É Cruz de Malta e ponto final!
Imprimir
]Como prometido na coluna da semana passada, volto com as explicações fundamentadas sobre a presepada em relação a nossa cruz, deixando um pouco de lado outros assuntos.
—————————————————————
Primeiro sobre a origem: A definição “Cruz de Malta” é uma referência a atual Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta. A ordem tem origem por volta de 1099, em Jerusalém, quando alguns mercadores de Amalfi organizaram uma casa religosa para tratar peregrinos doentes e acolher indigentes. Anos mais tarde, um hospital foi contruído junto dela sob uma congregação de nome Ordem Hospitalar de São João Batista de Jerusalém.
Em 1113, o Papa nomeou a congregação, sob o título de São João, e deu-lhe regra própria. Em 1120, o francês Raimundo de Puy, nomeado grão-mestre, acrescentou ao cuidado com os doentes o serviço militar.
Face às derrotas e consequente perda pelos cruzados dos territórios na Palestina, a Ordem passou a operar a partir da ilha de Rodes, onde era soberana, e mais tarde desde Malta. A frota da Ordem de S. João (ou de Malta como começou a ser denominada) foi uma das mais poderosas do Mediterrâneo e contribuiu para a grande derrota dos Otomanos na Batalha de Lepanto em 1571.
Foi durante o período em Malta, no século XVI, que a “Cruz de Malta” mais recente (figura abaixo) aparece como símbolo da ordem.

Digo mais recente pois, na realidade, tanto na Ordem dos Hospitalários (primeira denominação da Ordem de Malta) quanto na Ordem dos Templários (precursora da Ordem de Cristo) diferentes tipos de cruzes foram usadas ao longo dos séculos.

Como podemos ver nas moedas acima, o primeiro selo da ordem (esquerda) é uma Cruz Formée e o segundo selo (direita) é uma Cruz Pattée, ou Pátea. As moedas são do Hospital Oxford, século XIII. Logo, podemos concluir que não havia um estilo definido pois diferentes formas de cruzes eram usadas.
Dessa forma qualquer das variações usadas pela Ordem Hospitalar de São João Batista de Jerusalém até a atual denominação de Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta pode receber o nome de “Cruz de Malta”.
Vou citar aqui um livro anterior a fundação do Club de Regatas Vasco da Gama que corrobora para o que foi aqui escrito. O nome do livro é “A manual of heraldry, historical and popular” (Um manual de heráldica, histórico e popular), publicado em 1863 por Charles Boutell. No Capítulo VII chamado “The Heraldry of the Cross” (A Heráldica da Cruz), na página 34, o autor diz “The Cross of the eight Points, distinctively so called, and known also as a Maltese Cross, is represented in No 71. This Cross was born by the Knights Templars, Gules, upon a Field Argent. By the Hospitallers, or Knights of St. John, the same Cross was born Argent, upon a Field Sable” (A Cruz dos oito pontos, distintamente chamada, e também conhecida como a Cruz de Malta, é representada na figura No 71. Esta cruz foi carregada por Cavaleiros Templários, vermelha, sobre um fundo prateado. Pelo Hospitalários, ou Cavaleiros de São João, a mesma Cruz aparece prateada, sobre um fundo preto).

Abaixo vemos uma ilustração recente de um Cavaleiro Hospitalário.

É nítida a semelhança com a cruz do uniforme do Club de Regatas Vasco da Gama.
“Mas o que Malta tem a ver com Portugal?”. Malta nada, mas a Ordem de Malta, sim.
Em Portugal, entre os bens da ordem, tinha especial importância o priorado do Crato. Os reis viram receosos crescer o poder dos senhores do Crato, que se acentuou mais com a rebelião de D. Nuno Gonçalves contra a regência do infante D. Pedro (1392-1449).
D. João III, por morte do conde de Arouca, doou o priorado a um membro da família real, o infante D. Luís, em 1528, que se intitulou grão-prior. Então o Rei, com vista a futuros protestos, consegue do papa Júlio III a bula de 1551, que D. António, filho natural do infante, fosse nomeado sucessor do pai. D. Maria I consegue do Papa a independência do grão-mestrado de Malta e, poucos anos depois, o mesmo Papa decretou por bula em 1793 que, assim como pelo lado temporal o grão-priorado de Portugal ficaria isento de qualquer interferência de Malta, também pelo lado espiritual dependeria apenas da Santa Sé. Assim, D. Pedro e D. Miguel foram grãos-priores do Crato. A ordem foi extinta em 1834 e os bens incorporados na Fazenda Pública.
Logo, diferente do que se pensa, tanto a Ordem de Cristo quanto a Ordem de Malta tiveram grande importância na história de Portugal. A Ordem de Cristo mais devido as grandes navegações, possíveis graças aos conhecimentos avançados dos templários. Assim é a ordem mais conhecida, principalmente pelos brasileiros pelo fato da “Cruz de Cristo” adornar as velas das caravelas portuguesas.
Concluíndo, não há erro algum em se dizer que a cruz do Club de Regatas Vasco da Gama é a Cruz de Malta, apesar de Vasco da Gama ter sido um cavaleiro da Ordem de Cristo. Estaria correto também chamá-la de Cruz Pattée, ou Cruz Formée, dependendo do estilo que ela apresentar. E se observarmos os uniformes das últimas décadas, vamos achar todas elas. Até algumas bem parecidas com a “Cruz de Cristo”, porém sem a Cruz Grega branca sobre a cruz vermelha.
Na próxima coluna vou falar sobre a “Cruz de Cristo”, a cruz usada pela Ordem de Cristo.
E saudações cruzmaltinas!
CASACA!




06/04/2010 14:36h
Absolutamente sensacional a série do Carlos Eduardo sobre cruzes. Pena que quem deveria ler não vai ler.
06/04/2010 14:39h
galera… texto histórico tem que ter referência bibliografica.
06/04/2010 14:51h
Uma excelente aula de história … aliás uma aula sobre os símbolos do Vasco, algo que hoje em dia é um pouco esquecido ……
06/04/2010 15:22h
Gente, parem as máquinas!!
Esqueçam salários atrasados dos funcionários, jogadores, clássico de Domingo, Juninho Pernambucano, Patrocinio de Agua, BMG, CT, Certidões, demolição da Parque Aquático , multa do Habbis, revelias etc…
A coisa mais importante desta semana do “novo vasco” É:
——————————————————–
SEGUNDA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2010 – 09h27
Vasco faz ação por recorde de tatuagens
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O Vasco vai tentar bater um recorde mundial no dia 9 de abril. Para isso, oferecerá tatuagens gratuitamente a seus torcedores e premiará com camisas oficiais os que aceitarem gravar na pele a cruz de seu novo uniforme.
A camisa 3 que o Vasco lançou neste ano, produzida pela Penalty em parceria com a Cavalera, foi escolhida em eleição feita na internet. O modelo vencedor possui a cruz templária, que estampou caravelas como a que o explorador Vasco da Gama usou para chegar às Índias e esteve no primeiro uniforme do clube.
No dia 9 de abril, o Vasco oferecerá tatuagens da cruz templária. A meta é superar o atual recorde mundial, de 801 inscrições em 24 horas. O clube lançou até um site para divulgar a ação e cadastrar torcedores interessados.
O site conta com um vídeo protagonizado pelo meia Carlos Alberto e pelo presidente do clube, Roberto Dinamite, falando sobre a ideia de tatuar a cruz em alusão ao Vasco.
………………………………………………………………..
COM/
Pasmem!! O Vídeo foi protagonizado pelo Banana e pelo Casabé. imagina que pérola que ficou, se tiver discurso então, deve ser de morrer de rir.. mais do que nunca!
Qual o local, que será reservado para a “tatu”? A região glútea?
As camisas encalharam, estão dando de graça, para quem tiver a coragem de colocar a Cruz. CRUZ CREDO, QUE PATÉTICO!!
QUANTO A CRUZ:
É CRUZ DE MALTA OU CRUZ TEMPLÁRIA:
É A CRUZ DE MALTA E PONTO FINAL.. FECHA A CONTA E PASSA A RÉGUA.
