Home » Rafael Fabro

593 Pagantes Assistem a Vasco 0×0 Sousa – O Sentimento Não Pode Parar?

[ 26/02/2010 | 78 Comentários | Imprimir Imprimir ]

Todo cronista que se preza, até os que ensaiam tal função de modo amador e que necessitam caridosamente da piedade do leitor como eu, tem sua flor de obsessão. A expressão que citei era seguidamente lembrada pelo genial Nelson Rodrigues para marcar aos afoitos e “idiotas de plantão” que ele não tinha o mínimo pudor em repetir uma ideia repetidas vezes. Por essas e outras, deixou marcada na cidade e no Brasil uma enciclopédia de várias expressões.

Uma dessas era sobre seu teatro que, segundo ele, não dependia de gordas patuscas e suas pipocas para render. Acreditava piamente que escrevia melhor não o fazendo diretamente para o público. Não tinha taras comerciais, resumindo a ópera. Nesta semana, após a triste derrota para o Botafogo na decisão da Taça Guanabara, lembrei por acaso da historieta das gordinhas no teatro rodrigueano. Pensei que raios de associações fazia na minha cabeça juntando alhos com bugalhos, futebol com teatro. Devia ser insanidade causada por revolta e decepção após fracasso tão retumbante.

Refleti um bocado, li artigos aqui e ali sobre o jogo e quase gritei “Eureca” como na anedota. Não estava fazendo mais do que a ponte entre um Vasco de aparências, com fundo falso e um teatro para senhoras obesas e suas varizes (nada contra as varizes, era apenas um recurso estético do autor da Aldeia Campista; aqui pertinho, aliás). O time cruzmaltino de domingo era a expressão límpida de um princípio que norteia o atual desgoverno do clube: aplaudimos aparências, sombras, teatro de marionetes. Ao fim, caímos no conto-do-vigário. Apostamos alto nas vitrines e perdemos dinheiro com as compras dentro da loja. Vê-se que há imagens mil para usar quanto ao Vasco comercial contra um que existia (e existe, resiste bravamente apesar de tudo) em cada um de nós: o tradicional, o infantil, o do Almirante português, o das conquistas, o eterno. Assim como no teatro, paramos de ver peças de Nelson, Shakespeare, Beckett, para ver “Trair e Coçar é só começar”. Fomos do primado da arte e da essência ao mero estelionato, à gargalhada fácil, ao mundo do canto da sereia.

Confesso que vivi o último domingo ansioso e terminei com dores de cabeça, raiva e todos os sintomas possíveis para um vascaíno. Por alguma sorte ou sensatez que me acompanham, lamentei gravemente a perda do troféu, mas vi a derrota como um símbolo de algo que vai se esvaindo, caindo em frangalhos, se despedaçando no céu. Clichês, lemas, bordões de marketing, sensacionalismos para vender de tudo um pouco a partir de domingo encontraram-se com a dura realidade do pão-com-manteiga. Na verdade, eles sempre se viram, flertaram na Série B, mas nos dias que correm, “O Sentimento não pode Parar” parece um pedido sussurrante de poucos que ainda acreditam nos vendilhões. É quase um epitáfio. No fundo, todos sabem que os vascaínos voltarão ao dia em que gritarão a plenos pulmões: “O Sentimento Nunca Parou!”. Nem nunca para, nem nunca parará, pois é o óbvio ululante, como diria Nelson. É da ordem da respiração, da nossa natureza que não precisa de camisas comemorativas a toque de caixa, comerciais, shows ou consumismos desenfreados.

Portanto, se alguns vascaínos novos, criados e motivados por frases criadas em escritórios de publicidade, se perderam ou desistiram após o último domingo, há sempre a oportunidade de deitar os pés no chão e sentir a terra, experimentar o cheiro das conquistas épicas sem se preocupar com os anos em que se deram, acalentar São Januário como diamante imemorial e saborear o gosto da gratidão por todos que fizeram este nosso brioso clube possível desde 1898. Afinal, o Vasco não começou em 2008, como querem fazer crer alguns num espírito revolucionário e, sem que saibam, suicida, pois se tivesse o Club de Regatas Vasco da Gama começado há uns escasssos 20 meses atrás, seríamos pouco, muito pouco. Seríamos qualquer coisa, menos Vasco. A identidade seria outra, os princípios desnorteados, a bússola avariada. Por sorte, o clube é maior e, poderá até sair ferido em combate, mas mais vivo do que nunca para as batalhas que virão.

“Que o Eterno Vasco volte” é o que pedem cada vez mais torcedores. É o coro dos descontentes que segue aumentando e não sou eu que estou dizendo. Como escreveria Nelson, até os paralelepípedos da Rua do Ouvidor sabem disso.

*********************************

O Vasco se classificou diante do Sousa-PB num empate em 0×0 burocrático e que alçou a equipe capitaneada pelo técnico Mancini (xingado pela outrora paciente torcida) à segunda fase da Copa do Brasil. Ao jogo, foram 593 pagantes numa demonstração avassaladora de que seguir devotadamente um elenco numa Série B com mídia e todos ventos a favor é bem mais fácil do que torcer como sempre se fez desde que o mundo é mundo: às vezes com chuva na cara, após derrota em decisão de taça, de ressaca moral, com raiva, mas sentado nas arquibancadas históricas de São Januário ao lado da paixão perene.

Para os que ainda não entenderam o espírito da coisa, afinal sempre há gordas patuscas com varizes na plateia: perder é da roleta-russa do jogo, é amargo, mas o que está nas entranhas da derrota é que nos ensina muito mais. Se alguns poucos ainda estão com as caras amassadas nas vitrines marqueteiras em deslumbramento sintam-se convidados para entrar e entender como funciona a engrenagem nua e crua lá dentro. Creio que se assustarão e se perguntarão incrédulos: “Como acreditei em tamanha ilusão por tanto tempo?”.

*******************************

Nosso presidente está viajando, pelo menos enquanto escrevo. Anda pela Europa com alguns seguidores seus do clube. Até agora, não se sabe ao certo o que foi fazer por lá. Diz a mídia de varinha de condão na mão batendo na cartola: “Ah, foi conhecer alguns clubes de Portugal e, além disso, visitou o clube amador Vasco da Gama em Sines”. Uns continuarão acreditando nos truques dos mágicos esfarrapados, outros já começam a traduzir reportagens tendenciosas e vazias já reconhecendo cada etapa da fantasia imposta ao respeiável público. A perplexidade aumenta em detrimento da leitura fácil e despreocupada, ainda mais quando se sabe que o clube que o cidadão Roberto Dinamite preside chama-se Club de Regatas Vasco da Gama, que perdeu há poucos dias atrás uma taça estimada por milhões de torcedores, que merecia sua presença e resposta em semana tão difícil e angustiante, e que terá no próximo dia 2 de março a obrigação estatutária de se apresentar na próxima Reunião do Conselho de Beneméritos.

Será que o Sr. Roberto Dinamite nada mais fez do que fugir sob o manto de eufemismos ou foi, simplesmente, viajar, arejar a cabeça, tirar uma fotos para a família?

O teatro bem que poderia ser de melhor qualidade. Escolheram um enredo difícil de engolir até pelos adeptos do ilusionismo da atual administração. Precisam urgentemente de melhores dramaturgos para inventar rotas desculpas para milhões de cruzmaltinos. Nelson diria, com sua voz rouca e cavernosa, de cigarro no canto da boca, à frente de sua máquina de escrever do tempo dos fenícios e de um telefone preto de ebonite: “Muitas vezes esbarramos, tropeçamos no óbvio. Pedimos desculpas e passamos adiante, sem desconfiar de que o óbvio é o óbvio. Só o profeta, com sua espantosa vidência, olha o óbvio e diz: – Ali está o óbvio”.

Quem ainda não tropeçou no óbvio por trás da viagem bizarra de Roberto Dinamite e companhia, está convocado a fazê-lo por pena de ser um completo idiota incapaz de chupar um chicabon ou atravessar uma rua.

Rafael Fabro


Leia também:

  1. É o ranço o sentimento que não pode parar?
  2. Funcionários: a vergonheira não pode parar
  3. Reservas do Vasco vencem Sousa-PB por 2×1 na Copa do Brasil
  4. Vasco empata sem gols com Sousa-PB e avança na Copa do Brasil
  5. Vasco pode ser multado em 100 mil
RuimBom [+10 ponto(s), 16 voto(s)]
Loading ... Loading ...

78 Comentários »

  1. Cláudio Ribeiro
    26/02/2010 3:56h

    Dá-lhe Fabro, teu texto me dá ânimo, o verdadeiro sentimento nunca parou e nem vai parar nunca, mas o sentimento de corninho, de baba ôvo, de traidor, de arrependidinho, de envergonhadinho tem que parar, o mais rápido possível, essa torcida de bananas, tem que parar de abonar essa diretoria de enganadores, que amam a tudo, menos o Vasco.Enquanto isso o Bananão segue buscando cada vez mais, agora mais do que nunca a sua promoção pessoal.

  2. Ecio Silva
    26/02/2010 4:38h

    Esta confirmado ele Mancini entra com Robinho no time jogando com 3 atacantes dois volantes e apenas um criador(Phelipe Coutinho)depois desta escalacao nao tenho mais nada para falar sobre este treinador.
    ===========================================================================Este foi meu comentario ha alguns dias atras.
    ===========================================================================
    Além do futebol ruim do Vasco, o público, que protestou contra alguns jogadores e o técnico Vagner Mancini, também foi decepcionante em São Januário. Apenas 593 torcedores pagaram ingresso, gerando uma renda de R$ 15.370,00.

