima do bem e do mal…
Guarda o que eu vou te contar: Carlos Roberto se faz de vítima até hoje com o episódio da tribuna, que foi desrespeitado… Essa diretoria está DESPACHANDO o Edmundo! Estão empurrando ele para o Itumbiara, apesar do próprio presidente desse clube ter dito que ele já declarou que SÓ QUER JOGAR NO VASCO!
Vem mais capítulos dessa novela por aí…
26/12/2008 3:23h
Legal os números, pra mim que vivi o auge do Roberto como jogador, chegam a ser surpreendentes.
Talvez seja mais justo com o Roberto o avaliarmos pelo número de gols.
Casaquistas! Porra, Roberto Dinamite foi ídolo em sua época e pronto.
Nós vamos agora começar a jogar contra o passado do Vasco?
Nós somos oposição a esses dirigentes almofadinhas que são um bando de vascaínos envergonhadinhos que se aliaram à pior mídia num discurso politicamente correto para justificar o fato do vasco ser usado para os seus benefícios pessoais.
O Roberto Dinamite claramente é incompetente pra ser presidente do vasco, mas foi um de seus maiores ídolos.
Eu tava na arquibancada que gritou Ah É Dinamite!!! enquanto o Vasco era rebaixado.
Não foi uma homenagem ao ídolo, foi uma manifestação política de repúdio a administração anterior.
Temos que fazer oposição, e os casaquistas podem contar comigo no coro de fora banana ou qualquer outro simplesmente porque não são dirigentes a altura da história de 110 do Vasco.
O Roberto deve ser combatido pelas merdas que anda fazendo com o Vasco. Essa luta já é difícil e inglória com toda a mídia do seu lado. Se além disso ainda formos tentar lutar contra a história, formos levar essa luta pra dentro de campo, vamos levar mais um GOL, que era coisa que o Dinamite fazia como ninguém.
OBS: Às vezes parece que nossas opiniões aqui do casaca estão completamente divorciadas da TORCIDA DO VASCO, como se nós fossemos um corpo estranho a ela.
Mas eu vejo diferente, aqui nós estamos PENSANDO VASCO, nós estamos fazendo política, nós estamos discutindo o que fazer e como fazer para que o Vasco possa colocar um time em campo para a sua TORCIDA.
Por isso eu digo que para 2009, nossa diretoria pode contar comigo para duas coisas:
TORCER PELO VASCO E FAZER OPOSIÇÃO!
Eleições 2009!
26/12/2008 5:44h
O Roberto tem muito a vêr com o Zico, pois em finais sempre amarelam. Roberto não marcou nenhum gol em jogos decisivos pelo Vasco. Este título de 74, foi decidido por Ademir e Jorginho.
Quanto a jogar ou não um sapato no Banana, sinceramente eu não jogaria pois seria sujar meu rico sapatinho, mesmo comprado em 3 x na Di Santini. Meu sapato não merece isso, até por quê será nele, no Natal de 2009 que Papai Noel vai colocar um novo presidente na colina. Que presente!!!
26/12/2008 9:34h
Cláudio Ribeiro
26/12/2008 1:41h
Meu prezado Cláudio Ribeiro, tentaremos ressuscitá-los!
Abraço, amigo.
26/12/2008 10:25h
Canízio, te confesso que estou surpreso e confuso com a tua revelação, quando disse, “Eu tava na arquibancada que gritou Ah É Dinamite!!! enquanto o Vasco era rebaixado.
Não foi uma homenagem ao ídolo, foi uma manifestação política de repúdio a administração anterior.”
Quem sou eu para julgar essa gente, cada um tem o direito de cultuar quem desejar, mas naquele dia, esse grito, não representou o repúdio à administração anterior, representou a concordância da torcida com o presidente Roberto, a aceitação da segunda divisão, a aprovação de termos perdido nossa independência e a maior punhalada que o Eurico recebeu dessa parte da torcida, que te garanto não foi toda e nem a maioria. Alguns que receberam para isso, puxaram o coro programado e os “marias vai com as outras” acompanharam. Quem foi pago não traiu naquele momento, traiu em todos momentos, não são dignos e muito menos importantes, são mercenários a serviço de um grupo que não tem nada de vascaíno e tomou de assalto o nosso clube num golpe, a traição que lamentamos são daqueles que os acompanharam, estes sim concordaram e se dobraram, servindo de bandeja a nossa independência, por esses, eu lamento, pois esse procedimento nunca foi de um vascaíno. Ainda bem que assumiram o gritos, até o ” Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, a culpa é do Eurico !”, a punhalada nº 2″, mas o que importa, uma punhalada a mais ou a menos, não faz a diferença.
