Home » Canelada!

O que o Lance pretende publicar após a volta do Vasco à primeira divisão

[ 04/11/2009 | 43 Comentários | Imprimir Imprimir ]

O Casaca recebeu por email o aviso sobre 3 matérias produzidas pelo Lance que seriam publicadas logo após a classificação do Vasco para a Série A, datadas de 30/10. Como o time não garantiu o acesso na última rodada, as matérias ainda não apareceram na página do Vasco e seguem em stand by, ocultas, apesar de poderem ser acessadas por qualquer um que visitar os links no final deste artigo.

Como o teor das matérias é absolutamente risível, o Casaca se antecipa à publicação no Lance, trata o assunto com a devida galhofa que merece e questiona o autor “Lance” – respeitando o centroavante homônimo do Corínthians na década de 70, que nada tem a ver com isso -, pois a ordem pra tanta bobagem escrita vem de cima.

Algumas pérolas:

1) “Dinamite, maior ídolo vascaíno, tomou posse em 1º de julho de 2008, mas o frescor de uma nova liderança não foi suficiente para salvar o clube do rebaixamento.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O Vasco estava rebaixado quando ele adentrou ao clube, Lance? Estava na zona de rebaixamento? Quando foi mesmo que o Vasco foi pra zona de rebaixamento, Lance? Onze rodadas depois, né Lance? Quarenta dias depois, Lance? Já sem Morais e Pablo, concorda Lance? Com Tita de técnico, não é mesmo Lance?

2)”Entretanto, a nova mentalidade administrativa foi imprescindível para nortear as mudanças na estrutura do Vasco, de suma importância para a caminhada de sucesso na Série B, em 2009.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
A mudança de mentalidade foi terceirizar o futebol, pagar salários dos atletas e não cumprir com outras obrigações e isto foi imprescindível para mais dois vexames históricos. Greve dos outros funcionários e despejo. Para subir da ridícula Série B para a A precisava mesmo de tudo isso, Lance? Alguém aí do jornal imaginava que o Vasco não subiria com o pé nas costas? Alguém aí sabe o que representa a camisa do Vasco?

3)”Um ponto importante na passagem de Dorival pela Colina foi a atitude de utilizar mais o CT do Vasco-Barra.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Se este é um ponto importante, imaginem os desimportantes. Por sinal, Lance: esperamos aquela matéria caprichada, investigativa, detalhada, minuciosa a respeito do motivo que levou o clube ao despejo do Vasco-Barra. Até agora nada. Vocês são capazes. Será que o patrão vai deixar, Lance?

4)”A casa do Cruzmaltino ficou impecável, recebendo elogios dos adversários pela qualidade do piso e somando força à nova estrutura do clube para voltar à elite.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
A casa do cruzmaltino anda suja, mal cuidada. O Lance não foi investigar os banheiros da arquibancada naquela matéria investigativa caprichada? Por que ainda não a fez, Lance? A casa do Vasco segundo Neca (lembra dele, Lance?) afirmou em julho de 2008, junto ao coleguinha de profissa Calazans estava um brinco. Mas como o Lance deve lembrar (olho nos arquivos), São Januário virou casa da mãe Joana no final de 2008 (vocês cobriram o jogo contra o São Paulo?). Em 2009, Icasas, Campinenses, ABCs, entre outros devem ter constatado o mesmo brinco de sempre, mas se vissem os banheiros das arquibancadas…

5) “No entanto, a herança da gestão anterior à vitória de Dinamite nas eleições de 2008, ainda prejudicava as finanças (…)”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Claro que sim, Lance. Os 10 milhões vindos da transação de Phillippe Coutinho eram prejudiciais. O fato da atual gestão pegar o clube com salários em dia de atletas e funcionários, impostos pagos, acordos idem (Vasco-Barra, Romário, Globo), nenhum título protestado contra o Vasco, um fornecedor de material esportivo de primeira linha, mais um contrato assinado com a TV, podendo ser trabalhado através de recebíveis em valores referentes à metade do que caberia ao clube no primeiro semestre de 2009, mais os últimos dois anos e meio de contrato livres para serem trabalhados, foi realmente uma mostra de que o Lance está coberto de razão. Por sinal, não foram vocês que noticiaram o gol de placa do Sr. Nelson Rocha anunciando a antecipação de 8 milhões das cotas de TV do ano que vem?

Por que o Lance não partiu para aquela matéria investigativa caprichada a respeito dos não pagamentos posteriores? Poderia ser matéria de capa: “Eurico, o mágico”. Como é que o cara consegue pagar tudo com o clube no estado falimentar decretado pela Turma da Oportunidade de Prata (podem se incluir nela à vontade)?

Faltou também outra matéria investigativa, caprichada do Lance no que diz respeito à dívida do Vasco. O Lance acreditou que o Vasco deve mais que o Flamengo?

6)”Sinal de que a nova diretoria trouxe credibilidade e o clube ganhou visibilidade foi o patrocínio de ocasião com a empresa distribuidora de combustível ALE”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Puxa vida, Lance! O contrato rejeitado por cerca de 10 vezes pela administração anterior pelo módico valor de 100 mil reais traria credibilidade? Não sabíamos. Se soubéssemos que para a turma do Lance (patrão?) haveria credibilidade caso isso fosse feito, quem sabe não acertaríamos com a ALE para agradá-los? Quem sabe, não é? E quanto aos 20 mil do Guaraviton, Lance? Foi uma boa? Trouxe mais credibilidade ainda? Seria um exemplo de credibilidade pôr na camisa AXN por 250 mil reais, valor jamais conseguido pela Turma da Oportunidade de Prata ao longo de quase 18 meses?

7)”Fechado com a Champs desde janeiro, o clube reclamou da falta de pagamento das parcelas acordadas e atraso na entrega dos produtos. Optou-se então pela rescisão unilateral e o Vasco saiu à procura de novo patrocinador.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E agora o Vasco responde na justiça por isso, né Lance? Por falar em Champs, cadê aquela matéria investigativa, caprichada a respeito da oferta da Champs de 7,5 milhões de reais (à vista, fora material) apresentada à diretoria anterior em junho de 2008, em comparação ao valor fechado pela nova “gestão” (as aspas são nossas) 20% menor e não mais à vista? No Casaca há até documento comprovando o fato… Outros temas para serem trabalhados pela equipe Lance: a Estilo Carioca com sede na rodoviária Novo Rio e a camisa do Vasco fabricada no ano passado com o 10 no lugar da cruz de malta. Quanto o Vasco recebeu por esta última, Lance?

8)”O Vasco teria contado também com o aporte financeiro de R$ 16 milhões, feito pelo empresário Carlos Leite.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Futuro do pretérito, Lance? Teria? Vamos àquela matéria investigativa caprichada a respeito dos valores postos. O teria vem de uma informação da Folha de SP ou foi de cocheira mesmo? O Lance pode fazer mais. Se o patrão deixar, é claro.

9)”Em um trabalho digno das maiores corporações, o departamento de marketing do Vasco aproveitou-se da melhor maneira do sentimento que aflorou em cada torcedor com a queda para a Série B e não teve receio de pedir ajuda ao lançar a campanha ‘O Vasco é Meu’. O movimento arrebatou, até o momento, quase 40 mil novos sócios. Números esses alcançados somente em cinco meses de projeto, é bom que se registre.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O começo ficou bonito, Lance. Quase viemos às lágrimas. Quarenta mil sócios, Lance? Onde está aquela matéria investigativa caprichada a respeito da veracidade de tais números, quem é sócio e quem não é, quais ainda permanecem adimplentes, quais daqueles que se cadastraram realmente aderiram ao programa e quantos deles permanecem pagando ao Vasco na categoria de sócios (sem contar o café com leite que não vota nem recebe o estatuto do clube para saber quais seus direitos e obrigações como associado). Uma outra matéria investigativa (se ainda houver verba) é a respeito dessa “Torcedor Afinidade” que gerencia o projeto, situada em parte de uma sala em Botafogo. Os que aderiram ao program em outros clubes (Fluminense, Botafogo, Coritiba) ficaram satisfeitos?

10)”Então combalido na era Eurico Miranda (citação feita ao projeto de sócios), o quadro recebeu upgrade nas mãos de Fábio Fernandes (…)”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Na Era Eurico Miranda o Vasco teve 400 mil cadastros naquilo que se chamou “Onda Vascaína”. Nem por isso foi anunciado que o clube havia tido um upgrade no número de sócios. Vamos lá, Lance! Matéria investigativa e caprichada. Quantos são os sócios estatutários adimplentes do clube? Se contássemos na era Eurico Miranda aqueles que aderiram ao projeto sócio-torcedor e pagaram ao menos uma parcela chegaríamos a mais de 15 mil pessoas. E sem o apoio de mídia. Aquele plano dava direito ao futuro associado de obter um título de sócio proprietário e também, durante o processo, um diploma, camisa oficial do clube, inscrição na calçada da fama. O atual dá direito à metade do ingresso no jogo e a descontos em alguns lugares, mas trata o sujeito como um zero à esquerda em termos de política no Vasco. Contribuindo por 25 anos ininterruptos ele não tem direito a absolutamente nada a não ser ao que expusemos acima.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E os salários dos funcionários fora do futebol atrasados? E a cobetura da entrega de cestas básicas aos funcionários (cobertura caprichada)?

Investigue, Lance. Obre, Lance. Indague, Lance. Descubra, Lance. Se o patrão deixar…

http://www.lancenet.com.br/noticias/09-10-30/644875.stm
http://www.lancenet.com.br/noticias/09-10-30/644880.stm
http://www.lancenet.com.br/noticias/09-10-30/644885.stm

43 Comentários »

  1. Luiz Claudio Pereira
    04/11/2009 14:25h

    Amigos..

    Não percam tempo com esse banheiro de cachorro..
    Tem coisas que nunca mudam, e a mediocridade é uma delas

  2. //CHICÃO// (RJ)
    04/11/2009 14:39h

    As raras vezes que pego esse TABLOIDE nas mãos, é no banheiro, quando vou cagar. E mesmo assim não é para lêr!!!!!

  3. César
    04/11/2009 14:51h

    O patrão não vai deixar. Nunca deixou,vai deixar agora? O Lance! sabe de tudo,mas o patrão prefere que os torcedores não tenham conhecimento da verdade,afinal continuando o Vasco do jeito que está na mão dos invasores,estão todos felizes assistindo o desmanche e o apequenamento do clube. A oportunidade de destruírem o Vasco é agora e eles não vão querer desperdiçar. A pedra no sapato é a oposição e essa não se entrega. Segue firme e forte na defesa dos interesses do CRVG. A verdade prevalecerá.

  4. luisfernando
    04/11/2009 15:00h

    eles só podem estar sonhando,eles estão falando de que clube?

  5. Raul Petra
    04/11/2009 15:58h

    Já disse uma vez,esse “embrulha peixe” não serve nem para a “higienização do ânus”.

  6. Alexandre Pereira
    04/11/2009 16:37h

    SEJAMOS PRÁTICOS: NÃO ESPEREMOS DE UM JORNAL COMO O LANCE! UMA COBERTURA DE FUTEBOL INVESTIGATIVA DE QUALIDADE. NÃO COMBINA COM O JORNALISMO QUE FAZEM. É UMA IMPRENSA FUTEBOLÍSTICA “FESTIVA”, PRA VENDER, PRA REMAR A FAVOR DA MARÉ.

    E A MARÉ HOJE (MESMO DE FORMA INFELIZ E BASTANTE QUESTIONÁVEL) É ENALTECER ESSE POSSÍVEL TÍTULO DE SEGUNDA DIVISÃO, JOGANDO A CULPA PELA VERGONHA HISTÓRICA NA CONTA DE EURICO MIRANDA.

    JÁ O FIZERAM ASSIM NO ANO PASSADO COM O CORINTHIANS E APENAS REPETIRAM A RECEITA COM UM MOLHO CARIOCA. E PONTO PARA ELES, POIS O ROTEIRO FOI BEM ACEITO PELO “VASCAÍNO COMUM”.

    MAS INSISTO: TUDO ISSO É MUITO TRISTE! NADA ACRESCENTA À GRANDIOSA HISTÓRIA DO CRVG.

    PEQUENO HISTÓRICO DO “EMBRULHA-PEIXE”:

    O LANCE! SURGIU EM SÃO PAULO, EXATAMENTE QUANDO O VASCO ESTAVA CAMINHANDO PARA OS SEUS MAIS RECENTES MELHORES MOMENTOS (SETEMBRO DE 1997). NATURAL PELA RIVALIDADE QUE NÃO TIVESSE MUITA SIMPATIA COM O FUTEBOL DO RIO.

    O CAMINHO DA REGIONALIZAÇÃO DAS EDITORIAS PELO BRASIL MUDOU UM POUCO ESSE PANORAMA, MAS CRIOU OUTRO “PROBLEMA”: COMO PODERIA UMA REDAÇÃO EM SUA MAIORIA RUBRO-NEGRA ACEITAR TAL SUPREMACIA CRUZMALTINA?

    E ASSIM CAMINHA A HISTÓRIA DESSE JORNAL, SEMPRE EXALTADO AS CONQUISTAS ESTADUAIS E NACIONAIS DE MENOR IMPORTÂNCIA DOS URUBUS, DEIXANDO EM SEGUNDO PLANO AS CONQUISTAS VASCAÍNAS, POIS É SEMPRE BOM LEMBRAR QUE DESDE QUE O LANCE! EXISTE, SOMENTE O VASCO TROUXE GLÓRIAS AUTÊNTICAS AO FUTEBOL CARIOCA COM AS CONQUISTAS DE 2 BRASILEIROS (1997-2000) E 1 LIBERTADORES (1998).

    NA ERA LANCE! NÃO TEM PRA NINGUÉM NO RIO: VASCO É VASCO; O RESTO É FIASCO!

  7. urbanodebrasilia
    04/11/2009 16:47h

    HAHAHAHAHA!!! muito bom!!!O LANCE É ESSE, UM JORNAL MARAVILHOSO PARA SUBSTITUIR UM PAPEL HIGIENICO NAS HORAS APERTADAS!!!!!

  8. Rafael Fabro
    04/11/2009 17:43h

    Para quem não quiser comprar o Lance ou visitar o seu site após sábado (atitude bem razoável, aliás), já postamos aqui a ficção no melhor estilo novela das oito escrito pelos estagiários de lá. Nada melhor do que ler as pérolas do cidadão que escreveu com os comentários jocosos logo abaixo. O que seria do mundo sem uma boa ironia, não é mesmo?

    E, como dizem no meio jornalístico? “Demos um furo! Edição Extraordinária!”. Pois bem, dar furo não é muito com a gente, Renato Maurício Prado entende mais disso lá no Globo, mas algo me diz que a versão do “Especial sobre a Subida” com comentários da trupe aqui (muito bem capitaneada pelo Sérgio) dará mais pano pra manga.

  9. Carlos Augusto
    04/11/2009 18:25h

    Agora vocês arrebentaram o furo do Lance (sem trocadilhos) na reportagem sobre o retorno do Vasco a série A, agora terão que reescrever toda essa nojeira cheia de mentiras.

    Essa leitura do Lance é de vomito obrigatório.

    SV/+/

  10. José Oliveira
    04/11/2009 18:48h

    Esse jornal é tão mentiroso, tão sem vergonha, que se o usarmos para limpar a bunda, ainda assim ela continuará suja. É o encontro de merdas!

    Quem não consegue uma boquinha no 4° poder, vai prá la!

  11. Túlio
    04/11/2009 19:02h

    Lembro que no ano de 1998 a leitura do Lance era muito boa, mas depois que eles resolveram abrir guerra contra o Eurico, ficou de baixa qualidade e com uma falta de profissionalismo tremenda. Acho que por esse motivo e outros que resolveram que ñ precisa mais ter um curso superior para ser jornalista.
    Ah !!! Sei que ñ tem nada com o assunto mas estou muito *P… Comprei a camisa do título de 1974 que o Lance está vendendo. O acabamento é péssimo, a manga da camisa parece de criança e o tamanho GG é p. O negócio é vender, qualidade é outro assunto.
    Saudações vascaínas – Japão 2011
    Túlio

  12. Cláudio Ribeiro
    04/11/2009 20:02h

    Aparador de mijo e merda de cães e passarinhos, R$1,00 para ler essa bosta é caro demais.

  13. REUTERVASCO
    04/11/2009 20:51h

    Hehe

    É foda ver os jornais falando bem do Vascão e na época de vocês, só críticas e mais críticas…

    Hehe

    Hoje estamos na mídia. Com moral.

    Na época do casaca, ninguém suportava o Vasco. Ninguém se conformava com a robalheira e as confusões.

    Viva o Novo Vasco!!!

    *****************************
    Para você, REUTERVASCO (nick curioso, é para passar notícias internacionais sobre o Vasco?): sei que deve ter por volta de dez anos ou algo assim. Pela desinformação deu pra notar.

    Uma explicação básica sem muitos detalhes para simplificar seu raciocínio: o Vasco é deixado de lado por boa parte da imprensa esportiva desde sua fundação. Por quê? A grosso modo, por ser o diferente. Acredite, há até teses de mestrado e doutorado sobre o assunto. Você deve saber a história do nosso pé na porta dos aristocráticos na década de 20, não é mesmo? Foi escorraçada pela imprensa da época. Será que o Eurico já existia naquela época?

    Se quiser continuar acreditando que o circo da imprensa agora durará por todo o sempre (torçamos para que façam tanto carnaval antes de um Vasco e Flamengo numa decisão Estadual, quem sabe? Não custa ter fé, né?), tudo bem, siga em frente. Sei não, acho que vais tomar um certo estabaco no futuro. Conselho de vascaíno calejado com imprensa esportiva há muito tempo (da época em que Roberto Dinamite era apenas um centroavante idolatrado por cruzmaltinos e renegado por jornalistas que chegavam a compará-lo com os Nunes da vida; como a vida e os interesses mudam, não?).

    E, meu caro, a época do CASACA! continua. Tanto que estás aqui lendo e visitando a casa de quase uma década. Obrigado.

    Fecho meu comentário para os outros leitores gargalharem um pouco com sua frase: “Hoje estamos na mídia. Com moral”. É, acredita nisso que é bacana… Moral de Série B… Ai, ai…

    Rafael Fabro

  14. Tarso de Brito
    04/11/2009 22:09h

    De tudo o que voces escreveram, não consegui deixar de rir (muito), nos “400 mil” sócios na (já)era Eurico.
    xxxxxxxx
    É de gargalhar mesmo, Tarso.

    Imagine. Considerar os 400 mil cadastrados como sócios? Não dá, né? Seria o mesmo que considerar os 39 mil cadastrados como sócios. Pede pro “novo Vasco” contar outra.

    Quantos sócios possui o Benfica, Tarso?

    Sérgio Frias

  15. Carlos André
    04/11/2009 23:00h

    REUTERVASCO e Tarso de Brito: pelamordeDeus!!! José Oliveira e Chicão, o que vocês acharam dos comentários dos novos vascaínos?

  16. Fábio Vieira
    04/11/2009 23:11h

    Concordo quando dizem que o LANCE é escrito por estagiários, pois, se forem na redação do FORRO DE GAIOLA, encontrarão apenas estagiários. Por isso, que escrevem tantas BABOSEIRAS, pois, a turma de estudantes acreditam que serão contratados. Somente se fizerem o joguinho do patrão. No mais, ainda tem PATETAS que acreditam no DEPUTADO/PRESIDENTE. A imprensa sempre sacaneou ele como jogador e agora ele acredita que tem a imprensa na mão. Deixe passar as eleições para deputado e ele perder a boquinha.

  17. //CHICAO// (RJ)"
    04/11/2009 23:55h

    Carlos André.04/11/09, 23,00 h

    CARLOS, COM RELAÇÃO A ESSES 2, POSSO DIZER QUE:

    EU JÁ SABIA QUE OS DOIS SÃO CHEGADOS A DEGUSTAR UM CAPIM, AGORA NÃO SABIA QUE ERAM CHEGADOS A CHEIRAR UM MATO VERDINHO.

    ACHO QUE JÁ FORAM LÁ PARA O PASTO DO SUPERBOVINOS ZERAR O QI.

  18. bruno martins
    05/11/2009 0:56h

    hahahahaha
    só um IDIOTA completo acredita nessa balela de 39 mil sócios…
    Você se cadstra no site, mais nada. Já é tido como “sócio”! Só rindo mesmo… Opior é que tem gente que leva a sério esta diretoria…

    —–

    Série B nunca mais!! Nesse buraco chamado Seugundona, onde o BANANA nos colocou, só deveria ficar ele e sua turminha de amadores… Pq não vão tentar a carreira de “dirigentes” no Campinense, ABC, Goianiense…

    —–

    Esse “MandaNADArino” calado é um poeta, como diria Romário…

  19. SEBASTIÃO
    05/11/2009 11:38h

    Nunca leio, nunca, essa merda do Lance! (desculpem o termo chulo). Se chego numa banca de Jornal e vejo esse papel sujo à vista, viro-me pro outro lado. É um horror, muito feio mesmo.

  20. José Oliveira
    05/11/2009 14:06h

    Carlos André
    04/11/2009 23:00h

    É amigo, agora temos um até de Agência noticiosa e um que parece nome de ministro.

    Mas o mundo está mudando, a metamorfose se inicia… a manada? Bem a manada agora já pode ser chamada de récova.

    Achava boi mais “bonitinho”, afinal eram filhos de uma vaca,mas eles preferem ser jumentinhos, então que sejam! Afinal, o Natal vem aí e quem sabe eles consigam uma “boquinha” em algum presépio?

  21. José Oliveira
    05/11/2009 14:07h

    Tarso de Brito
    04/11/2009 22:09h

    Se riu até se mijar, troque a calcinha!

  22. José Oliveira
    05/11/2009 14:10h

    REUTERVASCO
    04/11/2009 20:51h

    É meu agente noticioso. Essa sua notícia é antiga.
    Volte, mas venha com furo!

  23. Eduardo
    05/11/2009 15:33h

    Por que vocês do Casaca não aceitam criticas a administração Eurico Miranda ? Por que vocês acham que o Vasco do Eurico era tudo de bom ? O clube vivia com problemas financeiros , sem receitas , com patrocinios de baixo valor , como o da MRV e da Habib´s ( 300 mil por ano para exibir a logo da empresa na manga do Vasco é dose. O Flamengo fechou com a Bozzano por R$ 250 mil por mês ).

    O caso do Vasco Barra não é assim como vocês andam dizendo. O próprio advogado do dono do CT diz que o Vasco não paga desde o segundo semestre de 2006 , ou seja , que acordo foi esse que o Eurico deixou de pagar 2 anos ?

    Eu gostei de ver o Vasco jogando no Maracanã. Foram 80 mil contra o Ipatinga , 50 mil contra o Bahia , 50 mil contra o Guarani , 30 mil contra o Ceará e 25 mil contra o Duque de Caxias. Esse final de semana , provavelmente mais 80 mil. São Januário é a casa do Vasco , é um estádio bonito , confortavel , mas que não tem condições de sediar grandes jogos. Se não me engano , são 25 mil lugares atualmente liberados pelos institutos de segurança. Os grandes jogos do Vasco merecem o Maracanã como palco. A torcida é grande demais.
    xxxxxxxxx
    Olá Eduardo,

    Vou considerar que você deseja ser elucidado e te responder.

    O contrato com o Habib’s não se tratava de um patrocínio de manga e sim de um projeto voltado para o atendimento ao sócio, estipulando, por exemplo, mais de 1 milhão em obras a serem feitas no complexo de São Januário, royalties e loja voltadas para a rua. Criou-se muita onda sobre esse acordo e maldosamente é dito que tal contrato era pelo espaço na manga. Haviam outros objetivos. O engraçado é que no caso do contrato com a Penalty o expert em marketing fala de 64 milhões em cinco anos, quando na verdade a empresa não paga ao clube, referentemente a cada mês, nem um terço disso. Ele projeta ganhos com lojas, obras, inclui a absorção no contrato de uma dívida discutida na justiça, coloca tudo no bolo e passa prá frente o tal anúncio. No caso do Habib’s não. É vinte e poucos mil e pronto. O orçamento do Vasco em dezembro de 2008 previa um ganho de 3 milhões com o patrocínio da manga. Todos sabiam que havia uma multa rescisória do mesmo valor. Teria o Vasco em dezembro de 2008 uma proposta de 6 milhões de reais pela manga ou aquilo se tratava de um maqueio do orçamento?

    O Vasco em 2008 assinou com a MRV por um ano pelo valor de 3,6 milhões. A nova “gestão” disse que o clube fecharia com a Eletrobrás em fevereiro, fechou em agosto e recebeu livres da empresa os mesmíssimos 3,6 milhões. Quando for receber a próxima parcela novamente vai ter líquido muito menos que o valor de contrato. Por que? Penhoras e mais penhoras. Culpa da administração anterior? Não. O fato é que as peças que lá estão não pagam impostos, não cumprem a lei quanto a demissões (fazem acordo não cumprem e são executados pelo dobro), não cumprem outros acordos feitos pela administração anterior e no final das contas a bomba estoura e eles vêm com lamúrias.

    O Vasco, bem como o Flamengo, o Fluminense e o Botafogo têm um acordo na justiça do trabalho no qual se dispõe a depositar 20% de suas receitas para pagamentos de ações contra si evitando execuções e situações embaraçosas repentinas na vida do clube. Se o Vasco deixa de pagar algo hoje, neste sentido, pode vir a ter problemas no futuro, pois estará descumprindo o acordo. A questão é: se puderem eles descumprirão e quando a coisa estourar porão a culpa nas gestões anteriores dizendo que a dívida não é deles?

    O caso do Vasco-Barra, por exemplo. O Vasco fez um acordo em janeiro que ia até dezembro de 2008 no qual se pagaria mensalmente valor do aluguel e parte do atrasado. A confusão se deu porque foi cobrado do Vasco um valor de IPTU na ordem de 1200% de aumento de um ano para o outro. A bobeada havia sido do dono do terreno que não informou às autoridades competentes a respeito de obras feitas no terreno que mudariam os valores a serem cobrados, em relação ao imposto. Além disso, houve o entendimento por parte do proprietário de que o atrasado dos anos anteriores caberia também ao Vasco pagar, porém o clube não aceitava ter que pagar um valor absurdamente aumentado e, fundamentalmente o prá trás, referente a um período em que nem estava lá. Em meio à briga o Vasco deixou de pagar também o aluguel. Ocorre que no acordo feito em 2008, os mesmos 80 mil que seriam pagos pelo valor firmado pelo aluguel passaram a ser referentes ao aluguel, em si (60 mil) e aos atrasados (20 mil). Ou seja, o proprietário fez um acordo com o clube no qual o Vasco poderia aos poucos pagar o que devia dos anos anteriores, dispendendo o mesmo valor pago anteriormente, em relaçao ao aluguel mensal tão somente. A partir de julho o Vasco deixou de cumprir o acordo. Você acha que o advogado da outra parte vai defender seu cliente dizendo que o Vasco cumpriu o acordo até junho e depois deixou de cumpri-lo entre julho e dezembro? Vai ele fornecer dados ao juiz para que haja um atenuante? Isso é papel do Vasco. Mas por que o Vasco (que possui consigo os recibos de pagamento) não fez isso? Essa é a questão. Politicamente seria bom afirmar que o aluguel foi pago até junho e depois houve a inadimplência? O Vasco, neste caso, ficou em primeiro ou segundo lugar?

    Vamos ao material esportivo. Como se sabe o Vasco possuía a Reebok. O contrato era de 2 milhões ano, o que na época em que foi assinado era um valor razoável. Houve antecipação de recebimento, valores retidos, mas a marca internacional Reebok punha o clube no mercado como sendo de primeira linha. Em junho de 2008 foi apresentada uma proposta à vista de 7,5 milhões de reais para o Vasco, fora material pela empresa Champs. Se houvesse desespero ou falta absoluta de recursos, ou algo do gênero, o Vasco assinaria no dia seguinte. O clube disse para a Champs conversar com a Reebok a respeito e buscou na própria Reebok um aumento do valor a ser pago dada a nova proposta que recebera da Champs. Deu-se o golpe e a nova gestão começou a anunciar que o contrato com a Reebok não prestava e que fecharia com outra empresa. Na negociação disse que a Champs pagaria mais de 10 milhões, segundo declaração dada à imprensa por um dos funcionários da própria Reebok (ou Vulcabrás caso prefira assim) meses depois. A Reebok saiu do Vasco e fechou com o Cruzeiro, segundo dito pela imprensa na época, por 8 milhões. A proposta aceita pelo Vasco surpreendentemente veio com uma defasagem de 20% quanto à proposta de junho e não mais à vista. A Champs foi o que se viu, o Vasco rescindiu unilateralmente o contrato, mas recebendo valores da empresa e agora tem contra si uma ação na justiça a respeito do imbróglio.

    O Vasco estava na seguinte situação até junho de 2008:´

    - Possuía dívidas. Na ordem de 180 a 190 milhões de reais. Um patrimônio maior do que a dívida. Havia alguns problemas de liquidez, mas sanáveis mês a mês com as antecipações feitas junto a TV. Situação infinitamente melhor que os demais clubes do Rio e a maioria dos grandes clubes brasileiros, com três ou quatro exceções, se muito.

    - O clube tinha uma folha baixa e a pagava mensalmente há anos. Tanto atletas como outros funcionários.

    - O Vasco tinha os impostos pagos em dia.

    - O Vasco pagava acordos judiciais e extrajudiciais firmados.

    - O Vasco acabara de complementar uma série de obras feitas no complexo de São Januário, desde hipermeabilização até pequenos ajustes.

    - As outras sedes estavam conservadas.

    - O Vasco não tinha um título protestado contra si.

    - Várias dívidas consideráveis do clube estavam acordadas para serem pagas em 13, 15, 20 anos.

    - O Vasco discutia ainda alguns débitos tributários, como fez ao longo dos anos, obtendo a recuperação de 28 milhões em créditos tributários.

    - O Vasco havia investido muita na base ao longo dos ultimos quatro, cinco anos, após o torniquete financeiro. O primeiro fruto foi a negociação de Phillippe Coutinho por 10 milhões de reais (quando pela lei o clube não teria direito a anda). Entre 2008 e 2009 outras jóias surgiram e houve a preocupação em valorizá-las e manterem vínculo com o Vasco, na maioria das vezes na ordem de 100% (Alex Teixeira renovou acertando ficar com 20% contra 80% do Vasco).

    - O Vasco assinara um contrato com a TV (maior receita dos clubes) até 2011. Trabalhava com recebíveis, ou seja, antecipava o que tinha a receber. Mas fazia isso com responsabilidade. Até a saída da administração anterior havia sido feita a antecipação de 50% dos valores a serem recebidos no primeiro semestre de 2009. Ou seja, fora o restante do período, o clube foi deixado com a possibilidade de antecipação de receitas de dois anos e meio. A Turma da Oportunidade de Prata usou do mesmo expediente (Eurico os ensinou como fazer), mas quando o Vasco caiu para a segundona, o valor a ser recebido em 2009 também caiu pela metade e o Vasco com isso não tinha mais o que antecipar, praticamente, referente ao ano de 2009. Por outro lado não poderia trabalhar com os recebíveis de 2010 porque não havia garantia de que o clube subiria (para as outras partes envolvidas) e caso o Vasco permanecesse na Série B o valor cairia mais uma vez pela metade.

    Por fim, jogos contra Ipatinga, Juventude, ABC, Bonsucesso, Goytacaz e Canto do Rio podem ser no Maracanã (desde que a torcida esteja envolta no sentido de lotar o estádio) porque lá, em São Januário, Engenhão, Edson Passos, Bangu, Mesquita, o Vasco é franco favorito. Mas jogos decisivos contra grandes equipes que vão usar a pressão de seus estádios contra nós devem ser jogados em São Januário, nossa casa, onde a pressão é muito maior. Abrir mão dessa vantagem num momento decisivo, como se fez contra o Corínthians este ano é uma infantilidade. Para se ter uma idéia, Eduardo, enquanto nas partidas semifinais e finais de competições interestaduais, nacionais e internacionais contra equipes fora do Rio o Vasco venceu seis partidas e empatou duas em seu estádio, no Maracanã venceu nove, empatou nove e perdeu oito. Os números não mentem. Jogos dessa estirpe em São Januário proporcionam mais triunfos e conquistas, percentualmente, que os realizados no Maracanã.

    Sérgio Frias

  24. Renato
    05/11/2009 17:14h

    Na verdade, vocês desse site estão em grande desespero porque o Vasco está mudando, está crescendo , serão 40 mil sócios pagando até o fim do ano e isso os desespera. Como pode um clube como o Vasco ter 1000 sócios votando para presidente? Como pode 1000 sócios definir o futuro de um clube com 20 milhões de torcedores. Os grandes vascaínos, os artistas, estavam longe do Vasco, estávamos nas trevas desde 2001, ganhamos um único carioca e apanhávamos como time de segunda , terceira categoria no brasileirão ,vendo os times de SP ganhar brasileiros de forma consecutiva, quase caímos com o Eurico, estou enganado, ou não me lembro de uma vitória de última ou penúltima rodada contra o Atlético Paranaense que nos livrou da degola.
    Conseguimos bons parceiros, clube de sócios, credibilidade , mais democracia no clube e até as olímpiadas usarão instalações do Vasco,coisa que com certeza com a Política do presidente anterior não conseguiríamos, queiram ou não , o Governo Federal, Estadual e Municipal são parceiros fundamentais na restruturação do entorno de SJ.
    Eurico teve seu papel importante, mas deveria ter saído do Vasco , deixado o clube por cima, após o seu primeiro mandato, não se pode permanecer no poder por muito tempo por décadas e décadas, a história da humanidade já nos mostrou isso várias vezes.

    Que o Roberto termine esse mandato e , caso seja reeleito, que seja por uma única vez apenas , que se mude o estatuto do clube para impedir o comportamento “Chavista” no nosso grande Clube.

    **************************
    Não estamos desesperados, não, pode ficar tranquilo, Renato. Estamos aliviados com a subida vascaína. Ainda bem que não foi pior do que o óbvio (caiu-subiu; simples). Imagina o Vasco não subir? Botar a culpa em quem, né? Na herança maldita de novo? Não ia pegar bem.

    Estamos, na verdade, preocupados, com seu discurso pronto, pré-fabricado, digno de jornal do Rio. Você por acaso é redator de algum? Parece. E não, isso não é um elogio. Eu parei de ler sua mensagem mais ou menos na parte dos 475.000 sócios ou algo assim assutador. Deixo para o resto da turma aqui ler o resto e responder pra ti o que acham.

    Nem sei se tenho mais ganas de explicar pela enésima vez que o número citado por puro marketing é de cidadãos cadastrados. Há várias categorias de pagamento, por exemplo, e não há uma reles notinha da parte deles que dê conta do que realmente entra de dinheiro no Vasco. Se entrasse alguma coisa realmente tão estratosférica assim, provavelmente não teríamos os problemas com funcionários que ganham salários baixos, não é? Ou você não soube o que aconteceu ontem em São Januário? Ué, até a situação chiou com o mico pago pelo presidente Roberto Dinamite. É, não deve ter frequentado os jornalões tal notícia (o que é ruim eles escondem, não é mesmo? coisa antiga)…

    Vai pela sombra, cidadão…

    Rafael Fabro

  25. Carlos Henrique
    05/11/2009 18:41h

    REUTERVASCO, Você é um grande IMBECIL! Torrcedor típicio de Segunda Divisão!

  26. Orlando
    06/11/2009 1:38h

    Todo mundo sabe que os bovinos ruminantes vivem de comer capim.
    Até aí nenhuma novidade.
    Mas, a julgar pelo que tenho lido aqui, surgiu uma nova variedade em meio ao imenso rebanho que pasta alegremente.
    Fruto de uma mutação natural ou mesmo manipulação genética (avanço recente que explicaria a pouca idade dos bezerros), fato é que essa variante possui uma singular característica: parece comer somente maconha, e da estragada!
    Também mugem como se houvessem descoberto a celulose.

    Que a Manutençao fique de olho na cerca!
    Talvez fosse apropriado eletrificá-la…

  27. Orlando
    06/11/2009 1:46h

    Ia me esquecendo…

    JORNALECO DE M.!!!!!!!!!

    Nem sabia o preço dessa P.

  28. Carlos Henrique
    06/11/2009 11:59h

    Esse embrulha-peixe é rídiculo. Mas, ele serve para consolar os idiotas que acreditam no banana dinamite e no novo vasco dos muveanos.

  29. rodrigo rj
    06/11/2009 15:00h

    Caro Sérgio Frias,

    O contrato com o Habib’s não se tratava de um patrocínio de manga e sim de um projeto voltado para o atendimento ao sócio, estipulando, por exemplo, mais de 1 milhão em obras a serem feitas no complexo de São Januário, royalties e loja voltadas para a rua. Criou-se muita onda sobre esse acordo e maldosamente é dito que tal contrato era pelo espaço na manga. Haviam outros objetivos.

    Onde estão as obras?

    Vamos ao material esportivo. Como se sabe o Vasco possuía a Reebok. O contrato era de 2 milhões ano, o que na época em que foi assinado era um valor razoável. Houve antecipação de recebimento, valores retidos, mas a marca internacional Reebok punha o clube no mercado como sendo de primeira linha.

    De que adianta isso, se o Vasco não ganhava nada financeiramente, pois o valor pago mensalmente – ninguém sabe o por que, só o Eurico – era tão irrisório, menos de 150.000 por mês. VocÊ já viu os números de hoje em dia?

    Vamos lá Sérgio Frias, me fale um grande time do Vasco montado na gestão do Eurico como PRESIDENTE, ou seja , com livres poderes?

    A verdade dói né…..
    xxxxx
    Olá Rodrigo,

    Você começou bem. Onde estão as obras? No contrato estão previstas. Vamos cobrar a quem de direito? Onde estão as obras? Lembre-se que o contrato se iniciou em janeiro de 2008. Vamos cobrar? Onde estão as obras?

    Sobre a Reebok, quem sabe pouco é você. Houve a antecipação de 1,5 milhões no início do contrato ao Vasco.

    Eu vi a Champs, fechada por 20% a menos que a proposta feita à diretoria anterior (à vista, fora material). Temos uma ação na justiça contra nós com valores sendo pedidos em ordem infinitamente maior do que o do imbróglio com a Penalty e vi o anúncio de que a Penalty traria 64 milhões em cinco anos ao Vasco. Só não se vê o dinheiro.

    Perfeito. 2002 – Hélton; Leonardo Moura, Géder, João Carlos, Alex Oliveira; Donizete, Jamir, Léo Lima, Felipe; Euller, Romário. Este foi montado no meio do torniquete financeiro.

    A verdade realmente dói.

    Sérgio Frias

  30. Antonio Carlos Miranda
    06/11/2009 20:06h

    Dirão que estarão purificados! A queda seria a redenção dos usurpadores. E os compromissos não cumpridos, o patrimônio e o time vencedor? Por enquanto, só enganação e manipulação para vender “mudanças”. Tomaram a porrada histórica do rebaixamento e querem se passar por salvadores da pátria.

  31. Antonio Carlos Miranda
    06/11/2009 20:13h

    Renato
    05/11/2009 17:14h

    Mudar o Estatuto para que, ô marionete?! Colegiado sim para eleger o presidente do Clube. Papo furado esse de a torcida votar. Torcida é massa de manobra para a mídia.

  32. be
    07/11/2009 1:17h

    Engraçadp que é o velho brigando com o novo, o novo com o velho, e os dois falando mal do Vasco… sendo que o vasco vem acima de tudo! Me assusta ver que alguns torceriam para um vexame na série B somente para atingir a atual diretoria. CAsos politicos a parte, acho que situação e oposição devem debater ideias sim, porém nunca torcer contra o gigante da colina. Serie B é vergonhoso? SIM. Porém devemos aplaudir o retorno? CLARO! Afinal serie A sem o Vascão e São Januário parece Série B. Abraço

    *******************************
    O confronto de ideias dentro do Vasco é inevitável hoje. E ninguém em sã consciência torce contra, por favor. A subida é um alívio, claro, mas não digna de comemorações efusivas como se tivéssemos ganho a Mercosul de 2000 ou a Libertadores de 98.

    Rafael Fabro

  33. JO CA
    07/11/2009 3:46h

    Caro Vascaíno be. Não sei o que vc quis dizer com isso.

    Mas acho que a mídia deveria dar o mesmo tratamento a essa atual diretoria.

    Mas tudo é escondido do torcedor. Inventam um monte de mentiras pra tentar nos enganar. E conseguem com alguns torcedores não politizados.

    Aco que vc deveria participar mais desse momento político que o VASCO vem atavessando, e não ficar apenas acreditando nessas matérias tendenciosas da mídia (extra, o globo, o dia, lance, etc…)

    Saudações Vascaínas

    Jo Ca

  34. Cláudio Ribeiro
    07/11/2009 5:08h

    Caro be, lendo o teu comentário, veio a minha lembrança a figura de um jovem na fila do banco Itaú da praça José de Alencar, exibindo orgulhoso aquela rara e encalhada camisa preta com a diagonal branca, com uma aparência de estréia, que os impostores que a criaram, substituindo a cruz de malta pelo nº 10, cujo produto da venda não vai um centavo para o Vasco, usam um símbolo e motivos do Vasco para iludir e ganhar dinheiro na aba do clube, além de reverenciar e favorecer financeiramente o Sr. Adolf Robert Dinamit Hitler, que nada tem a ver com o Vasco, esse ilustre “vascaíno” que faz tudo por amor ao VA$$$$$$$$$$$CO.Esse rapaz estava torcendo contra ou a favor ? Quem daqui, já torceu contra ? Aponta um nome, vai ? Quem fala mal do Vasco? Quem ?

  35. lobo
    07/11/2009 16:30h

    REUTERVASCO,TARSO… ARREGO!

  36. Antonio Carlos Miranda
    07/11/2009 18:30h

    Ei bananão, vc cumpriu a obrigação de recolocar o Vasco na elite e o rebaixamento foi culpa exclusiva sua. Portanto, vaza, está na hora de vc liberar o Clube de outras vergonhas. Vc é uma anta!

    Bovinada, acorda! Esse time do “novo” Vasco é muito limitado!

    Grande piada: cair para se “purificar!”. Porra, isso é a mais lastimável vergonha!

  37. Milton de oliveira Viana
    07/11/2009 18:54h

    Com esse timinho deu para voltar a 1ª, quero ver o timão que eles vão formar para a disputa do proximo campeonato, lá a coisa e outra.
    Vou continuar torcendo, só não acredito nessa turma que aí está.
    Abraços Milton

  38. lobo
    07/11/2009 19:11h

    CARO BE, NA ERA EURICO “VASCO VERDADEIRO”, QUANDO ESTAVAMOS PRESTES A FECHAR PATROCINIO O MUV PLANTAVA ALGUMA COISA NEGATIVA SOBRE O VASCO “EURICO” PARA MELAR A NEGOCIAÇÃO VOCE NÃO LEMBRA?

  39. Antonio Carlos Miranda
    07/11/2009 22:32h

    rodrigo rj
    06/11/2009 15:00h

    Cadê o dinheiro para pagar os funcionários?!
    Quem dirige o Vasco?
    Cadê os titulos do “novo” Vasco?
    Como está CT Heleno Nunes?
    Quanto ganha os parentes do bananão no Vasco?
    E a manutenção dos imóveis do Vasco?
    E o Colégio Vasco da Gama?

  40. Renato
    08/11/2009 10:04h

    Caro Rafael Fabro
    Eu que fico aliviado em ler que vocês “estão aliviados pelo Vasco ter subido novamente”, pois se não tivesse subido imaginem como estaria esse site…

    Não sou redator de Jornal, sou Doutor em Ciências , Pesquisador em Saúde Pública e Vascaíno desde sempre, assim como meu Pai que é imigrante de Portugal e teve, durante muitos e muitos anos, comércio próximo ao Estádio de São Januário. Porém, não sou torcedor de torcida organizada, como aquela que postou uma faixa enorme ontem no Maracanã e que representa bem o que a torcida do Vasco acha do rebaixamento do Clube ano passado, das responsabilidades do Eurico e do Roberto em todo esse processo.
    Não sei onde você leu 475 mil sócios, pois coloquei 40 mil sócios PAGANDO ATÉ O FIM DO ANO, pois 40 mil já estão cadastrados> Aliás eu e a minha esposa somos sócios geral do clube, mas vc não me respondeu como era possível um clube com 20 milhões de torcedores ter 1000 sócios que votam e decidem o futuro do Clube…

    Sobre o pagamento de salários é realmente preocupante, assim como é preocupante os milhares de processos trabalhistas que o Vasco enfrenta, dia desses um tal de Janjão ganhou 500 mil reais do Vasco num processo trabalhista. O Janjão foi jogador de basquete do Vasco nos idos de 1990 ou alguma coisa assim, como explicar isso também?? Fica difícil mas para um possível redator do jornal Casaca, talvez seja possível. Aliás, por acaso você é redator do Jornalde algum Jornal?

    No mais, vamos pela sombra porque o calor do Rio está de lascar mesmo.
    Att

    ***************************
    Renato, Renato, tudo bem? Vamos lá. Primeiro: não, não escrevo em jornal nenhum. Ainda bem. Imagina redigir alguma coisa ao lado de um Calazans, de um Renato Maurício Prado, de um Márcio Guedes ou de um Gilmar Ferreira? Ou será que você é um fã desses “textos” que fazem Nelson Rodrigues se revirar no túmulo? Tenho um trabalho com o qual me identifico muito, embora não possa alavancar minha conta bancária como um Carlos Leite da vida. Felizmente, por princípio meu. Trabalho em saúde também, veja você, mas em outra área do saber. Parabéns por sua carreira. Pelo menos não tem que dizer aquela frase do supracitado empresário: “Eu vivo disso”, sem a menor conexão de prazer com o trabalho, fora os lucros.

    Repetirei: estamos aliviados sim, pois diante da atual administração cruzmaltina tudo era possível. Por sorte, a camisa vascaína tremulando no varal (direitos ao autor Roberto Drummond, mineiro e atleticano já falecido) foi capaz de vencer Juventudes e Campinenses da vida. Você não acreditava na subida para a primeira divisão, caro Renato? A camisa vascaína faz proezas inimagináveis, ainda mais quando é uma desse calibre. Vencer a Série B não foi das tarefas mais hercúleas que protagonizou. Acho eu, pelo menos. Os que pularam feito lagartixas nos lustres do Maracanã (agora, uma homenagem ao Nelson Rodrigues, que tal? Melhor que o Calazans, né?) devem ter achado a maior das conquistas desde 1898. Sigamos.

    Janjão, né? R$500.000… Hummm… Parece-me uma daquelas ações trabalhistas em que os advogados pedem um valor monstruoso como negociação e depois dos recursos, o valor baixa assustadoramente. Estou certo? O Vasco antigamente ganhava fácil ações do tipo ou reduzia bruscamente os lucros dos advogados “bonzinhos” em busca da dignidade humana em valores milionários.

    Procurando rapidamente na internet só achei uma notícia (umazinha, Renato, ainda mais contra o Eurico? Algo estranho no ar…):

    “O ex-jogador de basquete Janjão ganhou uma ação trabalhista contra o Vasco, clube que defendeu entre 1999 e 2001. O atleta, num processo iniciado em 2003, mostrou que o Cruzmaltino lhe devia salários, depósitos do FGTS e outros valores. O advogado Thetonio Chermont de Brito calcula que a indenização superará R$ 500 mil. A decisão é de primeira instância e cabe recurso”.

    O interessante nesta história toda é que a matéria é veiculada por um site que nasceu de uma costela do MUV e tendo como fonte um jornal que alavancou a atual administração ao poder. Só poderia ser mesmo a única notícia encontrada (e talvez a que foi lida por você). É curioso que mesmo um jornal desses e site idem têm que publicar o seguinte: “O advogado Thetonio Chermont de Brito calcula que a indenização superará R$ 500 mil. A decisão é de primeira instância e cabe recurso”. O advogado calcula? Claro que calculará pra cima como em qualquer negociação, não é mesmo? Tarefa dele. E a do Vasco baixar. Vamos ver se o atual jurídico do Vasco é capaz, pois CABE RECURSO. Duas palavrinhas e tudo muda, não é mesmo?

    Sobre a campanha de sócios. Claro, Renato, que usei uma hipérbole quanto ao número. Licença poética, tudo bem? Conhece? Bom, vamos lá. Você deve saber quais são as categorias da campanha. A primeira e mais barata para chamar os incautos não dá direito a quase nada, muito menos a voto; tanto que o nome-fantasia da brincadeira é “Torcedor Vascaíno”. Olha o que achei nas letras miudinhas do regulamento que muita gente não deve ler: “O Torcedor Vascaíno não poderá votar ou ser votado em eleições do Club de Regatas Vasco da Gama”. Ué, mas não era sócio, poxa?

    A tal campanha é operacionalizada por uma empresa que fica com um montante do dinheiro que poderia entrar no Vasco direto como antigamente. Deves saber também que o número de quase 40.000 “sócios” na verdade é uma pegadinha linguística muito ao gosto dos viciados no marketing. O nome ideal e corretíssimo aí seria: ca-das-tra-dos e não sócios (como demonstrado anteriormente). Sócios são aqueles que pagam as cotas, podem definir os rumos do clube e não os que botaram simplesmente seu nome na internet junto com endereço ou entraram na onda do “torcedor vascaíno. Não seria simples que o Vasco ou a empresa terceirizada que faz a campanha (e faz para outros clubes por aí, cujos “sócios” não estão muito satisfeitos) publicasse com provas quantos desses 40.000 são realmente sócios e pagantes, não meramente participantes da categoria “torcedores vascaínos” ou que se cadastraram e deram no pé na segunda mensalidade?

    Acredito também que o Vasco pudesse ter mais sócios. E olha que tem mais que Flamengo, Fluminense e Botafogo, hein? Era só aproveitar a onda que vai terminar logo, logo, porque a imprensa não aguenta sustentar tanta “vascainidade” de fachada por muito tempo. Será que o número de sócios aumenta fora da Série B? Tomara e que não sejam meros cadastrados, hein! O sentimento não pode parar, não é isso? Por isso que acredito que aquela massa toda que comemorou no sábado estará em peso para uma possível final contra o Flamengo no Estadual? Ou será que não?

    Ah, se você falou 1000 sócios vascaínos, está bem enganado (será que você assistiu Roberto no “Bem, Amigos” e acreditou?!). Deve estar lembrando de quantos aderiram (e foram menos do que 1000) à Eleicirco (direitos agora a João Carlos Nóbrega, nobre colunista deste site) em meados do ano passado. Os únicos sócios a favor da administração de Roberto Dinamite. Muito pouco, não é verdade? Mas, continuemos a prosa.

    Termino a resposta quilométrica (como você é um cara pesquisador, doutor e versado em Saúde deve gostar de ler e não vê problema nisso; deve ver sim nos gerúndios do Roberto e na sua capaciadde de comunicação, mas rolemos a bola) com a sua seguinte frase que garimpei como agulha no palheiro: “Sobre o pagamento de salários é realmente preocupante”. Uma sentença minúscula sobre o drama vivido pelos funcionários no meio de um pantanal. Sintomático, meu caro. Tentou esconder, mas o rabo de gato ficou de fora. Pois é, não dá para contorcer a ilusão a ponto de virar realidade.

    Caro pesquisador, meus cumprimentos e continue na sombra!
    Rafael Fabro

  41. helio
    09/11/2009 10:49h

    os textos de vocês poderiam ser mais afirmativos. sempre são em tom de ironia. se for pra denunciar, escrevam de forma direta, por favor.

    ********************************
    Escreveremos, pode deixar. Você que manda.

    Rafael Fabro

  42. Marcelo MFN
    09/11/2009 17:29h

    Caro Rafael, concordo com você quando diz que Dinamite teve sua parcela de culpa no rebaixamento do Vasco. Mas na minha opnião isso já era questão de tempo, o Vasco cairia mais cedo ou mais tarde graças aos seguidos times medíocres que Eurico (antes idolatrado até mesmo por mim) nos deu nos últimos anos.
    Seja realista e seja antes de tudo Vascaino de verdade.
    O Vasco hoje está no caminho das vitórias, tanto dentro quanto fora de campo. Hoje temos o prefeito, o governador e o presidente da república dando apoio ao clube, coisa que jamais aconteceria com Eurico no poder.
    Tudo bem que comemorar título da série B é ridículo, pior seria ser vice desta divisão, coisa que não duvido muito que aconteceria com Eurico na presidência. Eu sou a favor de não colocar este troféu em São Januário. Eu o enviaria via Sedex para a residência do Eurico que foi quem desencadeou o nosso processo de rebaixamento ha anos atras.
    Sei que o preço destas mudanças foi alto demais para nós. Ter que aturar as gozações dos meus amigos mulambos é extremamente desagradável. Mas ter esperanças de um Vasco vencedor me faz sentir mais aliviado.
    Quero voltar a ser feliz como fui aos 10 anos de idade em minha primeira final do carioca (1977) e como fui em todas as demais finais que sempre estive presente dalí por diante.

    Em tempo: Parabéns pelo seu artigo “a arte de ser anti flamenguista”. Mas a arte de ser Vascaino de verdade é acima de tudo desejar que nosso clube volte a ser vencedor em tudo que disputa.
    SAUDAÇÕES CRUZMALTINAS.

    ************************************
    Marcelo, só colarei umas frases suas por aqui para que as releia, ok?

    1. “Dinamite teve sua parcela de culpa no rebaixamento do Vasco” (É verdade, ele teve uma parcela de culpa, o resto cabe à alta administração do clube desde o golpe de meados de 2008)

    2. “O Vasco cairia mais cedo ou mais tarde graças aos seguidos times medíocres que Eurico (…) nos deu nos últimos anos” (O Vasco nunca caiu, nunca chegou perto disso nos últimos anos, apesar da grita geral da imprensa de sempre: isso é história, fato; um verbo como “cairia” é fantasia sua que só se tornou realidade nas mãos de outros que não Eurico, não é mesmo? Acaso?)

    3. “Seja realista e seja antes de tudo Vascaino de verdade” (poderia responder com alguns impropérios, mas serei elegante e tentarei entender e me render a seu raciocínio básico: “vascaíno de verdade” é ser contra o Eurico e botar tudo que é culpa nas costas dele, mesmo passados meses, anos? Acertei?)

    4. “O Vasco hoje está no caminho das vitórias, tanto dentro quanto fora de campo” (foi sua melhor piada, principalmente quanto ao “fora de campo”; se soubesse a confusão que está lá…)

    5. “Hoje temos o prefeito, o governador e o presidente da república dando apoio ao clube” (o presidente é o melhor deles, veja uma frase bacana tão ao gosto dessa gente bronzeada de valor que enaltece a Série B como ouro: ‘Você quer que eu, que acabei de ser recebido pela rainha Elizabeth II, na Inglaterra, receba um timinho da segunda divisão?’ Triste, não é?)

    6. “Eu sou a favor de não colocar este troféu em São Januário. Eu o enviaria via Sedex para a residência do Eurico” (pode ficar tranquilo quanto a isto, o troféu vai pra Alerj, já foi definido por causa do furor de excitação do nosso “presidente”; ele merece tê-lo a sua vista sempre e não em São Januário que ele vê só um dia por semana)

    7. “Ter esperanças de um Vasco vencedor me faz sentir mais aliviado” (opa, já é um bom sintoma; quer dizer que está cogitando a saída de Mandarino e cia. do poder?)

    8. “Quero voltar a ser feliz como fui aos 10 anos de idade em minha primeira final do carioca (1977) e como fui em todas as demais finais que sempre estive presente dalí por diante” (todos queremos voltar a tal felicidade, Marcelo. Que bom que você não falou que a Série B já resgatou esse sentimento pra ti, ficaria preocupado. Esse tempo de vitórias retornará, pode estar certo disso).

    Em relação ao texto sobre o anti-flamenguismo, agradeço que tenha comungado do mesmo sentimento. Espero que venha a comungar desse sentimento nosso de que a Nau Vascaína não está em bom rumo, Marcelo. E precisamos contestar a imagem ilusória de que ela esteja navegando a toda, quando o mar é de Série B.

    Rafael Fabro

  43. Renato
    09/11/2009 20:54h

    Tudo bem Rafael, obrigado pela preocupação.
    Eu creio que pelo menos estamos de acordo quanto a importância do nosso trabalho no Campo da Saúde. Quanto ao Carlos Leite, é mais um empresário do Futebol que vem ficando rico no meio do futebol, assim como muitos outros antes dele e outros virão. Inclusive, bom lembrar, muitos empresário tinham livre acesso no Vasco ou no Flamengo, como, por exemplo, o Juan Figger. Ou isso não é verdade??
    Quanto ao Vasco subir, não passou da obrigação mesmo, nisso também concordamos. E , eu repito também, fico aliviado em saber que todos do “casaca” estão também aliviados. Entretanto, os milhões de vascaínos que comemoraram o retorno do Gigante ao seu lugar de direito não o fizeram por serem alienados, imbecis , não, eles comemoraram a cura de uma ferida que foi aberta ( outras ainda estão abertas) por um processo crônico de falta de credibilidade do clube, de incompetência para gerir recursos, de dívidas que se somaram ao longo do tempo (dívida de milhões com jogadores como Romário, Edmundo, jogadores de basquete como o Janjão, o meia Donizete Amorim, o atacante Donizete Pantera, Luizinho Quintanilha ,William, Evandro, Reinaldo, Juliano, Ramon, Edinho, Victor Boleta e Ozéia, Sandro, Omar, o zagueiro Rogério Correia, o atacante Euller, o zagueiro Wellington Paulo, o atacante Bruno Lazaroni , Cássio, Pedrinho, Júnior Baiano, Lorena Betina (remadora), Róbson Luiz, Leonardo Moura, , Euller, Evaristo de Macedo, Petkovic, Alexei (basquete) e Manoel Tobias (futsal), etc etc etc etc etc etc etc. Todos esses processaram o Vasco à toa?? Talvez tenha sido, mas cabe recurso, cabe recurso…
    Sobre a campanha de sócios, acho , caro Rafael, buscamos informações em locais diferente, pois desde o primeiro dia de lançamento do plano eu vi com toda a clareza, não em letras miudinhas, que o Sócio Torcedor Vascaíno, que paga 20 reais por mês , não tem direito a votar ou ser votado. Por isso que sou Sócio Geral e não entrei como Sócio Proprietário porque quero ver como irá o encaminhamento do Clube ao longo do tempo. Pois sabe como é Rafael, de repente o Roberto gosta do Poder e quer ficar lá para sempre… a gente conhece essa história. Só que com 20 mil pessoas votando fica mais difícil levar todo mundo no cabresto, comprar voto, fazer troca de favores, essas coisas da política brasileira que ocorre em vários níveis…
    Eu sei que não há 40 mil sócios cadastrados e pagando, mas obrigado por tentar me explicar isso, mas sei que boa parte deles está efetivamente pagando (eu conheço 10 pessoas que estão pagando ). Mas talvez o Casaca pudesse fazer uma pesquisa mais séria e ver se os Vascaínos gostariam de ter o Eurico de volta ou o Roberto… Talvez a faixa estendida pela FJV, que muitas vezes gritou o nome do ex-presidente por causa da entrega de ingressos gratuitos, possa nortear um pouco o que encontraríamos na resposta dessa pesquisa.
    Acredito que a realidade está posta com todas as suas facetas, boas e ruins, mas não dá para esconder o rabo de Jacaré dos últimos 7 anos de administração do Clube de Regatas Vasco da Gama, que se apequenou, que ficou isolado, que ficou sem dinheiro e sem credibilidade para ter um contrato de publicidade decente, tendo que vender a Marca Vasco por ninharia , por valores abaixo de clubes como Atlético MG ou Botafogo. Realmente, para concordar com você novamente, “não dá para contorcer a ilusão a ponto de virar realidade”
    Pelo menos dessa vez não houve a “ação democrática” de não colocarem a minha mensagem, sinal de que realmente algumas coisas podem mudar no interior da “sombra”. Espero que isso não tenha sido feito por eu ser um pesquisador, doutor e versado em Saúde, mas porque os administradores desse site tenham perdido um pouco do ranço Chavista do ex-presidente dos companheiros vascaínos desse site
    A propósito, ficar na sombra pode ter alguns significados diferentes,, um deles significa OMISSÃO, o fato de não expressarmos o que pensamos, sentimos e queremos. E assim, de sombra em sombra, as pessoas esquivam-se condição real, perdendo chances incríveis de mudar uma realidade. Porém, atorcida Vascaína está , ao contrário desse processo, “saindo da Sombra”.

    Passar bem prezado profissional do Campo da Saúde.
    Xxxxxxxxx
    Olá Renato,

    Depois o Rafael te responde, caso queira.

    Os empresários desde a Lei Pelé e até mesmo antes dela fazem parte do futebol, mas um clube ficar na mão de um empresário que põe mais de uma dezena de atletas agencia o técnico e outros do futebol daquele clube é que está errado, compreende?

    Quem abre e fecha feridas é o indivíduo, mas a HISTÓRIA do Vasco nestes 22 anos e meio não tinha nenhuma ferida grave quanto ã queda. A HISTÓRIA do Vasco neste tempo trouxe para qualquer vascaíno não imbecil, não alienado e com um mínimo de sensatez uma série de títulos inéditos e inesquecíveis, vários deles com participação direta de Eurico Miranda em ações nos momentos decisivos. Temos gratidão por isso. Nenhum outro dirigente brigou tanto pelo Vasco e disso até imbecis e alienados tem ciência.

    Se havia ferida aberta com tais dívidas estas foram fechadas com o acordo trabalhista feito pelo Vasco, nos mesmos moldes dos feitos pela justiça do trabalho com Fluminense, Botafogo e Flamengo. Os clubes utilizaram desse recurso e nem isso essa direção pode choramingar. As dívidas constituídas de julho prá frente com a demissão de 69 funcionários, muitos deles com 20, 30, 40 anos de casa sem que lhes fossem pagos os direitos trabalhistas e o posterior descumprimento do acordo onerando o clube em até 100% do valor em posterior execução, isso sim não tem recurso e já era. O Vasco tem que pagar e as penhoras se dão por isso.

    Engraçado você não mencionar feridas expostas quanto ao não pagamento de impostos, funcionários, acordos, Vasco-Barra, perda de atletas para o empresário em razão de dívidas não pagas (a juros), perda de classificação na canetada (nenhuma ferida?), queda para a segundona (nada?), despejo(?), atletas do colégio Vasco da Gama com alimentação inadequada (fala aí o da saúde?), f uncionário sem dinheiro para enterrar o próprio filho (?), funcionário ridicularizado pelo presidente ao pedir para que este lhe pagasse a fim de poder pagar o colégio dos filhos (?).

    O vascaíno que não é imbecil nem alienado pode comemorar as vitórias do Vasco e se aliviar com a subida, mas também deveria de antemão saber que tal hipótese era mais do que previsível.

    Bom, sobre o programa de sócios o teu presidente afirmou que todo mundo vota e isso faz três dias. Se o estatuto disser que o sujeito pode ficar o resto da vida é assim que vai funcionar. E daí? Basta ganhar as eleições sempre. O estatuto diz, por exemplo que os beneméritos possuem um cargo vitalício. E daí? Qual é o problema? Por outro lado é um sonho de uma noite de verão achar que o Vasco terá por anos 20.000 sócios adimplentes com direito a voto. Isto é não conhecer o Vasco minimamente. O programa de sócios, sem café com leite e com o devido desdém da mídia, registrou mais de 12 mil pessoas com o pagamento da primeira mensalidade para vir a se tornar sócio proprietário do clube. Entrar no plano é fácil, mas pagar durante anos é que complica as coisas.

    O que é comprar voto? Eu prometo isso, aquilo e aquilo outro. Isso faz parte da política em todo o mundo. Vai acontecer com 500 votantes ou 3.000 votantes. Pare de forçar esses 20.000. A atual diretoria tem interesse em esconder os números reais e vai tentar jogar isso no ar para futuras eleições, mas só um imbecil ou alienado acredita que o clube tenha hoje tal número de sócios estatutários adimplentes.

    A sério ninguém leva o Roberto, enquanto o Eurico muitos temem. A mídia adora o Roberto (agora) e detesta o Eurico. O vascaíno ainda acredita na mídia. Não há como comparar ambos em termos administrativos. Qualquer sujeito que não seja imbecil ou alienado sabe disso. Não há por que fazer tal enquete. Eurico não é candidato, já Roberto tem que dizer que quer ser, pois o objetivo maior é mais uma reeleição para deputado estadual (brilhante deputado, não?).

    Não havia nada escondido, Renato. Nem o rabo do jacaré, nem o zoológico todo. Ficou muito clara a situação do Vasco até junho de 2008. O clube pagava salários, impostos, acordos judiciais e extrajudiciais, mantinha suas sedes conservadas, investia na base, principalmente após o torniquete,o que gerou frutos desde o ano passado, mantinha o colégio Vasco da Gama dentro do clube, mantinha respeito nas entidades desportivas que comandavam o futebol brasileiro sob o aspecto institucional e financeiro , estava em nono lugar no Campeonato Brasileiro mantendo a condição que ostentou nos três anos anteriores, ou seja, de classificado para a Sul-Americana, conquistou um título Carioca, uma Taça GB, duas Taças Rio , chegou pela primeira vez em um final de Copa do Brasil, obteve um feito histórico através do milésimo gol de Romário (que só um imbecil ou alienado não percebe a importância que teve), não conquistava um título há quatro anos e meio, mas tinha a sua frente alguém que conquistara 14 em 22 anos e meio. Trocou e deu no que deu. Caiu para a segundona e agora resta mesmo é comemorar e muito título de série B para tentar encobrir o erro de avaliação e escolha feito em 2008, seja através do voto ou no apoio ao golpe lícito.

    A Força Jovem recebia ingressos e gritava contra ou a favor. Essa questão é menor. Hoje aplaude até goleada de 4 x 0 em clássico, com direito à eliminação. As coisas mudaram. Se você fosse presidente do clube faria o mesmo. Não queira ser politicamente correto e imaginar que a torcida organizada deveria apoiar o clube independentemente de ingressos dados e que, portanto, o certo seria não entregá-los a elas. Seria autismo. O pessoal que entrou falou que não o faria e sucumbiu logo depois. Na verdade o único que bancou isso em várias vezes, batendo de frente com a organizada foi mesmo Eurico. Até nisso ele dá de dez nessa turminha que entrou.

    Credibilidade é ter crédito. Eurico Miranda tinha crédito e muito, pois cumpria o que acordava. Enquanto a oposição ficava preocupada com o patrocínio do Atlético-MG e do Botafogo, Eurico Eurico se preocupava era em ganhar a maior cota de TV que era a maior receita dos clubes, como é até hoje. Sedimentada a posição do Vasco com um contrato fechado até 2011 ele tratou de se aproximar de parceiros de ponta como MRV e Habib`s, confundido com um parceiro de manga. A Reebok veio antes e foi a melhor fornecedora de material esportiva que tivemos até hoje. O Eurico teve a Champs por 7,5 milhões (à vista, hein?), mas não foi sôfrego atrás da grana. E olha que a proposta foi próxima ao golpe. Também não aceitou por quase uma dezena de vezes a ALE por 100 mil jogo. Guaraviton, então, nem pensar. Enquanto a oposição estava preocupada com o patrocínio do Atlético-MG ele estava preocupado em garantir os jogadores de base com altíssima percentagem ao Vasco. O patrocínio, sabia ele, não é mais a principal fonte de receita. Quando era ele arrumou o maior contrato de patrocínio da história do clube. Estamos com a Eletrobrás, recebendo 7 milhões e levando apenas metade ou 30% disso segundo informações da própria mídia. disso. Vá ver da onde vem as penhoras. Qual a razão para elas virem à tona. O Vasco está amarrado a um contrato no qual a relação não é equânime e a dependência do poder publico dita as coisas. Aí a turminha reclama do Habib`s. Reclama, mas põe no orçamento e a turminha aprova que o valor para 2009 seria de 3 milhões, sem lembrar de colocar o valor da multa rescisória. E vem a Penalty, ignorando-se o prejuízo futuro da Champs. Anuncia-se um contrato de 64 milhões por cinco anos. Ninguém sabe nem entende como, mas tudo bem. O que se sabe é que se o Vasco rescindir em menos de dois anos toma prejuízo, pois a parte que o clube deve à Penalty será cobrada por inteiro. Mas tudo bem.

    Você, pesquisador, doutor pode ser brilhante quando o tema é saúde, mas em termos de Vasco muito pouco sabe e muito ignora. Aproveite suas pesquisas para fazer algumas sobre o Vasco, mas a fonte não é a Biblioteca Nacional e sim a história do Vasco e de seus homens. Vai dar trabalho, mas se é mesmo um bom pesquisador vai acabar chegando lá.

    Das sombras da segunda divisão o Vasco está saindo, mas o futuro permanece sombrio. Do clube, é claro.

    Vá pela sombra doutor e arrume mais algum título para vir discutir Vasco conosco em plano de igualdade. Por enquanto, em termos de conhecimento do Vasco, de sua realidade sua gente e sua história seu saber é primário.

    Sérgio Frias

Comente »

Deixe seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode acompanhar os comentários via RSS.

Seja educado. Evite palavrões. Mantenha-se no tópico. Sem spam.