    “O jogo foi horrível. Uma série de fatores influenciaram. Não foi somente o adversário desta noite. Isso vem desde a final da Taça Guanabara. Por mais que a gente fale, o grupo quer não conseguiu esquecer o resultado. Precisamos nos acostumar com as cobranças para realizar boas partidas”, salientou Fernando Prass.
    =========================================================================

    O time tem suas deficiencias,porem este “treinador”que nao estar preparado para assumir um time como o Vasco,pois e despreparado para a funcao(No futebol brasileiro,criou-se uma mania,que aquele que tem postura de lider estar apto a treinar um time de futebol,como se fosse o unico fator de importancia para treinar um time de futebol) ,ja comecou a inventar e complicar.
    Como ja disse aqui, que o meio de campo e o setor mais importante em um time de futebol,como pode ele entrar apenas com 3 jogadores no setor,sendo que apenas um criador de jogadas de ataque,logo como voce quer ganhar de alguem,era evidente que o resultado nao seria diferente,na realidade temi pelo pior.
    Se as coisas nao mudarem,teremos um ano de sofrimento.
    Ecio

  3. Ecio Silva
    26/02/2010 4:50h

    No segundo tempo, o Sousa se encolheu em seu campo de defesa. Mesmo assim, o Vasco não conseguiu tirar o zero do placar. Antes do fim da partida, um grupo de torcedores protestou virando de costas para o campo. Depois do apito final, Mancini desceu para o vestiário sob o coro de “Burro!”.
    ==========================================================================

    Quando a torcida comeca a ofender o “treinador” desta maneira, e hora de ele refletir o que pode estar fazendo de errado, afinal uma coisa e voce escutar de uma pessoa e a outra sao varias pessoas em coro,gritando seu nome.
    Ecio.

    PS.Sr. Mancine nao invente,mantenha o meio de campo com no minimo 4 jogadores,de preferencia com meia direita para tabelar com o lateral direito,e uma meia esquerda para tabelar com o lateral esquerdo,desde que voce libere os laterais para atacar.

  4. Pedro Alexandre
    26/02/2010 4:59h

    Esse era jogo pra Se fazer promoção(tipo 5 Reais a meia entrada). Sem condição de público Pagante acima de 1000 pessoas numa partida contra o SOUSA DA PARAÍBA, Com a Ressaca após perda da Taça Guanabara e numa noite chuvosa.

    Ingresso Caro + Jogo sem atrativo nenhum + Condições adversas + Fim do mês = Deu nisso aí, um baita Prejuizo.

    Que sirva de lição para as próximas fases da Copa do Brasil.

  5. José Oliveira
    26/02/2010 5:32h

    Foi tão longe conhecer uma águia, para quê? Tem uma sentada na cadeira do conselho de Beneméritos!

    O sentimento deles estão parando sim. Não pelo público pagante, seria normal pela fase atual e pela chuva, mas pelo procedimento da torcida(?) ao ficar de costas para o campo. Essa mesma torcida(?) que foi impedida de estender uma frase no treinamento do dia anterior.

    Estaria o mar avancando ao Castelo de Areia?

  6. everaldo lyra
    26/02/2010 5:35h

    Pobre a apresentação do Vasco. Faltou tudo, principalmente talento. A impressão era a de um bando sem imaginação, sem orientação, e principalmente sem futebol. Houve interesse, movimentação, mas nada de positivo que pudesse chamar a torcida. Ao contrário, a torcida se desligou do time. Merecidamente. Há que melhorar. Não basta ao Vasco sair da série B. O futebol tem de ser de série A.

  7. Douglas
    26/02/2010 5:38h

    Meu brother, tu não está dourando demais a pílula? Tá difícil acompanhar tuas colunas.

    *******************
    Brother Douglas, desculpe-me sinceramente pelo texto. Há outros textos por aí, em outros sites, para que você acompanhe de bom grado e se sinta identificado. Como não vou mudar o tom das minhas colunas, por questões de natureza, acho mais fácil e interessante você procurar novos ares. Quem sabe dá certo, não? Boa sorte na trilha, Douglas.

    Rafael Fabro

  8. Marcelo Siqueira
    26/02/2010 7:36h

    Caro Rafael,

    Parabéns pela coluna. Realmente esse slogan é uma verdadeira pantonima e prefiro não comentar além do que já está dito.

    O que senti falta na coluna do amigo foi uma referência quanto à tarja preta no logotipo do Habib’s. Que diabo é isso? Vão pagar multa recisória porque julgam baixo o valor pago pelo patrocínio? Já tem outro patrocinador que pague mais? Se há, por que não foi colocado? Se não há, podemos entender que nadamos em dinheiro? E se nadamos em dinheiro, por que esse timinho de várzea, de segunda divisão? Se há “platas” em abundância, por que fomos despejados do Vasco-Barra e por que não recebemos ainda a verba da Eletrobrás?

    Bom poderia ficar jogando a esmo diversas contradições, o que definitivamente não farei. Só espero não ter mais que ouvir por mais um ano a velha e esfarrapada desculpa: “Culpa d’Orico”.

    Façam, assumam e depois, como já está acontecendo, vão para os raios que partam. Pois, assim como mandatos, paciência tem limite. Até para os acéfalos.

    Um grande abraço,

    Marcelo Costa Siqueira
    marcelosiqueira@marcelosiqueira.pro.br

  9. fernandão
    26/02/2010 7:54h

    J Copa do Brasil em início é uma desgraça.
    Desânimo depois da derrota perante o Botafogo.
    Jogo em casa contra imes fracos sem nenhum apelo comercial de rivalidade.
    Jogo em meio de semana às 7 horas da noite.
    Dia de temporais intensos no Rio de Janeiro.
    Engarrfamentos homéricos.
    Segurança zero na área de São Cristóvão.
    Junte tudo isso.
    O mais certo era ter logo enterrado esse fóssil lá na Paraiba mesmo.

    ******************************
    O que vale mais nisso tudo, Fernandão, é a metáfora simbolizada pelo número de pagantes. Só isso. Já explica muita coisa e claro que sabemos da chuva, engarrafamentos, fim de mês e dificuldades semelhantes. Só que o texto versa sobre questões mais profundas e que agora encontram faíscas de revolta para que algumas verdades das coxias apareçam.

    Que o fóssil seja enterrado mesmo. Pode usar o duplo sentido se quiser.

    Rafael Fabro

  10. Paulo Salles Alecrin
    26/02/2010 8:14h

    Rafael,

    É lógico que quem escreveu esse texto fui eu. E você, logo após eu ter caído vencido pela lida do dia e exaurido ainda mais pela fleuma demonstrada pelo time do “novo Vasco”, aproveitou-se e na calada da madrugada veio aqui e pespegou-o (rs rs rs rs). Um velho costume seu de perambular insone altas horas pela web.
    Até a bússola avariada é marca registrada de um outro anterior, meu também. Não é, pessoal?
    Afinal, quem está a pegar no pé do nosso presidente e deitar letrinhas ao léu, embora intrépida a sua gestão, seja eu.
    E vou demonstrá-lo em seguida colocando aqui, novamente, todo um contexto a respeito. Mas esse, rá-rá, será guardado a sete chaves. Para não acontecer novamente.

    /////////////////////////////////////////////////////

    Quero manifestar um agradecimento ao Orlando Eurico Mais Do Que Nunca quando fez referência a mim no tópico anterior. Coincidentemente na outra coluna do Rafael.
    Orlando, também descobri o CASACA! tempos atrás de maneira ocasional. Passava então por um outro site que pretensamente acredita falar de Vasco onde escrevia um dos baluartes desta casa aqui, o Eduardo Lopes, e este recomendava a visita. Bendita hora!
    Pois vim, vi e fiquei.
    O chato é que tem “uns caras aí” que tem essa feia mania de roubar textos dos outros e preencher colunas como sendo seus (rs rs rs rs).
    Não sei se você é do Rio. Se for, apareça – e apresente-se – em nossas reuniões. Teremos prazer em conhecê-lo. Temos verdadeiras figuras em nosso meio. Você vai ficar freguês.

    //////////////////////////////////////////////////

    Aprendi, fui apresentado a alguns valores nesta vida e após conhecê-los aprendi a seguir a andar de braços dados com estes.
    Entre estes está, ressalto, o da fraternidade. O da amizade incondicional.
    Tive alguns amigos surgidos nos primeiros anos de minha vida e que por falta de amadurecimento destes valores, acabaram ficando de forma irrecuperavelmente perdidos nos desvãos do passar dos anos. Quantos eu gostaria hoje de saber onde estão. Como estão. Tarefa quase impossível ao reconhecer ignorar se ao menos estão vivos ou desconhecer sua verdadeira identidade. O nome de batismo. Do RG. Me Lembro do Carlinhos, do Jorginho, do Paulinho, Do Nado, do Fernando, do Betinho, do Carlota, Zezinho. Mas e aí?
    Porisso, hoje procuro me vacinar contra estas falsetas da vida. E se quando morrer nos restar algum filamento de memória, de recordação, serei duplamente recompensado. Me lembrarei claramente deles e a memória será muito gratificante.

    Mas, este preâmbulo antecede (logicamente) a uma pequena homenagem que quero prestar a alguém aqui em quem constato, sem muita surpresa, a maior expressão de denodo no mais autêntico exercício de fraternidade, de amizade.

    Falo do amigo Chicão. Por vezes patusco; por vezes colérico (se falam do Vascão ou do Euricão – mal é claro).
    Seu jeitão de guarda-costas até poderia ensejar exatamente o que seria a antítese. A ignorância e a grossura. Mas basta poucos minutos de prosa com o mesmo para sabermos, termos a certeza de se tratar de puro vinho. De caráter irrevogavelmente peremptório.
    E do qual, ainda que timidamente, posso alistar-me como sendo da classe dos “também amigos”.
    Muitos talvez não desconfiem de quê se trata. Se assim for, não faz mal. Saibam, entretanto, que trata-se realmente de um grande sujeito. E esqueçam neste caso a envergadura.
    Ele, com certeza, sabe a que quê estou a me referir.