Temos que fazer oposição, e os casaquistas podem contar comigo no coro de fora banana ou qualquer outro simplesmente porque não são dirigentes a altura da história de 110 do Vasco.
Na mesma arquibancada, conseguiu botar esse grito para fora ou se calou, em reflexo a intimidação que os covardes desse grupo fizeram com a torcida que ousava não apoiar ?
Mas eu vejo diferente, aqui nós estamos PENSANDO VASCO, nós estamos fazendo política, nós estamos discutindo o que fazer e como fazer para que o Vasco possa colocar um time em campo para a sua TORCIDA.
Aqui não se pensa o Vasco com a preocupação apenas no time de futebol, se pensa no clube como um todo, principalmente no que representa, é essa a realidade.
Por isso eu digo que para 2009, nossa diretoria pode contar comigo para duas coisas:
TORCER PELO VASCO E FAZER OPOSIÇÃO!
Eleições 2009!
Aqui concordo em parte contigo, torcer pelo Vasco nunca deixarei de fazer, até por vassouras vestidas com a nossa camisa, fazer oposição e colocá-los para fora do clube definitivamente, deixando bem claro que a alegria que o Roberto nos deu como jogador remunerado, que já foi retribuida por gratidão, além do merecimento, está enterrada e pertence ao passado, hoje transformou-se no nosso calvário, um pesadêlo que iremos superar em 2009 quando os colocarmos e relegarmos esse ídolo que nos traiu, ao eterno esquecimento.
26/12/2008 11:05h
Muito boa acoluna, temos que mostrar que o idolo ficou lá atras e que a partir do momento que ele entra na politica ele está sujeito a cobranças e como o Zico fala, não vou sair do limbo para entrar no inferno quero distancia do ….me recuso a escrever o nome da mulambada…
Pau no Carlos Roberto de Oliveira, temos que cobrar ele com todas as nossas forças.
Não aguento mais esse banana jogando pelada e pagando mico, ele deveria escolher o que quer ser..jogador ou presidente…
FORA BANANA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FORA MUV!!!!!!!!!!!!!!!
FELIZ 2010!!!!!!!!!!
26/12/2008 11:27h
Olá,
Primeiro: Esqueci da Mercosul de 2000. Estou ficando velho…
Segundo: Canizio,
O mundo é cruel. Será que o melhor jogador do mundo foi o Pelé mesmo? Será que não foi o garotinho que nasceu em Angola. O garotinho jogava muito bem e era uma promessa até que pisou na mina…
O caso é o mesmo. Roberto Dinamite jogou 15 anos no Vasco e ganhou 1 título. Foi vice 2 vezes e 1 vez quarto.
Juninho Pernambucano jogou 4 anos e meio no Vasco. Ganhou 2 brasileiros, libertadores e RJ-SP e Mercosul.
Quem a garotada idolatra? No Flamengo, até hoje, os meninos flamenguistas idolatram o Zico. Pais levam os filhos para verem o Zico, não o Roberto…
26/12/2008 12:07h
Eu acho que não é por aí, tentar desqualificar o jogador e ídolo Roberto Dinamite. É natural que os mais jovens não liguem e não reconheçam os tempos mais remotos, preferindo os mais recentes (Romário, Edmundo, Juninho Pernambucano, etc…).
Vamos fazer oposição à esta DIRETORIA que está lá, respeitando o ex jogador e ídolo Dinamite.
Amauri:
Será que é a tua idade ou o Roberto Dinamite não estava no Vasco nas conquistas dos Estaduais de 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992? E no Brasileiro de 1989?
Abraços
VASCAINO SEMPRE
***********
Desculpe, Paulo, mas eu acho que o Amauri se referiu aos títulos nacionais e internacionais, deixando os estaduais à margem. No Brasileiro de 1989, o Roberto estava na Portuguesa de Desportos.
João Carlos Nóbrega
26/12/2008 12:46h
Paulo Kroeff
Sou de época que só o Vasco era campeão nacional. Tivemos a Taça de Prata do Fluminense em 1970, mas, de qualquer forma, o Estadual é um torneio que serve só para regionalismos. É um torneio de importância menor desde 1967, com a primeira edição do Robertão.
No mundo civilizado, só ouvi falar do campeonato da Catalunha, que o Barcelona e Español enviam times reservas..
Mas vamos lá. Em 1988, Roberto já era dispensável no elenco, mas vamos considerar. 1992 nem se fala. Foi para acabar com a carreira…
Para um ´Vascaíno sempre´ você está mal. Todo ´vascaíno sempre´ sabe que ele não jogou em 1989. Não aceitou ser reserva… Pior para ele…
26/12/2008 14:40h
Esse negócio de “ter sido campeão em…” para mim é relativo. Ninguém ganhou mais títulos no Vasco que o Odvan… Mas ele fez realmente a diferença? Ele foi essencial ou outro jogador faria a mesma diferença?
Quantas vezes fizemos campanhas sem título mas tivemos jogadores que brilharam em campo? Não analiso o jogador pelo ser campeão ou não. Futebol é um esporte coletivo. Precisa-se de mais 10 para ganhar um jogo. Pouco foram os que resolviam a parada “sozinhos”.
Não acho que estamos desrespeitando o ex-jogador Roberto Dinamite. Pelo que me consta, desrespeitava era a imprensa da época que o chamava de caneleiro. Dizer que ele não marcou em jogo decisivo e que não ganhou tantos títulos é uma análise dos fatos. Se alguém não gosta, sinto muito. Meu ídolo é Edmundo e só ganhou um Carioca e um Brasileiro. Mas ganhou com propriedade sendo o destaque das duas competições e garantindo alguns recordes. Não foi mais vezes campeão pq quis jogar na Europa e depois o Romário não deixou ele jogar (assim como agora arrumou uma desculpa para pegar o boné no caso Alan Kardec). Odvan foi mais vezes campeão, mas nunca vão dizer que era melhor que o Edmundo. Futebol não é ciência exata.
Mas vamos parar com essa história de Carlos Roberto ser intocável pois, um dia, foi o Roberto Dinamite. CHEGA.
26/12/2008 14:48h
Paulo Kroeff e Canizio,
Estou tão puto com todas essas barbaridades que esse merda vem fazendo no Vasco que nem vontad de escrever eu tenho e ainda por cima estou sem Internet em casa, mas não podia deixa de comentar essa discussão!
Quem desqualificou a imagem de ídolo foi o próprio Roberto!
Essa de ídolo intocável é pura babacada!! Quer dizer que esse filadaputa vai arrebentar o VAsco e na ótica de vocês eu tenho que APLAUDIR só porque essa mula um dia FOI ídolo? Quem deu essa carta branca a ele? Eu não fui!
Se vocês querem ficar nessa de separar o ídolo do bosta do ser humano (como se isso fosse possível!!!), parabéns!!
Eu sigo dizendo que esse merda para mim acabou quando criou a palhaçada da tribuna! Detalhe, encontrei um GRANDE BENEMÉRITO (Seu Davi, para aqueles que o conhecem) do clube e o mesmo nãom pode mais sentar na tribuna porque o infeliz não perminte!!!!
Quer dizer que isso é papel de ídolo?
Para mim esse ídolo é morto faz tempo…
ESTAMOS FUDIDOS!!!!!
FORA CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA, ÍDOLO DE MERDA!!!!!
FORA COELHO E AMÉRICO E TODA A CORJA DE SALTEADORES!!!!
VOLTA PARA A ALERJ APEDEUTA EXPLOSIVO!!!!!!!
DEIXEM O VASCO EM PAZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
26/12/2008 16:52h
Cláudio Ribeiro,
Vou tornar a mensagem mais clara.
EU NÃO SOU EURIQUISTA MAS SOU OPOSIÇÃO.
Se estiver tudo bem pro Casaca, eu continuo aqui.
Se não, procuro outro lugar pra me expressar.
Quanto a você, vê se eu estou na esquina!
26/12/2008 17:12h
Luizão.
Pra quê perder tempo discutindo o Dinamite em campo enquanto ele está fazendo merda na presidência do Vasco.
No campo será difícil derrubá-lo.
Vamos ao que interessa, ele não é capaz de comandar o Vasco, nos levou a segundona e sem OPOSIÇÃO pode até nos fazer permanecer por lá.
Só isso.
Quem quiser achar que o Dinamite foi um pereba, ótimo.
Mas estará apenas o beneficiando desviando o foco da questão.
Dinamite é incapaz!
Será que nós já não temos problemas suficientes e precisamos mesmo trilhar esse caminho?
Temos um eleição a ganhar em 2009.
Temos o Vasco desgovernado jogando a segundona.
A trajetória do Roberto pertence à história do Vasco.
(Motivo pelo qual aquela camisa comemorativa é um absurdo inaceitável)
26/12/2008 23:06h
Jose Amauri:
Continuo com minha opinião de que o Roberto Dinamite foi um ídolo e um jogador super importante para o Vasco.
Eu estava presente no Sarriá em 82 e talvez o único lá que gritava pedindo o Roberto naquela Seleção, que aliás ainda tinha o Dirceu e o Pedrinho como jogadores do Vasco.
Não entendi a tua colocação do campeonato da Catalunha, mas deixa prá lá. Quanto ao campeonato brasileiro de 89 não tinha certeza se o Roberto estava no Vasco, vc tem razão.
Para Luizão e para todos:
Sou totalmente a favor da campanha “fora Dinamite e TODA DIRETORIA”, pois o Vasco não merece este pessoal que está lá. Mas nunca vou falar mal do meu ídolo como jogador Dinamite.
ABRAÇOS
VASCAINO SEMPRE
26/12/2008 23:38h
Parabéns José Amauri pela coluna,tu fores perfeito!
O Bananamite foi jogador de poucos títulos importantes pelo Vasco,a História conta,somente um Campeonato Brasileiro conquistado,nenhuma Libertadores,nenhum Mundial Interclubes,ele nem se compara ao que Pelé conquistou pelo Santos!
FORA BOMBINHA BANANAMITE ESTALINHO!
FORA MUVÍRUS!
IMPEACHMENT JÁ NO BOSTAFOGOBERTO BANANAMITE!
IMPEACHMENT JÁ EM TODOS DO MUVÍRUS!
VOLTA ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA!
VOLTA CHAPA AZUL!
27/12/2008 1:50h
Vamos todos tomar vergonha, está mais do que na hora do CRVG de cara nova e nada melhor do que um novo presidente e um novo time para isso, tudo bem que com o Dinamite no poder o nosso glorioso CRVG caiu para a segunda divisão mas tenho fé que é com ele que o CRVG vai voltar para o seu lugar de direito que é disputando títulos, o que não acontece a muitos anos, o que adianta se manter na primeira divisão se é para ficar na zona neutra do campeonato, ou sendo vice dos “MULAMBOS”, pois é o que acontecia quando o CRVG era comandado pelo Dr. Eurico Miranda o homen que não nos deu nada além de um título estadual, e que esse ano montou um péssimo time que não tinha nenhuma possíbilidade de ganhar títulos… Ah!!! É DINAMITE…
27/12/2008 2:26h
Olá Pedro Borges,
Vergonha na cara todos aqui temos. Pelo visto todos mesmo.
Não está tudo bem o Carlos Roberto ter rebaixado o Vasco. Definitivamente não está.
Na atual década caíram, contando os grandes clubes do futebol brasileiro, Grêmio, Botafogo, Palmeiras, Atlético-MG e recentemente o Corínthians. Como provavelmente não estamos falando de conquistas de título da segunda divisão, os 4 primeiros não conquistaram rigorosamente nada fora do âmbito estadual. Vejamos o Corínthians, a partir de 2009.
Achar que um clube vai cair e com isso ressurgir das cinzas é algo fora do contexto, pois as perdas com a queda são irreparáveis, a começar pelo aspecto financeiro, fora o moral, que parece não incomodar muitos vascaínos.
Entre manter-se numa posição intermediária para tentar um título em 10, 12 anos e cair de divisão para começar tudo de novo, correndo o risco de não mais voltar à posição que detinha no cenário futebolístico nacional, é óbvio que o bom senso indica que optemos pela primeira.
Se há uma crença de sua parte na capacidade do atual gestor, isso é um direito que lhe assiste, embora discorde frontalmente, mas torcemos juntos para que o Vasco consiga disputar e vencer títulos seja com que presidente for, pois acima de tudo somos vascaínos.
No que se refere ao time montado em 2008 – que ainda não era o definitivo, visto que a janela para contratações ainda não havia sido aberta, quando houve a troca de diretoria – este disputou sim títulos, caindo na semifinal dos dois turnos do Campeonato Carioca, uma no apito e outra nos pênaltis e na semifinal da Copa do Brasil, no apito e nos pênaltis. O time esteve entre os 10 primeiros em seis das oito primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro deste ano, antes da troca da diretoria, terminando a oitava em nono lugar, sem ter frequentado a zona de rebaixamento em qualquer uma delas.
A verdade é que faltou vergonha na cara nova do Vasco. Sobrou e ainda sobra cara de pau em seus “dirigentes”.
27/12/2008 3:31h
Pedro Borges, os times do Eurico eram péssimos e esse do Dinamite é o bom ? Deixe de brincadeira, fala sério! Continue alienado, gritando Ah! É Dinamite e assinando “O Globo”. Espero que seja pelo jogador, mas não misture as coisas, o jogador é passado e o presidente hoje é incapaz, um fantoche que vendeu barato a nossa independência, uma verdadeira trajédia A indecisão dos camaleões, o arrependimento e o fantasma da traição, vão causar um drama de consciência, que vai perturbar o sono dos vascaínos, principalmente aqueles que assinaram esse cheque em branco chamado Carlos Roberto Dinamite de Oliveira. Ser cobrado por isso, deve incomodar pra cacete, por isso entendo a posição desconfortável de muitos, que tentam assim, sustentar o insustentável.
27/12/2008 3:40h
O discurso, Não sou Eurico, nem sou Roberto, sou Vasco !, hoje está no mínimo atrasado, já teve o seu tempo de vir, agora não !
27/12/2008 4:04h
amigo josé amauri bom dia!!! seu texto está perfeito,meus parabéns.quanto ao mr banana man,ele próprio está enterrando o seu passado de ídolo.
27/12/2008 8:42h
Cláudio Ribeiro,
Atrasado estão os salários dos funcionários do Vasco.
Eu vou fazer OPOSIÇÃO do jeito que eu quiser e bem entender.
Não estou atrás da sua aprovação.
27/12/2008 10:27h
Cara vamos tirar o Dinamite e recolocar o Eurico, esse sim é o presidente!!! vamos ver se esse fica, aposto que sim….
27/12/2008 10:52h
Olá Claudio Mor,
Essa história de tirar um e pôr outro, sugere golpe e isto é coisa do MUV.
O capítulo escrito em junho último não deve servir de exemplo para o Vasco, nem se tornar um hábito no clube.
Tanto eu quanto você, sabemos da total incapacidade de Carlos Roberto para ocupar a cadeira de presidente de uma instituição como a nossa.
Queremos que a eleição em novembro seja confirmada pela justiça, a fim de que o nosso estatuto seja respeitado e nela, certamente, o melhor candidato – dentre aqueles que pleitearem a presidência do clube – será escolhido.
27/12/2008 11:55h
Canízio, só externei aqui. a minha opinião como sempre faço, sem a pretensão de guiar ninguém, fique tranquilo, que não é nada pessoal, não precisa justificar nada, para ninguém. Não estou te patrulhando, estou virando esta página e encerrando o assunto.
27/12/2008 12:39h
Cláudio Moresco, não ironize, no Vasco, chega de golpe! Vocês não entenderam ainda, que o Eurico não será mais presidente. Você acha que a solução ainda é o Dinamite ? Estás satisfeito com suas atitudes ou com a falta delas ? Nós queremos o melhor, mas qualquer candidato que escolhermos ganha nas eleições desse Dinamite. Queremos eleições, estatuto respeitado e legalidade. Isso é um direito dos que estão aptos ao voto.
27/12/2008 14:58h
Não sei por que essa alergia às criticas do Roberto também enquanto jogador. Por que ele tem que ser a única unanimidade?
Ninguém está dizendo que ele não foi importante, nem um dos maiores ídolos do Vasco. Seria até um contra-senso. Apenas se coloca em dúvida a posição de “MAIOR DE TODOS” e a “imunidade” que tal posição parece acarretar.
Canízio sugeriu analisar pelo número de gols. Okay, é um critério, mas certamente beneficia os atacantes frente aos defensores e jogadores de meio de campo. Fato esse que deixa o critério “injusto”. Mas já que uma regra ainda que ruim é melhor que regra alguma, vamos analisar pelo número de gols. Mas, como o Roberto tem muito mais partidas que outros atacantes, talvez seja melhor analisar por média de gols. (desde que se considere um número mínimo de partidas).
Sugiro que você mesmo faça essa pesquisa. Verás que o Roberto não é o maior. (Antes dessa volta do Edmundo, ele era no máximo o 3º (não analisei muitos artilheiros). Agora ele deve ter ultrapassado o Edmundo em média.
Acho o critério de títulos importantes um critério excelente. Mas se quiser colocar os estaduais não vai mudar muita coisa.
O Roberto vai ficar sempre atrás do Juninho Pernambucano e do Carlos Germano, por exemplo. Não vou citar o Odvan porque quero restringir a jogadores com “status” de ídolo. O Mauro Galvão, por exemplo, também fica a frente do Roberto, porque é ídolo. O Odvan (sem questionar sua importância nos títulos que conquistou) não.
Outro critério que beneficia o Roberto é o de número de partidas jogadas. Mas vale lembrar que ele “não deu certo na Europa” e teria ido para o Flamengo. Não é mérito dele o recorde de partidas jogadas. E além disso, na época em que ele jogou, as transferências eram mais raras. Dando um coeficiente de ajuste para esses fatores, o Carlos Germano é mais ídolo que o Roberto nesse critério. E o Carlos Germano repudiou a idéia de jogar no maior rival.
O Roberto é um grande ídolo. Um dos maiores, mas temos que parar com essa demagogia de “maior de todos”. Primeiro porque não existe esse negócio de “maior de todos”. Segundo porque se existisse não seria o Roberto.
Roberto foi sim um grande ídolo. E atualmente é um presidente mequetrefe. Tão simples quanto isso.
Respeito o ídolo (contudo sem a demagogia de “maior de todos”) e torço para ter inúmeros motivos para mudar minha posição totalmente desfavorável ao presidente.
27/12/2008 16:15h
Parabéns Daniel, pela sua análise convincente, que acaba com qualquer tipo de dúvida, mostrando que foi ídolo como muitos e nunca o maior deles. Quem quiser gritar, Ah! É Dinamite !, grite mas alegue outros motivos.
27/12/2008 21:13h
Pois é! Estou sentindo um mal cheiro no ar. Muita gente chegando por aqui. Gente que batia de frente comigo em outros locais de discussão, cito apenas como exemplo, o Globo On-line, desculpem-me o palavrão.
Esse cidadão chamado Canízio é um tremendo “baixa nível” Não tem condições de diálogo e parte para a agressividade.
Já deu pra sentir que em breve a turma do Casaca terá que procurar um novo provedor com trilhões de hipergigabytes para poder abrigar tantos novos envergonhadinhos que entarão se agasalhar sob as assas protetoras do único grupo que vem resistindo ao “Novo Muv Vasco”.
Levei muita porrada durante os meses que se avizinhava o início de nossa tragédia quando era voz quase única naquele espaço, a defender o nosso eterno Presidente Eurico e sua administração. Este sujeito, juntamente com outros teleguiados pela Rede Bobo, nos tratavam de ladrão e de coisa pior ainda. Sempre procurei responder com argumentos as ofensas recebidas, naquele momento de êxtase dinamitário! Porém quem bate esqueçe mas quem apanha nunca deixará de lembrar.
Por esta razão, quero aqui colocar apenas, que tipo de gente, deverá surgir entre nós, gritando palavras de ordem!
Continuo com aqueles que prezam pela qualidade em detrimento da quantidade.
Um exemplo já foi dado aqui, pois após a bela coluna do José Amauri. A simples e nefasta presença de alguns levaram a discussão por caminhos de pouco brilho.
Respeito porém nossos amigos moderadores, pois a eles, cabe decidir que rumo tomaremos em nossas colocações e opiniões.
Prontos para o embate, se for o caso!
Saudaçães
CASACA! CASACA! CASACA!
27/12/2008 21:22h
errata:
(que tentarão se agasalhar….)
Obrigado
Saudações vascaínas
27/12/2008 21:45h
QUEM QUISER FICAR TENTANDO APAGAR O DINAMITE DA HISTÓRIA DO VASCO.
FAÇA E MOSTRE A UTILIDADE. (não precisa alegar os motivos)
Nós queremos ganhar uma eleição?
Então temos que pensar como conseguir votos.
Como unir forças, como nos tornar maioria dentro dos colégios eleitorais.
Nessa luta árdua de recuperar o clube nós temos que fazer de tudo pra ajudar e para não NÃO ATRAPALHAR.
Na minha visão essa discussão sobre ídolos só atrapalha.
Obs: Se o Eurico conseguir destruir a carreira política do Dinamite seja no Rio como no Vasco, com certeza não será com estatísticas de médias de gol.
Fazer gol, definitivamente não é o ponto fraco do Dinamite.
28/12/2008 10:48h
Não será com a estratégia traçada, pelos que se apresentam hoje como neutros, cheios de boas intenções, que vamos derrubar o inimigo, cabe a nós lutarmos, para que a verdade prevaleça, o poder e a salvação do clube, serão apenas, uma consequência dessa luta.
28/12/2008 10:58h
Tanto o ex-atleta, como o atual presidente estão com seu nome na história do Club de Regatas Vasco da Gama.
O ex-atleta pelos gols marcados e a idolatria conquistada, mesmo sem um grande número de títulos conquistados nos seus 21 anos de carreira como atleta profissional.
O atual presidente por ter conseguido, levar o Vasco à segunda divisão do futebol brasileiro, demonstrando toda a sua incompetência, incapacidade e despreparo na função que ocupa no clube.
A questão é: Se outros ex-atletas, ídolos dos seus clubes puderam ser contestados dentro e fora de campo por seus torcedores, porque razão Carlos Roberto, hoje presidente do clube não pode?
A comparação deve ser entendida neste sentido.
Em termos de conquistas, leia-se títulos, O ex-atleta deixou a desejar, mas sua idolatria foi construída pelo número de gols marcados e, em parte pela participação efetiva de Eurico Miranda, que o trouxe da Espanha para o Vasco, quando o ex-atleta já tinha um pré-contrato assinado com o Flamengo.
Por sinal, a partir da entrada de Eurico no clube, mais diretamente no futebol, o número exíguo de títulos conquistados pelo ex-atleta simplesmente dobrou, embora sua carreira já estivesse no fim.
28/12/2008 12:28h
É, Dodô, te chamavam de ladrão, por defender o Eurico? Logo você, que vive do seu trabalho e se dedica à projetos sociais, cujo alvo principal é a caridade e o amor ao próximo. Nada melhor que um dia após o outro, para verem que a honestidade e honradez não é um privilégio, somente deles. Ainda bem, que temos memória. Cabe a nós perdoar ou não, os arrependidos de verdade até pode ser, mas os que fizeram convictos, nunca. Quando ouvir esse papo, “Não sou Eurico, não sou Roberto, sou Vasco acima de tudo”, te prepare,são as trombetas anunciando mais um arrependido chegando, uns sinceros, outros nem um pouco.
28/12/2008 14:54h
Excelente José Amauri, aplaudo a sua colocação, e concordo com ela em quase toda a extensão. Lembro que o essa pessoa que temporariamente “preside” o Vasco da Gama, NÃO É ÍDOLO; o título que lhe cabe é o de EX-ÍDOLO. É coisa do passado. Hoje, nos inspira apenas nojo! Não se pode jamais desculpar a traição e a sabotagem.
03/01/2009 20:26h
ta certo…
vcs podem estar certos quando falam que o Dinamite não tem preparo…
Mais ai dizer que o Eurico Miranda é a melhor opção…
por favor não me façam rir, ele fechou contratos ridiculos, contratou péssimos jogadores, com ele no poder nenhum empresário tinha confiança no CRVG e ainda por cima se todos vcs não lembram ele colocou uma estátua do maior Flamenguista de todos os tempos dentro da nossa CASA, com a intenção de imortalizar a camisa 11 que seria um desrrespeito com os craques que ela vestiram…
Então deixem o estadual passar e ai se o ROBERTO falhar estarei aki do lado de vcs…
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Olá Pedro Borges,
A melhor opção é a oposição, não ao Roberto, que nem grupo político tem, mas aos que se escondem atrás da idolatria dele como ex-atleta para não assumir suas responsabilidades. A incompetência não é só dele, mas também do grupo dele.
Um nome, seja ele qual for, deve sair, excluindo-se costuras dos atuais membros da diretoria com quem hoje se diz oposição no clube.
Esperamos que o Vasco seja campeão estadual e da Copa do Brasil, ambos invictos e que você esteja conosco.
Abraço,
Sérgio Frias