As Migalhas
Imprimir
]O futebol é mesmo muito curioso.
Em 1997 o Vasco jogava contra o Volta Redonda no segundo turno do Campeonato Carioca em São Januário. A equipe visitante foi para o intervalo vencendo por 1 x 0. No início da segunda etapa um de seus atletas foi expulso, deixando o Voltaço com dez. Pouco depois outro atleta deles também levou o segundo amarelo – por conseguinte o vermelho – reduzindo a equipe do interior a nove homens.
A partir daí, o Vasco foi para cima e o goleiro do Volta Redonda fez o máximo de cera possível durante a segunda etapa. Quando era quase chegado o fim do tempo regulamentar o árbitro Carlos Alberto Duque anunciou um desconto de seis minutos , informação esta passada à imprensa. (não havia a tal plaquinha). O banco deles enlouqueceu e passou a dizer que tudo aquilo era um absurdo. O Vasco empatou aos 48 através de um gol legal consignado por Ramon. Jogadores e dirigentes da equipe visitante invadiram o campo e o goleiro afirmava para os microfones da BAND e SPORTV – que transmitiam o jogo – duvidar de mais três minutos de desconto prometidos pelo árbitro. Terminada a confusão foi reiniciada a partida e no terceiro minuto de desconto previsto anteriormente pelo árbitro, Ramon marcou novamente virando o jogo, em outro gol lícito. Carlos Duque encerrou a partida no minuto seguinte e chegou a ser agredido quando descia para os vestiários.
O juiz aplicou a regra, conforme preceituam os globais atuais, mas não houve meio de comunicação algum que na época não pusesse em dúvida a atuação do árbitro. Emissoras de tv e de rádio, além dos jornais criticaram Carlos Duque.
Os que defendiam a atuação do juiz eram taxados de loucos ou cegos. Os vascaínos se conformaram com a sentença da imprensa, tal qual o fazem no atual momento.
A mídia faz rigorosamente o que quer com a cabeça dos torcedores.
Já fez os vascaínos acreditarem que eram penta-vices, que o mais querido era o Flamengo (tendo o Vasco sido roubado no concurso), que São Januário dava azar, que a arbitragem era favorável ao Vasco no Rio de Janeiro (vejam só…), que Carlos Roberto de Oliveira era talhado para ser o presidente do clube, que o Vasco estava caindo há vários anos, desceu por culpa do Eurico (toda, parte, alguma coisa, pelo menos um pouquinho só, vai?), que os rubro-negros torciam para o Vasco não cair, que a Série B é uma reconstrução e por aí vai.
Seria ótimo ver narradores e comentaristas incensando o Vasco, falando bem do Vasco, torcendo pelo Vasco, fazendo vistas grossas a ajudas de arbitragem a nosso favor. Isto – se passado a ser costumeiro – poderia realmente incutir na cabeça dos árbitros um sentimento de tranqüilidade ao apitar o que viam a nosso favor anos a fio. Mas na Série A.
Duas ou três boas arbitragens em partidas do Vasco nos fariam ter permanecido na primeira divisão ano passado. Só nas oito primeiras rodadas foram dois jogos. Já eram mais três pontos que poriam o Vasco na partida final contra o Vitória a um empate da permanência na Série A, sem depender de ninguém.
Por que a arbitragem não nos foi justa (falando apenas nos últimos quarenta anos) em 1973 (Carioca), 74 (Carioca), 75 (Carioca), 78 (Brasileiro), 80 (Brasileiro e Carioca), 81 (Carioca), 83 (Brasileiro) 86 (Carioca), 89 (Copa do Brasil), 92 (Brasileiro), 93 (Copa Conmebol), 96 (Carioca), 97 (Supercopa), 98 (Brasileiro), 99 (Carioca), 99 (Mercosul), 99 (Brasileiro), 2000(Mundial), 2000 (Carioca), 2001 (Carioca),2001 (Mercosul), 2002 (Rio-SP), 2004 (Carioca), 2005 (Carioca), 2006 (Copa do Brasil), 2006 (Brasileiro) 2008 (Carioca), 2008 (Copa do Brasil)?
Uma vaga, um turno, um jogo em fase ou condições decisivas, ou um campeonato poderiam ter sido conquistados se os homens de preto apenas apitassem direito.
Todos deveríamos, então, achar o maior barato todas essas arbitragens favoráveis na Série B, jornalista urrando nos microfones para defender o pênalti marcado contra o Juventude, tentando taxar de apenas conturbada a arbitragem de sábado, com olhos de lince em lances a nosso favor e míopes naqueles que nos são contrários, correto?
A resposta é não e a razão disso está em enxergar uma ajuda de segunda categoria, quando o Vasco dela não precisa. Ou não deveria precisar.
Adoraríamos desfrutar de uma arbitragem neutra no Brasileiro da Série A. Desde o início das disputas por pontos corridos até 2008. Não vimos. O Vasco foi muito mais prejudicado que favorecido, ano a ano.
Agora, quando não é necessário, os homens de preto (amarelo, azul, vermelho) surgem para dar uma mãozinha contra Fortalezas, Brasilienses e afins? A conta vai para o ano que vem? Não, obrigado.
O Vasco pode vencer seus dezesseis jogos restantes sem qualquer tipo de ajuda, bem como já venceu mais de uma dezena até aqui, porém espetáculos deprimentes como o do último sábado são absolutamente dispensáveis.
Que na hora da decisão na Série A, seja de um Carioca, Copa do Brasil, Brasileiro, Sul-Americana, Libertadores ou Mundial tenhamos neutralidade ou na dúvida algo a nosso favor. Mais ou menos trinta situações similares porão por certo o Vasco em situação de igualdade quanto a erros e acertos decisivos.
E, por favor, plagiando o poeta: “Paranás não existem”.
Sérgio Frias




11/09/2009 3:19h
Ainda nesse jogo contra o Volta Redonda, a torcida ao final do jogo ficou gritando “É marmelada! É marmelada!”…
http://www.youtube.com/watch?v=lpOuXYG5ZgQ
Estes devem ser os msm q hj em dia tem orgulho em jogar a segundona…
“O sofrimento tem que parar”
11/09/2009 5:05h
Amigo Sérgio, certamente esta “parceria” coma arbitragem nos dias de hoje tem uma ligação com o nosso patrocínio, afinal VASCO e ÁRBITROS são patrocinados pela PENALTY.
Neste pequeno universo em que hoje somos os favorecidos, podemos ver como é a vida de um flamenguista, favorecidos durante décadas, orgulhosos até hoje por um certo gol de Valido contra um time de origem lusitana, lá pelos idos de 1944 ou pelas bolas na Lagoa, Ladrilheiros, Papeletas,…
11/09/2009 7:02h
Hora da xepa, raspas e restos interessam ao novo vasco. O vascaíno forjado a ferro e fogo dispensa essa ajuda, nosso clube nunca precisou disso, nossas conquistas não mentem, basta vê-las como exemplo e tudo que superamos para estar aqui.
11/09/2009 9:18h
Esta relação são dos campeonatos, pois, se você Frias for relacionar as partidas o espaço da coluna será muito pequeno.
11/09/2009 9:27h
Olá Sérgio, tudo bem?
Creio que o que ocorra não é necessariamente uma perseguição ao Vasco, mas sim um favorecimento explícito de, principalmente, flamengo e corintians, e em segundo plano, aos paulistas.
Se formos observar eles são frutos do fato de o Vasco estar, pelo menos até 2000, constatemente decidindo títulos ou vagas contra os queridinhos da mídia.
Sabe-se lá qual a sensação deles em ver o São Paulo peder um título dentro do Morumbi para o Vasco? Ou de ver o Vasco poder tirar do flamengo todos os título em decisões de Carioca.
Esses favorecimentos tem várias etapas: tem a questão Rio/SP, e mais específicamente a questão Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo.
Sempre que o Vasco ou o Atletico Mineiro, ou Botafogo, entre outros, se defrontarem com flamengo, corintians, são paulo, palmeiras, vamos perceber os “erros de arbitragens”, desde que a partida valha título ou vaga…
Se a imprensa, hoje, faz vistas grossas pro erros favoraveis ao Vasco, pode ter certeza que é unica e exclusivamente por que esse erros não prejuducaram nem flamengo, nem corintians, nem são paulo, nem palmeiras.
Quanto a esse jogo citado na matéria, convenhamos, o Vasco deu muita moleza e deveria ter matado o jogo durante os 90 minutos, mas tudo bem regra é regra.
xxxxxxx
Olá Jorge,
Concordamos em quase tudo.
Alguns dos títulos perdidos, entretanto, até o início dos anos 80 vieram em prejuízos de arbitragem contra o Fluminense. Em 2003 quando ganhamos o Carioca fomos roubados da mesma maneira nos dois jogos finais contra o tricolor e em 2005 usou-se da regra 18 para tirar o Vasco da final da Taça Rio.
Na busca pela vaga para a Libertadores em 2006 a nossa disputa era contra o Paraná. No jogo anterior contra o Santos, em São Januário, o Gaciba pintou e bordou. Não marcou dois pênaltis a nosso favor. No Rio-SP de 2002 brigávamos pela vaga com o São Caetano, mas no jogo contra o Corínthians no Canindé (que já estava classificado) o árbitro também deixou de marcar dois pênaltis, sendo o segundo claríssimo e faltando cinco minutos para o fim, quando precisávamos apenas de um gol para obter a vaga.
Como já foi dito em outros espaços, nenhum dos campeonatos obtidos pelo Vasco foi conquistado através da ajuda de arbitragem. Em todos os 22 Campeonatos Cariocas vencidos pelo Vasco fizemos a melhor campanha. Mas repare que a mídia tenta induzir alguns favorecimentos como no caso da final frente ao Cruzeiro em 1974. Há uma pré-disposição da mídia contra o Vasco, especificamente, por nossa origem, algo visto até os anos setenta/oitenta, pelas atitudes de independência, desde a resposta histórica de 1924 e pelo modelo tradicional adotado e tido como atrasado pelos donos da razão há várias décadas.
Para se ter uma idéia de como o Vasco foi tratado historicamente, temos como exemplo a década de 50 quando assumiu o clube o presidente Artur Pires dizendo a seguinte frase: “O Vasco não será mais roubado”. Perdemos títulos na época do Expresso da Vitória, em 1944 e 48, fruto de armações da arbitragem e dos adversários. Em 1951, na Copa Rio, oficializada como Mundial Interclubes pela FIFA, fomos roubados dentro do Maracanã contra o Palmeiras. Na Vila, dois anos depois, o Santos já fora da competição teve todo o tipo de benesse para vencer o Vasco na última rodada do Torneio Rio-SP, tirando o título que seria do Vasco com uma simples vitória e dando-o para O Corínthians na ocasião.
O título perdido em 1926 patra o São Cristovão adveio de um prejuízo ao infrator a favor do time da casa. O São Cristovão perdia em casa por 3 x 1 para o Flamengo em jogo do segundo turno. Foi marcado por volta dos 25 minutos um pênalti inexistente a favor do São Cristovão. O pessoal do Flamengo invadiu o campo não aceitando a marcação. O caso foi para os tribunais. Na época existia a possibilidade de se mandar continuar o jogo em outro dia com a cobrança da penalidade ou não, mas o caso se arrastou por meses e após o fim do campeonato foram jogar novamente São Cristovão x Flamengo (a partida inteira), com o Vasco um ponto a frente da equipe cadete. Resultado: O Flamengo facilitou e o São Cristovão venceu por 5 x 1 sagrando-se campeão carioca.
Em 1986 a mídia preferiu o Joinvile ao Vasco, optando para que os catarinenses levassem a vaga na canetada em função de um problema com antidoping na partida entre Joinvile x Sergipe, empatada em 1 x 1 (que era feito nos jogos em que a CBF determinasse ou achasse por bem fazê-lo). Não fosse Eurico Miranda teríamos essa mancha em nossa história.
Em 1969, após o presidente Reinaldo Reis reclamar da arbitragem contrária ao Vasco, por parte do árbitro Armando Marques, a mídia ficou do lado do árbitro, mas quando o mesmíssimo juiz expulsou o goleiro Dominguez do Flamengo no jogo que deu o Carioca daquele ano ao Fluminense o comportamento dela foi diferente. Não faltaram acusações e estórias contadas a respeito. No título conquistado em 2003 pelo Vasco o jornal “O Globo” pôs na capa: ” Vasco campeão na final da vergonha”. Dois anos após, depois de uma vergonhosa arbitragem a seu favor, o Fluminense ganhou o título contra o Volta Redonda e as manchetes dos jornais, inclusive do refertido jornal apresentavam manchetes de elogios e júbilo ao tricolor.
Quando, em 1974, o Vasco inverteu o mando de campo da partida final contra o Cruzeiro, usando para isso o regulamento (que previa tal inversão) o comportamento da mídia Brasil afora foi contrário ao Vasco. Os paulistas até hoje querem por que querem ver chifre em cabeça de elefante no assunto.
E por aí vai. Disse que concordamos em quase tudo, realmente porque Flamengo, Corínthians e São Paulo são hoje queridinhos da mídia, mas o Vasco – independentemente da época – foi tratado com oposição por ela, mais por bronca dela contra o clube, muitas vezes, do que propriamente pela preferência por A ou B.
Abraço,
Sérgio Frias
11/09/2009 11:35h
Caramba, eu me lembro deste jogo!!!!
Digo, porque não sou hipócrita: o Volta Redonda realmente foi garfado!!!! Mas eu gostei, porque desta vez o Vasco foi beneficiado. Mas confesso que preferia ter vencido na bola.
xxxxxxxx
Por curiosidade, Gustavo.
Em qual lance foi garfado o Volta Redonda?
Sérgio Frias
11/09/2009 11:49h
Também fomos prejudicados pela arbitragem na Copa do Brasil 2009 (pênalti não marcado no Élton).
Agora, no meu ver, o Vasco vem sendo muito mais prejudicado do que beneficiado pelas arbitragens da Série B.
A conivência dos homens de preto com o violento rodízio de faltas constante em Carlos Alberto, por exemplo, é vergonhosa.
Todo jogo o Vasco termina com alguém quebrado.
Além de 90% das expulsões do Carlos Alberto, a meu ver, terem sido completamente equivocadas (Carioca, Copa do Brasil e Série B).]
Saudações vascaínas.
11/09/2009 12:14h
é fácil resumir:
- quem era a liderança em 1997?……eurico = ao Vasco nada
- quem é a “liderança” (fantoche, figura de mktg, imagem, etc…) em 2009…….banana = ao Vasco tudo (quase tudo, claro….famoso “DESDE QUE”)
LOGO: o cinismo é uma merda
mesmo cinismo nesta declaração estúpida:
“NETVASCO – 11/09/2009 – SEX – 07:27 – Advogado do Vasco defendeu Lusa no STJD por incidentes no Canindé
O vice jurídico do Vasco, Nelson de Almeida, não gostou de saber que o advogado do clube, Oswaldo Sestário, defendeu a Portuguesa no STJD por conta dos incidentes ocorridos no estádio do Canincé, no jogo contra o próprio Vasco. “Fica ruim ele defender outro clube quando o Vasco está envolvido”, disse Almeida.
Fonte: Coluna De Prima – Lance ”
isso seria 1a. página de qq jornal limpa bosta vermelho e preto do RJ, mas na gestão banana vira comentário esquecido num canto de coluna!!!!!!
mas a bovinada adora seguir o berrante vermelho e preto, é uma luta inglória, mas desisitr jamais.
——————————————————-
Márcio,
Esse advogado não é do Vasco. Ele representa vários times da segunda divisão, incluindo o próprio Vasco. Na verdade ele é advogado do departamento jurídico da FBA (Futebol Brasil Associados), empresa que administra a segunda divisão. O “Seu” Nelson Quem 2 está tão perdido no Vasco que nem deve saber disso. É nisso que dá quando você terceiriza tudo: o advogado que te defende hoje, te acusa amanhã.
Carlos Eduardo
11/09/2009 13:54h
Dizer que o Vasco foi beneficiado aos extremos na partida do último sabado, é de uma imbecilidade nunca vista antes.
O 1º pênalti não houve é certo. Mais depois o que fez o árbitro para compensar seu erro? A cera do goleiro e a não repetição da batida do pênalti não aconteceram na certa, apenas para o piadista neh?
xxxxxxxxx
Olá Marcos Alves,
O Vasco foi beneficiado ao extremo até quando o jogo ficou igual. Não expulsão de Carlos Alberto, pênalti mal marcado e expulsão polêmica do primeiro atleta atleticano. Depois disso o árbitro foi pusilânime.
E no jogo contra o voltaço? O que você achou na época?
Sérgio Frias
11/09/2009 13:58h
“NETVASCO – 11/09/2009 – SEX – 07:27 – Advogado do Vasco defendeu Lusa no STJD por incidentes no Canindé
O vice jurídico do Vasco, Nelson de Almeida, não gostou de saber que o advogado do clube, Oswaldo Sestário, defendeu a Portuguesa no STJD por conta dos incidentes ocorridos no estádio do Canincé, no jogo contra o próprio Vasco. “Fica ruim ele defender outro clube quando o Vasco está envolvido”, disse Almeida.
Fonte: Coluna De Prima – Lance ”
isso seria 1a. página de qq jornal limpa bosta vermelho e preto do RJ, mas na gestão banana vira comentário esquecido num canto de coluna!!!!!!
mas a bovinada adora seguir o berrante vermelho e preto, é uma luta inglória, mas desisitr jamais.
——————————————————-
Márcio,
Esse advogado não é do Vasco. Ele é um dos que representa vários times da segunda divisão, incluindo o próprio Vasco. Na verdade ele é advogado do departamento jurídico da FBA (Futebol Brasil Associados), empresa que administra a segunda divisão. O “Seu” Nelson Quem 2 está tão perdido no Vasco que nem deve saber disso. É nisso que dá quando você terceiriza tudo: o advogado que te defende hoje, te acusa amanhã.
Carlos Eduardo
_____________________
Mas não é possível… O “Nelson Quem 2″ não sabe disso???? Essa história já foi comentada aqui no Casaca faz algum tempo… Não acredito que nosso “vice jurídico” não saiba disso.
Competência… Credibilidade… Transparência…
E como tem bovino que ainda continua mugindo…
11/09/2009 15:19h
Sérgio Frias, meu amigo, você acha mesmo que o MARCOS ALVES sabe o que é PULSILÂNIME?
Sacaneia o cara não!
11/09/2009 16:03h
Sérgio
Daquela arbitragem voce já disse tudo e eu concordo.
Eu só não concordo com a de sabado, tenha sido mal intencionada a favor do Vasco.
Sei não professor ZÉ. voce pode me ensinar?
11/09/2009 16:56h
BRINCADEIRA
COM ESSA PALAVRA DESCREVO ESSE ARTIGO RIDÍCULO.
SERGIO SE VC NÃO TEM O FAZER, FICA EM CASA NA SUA.
VCS TIVERAM A CHANCE DE VCS E ACABARAM COM O VASCO.
VCS NÃO TEM MORAL PARA NADA.
PASAR BEM
xxxxxxxxxx
Olá Carlos Alberto Gomes,
Quem é você para falar da nossa moral?
Quem é você para dizer para eu ficar em casa ou na minha? Vá cuidar da sua vida.
Quem acabou com o Vasco? O Vasco acabou? Atolou-se na lama por obra e arte da Turma da Oportunidade de Prata. Você os defende? Fazer o que? Tem quem goste da segundona.
Achei ridícula a sua opinião. Ficamos assim.
Passar bem.
Sérgio Frias
11/09/2009 17:08h
Serjão..
Fica difícil falar de arbitragem no futebol, principalmente quando favorece ao fRamengo.
Lembro aos irmãos vascaínos naquela decisão do brasileiro, fRamengo e botafogo onde “morreram” pessoas…e o jogo continuou com o fRamengo sendo campeão… pessoas tinham morrido e a torcida cantava..lembram? A globo/fla em nenhum momento sugeriu parar o jogo, ninguém mandou entregar o titulo ao botafogo..
E vasco e são caetano? quem se lembra daquele ano?
Putz…queriam obrigar o vasco a DAR o título pro são caetano porque foi injusta nossa conquista. Afinal São januário se desmontou…rs..
A globo, o Sr Garotinho etc..todos queriam prejudicar o Vasco (Dá-lhe SBT, que lindo..nunca mais me esqueço da mudez de Galvão Bueno..)
E quantos fRamengo e botafogo aconteceram com prejuízo para o botafogo? Gente..isso é recente ! E o caso do ladrilheiro contra o vasco? fluminenC subir direto pra primeira? Ninguém falou nada! cadê os baluartes do moral no futebol brasileiro? jogo decisivo entre Atlético MG e fRamengo onde o “imparcial” wright (wrong) expulsou 6 (SEIS) jogadores do adversário?
Jogo Vasco e Paraná pelo brasileiro de 97 (eu estava em são januário) o juiz expulsou 3 do vasco, sendo absurda a expulsão de Juninho Pernambucano que havia sofrido um pânalti escandaloso, que, além de não ser marcado ainda fez com que ele fosse expulso por simulação. O Eurico entrou em campo aos berros..eu lembro..eu estava lá.
Se fomos falar de prejudicar times, ninguém mais do que o anti-cristo Vasco da gama, capitaneada pelo seu 666 líder eurico miranda foi perseguido durante anos e anos..
Agora somos os queridinhos.. Pra mim aquele pênalti primeiro contra o Atlético GO não houve e sinceramente, não vejo vantagem estar em primeiro lugar (21) na segundona contra esse monte de mulambos que estão aí.
Admiro o esforço dos jogadores, mas admiro mais ainda o esforço de fora do vasco para levá-lo de volta a primeira e poder dizer:
Tá-vendo? se fosse com o Orico, eles não subiam…
E vamos que vamos mugindo…
11/09/2009 18:00h
EU VI ESTE JOGO COM O VOLTA REDONDA, FIQUEI ATÉ SURPRESO COM A ATITUDE DO ÁRBITRO, CUMPRINDO A REGRA E DANDO OS DESCONTOS, PQ FOI SÓ O VOLTAÇO QUE FÊZ “CÊRA”. JÁ NO JOGO CONTRA O ATLETICO GOIÁS, SE NÃO FÔSSE A INTERVENÇÃO DO ÁRBITRO, MARCANDO UM PENALTY INEXISTENTE, E POSTERIORMENTE USANDO DE RIGOR E EXPULSANDO ATLETA GOIANO, CREIO QUE O VASCO SERIA GOLEADO!!! DEPOIS QUE O ÁRBITRO “AJEITOU” AS COISAS,QUEBRANDO O TIME DO ATLETICO, TRATOU DE NÃO MANDAR REPETIR O PENALTI E EXPULSAR O C. ALBERTO, PARA QUE SE PUDESSE DIZER QUE O ÁRBITRO ERROU PROS DOIS LADOS… NOTA: AINDA NO 1º TEMPO, JÁ COM CARTÃO AMARELO, O CARLOS ALBERTO NO MEIO DO CAMPO, DOMINOU UMA BOLA COM A MÃO, O JUÍZ VIU E MARCOU A FALTA, MAS AFROUXOU A REGRA E NÃO DEU O 2º CARTÃO AMARELO AO C. ALBERTO… SERIA EXPULSÃO AINDA NA PRIMEIRA ETAPA… SDS VASCAÍNAS….
11/09/2009 18:10h
Prezado Sérgio:
Legal você lembrar desse jogo com o volta redonda. Até hoje fico irritado com o massacre proporcionado pela imprensa por conta desse jogo. É bom lembrar que em grande parte isso de deveu à “torcida do Vasco”, que como bem lembrou o Fernando ficou gritando “é marmelada” ao final do jogo. O volta redonda teve dois expulsos, que levaram uma eternidade para sair, os dois times mudaram vários jogadores no segundo tempo e o volta redonda fez toda a cera possível e imaginável. Além disso, quando o jogo estava o x o ou 1 x 1 o Ramon caiu na grande área em um lance que não foi muito claro mas o juiz não deu nada! Ora, se ele estava querendo favorecer o Vasco então por que não marcou o penalty? É bom saber que pelo menos um Vascaíno além de mim viu o mesmo jogo que eu! Naquela época teve um jogo do flamerda contra o bangú na gávea que foi até os 56(CINQUENTA E SEIS) minutos do segundo tempo. O juiz, se não me engano o valter senra, só acabou o jogo depois que os urubus viraram o jogo. Nem é preciso dizer que a polêmica dessa arbitragem durou bem pouco nos meios de comunicação. É impressionante que haja Vascaínos que realmente dizem não enxergar o que vem acontecendo de verdade nos futebol carioca e brasileiro há décadas! O pior cego é aquele que não quer ver…
Abraços e saudações Vascaínas!
11/09/2009 19:06h
Com todo o respeito, gentil Sérgio, esse espaço às vezes beira o ridículo.
Qual o clube brasileiro que não tem as suas histórias de arbitragem para contar? A favor ou contra, todos devem ter de tudo um pouco, inclusive o Vasco. Basta lembrar que até hoje há quem discuta o jogo com o São Caetano em 2000, já que defendem a ideia louca de que deveríamos ter perdido os pontos em função do desabamento do alambrado. O Botafogo que hoje parece um bebê chorão, foi o mesmo que ganhou “roubado” do Santos o único título de campeão brasileiro que possui. Isso sem contar o vexame contra o Atlético Mineiro na Copa do Brasil em pleno Maracanã. O Flu, bem desse basta lembrar os tempos do “Rei do Tapetão”. Da urubuzada ficou a herança das papeletas amarelas, de tal forma que o rosário é longo para ser contado aqui. O que chateia é a mesma ideia de sempre, preconceituosa: os berrantes, o mugir do gado, a imbecilidade de não sabermos o que é pusilânime. José Oliveira, o “gênio” do saber, grafou “Pulsilânime” e isso, realmente, ninguém sabe o que é.
Sérgio, a sua educação é fina e requintada. Não permita esses ataques grosseiros e descabidos que não contribuem em nada com o nosso amado Vasco.
xxxxxxx
Olá Alberto Ribeiro,
Fiquei curioso. Qual o título que o Vasco venceu em função da arbitragem? São 22 Cariocas, 3 Rio-SP, 4 Brasileiros, uma Mercosul e dois Sul-Americanos, além de uma Taça GB, sem vínculo com o Campeonato Carioca, o Torneio Rivadávia Correia Meyer (sucessor da Copa Rio), quatro municipais (44 a 47), duas Copas Rio (92 e 93), além de dezenas de outros torneios nacionais e internacionais (se fosse falar desses, o prejuízo de arbitragem seria ainda maior)
Afirmei que perdeu vários no apito, mas estou esperando suas considerações a respeito dos ganhos.
Se os outros têm histórias podres para serem contadas por rivais, problema deles. Tal qual no caso do racismo se eles têm essa mancha em sua história (a maioria), nós não temos.
Sérgio Frias
11/09/2009 19:25h
NA ÉPOCA DO EURICO
PÊNALTI A FAVOR DO VASCO
ERA SEMPRE CONTESTADO:
RENATO MAURÍCIO PRADO
LÉDIO CARMONA
MÁRCIO GUEDES
JUCA KFOURI
ETC…
HOJE ESSAS MESMAS FIGURAS SE CALAM
FAZEM VISTAS GROSSAS!!!
ISSO TEM NOME OU VÁRIOS NOMES:
SAFADEZA
PERSEGUIÇÃO
MÁFIA
…
11/09/2009 20:16h
Grande Sergio!
Nunca deixo de ler sua coluna e quando demoras a escrever fico na espera. Gosto de colunas inteligentes, sem ofensas, mas, sempre discordando do que esta errado e isso o Sr. faz. Estou de pleno acordo com o tanto que o Vasco é prejudicado pelos homens dos apitos. Me corrija se estiver errado O Vasco no estadual foi ll vezes vice do urubu e o urubu 10 vezes vice, já no Rio-SP(1.958) eles foram vice e nós vice na Copa do Brasil(2.006). No Brasileiro série A nunca fizemos uma final estamos empatados nas comemorações, mas pode haver um desempate pelo clube dos 13. Então não podemos ser rotulados de vice. No Ano de 1987 o Sport é declarado campeão pela CBF, ai a decepção quando o Clube dos 13 declara os urubu campeões e o Dr. Eurico é a favor(Tem video no YouTube). Quanto a imprensa não levo a sério deixem falar não vai nos atingir se o clube montar um ótimo time e manter a base por varios anos como o São Paulo faz, ai, sim voltaremos a comemorar campeonatos e deixaremos o urubu para traz.
Sds.
xxxxxxxxx
Olá Miguel Silva,
O número de vices deles é bem maior do que o nosso, mas publicar isso pega mal para a imprensa que iniciou a mentira e pregou-a como verdade.
Quanto à questão do Eurico na hora de assinar a favor do Fla ele se negou. Disse aquilo naquele momento para dar força ao Clube dos 13, que, de fato é uma entidade importante na representação dos clubes até hoje. O malandro Flamengo, como dizem no popular, deu mole. E o título quer queira ou não a mídia é mesmo do Sport.
Abraço,
Sérgio Frias
12/09/2009 0:05h
Realmente lembro-me deste jogo,não houve nenhum erro de arbitragem a favor do Vasco,o time do Vasco mereceu a vitória contra o Volta Redonda e o juiz agiu corretamente dando os descontos normais,de um árbitro correto.
Agora as arbitragens vem favorecendo o Vasco atualmente na maioria dos lances,mas estamos na Série B,duvido que as arbitragens continuem ajudando o Vasco da Gama na Série A,isto não ocorrerá!
ACORDEM BOVINADA BURRA BANANETES QUE NEM SÓCIA DO VASCO SÃO!
BANANAMITE TU QUE REBAIXOU O VASCÃO PARA SÉRIE B!
IMPEACHMENT JÁ NO BOSTAFOGOBERTO BANANAMITE!
IMPEACHMENT JÁ EM TODOS DO MUVÍRUS!
O ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA FOI O MELHOR PRESIDENTE E O MELHOR DIRIGENTE DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA EM TODA SUA HISTÓRIA!
VOLTA CHAPA AZUL!
ELEIÇÕES EM NOVEMBRO DE 2009 COM VITÓRIA DA CHAPA AZUL
CALA A BOCA BANANAMITE!
BANANAMITE CALADO É UM POETA!
CALA A BOCA PROTETORES DO BANANAMITE!
12/09/2009 0:24h
Off: lampejo éo caralh#$%¨%
Com o espírito de uma equipe que luta para sair da Série B e retornar à elite do futebol brasileiro, o Vasco venceu o Paraná por 2 a 1, em São Januário, pela quarta rodada do returno da competição. Em uma arrancada de Ramon e um lampejo do garoto Philipe Coutinho
===========================================================================
lampejo:
brilho ou clarão repentino. breve, de curta duração, que passa rápido..
12/09/2009 0:26h
Fonte:
NETVASCO – 11/09/2009 – SEX – 22:54 – VASCÃO VENCE PARANÁ POR 2 A 1 E VOLTA A SER LÍDER
Com o espírito de uma equipe que luta para sair da Série B e retornar à elite do futebol brasileiro, o Vasco venceu o Paraná por 2 a 1, em São Januário, pela quarta rodada do returno da competição. Em uma arrancada de Ramon e um lampejo do garoto Philipe Coutinho,
12/09/2009 1:46h
Alberto Ribeiro
11/09/2009 19:06h
Você também BEIRA O RIDÍCULO, sabia???
Principalmente, porque suas opiniões tem 2 pesos e 2 medidas…
No site dos SUPERPATETAS, lá na coluna da MOCINHA SALTITANTE, onde você é figurinha FÁCIL, você não diz que “ela” é ridícula, quando “ela” diz que nós, os CASCATEIROS, temos FOCINHOS!!!
Aí pode, não é???
Bovino não pode, é “preconceituoso”…
Ah, tenha santa paciência!!!
E pergunta que não quer calar:
o que faz no Vasco o seu HOMÔNIMO, para ter o nome na folha salarial do Vasco???
12/09/2009 4:30h
SANDRA CRISTINA “EURIQUETE”
12/09/2009 1:46h
Alberto Ribeiro
11/09/2009 19:06h
O Salário dele, que deve ser pequeno, apesar de “brutos” deve estar em dia.
Ass.
José Oliveira, o Gênio.
Alberto “Luiz” Ribeiro:
MÚÚÚÚÚÚÚÚ´
MÚÚÚÚÚÚÚÚ
MÚÚÚÚÚÚÚÚ
12/09/2009 4:33h
Marcos Alves
11/09/2009 16:03h ´
Meu amigo, matricule-se na Escola Vasco da Gama, antes que o seu ídolo acabe com ela.
12/09/2009 4:36h
Carlos Alberto Gomes
11/09/2009 16:56h
A BOIADA MUGE E O CASACA PASSA…
MÚÚÚÚÚÚÚÚ
MÚÚÚÚÚÚÚÚ´
MÚÚÚÚÚÚÚÚ
12/09/2009 8:21h
Não leio O LANCE ( prefiro o pior “meia-hora” que pelo menos coloca um preço pelo que vale…) nem sou fã da GLOBO ( só assisto quando não tem outra opção ),realmente o Vasco sempre foi muito prejudicado pelas arbitragens durante muito tempo.
Mas dizer que o jogo de sábado foi um “espetáculo deprimente” é MUITO exagero. As arbitragens realmente são muito ruins, mas neste jogo específico o juiz errou contra os 2. Lembra o segundo pênalti ? O goleiro se adiantou 10 metros. Se repete o Vasco poderia ter vencido.
Os árbitros podem até pender pro lado do Vasco nesta série B esdrúxula, mas não por simples “pressão” da mídia,e sim pela força e peso da nossa camisa. Sempre foi assim e sempre será , quando um clube de tradição enfrentar um menor. Desde do meu primeiro jogo em SJ ( Vasco 7 x 1 Tuna Luso de 1984 ) até o último ( Vasco 2 x 1 Paraná ) a história sempre foi essa.
Mas concordo quando diz que nos grandes clássicos o pêndulo pesa mais… Nada diferente desde 1898.
SV !!!
xxxxxxx
Olá Rodrigo Alonso,
A questão, como disse antes, é a cronologia dos fatos.
Você é pé-quente. O primeiro jogo que assistiu (9 x 0 na Tuna Luso) foi simplesmente o maior placar obtido pelo Vasco em Campeonatos Brasileiros.
Sérgio Frias
12/09/2009 8:25h
Alberto Ribeiro
11/09/2009 19:06h
Você também BEIRA O RIDÍCULO, sabia???
Principalmente, porque suas opiniões tem 2 pesos e 2 medidas…
No site dos SUPERPATETAS, lá na coluna da MOCINHA SALTITANTE, onde você é figurinha FÁCIL, você não diz que “ela” é ridícula, quando “ela” diz que nós, os CASCATEIROS, temos FOCINHOS!!!
Aí pode, não é???
Bovino não pode, é “preconceituoso”…
Ah, tenha santa paciência!!!
E pergunta que não quer calar:
o que faz no Vasco o seu HOMÔNIMO, para ter o nome na folha salarial do Vasco???
___________________________________________________________________________
Sandra Cristina é minha “Ídala” rsrsrsrs
12/09/2009 8:27h
alguem ai pode me responder quem vendeu o philippe coutinho?
xxxxxxxx
Alguém aí pode nos responder quem conseguiu dez milhões de reais para o Vasco pelo Phillippe Coutinho, mesmo sem o clube ter direito a nada?
Precisa ler mais a Lei Pelé, meu caro. A tal que acabou com a escravidão no futebol segundo alguns brilhantes jornalistas.
Sérgio Frias
12/09/2009 10:34h
Sandra, com todo o respeito, você deve ter confundido as bolas, pois NUNCA escrevi nada para o Supervasco. Portanto a critica não procede. Nada posso falar a respeito de alguém que tenha o mesmo nome que o meu e sigo firme em minha postura de evitar agressões desnecessarias pois, para o bem ou para o mal dos invejosos e opositores, somos todos vascainos.
Sergio, as conquistas não se dão em apenas um jogo, mas em varios e ai, com toda a certeza, podemos contabilizar algumas ajudas da arbitragem, com toda a certeza, pois e assim que ocorre sempre em nosso futebol. Um forte abraço.
xxxxxxxx
Olá Alberto Ribeiro,
Obviamente o Vasco foi beneficiado e prejudicado em jogos do meio dos campeonatos. Normalmente mais prejudicado do que beneficiado.
O que foi questionado se refere aos jogos decisivos, ou situações em que o apito decidiu uma partida e posteriormente, o campeonato em função da arbitragem de uma forma decisiva. Os casos destacados por você relativos aos outros clubes são exemplos. Não vai achar na história do Vasco, desde o título conquistado em 1923, algo similar.
É disso que estamos tratando. Já vi o Vasco ser prejudicado contra o Olaria e beneficiado contra o Campo Grande, ou mesmo num clássico realizado em meio de campeonato, as duas coisas. O Vasco, para dar um exemplo, não possui mais quatro campeonatos invictos pelos tais jogos realizados no meio do campeonato, por conta da arbitragem (1923,77, 94 e 2003). Faça um exercício de memória ou uma pesquisa e ache jogos em meio de campeonato nos quais a arbitragem foi responsável pela manutenção da invencibilidade do Vasco em 1923, 45, 47, 49 e 92. Em relação a este último, observe como foram as arbitragens dentro de São Januário nas partidas contra o Flamengo, por exemplo.
Benesses e prejuízos, tanto contra como a favor, portanto, ocorrem, mas na hora da onça beber água a coisa é diferente. Não tivemos benefícios e prejuízos ao longo do tempo nos momentos decisivos, mas sim prejuízos e mais prejuízos. Poderia citar aqui até mesmo títulos ganhos, apesar da arbitragem, como 1982, 97, 2003.
Sérgio Frias
12/09/2009 13:45h
Zé? O que voce espera com este nome?
Bom conselho. Voce deu um bom conselho, Pena que até quando eu morei no Rio, não tinha esta opção, mais quem sabe, um dia eu volte, e siga o seu conselho, e de quebrar, faça uma visita……
xxxxxxxxxx
Olá Marcos Alves,
O objetivo é discutir Vasco. De qualquer lado da discussão surgem exageros. Mas no fundo todo mundo quer que o Vasco trilhe o melhor caminho. As divergências vêm daí.
Continue acessando o site.
Sérgio Frias
12/09/2009 15:12h
Caracas, continuo sem entender o porque de voces do Casaca, antes tão Vascão, agora estão como esse comportamento. Amigo, voce falar que o Vasco está sendo ajudado pela arbitragem, é muita cara de pau. Que antes nós eramos prejudicados, eu concordo em genero, numero e grau, pois eramos Vasco e tambem, tinhamos a figura do Eurico, que nos representava, e por quem a poderosa grobo nunca engoliu a publicidade nas nossas camisas na decisão do brasileiro de 2000, mas falar que hoje nós somos ajudados é demais. Camarada, deixa o rancor de lado. Se os juizes fossem sérios mesmo, teriamos sido campeão da copa brasil, e no jogo contra o atletico go, no mínimo os caras tinham que terminar com 5 em campo.
Menos, cara…menos!!!!!!!!
xxxxxxxxxx
Olá José Nogueira,
Você falar que o Vasco não foi ajudado pela arbitragem contra o Atlético-GO é muita cara de pau.
Joga o time verde contra o time vermelho. O jogo é na casa do time vermelho. O árbitro não usa o critério de dar o segundo amarelo ao principal jogador do time verde quando esse põe a bola na mão, propositalmente. O time vermelho abre 2 x 0 no marcador e o árbitro marca um pênalti inexistente para o time verde que é convertido. No início da segunda etapa o time vermelho tem um jogador expulso num lance polêmico. Mesmo sem ter tocado no adversário o árbitro interpreta a intenção do atleta no lance e o expulsa. A partir daí o árbitro passa a apitar de forma isenta durante alguns minutos, mas é obrigado a lidar com a violência do time vermelho irritado com todos os prejuízos sofridos até ali. Resultado: é obrigado a expulsar mais um atleta do time vermelho em falta desclassificante. Em seguida, tentando ainda manter a serenidade marca pênalti claro contra o time vermelho há oito minutos do fim do tempo regulamentar. Aí fica difícil expulsar mais um do time vermelho, autor do pênalti. Aí fica difícil mandar voltar a cobrança após a paradinha do cobrador da equipe vermelha, no que, por sinal, segue a cartilha dos seus colegas árbitros que não tem mandado voltar cobranças feitas com a tal paradinha na maioria esmagadora das vezes. Aí fica fácil, após mais uma infantilidade do mesmo atleta do time vermelho que pusera a mão na bola de forma propositada na primeira etapa, vir a expulsá-lo quando este conclui para gol, mesmo após ter sido marcado o impedimento, acertadamente, no lance. Posto contra a parede o árbitro finge não ver um outro atleta do time vermelho dar uma pernada na lateral do campo no atleta da equipe verde e já totalmente pressionado e sabedor que modificou a história do jogo com sua atuação contra a equipe vermelha até o início da segunda etapa, este não dá os descontos previstos pelas constantes paralisações. Seria muita cara de pau dos torcedores do time verde dizerem que num jogo onde foram beneficiados em três lances capitais quando estavam empatando e perdendo por 2 x 0 e 2 x 1 e no qual ainda tiveram mesmo assim a justeza das decisões do árbitro no quarto e quinto lances capitais que originaram a pressão para o empate e a possibilidade da virada, vir dizer que a arbitragem lhes foi lesiva, a partir da não repetição do pênalti, mais duas expulsões e os descontos. Tudo isso atuando no campo da equipe vermelha. O árbitro fez o que pôde, mas deu muito na vista.
O antes em relação a prejuízos não tem nada a ver com Eurico, mas sim com a história do Vasco. Prejuízos de arbitragem contra o Vasco não tem relação direta com camisa do SBT ou coisas do gênero. Vem muito, mas muito antes. O texto é claro ao exemplificar isso. Esta era simplesmente mais uma desculpa para que as coisas continuassem como estavam.
O Vasco não precisa de ajuda da arbitragem nessa competição de quinta categoria, prova disso foi a vitória tranquila ontem contra o Paraná. Receber uma ajuda agora, neste estágio não nos adianta nada. O tema é esse.
O time do Atlético tinha que terminar com cinco em campo? Menos, José Nogueira, menos. Ou mais, no caso.
Sérgio Frias
12/09/2009 15:35h
Olá Rodrigo Alonso,
A questão, como disse antes, é a cronologia dos fatos.
Você é pé-quente. O primeiro jogo que assistiu (9 x 0 na Tuna Luso) foi simplesmente o maior placar obtido pelo Vasco em Campeonatos Brasileiros.
Sérgio Frias
_________________________________________________________________________
Essa não sabia Sérgio Frias. A imagem mais forte que tenho deste jogo é que na época a pequena área era só areia, e um dos gols do Vasco foi ali. Acho que foi Roberto que chutou, e levantou tanta areia que quase não se via o lance. E o placar veio da lembrança do meu pai, pois eu mesmo , além deste gol, lembro pouco do jogo pois só tinha 7 anos. Mas obrigado pela informação.
SV !!!
xxxxxx
Olá Rodrigo Alonso,
Se o Roberto jogou foi outra partida. Pode ter sido até mesmo um 7 x 1 contra o Operário-MS em 1982 (Roberto jogou, mas não fez gol, marcando para o Vasco Marquinho, três vezes, Rosemiro, Claudio Adão e Wilsinho duas vezes, descontando Jones para o Operário, quando o Vasco vencia por 4 x 0); ou um 7 x 0 contra o Moto Clube (Roberto jogou e fez um gol de pênalti, Claudio Adão fez três, Renato Sá, Dudu e Marquinho completaram o placar, Rondinelli, que estreava foi expulso); ou outro também em 1982, no caso o 7 x 0 contra o Internacional-SM (Roberto jogou e fez três gols, dois de pênalti, Claudio Adão marcou duas vezes, Dudu e Silvinho completaram o marcador). Os dois primeiros jogos citados foram realizados domingo à tarde e o último numa quarta-feira à noite.
O jogo contra o Tuna Luso, também realizado num domingo à tarde teve como artilheiros, pela ordem: Arturzinho, Geovani(Pênalti), Aírton, Arturzinho (todos no primeiro tempo), Arturzinho, Marcelo, Marcelo, Marcelo, Arturzinho na segunda etapa. A Tuna Luso teve um gol anulado quando a partida estava 8 x 0 , marcado por Tiago (que bateu direto uma cobrança em dois toques), o Vasco teve um gol bem anulado marcado por Arturzinho ainda no primeiro tempo, após rebote do goleiro quando o placar era de 4 x 0 (Marquinho estava no chamado impedimento passivo) e o zagueiro Ronaldo da Tuna Luso, que substituiu Paulo Guilherme foi expulso quando a partida estava 7 x 0.
Talvez com a junção destes dados fique mais fácil se lembrar de qual teria sido o jogo assistido por você.
De qualquer forma pé-quente você é pois todas as partidas citadas foram verdadeiros shows proporcionados pelo Vasco para sua torcida na época.
Abraço,
Sérgio Frias
12/09/2009 16:21h
Se os comentaristas dos veículos envolvidos no projeto pra frente vascão não apontarem o favorecimento, os novos vascaínos vão negar até o fim. Assumir uma farsa, nunca! Ainda mais quando é o lastro de tudo de ruim que aconteceu ao clube nos últimos anos quando prejudicava e agora quando favorece. Quanta hipocrisia.
12/09/2009 19:09h
Fala sério!!
essa historia de time vermelho x verde não tem nada a ver.
no futebol cada um tem a sua forma de analisar os lances.
vc não pode chegar e querer impor o seu ponto de vista como
se fosse o dono da verdade. tbm acho q nao houve apito amigo
para o vasco. o juiz deixou de marcar um penalti no inicio,
isso é fato. tbm acho q nao foi penalti o primeiro, mas antes
ele marcou uma mão do vilson muito parecido com o lance do penalti.
expulsar o carlos alberto pelo lance da mão na bola seria exagero
(tbm minha opiniao, cada um ver como quer ou com lhe interessa).
a expulsão do atleta do atletico tbm cabe interpretação, se um
jogador entra com o pé alto numa jogada ele nao precisa atingir
ninguem pra ser marcado tiro livre indireto. hj mesmo estava assistindo
ao jogo da portuguesa e um jogador entrou com um carrinho frontal,
nao atingiu o adversario pq o mesmo saltou (ninguem é otario de deixar
a perna para ser atingido por travs de chuteiras)foi marcada a falta
e até cobraram o cartão amarelo para o faltoso. simples como deveria
ser no futebol, proteger quem joga bola.
tinha q ter mandado voltar o penalti, o vasco nao tem nada a ver
se o juiz acertou ou errou.
nao dar mais tempo pela cera, erro gravissimo, deveria tomar uma
punição por isso. essa polemica duraria varias horas…
tenho minhas opinioes e vou continuar com elas.
xxxxxx
Como você mesmo disse, Sant’anna ninguém é dono da verdade, muito menos o conhecidíssimo Wright e você. Não houve pênalti algum no início do jogo, apenas o tradicional empurra-empurra na área. Um empurra daqui outro dali e os comentaristas de arbitragem escolhem aquilo que lhes convém. Fizeram isso com o Botafogo no ano passado, a favor do queridinho da mídia rubro-negra e ficou tudo por isso mesmo. Curiosamente não foram mostrados outros lances em bolas alçadas na área com a mesma câmera detalhista daquela do início da partida no sábado passado. Foi ele a senha para que o Wright justificasse a ajuda ao Vasco que nós dispensamos ser dada na fraquíssima, bisonha e ridícula Série B. Também curiosamente num lance reclamado por Róbston na área, na segunda etapa, o narrador constrangido disse que o atacante reclamara de algo no lance, mas não houve nem replay.
No mais já foi elucidado que a cronologia dos fatos trouxe o Vasco para um jogo praticamente perdido em função da arbitragem. O restante, a partir dos 37 da segunda etapa foi mera consequência.
O grande problema é que o Vasco na Série A e durante 110 anos e meio de história invariavelmente foi a vítima e logo agora, em plena Série B passa a ter benesses desse tipo. Agradecemos, mas não precisamos. Basta os árbitros apitarem direito que em nada vão interferir na subida do Vasco para a Série A e contas não terão que ser pagas no futuro, por conta de favorecimentos desnecessários.
No mais foi exposta a minha e a sua opinião. Você afirma uma coisa e eu outra. A maioria do Brasil viu o que aconteceu naquele sábado e infelizmente para o Vasco vai jogar na cara dos vascaínos que para subir para a Série A foi necessária ajuda de arbitragem o que é uma sonora e descabida mentira.
Que as arbitragens sejam neutras no futuro e o Vasco pare de ser prejudicado, pois também em função delas estamos na Série B. Como você deve saber e defender com unhas e dentes, nas oito primeiras rodadas do Brasileiro de 2008 fomos prejudicados em dois jogos. O tal empurra-empurra dentro da área tão defendido por você nos tirou a vitória contra o Botafogo. Caso tivéssemos obtido apenas esses dois pontinhos tirados a dois minutos do fim iríamos para a partida contra o Vitória sem depender de resultado algum e talvez aí o comprometimento da diretoria com o jogo fosse outro, menos político e mais vascaíno.
Sérgio Frias
12/09/2009 21:02h
aló Sergio estamos juntos e misturados. CASACA NELES.EURICO NELES.
ROBERTO DINAMITI É UM GRANDE BOTAFOGUENSE DE MERDA.
((((((((O VASCO ESTA NA 2º O TORCEDORES DE MERDA MUUUUUUUVIANOS))))))))
12/09/2009 21:43h
Sergio me perdoe mas é fora do topico.no progama do Luiz Ribeiro da TUPI morreu um pau mandado.vamos escolher o substituto e assim vamos ajudar o muviano do LUIZ RIBEIRO DA TUPI,com um novo participante.são eles.
1º Marcio braga
2º Bebeto de freitas
3º Marcio guedes
4º Renato mauricio prado
5º calazans
6º Ferreira do extra
7º kifuri
8º Jose H coelho
9º Trajano cabelo do bonzo
10ºRoberto marinho morto
11º os do jornal O LANCE
12º os da ESPN BRASIL.
13º o botafoguense roberto tinamiti.
–
só jornalista serio.que não são amiguinhos uns dos outros, só jornalistas que não fazem uma imprensa marron,são jornalistas que não usam um veiculo para fazer percequisões pessoais,
12/09/2009 23:03h
Alberto Ribeiro
12/09/2009 10:34h
Se não é você, me desculpe pela confusão…
Mas tem um amiguinho da MOCINHA, com o mesmo nome que o seu, que vive defendendo o BANANA e BAJULANDO a Mocinha…
Ele já chegou ao cúmulo de oferecer SEGURANÇA para a MOCINHA, uma vez que ela comentou na sua coluna, (que mais parece um jornal de tão grande), que estava sendo AMEAÇADA!!!
Somos todos VASCAÍNOS com certeza!!!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Rodrigo Alonso
12/09/2009 8:25h
Autógrafos, só amanhã… rs…
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
BOM DOMINGO PRÁ TODOS!!!
13/09/2009 3:37h
Sérgio
Qual a dificuldade desse povo entender que, nos jogos decisivos, o Vasco sempre é sacaneado pelas arbitragens (inclusive naqueles jogos que venceu) ?
Que enorme capacidade têm, de enxergar e não ver.
Me fez até lembrar a final do Carioca de 2004.
O Geninho e os jogadores fizeram bonito, com um time considerado mediano (claro que comparado com os elencos dos anos imediatamente anteriores; mas, ainda assim, o elenco era superior ao atual).
Vem o jogo decisivo. Valdir Bigode marca 1 a 0, o Vasco termina o primeiro tempo em vantagem. A pequena torcida que acreditou e compareceu (e eu estava lá) canta “silêncio na favela” no ritmo do “levantou poeira”. E aí … bem, aí vem o segundo tempo.
Festival de faltas invertidas, Felipe se jogando, cavando faltas e atribuindo cartões aos atletas do Vasco, enfim, um jogo que a arbitragem amarrou o Vasco até conseguir expulsar um (o sorteado foi o então garoto Coutinho, que enquanto esteve em campo anulou o Felipe). Pronto. Mais um título que, digamos, “escorregou”, pela simples falta de lisura, equilíbrio e eqüidade nas decisões da arbitragem.
Isso é impressionante, pois fazem apenas 05 anos e nenhum “novo vascaíno” (educado e polido) comenta !
O que vemos aqui, neste espaço, são algumas figuras hipócritas que, sob o pretexto da tolerância, educação e cordialidade, visam debater assuntos de interesses secundários (o sexo dos anjos), numa tentativa de perturbar a paciência dos moderadores e distrair os vascaínos preocupados com o destino do clube, das mazelas aprontadas pelo Sr. Carlos Roberto e sua diretoria (sobretudo no que concerne a competência, transparência e credibilidade tão difundidas e jamais aplicadas).
Haja saco, pra aturar o retorno dos bonecos de ventríloquos !
Vade retrum, Deputado Satanás.
Vasco sempre !!!
13/09/2009 4:50h
Marcos Alves
12/09/2009 13:45h
Se o Roberto estiver pagando em dia, terei orgulho em lhe dar aulas.
Prof. Zé
PS: Tio Zé, for favor, respeito.
13/09/2009 9:47h
Prezados,
Há hoje uma versão defendida pela mídia de que o vasco tem sido prejudicado pelas arbitragens em virtude do que chamam de “rodízio de faltas no carlos alberto”. De fato o Carlos Alberto, até pelo seu estilo de jogo, sofre muitas faltas, mesmo porque ele chama as faltas o jogo inteiro por prender demais a bola. Só que (eu não tenho as estatíscas)o time do Dorival faz muita falta. Me lembro que na derrota para o Ceará tentaram justificar a derrota pelas faltas excessivas que o ceará fez quando no final o Vasco tinha feito até mais faltas que o ceará. Em outras épocas, no time do Geninho por exemplo, a imprensa caía de pau (lembrem da final contra o flamengo).
sds
13/09/2009 15:35h
Um pouquinho de “seção nostalgia”:
Essa estória de perseguição ao nosso time pela mídia e outros sempre existiu, não acredite naqueles que dissem o contrário .Lembro que na Copa de 1950 muitos torcedores e comentaristas de outros times vibraram com a derrota do Brasil por ser o time formado por maioria de jogadores do Vasco.Podem acreditar, muitas notícias tristes das primeiras páginas dos jornais foram feitas com muita alegria.Por outro lado , tenho certeza que se a seleção fosse só de jogadores do VASCO, o Brasil seria campeão.
Ségio Frias , eu sinto muita falta de um livro sobre a história completa do Vasco.Isso seria bom para que nosso passado não fosse esguecido.
14/09/2009 1:28h
Corrigindo :”esquecido”
14/09/2009 19:42h
Duas ou três boas arbitragens em partidas do Vasco nos fariam ter permanecido na primeira divisão ano passado. Só nas oito primeiras rodadas foram dois jogos. Já eram mais três pontos que poriam o Vasco na partida final contra o Vitória a um empate da permanência na Série A, sem depender de ninguém.
Por que a arbitragem não nos foi justa (falando apenas nos últimos quarenta anos) em 1973 (Carioca), 74 (Carioca), 75 (Carioca), 78 (Brasileiro), 80 (Brasileiro e Carioca), 81 (Carioca), 83 (Brasileiro) 86 (Carioca), 89 (Copa do Brasil), 92 (Brasileiro), 93 (Copa Conmebol), 96 (Carioca), 97 (Supercopa), 98 (Brasileiro), 99 (Carioca), 99 (Mercosul), 99 (Brasileiro), 2000(Mundial), 2000 (Carioca), 2001 (Carioca),2001 (Mercosul), 2002 (Rio-SP), 2004 (Carioca), 2005 (Carioca), 2006 (Copa do Brasil), 2006 (Brasileiro) 2008 (Carioca), 2008 (Copa do Brasil)?
Concordo: o Vasco sempre foi mais prejudicado que favorecido e poderia ter se livrado do rebaixamento não fossem algumas excrecências que ocorrem no futebol no que concerne a arbitragem. Entretanto, em minha opinião o Vasco continua sendo prejudicado pela arbitragem desqualificada. No jogo contra o Paraná, os jogadores do time paranaense faziam faltas duríssimas e sequer levavam cartões amarelos. Não se esqueçam, ainda, da “catimba” -, ou seja: os adversários do Vasco, na série B entram em campo não para enfrentar o Vasco de igual para igual, mas sim para retardar a partida o máximo possível, com o intuito de provocar o time do Vasco, aumentando a ansiedade em seus jogadores. Os árbitros são bem complacentes e não punem como deveriam – Aquele lance do goleiro do Atlético antes do penalti foi vergonhoso, mesmo inacreditável, com o beneplácito do árbitro. Lembro, ainda, da partida contra o Cruzeiro no Mineirão em que o então goleiro do Vasco amorteceu a bola com os braços e depois a segurou com o objetivo de prosseguir a partida. Inexplicavelmente, o árbitro assinalou falta, dizendo que o jogador havia segurado, largado e, após, segurado novamente a bola. Se não me falha a memória, o lance originou o gol do Cruzeiro naquela partida. Agora, o São Paulo é um dos times mais beneficiados do futebol brasileiro. Na partida contra o Avaí, a atuação do árbitro foi vergonhosa em favor do São Paulo.
14/09/2009 19:52h
Amigos vascaínos,
Como aqui foi falado sobre vices e houve uma certa dúvida, a quem interessar possa relato o resultado de minhas pesquisas na wilkipidia, ferj, cbf etc.. sobre todos os campeonatos disputados pelos 4 grandes cariocas (botafogo e fluminense grandes ? ha ha ha)desde 1906 onde o Flu se sagrou campeão e o Payssandu Rio Cricket vice (esse time obviamente foi extinto).
Constam Copa do Brasil, Taça Rio, Roberto Pedrosa, Torneios Ramon, Teressa Hererra, mundiais, rio-sp etc…tudo o que foi disputado. Está atualizado até 2009 (exceto brasileiro e mundial que ainda não acabaram:
FrAMENGO – 81 TITULOS E 69 VICES
VASCO – 79 TITULOS E 67 VICES (Viram só….quem é o rei dos vices ?)
FLUMINEN(C)- 58 TÍTULOS E 55 VICES
BOTAFOGO – 40 TÍTULOS E 41 VICES
Observem que taça guanabara e taça rio também são considerados títulos e vices, obviamente..
Agora vejam confrontos em finais:
VASCO X FrA – VASCO ganhou 25 e perdeu 22 (quem é vice de quem ?)
VASCO X FLU – VASCO ganhou 17 e perdeu 8
VASCO X BOTA – VASCO ganhou 11 e perdeu 10
FrA X FLU – FrA ganhou 19 e perdeu 15
FrA X BOTA – FrA ganhou 12 e perdeu 8
FLU X BOTA – FLU ganhou 10 ew perdeu 5
Amigos, minhas considerações são:
O Framengo (é com r mesmo, e não se espantem porque a maior parte da torcida fala que é fRamengo, usa garrafa pRástica e masca chicRete)é vice histórico do vasco em decisões e tem mais vices contanto todos os títulos disputados. Tem mais títulos ? sim, claro..porque disputou mais… mas também é mais vice.. Ponto.. Quanto a fatos não há argumentos.
Aí pode vir um cara “honesto” como o Renato M Prado e dizer que isso é passado. Caceta !.. Ontem já é passado e por isso não conta ? Então o Brasil não é mais penta campeao ? O Framengo não é mais tetra-campeão brasileiro ? (O são paulo é penta, todo mundo tenta e o framengo inventa que é penta).
História é história.. Estatítica entra TUDO que é dado..
Esses dados eu passei para toda a Fla/Mídia obviamente sem resposta ou contestação. Caso algum amigo aqui queira discutir ou corrigir dados para agregar, sejam bem-vindos.
Eu credito isso a grande farsa que tentam nos impor sobre uma suposta subserviência. Temos que ter orgulho desses dados e divulgar o máximo possível. Eu tive esse trabalhão todo por não me conformar com aquilo que tentam nos impor via lavagem cerebral, que somos os reis do Vice.
Mesmo se fóssemos, qual a vergonha ? Se o Brasil fosse o vice país do mundo em desenvolvimento, educação, saúde, economia etc…eu estaria super feliz, e vcs ?
Esse complexo de vice foi uma saída inventada por alguns da mídia, com o intento de nos ridicularizar e muitos de nós abaixamoa cabeça, por falta de
14/09/2009 19:54h
Faltou o: falta de conhecimento..
Saudações vascaínas
15/09/2009 8:38h
Zé ! Não José Oliveira
Puxa vida cara que decepção contigo!. Quer dizer que é apenas uma questão de R$, para voce mudar de lado??
Um abraço Meu camarada!
15/09/2009 13:57h
Cláudio Bordallo
13/09/2009 3:37h
Parece que nem mesmo vc lembra como foi aquele jogo…
Descrição completamente irreal do que aconteceu. Pesquise antes de postar algo da próxima vez, pois pode ser que alguem lembre a verdade.
Leandro Carvalho
16/09/2009 9:28h
BOM LEMBRAR QUE ESSA AJUDA NA SÉRIE B NÃO É TÍPICA DO VASCO NÃO.
ANO PASSADO O CORINTHIANS FOI MUITO MAIS FAVORECIDO, QUANDO O JOGO FICAVA 0 A 0 OS JUÍZES SEMPRE EXPULSAVAM UM JOGADOR ADVERSÁRIO E DAVAM PÊNALTI PRO CORINTHIANS, MUITAS VEZES ISSO ACONTECIA AO MESMO TEMPO.
SEI DISSO PORQUE MORO EM SP E “SEQUEI” ESSE TIME NOS JOGOS QUE ERAM TRANSMITIDOS AOS SÁBADOS.
16/09/2009 21:24h
Bem, ontem tivemos dois penaltis não marcados a nosso favor
(ou foi o tal agarra agarra normal dentro da área?)
e uma expulsão justa (q deveria ter ocorrido no lance anterior).
não quero ser arrogante nem debochado, mas nao consigo ver esse
apoio da arbitragem para o vasco. tbm nao acho q queiram prejudicar,
os arbitros, por serem muito fracos, entram com receio de cunprir
a regra e parecer q estao beneficiando o time grande do campeonato.
esqueci de dizer q concordo com vc, desde do tempo q acompanho futebol (1980)o vasco sempre foi garfado.
18/09/2009 10:31h
LAMENTÁVEL ESTE ARTIGO. È FALTA DO QUE FALAR?
xxxxxxxx
Opinião é opinião, não é mesmo, Roberto?
Eu acho lamentável o Vasco receber migalhas na Série B, já você acha lamentável eu ter escrito isso.
Concordamos numa coisa, certamente. Lamentável mesmo é estarmos na Série B.
Nâo imaginaria nunca ter que falar sobre segundona. Para mim o assunto era tido como falta do que falar. Agora somos obrigados. Obra e arte da Turma da Oportunidade de Prata.
Sérgio Frias