    Chicão, um grande abraço! E que Deus o mantenha durante muito tempo entre nós e ao lado de sua família.

    /////////////////////////////////////////////////////

    Almocei ontem, no centro da cidade, Rua Santa Luzia, com um outro não menos grandioso amigo. A vida é uma constante pregadora de peças. Não mantém ao nosso lado os amigos todos os dias. Ela nos apresentou a amizade, mas colocou lapsos de tempo em sua prática.
    Seria porquê? Valorizá-la mais?
    Taí, um dos enigmas da vida e pra mim indecifráveis. E além do mais, reforçando esta desdita – vou chamar desta forma, mas brandamente, não quero ser penalizado – fui fazer mais um (amigo) lá na distante Manaus.
    Alô Salim, saudades!!!!!!!!!

    ////////////////////////////////////////////////////////////////

    Fabro,

    definitivamente, pare com essa mania……………..

    **************************
    Paulo, obrigado pela homenagem em forma de ironia inteligente (sorte nossa termos vascaínos tão antenados e com presença de espírito por aqui). A mensagem foi inventiva e elogiosa mostrando o quanto se identificou com o texto. Nada melhor para um colunista como o ladrão das madrugadas insones aqui… rerere…

    Obrigado, Paulo!

    Rafael Fabro

  11. Marcio Lopes Pereira
    26/02/2010 8:21h

    593 torcedores! E muitos viraram as costas para o campo! Diminui um pouco os que efetivamente assistiram ao jogo.

    Foram raras as vezes que vimos uma participação lamentável, porém justificável, como esta da torcida. Mas sempre houve motivos para que isso acontecesse.

    As explicações dessa vez são muitas: jogo sem atrativo contra um adversário de pouca expressão, chuva, trânsito ruim, time reserva, mau resultado no joga anterior,…

    Mas na época da “ditadura que imperava em São Januário”, onde funcionários supostamente repreendiam aqueles que se manifestavam contra o elenco ou a diretoria, os motivos eram bastante diferentes.

    Quem fizesse naquela época algo parecido com o que um grupo de torcedores tentou fazer durante esta semana nas arquibancadas em São Januário, não faltariam cronistas, comentaristas, oposicionistas, governantes, deputados ou torcedores bradando, gritando, esperniando, latindo, que “São Januário está sendo dominado por um “Hitler” ou “Mussolini” ou “Salazar” ou “Fidel”", e que a saída do ditador era fundamental para que a torcida voltasse a frequentar o clube.

    Pois é. Na atual era da “democracia(?)” ninguém fala nada disso. As explicações mudaram. Ai de quem ousar falar mal do atual presidente que sequer deu as caras em São Januário. E por que? Medo de críticas ou insultos? Por que? Quem teria a audácia de criticá-lo?

  12. Beto Ramos
    26/02/2010 8:23h

    BRILHANTE !!!!!!!!

    Os lorpas e pascácios, os idiotas da objetividade jamais entenderão isso.

  13. Paulo Salles Alecrin
    26/02/2010 8:24h

    Na pressa acabei esquecendo de dizer o nome desse grande amigo que me deu a honra de ao meu lado almoçar no dia de ontem.

    Meu amigo Antonio Carlos de Miranda, um forte abraço e tenha um bom dia!

  14. Carlos Alberto
    26/02/2010 8:25h

    È preciso levar em conta as circunstâncias do jogo. O Vasco jogaria contra um time inexpressivo logo após ter perdido uma final de Taça Guanabara. Nossa torcida é uma das mais lindas e apaixonadas do mundo e toda vez que o Vasco precisou ela esteve presente e sempre estará. Más devemos levar em conta também que o futebol não é tudo na vida e não podemos querer que o Vasco coloque 10 mil pagantes em um jogo contra o Souza, em uma quinta-feira pós ressaca da perda de um titulo. A maioriia dos torcedores,embora gostem do time, são movidos pelo momento e só vão ao estádio quando o clube ta bem. E nunca é demais lembrar que no Brasil o salário mínimo é 510 reais e não é todo mundo que pode se dar ao luxo de ir em todos os jogos.

    *********************************
    Há inúmeras justificativas para se dar ao número de pagantes, mas é tudo perfumaria. Usei o título como chamariz para algo mais profundo. Muitos irão, de novo e de novo, olhar para a vitrine e enxergar que o Sousa era time inexpressivo, que chovia, que o Rio estava engarrafado, que era fim de mês e todas as justificativas possíveis. Só que há algo por trás de tantas desculpas. Isso é que é o mais importante. É o tal do óbvio ululante no qual muitos estão tropeçando.

    E lembremos do contexto, nunca esqueçamos disso. O texto se refere a algo bem maior que um jogo.

    Rafael Fabro

  15. Giovane
    26/02/2010 8:50h

    Fabro, muito boa sua coluna. Parabéns! Sabe, tenho muitas saudades do meu Vasco de infância, corajoso, destemido, lutando e vencendo contra tudo e contra todos. Torcer para o Vasco era exatamente não cair no óbvio, na previsibilidade: ser Vasco era expressar independência! Nossa, que saudades do meu Vasco…

  16. Lauro Cortes
    26/02/2010 8:53h

    Caro Rafael, nós torcedores fizemos exatamente o mesmo que você. Lembre-se que há uma semana atrás, você escreveu o tópico “Que Venha Mais uma Taça GB Para a Coleção”. Estava torcendo a favor, eu acho. Assim como deve estar “P” da vida como nós, também acho. Reações normais de torcedores.

    E.T–> A não ser que o tópico anterior tenha sido uma preparação para dizer: “O Eurico voltou, voltaram os títulos”….

    **************************
    E a fantasia sobre Eurico continua… De onde se tiram tantos fetiches sobre isso? Torci pelo Vasco no domingo como sempre torci desde 1976 e torcerei até minha morte. É até bem simples. A crônica de domingo tentou dar um desenho do histórico das nossas conquistas de Taças GB e da grandeza do Vasco. O duro é que alguns leitores encontrem chifre em cabeça de cavalo.

    Como você falou, temos reações normais de torcedores. Só que ontem aconteceu um símbolo de algo maior: uma reação de torcedores que não acontecia há tempos. É importante REAGIR. É uma boa palavra diante do que vemos no clube e sentimos, hoje.

    Rafael Fabro

  17. Fabio Godinho
    26/02/2010 8:58h

    Saudações Vascainas! Rafael, excelente coluna! Assino em baixo! O “Circo ou teatro” já esta começando a pegar fogo!

    Sds

  18. Carlos Alberto
    26/02/2010 9:12h

    Se continuar escalando mal e com esquemas táticos indefinidos, Vagner Mancini terá vida curta no Vasco. Ele ainda não conseguiu dar um entrosamento ao time e tem errado ao fazer as substituições. Não consigo entender o porquê dele ter barrado o Titi. A impressão que tenho é que ele ta meio perdido em relação a qual esquema adotar e qual time escalar.

  19. Carmem
    26/02/2010 9:13h

    Rafael voce é demais!!!!!!!! Realmente cade o sentimento!!!!
    Bs

  20. Marcelo
    26/02/2010 9:33h

    Grande texto Rafael…Como sempre. Parabéns.

  21. João Carlos Nóbrega
    26/02/2010 9:45h

    Mais um no placarzinho abaixo da coluna, à direita. Como sempre.

  22. Ailton Cardoso
    26/02/2010 9:53h

    Fabro voce é genial!!! Feliz é a Agremiação que conta contigo como torcedor !!! sds vascaínas…

  23. Henrique Deluca Dias
    26/02/2010 9:57h

    Excelente coluna

    VIVA O VELHO VASCO

  24. Marcio Cordero
    26/02/2010 10:04h

    Sofrimento tem q parar

    bananatime !!!!

    volta EURICO !!!!!!

  25. DODÔ DA BAHIA
    26/02/2010 10:06h

    Se alguns poucos ainda estão com as caras amassadas nas vitrines marqueteiras em deslumbramento sintam-se convidados para entrar e entender como funciona a engrenagem nua e crua lá dentro. Creio que se assustarão e se perguntarão incrédulos: “Como acreditei em tamanha ilusão por tanto tempo?”.

    “Muitas vezes esbarramos, tropeçamos no óbvio. Pedimos desculpas e passamos adiante, sem desconfiar de que o óbvio é o óbvio. Só o profeta, com sua espantosa vidência, olha o óbvio e diz: – Ali está o óbvio”.

    Quem ainda não tropeçou no óbvio por trás da viagem bizarra de Roberto Dinamite e companhia, está convocado a fazê-lo por pena de ser um completo idiota incapaz de chupar um chicabon ou atravessar uma rua.

    Rafael Fabro

    ******************************

    AMIGO RAFAEL
    PECO PERDÃO POR DESMENBRAR O SEU INEBRIANTE TEXTO, MAS, ME APOSSO DELE.

  26. SEBASTIÃO
    26/02/2010 10:47h

    Brilhante, sob todos os pontos de vista, o texto acima. Inclusive sob o ponto de vista poético e literário. Foi feliz o Rafael ilustrando sua matéria com os contos do grande escritor e jornalista Nelson Rodrigues que, apesar de tricolor, foi um homem de todas as torcidas do Brasil. Rafael Fabro, você é inteligente e culto, isso dá para ver logo. Mas não precisava chegar a tanto, pois sua matéria, meu nobre, atingiu em cheio meu sentimento de vascaíno que jamais parou. Estou próximo de atingir minha maioridade (quero dizer: melhor idade, né); vou completar meus 65 (sessenta e cinco) anos de idade e, pelo menos, 50 (cinquenta) anos de arquibancadas, profundamente apaixonado pelo nosso glorioso CRVG. Espero com sentimento de esperança que você esteja certo, e que em breve possamos sair dessa escuridão que esses dinamites, nelsons e mandarinos da vida nos jogaram; e que Deus o abençoe sempre e a todos os vascaínos grardiães de nossas tradições e de nossas histórias; e que retorne logo o antigo e velho Vasco da Gama que sempre admirei e amei. Repito, ao longo de minha vida “meu sentimento nunca parou” Rafael, e espero que um dia os novos vascaínos de hoje aprendam o porque disso, que não se entreguem a esses modernismos produzidos por esses incapazes do tipo “o sentimento não pode parar”, que possam aprender que a nossa história e grandiosidade, como você bem ressaltou,foi bela e obtida com luta e coragem.
    Saudações Vascaínas, meu caro, e parabéns pela brilhante matéria acima; é por causa de vascaínos como você que não perco minhas esperanças de voltar a sentir orgulho de meu clube. Parabéns, mais uma vez, pela bela crônica meu rapaz.

  27. Jacques
    26/02/2010 10:57h

    Rafael Fabro falou e disse.

  28. Marcelo Ribeiro
    26/02/2010 11:11h

    Amigos vascaínos,
    Na saída do jogo, ainda ouvi a seguinte pérola:” Antes tivéssemos contratato o Antonio Carlos, muito melhor que o Mancini e tá fazendo um ótimo trabalho no Palmeiras; disseram que ele era racista e no entanto Robert o artilheiro do time e outros negros do time, dizem que é o melhor técnico com quem já trabalharam.”
    Rodrigo Caetano diz hj, que não entende a vaia ao Mancini.
    Fui!!!

  29. Paulo Salles Alecrin
    26/02/2010 11:14h

    …andei colonado “ques” demais em meus comentários.

    Ainda bem que estamos entre amigos.

  30. //CHICÃO// (RJ)
    26/02/2010 11:29h

    Imprensa vem sofrendo em São Januário

    A repórter Paula Monteiro, da Rede TV, ficou barrada na entrada da imprensa em São Januário, pouco antes do jogo Vasco X Sousa (PB). O motivo , segundo a repórter, seria um erro na solicitação de credenciamento junto à assessoria do Vasco da Gama. A repórter afirmou que esta não é a primeira vez que isso acontece no estádio.

    O preço da alimentação no Habib’s, patrocinador do Vasco, está tão caro quanto a mordida do “Leão” do imposto de renda, mesmo que a lanchonete aparentemente não recolha impostos. Uma latinha de refrigerante pode ser comprada por R$3,50, seja por torcedor ou jornalista. Não há recebimento de nota fiscal, mas apenas uma nota de compra, quando solicitado. No Largo da Carioca, no Centro do Rio, uma banca de jornal vende a R$1,80 uma lata de refrigerante. No Maracanã, pode-se comprar o mesmo produto por R$3,00. Nas máquinas de refrigerante, custam R$2,00. O que há de tão especial no refrigerante do Habib’s para haver uma venda com ágio tão descarado?

    Continua havendo um grave problema de falta de segurança para os profissionais de imprensa em São Januário. No fim das transmissões, os radialistas precisam sair o mais cedo possível para não correr riscos de ter pertences roubados pelos mesmos “meninos” de sempre. Eles pulam as janelas; já houve casos de furto de material como microfones e celulares, sempre com a justificativa de estarem com fome (eles perseguem o lanche gratuito do Habib’s). A assessoria de imprensa do Vasco já foi comunicada sobre episódios por diversas vezes, mas a diretoria do clube continua inerte. Nos inquieta, pois o Vasco é presidido pelo deputado estadual Roberto Dinamite, que vem dando a maior bola fora com a imprensa.

    Fonte: Blog Rádio de Verdade

  31. //CHICÃO// (RJ)
    26/02/2010 11:36h

    Grande Rafael Fabro,

    É um prazer lêr, e aprender sempre lendo as suas colunas, vc realmente é um Vascaino Puro e com sangrew na veia.

    Pior é ter que aturar Rafael Coelho e Rafel Carioca.

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  32. //CHICÃO// (RJ)
    26/02/2010 11:39h

    Paulo Salles Alecrim,

    Obrigado amigo, pela referência, mas nessas horas não podemos nos omitir. Acho que não faço mais do que minha obrigação.

    E vamos torcer, para que tudo dê certo!!

    abraços.

  33. //CHICÃO// (RJ)
    26/02/2010 11:54h

    Por onde anda a Torcida que dizia que SJ, não comportava mas a grande massa dos “novos” torcedores do Vasco, e que os jogos teriam que ser todos no Maracanã?

    Vamos esperar o jôgo com o Volta Redonda Domingo!! Espero no mínimo 20 mil pagantes.
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  34. //CHICÃO// (RJ)
    26/02/2010 11:56h

    Será que parte dessa torcida, já perdeu a alto estima, que recuperou nesses 2 anos?

    O Sentimento não para, O Sentimento não pode parar, O Sentimento parou, ou o SENTIMENTO NUNCA PAROU!
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  35. Henrique Niemeyer
    26/02/2010 12:50h

    Fabro,parabéns pela coluna.
    Eu sempre conduzi minha vida pelo lado positivo , sou um otimista de carteirinha.Mas,por mais que faça minhas mentalizações que aprendi nos diversos cursos de parapsicologia que fiz , ando muito preocupado com o nosso time e com a gestão do clube. Senão houver uma mudança drástica e urgente nesta situação, iremos , infelizmente , acabar de novo na 2ª divisão .O nosso time , a comissão técnica e os gestores administrativos , com raríssimas exceções , estão dentre os piores que eu me lembro desde 1950 ,ano em que comecei a acompamhar o nosso querido Vasco. Como dizem popularmente: eu não vejo uma luz no fim do túnel.Espero que esteja errado e vou continuar também com meus pensamentos positivos para mudar isso.
    Um abraço a todos

  36. Ricardo Figueiredo
    26/02/2010 13:20h

    Tivemos ontem em São Januário, apenas 593 pagantes, porém tivemos 1.294 presentes, ou melhor, 701 pessoas assistiram ao jogo sem pagar!
    A quantidade de caronas é a maior explicação para a passividade da torcida com este deprimente time do Vasco.

  37. Alexandre Pereira
    26/02/2010 13:27h

    FABRO, O QUE SE VIU ONTEM FOI APENAS UMA REPETIÇÃO DE OUTROS MOMENTOS INSOSSOS QUE JÁ TIVEMOS CHANCE DE PRESENCIAR NA COPA DO BRASIL.

    NÃO É TÃO INCOMUM VER PÚBLICOS MENORES DO QUE MIL PAGANTES NESSES JOGOS DE VOLTA EM SÃO JANUÁRIO: ABC, SAMPAIO CORREIA, PICOS, FLA/PI, UNIÃO DE RONDONÓPOLIS… SÓ OS QUE LEMBREI AGORA…

    PORÉM O QUE DESTACO NESSA HORA DE INCERTEZAS, DEPOIS DA DECEPÇÃO DA PERDA DA TAÇA GB PARA UM TIME TEORICAMENTE INFERIOR AO NOSSO, É QUE O “NOVO” VASCO ESTÁ CADA VEZ MAIS PARECIDO EM SEUS “MAUS MOMENTOS” COM “OS PIORES MOMENTOS” DA ‘ERA EURICO’.

    MAS CADÊ “OS MOMENTOS DE FELICIDADE” TÃO PROMETIDOS DO “NOVO” VASCO?

    FICARÃO RESTRITOS À TOSCA E OBRIGATÓRIA CONQUISTA DA SÉRIE B?

    *******************************
    Há momentos na história do Vasco em que se jogou até para públicos menores do que o de ontem. O que foi escrito foi mais uma metáfora sobre o contexto em que esse jogo contra o Sousa aconteceu. É bem simples. Quem quiser entender, entenderá. Quem quiser esborrachar a cara na vitrine ainda mais, se iludindo com desgovernos, que assim seja (pior para o Vasco, contudo).

    O Novo Vasco não pode ser comparado à Era Eurico chamada por você (86 a 2008? ou 2001 a 2008?; pode escolher sem problemas desta feita) por um simples motivo: o primeiro foi rebaixado de forma inédita e inovou em tantas outras lambanças colossais e a segunda nos traz à lembrança alguns momentos de dificuldade e muitos, muitos de felicidade. Ou você não comemorou a Mercosul e o Brasileiro seguidos quando Eurico já era presidente no fim de 2000, início de 2001? Os piores momentos da Era Eurico não conseguirão ser alcançados pelos melhores momentos da Era Dinamite por um mero detalhe: a primeira tratava o Vasco como Vasco, a segunda (se é que pode ser chamada de Era; ou é melhor Já Era…?) trata o Vasco como algo novo, cheirando a marquetagem, a modernidade e a alianças vis com veículos da imprensa. Nada menos Vasco do que isso, caro Alexandre.

    De resto, concordo que as promessas feitas pelo Novo Vasco estão ficando no rascunho de guardanapo de papel. A Série B, como você bem disse, nada mais foi do que obrigação de quem fez o clube passar por tamanha tragédia do rebaixamento. Felicidade ali não houve, a não ser para a turma das vitrines, dos teatros de marionete e das mágicas circences.

    Rafael Fabro

  38. luisfernando
    26/02/2010 13:48h

    esses faroleiros do muv estão com o prazo de validade pra lá de vencido,593 testemunhas em uma noite chuvosa de quinta-feira o “time” abaixo da crítica e o”professor”diz que o importante foi a classificação.até aonde vamos avançar?

  39. BRUNO NOVAES FERREIRA
    26/02/2010 13:52h

    A FARRA DOS BOIS!!! (LITERALMENTE!!!!!)

    Caros amigos,

    Lamentavelmente, tive o desprazer de comparecer a essa epopéia tragicômica de ontem à noite! O quadro previamente pintado era sombrio… chuva incessante, vento, ruas alagadas, ressaca de um vice-campeonato frustrante para o eterno freguês… algo de melancólico no ar!!!

    O que se viu a seguir foi além das piores previsôes! Nas dependências do estádio, parcos torcedores, apáticos, recebiam o time. Time este que já adentrou o gramado exalando a mesma apatia de quem os recebia!

    Quanto ao jogo, um festival de erros, ausência absoluta de um plano tático, e, o mais assustador e preocupante, TOTAL FALTA DE RESPEITO com as nossas cores!!!

    O minimo que se espera de um grupo de jogadores que enverguem nosso pavilhâo é disposição, garra, força de vontade!!!! Nenhum clube personifica tanto essas caracterìsticas quanto o Vasco, pela sua própria história!!!

    Acho que em todo esse processo de descaracterização histórica que estamos sofrendo, administrativamente e politicamente, o mais preocupante, indiscutivelmente, é a apatia, a aceitação às derrotas, ao enfraquecimento, apresentadas por considerável fatia da torcida!

    A cada erro crasso apresentado pelo time, indiferença! Gols perdidos? Talvez uns 2, em todo o jogo! Cobranças? O máximo que se viu foram uns 10 torcedores virarem de costas para o jogo, por uns 5 minutos, para, logo depois, entoarem cânticos de torcidas organizadas! Ao término da partida, um misto de silêncio, e PASMEM, poucos, mas percebidos aplausos!?

    Ao fim desse pesadelo, ainda nas sociais do estádio, num desabafo a tudo que presenciei, ensaiei uma sonora e solitária vaia!!! Vaia ao time, à comissão técnica, e, principalmente, a todos os que vem se esforçando, no dia a dia(argh!), a tornarem o Vasco o mais próximo possível do nosso adversário de ontem, um modestíssimo 6o colocado do atual Campeonato Paraibano!

    Os olhares de reprovação por mim recebidos me fizeram sentir um verdadeiro estranho no ninho! Ao chegar no meu carro, triste, decepcionado, eis o Grand Finalle: ligo o rádio e, estarrecido, ouço…593 PAGANTES e 701 CARONAS!!!!

    NUNCA O “NEW VASCO” TEVE UMA NOITE TÃO BEM METAFORIZADA!!!!

    SVS

  40. Marcelo Alves
    26/02/2010 16:20h

    Amigos do Casaca, vou desabafar.
    Já estou de saco cheio dessa porra de sentimento!
    Sentimento é o Cacete!
    Ano passado tudo bem, a torcida tinha que levar o nosso clube de volta ao lugar dele mas agora não aguento mais! Esses caras ficam cobrando sentimento de nós torcedores!! Estamos esperando um sentimento por parte da diretoria também, está mais do que na hora deles mostrarem o sentimento deles!
    A torcida tem que cobrar como fazia no tempo do Eurico! Uma pena que ela esteja comprada e iludida pelo que sai na nossa imprensa!
    Cadê as eleições para tirar esses trapalhões de lá?
    Um forte casaca a todos!

  41. GENECI100%eurico
    26/02/2010 18:19h

    Douglas
    26/02/2010 5:38h Meu brother, tu não está dourando demais a pílula? Tá difícil acompanhar tuas colunas

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Faltar às aulas de interpretação de texto…..´é um problema sério. rs rs

  42. marciob
    26/02/2010 18:20h

    Avisa pro deputado-presidente-ausente que as eleições serão só em outubro.
    Até lá, sua carreira política-bocão estará correndo grande risco, afinal com esse time a vaga da segundona será facil-facil.
    Tremam aqueles que apoiaram esses senhores de poucos-e-malintecionados neuronios irão junto com ele para o anonimato ( vala ).

  43. Daniel Külkamp
    26/02/2010 18:21h

    Permita-me destacar o trecho: “Ao jogo, foram 593 pagantes numa demonstração avassaladora de que seguir devotadamente um elenco numa Série B com mídia e todos ventos a favor é bem mais fácil do que torcer como sempre se fez desde que o mundo é mundo: às vezes com chuva na cara, após derrota em decisão de taça, de ressaca moral, com raiva, mas sentado nas arquibancadas históricas de São Januário ao lado da paixão perene.”

    Irretocável!

  44. Andrei
    26/02/2010 18:49h

    Douglas Brother,

    Entra no link abaixo e procura teu caminho.

    E cara…

    Find your way!
    Leave us!
    Join the MUV!
    “Go to catch little coconuts on the highway!”, besta!

    Brasil Alfabetizado:
    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12280&Itemid=817

  45. douglas
    26/02/2010 19:30h

    to com medo do vasco cair de novo!!!!

  46. MARCELO FERREIRA
    26/02/2010 19:54h

    Marcelo Alves estou com você, essa m…. de sentimento já deu no saco. Já virou coisa de bambi, quando essa m…. vai acabar. Falta pouco para essa turma do “novo vasco” vestir o almirante com uma roupa cor de rosa.

  47. GENECI100%eurico
    26/02/2010 20:24h

    “Marcelo Alves estou com você, essa m…. de sentimento já deu no saco. Já virou coisa de bambi, quando essa m…. vai acabar. Falta pouco para essa turma do “novo vasco” vestir o almirante com uma roupa cor de rosa.”(2)

    Falou tudo!

    faço minhas as suas palavras.

  48. Renato
    26/02/2010 20:59h

    Concordo com a coluna, mas pelo menos não fomos desclassificados como aconteceu com o Barahunas e o XV de não sei lá o que…

    Jogos ruins vão acontecer… independente da época… temos que torcer para, quando o negócio afunilar, o time desabrochar…

    *************************
    Obrigado pela concordância, embora não veja lógica na comparação com jogos como aquele contra o Baraúnas e o XV de Novembro de Campo Bom-RS. O texto não versou sobre a qualidade do jogo, mas sim sobre o contexto da governança (ou falta de) que rodeia tal resultado e nossa perda da Taça GB.

    Esperemos que a diretoria desabroche (usando o seu verbo) e não somente o time. O time de futebol é apenas uma vitrine de muitas realidades nuas e cruas do clube que, infelizmente, passam ao largo do torcedor, por falta de interesse da mídia que antes adorava investigar o Vasco de trás pra frente e pelo avesso. Confesso que a espera deva ser feita sentada, pois não imagino o tal desabrochar com os princípios que regem a atual administração.

    Rafael Fabro

  49. Renato
    26/02/2010 21:01h

    E quanto ao público, na boa… Horário péssimo, tempo pior ainda, somado ao fato de ser um jogo que nem era para ter acontecido caso o Vasco jogasse o mínimo do mínimo no primeiro jogo… Ainda mais depois da final de domingo…

    Casa cheia é que não ia dar mesmo…

    Com aquela chuva e o pessoal saindo do trabalho, trem lotado, transito na cidade toda… impossível de dar um bom público.

    ******************************
    Vou ser repetitivo: o texto é mais óbvio do que parece e não trata do público pagante de forma chapada. Acho que nem sobre o jogo contra o Sousa, na verdade. O título foi apenas um chamariz, por causa do dia em que saiu a coluna. Há muito mais no bolo solado que não permite justificativas como chuvas, fim de mês, engarrafamentos e outras dificuldades. Renato, convido a uma nova leitura do texto.

    Rafael Fabro

  50. Marcelo Teixeira
    26/02/2010 21:48h

    Fabro,

    Li seu texto e, na boa, muito bem escrito mas com um péssimo título. Não quer que “confundam” alhos com bugalhos é só mudar a indireta.

    SV

    *******************************
    Obrigado pelo que você diz da escrita e quanto ao título pode ter sido mesmo, não foi dos melhores. Se tiver alguma sugestão mais “direta”, podemos discutir isso aqui entre os companheiros vascaínos. Pode ser interessante.

    Rafael Fabro

  51. JOSE LUIS LENZ
    26/02/2010 23:50h

    então pela lógica do renato, o jogo vasco x abc, por exemplo, do ano passado deveria tr menos de 500 torcedores…

    Mais uma obra grande o seue texto, Fabro, abraços…

    ***********************
    O óbvio ululante está aí, José. Parabéns pela reflexão. E obrigado!

    Rafael Fabro

  52. ROBGOL
    27/02/2010 1:43h

    AMIGOS VASCAÍNOS VAMOS CAIR NA REAL ESSA DIRETORIA, ESSES DONOS DO FUTEBOL DO VASCO E A MAIORIA DOS JOGADORES SÃO HORROROSOS,COITADO DO NOSSO VASCO, ESSES CARAS ESTÃO DOIDO PARA LEVAR COM SUA INCOMPETÊNCIA NOSSO AMADO CLUBE NO BRASILEIRO PARA SEGUNDONA, QUE É O LUGAR QUE ESTÃO ACOSTUMADOS E TEM ALGUNS VASCAINOS QUE DIZEM QUE ESSAS BABAS SÃO MELHORES QUE O BOTAFOGO É SÓ COMPARAR COMEÇANDO PELA DIRETORIA QUE A DOS CARAS NÃO SÃO DE SABOTADORES DE DIRETORIA PASSADA E PELO TREINADOR JOEL, SEM “TAL DE SENTIMENTO”.NINGUEM FICA IMPUNE COM C.LEITE,RODRIGO SEGUNDONA CAETANO, MANCINI TIME PEQUENO,GRANJA,TITICA,CARECA,GAGO,CARIOCA, COELHO,PIMPÃO,MAGNO,PAULINHO,ELTON CALA BOCA,MARTINELI,JEAN,NILTON.RAFAEL FABRO GOSTO MUITO DAS SUAS COLUNAS .VALEU.AGORA SE POSSIVEL ME RESPONDA MEU CAMARADA, NA SUA OPINIÃO ALGUMA DESSAS MALAS CITADAS ACIMA TINHAM LUGAR NA DIRETORIA E NO TIME DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2008 E QUE DEIXOU O VASCO SE NÃO ME ENGANO EM SÉTIMO NO BRASILEIRO E TENDO ENFRENTADO VÁRIOS JOGOS DIFICEIS? PS:DESCULPE ALGUM ERRO DE PORTUGUÊS OU DE CONCORDANCIA. ABRAÇÃO.

