Home » Sérgio Frias

A Rivalidade

[ 04/12/2009 | 51 Comentários | Imprimir Imprimir ]

*Peço desculpas aos leitores por terem que ler dois textos meus seguidos, mas achei pontual e importante falar de forma mais abrangente sobre o tema. Um postante mandou um artigo em março de 2007 e fez questão de reproduzi-lo esta semana, pois o achou bem atual. Segue abaixo a opinião dele e, em seguida, a minha exposição. Agradeço a todos pela atenção e prometo que logo, logo o Rafael vai pôr sua coluna no ar.
Sérgio Frias
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Por Marcus S. Ferreira:
Escreví esse artigo em 2007 e acho o mesmo bem atual , concordo com o Sr Francisco Kronemberger Martins .

Sexta-feira, 2 de março de 2007

Chega de Campeonato à parte!

Sou associado do Vasco e estive ontem no Maracanã apoiando a equipe, acreditando até o final.
Tecnicamente não nos comportamos bem no confronto com o rival, se formos tirar como referência Vasco 3 x 1 Flamengo, pelo 2º turno do Brasileiro 2006, mas fico a me perguntar sobre o que fazer em nível psicológico para que nosso elenco não se sinta pressionado/abalado quando os adversários são Flamengo ou Corinthians? Clubes que, simplesmente, não conseguimos superar em jogos eliminatórios e decisivos.

O que vem acontecendo? Penso serem necessárias entrevistas do elenco com um Psicólogo, até mesmo para saber quais as causas da falta de atitude e de maturidade para superar especificamente estes oponentes e, também, e não nos esqueçamos, os jogos em São Januário, onde o Vasco já deixou escapar classificações, pontos importantes no brasileirão 2006 e perde até mais do que ganha ou empata, sendo exatamente o oposto do Boca Jrs, por exemplo, que é quase imbatível em La Bombonera, muitas vezes com uma equipe, nem tão boa assim! Temos um bom elenco, disciplinado, toda uma estrutura, mas no domingo, mais uma vez tudo deu errado.

Cruzamentos errados, Morais desaparecido do jogo,Conca perdido fazendo jogadas praticamente sozinho sem ninguém para com ele tabelar, e, finalmente, Leandro Amaral e Marcelinho isolados no ataque correndo de um lado para o outro em vão e ainda achamos aquele gol! Ufa! Seria, sim, o caso de se trabalhar a inteligência emocional de nosso jogadores para lhes fazer despertar talento e personalidade. Continuo acreditanto nos jogadores, na Taça Rio e espero que o Renato continue no comando da equipe conquistando o título que vimos perseguindo há algum tempo! Mas para a atual fase perdedora do grande Vasco, temos o culpado, o responsável pelo que aconteceu no domingo: o Presidente Interino, que transformou o Flamengo na sua Moby Dick. Ora, todos sabemos como termina o Romance de Herman Melville. O Capitão Ahab morre preso à Baleia branca, que virou seu túmulo. Ahab, foi vítima de sua louca e deseperada luta para matar a grande Cachalote branca. A atual diretoria interina, perdedora (com base em estatística pura), está envergonhando o Club de Regatas Vasco da Gama, sua história de glórias, e sua apaixonada torcida, que tem sido motivo de chacotas por causa desta guerra particular com o Flamengo. As pressões desmedidas vêm causando instabilidade no elenco, tirando a confiança e tranquilidade do grupo para desevolver suas potencialidades, sua inteligência emocional. Se o Dr. Eurico deixasse o elenco trabalhar em paz as vitórias e títulos viriam como consequência natural, como foi em 1997, 1998 e 2000, quando superamos o próprio Flamengo em vários jogos e conquistamos títulos importantes como a Mercosul sobre o Palmeiras, naquele fantástico 4X3. Mas vencer o Flamengo é mais importante, é tudo o que queremos…não importa perder vaga na Libertadores duas vezes no mesmo ano!!! Não importa ser eliminado da Copa Mercosul, sofrer duas derrotas para o Corinthians no brasileirão, não importa perder para o rebaixado São Caetano, em casa, e saber que estes 3 pontos poderiam nos colocar na Libertadores 2007. O importante, o verdadeiro campeonato do Vasco é bater o Flamengo.

CHEGA!!! O Vasco não se resume a esta guerrinha. O Vasco é grande e tem muitos rivais, não só o Flamengo! O Vasco precisa ser temido, respeitado, no Brasil, em terras sul-americanas e na Europa, como são, hoje, Internacional e São Paulo. E o Vasco nada tem de menor do que estes clubes. Tenho fé que ainda verei meu clube ser campeão do Mundo e ser, acima de tudo, um clube de vencedores!

Atenciosamente,

Marcus S Ferreira
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Achei mais do que oportuna a mensagem enviada.

O próprio autor diz ser ela bem atual.

O problema maior existente entre os vascaínos, desde 2007 – ou até bem antes disso – está na interpretação daquilo que se fazia pelo clube.

O Vasco como instituição defeca para o Flamengo. Possui estádio e não um poleiro, outras sedes e uma situação financeira infinitamente melhor que a do adversário.

Voltemos ao dia 02 de março de 2007.

Como estava o Vasco naquele momento?

Havia acabado de perder nos pênaltis a classificação à final da Taça Guanabara após o empate em 1 x 1 contra o rival.

No ano anterior perdera para o rubro-negro a decisão da Copa do Brasil em duas partidas por 2 x 0 e 1 x 0 respectivamente. Em 2006, no entanto, dos cinco jogos que disputou contra o oponente havia vencido três. Um deles ganho com o time reserva, enquanto o adversário contava com oito titulares em campo.

A rivalidade era flagrante mesmo. Num jogo do Campeonato Carioca daquele ano de 2006 que nada valia – pois os dois estavam fora – o meia Renato, desesperado após o fim do jogo, tentou agredir o árbitro Edilson Soares. O Flamengo sentia e muito derrotas contra o Vasco.

No Estadual, por sinal, o rubro-negro não nos vencia desde 2004 e assim permaneceria no ano de 2007 neste campeonato, pois na partida seguinte o Vasco passearia no Maracanã aplicando um 3 x 0 inquestionável, repetindo o placar de 30 anos antes a seu favor, com direito ao coro “mil, mil, mil”.

Naquela década, por sinal, o Vasco participara de oito finais, tendo vencido quatro delas. Fora campeão contra o São Caetano em 2001, Flamengo em 2003 e Fluminense em 2003 e 2004. Perdera para o Fla em 2001, o Americano em 2002 e o Fla em 2004 e 2006.

Enquanto isso o rubro-negro jogara onze decisões e perdera cinco delas. Vencera o Fluminense, o Vasco e o São Paulo em 2001, além de Fluminense e Vasco em 2004 e Vasco em 2006. Perdera do San Lorenzo-ARG em 2001, Vasco em 2003, Cruzeiro em 2004, Fluminense e Santo André em 2005.

Naquele momento o número de conquistas das equipes do Rio de Janeiro – a partir de 1923 quando chegamos para ficar na primeira divisão – mostrava os seguintes números:
Vasco – 118 conquistas
Flamengo – 110 conquistas
Fluminense – 81 conquistas
Botafogo – 64 conquistas

Notava-se claramente quem era o maior rival de quem nos confrontos cariocas.

O Vasco conseguira enfim, abrir duas vitórias de vantagem nos confrontos válidos pelo Campeonato Brasileiro, após a vitória de 3 x 1, meses antes.

O Flamengo não nos derrotava há quase dois anos.

Há uma interessante indução ao leitor no que tange à rivalidade entre Vasco x Flamengo. Eurico Miranda teria sido o responsável por acirrar a disputa. E foi mesmo.

Desde sua chegada ao Vasco na função de vice-presidente de futebol, Eurico desafiou o Flamengo, mais ganhou do que perdeu do adversário, viu o Vasco conquistar muito mais títulos importantes que o rival, cansou de humilhá-los com goleadas acachapantes, escalação de times reservas, shows de Bebeto, Edmundo e Romário, todos adquiridos junto ao clube da Gávea. Neste período conseguimos a maior sequência de vitórias em menos tempo na história de todo o clássico e fizemos até o acovardado queridinho da mídia fugir de confrontos. Fomos roubados em muitas partidas, em lances decisivos, em finais, mas mesmo assim podíamos enfrentá-los e fazê-los tremerem com mais uma goleada ou vexame imposto por Cocadas ou Paulões.

E o Fluminense? Nosso algoz das decisões. Aquele que liderava as estatísticas e invariavelmente nos fazia sair de cabeça baixa do Maracanã em decisão de título, turno, triangular purrinha e cuspe em distância. Aonde foi parar o Fluminense? O que sabem as novas gerações de vascaínos a respeito do Fluminense? O que é o Fluminense perto do Vasco neste 02 de março de 2007?

O acirrar da disputa com o Fla aniquilou o Fluminense como adversário do Vasco. Será que deu para entender? O Vasco venceu simplesmente todas as decisões de campeonato, turno, taça, contra os tricolores. Foram sete. Uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete. Em 1988, 92, 93, 94 (duas vezes), 2003, 2004.

E contra o Flamengo? Foram 17 decisões. O Vasco venceu a Taça GB de 1986, o Carioca de 1987, o terceiro turno de 1988, o Carioca de 1988, a Copa Rio de 1993, a Taça Guanabara de 1998, a Taça Rio de 1999, a Taça Guanabara de 2000 e a Taça Guanabara de 2003, completando nove conquistas. Perdeu oito. O Flamengo ficou simplesmente dez anos sem vencer uma decisão do Vasco. DEZ ANOS!

Mas a mídia não contou prá ninguém. Pelo contrário. Quando possível falava de um penta vice que nunca existiu. Enquanto o queridinho acumulava vice atrás de vice. E Eurico brigava, esbravejava, provocava e convocava a ira da naçãozinha. Passou a ser chamado de ladrão, truculento, nefasto. Por que? Desafiara o todo-poderoso da mídia. Punha as coisas nos seus devidos lugares dentro do campo com chocolates, taças e reversão de um quadro vivido pela dupla Fla x Flu, por mais de 20 anos.

Em março de 2007, grande parte da torcida do Vasco já havia comprado a briga da imprensa contra o próprio Vasco. A torcida cruzmaltina já se convencera que o problema era Eurico Miranda. A solução? Não importava. Qualquer néscio que adentrasse São Januário faria melhor porque estava tudo errado.

A extinta sigla já sabotava o Vasco na madrugada de jogos decisivos, ia atrás do nosso patrimônio para ajudar a fim de que este saísse de nossas mãos e prometia mundos e fundos. Assustava a todos. O Vasco deve 200 milhões, 300 milhões. Aquilo lá é uma caixa preta. Nós não vamos às reuniões dos poderes. Nós discutimos o Vasco na imprensa. Os poderes do clube não valem nada. Todo mundo que está com Eurico rouba e o Vasco tem a dívida que possui porque ele roubou o clube. E as sandices eram repetidas e repetidas e repetidas.

No ano seguinte, não em março mas em junho, o desejo da mídia foi satisfeito finalmente. Eurico Miranda não estava mais no Vasco e entrava um sujeito absolutamente incompetente, incapaz e despreparado para seu lugar.

Os incautos, mal acostumados com 14 títulos dados por Eurico em 22 anos e meio, vociferavam por novos tempos. Estávamos há quatro anos e meio sem conquistas. Acreditou-se que com mídia a favor e dezenas de promessas o clube estivesse no Japão em 2011.

O Vasco começou a cair de divisão, de importância, de patamar, exatamente quando resolveu fazer aliança com o Flamengo. Numa quinta-feira o time venceu o Sport por 4 x 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, mas a diretoria resolveu não motivar o clássico. Tratou Vasco x Flamengo como um jogo comum. O Vasco estava naquele momento há quatro pontos da Libertadores, em sétimo lugar no campeonato. Enfrentaria o líder e se vencesse diminuiria a diferença para seis pontos. Mas qual o que? O negócio era promover o Jogo da Paz. Roberto e Marcio Braga juntos. O mesmo Marcio Braga que sacaneara a geração de Roberto o quanto pôde até aparecer Eurico Miranda e colocá-lo no seu devido lugar. O esperto Marcio Braga que confiou no apoio de Eurico em 1987 e viu escorregar entre os dedos o título de Campeão Brasileiro, já no ano seguinte. Ele, Márcio Braga que teve de engolir seu Flamengo ser superado pelo Vasco durante toda a década de 90 e manter-se na atual década abaixo do rival no confronto direto. Algo perturbador desde aquele longínquo 1986.

A torcida do Vasco não foi em bom número ao estádio, apesar da goleada três dias antes. A do Flamengo compareceu e comemorou o apequenamento do Vasco. O Fla ganhou de três e poderia ter feito seis. Os flamenguistas disseram em pleno estádio terem pena de Roberto. Quem cumpriria a pena a partir dali era o Vasco. O time e o clube se perderam, desde então.

No jogo do returno, Marcio Braga voltava a gozar o Vasco. Dizia que o time era fraco. Menosprezava e ria. Ao jogo… e perdemos. Eles nos ultrapassavam novamente nas estatísticas do Campeonato Brasileiro. A Série B se aproximava. Um dito diretor, assessor, mui bem remunerado, ao ser questionado avisava: “Vocês vão ver a auditoria! Cuidado com a auditoria!”. O tipo de comentário adequado para o momento. Vimos, doutor. Vimos a tal auditoria. Que coisa, não? O jogo acabou e Marcio Braga voltou à carga: “Eu não falei que o time era fraco?”. Uma semana antes, com o Vasco em último, Eurico Miranda se dispôs a assumir a vice-presidência de futebol e garantir que com amplos poderes na função o Vasco não cairia. O que? Nunca! Melhor cair de divisão do que ter Eurico por perto. Prefiro humilhar o Vasco a reconhecer minha própria incompetência, pensaram os “gestores”.

Tanto fizeram, ou deixaram de fazer, que a Turma da Oportunidade de Prata conseguiu levar o Vasco para o inédito rebaixamento. A maior vergonha da história do clube. Às vésperas da queda, Roberto, nosso “presidente”, informava que os torcedores do Flamengo o paravam nas ruas para dizer estarem torcendo por ele. E ele todo feliz. Nosso governador disse que seria implementada no Rio a torcida Fla-Vasco (Flamengo na frente é claro). No dia do show patético promovido, dirigido e encenado pelos organizados , com patrocínio da mídia e alegria de urubus de vários formatos e cores, o torcedor vascaíno contou, de fato com a ajuda do querido co-irmão. O time da Gávea tomou de cinco e o Vasco caiu. Mas não caiu em si.

Durante as férias o Fla anunciou que iria a ajudar o Vasco num momento delicado. Cederia jogadores e tudo mais. Roberto deve ter acreditado. O clube da colina se dizia feliz com tal ajuda. A balela virou piada na Gávea e o Vasco não percebeu que era ele a própria anedota.

Durante o primeiro semestre forasteiros adentravam o Vasco falando em reconstrução, terra arrasada e outras tiradas geniais. Como os tempos eram outros, o “novo Vasco” conseguiu perder na canetada algo ganho em campo e ficou de fora da Taça Guanabara. Na Taça Rio venceu o co-irmão, fez uma sequência de vitórias, mas na hora do vamos ver caiu de quatro frente ao Botafogo. Aceitou, inclusive, transferir seu jogo contra o alvi-negro para sábado, deixando o Fla x Flu para domingo. E o Flamengo foi tri.

Após a dupla vergonha, o inacreditável. O Vasco apresenta de forma contrária ao estatuto, princípios contábeis, bom senso e com a cara mais lavada um balanço que o punha com uma dívida maior do que o notório campeão absoluto do futebol brasileiro neste quesito: O querido Flamengo.

E lá fomos nós para a Série B. A imprensa achando o máximo. “O Vasco é o gigante da Série B”. Dezoito pênaltis a favor, dois contra, vinte e duas expulsões dos adversários contra oito dos nossos disciplinados atletas. A passagem mais curiosa teve como protagonista o árbitro Evandro Rogério Roman, o mesmo que apitou Corínthians x Flamengo há alguns dias. Na partida do Vasco contra o Atlético-GO em Goiânia, o homem de preto pintou e bordou com a equipe da casa. O mesmo papel da emissora que transmitia o evento foi repetido no domingo último. Tentava-se de tudo para levar o telespectador à conclusão que não havia um favorecimento descarado aos cariocas nos dois jogos. A torcida do Vasco engoliu, a do Flamengo, acostumada com tal ajuda, caiu na gargalhada.

E os nossos atletas? Nossos bravos guerreiros colocaram a torcida do Vasco no seu devido lugar. Foi bronca do Elton, bronca do Amaral, bronca do Dorival. Enquanto o Vasco jogava de mal a pior, mais um pênalti aqui, um gol com auxílio da mão dali, uma expulsão de lá, iam dando conta do recado. E o Vasco, com a tal mãozinha, subiu na partida contra o Juventude. Nosso “presidente” soltou, então, uma de suas pérolas: “Não é melhor cair e subir de maneira triunfante (que triunfo, Roberto!) do que ficar brigando dez anos para não cair?” Nem se isso fosse verdade, Roberto, seria melhor. Mas vindo de você não é novidade alguma.

E o Flamengo? Olhava para o Vasco, mas cadê o Vasco? Está lá na Série B passando sufoco contra Campinenses e Juventudes.

Mais duas rodadas se passaram e o Gigante da Colina fez o óbvio, ou seja, venceu a Série B. Festa, camisa comemorativa e alguns diziam ter acabado o jejum de títulos. Série B para este Vasco que aí está deve mesmo ser título.

Em meio à série de comemorações, Roberto achou por bem pôr para fora seus pensamentos mais elaborados. Declarou que pelo fato dos rubro-negros terem torcido por ELE, este o faria agora em contrapartida. Fantástico!

Enquanto isso Fluminense e Botafogo desmentiam Roberto. Lutavam, como brigam desesperadamente para não cair. As torcidas lotam os estádios e a do Flu iniciou esse desafio com 99,8% de chances de descer. Os atrasados Fluminense e Botafogo discordam de Roberto.

Com Roman, Luís Roberto Wright e Carlos Roberto na torcida o Fla venceu o Corínthians e ficou dependendo somente de uma vitória contra o Grêmio no próximo domingo. Jogo difícil? Não! Facílimo. Sabem o motivo? No sul o Grêmio acha mais importante não dar o título ao Inter do que ganhar da equipe carioca. Os retrógrados gaúchos discordam de Roberto e este deve ter uma dupla alegria. O rubro-negro será campeão e ele participará da festa de final de ano (ou estará participando) ao lado do parceiro, em papel secundário, envergonhando o clube, mas ratificando que neste Vasco de hoje a história de colocar o Flamengo como o grande rival já era. Ficamos do lado, em segundo plano e está ótimo!

Numa espécie de injustiça poética o Vasco vai fazer em 2009 o mesmo papel que o Campo Grande fez em 1982, quando venceu a segundona e viu um adversário distante, o Flamengo, conquistar o título Brasileiro em cima do Grêmio. Coincidências infelizes. Infeliz vascaíno, aquele que ainda não acordou.

Quem conhece minimamente a representatividade desta rivalidade entre Vasco e Flamengo (Vasco na frente sempre) percebe claramente que os episódios de 1900, 1923, 26, 27, 31, 44, 49, 53, 58, 61, 75, 81 motivaram os subseqüentes a tomar proporções gigantescas, como os anteriores. Uma questão de tradição. Algo de dar calafrios ao novo e patético Vasco que se apresenta hoje, sem alma, garra e amor próprio, representado por seu “presidente”.

Sérgio Frias


Sem conteúdo relacionado.

RuimBom [+5 ponto(s), 5 voto(s)]
Loading ... Loading ...

51 Comentários »

  1. José Oliveira
    04/12/2009 5:36h

    Amigo Sérgio, uma passagem do seu texto me remeteu a letra de uma música do Begg Gees. De fato, ” A PIADA ERA SOBRE NÓS”.

    O flamengo, foi, é e será meu eterno Rival, o alvo a ser batido. E o fato do Eurico “bater de frente” com eles foi onde mais me identificava com o presidente. Bater neles, vê-los reclamando, se lamentando provocava sensações indescritíveis.

    I STARTED A JOKE – BEE GEES

    COMECEI UMA PIADA
    QUE FEZ TODO MUNDO CHORAR
    MAS EU NÃO VI
    QUE A PIADA ERA SOBRE MIM, OH NÃO
    COMECEI A CHORAR
    O QUE FEZ TODO MUNDO RIR
    OH, SE EU TIVESSE NOTADO
    QUE A PIADA ERA SOBRE MIM
    EU OLHEI PARA OS CÉUS
    PASSANDO AS MÃOS
    SOBRE MEUS OLHOS
    E CAÍ DA CAMA
    FERINDO A CABEÇA COM A COISA QUE DISSE
    ATÉ QUE FINALMENTE MORRI
    O QUE FEZ TODO MUNDO VIVER
    SE EU TIVESSE NOTADO
    QUE A PIADA ERA SOBRE MIM…

    EU OLHEI PARA OS CÉUS
    PASSANDO AS MÃOS
    SOBRE MEUS OLHOS
    E CAÍ DA CAMA
    FERINDO A CABEÇA COM A COISA QUE DISSE
    ATÉ QUE FINALMENTE MORRI
    O QUE FEZ TODO MUNDO VIVER
    SE EU TIVESSE NOTADO
    QUE A PIADA ERA SOBRE MIM…

  2. Celso de Jesuz
    04/12/2009 8:37h

    Caro Sérgio, com sempre texto irretocável, lúcido e muito esclarecedor, principalmente para a meninada que hoje torce pelo Vasco e desconhece sua história, a verdadeira é claro.

    Quem sabe, após lerem o seu texto, poderãoo conhecer o outro lado (não aquele contado pela imprensa parcial ao lado dos mulanbos)desse duelo que sempre impolgou a nossa torcida.
    Fica claro no texto, pelos números apresentados que o Vasco ganhou muito mais do que perdeu para os mulambos, fruto é claro da defesa intranzigente do Eurico dos interesses do Vasco, contra tudo e contra todos (leia-se os colunistas framengueiros e etc).

    O mais absurdo de todo isso é quererem agora associar os fracassos ocorridos diante dos mulambos à estratégia adotada pelo Eurico. Este motivava a nossa torcida como ninguém mexia com nossos brios de torcedor apaixonados e temos que reconhecer que em muitos casos, com times de qualidade inferior ao rival, nos fazia acreditar que a vitória era possível e lá íamos todos ao Maraca torcer pelo Vascão.

    Aos que tentam creditar algumas derrotas no clássico ao Eurico, fruto do acirramento da disputa, vale refletir qna conta

  3. Celso de Jesuz
    04/12/2009 8:54h

    continuando..

    convido-os a uma reflexão: Porque essa postura desafiadora, de valorização do jogo, influenciavam negativamente os jogadores do Vasco e não aos rivais?

    Seriam estes últimos, mais afetados positivamente do que os primeiros? O que dizer então dos vídeos utilizados recentemente na concentração dos mulambos, comparando os jogadores que lá atuam, aos guerreiros de Esparta, onde a derrota era inadimissível?

    A conclusão é clara meus amigos: No Flamengo tudo é permitido e pronto. Tudo o que é tocado vira ouro. Lá, os meios justificam sim o fim.

    Para finalizar, hoje temos um presidente totalmente nulo em relação a motivação da torcida. Não é capaz de dizer que o Vasco esta se preparando para ganhar tudo e todos no ano que vem.

    Não assume qualquer tipo de risco, mesmo aqueles de certa forma, calculados. É isso que se espera de alguém que se dispõe a presidir o Vasco. prefere um discurso mais calteloso, politicamente correto, visando votos para a sua re-eleição. No futebol, esse discurso não tem validade nenhuma.

    Mil vezes um presidente desafiador, destemido, guerreiro, provocador, motivador do que um banana que desconhece as tradições vascaínas, que possue em seu dna, desde a sua fundação, a vocação para liderar e vencer sempre, principalmente o nosso arquerival.

    Roberto, somos locomotiva e não vagão.

    saudações vascainas e desculpem-pe pelo problema na continuação do texto.

  4. Luis Filipe
    04/12/2009 9:29h

    Tenho 44 anos. Eu sofri muito como vascaíno antes da chegada do Eurico efetivamente em 1986. Éramos roubados e esculachados, principalmente contra os urubus e os pó-de-arroz. Era tristeza em cima de tristeza. Podíamos ter até times melhores dentro de campo mas essa dupla queridinha da mídia sempre armava nos bastidores para nos derrotar, e quase sempre conseguiam. Quem tem mais ou menos a minha idade sabe do que estou falando. Foi muito sofrimento e humilhação. Quando o Eurico chegou, tudo mudou. De 1987 a 2000 foi um orgasmo de felicidade torcer para o Vasco. Um aninho aqui outro ali não se ganhava mas, no geral, fomos uma potência, não só no Rio, mas no Brasil. E chegamos até a nivel internacional. Dava gosto de ir ao Maracanã, principalmente contra a dupla queridinha. Colocamos eles em seus devidos lugares. O Vasco era o mais forte. Revertemos uma escrita histórica contra os pó-de-arroz e aplicamo-lhes uma vantagem superior. Contra a mulambada, era um extâse de felicidade!!! Agradeço ao Eurico por toda essa felicidade. Só mesmo um general guerreiro como ele para transformar o Vasco, até então um clube submisso, fraco e covarde, numa potência que aniquilava todos os seus antes algozes. Obrigado Euricão!!! Serei eternamente grato ao sr. por tudo!!! Levarei comigo para sempre a imagem de um verdadeiro homem, um verdadeiro vascaíno. O maior vascaíno de todo o sempre!!! Um guerreiro valente e corajoso que abriu mão até do convívio da família pelo amor ao Vasco. Quero dar um recado aos familiares do Super Euricão, a todos seus filhos, netos esposa, etc!!! Voces tem o privilégio de ter ao lado de voces um homem de verdade. Um homem que acreditou no seu amor por um Clube e tudo fez para defendê-lo. Esse homem é o maior exemplo do amor e ideal que alguém pode sentir por alguma coisa. Tenho certeza que ele ama seus familiares tanto quanto ama o Vasco. Especialmente a sra. esposa do Euricão, seus filhos e netos. Parabéns!!! E muito obrigado mesmo por nos ter cedido o Euricão!!! Nem posso imaginar o sacrifício que foi para ele, quanto para voces, de ter abdicado uma vida inteira do convívio em família para se dedicar ao Vasco. Mas valeu a pena. Pelo menos para os verdadeiros vascaínos pois a gloriosa fase que ele proporcionou ao Vasco, tenho certza nunca mais haverá outra igual. O Euricão é quem merecia uma estátua dentro do Vasco. Uma estátua gigante!!! Como o maior vascaíno, o maior dirigente do Vasco de todo sempre!!! Parabéns e muitro obrigado Euricão!!!

  5. Luis Filipe
    04/12/2009 10:31h

    Só para completar, e essa fase gloriosa do Vasco não foi só no futebol, não!!! Com o Euricão, o Vasco foi uma potência em todos os esportes. Remo, Natação, Basquete, etc. Quem viveu essa fase sabe disso!!! O Vasco não foi só uma potência no futebol, foi em tudo!!! E nem me venham falar que não era ele o presidente!!! Era ele quem respondia por tudo no Vasco!!! Sem essa de Calçada!!! O Calçada já era presidente muito antes da chegada do Eurico, e daí??? O que o Vasco ganhava com o Calçada??? Nada!!! Nada x nada!!! O Vasco, sem o Eurico era fraco e submisso!!! O Eurico fez surgir um Vasco forte e vencedor!!! Como um homem desses não iria incomodar uma Nação??? Quem não era Vasco sofria com tudo isso!!! Então, tinha-se que bolar um plano, um jeito de afastar esse homem da vida pública pois ele incomodava!!! Chegara a extrapolar a esfera esportiva!!! Esse cara tava dando trabalho e dor de cabeça a muita gente!!! Ele não fazia parte do script das armações da vida brasileira. Ele não se curvava a quem dava as cartas neste país. Ele não aceitava que o Vasco ficasse em 2º plano para que times como os mulambos e outros pudessem fazer a festa. Ele lutava, de maneira digna e correta pelo Vasco!!! Então, havia a necessidade de se criar um jeito de afastá-lo do convívio público!!! Começara a se criar mentiras, histórias, intrigas, boatos, etc. Tudo que pudesse servir para denegrir sua imagem!!! Aquela histórica briga com com a Globo fora inevitável!!! Não foi o Eurico quem brigou com a Globo. Foi a Globo quem brigou com o Eurico. Aquela briga já estava armada por ela. Se não fosse naquela ocasião, seria em outra. O importante era brigar com o Eurico, não importava a razão, não importava o pretexto ou argumento. Se não houvesse um, eles arrumavam, como foi o que aconteceu. Se o Euricão cedesse à Globo na ocasião, botando em risco os 2 brilhantes títulos do brasileiro e mercosul, podem ter a certeza, mais adiante ela iria provocar outra briga. O que importava mais que qualquer outra coisa era tirar o Eurico!!! Como não conseguiram de imediato tirar o Eurico pois não se derruba um heróico general assim tão facilmente, então o jeito foi ir minando suas resistências, inventando CPIs, asfixiando o Vasco financeiramente, mexendo nos bastidores para prejudicar o time dentro de campo com arbitragens comprometidas com essa causa de prejudicar sempre o Vasco. Foi muita roubalheira contra o Vasco!!! Inúmeras partidas que o Vasco foi roubado de maneira escandalosa, esdrúxula e ninguém, em nenhum meio esportivo, era capaz de defender o Vasco. Todos por cumplicidade ou por medo da poderosa estavam enganjados nessa missão: tirar o Eurico do Vasco, mesmo que de forma desonesta e covarde. Mas um general valente e corajoso não se entrega nem se curva aos inimigos. E o Euricão prosseguia à frente da batalha, com mãos de ferro, esmagando todos aqueles que pensavam que podiam derrotá-lo e ao Vasco também. Até que os inimigos cansaram da luta e resolveram usar do maior baixo golpe que se podia esperar. Numa conivência inacreditável do Judiciário, veio aquele golpe vergonhoso. A maior vergonha da História política do Vasco. E numa covardia sem precedentes, conseguiram afastar o Eurico do comando. Estavam, assim, os inimigos do Vasco aliviados com o afastamento daquele que era o maior oponente de seus anseios sujos. Mas, faltava mais. Faltava o golpe final. Então, como se todos os vascaínos fossem cegos e burros, derrubam o Vasco para a 2ª divisão e tentam induzir ao Brasil inteiro que o culpado fora o Eurico e não o Bucha que fora posto no comando a cerca de 5 meses. Só que não se pode esconder a verdade por toda a vida. Mais dia menos dia, os vascaínos verão quem foi o maior culpado de toda essa tragédia que vem assolando o Vasco nos últimos tempos. Parabéns Guerreiro Eurico!!! Nosso maior General!!! Nosso maior Herói!!!

  6. Renê
    04/12/2009 10:39h

    Assino embaixo!

    Só nao concordo com essa parada de considerar taça guanabara e taça rio como título. Já tentei fazer isso, aí vem o mulambo e fica zoando, nos casos em que eles perderam algum turno mas ganharam o campeonato.

    Eu vou dizer o que?
    xxxxxxxxxx
    Olá Renê,

    O Luiz já falou sobre o tema. Vou apenas completar.

    Ao longo desses 22 anos e meio, desde que Eurico Miranda assumiu o departamento de futebol do Vasco, os cruzmaltinos venceram 39 vezes e o Fla 37. A gozação começa daí. Duas vezes o Fla perdeu por W.O. No ano do Centenário rubro-negro (1995), o autor de um livro a respeito do clube narrou um fato que fazia os flamenguistas se orgulharem da sua bravura, dedicação, etc…

    O fato ocorrera numa competição de pólo aquático. O Flamengo não tinha jogadores sufucientes e perderia para o Fluminense uma partida por W.O. O que fez um membro da comissão técnica do Flamengo? Foi para a água. Dizia não saber jogar e resolveu ficar como goleiro. O jogo foi iniciado e os tricolores marcavam um gol atrás do outro. O voluntarioso goleiro não ia nas bolas e se agarrava na trave o tempo todo. Alguém disse: “Larga a trave e vai na bola”. E ele respondeu: “Não posso. Eu não sei nadar”. A história, fantasiosa ou não (isso não nos interessa) é finalizada pelo contador com o seguinte dizer: ele preferiu ir para a água mesmo sem saber nadar do que ver o clube tomar um W.O. que seria uma grande vergonha para a história do Flamengo.

    Quem escolheu, editou e pôs no ar a matéria foi a imprensa. Quem narrou os fatos com orgulho foi o autor do livro.

    E qual o papelão que fez o Flamengo, por duas vezes nos três anos seguintes. Fugiu, acovardou-se, abriu mão na hora de ter que nos enfrentar. Eles mesmo destacam. Eles mesmo dizem ser uma grande vergonha. Eles mesmo fazem o papelão. E nós? Isso era motivo para piada por cem anos. Mas o que fazemos? Eles dizem a quela não valeu, igual criança esperta, perto da outra mais bobinha. E o torcedor do Vasco engole.

    Um fato mais recente ocorreu no dia da partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2007, disputada depois daquela válida pelo segundo turno (só mesmo no caso do Flamengo). O jornalista Roberto Assaf a cada clássico que era jogado punha o número de vitórias das duas equipes no Campeonato Brasileiro. Uma prática que acontecia há algumas semanas. No caso de Vasco x Flamengo o jornal seria obrigado a dizer que nós tínhmaos mais. O que fez, então, o rubro-negro Assaf. Colocou os jogos também da Copa do Brasil, Taça de Prata (disputada entre 1967 e 1970), etc… Assim o rubro-negro apareceu no Lance com mais vitórias que o Vasco. Não é formidável?

    Todos vimos quão desesperados os rubro-negros ficaram quando perderam a Taça Guanabara de 1976 ou de 2000, com o chocolate histórico e eterno. Aí eles dizem: “Mas isso não vale”. Quando vencemos em 1982 a final eles deixaram de se dizer penta? Claro que não. O quebra pau e a vitória com mais de 125 mil pagantes em 1975 não valeu nada? Eles vão dizer que não.

    O que o vascaíno deve fazer é entender que a coisa vai pender sempre para o lado deles. Se ele aceitar argumentos vindos da mídia vai ser ridicularizado o resto da vida.

    Assim fez ela em relação a Eurico Miranda. Passou uma idéia que se tornou realidade para os vascaínos quanto à figura dele.

    Vamos para um exemplo prático.

    O Vasco deve menos do que Flamengo, Fluminense e Botafogo (apesar do monstrengo apresentado pela atual “gestão” em abril deste ano). Quem trouxe as dívidas para os outros clubes? Deixa prá lá. E no caso do Vasco? Culpa D’Orico.

    Já escrevi aqui diversas vezes. O vascaíno tem um livro de motivos para ridicularizar eternamente os queridinhos da mídia, mas se fizer o jogo dela…

    Abraço,

    Sérgio Frias

  7. artur petrond jr
    04/12/2009 11:11h

    Serjão,
    Bela coluna.
    Forte abraço.

  8. DODÔ DA BAHIA
    04/12/2009 11:16h

    BRAVÍSSIMO MR. FRIAS

    SEU TEXTO TEM QUE SER DIVULGADO AOS 7 CANTOS!

    alo rapaiza do Casaca, precisamos incluir links com possibilidades de enviar os textos principais para listas de comunidades.

    VASCO X fRamengo Uma guerra sem trégua e sem quartel!

    CASACA! CASACA! CASACA!

  9. DODÔ DA BAHIA
    04/12/2009 11:23h

    Amigo Renê

    Escutar historinhas de burros-negros é o mesmo que dar bom dia a cavalo
    Cancei de ver os mulambada dando volta olímpica e levantando taças dos turnos, Guanabara e Rio. sem falar nas manchetes de jornai
    Quer dizer que só valem quando elkes ganham não é?

    Bater de frente com o IM ( Império do mal) é uma obrigação de todo Cruzmaltino!

    Vasco é do bem!

  10. Manoel Pereira
    04/12/2009 11:54h

    Boa descrição dos fatos, Sérgio, você é de uma paciência que eu admiro!

    Disse tudo: “Vasco sem alma, garra e amor próprio”

    É DE DOER !

  11. //CHICÃO// (RJ)
    04/12/2009 12:00h

    É POR ISSO QUE ELES OS MULAMBOS ELOGIAM O BANANA, POIS SABEM QUE EQUANTO ELE LÁ ESTIVER, VÃO DEITAR E ENRROLAR.

    QUEM NASCEU PARA BANANA, NUNCA CHEGA A EURICO!!!

  12. Paulo Roberto Fernandes de Oliveira
    04/12/2009 12:14h

    Parabéns, Sergio Frias. Sem querer ser pretensioso, faço minhas as suas palavras neste texto maravilhoso, uma verdadeira obra de arte.
    SV e devolvam o meu eterno Vasco, URGENTE!!!
    Paulo Roberto Fernandes de Oliveira

  13. Alexandre Pereira
    04/12/2009 12:35h

    MUTO BOM, SÉRGIO!

    TUDO É UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO DIANTE DOS FATOS OCORRIDOS.

    É O CHAMADO CORTE HISTÓRICO E A RELATIVIZAÇÃO DOS ACONTECIMENTOS QUE CADA UM É CAPAZ DE FAZER E ENXERGAR.

    A RIVALIDADE VASCO-URUBU É SECULAR E ULTRAPASSA OS LIMITES DOS GRAMADOS, ALIÁS, JÁ EXISTIA BEM ANTES DE TERMOS FUTEBOL.

    EM ALGUNS MOMENTOS FOI ACIRRADA E HOUVE EQUILÍBRIO; EM OUTRAS, MASSACRAMOS; E ALGUMAS VEZES SOFREMOS NAS MÃOS DO INIMIGO.

    O RIO DE JANEIRO POR TER QUATRO EQUIPES GRANDES (E JÁ FORAM SEIS, COM AMÉRICA E BANGU EM MOMENTOS PONTUAIS) E ESSA QUANTIDADE ENORME DE CLÁSSICOS TEM UMA CARACTERÍSTICA ÍMPAR SE COMPARADO COM QUALQUER OUTRO ESTADO BRASILEIRO.

    SERIA DIFÍCIL EM 100 ANOS DE BOLA TERMOS APENAS UM CLÁSSICO A SER CONSIDERADO O DE MAIOR RIVALIDADE.

    AO LONGO DA HISTÓRIA, TIVEMOS ESSE PANORAMA:

    NA ORIGEM (1906 A 1910): BOTA-FLU;

    ANOS 10, FLA-FLU;

    ANOS 20, NENHUM EM ESPECIAL;

    ANOS 30, FLA-FLU NOVAMENTE;

    ANOS 40 (ANTES DO EXPRESSO), FLA-FLU;

    ANOS 40 (DURANTE A ERA EXPRESSO), NENHUM EM ESPECIAL, POIS NÃO TIVEMOS ADVERSÁRIOS;

    ANOS 50, DIVERSOS;

    ANOS 60, FLA-FOGO;

    ANOS 70, VASCO-URUBU;

    ANOS 80, VASCO-URUBU;

    ANOS 90, DIVERSOS;

    DE 2000 ATÉ HOJE, VASCO-URUBU E FLA-FOGO.

    PORTANTO, NÃO FOI O EURICO QUE INICIOU ESSA RIVALIDADE. NA VERDADE, NO FIM DOS ANOS 70, DECLAROU-SE ESSA GUERRA QUE AINDA NÃO CESSOU. O EURICO SÓ DEU UMA APIMENTADA A MAIS DESDE QUE ASSUMIU O FUTEBOL.

    DEPOIS DE UM TEMPO “ADORMECIDO”, ESSE CLÁSSICO FOI RESSURGINDO AOS POUCOS AO LONGO DOS ANOS 70, TEMPERADO COM VÁRIAS FINAIS DE TURNO E PARTIDAS DECISIVAS.

    O FATO DE SER O URUBU O PRINCIPAL ALVO VASCAÍNO EXPLICA-SE PELA TENTATIVA DO RIVAL DE FIRMAR UMA SUPOSTA SUPREMACIA NO FUTEBOL CARIOCA DESDE ENTÃO. O VASCO ERA O ALVO NOS ANOS 40 E 50. O BOTAFOGO NOS 60. O FLU EM PARTE DOS ANOS 70. NATURALMENTE, COM O CRESCIMENTO DO VASCO E A DECADÊNCIA DE FLU E BOTA, O QUE SOBRAVA, ENTÃO?

    PORÉM FAZENDO UMA COMPARAÇÃO NOS CONFRONTOS DIRETOS ENTRE AS MELHORES FASES DOS DOIS TIMES – O VASCO, DE 44 A 53, E O RIVAL, DE 78 A 83 -, PERCEBEMOS A DIFERENÇA QUE FOI VENCER O INIMIGO PARA UM E PARA OUTRO: ENQUANTO NA ERA EXPRESSO O TIME DA GÁVEA FOI NOSSO MAIS FRACO ADVERSÁRIO ENTRE OS GRANDES, NA ERA ZICO-CÔ, O URUBU PERDEU E GANHOU QUASE A MESMA QUANTIDADE DE PARTIDAS.

    NA ERA EURICO (86 A 2008.1), GANHAMOS MUITO MAIS TÍTULOS IMPORTANTES, MAS NOS CONFRONTOS DIRETOS HOUVE EQUILÍBRIO.

    TALVEZ ESSE “TRAUMATIZADO” E “COMPLEXADO” MARCUS FERREIRA NÃO TENHA PERCEBIDO QUE APESAR DE ESTARMOS SEM VENCER UMA DECISÃO DE CAMPEONATO CONTRA O URUBU DESDE 88, DE TERMOS PERDIDO QUASE UMA DEZENA DE PARTIDAS ELIMINATÓRIAS AO LONGO DESTES 21 ANOS, CONSEGUIMOS MAIS TÍTULOS RELEVANTES E QUASE A MESMA QUANTIDADE DE VITÓRIAS SOBRE ELES.

    E EM BOA PARTE DAS NOSSAS TAÇAS CONQUISTADAS, TIVEMOS QUE PASSAR POR ELES: NO CARIOCA DE 92, DECISÃO DA TAÇA GB (1X1); CARIOCA 93 (1X0 NA TAÇA RIO, EM JOGO QUE VALIA A LIDERANÇA DO SEGUNDO TURNO QUE VENCEMOS E QUE NOS PÔS NA FINAL); BRASILEIRO DE 97 (PRECISA LEMBRAR?); CARIOCA DE 98 (TAÇA GB, 1X1); E CARIOCA DE 93 (IDEM 92 E 98).

  14. Carlos
    04/12/2009 13:07h

    Caro Sergio

    Estivesse o Vasco no lugar do Gremio e o Flamengo no lugar do Inter, e o São Paulo no lugar do Flamengo.
    Vc acha que o Vasco deveria ENTGREGAR O JOGO para o São Paulo para o Flamengo não ser campeão?
    O que acha o CASACA a respeito do Tema?
    xxxxxxx
    Duas perguntas, Carlos. Não me leve a mal fazer a primeira, mas é necessária para a resposta da segunda.

    1) Você é vascaíno?

    2) O que você faria no caso?

    Sérgio Frias

  15. Luiz Cosenza
    04/12/2009 13:16h

    Renê
    Aprenda com quem conhece a história e não com quem cria as mentiras.
    Quando é favorável a eles, consideram turno como grandes finais e fazem até estatísticas.
    Saiba você que a história de penta vice começou com relação as Taças Guanabara de 78 a 82 da qual eles ganharam todas, sendo que em uma delas, em 1980 o Americano de Campos foi o vice campeão mas colocaram todas elas na conta do Vasco, como era praxe fazer na época, até porque, quem era o Americano de Campos para valorizar tal conquista, o importante era jogar tudo na conta do maior rival e zoar os vascaínos.
    Quando em 1981 perdemos o jogo final para eles, o tal jogo do ladrilheiro, vieram com um discurso de que tinhamos sido penta vice de novo do estadual, o que mais uma vez era mentira, só para recordar como são canalhas e ajudados pela imprensa anti vascaína, lembro aos vascaínos o que ocorreu.
    Campeão vice
    1978 – Flamengo Vasco
    1979 – Flamengo Vasco
    1979(pois é inventaram outro campeonato nesse ano).
    Flamengo Fluminense
    1980 Fluminense Vasco
    1981 – Flamengo Vasco
    Percebeu: Nunca fomos penta vice de ninguém e nem sequer tri vice como eles já foram por duas vezes em uma só década.
    A saber:
    Campeão Vice
    1982 – Vasco Flamengo
    1983 – Fluminense Flamengo
    1984 – Fluminense Flamengo

    Quer mais, então vamos:

    1987 – Vasco Flamengo
    1988 – Vasco Flamengo
    1989 – Botafogo Flamengo

    Em uma só década, duas vezes tri vice campeão estadual, não estou falando de turno, e aí, feito um milagre, a grande imprensa rubro negra esqueceu de lembrar das histórias dos vices campeonatos, era necessário fazer com que essa história não viesse a público, e até mesmo começaram a valorizar muitos deles como no caso das finais contra o Fluminense em 1983, 1984 e em 1989 contra o Botafogo.
    Pontual isso, não ?
    Só voltaram com essa ladainha no início da década de 2000 quando ocorreram aqueles fatos que todos nós já sabemos.
    Mostre a esses torcedores a verdade, a realidade, não se deixe levar por falsas verdades, e saiba que só um homem até hoje lutou contra toda essa corja quando dirigente do Vasco, Eurico Miranda, e por isso mesmo é tão odiado por todos eles, torcedores do Flamengo e a imprensa.

  16. Alexandre Pereira
    04/12/2009 14:00h

    REPARARAM QUE ESSAS PESSOAS AO CRITICAREM NEGATIVAMENTE O FATO DE O EURICO TER SEMPRE SEMEADO ESSA RIVALIDADE VASCO-URUBU, A PONTO DE DIZER QUE SE TRATAVA DE UM CAMPEONATO À PARTE, E AO SE SENTIREM DIMINUÍDOS PELO FATO DE QUE EM CONFRONTOS DIRETOS EM JOGOS ELIMINATÓRIOS EM DISPUTAS REGIONAIS ESTARMOS EM DESVANTAGEM, E AO NÃO RECONHECEREM QUE, APESAR DISSO TUDO, AINDA ESTAMOS COM DESEMPENHO MELHOR DO QUE OS RIVAIS NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS*, NÃO ESTARIAM ELES DANDO MAIS IMPORTÂNCIA AO CLÁSSICO DOS MILHÕES DO QUE PROPRIAMENTE ÀS COMPETIÇÕES?

    *DE 1989 A 2008 (20 TEMPORADAS):

    LIBERTADORES: VASCO 1X0 URUBU
    BRASILEIRO: VASCO 3X1 URUBU
    MERCOSUL: 1X1
    COPA DO BRASIL: URUBU 2X0 VASCO
    COPA DOS CAMPEÕES: URUBU 1X0 VASCO
    ESTADUAIS: URUBU 8X5 VASCO

    *DE 1999 A 2008 (10 TEMPORADAS):

    LIBERTADORES: 0X0
    BRASILEIRO: VASCO 1X0 URUBU
    MERCOSUL: 1X1
    COPA DO BRASIL: URUBU 1X0 VASCO
    COPA DOS CAMPEÕES: URUBU 1X0 VASCO
    ESTADUAIS: URUBU 6X1 VASCO

    ________________________________________________________________________

    PERCEBERAM QUE À MEDIDA QUE A POSSIBILIDADE DE O URUBU VENCER ESSE BRASILEIRO FOI CRESCENDO, O TÍTULO VASCAÍNO DA SÉRIE B FOI COLOCADO NO LUGAR QUE ELE BEM MERECE? (OU SEJA, ELE NADA VALE.)

    PERCEBERAM QUE AGORA ESTÁ “CAINDO A FICHA” DE TODOS, IMPRENSA, TORCEDORES (INCLUSIVE DOS URUBUS) QUE DE FATO ELES NÃO CONQUISTAM UM CAMPEONATO DE GRANDE RELEVÂNCIA HÁ MUITO TEMPO, CONFORME EU SUGERI ACIMA QUANDO FIZ DOIS CORTES HISTÓRICOS RECENTES NA LINHA DO TEMPO?

    NÃO PARECE ESTAR CLARO AGORA QUE DURANTE MUITOS E MUITOS ANOS ELES FICARAM SE ENGANANDO COM DIVERSOS TÍTULOS REGIONAIS E NACIONAIS SEM IMPORTÂNCIA E QUE APENAS ESTAVAM SE VALENDO DA FORÇA DA MÍDIA CARIOCA PARA SUPORTAR ESSE VISÍVEL DECLÍNIO AO LONGO DESSE PERÍODO?

  17. Alexandre Pereira
    04/12/2009 14:59h

    COSENZA,

    HÁ QUE SE TROCAR A ORDEM DOS CARIOCAS DE 1979: O PRIMEIRO CAMPEONATO DISPUTADO FOI O ESPECIAL (COM 10 CLUBES), DEPOIS O OUTRO (COM 18).

    ____________________________________________________________________

    TALVEZ O VICE DOS NOJENTOS EM 1983 TENHA SIDO POUCO SENTIDO POR CAUSA DA ORDEM DOS FATOS.

    ALIÁS, MUITO ME SURPREENDEU ELES TEREM JOGADO SÉRIO AQUELA ÚLTIMA PARTIDA CONTRA O BANGU. (ACHO QUE O CORPO MOLE NO BRASILEIRO ANOS DEPOIS PREJUDICANDO O FLU FOI A VINGANÇA POR TEREM DADO AQUELE TÍTULO A ELES…)

    DE VOLTA A 83, TIVESSEM OS URUBUS PERDIDO O JOGO, ALÉM DE SE LIVRAR DO TÍTULO DE “VICE”, PODERIAM TER “TIRADO” A TAÇA DO TRICOLOR.

    ____________________________________________________________________

    FATO SEMELHANTE OCORREU EM 1994: OFICIALMENTE O VICE FOI O URUBU, MAS CONSIDERAMOS A CONQUISTA DA TAÇA NAQUELE ANO COMO SENDO SOBRE O FLUMINENSE.

    EM 1975, ACABAMOS GANHANDO DE PRESENTE UM VICE QUE NÃO SENTIMOS. A FINAL DE FATO FOI FLUMINENSE X BOTAFOGO.

  18. Vitor Martins
    04/12/2009 15:05h

    Prezado Sergio Frias,

    Com muito orgulho leio seu texto sobre rivalidade.

    Só pode tá de sacanagem com a minha cara o “Vascaíno” que pensa o contrário, os que acham que a mulambada é só mais um rival como florminense e o foguinho.

    Há muito tempo bato na tecla que nao existem mais 4 grandes no Rio, isso é mentira, é tentar fortalecer diante dos Paulistas nossa superioridade regional. Aqui no Rio, temos 2 times grandes (VASCO e FRAMERDA) e 2 times medios (FLOR E BOSTA), e o restante de chamados pequenos. Ponto. Acabou!

    Quem fala em indiferença perante nosso rival, é o mesmo babaca que fica com o rabo na televisao, pagando payperview, em dia de classico dos milhoes!!! Alegam de tudo para se ausentar a um compromisso obrigatorio a todos nós, mostrar o poder da MELHOR torcida contra a “maior”.

    Alegam ser perigoso, alegam calor, alegam distancia, alegam que o resultado já vao saber por conta da Globo ou da arbitragem… Enfim, mil desculpas, onde o tal “sentimento” nao sei onde enfiam nesse dia.

    Quero ver em 2010, essa mesma torcida elogiada em todos os cantos, comparecer gigantescamente contra a mulambada da mesma forma que fizemos contra Campinenses e Ipatinguenses…

    No 2×0 que ganhamos nesse Estadual Global de 2009, tivemos em maior numero que eles no Maraca, bem maior, mas pra eles de nada valia essa partida, tanto é que se sagraram campeoes em cima do foguinho mais pra frente. Mas pelo menos, perderam pro tal “timinho de segunda divisão”, como gostam de nos chamar agora.

    Desculpem o desabafo e o palavreado pesado no meu texto, mas fico revoltado com essas sandices de alguns Vascaínos.

    Abraço, Vitrola
    http://bandasdegaragem.uol.com.br/hotsite/musicas.php?id_banda=20643

  19. //CHICÃO// (RJ)
    04/12/2009 15:19h

    Grande parte da torcida do Vasco, além de alienada, agora também é retardada e débil mental.

    PQP, lá no Sul, os dois rivais se pudessem colocariam uns aos outros no espêto e com sal grosso.

    Em São Paulo, os 4 grandes se odeiam, a ponto de colocarem “alcunhas” de “bambis”, gambás etc..
    Em Minas, se cruzarem os dois rivais na rua sai porrada.

    E não foi o Eurico que foi lá criar esssas rivalidades!

    O que que esses vascainos de merda, tem na cabêça, para tentar alimentar esse papo bôbo de amizade com os rivais?

    Eu sou contra a violência entre torcidas, mas futebolisticamente eu quero que o Flamengo, Flu, Botafogo se fodam de verde e amarelo.

    Daqui a pouco esses doentes vão querer acabar com a rivalidade entre BRASIL X ARGENTINA!!

    a que ponto chegou a torcida do Vasco, como diz o Claudio Ribeiro,

    O SENTIMENTO DE CORNO NÃO PODE PARAR.

  20. Carlos
    04/12/2009 15:22h

    Em 1992 estava em São Januário gritando “entrega”, mas o Vasco ganhou de 3×1 do São Paulo e o fla foi campeão. Independentemente da vontade da nossa torcida. Se o Grêmio entregar, como parece que vai, acho que deveria receber alguma punição pela CBF. Rivalidade tem limite. Aliás, de uns anos para cá torço mais contra o pó de mico, que tem uma fixação com o Vasco (até a mala do Leandro Bonfim e do Igor eles levaram), do que contra a mulambada. Gostei muito da derrota deles na sul-americana e se Deus quiser eles voltarão para a 2ª no fim de semana.

    SV!
    xxxxxxx
    Olá Carlos,

    Na partida entre Vasco x São Paulo de 1992 (3 x 0) seria uma irresponsabilidade o Vasco entregar o jogo, pois tinha chance de classificação. Vencendo o tricolor paulista precisava torcer para um empate no jogo entre Flamengo e Santos.

    O Vasco fez 1 x 0 no início dom jogo. Lá estava 0 x 0. No final do primeiro tempo surge a notícia de que o Fla havia marcado o primeiro gol no Maracanã. Começa o segundo tempo e o Vasco amplia. No Maracanã surge a notícia de que o Flamengo também aumentara o marcador contra o Peixe. Daí surgiu o pedido de parte dos torcedores para entregar. Pouco tempo depois o Santos tem um pênalti a seu favor. Desperdiça a cobrança. Os vascaínos se desesperam. Mas logo em seguida, gol do Santos. O Vasco voltava a respirar. Marcou o terceiro e o São Paulo arriou os quatro pneus. Quando o jogo do Vasco acabou, ainda faltavam quatro minutos para terminar a partida do Flamengo e o Santos era só ataque. Nos descontos, num contra-ataque, o Fla fez o terceiro, classificando-se para a final. Nela, por sinal, o favorito era o Botafogo que tinha inclusive a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

    O Vasco havia feito uma bela campanha no Brasileiro e sido roubado nas duas últimas partidas do quadrangular. Se passasse à final era favorito e teve essa chance até o fim do jogo pelo qual torcia por um empate. Seria, repito, uma irresponsabilidade entregar o jogo contra o São Paulo.

    O tempo de preocupação com o tricolor parecia ter acabado para os vascaínos. Se passa a preocupar a cabeça de alguns é sinal que estamos voltando a ser terceiros tal qual éramos nos anos setenta quando o Flu era nosso impiedoso algoz. Quem diria…

    Sérgio Frias

  21. Luis Filipe
    04/12/2009 15:23h

    Pois é, a mulambada foi 2 vezes tri-vice na década de 80. Ninguém na mídia alardeava isso!!! Só faziam questão de frisar os vices do Vasco. Inventaram que o Vasco fora penta-vice, quando todos sabem que em 1979 o vice fora o fluminense e não o Vasco. O flabosta é o rei dos vices pois é quem tem mais vices na história mas ninguém na mídia frisa isso pois não interessa. O que interessa mesmo para eles é sacanear o Vasco pois todos sabem que predomina a dupla fla x flu nessa mídia podre. O fluzinho é pela 2ª vez seguida vice para o insignificante LDU mas ninguém sacaneia, pelo contrário, ainda ficam tentando glorificar a partida do Maracanã. Ora, fala séio!!! O que importa é isso: BI-VICE PARA LDU!!! E as 2 vezes em pleno Maracanã!!! Quer vergonha maior que essa??? Sem falar no vice da Copa do Brasil para o Paulista, no Rio de Janeiro(kkkkkkkkk) e a mulambada vice para o Santo André, em pleno Maracanã (rsrsrsrsrsrsrs)!!! Só que agora, com o Vasco entregue novamente nas mãos de incompetentes, tudo deve voltar ao tempo pré-Eurico, ou seja, a dupla queridinha vai deitar e rolar como antes!!! Agora que não tem mais Eurico, eles voltarão a dar as cartas!!! Vascaínos, preparem os lenços!!! O sofrimento vai voltar!!! Corrigindo o que um colega escreveu acima, na década de 70 quem mandava era a dupla de queridinhos. Parecia até que combinavam: Um ano ganho eu, outro ano ganha voce. Isso foi do final dos anos 60 até o fim da 1ª metade da década de 80. Dentro e fora de campo!!! Só dava eles!!! Quando o Eurico assumiu o Vasco de fato, tudo acabou, para desespero deles!!! Aí começou a perseguição ao nosso maior ídolo da história pois o Euricão mostrou a eles seus devidos lugares!!! Valeu Euricão!!! Só nos resta agora torcer para que apareça outro homem com a mesma disposição de enfrentar os inimigos do Vasco como ele enfrentou!!! Só nos resta torcer!!! Enquanto esse homem não aparece, vamos ficar assistindo novamente a festa da dupla queridinha!!! Coragem, vascaínos!!!

  22. Vitor Martins
    04/12/2009 15:40h

    Sergio,

    Gostaria de aproveitar o espaço de voces, para mudar o assunto, mas nem tanto, e descrever as fortes emoções que a produçao global apronta as vésperas de um possível título.

    A querida emissora que tenta transformar esse monstro em “mais querido” e esse campeonato chinfrim(assim que escreve?) em algo emocionante, dessa vez parece estar mais comedida em festejar de véspera, devido a ultima porrada violenta na cara que levaram do SANTO ANDRE, pois deixou o MERDAO chegar… Já era. Pura Balela!

    Mas mesmo assim apronta das suas.

    Depois da vergonha que fizeram na fila do Maraca pra adiquir 8.000 ingressos restantes, faz vista grossa para a organização que deveria ser do clube, protege os torcedores como se fossem coitados e nada se apura e muito menos se responsabiliza.

    É notória o tratamento que a torcida do “mais querido” tem com seus rivais, e é ainda mais notória o tratamento entre ela mesma, raça e jovem vivem se pegando, basta se encontrarem. To nem aí, quero mais é ver bomba de gás pra cima e muito spray de pimenta na cara!!! No fundo merecem! Cambada de vandalos que nao respeitam a porra da fila!

    Mas vejo que no final da confusão, me aparece um magricelo de aparelho ridículo, chorando aos prantos, porque nao tinha seu ingresso na mao e acabou justamente na sua vez. Pra nao fechar a semana com a imagem do CHORAO, o que fez a “toda poderosa”???

    Primeiro, tentou as 8 da manha com a pentelha idosa da Ana Maria Brega, encontrar o tal CHORAO de merda pra lhe entregar um ingresso, PASMEM quando a Ana Maria citou quem havia “cedido” o ingresso pra produção: um tal de Paulo, ninguem menos que o presidente da RAÇA, a mesma que sempre enfrenta sua propria torcida em dias de derrotas imponentes (e sao muitas).

    Com direito ao Loiro Jose (vozinha de viado esse papagaio) mandar um grito:
    VALEEEEEEEEW PAULAAAAAAAOOOOOOO!!!!!

    Nao satisfeita, por nao encontrar o CHORAO, conseguiu no Globoesporte, algo maior, digno de sua torcida: mandou a MAE DO ADRIANO entregar pessoalmente o ingresso pro babacao… Missao Cumprida! E fecha a camera no sorriso metálico do antes CHORAO, pois mulambento pode brigar, matar e sair no pau, mas nao pode terminar a edicao do esporte chorando… HAJA SACO!!!

    Torço pra que esse exemplo de CHORO, se multiplique no Maraca domingo.

    Forte Abraço,
    Vitrola

  23. Luis Filipe
    04/12/2009 16:16h

    Nós, vascaínos, temos o costume de frisar semple a dupla de queridinhos como os tradicionais rivais e inimigos do Vasco. Tudo bem, mas nós também temos o costume de excluir o bostafoguinho dessa corja. Aí é que está o nosso erro!!! Durante anos, enquanto o Eurico estava à frente do Vasco, ouvia muitos bostafoguenses marretarem ele!!! Eu não conseguia entender aquele rancor, aquela mágoa, aquele ódio com o Eurico pois se nem decisões disputávamos contra aquela porcaria de time. Confesso que demorei muitos anos e só no meu amadurecimento é que percebi que o bostafogo é outro inimigo nosso. O vascaíno sempre aceitou a convivência com o bostafoguense mas a recíproca nunca foi bem assim. Esses frustados torcedores desse time de bosta tem rancor de nós. Talvês, eu não sei, por sermos o time que tem mais vitóris diante deles. Mas, aí é que mora o perigo para nós vascaínos. Por essa razão, sempre entramos auto-confiantes nas decisões contra esses infelizes e eles, ao contrário, entram com ódio, rancor, raiva e acabam nos derrotando. De um tempo para cá minha ficha caiu com relação ao bostafogo. Vejo essa porcaria como mais um inimigo nosso. E de fato ele é. Por isso, penso como o Chicão quando escreve acima: quero que fla, flu e bosta vão todos para o inferno!!! Lá é o lugar deles!!! Sem essa de aliviar o foguinho!!! Ele é tão desgraçado e maldito como os demais!!! Pro inferno todos!!!

  24. Fernando
    04/12/2009 16:59h

    O Vasco sempre foi e sempre será o maior adversário do Flamengo. O FLA-FLU não emplacou porque o Fluminense é um time sem graça, insípido com uma história banal no futebol. Trata-se apenas de um Clube velho e, por isso, tradicional. Por isso, eu não me preocupo com o Fluminense mas apenas sinto prazer em vê-lo perder após tentar, em alguns episódios, sacanear o Vasco como se pretendesse com isso tomar o nosso lugar, alcançar a importância que o Vasco possui no cenário esportivo. O Horcades é um sujeito sem honra, um palhaço que tenta enfraquecer o Vasco achando que, talvez, haja uma espécie de migração de seus torcedores para esse Clubinho sem vergonha e “xexelento” que é o Fluminense. Essa turma precisa entender que o Fluminense não emplacou e nem vai emplacar porque é um Clube cafona, parvenu (acham que são ingleses – Young Flu). Trata-se muito mais de um pensamento vingativo que um respeito por esse Clube de merda com seu presidetente arrogante e que não perdeu a oportunidade de roubar o lugar que era do Eurico no Clube dos Treze em mais uma atitude para tentar prejudicar o Vasco. O Fluminense, salvo engano, foi Campeão da Série C com o Parreira. E o que fez o Vasco? Estendeu a mão para esse time de safado e o recolocou diretamente na Série A (Copa João Havelange/2000, vencida por nós com aquele timaço – Euller, Romário e cia.) E, então, o que os dirigentes desse time fizeram? Ainda na época do Eurico, descaradamente, fizeram proposta ao Leandro Amaral quando o contrato desse jogador ainda estava em vigor com o Vasco e aconselharam o mesmo a ingressar na Justiça do Trabalho contra o Vasco, sem qualquer preocupação com a ética. Depois, colocaram o seu advogado, Márcio Bittencourt, para representar os “interesses” do Fluminense no STJD (caso Jéfferson) contra o Vasco. Ora, o que o Fluminense tinha a ver com isso? Há o Procurador do STJD e não havia necessidade alguma de o Fluminense se envolver no episódio. Mas esse Horcades metido a besta, que tem a pretensão de ser o Eurico mas não possui um centésimo da competência e inteligência do mesmo, é um fanfarrão e não contente com a postura hostil contra o Vasco, inviabilizou o pedido de recebimento da cota integral, pleito do Vasco no Clube dos Treze, e, ainda, reclamou com a imprensa sobre a atenção que a mesma dava ao Vasco na Série B, injustificada, segundo ele, porque o Fluminense estava na série A (ele se esqueceu do fato de que o Vasco possui uma torcida muitíssimo mais numerosa que a do Fluminense, que o Vasco é muito mais decisivo que o Fluminense e que possui muito mais títulos no futebol, em suma, o Vasco é Clube mais importante que o Fluminense, o Vasco é grande de verdade e Fluminense é apenas um arremedo do Flamengo, embora tenha sido o genitor do mesmo.
    Agora, no momento em que o Campeonato Estadual tiver início, o Fluminense é um dos times mais insignificantes do futebol brasileiro e o nosso grande rival continua sendo o Flamengo (e os flamenguistas sabem muito bem disso). Aliás, o Vasco é o único adversário de respeito do Flamengo. Os “clássicos” contra Botafogo (time pequeno de chorões) e Fluminense (time pequeno de safados) não tem graça alguma, nem parece verdadeira rivalidade, tal como ocorre entre Cruzeiro e Atlético MG, Inter e Grêmio e Corinthians e Palmeiras. Em minha opinião, inclusive, a rivalidade entre Vasco e Flamengo é a maior do futebol brasileiro – o clássico dos milhões.

  25. Rene
    04/12/2009 17:06h

    Achei isso aqui no Netvasco:

    http://www.netvasco.com.br/historia/confrontos/VascoXFlamengoRJ.html

    Que história é essa? Aí diz que eles têm 12 vitórias a mais.

    O vasco não está na frente deles no confronto direito? Ao que me consta eu vi uma vez o Eurico dizendo que eles eram nossos fregueses.

    Esses números do netvasco são confiáveis, o casaca tem sua própria estatística do confronto histórico entre VASCO e flavesti?
    xxxxxxxx
    Olá Rene,

    A estatística que lhe apresento não é a do Casaca e sim a minha. Fla 133 vitórias; Vasco 126 vitórias.

    Nos tempos de Eurico Miranda ele podia dizer quase o tempo todo que o Flamengo era freguês do Vasco. Naquele período o Fla só esteve na frente do Vasco no confronto direto por três meses em 1988, quatro meses, entre o final de 1991 e o início de 1992, três meses em 1996 e quatro meses em 1997.

    O Vasco esteve na frente do confronto, no citado período, por quatro meses em 1986, um mês em 1987, três anos e três meses entre 1988 e 1991, dois anos e um mês entre 1993 e 1995, três anos e sete meses entre 1997 e 2001, uma semana em 2001, dois anos e seis meses entre 2001 e 2004 e desde julho de 2004 até o golpe manteve a supremacia perante o adversário. Daí o discurso dele quanto à freguesia.

    Sérgio Frias

  26. Luis Filipe
    04/12/2009 18:22h

    Não tenham dúvidas, vascaínos, agora com o Vasco novamente enfraquecido, a dupla favorita da mídia voltará a mandar aqui no Rio. O Vasco volta a 2º plano. Volta a ser saco de pancada da dupla. Já começa agora, no Carioca de 2010. Quem viver verá!!!

  27. Luciano Meirelles
    04/12/2009 18:41h

    Fla-Flu é o maior clássico da zona sul. É casados contra solteiros. Um foi feito a partir da costela do outro. O maior clássico do Brasil(e de maior rivalidade) é Vasco contra “os outros três”. São duas visões de mundo em conflito. Isso ocorre desde que se juntaram para nos prejudicar na década de 20. Como o Flamengo é o líder deles, então que seja o principal adversário. Em termos futebolisticos, a maioria dos urubus é muito chata, embora quase sempre não saibam sequer a escalação de sua equipe. Os “pó de arroz” já foram quase tão chatos quanto os urubus, mas hoje estão mansos depois da decadência do anos 90. Os botafoguenses que conheço são quase sempre simpáticos. O que irrita são algumas das Diretorias do Botafogo que buscavam manter uma aliança com o Flamengo na esperança de minar o poder do CRVG e de substituí-lo como maior rival da urubuzada.

    Quanto a algumas referências ao caso Grêmio vs. Mulambada, somente gostaria de destacar o seguinte: É claro que há muita rivalidade entre Inter e Grêmio. Entretanto, não me lembro de ter havido alguma final na qual um desses times tenha sido flagrantemente beneficiado em detrimento do outro. Agora, o Grêmio foi roubado na final de 1982 contra o Flamengo. Aí entra aquela história. A mesma Imprensa que critica a rivalidade Vasco vs. mulambada, vem hipócrita e interessadamente ressaltando a rivalidade Inter vs Grêmio. Além disso, aplica-se aqui o que vocês relataram quanto ao comportamento de alguns vascaínos mais jovens. Os gremistas que vi abraçando flamenguistas são novos e parecem não ter interesse pela história. Talvez eles nem saibam o que ocorreu em 1982. O fato é que o Flamengo tem um histórico interminável de falcatruas, inclusive em prejuízo do Grêmio. Os gremistas vão perder uma grande chance de darem o troco ao Flamengo. Seria um feito histórico.

    Quanto ao jogo Flamengo vs. Santos de 1992, considerando minha memória e o que senti na época ao ouvir o jogo deles pelo rádio enquanto via o jogo do Vasco pela TV, só posso dizer que o Vasco atropelou aquele timaço do São Paulo desde o primeiro minuto. Por outro lado, o Santos não ofereceu grande resistência à urubuzada. O jogo foi controlado pelos urubus. Não lembro qual era a pontuação por vitória e se o Santos dependia apenas da sua vitória. Os Santistas sabiam que o Vasco estava massacrando o São Paulo. É claro que o Vasco tinha que vencer de qualquer jeito, mas duvido que aquele timaço repleto de craques mancharia sua trajetória brilhante entregadno um jogo. O CRVG que acompanho desde os 4 anos de idade, de acordo com minha memória, não entrega jogos (sobretudo deliberadamente), não importando a quem isso beneficie.

  28. Pedro Paulo Vital
    04/12/2009 19:19h

    Devemos considerar a Taça Guanabara como “título”? Sim, desde que tenha a mesma sido uma competição à parte do Estadual. Foi assim, por exemplo, em 1965 (ano da primeira Taça GB) e 1994, ambas ganhas pelo Vasco.

  29. Luis Filipe
    04/12/2009 19:33h

    Engraçado, até o ano passado, um time para ser campeão brasileiro na nova era dos pontos corridos, tinha que ter estrutura, CT, etc. E agora, tudo mudou??? Por acaso a mulambada tem estrutura? Tem CT? É como eu sempre falo, o discurso muda conforme as conveniências do momento. No tempo do Eurico, todos dessa mídia podre o acusavam de acirrar a rivalidade com os urubus. E agora? Nunca se ouviu tanto falar de rivalidade como agora!!! Só que, agora, ninguém fala mal da rivalidade!!! Agora, a rivalidade é uma coisa normal e salutar!!! É muita hipocrisia dessa mídia!!! O que importa mesmo é dar esse título à urubuzada!!! O resto é irrelevante!!! O futebol é um teatro!!! Os times são as marionetes e os torcedores são a platéia. A Globo é a autora e diretora!!! É brincadeira!!!

  30. Carlos
    04/12/2009 19:33h

    Prezado Sergio

    Eu faria o que o nosso Vasco fez em 92 derrotou o São Paulo mas infelizmente deu o título a mulambada com o resultado
    Rivalidade é uma coisa jogar para perder é outra
    Concordo com voce. E se nao for assim essa fórmula de pontos corridos vai acabar no Brasil pois no final de cada campeonato não será dificil algum grande de algum estado derrubar seu rival como o Corinthians e agora o Gremio estão fazendo e aliás como o Botafogo fez ano passado entregando o jogo para ATL Paraná e Figueirense.
    Apesar de não cocordar muito com as posições muito das vezes radicais do CASACA vc me parece bem centrato no que faz. Vamos fazer oposição sim mas uma oposição inteligente como voces começaram a fazer divulgando atos de incompetência administratica e não atacar A por causa de B
    Se puderem divulguem os valores das transações e vamos cobrar o Balanço do clube da Internet pois até agora eles atacavam a falta de transparencia que realmente havia mas isso continua a acontecer agora ninguem sabe quanto custou ninguem muito menos agora no fim dos contratos quem fica e por quanto fica e quem sai e o balanço de cada contratação.

    SDS Vascaínas

    Carlos

  31. SEBASTIÃO
    04/12/2009 19:46h

    Muita boa a matéria acima. Aula para todos, inclusive para eu também. A propósito, cada dia mais me surpreendo com os membros do CASACA. Sabem tudo do nosso Vasco da Gama.

  32. Vasco Sempre
    04/12/2009 21:00h

    Sr. Sergio

    O que dizer da Séria A desse ano??? O curintins entregou e a mulambada ta se achando; o Jucilei se entregou na véspera dizendo que torcia para quem???? Não perdi tempo com o jogo mas fui aletardo por amigos e depois assistindo os momentos conclui???? A Falha o penalti e os gools???? Quanto ao Gremio vamos esperar! Do Vasco ano passado temos que lembrar do elenco; Jorge Luiz, Vagner Diniz, Beto etc, porque não dizer Morais que deixou o time no meio do caminho; dava para continuar na seria A?? Jogaram para continuar na série A ou eram ruim mesmo??? Onde andam eles??? Agora o Edmundo sempre sera meu idolo mesmo estando entre os que nos causaram tanta tristeza “não teve culpa” Enfim terminou estamos de volta de onde nunca deveriamos ter saido! Este ano pelo estadual vencemos o fla, deixando eles sem moral para zuação (Campeonato a parte). Quanto a politica prefiro não comentar, gosto é de futebol.
    xxxxxxxxxxx
    Olá,

    O Vasco no ano de 2008, até o golpe, havia feito oito partidas. Já havia enfrentado Inter-RS, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Botafogo (no Engenhão com 10 reservas). Esteve numa das rodadas na zona da Libertadores, nenhuma delas na zona de rebaixamento e ao final da oitava se encontrava em nono lugar.

    O elenco tinha disponíveis Tiago ou Rafael no gol, Wagner Diniz (que no Vasco produzia) Jorge Luiz, Vilson, Luisão, Eduardo Luís, Pablo, Jonilson, Mateus, Leandro Bomfim, Souza, Mádson, Alex Teixeira. Morais, Edmundo, Leandro Maral, Jean e Alan Kardec.

    A janela para contratações não havia sido aberta e nela o Vasco com a disponibilidade de trabalhar com o dinheiro da venda de Phillippe Coutinho (10 milhões de reais) pretendia contratar um zagueiro e um meia.

    Quando a Turma da Oportunidade de Prata assumiu ninguém falava em rebaixamento. Para o Vasco ir para a zona da degola foram necessárias mais 11 rodadas, depois da oitava, a negociação de Morais e Pablo, a contratação de Tita e depois de tudo isso foi o que se viu. O Vasco perdeu Jean e trouxe André, Serginho, Johnny (todos da Tita Soccer), Fernando, Baiano, Pinilla e Pedrinho (todos fora de forma) além de Odvan. O resultado no campo mostrou a incapacidade dos atuais gestores. O Vasco que havia feito 11 pontos em 8 jogos, acabou por fazer 29 nas 30 rodadas subsequentes. Bastava não ter perdido para Figueirense e Náutico em casa (ambos resultados inéditos na história dos confrontos) que não cairia.

    Se o time era bom, mais ou menos, razoável, medíocre, ruim, ótimo é uma questão de juízo de valor. O fato é que aquele time das oito primeiras rodadas, prejudicado pela arbitragem em dois jogos tendo perdido três pontos neles não estava com pinta nem risco de brigar para cair. No mínimo o que se esperava era que repetisse a classificação para a Sul-Americana dos três anos anteriores, posição que ostentava na oitava rodada. O que se viu posteriormente foi uma torre de babel em São Januário e o terrível resultado no fim daquele campeonato.

    Como se vê a administração e a política também influenciam no futebol quer queiramos saber disso ou não. Fazem parte da realidade do clube.

    Sérgio Frias

  33. //CHICÃO) (RJ)
    04/12/2009 22:21h

    O EURICO, domingo passado no programa Pânico na TV, quando perguntado sobre o Fl@bosta, respondeu curto é grosso:

    “EU QUERO QUE O FLAMENGO MORRA!!”

    E PONTO FINAL, FECHA A CONTA E PASSA A RÉGUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  34. DODÔ DA BAHIA
    04/12/2009 23:23h

    ALGO DE ESTRANHO, ANDA POR AÍ.
    ATÉ AGORA EU NÃO VI NENHUM REPRESENTANTE DO (im) RECLAMAR DO FATO DO ÁRBITRO DO JOGO, DECISIVO NO MARACANÃ, O SENHOR H. ROBERTO LOPES, SER GAÚCHO!

    SERÁ QUE É PARA GARANTIR O ARGUMENTO DE IMPARCIALIDADE, DE UMA POSSÍVEL, “MÃOZINHA”?

    TÁ CHEIRANDO A COISA PODRE!

  35. Luiz Claudio Pereira
    05/12/2009 6:58h

    TORCEDOR DE VERDADE DO VASCO DA GAMA TEM QUE ODIAR TUDO QUE SE REFIRA AO FLAMENGO OU QUALQUER TIME RUBRO-NEGRO. VITÓRIA, SPORT, ATLÉTICO PR, INTER MILÃO ETC..

    SENÃO, É IGUAL A HOMEM QUE ACHA OUTRO HOMEM ATRAENTE

    SÉRGIO FRIAS ESTÁ CERTO, EM TERMOS DE CONFRONTOS DIRETOS ELES TINHAM 9 VITÓRIAS A MAIS DO QUE NÓS, HOJE TEM 8 DEVIDO AOS 2 A 0 DO CARIOCA.

    EM TERMOS DE DECISÕES, NÓS TEMOS MAIS VITÓRIAS DO QUE DERROTAS

  36. Marinho Picorelli
    05/12/2009 8:57h

    NETVASCO – 05/12/2009 – SÁB – 03:59 – Conselho Fiscal pede que Dinamite vá à polícia por desvio de camisas

    Já está nas mãos do presidente Roberto Dinamite a recomendação do Conselho Fiscal para o clube procurar a polícia e registrar queixa contra o desvio de camisas oficiais de jogo, prática revelada pelo ‘Ataque’ domingo. “A ata da reunião desta terça-feira já está nas mãos do presidente e recomendamos que seja feito o registro policial da denúncia de desvio de camisas”, afirmou o presidente do Conselho Fiscal do clube, Hércules Figueiredo.

    Fonte: O Dia

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
    A minha preocupação é com quem vai registrar. Corre o risco de não sair de lá.

    Marinho Picorelli
    Grajaú – RJ

  37. //CHICÃO// (RJ)
    05/12/2009 12:59h

    Essa é das Arábias:

    Oposição do Santos faz consultoria a “turma” que ajudou a derrubar Eurico Miranda.

    Fonte.-Coluna Painel FC – Folha de SP.
    SEGUIR A RISCA, OS MANDAMENTOS ABAIXO:
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    1°. Fazer aliança com o Gov do Estado.

    2°. Convocar o TRE.

    3°. Convocar a OAB

    4°. Ter o apoio da mídia.

    5°. Infiltrar um reporterzinho, nas eleições para votar ilegalmente para depois tentar anular as mesmas., e contar com apoio do Judiciário.
    6°. Subornar o advogado que trata do processo, para que não recolha as custas do mesmo, para que se dê à revelia..
    7°. Subtrair documentos do Club.
    8°. Desrespeitar o Estátuto do clube na hora de convocar as eleições.

    9°. Colocar o Pelé como candidato.

    10°. Organizar uma torcida de aluguel.

    11° Prometer fila de patrocinadores, e vários crackes.

    Talvez assim consigam, mas se preparem para logo no ano seguinte disputar a segunda divião, para recuperar o orgulho da torcida, e resgatar o Club santista.

    PRONTO, AÍ ESTÁ O MANUAL DO ‘ G O L P E’

  38. //CHICÃO// (RJ)
    05/12/2009 13:05h

    continuando .É bom lembrar que ao pessoal do Santos, que essa “turma”, não derrubou Eurico Miranda, uma vêz que o mesmo não participou das eleições.

    A ” Eleicirco” teve apenas um candidato. Assim ficou mais fácil dar o GOLPE.

  39. Fernando
    05/12/2009 13:56h

    Vasco Sempre
    04/12/2009 21:00h

    Caro Sérgio, cada vez que eu leio suas respostas e seus artigos eu lhe admiro mais. Suas opiniões são bem articuladas e ricas em detalhes. Além do mais, o seu estilo é de uma clareza e simplicidade bem agradáveis. Essa sua resposta é justa e imaparcial. A mesma aumenta sua credibilidade, pelo menos comigo que não pertenço a turma do oba-oba, maioria das torcedoras mulheres que não sabem nada de futebol, apenas torcem (antes de qualquer protesto, reparem que eu disse “maioria”, há, portanto, exceções).

    A contratações equivocadas da atual diretoria puseram o Vasco rumo à Série B, isso é inquestionável (a diretoria estava absolutamente perdida, sem um projeto consistente e, até hoje, parece que ainda não possui um projeto sério).

    Eu somente não gosto, e não é o seu caso, quando gente que não entende nada de futebol faz afirmações sobre a qualidade de alguns jogadores. Por que não é o seu caso? Porque vc ressaltou muito bem os fundamentos dos equívocos, “jogadores fora de forma” e “jogadores de má qualidade”.

    Para aqueles que não sabem, o zagueiro Fernando, quando adquirido, estava totalmente fora de forma, mas sempre se destacou nas seleções de base e possui um qualidade raríssima em zagueiros – sabe sair jogando, tem categoria para dominar a bola e iniciar uma boa jogada (é só lembrar do jogo contra o Flamengo no Estadual e da jogada que deu origem ao gol).

    Quanto ao Pinilla (o mesmo além de fora de forma, tinha problema com alcool). Agora, é um jogador fora de série – em matéria de qualidade técnica. Jogou na seleção chilena e sua qualidade era incontestável. Nas poucas oportunidades em que entrou em campo com a camisa do Vasco, demonstrou categoria, com qualidade no passe (lançamentos) e bom domínio de bola, embora, visivelmente, fora de forma e com problemas de saúde. Foi um erro contratá-los naquele momento como solução para evitar o rebaixamento, mas é importante que seja apontado, como o fez o Sérgio Frias, as verdadeiras razões do erro na contratação desses atletas.

    Eu sei que gosto é algo subjetivo mas há certos limites objetivos que devem ser respeitados nas análises sobre qualidade de jogadores, sob pena de se falar coisas absurdas, sem respaldo em fatos. Por exemplo, se alguém me diz que o Romário não foi um jogador excepcional ou que o Ronaldinho Gaúcho é melhor do que foi Romário, eu simplesmente ignoro e não perco meu tempo discutindo um absurdo como esse (claramente dito por alguém que nada entende de futebol ou que tem a memória curta).

    Com essas considerações eu me despeço, parabenizando sua resposta ao Vasco sempre.

  40. Fernando
    05/12/2009 13:57h

    …eu o admiro mais em vez de “lhe admiro mais”

  41. Fernando
    05/12/2009 14:00h

    sejam apontadas, …., as verdadeiras razões.

  42. José Rangel
    05/12/2009 14:33h

    O carecone safado heber lopes é natural de Londrina, Paraná. Árbitro ladrão tem de tudo quanto é Estado da Federação, embora no Rio Grande do Sul tenha muito mais.

    O evandro roman, que deu uma mãozinha(?) para os imundos no domingo passado é da federação paranaense mas é gaúcho de nascimento (cidade de Erval Grande).

    Se ocorrer o que está sendo anunciado, amanhã o grêmio vai fazer um papel ridículo no Maracanã. E não será a primeira vez. Esse tricolor gayúcho não tem moral nenhuma. Já entregou em várias oportunidades.

    Alecsandro, que disse que entregar jogo não é postura de homem não foi nem escalado. Aliás, só 4 titulares estarão em campo.

    Imaginem o que as organizações do mal não estariam falando se o beneficiado fosse o Vasco com o Eurico Presidente.

    Dia 6/12 poderá se tornar o dia da vergonha do futebol brasileiro.

    RENUNCIA, BoB!

  43. João Paulo
    05/12/2009 17:30h

    Grande Sérgio, saudações, grande abraço!

  44. José Nelson
    05/12/2009 21:58h

    Meus amigos.

    Parabéns Sérgio pelo excelente artigo.
    Soube que o gremio (com miniscula mesmo)irá entrar em campo sem 8 titulares.
    É sempre tudo a favor da mulambada. O Pink, se fosse ao contrário, estaria escrevendo que era campeonato da vergonha, me engana que eu gosto.

    Toda a imprensa só fala em hexa. Hexa de cinco (penta).

    O titulo da mulambada vai ser HEXA INTERINO.
    Aí banana, quero te ver sentado no colo do Barouchellll.

    Saudações Vascainas.

  45. Andre
    05/12/2009 22:08h

    Caro Sergio,

    Texto maravilhoso !!!!
    Isso é VASCO DA GAMA !!!!!!!

    SV

    Andre

  46. Cláudio
    05/12/2009 22:23h

    Pior é ver a bovinada indignada com o “hexa” do flamengo, reclamando da mídia, etc…

    A bovinada vai ter que engolir mais essa (Flamengo campeão), e infelizmente, nós, torcedores lúcidos, vamos ter que aturar a mulambada também…

    Se parte da nossa torcida não fosse composta de um BANDO DE IDIOTAS que acatou TUDO O QUE A MÍDIA MANDOU FAZER contra a diretoria anterior, apoiando os vermes que hoje “presidem” o Vasco, poderíamos ter hoje um clube com expansão de patrimônio, organizado administrativa e financeiramente, o que em um futuro bem próximo, traria grandes retornos ao futebol.

    Mas, infelizmente, parte da nossa torcida se demonstrou ser DE NÍVEL PIOR QUE A MULAMBADA… nem lá no “império do mal” vemos uma idiotização e bovinidade sem limites como vimos com os nossos torcedores.

    A mídia diz que “dinamite” tinha que ser o presidente… conseguiram… e o que o Vasco ganhou com isso? Viramos os queridinhos da imprensa, mas a um custo muito alto…

    Rebaixamento humilhante, perda do CT de Caxias, despejo do Vasco Barra, possível perda do Calabouço, e muito mais pode vir por aí.

    A ala bovina da torcida seguiu o script de que SÉRIE B É UMA MARAVILHA, confomre mandou a TV, e qual é a consequencia??? Vamos ter que passar pela humilhação pública de recebermos o troféu da série B, enquanto o rival vai receber, ao mesmo tempo, o troféu da SÉRIE A.

    Pior é que vamos ver “dinamite” e Márcio Braga comemorando juntos a grande conquista do futebol carioca…

    Só falta o jogo comemorativo de entrega das faixas… Vasco campeão da segundona e Flamengo campeão da primeira divisão…

    É muita humilhação pra um ano só !!!

  47. Necesio
    06/12/2009 7:28h

    Prezados,

    Como vascainos e indignados com toda esta armação para favorecer a urubuzada, sugiro que passemos a adotar o seguinte:
    toda vez que mencionarmos este pretenso título, que poderá ir para o urubu, vamos chama-lo de TÍTULO DA VERGONHA (2009- ANO DA VERGONHA NO FUTEBOL) e à rede globo podemos nomea-la FLAMARINHO. Assim, fica mais direto.

    Sds vascaínas

  48. Otavio
    06/12/2009 23:01h

    Obrigado Casaca! Uma caravela Vascaína navegando no oceano de cocô da mídia fla-bosta.

    Saudações!

  49. allan santos (brasilia)
    11/12/2009 9:43h

    GOSTEI DO SEU COMENTARIO FRIAS, PORÉM REAFIRMO A RIVALIDADE E SUA OPINIÃO FOI PERFEITA..LEMBRO-ME DE UM TIME GLORIOSO E DE UMA EQUIPE SEM ALMA…..ROBERTO ESTA COM UM BRINQUEDO NAS MÃOS E BRINCA COMO QUER E BEM ENTENDE…CHORA A SAIDA DE TREINADORES MEDIOCRES E DE JOGADORES IGUAIS.ATÉ QUANDO ME PERGUNTO?? NÃO VEJO NADA DE BOM NO HORIZONTE DE NOSSA CARAVELA..CARA PEÇO DESCULPAS POR TER ME EXPRESSADO MAL E AS VEZES ATE MAL EDUCADO,PORÉM E DIFICIL DE MAIS TORCER PRO VASCO HOJE, MAIS MESMO ASSIM TORÇO PELO “”MEU TIME”" SEI DA REAL IMPORTANCIA QUE O EURICO TEVE AO LONGO DE SUA TRAGETÓRIA NO COMANDO DO VASCO, E HOJE TEMOS UM “”PRESIDENTE “”" QUE NOS PROMETÊRA UMA EQUIPE FORTE E COMPETITIVAVASSIM QUE RETORNASSE A ELITEE HOJE 11-12-2009 ÁS 09:34 DA MANHÃ ABRO O SITE DA GLOBO.COM E VEJO QUE O TIME ACERTOU AS CONTRATAÇÕES DE GEOVANE MARANHÃO, CAÍQUE,E ESTA NA BRIGA POR RAFAEL COELHO E OUTROS……………………….NÃO DÁ CHEGA DE ME ENGANAR E ME FAZER DE BOBO.ESSE ROBERTO REALMENTE NAO DÁ……..ENQUANTO O GALO CONTRATA LUXA, O RIVAL BRIGA POR VAGNER LOVE FLU POR FREDD SAO PAULO POR FERNANDÃO, CORINTHANS POR ROBERTO CARLOS,QUEM VIRÁ??????????QUEM???? ME DIGA??????? QUEMMMM???ESTOU ME DESMANCHANDO,,,MEU TIME SE APEQUENA A CADA DIA. ROBERTO NÃO DÁ… ME DESCULPE ..O CRITIQUEI POR VÁRIAS VEZES E LHE PEÇO DESCULPAS..VC ESTAVA E ESTA CERTO MEU VASCO ESTA ACABANDO E JUNTO COM ELE SUA TORCIDA,,,ME DESCULPE MAIS UMA VEZ. OBRIGADO…

    ++++++++++

    Allan

    Apesar de sermos diametralmente opostos à forma como o Vasco está sendo administrado, estaremos torcendo como nunca pelo sucesso em 2010. O clube não aguentará mais um fracasso. Para nós, creia, é muito difícil fazer oposição em um panorama como este. Mas não nos resta escolha.

    Equipe Casaca

  50. Evandro Reis
    11/12/2009 11:47h

    vi na maior cmm do orkut sobre o Vasco
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=603745&tid=5413680967052714793&na=4

    IMPEACHMENT – fora dinamite
    protesto dia 15 de dezembro, 14:00hrs
    em frente a ALERJ

    palácio tirandentes
    rua primeiro de março s/n.º – praça xv

    CONTAMOS COM A PRESENÇA DOS VERDADEIROS VASCAÍNOS,
    TODO MUNDO COM CAMISA PRETA!!!

    *OBS: o protesto será organizado pela “MAB”

    MAB = Movimento Anti-Banana!!!

  51. Joel S Duarte
    15/12/2009 15:18h

    Gostei da parte que ele fala de Conca, Morais, Marcelinho e Leandro Amaral. Hoje, no novo e rico Vasco, temos: Robinho, Enrico, Adriano e Aloisio. Eu preferia quando era pobre mas tinha jogador!!!

Comente »

Deixe seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode acompanhar os comentários via RSS.

Seja educado. Evite palavrões. Mantenha-se no tópico. Sem spam.

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes