Home » Coluna do Expresso Vascaíno

A Poeira

[ 20/02/2010 | 36 Comentários | Imprimir Imprimir ]

Por: Paulo Salles Alecrin

Quando Deus criou o mundo e tudo o que nele há, cancelando desta forma o “caos” existente, em seguida pôs mãos à obra e do pó criou o homem. Alguém para habitar e desfrutar de sua criação – para quem acredita…

Desta “burilação”, fruto deste seu labor, entendo, ficou no ar uma nuvem espessa de pó. De poeira. Matéria de sua recém-criação. Porém, material impuro, inacabado. Mais poluente que servível.

Ao longo dos tempos essa poeira foi e vai assentando, recaindo sobre todos nós e afetando-nos de um modo geral. A uns, mais; a outros, menos.

Chamo a isso de “pó da burrice”. Do “inconcluído”. Do “não terminado”.Não contemplando aos mais afetados de um melhor tirocínio.

Exemplos???

Há aos milhões. Aos trilhões. Zilhões.

O cara joga lixo na rua, infecta o meio-ambiente e enfeia o seu redor. No entanto, não tá nem aí. É como se ele não habitasse esse planeta. Vai entender.

Para estes o significado de mundo, de planeta, deve ser os limites de paredes e muros de suas casas. Dá pra entender? Acho que não, né? Mas é assim. Ningém vive confinado aos limites de seus muros e paredes. O mundo não é um BBB. O mundo imaginado por George Orwel em “1984″, ainda que na prática literato-ficcionista, tem outro alcance. Ainda que cada vez mais materializado em nossos dias.

O quê dizer também da nação que ameaça a própria humanidade com o terror do rechaço atômico?

Tem também o sujeito que pega a mulher na cama com outro, em pleno exercício da mais competente mistura do “pó com pó”. No entanto, ele sai na porrada com “o outro”. Quer matar “o outro”, pois ele é o autêntico e bastante culpado desta situação. Ele vai continuar com a mulher e a cada “outro” que se aproxime dela, ou dele com o devido alcance da mesma, estará no mínimo flertando com a obscenidade alheia, particular. Indigno, portanto, de um convívio maior ou de melhor qualidade. A sombra da suspeita pairará sempre.

Assim é a vida prática, a antiga e a atual. Nada mudou desde o início dos tempos.

Por mais que já chovesse sobre a face da terra e por mais que ainda venha a chover, esta poeira não assentou e não assentará jamais até que ainda esteja por nascer o último dos homens até os confins da existência desta humanidade.
Esta poeira, portanto, infelizmente, recai e recairá sobre todos, independente, é claro, de sua paixão ou preferência clubística.

Assim é a vida dos “novos-vascaínos”. Do “novo-Vasco”.

Alguns se safam melhor, pois sempre há também a chuva de bênçãos, da purificação. E esta livra-os de todos ou dos maiores males.

Este não é o caso dos “novos-vascaínos’. Do “novo-Vasco”.

Mas nem todos fazem questão de nela banharem-se. Buscam freneticamente por herméticos abrigos.

Desta forma, Sérgio Frias, Carlos Eduardo e outros, nada há a fazer em muitos casos.

Ou não posta-se aqui certos comentários ou deixa-os ao relento, sem maiores explicações ou tratos.

Como o lixo que vemos atirado às ruas. Para o qual eu presto atenção, mas nada mais posso fazer além disso. Pois sei que jamais poderei dar o devido trato ao mesmo. Não posso sair removendo e recolhendo todo ele que vejo acumulado e atirado de segundo em segundo em todo lugar.
Assim sendo, não me vejo como a chuva que vá remover ou lavar a ninguém do “pó da burrice”.

Me desculpem, mas não vejo também em vocês esta qualidade.
A coisa está no momento fundição humana. No escopo da reprodução da espécie. No processo da multiplicação das cópias. Uma hora o toner acaba, ou começa a falhar e determinadas cópias saem impuras, ilegíveis…

E por falar em toner, este também é pó, não é não?
Bem, deixa pra lá.

Abraços a todos e boa vitória domingo. Se bem que ache que o time não tá lá essas coisas. Mas no quesito sorte…

E por falar em quesito:

Unidos da Tijuca, um forte abraço!
Nunca torci por uma escola de samba, acho que agora…

Paulo Salles Alecrin

36 Comentários »

  1. //CHICÃO// (RJ)
    20/02/2010 14:09h

    Caro Paulo Salles Alecrim,
    Essa viagem no periodo carnavalesco, lhe fêz bem para inspirar, ainda mais a sua sabedoria.

    - Querido Mestre, meu amado Guru, am forte abraço PARATY!!
    ..>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  2. Marcio Rezende
    20/02/2010 14:42h

    so de sacanagem com o tjd- do FLA – RJ…..PIMPAO, SIM, NOSSO BRAVO DENTISTA, AGORA MILIONARIO, VAI FAZER O GOL DO TITULO COMO 5o. RESERVA DO ATAQUE QUE EH……

    vai la pimpao, sacanea com o tjd do fla – RJ!!!!!!

  3. Paulo Salles Alecrin
    20/02/2010 15:51h

    Pessoal do CASACA! não precisava tanto.

    Mesmo assim, mais uma vez, o meu melhor agradecimento.

    Bom final de semana a todos.

  4. Aderaldo Madureira
    20/02/2010 16:03h

    FORA DO TÓPICO, PORÉM INTERESSANTE A MATÉRIA DO “DIA ONLINE”

    Só salvei e enviei esta matéria agora, porque a mesma estava em destaque no “DIA ONLINE” nesta manhã (que foi o único a publicar) e agora vc tem que procurar com lente de aumento para encontrar a matéria, pois tiraram de destaque.
    —————————————————————————

    20.02.10 às 01h44
    Pedofilia: dirigente é intimado a depor
    Diretor do Fla é convocado como testemunha. Acusado tem apelido com alusão ao crime

    Rio – A Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) intimou um diretor do Flamengo a depor quarta-feira como testemunha sobre a denúncia de pedofilia envolvendo um funcionário do alto escalão do clube. A investigação do caso foi antecipada pela coluna Pá&Bola, do jornalista Mauro Leão, no jornal ‘CAMPEÃO!’ do dia 10 de fevereiro. A denunciante, associada do Flamengo, chegou a afirmar em depoimento que o acusado tem apelido que faz alusão à pedofilia.

    “Estamos chamando essa suposta testemunha para prestar declarações. A criança ainda não foi identificada, mas estamos trabalhando nisso. É uma denúncia grave, que está sendo tratada em sigilo”, afirmou o delegado titular da unidade, Luiz Henrique Marques, sem descartar um depoimento da presidente do Flamengo, Patrícia Amorim. “Se necessário, ela será chamada”. Patrícia voltou a afirmar ontem que só voltará a se pronunciar se for notificada pela polícia.

    Em denúncia feita no dia 8 de fevereiro, a associada afirmou ter visto um dirigente do clube “acariciando ostensivamente o órgão sexual” de um menino de aproximadamente 10 anos nas imediações da sede da Gávea alguns dias antes.

    Ao se aproximar do local, a denunciante, de acordo com seu depoimento à polícia, ouviu o acusado dizer para a criança: “Você é gostosinho. Você é bonitinho”. A associada, então, seguiu para o clube à procura do responsável pela criança, acreditando que o menor poderia ser filho de algum atleta ou estivesse tentando entrar no clube através de uma peneira.

    Como não encontrou os pais do menor na sede da Gávea, a denunciante se dirigiu a um outro diretor do Rubro-Negro e, em seguida, à presidente Patrícia Amorim, para denunciar o ocorrido. Ao tomar conhecimento da denúncia, a presidente prometeu investigar o caso.

    Criança teria recebido R$ 100

    A vereadora Liliam Sá (PR), responsável por encaminhar a denunciante à Justiça, espera o desfecho das investigações. “Ainda não podemos acusar ninguém. Há indícios de que isso esteja acontecendo e, se a denúncia for comprovada, a presidente Patrícia Amorim deve tomar providências”.

    No dia 11 de fevereiro, Patrícia Amorim, já havia afirmado à coluna ‘Pá&Bola’ que um advogado do clube investigaria as acusações e que ela esperava uma notificação oficial da DCAV.

    Ainda segundo a denúncia feita pela associada do clube, a criança teria revelado que recebeu R$ 100 do suposto abusador, além de promessas de ingressos. A denunciante também afirmou que o acusado costumava estar sempre “acompanhado de crianças, gastando mensalmente uma elevada quantia em roupas e outros itens na butique do clube com o intuito de presentear as crianças”.

  5. Anônimo
    20/02/2010 16:07h

    Desculpe-me o comentário, mas só costumo (curtir) ler as postagens daqui do Casaca, este é o meu primeiro post, mas dessa vez a coluna ficou bastante enigmática, apesar de entender prefeitamente que vai muito do emocional e da angustia por tudo que se vai (vamos) passando e assistindo na nossa colina!

    Raros percebem que nosso clube foi tomado de assalto num processo típico de politica de condomínio balança mais não cai!

    Vai aí (na atual situação) gente rancorosa; gente alijada porque não pode aparecer nem de papagaio de pirata (quando apoiava a antiga situação); gente que adora bagunçar e fazer política de terra arrasada; até traídores da pior estirpe!

    Esses últimos se imaginavam vascaínos, mas a desinteligência faz com que não percebam serem somente “não-vascaínos” (a antítese), destruíndo em dois tempos o que que foi cosntruído a muito custo, sem deixar pedra sobre pedra!

    Buscaram por anos anular o “Vasco”, seja na imprensa, seja na política interna, seja judicialmente, seja de qualquer forma!

    Esses “traídores”, sem muito (nenhum) senso crítico, foram capazes de se aliar aos detratores que permeiam a imprenssa esportiva marrom, que objetiva única e tão somente a destruição de um lenda única chamada Club de Regatas Vasco da Gama.

    Mas em que pese toda esta situação, eu acredito que é preciso separar o jôio do trigo, identificar aqueles (da situação) que vêem no nosso “Machão da Gama” um bem comum, pois este ciclo de completo raxa político só vai terminar se houver alguma distensão e uma união sustentável.

    Somente assim poderemos lutar contra aqueles “apoiadores externos” (e me refiro principalmente aos pregadores de uma cidade em que não existiria outro clube de futebol senão aquele dos demagogos rubro-negros), às custas de nosso caríssimo clube e mesmo dos chamados co-irmãos), que querem a busca de uma cidade tomada unicamente por torecedores intolerantes e preconceiturosos!

    Por isso, me desculpo mais uma vez, mas também não resisti em ser também um pouco enigmático!

    Saudações Vascaínas!
    Direto do Humaitá – Zona Sul

  6. //CHICÃO/ (RJ)"
    20/02/2010 17:12h

    Conf. informações do BIRA e do BID, o contrato do Jogador “Chinelinho” Bichado JEFFERSOM, foi rescindido Judicialmente.

    Menos um no come-dorme da Clinica de Repouso CRVG.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Chicão,

    Esse cara veio para o Vasco, arrebentou o clube na Taça Guanabara do ano passado, machucou-se depois, ficou meses e meses sem jogar, e agora sai do Vasco. Custou horrores aos nossos cofres, e agora segundo dizem, deve ir jogar no futebol paulista. No entanto, a dúvida, como terá sido a negociação de sua saída?

    Transparência ZERO!

    José Pedro Mota

  7. //CHICÃO/ (RJ)"
    20/02/2010 17:42h

    Enquanto no “Novo Vasco” soltam foguetes por “arranjar” um patrocinio para esse jogo final contra o Botafogo, o Botafogo negociou com 3 anunciantes, 1 na manga, outro no calçaõ e outro na camisa. Um deles é a Bozano.

    A Bozano patrocina todo mundo, menos o VASCO. Oh raios!!!

  8. Cláudio Ribeiro
    20/02/2010 18:33h

    Alecrin, é nossa obrigação que a poeira da nossa calçada seja limpa, essa é a nossa parte. À vitória. Parati sempre faz bem, um abraço.

  9. //CHICÃO// (RJ)
    20/02/2010 18:40h

    É Zé Pedro,

    Se juntassem o dinheiro do Jeffersom, Chulapa, Fernandinho,Pedro Vera, e Benites que praticamente não jogaram daria para dar entrada no tal CT.

    Isso sem contar com o Ernani, que tomou um copo de leite e bateu com o carro, e vai ficar alguns meses no estaleiro.

    o “Novo Vasco” é uma MÃE.

  10. //CHICÃO// (RJ)
    20/02/2010 18:43h

    O Paulo Alecrim sempre com a sua modéstia, se desculpando,, não precisava tanto etc..

    Enquanto isso vai descolando 1 coluna por semana,só no sapatinho…

  11. SANDRA CRISTINA "EURIQUETE ASSUMIDA"
    20/02/2010 19:33h

    //CHICÃO/ (RJ)”
    20/02/2010 17:42h

    ISSO MESMO CHICÃO!!!

    OS PATROCÍNIOS SERÃO OS SEGUINTES:
    NA FRENTE DA CAMISA “NEO QUÍMICA”, NAS MANGAS “BOZZANO” E NOS CALÇÕES (INCLUSIVE DO TÉCNICO), SERÁ “BANCO CRUZEIRO DO SUL”.

    ENQUANTO QUE NO “NOVO VASCO”, TERÁ APENAS UM MÍSERO PATROCÍNIO…

    QUANTA COMPETÊNCIA, QUANTA CREDIBILIDADE…

    ATÉ O BOSTAFOGO CONSEGUE COISA MELHOR, QUE O “NOVO VASCO”!!!

    QUE VERGONHA BANANA!!!
    TU NÃO CONSEGUE NADA, É UM ZERO A ESQUERDA!!!

  12. Cristovao Pereira
    20/02/2010 20:19h

    Esse Paulo Alecrim deve ser discipulo ou mestre do Marcos Peressoni. Vai escrever confuso assim…..
    Por falar em pó, fizeram pó do meu comentário sobre o calote.
    Onde continha alguma ofensa?
    Foi apenas uma pergunta que levava a um raciocínio lógico.
    Será que é porque a verdade dói?
    xxxxx
    Olá Cristovão Pereira,

    Nada que vem de você dói. Não vi o comentário mas teria prazer em responder.

    Lembra daquela exigência sua da apresentação dos contratos e tudo mais sobre a reportagem da Marluce? Foi apresentada no Conselho de Beneméritos a explicação. A Turma da Oportunidade de Prata (havia representantes lá) nada questionou. Cobre-os!

    A verdade dói para quem a falseia, distorce e tenta achar no outro a justificativa para suas mazelas. O governo que você apoia é um horror. Todos sabem disso, inclusive você. Toda vez que tenta vir aqui justificar as mazelas de agora com suposições suas, da mídia e de quem tem interesse direto que o Vasco não cresça, opte pelo calote com dinheiro em mãos e continue a agir de forma irresponsável quanto à instituição transformando-a num time de futebol, só vem a mostrar que na verdade não há justificativa. Como não há cair para a segundona após pegar o time em nono lugar, salários em dia, impostos idem e promessas de filas e craques engatilhados, como não há para apresentar balanço desqualificando o Vasco e usando um molde de avaliaçãodiscrepante de todos os outros clubes grandes do país, como não há por fechar com uma empresa pública e não pagar impostos, como não há por deixar um clube na mão de um empresário para que este usufrua do Vasco e o clube ganhe zero na “troca”, como não há para desclassificação na canetada, como não há para um presidente do Vasco declarar sua torcida para o título brasileiro do Flamengo, como não há para aplausos após uma goleada acachapante de 4 x 0 para o Botafogo num jogo decisivo, como não há para no Colégio Vasco da Gama ser servido a jovens atletas em formação nas suas refeições,salsicha ou carne moída, como não há para o “presidente” do clube dizer que vai abrir mão de São Januário para clássicos, como não há para a apresentação de um orçamento com déficit superior a 40 milhões de reais, como não há para se trazer com pompa um artilheiro custando 80 mil reais mês para ficar dois parado e outros cinco sem marcar um gol sequer, como não há para demitir quase 100 funcionarios, boa parte deles sem lhes pagar os direitos trabalhistas, sabedores que são os dirigentes (supõe-se) o que representa isso para quem dedicou grande ou boa parte de sua vida ao clube, como não há para ser despejado do Vasco-Barra por descumprimento de um acordo que vinha sendo cumprido pela gestão anterior até o dia em que os luminares, transparentes e ilibados assumiram o clube, como não há para esconder da maioria o número de sócios de verdade do clube, adimplentes, como não há para tentar defender um clube apagando a sua história conforme os incapazes, incompetentes, irresponsáveis e despreparados membros da Turma da Oportunidade de Prata fizeram.

    Primeiro justifique uma por uma, depois nós conversamos. A verdade deve doer para quem não tem como explicar o inexplicável.

    Estou aguardando suas justificativas.

    Se você não for Eurico nem Roberto não tem problema. Foi favorável ao golpe, então, dá no mesmo.

    Sérgio Frias

  13. Paulo Salles Alecrin
    20/02/2010 20:24h

    Aderaldo Madureira,

    ouvi essa notícia hoje pela manhã na Super Rádio Tupi. Logo, pensei:
    Taí, o homem do “furo” (RMP – aquele mesmo, do caramanchão) deve ter batido essa de primeira em sua magnífica e bem assistida coluna de jornal. E por falar em bater, vai bater repetida e bisonhamente nesta tecla lá naquele tal programa do SporTV que vcs costumam assistir.
    Acertei???

    Chicão,

    pô, tu tá com a corda toda, hein!?
    Que bom! Estamos mesmo precisando de um pouco de bom astral nos últimos tempos.
    Acho que vc está tomando o lugar do Zé Oliveira que anda muito circunspecto.

    Observação:

    aos que lêem os desabafos que os amigos do CASACA! têm transformado em colunas, peço deculpas pela repetição do tema “lixo”.
    É que trata-se de um fato que me intriga, entristece e irrita muito.
    Alguns pensam e dizem que tenho mania de limpeza. Seria isso?
    Só sei e tenho consciência que não radicalizo. Não somatizo essa questão.
    Sei também, no entanto, que estamos na contramão da racionalidade.
    E as questões apresentadas por instituições mundiais no tocante a poluição do planeta revelam isso. Para quem quiser.
    Mas, muitos não têm olhos de ver.

  14. //CHICÃO) (RJ)
    20/02/2010 21:25h

    Alecrim,

    Primeiro me explica que raio e isso de ” circunspecto”. tá com a mania daquele Catarina (Marcos)?

    Agora quanto a usar a palavra “LIXO”, eu tô me LIXANDO!!

  15. //CHICÃO) (RJ)
    20/02/2010 21:34h

    Parece que o patrocinio que o “Novo Vasco” consegui arrumar é a Everest Purificadora de água, e o patrocinio será na bunda. 150 mil para refrescar a bunda até que tá de bom tamanho!

    Agora o marcheting acertou na môsca.

  16. fernandão
    20/02/2010 21:58h

    Concordo com quase tudo.
    Não tem gente que adora um cara que desgraçou as finanças do clube do qual é sócio e torce?
    Tem gosto para tudo, desde que receba uma vantagem qualquer nesse jogo.
    xxxxxxxx
    Não fale assim do atual, presidente do clube, Fernandão. Apesar das muitas histórias mal contadas você não tem provas.

    Concordo com você. Tem gente que gosta desar uma ano na segundona e sorrir feito hiena. Vantagens pessoais para aceitar isso numa boa? Você é quem está falando.

    Sérgio Frias

  17. sergio marques
    20/02/2010 23:35h

    Grande comentário sobre o nada,fantastico.
    xxxxxxx
    Os que nada sabem e nada representam ficaram incomodados. Valeu por isso.

    Equipe Casaca

  18. luisfernando
    21/02/2010 1:01h

    o nada me lembra o atual “presidente”do vasco da gama,não sabe nada,nunca viu nada,não decide nada.como “presidente”é um verdadeiro zé-ninguém.

  19. T.O.B.A.-Diretoria
    21/02/2010 7:14h

    fernandão
    20/02/2010 21:58h

    Cristovao Pereira
    20/02/2010 20:19h

    Meu Fiscal de Patrocínio e meu Descobridor.

    Sabedores das alergias a pó e fumaça que tanto lhes incomodam, informamos ter
    ordenado especialmente que nossos prados fossem molhados, deixando o ar purinho, purinho pra vocês. Provavelmente teremos neste final de semana a presença da nossa Rainha de Bateria, a Mar Lucia. Ela também detesta pó e fumaça!

    É a TOBA sempre pensando nos seus amados bovinos.

  20. José Oliveira
    21/02/2010 7:21h

    Grande Paulo, você com este belíssimo texto desvendou um grande segredo (tá na moda isso). Agora entendo porque a torcida do mal canta “Poeira, levantou poeira…”.
    É o pólen do mal espargido aos gritos e pulos contaminando a humanidade.

  21. José Oliveira
    21/02/2010 7:27h

    Chicão, dizem que o PATROCÍNIO de hoje é de um filtro de água.
    Deveria ser colocado na frente e não na bunda. Na bunda, caberia outro de papel higiênico e até sugiro um muito bom: BOB !

    Agora, se alguém lá da Gávea já passou por lá e levou as torneirinhas, aí sim, só botando na bunda.

  22. José Oliveira
    21/02/2010 7:31h

    sergio marques
    20/02/2010 23:35h

    O nada, para mentes vazias como a sua, já é muita coisa.

    Fiquei sabendo que a TOBA fechou acordo com renomado hospital para reversão de cirurgias de LOBOTOMIZAÇÃO. Vá, faça a sua, volte a ser normal, use sua a carteira de sócio da TOBA.

  23. Henrique Niemeyer
    21/02/2010 11:55h

    Paulo Salles Alecrin,
    Tem gente que não entendeu sua coluna ! Pode?
    Foram aqueles que foram formados com muito pouco ou quase nada de pózinho de inteligência. Podem estudar em Harvard, Oxford etc… , serem cultos, com boa escrita e oratória , mas no fundo mesmo não conseguem ser inteligentes .
    Acha paciência e saco para responder a certos emails.

  24. Antonio Carlos Miranda
    21/02/2010 12:08h

    Meu prezado Paulo Salles Alecrin!

    O que seria o MUV? Desenha para mim! Pode ser na poeira.

  25. Paulo Salles Alecrin
    21/02/2010 12:11h

    Amigo Cristovao (sem til mesmo?) Pereira,

    Permita-me tratá-lo assim. Não há ironia neste meu gesto e nem ranço algum mediante seu comentário, creia-me. Afinal, em nenhum momento você me destratou, ofendeu ou coisa que o valha. Apenas foi sincero com relação a minha pessoa ou quanto ao que escrevi.
    Até porque você fez uma comparação que muito me envaidece, embora entenda descabida grandemente.
    Comparar os meus escritos aos do Peressoni é comparar água a um vinho de boa cepa. Mas, só a lembrança do fato em muito me agrada. Embora quando aqui escreva, não tenha essa pretensão. Em ser comparado. Apenas colo aqui, neste espaço que gentilmente o pessoal do CASACA! nos dispõe, minhas divagações. Que são assim mesmo, dessa maneira que vc expõe. Por vezes confusas, metafóricas, emblemáticas. É claro que eu entendo, afinal são minhas as divagações. São meus os pensamentos.
    Quando os deito no papel (neste caso a web), e por saber disso, coloco os “exemplos” para que fique um pouco mais claro para terceiros.
    Mas, se nem assim ficar ao alcance, paciência. Ao escrever algo aqui não tenho essa preocupação, ou seja, fazê-lo de maneira comercial (não é um livro que eu objetive sucesso de vendas); o CASACA! não me apresenta amarras (olhe, Alecrin: escreva mediante essas regras); não pretendo agradar a terceiros e nem traçar uma linha comum a todas as direções.

    Escrevi durante algum tempo no site do qual vc trás a lembrança do Peressoni. Deixei de escrever por lá por este exato motivo: amarras. No caso, a limitação de caracteres.
    Sou citado pelas pessoas que me conhecem como uma pessoa pouco falante. Calada. Mas, a minha mente por exemplo, acho que é igual a de todo mundo: ferve em pensamentos. Portanto, quando vou expressá-los em palavras escritas, sai isso aí que vc recriminou.
    Lógico, vc há de pensar: porra Alecrin, então vc é um cara muito confuso.
    Não sou não, posso te garantir.
    Você acha confuso eu estranhar uma pessoa normal atirar lixo nas ruas?
    Pode ser que vc não tenha o devido alcance da comparação que estabeleci. Mas, para mim tudo está no mesmo patamar do não entendimento humano. Do desleixo mental.
    Sei também que quando escrevo aqui, quando vc escreve e outros mais, estamos de certa forma expondo-nos. Colocando as nossas impressões sob o crivo da apreciação alheia, que pode tanto ser aceita, como não.
    São as questões do ponto de vista.
    Veja que vc teve, pela sua reclamação, algo avaliado como pobre de merecimento de ser publicado.
    Vejo assim:
    Estamos num site hoje de oposição, certo?
    Você quis expor um pensamento que avaliaram de conteúdo inaproveitável. Resultado, como vc mesmo definiu, virou pó.
    Como eu disse, no site que outrora fora de oposição, onde escrevi meus pensamentos durante algum tempo, escrevendo da mesma maneira como escrevo até hoje – e não poderia ser diferente – nunca tive um comentário em pó transformado.
    Lógico, vc há de dizer: por lá, são mais democráticos. E eu posso te garantir que não é o caso. Conheço várias pessoas que são impedidas por lá. Muitas delas poderão, ser quiserem, depor aqui.

    O Peressoni, pessoa citada por vc, que deixou de escrever naquele site a pouco tempo, é um amigo meu pessoal, se vc não sabe.
    Tenho também vários amigos aqui no CASACA! – ligados diretamente ao site, mas, não disponho do telefone residencial de nenhum deles. Não que isso tenha importância. É só para vc estabelecer um paralelo.
    De vez em quando batemos um papo por telefone – eu e ele, Peressoni – , por email…
    Ele é de Floripa (como costuma dizer), e, se não retirou o convite, disse-me que se um dia for conhecer aquela majestosa cidade, que fosse ao seu encontro. Para uma prosa em “ao vivo”.
    Comparar a maneira como escrevo a dele é uma honra que vc não imagina quanto me lisonjeia. Na verdade, como gosto um pouco desse ofício, gostaria de ser um misto de Coelho (o Paulo), Peressoni, Nóbrega, Fabro, Sérgio Frias, meu amigo Antonio Carlos (que conheci lá – naquele site), D’Arribada, Veríssimo, Sabino e outros. Quero pouco, não é não?
    Como sei ser isso impossível, faço-o a minha maneira. Acho que tá dando pro gasto.

    Enfrento, entretanto, esse problema. Ou seja, sabedor de quão pouco o brasileiro em geral gosta de ler – não digo que seja o seu caso – , e que após dois parágrafos ele já está de saco cheio e perde-se no raciocínio que se tenta passar, não raramente me deparo com esse problema e como já me foi dito, ao escrever, torno-me “prolixo”.
    Não sou prolixo ao escrever meu amigo, mas ao pensar.
    Para vc ter uma ideia, certa feita ao atender ao pedido de um amigo [fala Paulo Cezar (de Caxias), quanto tempo hein!] que deveria apresentar um trabalho escrito valendo ponto para um pré-vestibular, deveria versar este sobre a “situação sócio-econômica mundial”.
    Trabalho encomendado e entregue. Imaginei no entanto que pouco teria a ser aproveitado pois pautei o meu pensamento sobre o assunto no primeiro livro da Bíblia – o de Gênesis.
    Exatamente onde se inicia todo o calvário da humanidade. Alguma semelhança aqui?
    Bem, quanto ao resultado, foi melhor que se poderia esperar e pude assim, com a minha forma de pensar as coisas, ajudar ao meu amigo.
    Você poderá até me contestar: Você, Alecrin, acha honesto fazer um trabalho para que alguém o apresente como sendo próprio? – Já me disseram isso…
    Imagino dessa forma: Se um amigo tem uma dívida de quitação emergencial e não tem a grana para tal ou necessita pagar a conta de luz sob o risco iminente de corte ou para comprar um gás para cozinhar e pede-me essa importância emprestada, ele estará fazendo com a minha grana até que me devolva.
    Neste caso, emprestei-lhe a minha ideia. Se vc pode, numa situação destas irá dizer não a um amigo? Assim, nem consideraria sua a desonestidade.
    E, pelo exposto, prefiro a prolixidade. Resolvo desta forma minhas próprias necessidades com a exposição através da nossa língua.

    Na matéria em questão que resultou este seu comentário, refleti sobre a reflexão de alguns quanto a desonestidade mais explícita. Em várias direções. Que atinge a uma enorme gama de itens que permeia e que afeta a uma grande coletividade.
    Embora muitas pessoas não se dêem conta ao atirar no próprio pé, entendem alguns e acho que me encontro entre estes, que em certas coletividades a simbiose embora não pretendida é fato. E um tiro no pé, não é um tiro só no próprio pé. Entende? Porisso a minha preocupação com tanto.

    Bom domingo e boa vitória!

    Paulo Salles.

  26. Cristovão Pereira
    21/02/2010 12:51h

    Caro Frias,

    Fica dificil responder. Você é muito contraditório.

    Senão vejamos.

    Você afirma que “Se você não for Eurico nem Roberto não tem problema. Foi favorável ao golpe, então, dá no mesmo.” o que contradiz o anteriormente afirmado de que “O governo que você apoia é um horror”.

    Embora a assertiva acima pareça não ser contraditória, ela assume esse aspecto visto que como o senhor acompanha os meus comentários deve ter percebido que nem a atual nem a antiga Diretoria se coadunam com o minha maneira de pensar.

    Prova disso é o meu comentário “e a posse da Diretoria MEIA DUZIA (afinal trocou-se seis por meia duzia)” no artigo http://www.casaca.com.br/home/2010/01/21/por-falar-nisso-o-que-foi-feito-da-auditoria/.

    Vamos agora a sua resposta.

    Quanto a diretoria atual, concordo totalmente com as colocações feitas por voce. E mais grave ainda que a situação está ficando cada vez pior (patrocinios novos que não aparecem, dinheiro da Embratel que não se pode receber, estagnação na adesão de novos socios, aumento da inadimplência dos atuais, processos julgados a revelia etc) e que podem ser mascaradoscom o titulo que espero ansioso que venha hoje.

    Como tenho muitas criticas a administração passada, afirmo sempre que se trocou seis por meia duzia.

    Um exemplo é o caso do calote. Para a divida chegar ao valor que chegou é que a antiga diretoria ficou vários meses dando calote no Joel e depois costurou um acordo que não se sabe até quando poderia ser honrado, tendo em vista que não se honrou o pagamento no mes a mes.

    Quanto aos contratos, o casaca deveria divulgá-los em nome da transparência tão proclamada, pois não deve ser sigiloso, tendo em vista que voce, pelo que me consta, não é benemerito, nem grande benemérito e tomou conhecimento do que ocorreu na reunião e acredito tambem no teor dos contratos e da real utilização do dinheiro, face sua defesa enfática, que acredita-se não foi por ouvir falar.

    Os conselheiros da situação se omitirem é perfeitamente explicavel. O Dr Luso é conhecido por ter em seu curriculo essa caracterisca de omissão como carro chefe.

    Além do mais, é publico e notório a cisão que existe hoje na administração atual e os nomes citados pelo Nobrega que compareceram a reunião do conselho de benemeritos, a exceção de um ou outro pertencem a ala da oposição dentro da situação.

    Saudações Vascainas
    xxxxxx
    Olá Cristovão Pereira,

    Vamos nos ater aos temas que norteiam o assunto. Você parece querer fugir deles.

    Quando abrirmos um tema sobre livro você dá suas opiniões risíveis sobre minhas motivações. Não faltarão oportunidades.

    Na época do golpe você se isolou num iglu? Não creio. Ficou de algum lado. Não venha com conversinha prá cima de mim. Não há contradição e sim uma tentativa de se esconder entre os dois lados do muro. E a iniciativa é sua.

    Eu não acompanho todos os seus comentários, pois tenho mais o que fazer. Você mesmo parece saber disso. Mas um deles eu guardei em mente e não respondi na época sabedor que o seu desejo seria satisfeito para o Conselho de Beneméritos. Apenas isso.

    No trocou seis por meia dúzia é que você se enrola todo. A administração anterior não era caloteira, como as outras desde os anos 60 não eram. Não estamos trocando seis por meia dúzia desde o escândalo do banco pan-americano, mas as dificuldades ocorrem em clubes de todo o Brasil por conta do funcionamento do mundo do futebol através dos anos e, principalmente, pela legislação nefasta para com os clubes.

    Não poderia dizer que esta é caloteira se ela simplesmente não pagasse ninguém porque não havia dinheiro algum (embora ela dissesse na época do golpe que choveria dinheiro no Vasco com a entrada deles). Ela paga o futebol (e caro), monta times medíocres e destrói o clube não pagando praticamente mais nada. Não há como comparar com qualquer outra administração do Vasco porque ela não administra o Vasco e sim paga um time do Vasco (nada de especial por sinal). A diferença é abissal e imagino que só mesmo alguém que estivesse num iglu durante anos não tivesse a capacidade de perceber isso.

    O contrato interessa ao Vasco, mas mesmo assim foi apresentado na CPI. Leia tudo a respeito. Qualquer um pode ter acesso. Faça uma pesquisa. E se for o caso escreva um livro sobre isso. Como disse, o Conselho de Beneméritos teve acesso na última reunião. Meu pai é benemérito e teve acesso a isso. No Conselho Deliberativo isso já foi explicado à época e eu fazia parte dele. Você está coberto de razão. Não foi por ouvir falar.

    Você por sinal fala de ouvir falar. “O Luso é omisso”. Fala de ouvir falar. Não eram conselheiros e sim beneméritos e grandes beneméritos.

    O pagamento havia sido feito no mês a mês e a sua ilação é no mínimo curiosa. Era pago, mas você não sabe se poderia continuar sendo pago. O fato é que era pago. O fato é que não havia nenhum título protestado. O fato é que os salários estavam em dia (e assim era por longo tempo) vide as tentativas frustradas de saída por falta de pagamento de Alex Dias em 2006. O fato é que os impostos estavam em dia. Trocou-se meia dúzia por 0,6. O zero na frente simboliza a segundona e os calotes frequentes dos caras de pau que gerem o Vasco.

    A questão são exatamente as exceções, Cristovão. Elas não se manifestaram. Nem um nem outro, nem outro mais, nem um outro qualquer.

    Sérgio Frias

  27. Paulo Salles Alecrin
    21/02/2010 13:09h

    Caro Anonimo,

    a minha prolixidade – como ressaltei acima – já serviu, pelo menos, para tirá-lo do armário. No bom sentido é claro.
    Se o motivei a tal, já está de bom tamanho. Continue nos prestigiando. O seu papo agrada. É a minha opinião e acho que teria novos adeptos.

    Não quis, entretanto, ser enigmático. É que na minha cabeça penso estar sendo explícito. Coisas de quem fala consigo. Falo comigo mesmo, logo, entendo a mim mesmo.
    De algumas coisa, entretanto, tenho certeza: não aprendi, não ensinei (tenho dois filhos), não exerço e não defendo valores invertidos. Vai daí, obedecido tal citério e por ser francamente radical quanto a isto, divago freneticamente.

    Apareça sempre.

    Conselho: deixe de ser anônimo (apenas).

  28. Paulo Salles Alecrin
    21/02/2010 13:15h

    Chicão,

    o Zé Oliveira tem estado ultimamente meio que taciturno. Pelo menos aqui.

    Ajudou?

  29. //CHICÃO// (RJ)
    21/02/2010 16:41h

    //ESSE CRISTOVÃO PEREIRA, E ALUNO FIEL DA MOCINHA SALTITANTE//

    – NÃO SEI NÃO, NÃO SEI NÃO, NÃO SEI NÃO…. SERÁ? SERÃ? SERÁ…

    – VAMOS AGUARDAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  30. Paulo Salles Alecrin
    21/02/2010 20:38h

    José Oliveira disse:

    # José Oliveira
    21/02/2010 7:21h

    Grande Paulo, você com este belíssimo texto desvendou um grande segredo (tá na moda isso). Agora entendo porque a torcida do mal canta “Poeira, levantou poeira…”.
    É o pólen do mal espargido aos gritos e pulos contaminando a humanidade.

    /////////////////////////////////////////////////////

    Esse é o Zé Oliveira que conheço.

    Cara, enquanto escrevia o texto em pauta, coçaram-me os dedos para fazer essa mesma ilação. Mas já ando contrariado demais para estar falando do lado negro da força.

    Você foi na mosca.

  31. José Oliveira
    21/02/2010 21:50h

    Chicão:

    Circunspecto é o mesmo que o Novo Vasco: CIRCOCOMPLETO.

    Não ensino mais!

  32. Cláudio Ribeiro
    21/02/2010 22:32h

    Amigos, meu pai me dizia que não devemos bater palmas para maluco dançar e nem gastar vela com defunto barato, perder tempo com alguns e simplesmente perda de tempo. O Zé Oliveira não está somente taciturno, está também macâmbuzio e sorumbático, temos que descobrir o que está havendo, com o nosso amigo. Será que é só o banana ?

  33. Antonio Carlos Miranda
    21/02/2010 23:35h

    E agora, banana?! Vai pagar o Natalino?

  34. //CHICÃO) (RJ)
    22/02/2010 0:21h

    Zé Oliveira,

    Fiquei na mesma, nu intendi picas de galinha!

  35. Cristovão Pereira
    22/02/2010 6:29h

    Caro Frias,

    A derrota não abalou só a voce, abalou e muito a mim tambem.

    Mais uma vez se repete a sina da Diretoria meia duzia em relação a Diretoria Seis.

    Não mudamos em nada. Eramos vice continuamos sendo vices.

    Estavam numa reunião do COnselho de Benemeritos…… Mas não eram conselheiros eram benemeritos.

    Acorda Frias, apesar do abalo pelo derrota essa eu não posso aceitar.

    Eram benemeritos e grande benemeritos reunidos num conselho, portanto conselheiros.

    Quanto a calote…. mais uma vez voce foi contraditorio…

    Na gestão “seis” podia ficar devendo, na gestão “meia duzia” não pode?

    Quanto a muro….. mais muro que isso é dificil.
    “Geraldo Barbosa
    17/02/2010 10:23h
    Fora do tópico.

    Casaca!, o que me dizem de Fernando Horta? Seria um possível nome para a presidência do Vasco? O ranço contra os portugueses não poderia atrapalhar sua eventual gestão? Qual a linha de política desse homem?

    Saudações vascaínas a todos!

    ++++++++++++

    Geraldo

    É muito cedo para nos pronunciarmos a respeito. No momento apropriado, o faremos.

    Equipe Casaca”

    Pulem para um lado, não fiquem esperando o momento apropriado para pular ou não para o barco do Horta.

    Voces realmente não estão em cima do muro. Estão dentro.

    Pelo menos temos duas coisas que nos unem: o sentimento pelo Vasco da Gama e o reconhecimento que a atual diretoria é um cancer para o Vasco.

    Voce não respondeu e o livro do seu idolo e senhor sai quando? Pelo menos com certeza um leitor voce vai ter.

    Saudações Vascainas
    xxxxxxxx
    Olá Cristovão Pereira,

    Inicialmente, o muro. Nosso candidato para presidente do Club de Regatas Vasco da Gama é Eurico Miranda. Ele não quer concorrer. Respeitamos isso. Nossa posição, a partir daí, vai depender de uma série de fatores. Nossa posição é, portanto, clara.

    Mudamos sim, Cristovão. Na diretoria anterior fomos campeões (títulos de primeira). Nessa não. Na gestão anterior não caímos de divisão. Nesta sim. Na gestão anterior o clube estava em primeiro lugar, nesta o time de futebol está em primeiro lugar e o clube vem depois. Na gestão anterior as dívidas do passado foram assumidas. Nesta não. Na gestão anterior o Vasco era respeitado nas entidades dirigentes do futebol. Nesta não. Na gestão anterior houve a conservação das sedes e manutenção delas. Nesta não.

    Acorda você, Cristovão. Nem todos os Beneméritos são conselheiros daí não podermos chamá-los por tal alcunha. Se você quis se referir a um qualitativo advindo da palavra Conselho, não se apercebeu que o leitor vascaíno pode ser induzido ao erro caso prevaleça a terminologia “conselheiro”, pois há uma distância entre um e outro quando se trata de Vasco e uma junção só no caso dos 150 membros natos do Conselho Deliberativo.

    A administração anterior assumiu as dívidas e as equacionou. Teve problemas em virtude do torniquete financeiro, mas compôs com os credores e após a composição cumpriu os acordos. A direção atual não assumiu as dívidas equacionadas; passou a não pagar impostos; atrasou salários de funcionários em detrimento do futebol; demitiu funcionários fora do futebol sem lhes pagar os direitos trabalhistas (fez isso aos montes); foi despejada e optou pelo calote sem a menor cerimônia.

    A intenção de um e outro governo é diferente. Só não vê quem não quer.

    Sérgio Frias

  36. Cristovão Pereira
    22/02/2010 6:34h

    Paulo Salles, eu momento algum eu quis desmerecer nem a voce nem ao Peressoni, apenas achei o seu texto uma grande viagem, assim como achava os do Peressoni.
    Se voce não entendeu desta forma, mil desculpas.
    Saudações Vascainas
    xxxxxxxxx
    Quem é Peressoni?

    Sérgio Frias

Comente »

Deixe seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode acompanhar os comentários via RSS.

Seja educado. Evite palavrões. Mantenha-se no tópico. Sem spam.