    ********************************
    Todos podem fazer um exercício de comparação: entre este time atual e da Série B do ano passado somados aos princípios da administração entregue a um cidadão chamado Carlos Leite com todas as desvantagens embutidas e times antes de junho de 2008. Veremos grandes diferenças. Se em alguns momentos não vimos títulos por fatalidades gigantescas como decisões de pênaltis (5 derrotas entre 2005 e 2008) e bolas no travessão no último minuto (que nos tirou da Libertadores de 2006 para 2007), vimos Vasco. E nunca na segunda divisão, muito longe dela, é bom que se diga.

    Um abraço!
    Rafael Fabro

  53. Ignacio
    27/02/2010 3:18h

    FABRO,A MASCARA ESTÁ CAINDO E A TORCIDA ACORDANDO,É QUESTAO DE TEMPO,POIS A VERDADE PREVALECERÁ.SAUDAÇOES VASCAINAS

  54. Joel S. duarte
    27/02/2010 4:24h

    Me lembro poucos jogos tão vazios assim… Alguém sabe qual foi o menor público de São Januário? Será que o MUV conseguiu mais um record?
    Abs e parabéns pela coluna!!!

  55. Antonio Carlos Miranda
    27/02/2010 9:31h

    O quadro é triste! E tome de fogos de artifício para entreter e enganar os ingênuos. O CRVG é passado. Fundaram o CFVG e mesmo assim, cuidando só de futebol, os golpistas se superam em resultados pífios, frutos de uma incompetência crônica.

    O desavergonhado “presidente” fatiou o Clube. É omisso, caloteiro e bufão. Urge a reversão a nefasta realidade.

  56. Antonio Carlos Miranda
    27/02/2010 10:07h

    Renato
    26/02/2010 20:59h

    Os times do banana já foram submetidos ao funil e não avançaram. Quase 2 anos de “gestão” e nenhum título conquistado! Muito pouco para quem alardeava que ganharia tudo e que em três anos estaria disputando a final do mundial interclubes.

    O calote é realidade, o futebol do “novo” Vasco é mediocre, tal como sua gestão. Os natimortos herança maldita e culpa d´Ôrico não passaram de escudos de papel. Essa corja que hoje “administra” o Vasco tem contra ela práticas imorais: eleicirco, rebaixamento, abandono patrimonial, nepotismo, omissões, dependência de dinheiro público, além do calote.

  57. celso coelho
    27/02/2010 10:37h

    Ótima coluna Rafael, mas gostaria de discutir um outro fato que está subliminar nos jornais e televisão e também me preocupa muito. A imprensa criou uma crise em São Januário. Pessoas como alguns sabidamente anti vascaínos na imprensa como o Sr. Fernando Calazans, Renato Prado e o tal de Gian Amato. Estes senhores até há uma semana exaltavam o time do Vasco como o favorito para a conquista da TG e até mesmo da Taça Rio o que daria o título sem necessidade de uma final. Após a derrota de domingo (os profetas do apocalipse como diria o bravo Nelson Rodrigues acima citado) já começaram a dizer que o time era ruim e outras coisas e falando em crise… com o claro intuito subliminar de instabilizar o Vasco, o qie mudou? o time ficou tão ruim de uma hora para outra? Antigamente tinhamos alguém na diretoria que quando se falava em crise em São Januário defendia nossos interesses e mostrava que a roupa suja se lava em casa e não em público pelos jornais. Não lembro do Eurico precisar ir para são Januário cobrar resultado depois de uma derrota (como li hoje nos jornais que o ex-jogador fez ontem). As coisa simplesmente aconteciam e voltavam ao normal e acabávamos as crises dos jornais antes que elas efetivamente começassem em São Jaunário.
    A mesma coisa já vem fazendo o tribunal de justiça desportiva que simplesmente decide sobre o Vasco com a conivência e incompetência do nosso departamento Jurídico (o próximo julgamento é o do Carlos Alberto, aguardem…). Sei que o time não é o que merecíamos tem jogadores que não podem nem ser reservas naquele time(Pimpão por exemplo), mas não podemos negar que até a hora do gol do botafogo jogávamos melhor e naquele momento se alguém merecia vencer era o Vasco. O que aconteceu depois todos sabemos, a insegurança, a falta de comando dentro e fora de campo e uma torcida que se calou no estádio com medo não sei de quê. ser vice? Que se dane. Não podia botar o galho dentro naquela hora. Perdemos o título para nós mesmos, auqele time do botafogo é uma mulambada (incluindo o Joel), como era o do urubu naquele tri campeonato que jogamos no colo deles e era para ser nosso. Peço que tenhamos muito cuidado, pois o prato está na mesa e quem quer se deliciar são os caras que estão doidos para ver o Vasco pegar fogo e ficarem nos sacaneando mais um tempo. Muito cuidado nessa hora. São todos falsos profetas. Precisamos estar atentos sim as lambanças que essa diretoria vem fazendo, mas não podemos nos deixar levar apenas por fatos pontuais e pelas crônicas muquiranas sobre nosso clube e jogarmos o clube aí sim numa crise que depois não conseguimos virar porque essa diretoria não tem bala na agulha para isso. Esses caras da mídia estão querendo lavar a roupa suja de fora pra dentro e isso só nos prejudica. Só esse presidente banana que não percebe isso. Os outros clubes abafam os casos até de pedofilia (vejam o exemplo do rival) e já não se fala mais nisso. Por mais que sejam uma mulambada, acabam por ter tranquilidade para trabalhar e a imprensa para eles só ajuda, nunca complica.

    Saudações vascaínas.

    Celso coelho

    ***************************
    Celso, a imprensa esportiva desde o fim do século XIX não engole o Vasco por motivos já conhecidos de todos. Passa a cada dia o prazo de validade do Requeijão Dinamite e cia. Foram se aliar a um grupo de jornalistas sabidamente anti-vascaínos e precursores de inverdades e fofocas e agora enfrentam o veneno que perto do sentido pelo Vasco de outrora é mínimo. Se a diretoria administrativa não suportar o tranco de tal ofensiva não sabe lidar com suas próprias atitudes. Se costurou a aliança para subir ao poder que faça algo com ela de aproveitável.

    Quanto ao Vasco x Botafogo, concordo contigo. E quanto à pobreza e ineficiência do nosso departamento jurídico, idem.

    Rafael Fabro

  58. Paulo José
    27/02/2010 12:10h

    Fabro, vc foi ao jogo?

    ****************************
    A qual? E a próxima pergunta do inquérito, caro policial?

    Rafael Fabro

  59. Daniel Willcox
    27/02/2010 12:28h

    Prezado Rafael,

    A coluna foi ótima e o título muito sutil. O que impressionou nos comentários as dificuldades de entender a sutileza do texto.

    Parabéns!

    Daniel

    ******************************
    Muito obrigado, Daniel. E impressiona mesmo.

    Rafael Fabro

  60. Alexandre Pereira
    27/02/2010 14:31h

    FABRO, TALVEZ NÃO TENHA ME ENTENDIDO BEM.

    O EURICO PARA MIM É SINÔNIMO DE FUTEBOL NO VASCO DE JAN/1986 A JUN/2008.

    FOI O QUE MAIS TEMPO FICOU À FRENTE DO FUTEBOL, O QUE MAIS GANHOU E O NOME MAIS MARCANTE DA HISTÓRIA DO CLUBE NO QUE SE REFERE A DIRIGENTES.

    PORÉM EM 22 ANOS E MEIO É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL NÃO COMETER ERROS, NÃO PASSAR POR CRISES E NÃO PASSAR “VERGONHAS”.

    FOI ISSO QUE EU QUIS DIZER.

    ESSE “NOVO” VASCO ESTÁ IGUAL A ‘ERA EURICO’ APENAS NOS PIORES MOMENTOS.

    NOS MELHORES MOMENTOS ESTÁ DEVENDO DEMAIS, POIS CONQUISTA DE SÉRIE B É ALGO PARA FICAR NO FUNDO DO BAÚ.

    ________________________________________________________________________

    A COMPARAÇÃO QUE PODERIA SER FEITA SERIA COMPARAR AS PRIMEIRAS DUAS TEMPORADAS DE AMBOS.

    EURICO 86: NO CARIOCA, VICE NO CAMPEONATO DAS “PAPELETAS”. E AINDA COMEÇOU VENCENDO A TAÇA GB; NO BRASILEIRO, MAL (MAS O VASCO NÃO CAIU).

    ROBERTO 2008: VASCO REBAIXADO NO BRASILEIRO.

    EURICO 87: CAMPEÃO CARIOCA (FOI BI DA TAÇA GB); NO BRASILEIRO, MAL (MAS O VASCO NÃO CAIU).

    ROBERTO 2009: 3º COLOCADO NO CARIOCA (NÃO DISPUTAMOS NENHUMA FINAL DE TURNO); BRASILEIRO (NÃO DISPUTOU A PRIMEIRA DIVISÃO); COPA DO BRASIL, BEM NA RETA FINAL (MAS NÃO CHEGOU NA DECISÃO).

    ROBERTO 2010: POR ENQUANTO, SOMENTE VICE DA TAÇA GB.

    A QUE CONCLUSÕES PODEMOS CHEGAR?

    TIREM AS SUAS.

    **********************
    Alexandre, posso ter interpretado de uma forma dissonante do que você imaginava, mas, convenhamos, pelo que você escreve com tão bons exemplos “comparativos” sobre 86-87 (Eurico) e 2008-2009 (Dinamite e cia.), não há mesmo relacionar as duas eras. É como comparar ponta-direita goleador com patinador artístico (em homenagem às Olimpíadas de Inverno que vemos hoje) que ainda cai feio no gelo. Nada a ver.

    No mais, obrigado pelas sacadas que matam as comparações na raiz.

    Rafael Fabro

  61. Paulo José
    27/02/2010 15:56h

    O autor provavelmente ficou no aconchego da poltrona, vendo pela TV.

    Por acaso vc foi a algum jogo do Vasco nesta temporada? Por acaso comprou produtos do Vasco?

    Aturar torcedor-corneta é f…

    ***********************************
    Paulo, troquei seu palavrão final, tudo bem? Acho que fica melhor pra ti. Bom, vamos lá. Perguntei em relação a qual jogo você se referia para que pudesse te responder, mas como você fantasia o que quer a sua maneira, coloque no colo suas imaginações e coma pipoca enquanto faz fetiches sobre quem escreve aqui.

    Uma coisa é certa, caro Paulo: cuidado com as manifestações dos demais vascaínos que têm na pele a cruz-de-malta e histórias marcantes com o clube. Quanto à minha vascainidade, Paulo, me desculpe, mas me dá um cansaço imbatível de falar sobre ela contigo que nem sei se é vascaíno.

    Rafael Fabro

  62. Marcio Rezende
    27/02/2010 16:04h

    SOBRE O TEXTO, PARABENS AOS 3….

    R. FABRO ESCREVEU: O Sentimento não pode Parar” parece um pedido sussurrante de poucos que ainda acreditam nos vendilhões. É quase um epitáfio. No fundo, todos sabem que os vascaínos voltarão ao dia em que gritarão a plenos pulmões: “O Sentimento Nunca Parou!”. Nem nunca para, nem nunca parará, pois é o óbvio ululante, como diria Nelson. É da ordem da respiração, da nossa natureza que não precisa de camisas comemorativas a toque de caixa, comerciais, shows ou consumismos desenfreados.”

    Cláudio Ribeiro
    26/02/2010 3:56h Dá-lhe Fabro, teu texto me dá ânimo, o verdadeiro sentimento nunca parou e nem vai parar nunca, mas o sentimento de corninho, de baba ôvo, de traidor, de arrependidinho, de envergonhadinho tem que parar, o mais rápido possível, essa torcida de bananas, tem que parar de abonar essa diretoria de enganadores, que amam a tudo, menos o Vasco.Enquanto isso o Bananão segue buscando cada vez mais, agora mais do que nunca a sua promoção pessoal.

    Giovane
    26/02/2010 8:50h Fabro, muito boa sua coluna. Parabéns! Sabe, tenho muitas saudades do meu Vasco de infância, corajoso, destemido, lutando e vencendo contra tudo e contra todos. Torcer para o Vasco era exatamente não cair no óbvio, na previsibilidade: ser Vasco era expressar independência! Nossa, que saudades do meu Vasco…

    sobre os jogos: meu deus, o time eh limitado: eh….eh pior do que ano passado: sem duvida, principalmente nas laterais, conseguiram trazer um lateral direito pior do que o paulo sergio (EH CRAQUE PERtO DO QUE TEMOS)….mas tecnico competente eh aquele que sabe maximizar os recursos escassos que tem (a essencia da ADM eh essa), ora, ano passado o milionario dorival junior (eh craque perto do mancini) colocava o carlos alberto chinelinho pra jogar no ataque, mais perto do gol e nao no meio, tinhamos laterais que apoiavam (do jeito deles, mas apoiavam) e o meio era amaral (que deus o tenha), nilton, sousa e alex teixeira…AAAHHHHH ERA SEGUNDA DIVISAO, EH, E DAI, ESTE TIME ATUAL NAO TEM SUCESSO NA SERIE B….NAO TENHO DUVIDAS DISSO. QUE DIRA NA SERIE A!!!!!!!

    um misero exercicio: so enfrentamos times que flertaram com 2 divisao (bota e flu) + times de segunda, terceira, quarta divisao e nem isso e ta essa depressao toda…..deixa chegar o time da globo, santos, palmeiras, atletico-mg na copa do brasil e inter, cruzeiro, sao paulo, corinthians e etc… no brasileirao…

    ALGO TEM QUE SER FEITO AGORA….CHEGA DE HUMILHACAO, TEM QUE PRESSIONAR, TEM QUE ENFRENTAR, ESTES MERDAS TEM QUE SE MEXER E COMECAREM A TRABALHAR….

  63. Luiz Felipe Willcox
    27/02/2010 16:46h

    Fabro,

    Times fracos vão ocasionalmente existir. Preferimos exaltar os times lendários, mas não deixamos de lembrar, até com certa simpatia, dos Nilsons, Tuícos e Ticões.

    O que muitos não conseguem enxergar, talvez pela limitação de campo visual causada pela vitrine grudada à ponta do nariz, é exatamente essa usurpação do Vasco que você tão bem descreveu. Essa transformação do Vasco centenário em uma pálida sombra desalmada, inspirada nos ultrapassados discursos neoliberais ouvidos das bem menos que centenárias redações da vida.

    Nessa quarta, o que me incomodou mais, e que já vinha acontecendo na ignóbil série B, é o time e os empregados de futebol do Vasco parecerem pouco à vontade em São Januário, verdadeiros ETs no nosso próprio estádio. Aos poucos, vemos a nossa casa histórica, e com ela o próprio Vasco, cair na irrelevância para satisfação de nossos invejosos adversários.

    E a massa parece feliz com a grande ilusão. Talvez seja mais fácil assim, pois nadar contra a correnteza às vezes cansa. Como escreveu o Poeta lusitano:

    Para eles a vida vivida ou sonhada,
    Para eles o sonho sonhado ou vivido,
    Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto…
    Para mim só um grande, um profundo,
    E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
    Um supremíssimo cansaço.
    Íssimo, íssimo. íssimo,
    Cansaço…

    Mas, quem é vascaíno sabe que nossa história é remar contra a maré. Então, cansados ou não, temos que continuar, como você fez nesse texto, mais uma remada com o DNA daquelas dadas pelas guarnições da Vaidosa.

    Abraços cruzmaltinos!

    ***************************
    Obrigado mais uma vez, Luiz Felipe, por complementar o texto com as palavras de sempre: claras, ricas e que só não servem aos tais de cara amassada na vitrine. Perdoai-os. E, sobretudo, por ainda citar poesia que como todos sabemos resume em poucas linhas o que tentamos decifrar em prosa com páginas e mais páginas. Sorte dos poetas e suas musas. Azar dos prosadores: trabalhadores da transpiração e distantes da musa da inspiração que só de vez em quando vem dar as caras.

    Mais uma vez, muito obrigado, Luiz.

    Rafael Fabro

  64. bruno martins
    27/02/2010 19:55h

    Sensacional, brilhante a sua coluna Fabro. Parabéns.
    -

    O mais desesperador nisso tudo é constatar que a diretoria que hj “comanda” o nosso clube foi descansar em plena Europa. Fomos VICE domingo e na segunda zarparam pra Europa. Quanta cara de pau. É de espantar…
    -

    Aprendi a ser Vasco com meu pai e meus tios. Me lembro do meu pai escutando jogos pelo rádio, ficava louco a cada gol que o time fazia. Vibrava e gritava. Cresci assim, eu e meus dois irmãos. Em 1993, com meus 12 anos comecei a me ligar mais no Vasco. Em 94 vimos o Vasco conquistar o tri carioca. 1997 o Brasileirão. 1998 Libertadores e carioca. 1999, 2000 e 2001. De rio-são paulo a Tetra brasileiro, passando por mercosul. Vimos sim alguns vices, amargos e duros. Mas o Vasco era vencedor. E por isso sou Vasco. Vasco vencedor, o vasco guerreiro, vasco de vascaínos. Vascaínos de verdade.
    Estou cheio de falsidade, falsas aparências, discursos vazios e retóricas sem precisão. Cheio de covardias, cheio de descompromissos, cheio de omissão. O Vasco, como diz no hino, com sua estrela na terra a brilhar, não pode ficar a mercê de despreparados, não pode ficar dependendo de estatais e de governadores-viajantes, fazendo trocas de favores. CHEGA!!

    Vasco sempre!

  65. DODÔ SEM PACIÊNCIA
    27/02/2010 23:10h

    ATURAR ESTES BICÖES COMO O TAL DO pj: NOVILHO FRESQUINHO QUE APARECEU POR AQUI:
    DEVE SER UM NOVO CANDIDATO A BABY BEEF GAÚCHO.

    O pj! VOLTA PARA O metnovasco VAI POSTAR SUAS CANALICES LÁ NO superpatetas.

    ALÉM DE MAL-EDUCADO TU ÉS LEVIANO E DESPROVIDO DE TUDO!

  66. Paulo Salles Alecrin
    27/02/2010 23:14h

    Rafael,

    vc inaugurou (não sei se foi vc de fato) um costume legal: o de abrir comentários dos comentários.

    Pelo menos utiliza-os com frequencia.

    Uma forma legal de interargir com seus súditos.

    Abraços.

    **************************
    Paulo, sempre gostei dessa forma de conversar com os leitores. Interagir, como você disse. Contudo, “súditos” fica por tua conta irônica, né, companheiro?

    Obrigado!

    Rafael Fabro

  67. Douglas
    27/02/2010 23:38h

    Rindooooo, alguns querem me ensinar a interpretar um texto. Interpretação é algo subjetivo, não tem como interpretar um texto usando os olhos e os filtros dos outros. Ao Fabro digo que vou continuar frequentando esse site, assim como faço desde 2001 e vou continuar sendo vascaíno. Não queira ser o dono da verdade vascaína. Eu prefiro a objetividade, e é por isso que não consigo acompanhar tuas colunas. Continue na tua linha e continue sendo CASACA, uma oposição em prol do CRVG. E eu, vou continuar entrando aquÍ!!!! e interpretando com meus conceitos….Rindo

    ********************************
    Douglas, obrigado pelas visitas periódicas desde 2001. És parente do Manda-Rindo? Desculpe, é uma piada que causa dificuldades de interpretação. Continue por aqui, Mandarindo, quer dizer, Douglas Rindo (bonito sobrenome).

    E você sabia que o genial Nelson tinha uma bela expressão sobre o que você tanto gosta, a tal da objetividade? Era “idiotas da objetividade”.

    Já que não consegue acompanhar as minhas colunas, obrigado pelo elogio. É quase uma condecoração não ser compreendido por um arauto da objetividade.

    Se você não conseguiu interpretar nada da resposta acima, não se acanhe. Continue tentando e rindo. De você mesmo.

    Rafael Fabro

  68. José Oliveira
    28/02/2010 6:13h

    Paulo José
    27/02/2010 15:56h

    Se o Fabro assiste a jogos pela Tv e tem a visão da forma que escreve, prova o quanto é capaz de discernir o que é Vasco e o que é Novo Vasco, talvez esse Novo Vasco o seu clube de coração, um clube de segunda administrado por pessoas de terceira.

    ************************
    José, obrigado. Porém, vejo muitos (mas muitos mesmo) jogos nas arquibancadas de São Janu e Maraca desde meus 6 anos. De resto, vendo no local ou na tv, assino embaixo do que escreveu sobre discernir um Vasco embalado em modernidade do Vasco da nossa infância.

    Rafael Fabro

  69. Antonio Carlos Miranda
    28/02/2010 10:50h

    Paulo Salles Alecrin
    26/02/2010 8:24h

    Olá, amigão. Obrigado pela consideração. Da próxima vez e será breve, os boletos serão meus. Continuamos amigos por intervenção do pacifista Chicão.

    Um abração para vc e outro para o Chicão. Bom fim de semana, amigos.

  70. Paulo Salles Alecrin
    28/02/2010 13:01h

    Rafael, há momentos em que a ironia fica de lado.
    E em muitos momentos ela existe para não dar lugar ao choro – não no seu caso, é claro. Não fica bem em cidadãos com a nossa idade o derretimento explícito. Na encolha ainda passa, afinal, não podemos promover óbices ao entendimento de que somos fortes a toda prova. Somos os paladinos e sustentáculos de nossas famílias.

    Quanto aos apedrejadores de textos como os seus, não se apoquente.
    Existe um sujeito também bastante apedrejado e representante de uma linha que também gosto bastante e que se confessa (não sei se ele vai ralhar comigo) seu admirador. Falo do Peressoni. Deve saber de quem se trata. Temos alguns dedos de prosa vez em quando.

    O apedrejamento em muitos e significativos casos é antigo. Data desde as fábulas das quais temos conhecimento, até os dias atuais.
    Assim comportava-se a raposa em relação às inalcançáveis uvas.
    “Pra quê irei alcançá-las se estão verdes e azedas!?”

    Dizem que é uma espécie em extinção, a raposa.

    Mas, como sabemos e frequentemente detectamos, são muito falhas certas pesquisas e estatísticas. Como tem raposa de perna curta por aí!

    Em sendo um suculento cacho de uva ou não, lembre-se: nem Jesus Cristo resistiu a sanha dos de “pouca boa vontade”.
    Pra ser mais light…

  71. Paulo Salles Alecrin
    28/02/2010 13:03h

    Antonio Carlos,

    sua maquininha emissora de boletos, como diz o João, foi à breca.

  72. ANDRE MOREIRA
    28/02/2010 14:02h

    Rafael Fabro,

    quando o sentimento volta?

    O sentimento de vascaíno não envergonhado, que nunca deixa de dar uma resposta a altura para os anti-vascaínos centenários.
    O sentimento de ser um clube singular, de ter uma história linda e incomparável no futebol brasileiro, só lembrarmos da carta em 1923 do nosso bravo presidente José augusto Prestes.
    O sentimento de ser o verdadeiro time da virada, será que precisamos dembrar da Mercosul 2000? Acho que não.

    Enfim, aparecem aqui vários anastesiados pela mídia, que fingem não enxergar o óbvio, mas a ficha está caindo, e em breve estes slogans que nada têm a ver com as raízes e tradicões vascaínas vão sumir da nossa história, pra nunca mais.

    Amém.

    Bom domingo Rafael, o resto é paisagem.

  73. Alexandre Vieira
    28/02/2010 15:20h

    Rafael Nelson Fabro Rodrigues,
    belo texto.
    O meu sentimento nunca parou.
    O sofrimento tem que parar.
    SV

  74. Antonio Carlos Miranda
    28/02/2010 16:56h

    Paulo Salles Alecrin
    28/02/2010 13:03h

    Vou revelar um segredo: tenho um ábaco para totalização das faturas.

  75. Mateus Faria Brito
    01/03/2010 1:45h

    O time do Novo Vasco é fraco e tem um treinador mais fraco ainda!
    Volta Chapa Azul!
    Não suporto mais tanta Incompetência do Muvírus e principalmente a Incompetência Mór do Manda Rindo e do Bananamite!
    FORA MUVÍRUS!
    FORA BANANAMITE!
    EURICO MIRANDA SEMPRE!
    EURICO MIRANDA NELES!
    CHAPA AZUL SEMPRE!
    CHAPA AZUL NELES!

  76. Mateus Faria Brito
    01/03/2010 1:46h

    Parabéns pela coluna Rafael Fabro!
    Tu acertastes na mosca!

  77. Marcelo Bacalhau Moraes
    01/03/2010 11:35h

    Rafael

    Venho muito aqui porque vejo nos colunistas do Casaca , uma equipe inteligente na forma de escrever , vocês têm esse dom , e como só existem colunas sofríveis por ai , minha passagem aqui é inevitável , apesar de não participar escrevendo como estou fazendo neste momento .

    O que me levou a escrever foi porque venho acompanhando de longe todo o movimento político que assolou e devastou o nosso Vasco . Detesto política , seja a política Nacional ou a Política dentro de um clube , mas temos que ler , aprender e principalmente entender , pois isso afeta diretamente o nosso dia a dia e as nossas vidas .

    Pois bem , tudo que estamos passando é reflexo de uma briga interna onde a oposição ( MUV ) se preocupou em derrubar seu adversário ( Eurico ) mas em momento algum se preocupou com a Instituição Vasco da Gama , não preservaram nosso clube , não protegeram nosso Vasco da imprensa que se alimenta de notícias que colocam o Vasco para baixo , sempre foi assim .

    Opositores do Eurico , normal . Toda situação têm uma oposição . Mas apedrejaram o Vasco e estamos sofrendo as consequências , tivemos que aturar 1 ano de chacotas sobre a segunda divisão , e quando os mais otimistas já festejavam o Novo Vasco , o time se expôe de forma frágil , um time sem o sangue Vascaíno nas veias , salvando algumas exceções como o menino Phillipe Coutinho a quem o Eurico soube desde o inicio valorizar .

    O publico desse jogo , como você mesmo disse Rafael , foi de uma minoria “outrora paciente torcida” que deve estar vendo o quão esse time está a quem do Vasco .

    Quero frisar que nunca participei nem me expressei politicamente a favor nem contra ninguém , mas juro que sempre tive orgulho da forma que o Sr Eurico defendia o nosso Vasco , via nas faces dos repórteres que vivem do fracasso Vascaíno , dos rivais o panico quando o Vascaíno Eurico Miranda pegava um microfone , ou participava de algum programa televisivo ou no radio , e esse panico era porque sabiam que o Sr Eurico defenderia o Vasco com argumentos , embasamentos e fatos que não teriam contra respostas , sabiam que o Sr Eurico defenderia o Vasco acima de tudo , acima até dele mesmo . E isso me dava mais orgulho do que já tenho de ser Vascaíno .

    Mas o que vejo hoje é um Vasco sem defesas , aberto para ataques da imprensa , dos rivais , um Vasco sem a fibra que estava acostumado a ver nos olhos e palavras do Sr Eurico .

    Desculpem Rafael e demais leitores se me estendi nas palavras , mas foi um desabafo guardado a um tempo no meu peito , dentro da Cruz da malta que bate forte em forma de coração .

    Rafael , o sentimento nunca parou e nunca vai parar , mas não aguento mais sofrer com essa politica que esta acabando com o nosso amado Vasco da Gama .

    Abraços e Saudações Vascaínas .

    Marcelo Moraes .

  78. T.O.B.A. - membro anonimo
    02/03/2010 11:47h

    Oi Pessoas,

    Vortei para exprica o que aconteceu:
    1) 500 pessoa no estadio – curpa d’Orico que fica pinxando cousa no quintar do Vasco a afugenta os torcedo.
    2) A torcida viro as costa pro campo – curpa d’Orico, que devia esta no gramado junto com o treinado.
    3) A torcida chamo o treinado de burro? Curpa d’Orico, que deve ter expricado como arma o time.

    Mas o sentimento num podi para! Ja vi que tem otros bovino aqui no siti tambem.

    Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuv

Comente »

Deixe seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode acompanhar os comentários via RSS.

Seja educado. Evite palavrões. Mantenha-se no tópico. Sem spam.

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes