Home » Rafael Fabro

Orgulho Vascaíno

[ 02/04/2009 | 53 Comentários | Imprimir Imprimir ]

Após uma cálida pelada no Beira-Rio entre a Seleção Brasileira e a peruana, sigo para meu teclado preto atrás de letrinhas companheiras na madrugada. Sem sono e com caneca de café em punho, como de praxe e para terror da minha gastrite, persigo algum tema que venha rondando nossa paixão cruzmaltina ultimamente. Dou uma olhada tímida nas notícias dos sites, navego perdido, fico escutando a narração de um clássico como Holanda e Macedônia na televisão aqui do lado e nada. Levanto, ando pela casa feito um fantasma da ópera, procuro alguma bobagem pra comer e me lembro de uma conversa que tive anteontem no fim da noite com outro vascaíno. Compartilharei com vocês, leitores. Aliás, tomara que estejam aí, se é que ainda não largaram essa croniqueta besta lendo este primeiro parágrafo sonífero.

Dei uma olhada lá fora. Janelas às escuras, só eu aqui com a luzinha da tela do computador varando o bairro. Só eu não durmo nessa cidade e as palavras foram de mala e cuia para o Azerbaijão. Minha memória de insone profissional me cutucou agora, notando que escrevi algumas linhas atrás que iria contar uma historieta sobre um papo com um cruzmaltino conhecido meu. Pois bem, dedos à obra.

Havia terminado minutos antes outra terna pelada num Maracanã digno de piquenique: Vasco 1×0 Macaé. Antes que alguém desande no tempo, foi na terça-feira. Encontrei o tal sujeito descendo pra portaria. Nem me lembro mais o que ia fazer lá. Ah, ia pegar a correspondência. Isso não importa, concordo. Bom, começamos a conversa ali mesmo sobre o doce joguinho. Até chegar ao térreo, os clichês de sempre: é, foi uma grossa pelada, mas o que valem são os três pontos, os jogadores se pouparam mesmo, já estávamos classificados e outras filosofias superiores dignas de uma viagem de elevador.

Abre-se a porta, saímos, e entra na conversa o porteiro, aquela figura emblemática que quase sempre solta uma frase lapidar entre um silêncio budista e outro. Somos três cruzmaltinos num trivial bate-papo sobre as subidas do Ramon pela esquerda, as idiossincrasias do Pimpão, o time bem armado pelo Dorival, se o centroavante Aloísio vem ou não, mais um roubo a favor do Flamengo com direito àqueles pênaltis típicos entregues com laços de fita aos prados da Gávea e uma tal de volta do orgulho vascaíno. Já havia lido e ouvido a curiosa expressão aqui e ali nas últimas semanas e sabia muito bem sua motivação modista e suas consequências. Até ali a pauta era simplória, mas depois virou tudo de pernas pro ar e a portaria virou arena política.

Eu e o porteiro Osmar escutamos o colega bradando a volta de seu orgulho vascaíno tal qual filho pródigo. Para que Sibéria ele mandou seu querido orgulho durante anos, não soubemos, mas a sua exaltação chegava a comover. Quase corremos em busca de um caixote para que ele se erguesse e declamasse suas palavras eufóricas como num comício. Era uma cena quase épica, podem apostar. Diante do nosso silêncio entorpecido, o amante em regresso continuou de dedo em riste, olhos esbugalhados e jugular saltada. Nelson Rodrigues chamaria o personagem de Dragão da Independência com esporas e penacho a trotar na prosaica portaria. O Vasco x Macaé dele deve ter sido outro, pensamos nós com nossos pobres botões mais envelhecidos.

O jovem passou a ecoar notícias tal qual um repórter do Globo ou do Lance. Um verdadeiro espírito de jornalista, convenhamos. Metralhava frases feitas, falava Eurico em nove de cada dez sentenças, num ardor frenético, cuspia “herança maldita” e “terra arrasada” como se fossem vírgulas. Sacava o nome Eletrobrás do cinturão no melhor estilo faroeste. Perguntará o leitor indignado: “E vocês não falavam nada?”. Não o interrompíamos, pois éramos espectadores de uma ópera. Ouvíamos ao longe um rufar de tambores, os violinos, um tresloucado piano e ele, o tenor, em seu êxtase e glória. Ao fim de uns bons cinco minutos, o menino sorriu cansado após seu esforço colossal.

Talvez ele esperasse palmas ou bravíssimos, mas eu e o velho de guerra Osmar nos entreolhamos e apenas rimos. Só não gargalhamos por respeito ao prédio que àquela altura já estava saturado de volume alto. A primeira frase suave após a tempestade operística partiu do vigia que viu nascer metade do condomínio, e foi de sabedoria ímpar: “Meu filho, eu sei que cê é garoto, tá vendo o Vasco faz pouco tempo, mas orgulho desse negócio não vai e volta feito trem não”. Como qualquer um sabe, nada melhor do que um mineirim numa crônica pra dar liga e não fazer o texto solar. Vá lá que esse nasceu em Juiz de Fora, é mineiro disfarçado. É do tempo de ouvir pelo rádio Bellini, Orlando, Coronel, Sabará, Vavá e Pinga. Quantas histórias em tom menor, de passarinho cantador, ouvi da boca do Seu Osmar. Acompanhava embevecido um pouco mais da sua vascainidade, enquanto o outro, o da ópera, já pensava em subir. Teve que ficar um bocadinho mais.

Mal sabia ele que diante de dois vascaínos cascudos (eu com uns quinze anos a mais e nosso cruzmaltino de cabeça branca com umas cinco ou seis décadas de frente) haveria de esperar e escutar pacientemente, após seu espetáculo pirotécnico. Falamos sobre nosso eterno orgulho vascaíno aos murmúrios, sem precisar berrar nos telhados como naquele poema do Quintana (Se tu me amas/Ama-me baixinho/Não o grites de cima dos telhados/Deixa em paz os passarinhos). O rapaz ouviu e ouviu. De vez em quando, tremia e entrava em alguma convulsão novamente, misturando fatos carnavalescamente ao seu bel-prazer.

Com o tempo a madrugada se anunciava, os moradores subiam cada vez mais a conta-gotas e o tenor não tinha mais dó de peito pra soltar. Cansou e sentou finalmente, parecia ter compreendido algo sobre orgulho perene, amor incondicional e que a eternidade vence qualquer novidade. Só parecia, pois manteve a fronte erguida para dar o que acreditava ser sua estocada final: “Tudo bem, mas quero ver se vocês não terão mais orgulho do Vasco depois do título estadual! Não aguento mais tantos anos sem ganhar nada!”. Nós dois do lado de cá suspiramos e respondemos quase em uníssono: “Rapaz, será que você não tá vendo que não é disso que a gente tá falando?”. Continuei, pacientemente: “Cara, olha pro Osmar e olha pra mim. Você acha mesmo que a gente vai ter mais ou menos orgulho com isso ou aquilo? Você acha que o Vasco é essa moda que tá pegando agora feito bar da hora? Pensa e imagina o Vasco daqui a uns anos, não daqui a umas semanas. Esquece a camisa do “sentimento não pode parar” e se pergunta por que o teu parou por anos a fio. Que história é essa do orgulho voltou, figura? O orgulho tá aí pra quem quiser ver desde o século retrasado”.

O cruzmaltino de Juiz de Fora mexeu no relógio, levantou a sobrancelha e soltou um muxoxo pra mim: “Deixa pra lá…”. O cidadão dos panfletos soltos ao vento subiu sem dar boa-noite, com a cara impávida. Provavelmente, não havia entendido patavina e, horas depois, iria comprar nas bancas suas mentiras diárias para engolir e repetir como um papagaio no ombro dos Renatos Prados ou Calazans da vida. Fui à caixa de correspondência, peguei as contas nossas do dia-a-dia e voltei para dar um tchau ao vigia depois de tanto falatório. Um pouco antes de eu pegar o elevador por onde tudo começou, ele nada mais falou do que um cândido “Boa noite… Vou escutar meu radinho agora… Inté amanhã”.

Depois de subir e remexer as cartas amargas, fui dormir. O travesseiro, como de hábito, foi traiçoeiro e demorei a pregar o olho. Lembrei das histórias do Seu Osmar. Lembrei do Pinga que não vi jogar, imaginei um Barbosa elástico voando alto, fantasiei um Ademir dando seus rushes assombrosos. Das leituras minhas e das narrações dele, fiz meu sono partir. Madruguei com direito a olheiras monumentais. Enquanto isso, lá embaixo, o bom homem seguia escutando seu radinho, zelando pelo prédio, guardando a entrada.

*************************************

O tempo vai passando, alguns vascaínos dormem com seus sonhos de orgulho rejuvenescido e de um novo Vasco passado a ferro, outros madrugam preocupados e os mais velhos seguem seu ritmo simples e determinado, trabalhando na guarda de um patrimônio maior. Esperando a manhã. E ela há de chegar.

Rafael Fabro

53 Comentários »

  1. Paulo Souto
    02/04/2009 7:02h

    Olá Rafael,

    Mas que texto hein!!! Simplesmente sensacional.
    Me arrepiou todo! Sou vascaíno há 28 anos e um time na minha cabeça que não esqueço é o de 1989, quando tinha 09 anos, com Acácio, Paulo Roberto ou Luis Carlos Winck, Marco Antonio Boiadeiro, Bismarck, Sorato, Bebeto e cia. Me faz ter boas recordações.

    Como seu Osmar disse, esse orgulho, essa paixão, não vai e vem não. É Eterna e duradoura.

    Parabéns pelo texto.

  2. Paulo Salles Alecrin
    02/04/2009 8:06h

    Bravo!!!

    Mas, sem querer imitá-lo, nem há como, também tenho muitos vizinhos assim. A única diferença que é horizontal e não verticalmente. Nem elevador nenhum me faz esbarrar com eles em curtas viagens ou me leva ao seu encontro.

    Às vezes os deixo falar. Exercerem “seu conhecimento” de Vasco.
    Às vezes, quando disponho de mais tempo, tomo as rédeas do discurso e finco uma pá de dúvidas em suas convicções.

    Mas a luta é desigual, ou o efeito da pasada é breve, pois no outro dia lá estarão O Lance, O Globo, RMP, Juca, Luiz Ribeiro e outros tantos, ele são muitos, fazendo tratamento intensivo. E nestes casos os pacientes são muito subservientes. Tomam chumbinho receitado, na maior.

  3. BRADOCK
    02/04/2009 9:06h

    GOSTO MUITO DE UM COMENTÁRIO QUE VI AQUI OUTRO DIA.
    POR QUE SOMOS VASCAÍNOS E ELES NÃO?
    SE ELES SÃO FLAMENGUISTAS DESDE QUE NASCERAM, NÓS SOMOS VASCAÍNOS NA ALMA, NO ESPÍRITO. OU SEJA, ANTES DO NASCIMENTO.
    NÃO NASCEMOS PARA SERMOS VASCAÍNOS SOMOS VASCAÍNOS, POR ISSO NASCEMOS..
    ISSO É LINDO..DAÍ A RAZÃO PARA ALGUNS AINDA NÃO ENTENDEREM ISSO..
    ME BATO AS VEZES COM VCS AQUI, MAS NO FUNDO ISSO É PAIXÃO CARA…PURO SENTIMENTO DE CONSIDERAÇÃO, AMOR E DEDICAÇÃO..AINDA QUE SEJA SÓ COMO TORCEDOR..
    MEU PAI FALECEU A DOIS ANOS, E QUANDO JOVEM COMPROU UM TÍTULO DE SÓCIO DO VASCO QUE NUNCA CONSEGUIU PAGAR..
    TANTA ERA A VONTADE DE SE DEDICAR AQUELA QUE SEMPRE FOI SUA GRANDE PAIXÃO..E ISSO FOI SE IRRAIZANDO DE TAL FORMA EM SUA PROLE QUE NÃO PRECISA DE INFLUÊNCIA PESSOAL PARA SEUS DECENDENTES O SEGUIREM NATURALMENTE..TENHO DOIS MENINOS, UM DE 10 OUTRO DE 5 ANOS E CONFESSO QUE GOSTARIA QUE DECIDISSEM POR SÍ SÓ, QUE PAIXÃO CLUBISTA QUERIAM TER..
    E ISSO FOI REALMENTE UM ACONTECIMENTO NATURAL..
    OS DOIS SÃO VASCAÍNOS PELO SIMPLES FATO DE ME VEREM TORCENDO, SOFRENDO E RESPIRANDO VASCO PELOS ESTÁDIOS DA VIDA, INTERNET, JORNAIS, UNIFORMISADO E GRITANDO EM ALTO E BOM SOM, ATÉ NA HORA DO ESPIRRO DE RESFRIADO!! VASCO!! VASCO!! VASCO!! VASCO!!
    COSTUMO DIZER E DECLARO ISSO EM MINHA PAGINA DO ORKUT QUE AMORES EU TENHO MUITOS..MAIS MINHA PAIXÃO É O VASCO.
    TALVEZ ISSO ELES NÃO TENHAM E POR ISSO NÃO SABEM O QUE É..
    APENAS QUERO O VASCO UNIDO, GRANDE E FORTE NOVAMENTE.. SEJA COM QUEM FOR!!!
    ABÇS

  4. David
    02/04/2009 9:15h

    O 6º parágrafo é sensacional.

  5. Marcio
    02/04/2009 9:23h

    Bom dia, Rafael.

    Não nos conhecemos e nem sempre acesso o Casaca, por não concordar com o “euriquismo” ali reinante. Mas não poderia deixar de aplaudir esta esta brilhante crônica. Dá gosto lê-lo. Parabéns.

    Márcio.

    ********************
    Volte mais vezes, Márcio. Se suas discordâncias quanto ao conteúdo do site se estabelecerem nesse nível de educação e admiração, ganharemos com o debate.

    E, só pra começar, concordamos com o principal: somos vascaínos, meu caro.

    Rafael Fabro

  6. Marcelo Augusto Ramalho Gama
    02/04/2009 9:27h

    Rafael parabéns mais uma vez, como é gostoso ler seus textos. Devo confessar que chego a ficar ansioso esperando suas colunas, textos ou qualquer coisa que escreve.
    Aqui no DF é mais ou menos um espelho do Rio na questão das torcidas, sendo a grande maioria Frabosta e VASCÃO. Sofro muito quando vou conversar com Vascaínos por aqui, pois são todos alienados e acreditam em TUDO o que a imprensa fala e quando vou defender o Eurico… meu Deus, quanta dor de cabeça. Infelizmente não tenho a sua frieza e na maioria das vezes acabo me exaltando, mas após ler o que escreveu vou repensar minhas atitudes e tentar ser mais calmo.

    PS: Me desculpe, mas tenho dificuldades em me expressar através da escrita.

    Abraço.

  7. FERNANDO REIS
    02/04/2009 9:27h

    PARABENS!!! RAFAEL, VOCÊ CONSEGUE NOS PASSAR IDÉIAS E ACONTECIMENTOS COMO NINGUÉM, TU SIM ÉS UM FENÔMENO…(RISOS)
    Adorei essa passagem: “Janelas às escuras, só eu aqui com a luzinha da tela do computador varando o bairro.” Coisa de grande escritor mesmo (mais risos). Agora por outro lado fiquei triste em saber que mais um brasileirinho continua sendo enganado. Triste cosntatação.Imagina se este rapaz da hora fosse torcedor do VASCO lá pelos anos 60 e 70, meu Deus acho que teríamos mais um fatídico suicídio.
    FORA DO TÓPICO….

    Vocês notaram que logo após o afastamento irrevogável, irreversível e na marra do Sr.Dr. da PUC RJ, LUIZ AMERICO, o VASCO começou a conseguir vitórias em tribunais nas áreas tributária,cívil e esportiva??? Que beleza!!! pelo menos me parece que na área jurídica APÓS 9 MÊSES, sim, temos um NOVO VASCO realmente.

  8. Nélson Carrilho
    02/04/2009 9:51h

    O que mais me preocupa nesses textos que voces escrevem, é que REALMENTE acreditam neles. É impressionante como, descrevendo seu diálogo com o “jovem” vascaíno, destaca a frase símbolo ” O sentimento não pode parar”, perguntando ao “jovem” porque o dele parou se o orgulho de ser vascaíno já estava aí para ser “usado” desde o século passado. Pois é, a resposta meu caro é : Não foram “tantos” anos assim… foram só 8 anos !
    xxxxxx
    Olá Nélson Carrilho,

    Acreditamos, inclusive, no seu, pois pensamos que textos são escritos por quem acredita naquilo que escreve, embora possam haver discordâncias.

    O sentimento do vascaíno não pode parar, nem quando o clube cai para a segundona, mas isso é um axioma, não?

    O que aconteceu nos oito anos anteriores ao golpe lícito, foram três conquistas, em nível estadual, nacional e internacional. Não havia nem porque qualquer sentimento de vascainismo parar, obviamente.

    Sérgio Frias

  9. FERNANDO REIS
    02/04/2009 10:05h

    Em Tempo….IMPORTANTE

    Vejam esta matéria e se alguém souber me explicar se isso é verdade mesmo ou se entendi errado ou também, se o jornal O DIA NÃO SABE NADA realmente.
    A matéria – “No total, o Vasco receberá 14 milhões por um contrato de quatro anos, com opção de renovação por mais dois anos. Serão investidos R$ 12,5 milhões no futebol, e mais R$ 1,5 milhão para responsabilidade social, com a obrigação de, inclusive, se investir em esportes olímpicos.” Fonte: O Dia Online
    O VASCO só receberá 14 milhões por 4(quatro) anos??? Eu acho que escutei que seriam 14 milhões anuais não foi assim??? Acho que não é isso, pelo alarde que foi feito, achei que este valor seria anual.
    Com a palavra alguém que saiba realmente a verdade….

    ***************

    Fernando,

    Eu acredito que sejam realmente 14 milhões anuais. Acho mais provavel ser um erro na matéria de O Dia. Sabe como é, né…Nem o canarinho lá de casa está aceitando mais este jornal na sua gaiola. Problema sério.

    Grande abraço,
    Paulo Miller.

  10. Bruno Rocha
    02/04/2009 10:12h

    Concordo com tudo…menos que Juiz Forano é mineiro disfarçado…Nós somos mineiros sem o uai..
    Cehga a ser trsite ver vascaino falando de orgulho dessa manera,as pessoas fantasiando em cima d euma campanha no Carioca,é claro que pe importante,mas parecem que se esquecem que estamos na segunda,acho que só vão se tocar quando maio começar,quando não puderem assistir aos jogos porque o vasco vai estar jogando lá no Norte do país,aí eu quero ve se o orgulho desses vai lah no estadio junto com eles,ou se eles vao preferir ficar em casa…

    Abcs..
    **********************
    Bruno, meu caro, não leve muito a sério essa história de Juiz de Fora. É licença poética. É só pra pentear o texto.

    Um abraço!
    Rafael Fabro

  11. Paulo Miller
    02/04/2009 10:49h

    Dizer “texto do Rafael Fabro” é sinônimo de “texto Sensacional!”.

    E o livro, Rafael? Quando é que sai? Se já tiver uma pré-venda, me coloca aí como primeirão, ok!

  12. Luciana
    02/04/2009 10:49h

    PERFEITO!!!descreveu extamento o orgulho que eu sinto em ser Vasco…como diz o hino do centenário…” na vitória ou na derrota meu VASCÃO é vencedor” ! É esse o Vasco que para mim sempre vai existir, que sempre foi desde que nasci o certo e o eterno nos meus sentimentos.

  13. Marinho Picorelli
    02/04/2009 11:11h

    Amigo Paulo Muller,

    Deixe esse negócio de pré-venda para aqueles que não sabem o que é sentimento. No caso do Rafael, o livro terá NOITE DE LANÇAMENTO, com direito a autógrafo, comes e bebes e hino do Vasco.

    Rafael, mais um a quem elogiar é redundância.

    Saudações Expressianas

    Marinho Picorelli
    Grajaú – RJ

  14. Flávio Carvalho
    02/04/2009 11:38h

    Brilhante como sempre.

    Obrigado!

  15. Eduardo Lopes
    02/04/2009 11:58h

    O Ministério da Saúde adverte:

    Ler o Mestre Rafael Fabro causa depedência e faz um bem danado para a saúde vascaína!!!

  16. Sérgio Frias
    02/04/2009 12:07h

    Excelente coluna, Rafael. Perene.

  17. José Rangel
    02/04/2009 12:29h

    O Rafael Fabro é um cronista dos mais competentes. O Vascaíno que lê suas crônicas fica orgulhoso ao pensar “esse cara que escreveu essa crônica é um Vascaíno”.

    Parabéns, Vascaíno!

    Caro Marcelo Augusto Ramalho Gama (02/04/2009 9:27h), permita-me discordar do companheiro mas aqui em Brasília tem muito Vascaíno que não é alienado e nem acredita em tudo, entre os quais me incluo sem dúvida. Sempre estamos assistindo os jogos do Vasco pelos bares da cidade, principalmente no Antártida da 310 sul. Apareça por lá na semi-final.

    Saudações vascaínas.

    Quanto ao BoB:
    RENÚNCIA JÁ!

  18. Fernando
    02/04/2009 12:45h

    Se eu estivesse lá conversando com vcs no elevador eu concordaria que o pênalti marcado a favor do Flamengo foi um roubo escandaloso e diria, não sei se observaram, que no jogo contra a Seleção peruana houve um lance semelhante ao que ocorrera com Carlos Alberto no jogo contra o Flamengo. O engraçado é que os comentaristas (Galvão Bueno e o outro cujo nome não me lembro) nem sequer comentaram o lance em que o atacante da seleção avançou e chutou em direção ao gol após o juiz apitar, indicando a posição de impedimento do mesmo (limitaram-se a dizer que ele não escutou). Acho incrível que quando Fluminense e Flamengo jogam os comentaristas ficam exageradamente entusiasmados com qualquer lance favorável a esses dois times, principalmente no que diz respeito ao Fluminense.
    Quanto à frase: “O sentimento não pode parar”. Em minha modesta opinião é uma frase boba, sem um significado preciso e, por essa razão, quando houve a “pesquisa” para a escolha da frase da campanha do Vasco a ser adotada participei e escolhi outra. Ora, o vascaíno deixará de ser vascaíno porque o time foi rebaixado e disputará a segundona – para mim não faz nenhum sentido.

  19. Fernando
    02/04/2009 12:57h

    Eu já ia me esquecendo: O texto do vascaíno Rafael Fabro foi muito bem escrito e é tão bom quanto os que já foram escritos por Sérgio Frias, embora com estilos diferentes.

    Parabéns, continue escrevendo para o desfastio de nós vascaínos.

  20. Fernando
    02/04/2009 13:08h

    “Meu filho, eu sei que cê é garoto, tá vendo o Vasco faz pouco tempo, mas orgulho desse negócio não vai e volta feito trem não”.

    Fantástica essa frase, um misto de graça, simplicidade e sabedoria popular.

  21. Nélson Carrilho
    02/04/2009 13:42h

    Ah….Me perdoe Rafael Fabro, apesar de discordar de muito do que escreve, admito que o faz muito bem e é um orgulho que seja vascaíno….

    *************************
    Se as discordâncias fossem sempre educadas assim, caro Nélson…

    Muito obrigado pelas palavras de admiração.

    Rafael Fabro

  22. Mateus Faria Brito
    02/04/2009 13:44h

    Rafael parabéns pelo texto,maneiríssimo,perfeito!
    São uns babacas estes caras do Muvírus!
    IMPEACHMENT JÁ NO BOSTAFOGOBERTO BANANAMITE!
    IMPEACHMENT JÁ EM TODOS DO MUVÍRUS!
    VOLTA ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA!
    VOLTA CHAPA AZUL!

  23. Juarez
    02/04/2009 14:16h

    Parabéns Rafhael “RODRIGUES” Fabro ! ! ! Praticamente me senti na sua fábula . . . Vou fabricar a minha própria camisa ” O SENTIMENTO N U N C A PAROU ! ! ! ” Um abraço e Saudações Cruzmaltinas ! ! !

  24. MÁRCIO REZENDE
    02/04/2009 14:22h

    O poder da mídia cria estas “repetidoras bípedes ambulantes”….

    AFIRMO que da Região Norte ao Chuí é possível ver vários envergonhadinhos por aí…..e estratificados nas classes sociais e sempre o mesmo discurso em uma só voz: A CULPA É DO EURICO

    eles não sabem explicar o porque gritam isso, mas repetem como excelentes papagaios todos os cliches: VICE, 1 título, time lixo, etc…mas gritavam alex dias, leandro amaral, 1000 gols romário, ahhh é edmundo e etc… até porque raciocinar não é com eles, eles preferem tudo mastigadinho, pronto…..LOGO, para aqueles que leem ficam perguntas:

    - porque clube dos 13 quer eurico de volta???, somente ele conseguia “tirar” mais dinheiro da globo imunda????
    - cadÊ a auditoria????
    - cade o clube falido????
    - cadê as certidões da era banana???
    - cadÊ as notas fiscais dos 9 meses de “degestão”
    - ser moderno é terceirizar o clube, o futebol, o cofre para parentes, lulu55, as categorias de base????
    - cadê os quadros MUVIADOS para PREENCHER (não tô aqui pedindo competencia não, acho que deva ter todos aqueles que exercem cargos no VASCO, mas reafirmo, PREENCHER!!!!!!) os cargos da diretoria administrativa?
    - ser humilhado pra segunda divisão até o meu túmulo, perder 15 milhões de cota e ganahr 14 de dinheiro público via comando político é pra ficar feliz??? ou estamos perdendo receita???? ábaco??? precisa???
    - champs????precisa falar algo????
    - dos 12 milhões, 4 milhões vai para o técnico, se tiver sucesso e como vamos fechar a conta 2009???? e os outros 8 milhões (para os próximos 8 meses) para o restante dos jogadores se o elenco custa 1,25 mi / mês conforme foi dito pelo “gerente”. e os empréstimos, como vamos pagar, com vendas de camisa com 30% pro VASCO??? AAV com arrecadação de 86 mil?????, receita de venda de ingressos???? e os funcionários?????? e os tributos?????? não paga???? não precisa????e o pgto da timemania???? não precisa?????

    SE O QUE IMPORTASSE FOSSE APENAS O FUTEBOL O VASCO NÃO TERIA DURADO 110 ANOS!!!!!!!

  25. Nélson Carrilho
    02/04/2009 17:02h

    # MÁRCIO REZENDE
    02/04/2009 14:22h
    ………. SE O QUE IMPORTASSE FOSSE APENAS O FUTEBOL O VASCO NÃO TERIA DURADO 110 ANOS!!!!!!!

    +++++++++++++++++++

    Eu diria o contrário Márcio, pois foi no futebol que nossa história se enriqueceu para a sobrevivência do clube. Cito só 2 exemplos: A quebra do preconceito quando fomos os primeiros a aceitar negros no futebol e a construção do estádio, onde demos uma das maiores, senão a maior demontrsção de força popular. Tudo isso se deve ao futebol, então ele tem que ser sim, MUITO importante, me desculpe !!!

    *************************
    Caro Nélson, você parece não dizer o contrário do que o Márcio disse. Suas opiniões são complementares. Às vezes, debates mais acirrados começam sem razão já que os argumentos que parecem opostos são semelhantes e perfeitamente conciliáveis.

    O Club de Regatas Vasco da Gama tem o futebol como seu carro-chefe, obviamente, mas vai além. A instituição cruzmaltina simboliza muito mais, seja com a trajetória dos seus esportes olímpicos, seja na sua história única de comunhão social.

    O bravo Almirante transcende nossas vãs explicações, Nélson.

    Rafael Fabro

  26. Marcelo Augusto Ramalho Gama
    02/04/2009 17:04h

    José Rangel,
    Quando escrevi que no DF são todos alienados e acreditam em TUDO o que a imprensa fala acabei generalizando. Na verdade são todos os que eu conheço. Quanto ao Antartida, eu almoço lá toda semana, pois trabalho na 912, não sabia que lá era um reduto vascaíno.

    Abraço!

  27. Sergio
    02/04/2009 17:39h

    A frase adotada pela torcida (” O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR”) é na verdade um grande erro de tradução da canção entoada lá na Argentina :

    SOY ARGENTINA… DE SENTIMIENTO… NO PUEDO PARAR…

    O correto seria : “SOU VASCAÍNO, DE SENTIMENTO. NÃO POSSO PARAR…

    Enfim, traduziram errado e a frase, que para mim não faz muito sentido, acabou ficando.

  28. José Rangel
    02/04/2009 18:30h

    Caro Marcelo, o Antártida não é reduto vascaíno. Eu e mais alguns vascaínos é que somos casca grossa e vamos assistir os jogos do Vasco lá, exceto quando não passa ou o adversário é o urubu, pois fica cheio deles lá e o mau cheiro fica insuportável.

    Abç e saudações vascaínas.

  29. Roberto Rodrigues
    02/04/2009 18:38h

    Rafael,

    Vc é irritante, não me permite que faça qualquer acréscimo!
    Mais uma vez, irritantemente PERFEITO!

    Vai sobrar o acréscimo para o Marinho Picorelli, permita-me, que disse:
    “No caso do Rafael, o livro terá NOITE DE LANÇAMENTO, com direito a autógrafo, comes e bebes e hino do Vasco.”
    Marinho faltou o mais importante!
    o CASACA!

    RENÚNCIA JÁ!

  30. Marco Aurélio Aguiar
    02/04/2009 20:06h

    obrigado Rafael Fabro.
    Marco Aurelio Aguiar .´.

    ((((((((VASCO VASCO Vasco))))))))

  31. David Amaral
    02/04/2009 20:46h

    Fabro,

    Irretocável!

    Belíssima crônica.

    É uma pena que alguns vários vascaínos nao compreendam o que realmente é ser VASCO!

    Abraços

  32. DODÔ DA BAHIA
    02/04/2009 21:37h

    Não falo mais nada.
    Eu quero é o livro “inteiro!”
    Hahahahá

    Maravilha Fabro!

    VASCOOOOOOOOOO!!!!!!!

  33. SANDRA CRISTINA (EURIQUETE)
    02/04/2009 23:35h

    A D O R E I !!!!!

    Abraços,
    Sandra Cristina.

  34. Jarbas Filho
    03/04/2009 0:10h

    Sensacional Rafael,mais uma vez, como não poderia deixar de ser :))))

  35. ANDRE MOREIRA
    03/04/2009 2:01h

    Rafael Fabro,

    desse jeito ainda matas um!!!

    Sua crônica é de arrepiar, mas ainda assim, aparecem pessoas para falar algo que não está no contexto.

    Cada dia tenho mais a certeza, que certos vascaínos(não deixam de ser vascaínos, é claro) nunca entenderão a essência de ser Vasco, já falei outras vezes sobre isso, acho até que uma foi noutra coluna sua. Mas o que quero dizer: não faz a menor diferença explicarmos o que é ser vascaíno para alguns, contarmos histórias que presenciamos sobre o clube, ou até mesmos que os mais velhos nos contaram, não terá efeito, pois como diz o HOMEM DO CHARUTO, é um sentimento que não se explica, que não tem fim.

    Agora, para nós que estamos dentro deste sentimento eterno ou ele está dentro de nós, nem mesmo sei ao certo, porque parece uma coisa só, basta começar a ler esta crônica e se comover por inteiro.
    O bravo porteiro mineiro de cãs na cabeça tem a sabedoria de poucos:
    “Meu filho, eu sei que cê é garoto, tá vendo o Vasco faz pouco tempo, mas orgulho desse negócio não vai e volta feito trem não”, ou seja, falar mais o quê?
    Se o tal menininho envergonhadinho fosse um pouquinho iluminado, logo após escutar a frase acima do amigo Uai, teria refletido e agradeceria por isso, mas o boneco em questão ainda está num degrau evolutivo de vascainismo muito aquém, logo, ele bate pé e faz beicinho(porra Andre, isto era uma propaganda de motel) e segue na escuridão em termos de Club de Regatas Vasco da Gama.

    QUE O NOSSO SAGRADO ALMIRANTE POSSA ILUMINAR ESTES VASCAÍNOS PERDIDOS.

    Um grande abraço.

  36. Marinho Picorelli
    03/04/2009 6:44h

    Meu caríssimo amigo Roberto Rodrigues,

    Agradeço a sua deferência com relação a minha observação. Mas, lembro ao amigo que o grito de casaca está implícito. Para mim, reunião com… digamos… UM vascaíno, já tem o grito de casaca. Imegine então, uma efeméride dessas!!!

    Saudações Expressianas

    Marinho Picorelli
    Grajaú – RJ

  37. João Ricardo
    03/04/2009 8:07h

    Pô, essa história de “volta do orgulho” é interessante……essa molecada acha que é tudo igual, que nem uma kombi lotada de japonês!!!

    Ser Vasco é diferente meu camarada……..não sei e nem tenho a intenção de explicar, mas ser Vasco é ser diferente.

    Quando era garoto (6/7 anos) o “normal” era torcer pro rival, pq era o time de zico e cia……..e eu sempre fui Vasco…….pq……aprendi com meu pai, grande Vascaíno que viu Expresso da vitória e tudo mais.

    Com o passar do tempo fui vendo que o Vasco não era só um time….é uma história de lutas contra tudo e contra todos…sempre foi assim, nos nosso principais títulos sempre foi assim……ai começou a história de que o Vasco era perseguido por culpa do Eurico…….nem estou aqui discutindo ou defendendo o Eurico, nem o conheço pessoalmente, admiro-o algumas coisas e não gosto de outras no mesmo……como todo ser humano ele tem virtudes e defeitos……mas essa é uma cascata deslavada…….é aquela história, uma mentira contada várias vezes se torna verdade.

    Roberto sempre foi meu ídolo em campo……mas como presidente do Vasco se mostrou uma lástima…afinal não é pq ele foi ídolo que seria uma bom presidente.

    O que eu posso afirmar é o seguinte….”volta de orgulho” é coisa de bundão…….Vascaíno que é Vascaíno não tem esse tipo de frescura……..somos Vasco e ponto. E tenho um puta orgulho disso.

    Abraços.

  38. FERNANDO REIS
    03/04/2009 10:03h

    NELSON CARRILHO

    Que o sr. e nós que aqui postamos somos todos vascaínos não existe a menor dúvida disso, mas em que situações o sr. discordaria de nós?? Vamos as principais postagens dos vascaínos do CASACA e o sr. tente nos dizer, por favor, do que o sr. discordaria de nós.
    1 – Será que o sr. discorda de que foi a administração Dinamite a única que conseguiu rebaixar o VASCO nestes seus 110 anos, mesmo com todas as armações e sabotagens feitas a outras administrações anteriores?
    2 – O sr. discordaria também quando afirmamos que esta nova diretoria é MENTIROSA, pois então onde estaria a tal fila de patrocinadores que já estariam às portas de São Januário, para fazerem parceria com o VASCO asim que o Dinamite entrasse???
    3 – O sr. discordaria de nós, quando afirmamos aqui que esta nova diretoria se aliou a jornalistas historicamente inimigos do VASCO, repassando “informações” mentirosas para que pudessem ainda mais, atacar a Diretoria e a instituição e com isso desestabilzar também o elenco de futebol, só para alcançarem o poder??
    4 – O sr. discorda também quando afirmamos que não existe e nunca existiu a tal de herança maldita,o que comprovamos aqui através de documentos inquestionáveis???
    5 – O sr. não concorda quando afirmamos que a tal “truculência ditatorial” esta que afirmavam existir no VASCO à época, só era usada contra pessoas conhecidas da imprensa ,algumas emissoras de Tv, jornais,etc.. todos de fora do VASCO e nunca contra vascaínos, que sempre mentiam sobre o que acontecia dentro do Clube para desestabilizá-lo e por isso mesmo eram barrados às portas de São januário?? Por isso, nunca entendi “vascaínos” dizerem que o Eurico era truculento, ditador etc.. pois quando o foi, sempre foi para brigar pelo VASCO e não contra o VASCO.
    5 – E por último, o sr. discorda de que o ex presidente EURICO MIRANDA foi juntamente com ex presidente CALÇADA(até por este último ter bem mais tempo de VASCO do que o primeiro)os dois maiores ganhadores de títulos de toda a grandiosa história do Clube de Regatas Vasco da Gama?
    Pois é, no geral é mais ou menos isso que postamos por aqui,ainda faltam algumas coisas como,a entrada na justiça feita pela oposição que atualmente está no poder, juntamente com um vereador para que o VASCO fosse impedido de jogar em São Januário contra os grandes do Rio no Campeonato Brasileiro e também a perda dos pontos e consequentemente do título e de muito dinheiro, o qual serviria para pagar funcionários que estão sem receber sabe Deus lá a quanto tempo, por causa de um incompetente que foi colocado no Dep. Jurídico do Clube sem nenhuma condição,e ainda por cima recebendo 55 mil reais mês, mas ficaria muito cansativo postá-las mas o sr., vascaíno que é, sabe muito bem do que falo e se discordares tens todo o direito, mas sinceramente eu não entenderia isso vindo de um vascaíno como afirmastes ser.
    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS

  39. FERNANDO REIS
    03/04/2009 10:45h

    Em tempo

    Perguntinha: Qual é a percentagem na venda das tais camisas “O sentimento não pode parar”?? Quem receberia os restantes 70%, já que o VASCO só recebe 30%, SEGUNDO OS PRÓRPIOS AUTORES DA “PROMOÇÃO”?? Aliás, não é o VASCO quem está precisando de dinheiro?? Tem gente lá mais(+)”dura” que o nosso Clube, que ainda não sabemos? :)) AHHHH e quanto estaria também recebendo o site NETVASCO??? Pode até não estar recebendo nada, mas eu nunca vi tamanha divulgação de venda de algo relacionado ao VASCO, como está sendo divulgada esta camisa. Nem na época do SÓCIO TORCEDOR, existiu tanta divulgação neste site, e olha que o projeto SÓCIO TORCEDOR beneficiava infinitamente mais o VASCO do que esta simples camisa. Meu DEUS que boa vontade para com o VASCO(30%), dá até para chorar.

  40. Alexandre Vieira
    03/04/2009 11:32h

    RAFAEL,
    VASCAÍNAO.
    MINEIRO.
    DE JUIZ DE FORA.
    DISFARÇADO, VÍRGULA.
    MUITO BOM.
    SV

  41. Caio
    03/04/2009 13:16h

    Pessoal do Casaca!

    Foi mal se esse não é o caminho adequado pra fazer essa solicitação.
    Não estou conseguindo acessar os áudios do FAQ. O site está com algum problema ou o problema é com o meu pc??

    Se o áudio não estiver disponível, ele foi transcrito? onde posso encontrar?

    S.V.
    xxxxx
    Olá Caio,

    O problema deve ser com o seu PC. Está tudo normal.

    Sérgio Frias

  42. Cláudio
    03/04/2009 19:00h

    FERNANDO REIS
    03/04/2009 10:45h

    Em tempo

    Perguntinha: Qual é a percentagem na venda das tais camisas “O sentimento não pode parar”?? Quem receberia os restantes 70%, já que o VASCO só recebe 30%, SEGUNDO OS PRÓRPIOS AUTORES DA “PROMOÇÃO”??

    ***************************************************************

    Pior que o patrocinador do Vasco é a Champs e as camisas do “sentimento” são da “Estilo Carioca”.

    A mesma que fez aquelas camisas retrô Roberto Dinamite.

    A Champs está aceitando isso calada????

  43. Fernando
    03/04/2009 19:04h

    FERNANDO REIS
    03/04/2009 10:03h
    Publiquem se for conveniente, uma vez que não guarda qualquer relação com o tópico – “orgulho vascaíno e o lema adotado na campanha do Vasco para sair da 2.ª divisão. Não ficarei nem um pouco desapontado se não aperecer no site.
    Tenho lido quase todos os comentários e artigos do excelente site “CASACA” e, às vezes, fico a refletir, na qualidade de torcedor vascaíno, sobre os acontecimentos que marcaram o Club de Regatas Vasco da Gama nos últimos anos. Não sei se a discordância do colega consiste na seguinte colocação: A transição nada pacífica, turbulenta mesmo, ocorrida no Vasco da Gama quando das eleições marcadas por determinação judicial e o momento em que a mesma ocorrera quando o Vasco estava praticamente na metade de uma competição importante, atrapalhou os trabalhos da comissão técnica e dos jogadores. Concordo com o nosso ex-Presidente, Dr. Eurico Miranda, que houve algumas precipitações e equívocos da nova gestão e cito como exemplos, um dos quais o próprio Dr. Eurico fez questão de acentuar publicamente, as declarações do Roberto e dirigentes criticando o elenco em público, afirmando que o elenco era limitado, o que certamente desestabilizou os jogadores que o compunham, e a contratação do técnico Tita. Então, talvez, o vascaíno mencionado prefira atribuir responsabilidade do rebaixamento a todas essas circunstâncias a culpar diretamente A ou B. Por isso diz que em praticamente tudo ele concorda mas não em atribuir o rebaixamento somente à incompetência dos atuais gestores do Vasco e, talvez, esse seja o ponto de discordância do Nelson.

  44. Eduardo Peixoto Dias
    03/04/2009 22:01h

    Rafael,

    Modéstia a parte, é por essas e por outras que só dá prá acessar o CASACA!.

    Faz bem ao meu cérebro, atende meu nível de exigência!!!

    Outra prô livro !!!!

    SV

    EPD

  45. André Luiz
    03/04/2009 23:42h

    Caro Rafael,

    Li sua coluna hoje cedo, às 7 da manhã às pressas para sair para o trabalho. Preocupado para “pegar” o ônibus da empresa que logo passaria, mesmo assim não consegui me desvencilhar das linhas escritas, mesmo sabendo que em menos de 30 minutos estaria novamente diante de um computador com acesso à internet e poderia continuar relendo a obra.
    Parabéns, e oxalá esteja preparado para nutrir seus leitores com novos deleites. Não suma mais.

    CASACA! CASACA! CASACA, ZACA, ZACA! A TURMA É BOA, É MESMO DA FUZARCA!
    VASCO, VASCO, VASCO!

    P.S.: Perder o ônibus valeu a pena!

  46. Carlos Eduardo
    04/04/2009 2:10h

    FERNANDO REIS,

    Acredito que o “jornalista” quis dizer que receberia R$ 14 milhões durante 4 anos. Ou seja R$ 14 milhões todo ano, num total de 4 anos.

    Saber escrever tinha que ser o básico para essa profissão. Mas parece que saber andar é o único requisito exigido.

  47. marcia cavalcanti colaço
    04/04/2009 16:51h

    “Não nos conhecemos e nem sempre acesso o Casaca, por não concordar com o “euriquismo” ali reinante. Mas não poderia deixar de aplaudir esta esta brilhante crônica. Dá gosto lê-lo. Parabéns.

    Márcio.”

    ********************
    A QUESTÃO NÃO É SER “EURIQUISTA”,E SIM, DAR O RECONHECIMENTO Á UM HOMEM QUE SE DEDICOU TANTO AO VASCO,ATÉ MESMO EM DETRIMENTO DE SUA PRÓPRIA FAMÍLIA.QUEIRAM OU NÃO,O EURICO FEZ,FAZ E FARÁ PARTE DA DESBRAVADORA HISTÓRIA DO NOSSO AMADO CLUBE.NÃO PODERIA DEIXAR DE DIZER QUE POUCOS CONHECEM TANTO O VASCO COMO O EURICO MIRANDA.

    CASACA NELES!!

  48. FERNANDO REIS
    05/04/2009 1:25h

    Amigo, CARLOS EDUARDO, você disse tudo.
    Amigo, FERNANDO meu xará, kd o CARRILHO SUMIU??? DEVE ESTAR TOCANDO FLAUTA NÃO É??
    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS

  49. Fernando
    05/04/2009 15:13h

    É isso aí Reis. Vai ver tá tentando encontrar alguma “justificativa” para aquilo que chamou de “discordância” em parte. Aliás não duvido nada que, com tal intento, o esforço teria sido tão grande que teria acabado no banheiro lendo o jornal “O Globo” ou o “Extra”.

    Um forte abraço e saudações vascaínas.

  50. Nélson Carrilho
    05/04/2009 20:53h

    # FERNANDO REIS
    05/04/2009 1:25h

    Amigo, CARLOS EDUARDO, você disse tudo.
    Amigo, FERNANDO meu xará, kd o CARRILHO SUMIU??? DEVE ESTAR TOCANDO FLAUTA NÃO É??
    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS
    +++++++++++++++++++++++++

    Voces são engraçados ( e anti-democráticos ). É esse o espirito de oposição do CASACA? Me fazem uma lista enorme de perguntas, que prontamente respondi (creio que educadamente e sem exageros) e não publicam (grande moderação). Agora perguntam por mim, se sumi… Na verdade, “me sumiram” ….. Isso me faz lembrar o AI-5 ….

    *******************************
    Caro Nélson

    Lembrar o AI-5 não seria um pouco demais? Estamos falando aqui de quebras de direitos fundamentais do ser humano? É isso mesmo? Poderia dizer que seu argumento já afundou só de escrever tamanha inverdade. Mas vamos lá.

    Retorne sempre que quiser, Nélson. Por que não seríamos engraçados (o humor refinado ajuda pacas nessa vida)? Por que razão seríamos contra a democracia? Por que motivos seríamos contra a elegância nos comentários? Pode ficar em paz, você não sumiu. E, tomara, continuará nosso leitor.

    Quanto ao espírito de moderação do CASACA!, compare com outras moderações de sites por aí. Terá surpresas, Nélson.

    Cordialmente,
    Rafael Fabro

  51. ANGELO MORAIS
    05/04/2009 22:50h

    Rafael, simplesmente emocionante!!!

    ****************************

    Muito obrigado, Angelo!

    Um grande abraço
    Rafael Fabro

  52. Fernando d'Arribada
    06/04/2009 10:53h

    Mestre, Rafael!

    Com o seu retorno e textos como esse, é imperioso retomar o velho mantra: cadê o livro, cara?

    Forte abraço, SV,

    Fernando d’Arribada.

    ********************************
    Valeu, irmão! O livro vai sair… rerere…

    Abração!
    Rafael Fabro

  53. carlos
    28/03/2010 22:40h

    Da ora esse blog gostei muito vou passar pros meus amigos vascainos

Comente »

Deixe seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode acompanhar os comentários via RSS.

Seja educado. Evite palavrões. Mantenha-se no tópico. Sem spam.