FORA BANANA.
06/04/2010 15:22h
O CASACA também é cultura…
06/04/2010 15:24h
Aqui na fazenda, a Cruz é para marcar os túmulos dos boizinhos falecidos, com múúúúúúíto respeito.
06/04/2010 15:37h
Amigo,
Saudações Cruzmaltinas !!!
Belo artigo e explicação. Vamos torcer agora é para a mulambada carregar a cruz de ser eliminado do Carioca e dar adeus tetra.
Pau na Mulambada !!!
06/04/2010 15:40h
Carlos Eduardo: parabéns pela sua exposição, foi muito elucidativa e, principalmente, fundamentada com documentos e ilustrações históricas. Conclui-se, portanto, que a chamada “cruz pátea” é uma variação da “cruz de malta”. Tudo o que o ilustre amigo relatou aconteceu no tempo das Cruzadas (1096-1270) e pode-se ver, portanto, que a Ordem dos Hospitalários foi criada logo no início dessas expedições cristãs. Apenas acrescento que a relação de “malta com Portugal”, como você menciona, foi proporcionada pela fuga de vários templários para Portugal após a perseguição feita pelo rei francês Felipe IV, conhecido como “o Belo”, sendo que eles participaram da fundação da Ordem de Cristo, cuja bandeira foi a primeira a ser fincada em nosso território e, na sequência das bandeiras históricas, foi a primeira do Brasil.
06/04/2010 15:49h
Hélio, sem querer ser advogado do Carlos Eduardo, mas a pesquisa foi muito bem feita. Hélio, queres saber a fonte, poderia fazer uma pergunta mais direta. Chicão, será que o BUSCADOR e o CASALBÉ, irão fazer também a tatuagem. Acredito que não é claro, pois a do BUSCADOR deve ser a estrela solitária. E, para o Carlos Eduardo, deixei para o fim. CLAP, CLAP, CLAP. Não tenho palavras para parabenizar. Mas, será que a atual (DES)administração ou o sobrinho, cunhado ou o raio que o parta do presidente/BUSCADOR, teria a capacidade de realizar tal pesquisa?
06/04/2010 15:50h
Carlos Eduardo, merece um comentário isolado. CLAP, CLAP, CLAP. PARABÉNS. CASACA É CULTURA.
06/04/2010 15:52h
Ler vão ler, o problema é que não vão entender.
06/04/2010 15:58h
MUITO BOM!!!! APROVEITANDO A AULA, SERA QUE PODERIA FALAR UM POUCO DA ORDEM DA FERRADURA DE BANANAS!!!! SEGUNDO NOSSO PRESIDENTE, PARECE QUE A NOVA CAMISA( ABADA) SERA PRETA COM UMA FERRADURA BRANCA NO MEIO. É VERDADE QUE TEM VARIAS FERRADURAS E ELES NÃO SABEM A QUAL ORDEM DE BANANAS PERTENCEM!!!!
06/04/2010 16:05h
O Carlos Eduardo,com seu excelente trabalho, vai colocando os pingos nos is… agora, seja lá qual for a cruz que nossos fundadores nos legaram, seja de Malta, Pátea ou de Cristo, eu entendo que devemos respeitar o escolhido pelos primeiros vascaínos, mesmo que haja algum deslize histórico. A nossa identidade foi formada com esses desenhos, logo, devemos mantê-los. Sds vascaínas…
06/04/2010 16:07h
homenagem aos templários….ok, tem a ver com o Vasco, isso não se discute, o que se dicutiu é a forma como foi, uma vez que a camisa foi mudada de forma radical….pra mim, sinceramente, tanto a ordem dos templários quanto a ordem de malta tem a mesma finalidade E A MESMA CRUZ, SEJA DE QUE FORMA FOR: difundir, as vezes sob o pretexto de ajuda humanitária, o cristianismo pelo mundo.
aproveito a deixa pra escrotizar com aquele que escreveu sobre o Vasco no wikipédia…..VTNC!!!!!!….em alcunha o escroto me bota vice dos vices….que porra é essa????…teria sido um novovascaíno simpatizante da flamenguização?????
já no time imundo não aparece nada depreciativo em alcunha…..tá foda.
06/04/2010 16:08h
o que se discute
06/04/2010 16:17h
Fantástica explanação. Parabéns!
Sds /+/,
JC
06/04/2010 16:25h
URBANODEBRASILIA
06/04/2010 15:58h.
URBANO, CAPTEI A SUA MENSAGEM.. EXCELENTE IDÉIA.
ACHO QUE VOU FAZER ESSA PESQUISA.
SERÁ QUE OS QUADRUPEDES NÃO VÃO ACHAR RUIM COM O BANANA.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH…ESSA CAMISA IRIA VENDER A RODO, OS BOVINOS IRIAM SE SENTIR REALIZADOS.
06/04/2010 16:49h
Prezado Carlos Eduardo,
Belo texto constitui uma pesquisa histórica bem fundamentada.
Mas a questão desta camisa horrível, retrata bem a disputa que existiu neste passado.
Pois, chamou-se de Cruzada qualquer um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra Santa e a cidade de Jerusalém sob a soberania dos cristãos, atualmente podemos observar este desejo da manutenção da “retomada” do Vasco, na torcida não sócia.
Na época, os ricos e poderosos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém e dos Cavaleiros Templários foram criados pelas Cruzadas, portanto isto explica o apoio dos governantes, da mídia atual e de alguns representantes da alta nobreza vascaína, em detrimento de nossas raízes.
As Cruzadas também chamadas de peregrinação eram também uma forma de penitência e redenção dos pecados, pagamento de uma promessa ou pedido de uma graça a Deus.
Assim ficam algumas perguntas para reflexão dos amigos.
1 – Qual o pecado querem pagar?
2 – O que desejam estes elementos desagregadores?
Abraços,
Carlos Odilon
06/04/2010 17:01h
Mas qual é a Cruz estampada na caravela de Vasco da Gama?
——————————–
Assunto da próxima coluna.
Carlos Eduardo
06/04/2010 17:23h
Off:
A comissão de assaltantes do framengo – COAF-RJ, ainda não divulgou a escala de árbitros das semi-finais da Taça Rio. Posso apostar que o “escolhido” para o jogo Vasco x urubu será o Marcelo de Lima Henrique(aquele que teve a família sequestrada no dia do jogo dos imundos contra o Madureira).
RENUNCIA. BoB!
06/04/2010 17:25h
Amigos, nutro verdadeiro pavor pelo MUV, mas é preciso informar a questão acima um pouco mais amiúde.
A cruz que nosso time carregou no peito quando de sua fundação é aquela que aparece nesta foto: http://www.semprevasco.com/imagens/simbolos/camisa11.jpg
Que também era carregada no peito em 1923: http://blog.cacellain.com.br/up/c/ca/blog.cacellain.com.br/img/vasco.jpg
Que por acaso é aquela que era carregada pela Ordem de Cristo: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Armadura_Portuguesa.JPG
Como vemos, na armadura não era apresentado o detalhe em branco sobre a cruz.
Sobre a Ordem dr Cristo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Cristo
Creio que alterações pequenas havidas sobre a cruz símbolo do nosso clube, foram sendo introduzidas com o tempo nos uniformes, e levaram a um desenho semelhante à cruz da ordem dos hospitalários:
http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/jasg08.bloguepessoal.com/images/gd/1202658175/CRUZ-DA-ORDEM-DE-CRISTO.png
http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/ordem_cristo.gif
Sinceramente, tenho certeza que os fundadores de nossa agremiação tiveram exata intenção de expor a cruz da ordem de cristo sobre nosso manto.
Esta é minha humilde opinião.
Saudações vascaínas
Diretamente do Humaitá – Zona Sul.
———————————————-
Henrique,
O objetivo dessa coluna é colocar que chamar a cruz do Vasco de Cruz de Malta não está errado. Porque se usarmos o rigor na análise, não é nem Cruz de Malta e nem Cruz de Cristo. Quando se diz que se usou uma cruz estilizada, pode valer tanto para a da Ordem de Malta quanto para a Ordem de Cristo quanto para qualquer ordem cristã. Todos usavam uma cruz, cada um a sua forma e que mudava com o passar dos anos. Mas todos lutavam pelo mesmo pendão, todos levavam a Cruz do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Da mesma forma a cruz do uniforme vascaíno mudou e muito com o passar dos anos. Seu simbolismo, porém, continuou o mesmo. Na minha opinião, devido a tantas glórias dessa instituição centenária e devido a identificação imediata dela por qualquer brasileiro, a nossa cruz deveria se chamar “Cruz do Vasco”.
De qualquer maneira, a denominação “Cruz de Malta” ficou popular independente das cores usadas estarem corretas ou não. Você citou a cruz branca com fundo vermelho, mas essa é recente. Como citei um livro de antes do Vasco ser fundado, a Cruz de Malta quando parecida com a forma do Vasco utilizar era prata com fundo preto. Viu que mudança brusca?
Na próxima coluna entrarei em detalhes da “Cruz de Cristo” e tudo irá se encaixar melhor.
Carlos Eduardo
06/04/2010 18:08h
Como o time, até o presente momento, nada conquistou vamos bater o recorde de tatuagem. Importantíssimo esse título, a ser conquistado sob o comando dessa nova diretoria. Os próximos devem ser o de cuspe a distãncia, porrinha e dominó. Só espero que não sejamos vice, ai é para fechar definitivamente o caixão.
Isso é uma brincadeira de muito mau gosto com os torcedores e principalmente com a instituição e só poderia mesmo ter como garotos de propaganda o Roberto e o Carlos Alberto, ambos sem a menor identidade, com o Vasco da Gama.
Lamentável que isso tudo esteja acontecendo!O que o deputado não faz por alguns minutos na mídia, nesse ano de eleições?
Quanto a aula de história dada pelo Carlos Eduardo, lá em cima, só elogios.
saudações vascaínas
06/04/2010 18:20h
Belíssimo texto, mal posso esperar para ler o próximo!!!
Saudações Vascaínas!!!
06/04/2010 18:28h
Obrigado pelos esclarecimentos Carlos Eduardo. Eu acho esse tema fascinante. Assim que eu tiver mais tranquilo, eu pretendo ler com mais cuidado. No momento as aporrinhações do trabalho não permitem.
Um abraço e saudações vascaínas.
06/04/2010 18:29h
o “presidente”banana é da ordem dos gazeteiros do reino da alerj,os bovinos são os vassalos.
06/04/2010 18:43h
Meus sinceros parabéns pela pesquisa, Carlos Eduardo.
Como você sabia na nossa lista interna, também havia começado a preparar um texto, ou uma tese sobre o assunto. Como meu tempo era curto, deixei a bola contigo.
Vejo que minha opção foi acertada, pois as minhas conclusões eram próximas da suas.
A ideia dessa pesquisa é clara: o assunto sempre foi posto de lado, mas sempre foi considerado um “erro histórico” sem grandes consequencia, como informado no site do Mauro Prais.
Esse “erro” era de conhecimento geral, mas vivíamos bem assim. Até que apareceu um “jênio” da “novo Vasco” e resolveu jogar 100 anos de tradição no lixo.
Primeiro, um adendo: A camisa em faixa veio desde os fundadores. Quando o Vasco se uniu ao Lusitânia, adotou a camisa preta, camisa usada como a terceira de 2002 até o golpe e que os ex-oposicionistas criticavam tanto. Não foi um treinador que inventou camisa para “adequarmos” ao River Plate. Era uma camisa do remo e que foi importada ao futebol.
O problema é que um imbecil leu o Wikipedia e deve ter achado que a camisa do Vasco era coisa do Eurico Miranda e resolveu fazer um manto para defender Jerusalém dos sarracenos. ( Não duvido que o energúmeno tenha visto o filme Kingdom of Heaven [me recuso a dizer o nome do filme em português] e resolveu ter o “eureka”.
Aí, 100 anos de tradição vão ao brejo, pois agora a camisa nova está certa.
Também cheguei a conclusões parecidas. A Cruz de Malta era uma Cruz de uma ordem religiosa-militar que se mutou conforme o tempo, mas o seu último sentido não é o sentido de outras eras de o sentido de conhecimentos orais e regionais.
De fato, a cruz engordou com os anos, ficando mais gorda que a Cruz de Ferro alemã, por exemplo.
Mas o Vasco nunca usou a Cruz de Cristo que contém uma cruz Grega branca.
A “diretoria” do Vasco poderia muito “emagrecer” a cruz patéa atual do Vasco do que fazer abadá do cruzado maluco. Não vir a pública, dizer que os fundadores do Vasco são burros e que deveriam ter dado um tiro na cabeça.
Parabésn pelo texto e espero a segunda versão, com espectativa.
abraços
Leandro
06/04/2010 18:59h
A cruz do “novo” Vasco é a CRUZ CREDO!
06/04/2010 19:27h
Carlos Eduardo e Leandro Cardoso, parabéns pelo texto.
06/04/2010 19:34h
Gostaria de fazer um adendo ao meu primeiro comentário com estes simbolos do Vasco achados na internet:
http://www.timesdelbrasil.com.br/RJ/vasco_antigo1-rj.jpg
este por acaso compõe os azulejos dentro de São Januário e foi o segundo escudo de nosso time, inclusive consta do título de sócio proprietário que meu pai adquiriu no final dos anos sessente…
o anterior, o primeiro escudo do nosso “Machão da Gama”, era assim:
http://www.timesdelbrasil.com.br/RJ/vasco_antigo-rj.jpg...
Pois bem… sempre usamos a cruz da ordem de cristo estilizada nos uniformes, como o utiliziram os cavaleiros da ordem de cristo em sua armadura sem o detalhe da cruz grega branca… no entanto constavam de nossos dois primeiros escudos…
Já a Cruz de Malta é de simples verificação neste site da própria Ordem dos Hospitalários: http://www.orderofmalta.org/site/storia.asp?idlingua=4
Como pode se ver, a cruz é branca e desde o séc. XVI era representada com fundo vermelho… e a única representação dessa forma num escudo foi feita na antiga cerveja “Vasco da Gama” que nada tem a ver como nosso club (http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=139516664_7192.jpg&v=E)
De toda forma gostaria de destacar que entendo que meu comentário anterior não tenha sido aprovado para publicação, até por conta do conteúdo político dirigido que essa coluna objetiva, dirigido que é à atual diretoria do club, e da qual guardo a mesma posição do Casaca, restando por isso inoportuno. Percebo que quebraria seu objetivo primeiro, o que não comporta contradição neste momento.
Confesso que o assunto me entusiasma, mas também é preciso uma melhor apreciação dos senhores acerca das respostas que porventura são colocadas, pois acredito que quando o sr. Leandro Cardoso afirma que um imbecil deve ter lido o wikipédia, acaba-se generalizando atingindo-se uma gama enorme de torcedores que estão ávidos pelo assunto em si, podendo ofender, inadvertidamente, aqueles que inclusive apóiam a oposição do Casaca.
Sobre o que eu pude estudar, nosso club sempre usou a Cruz da Ordem de Cristo estilizada, assim como a CBF e outros mais…
Portanto, tanto faz se ela é mais magra ou menos magra pois a própria ordem de cristo também estilizava a cruz nas suas armaduras, que nem mesmo possuiam a cruz grega branca interna.
Quanto ao terceiro uniforme, independentemente da questão relacionada á infrigência ao estatuto vascaíno, que é claro, também não carrega o símbolo original do club que é a cruz estilizada! De fato, concordo com o sr. Leandro quando afirma que “o Vasco nunca usou a Cruz de Cristo que contém uma cruz Grega branca”. E muito menos tem qualquer relação com os templários!
Mas diante de tantas confrontações de análise é que reitero minha humilde opinião de que os fundadores do nosso club, nascido na Rua do propósito, n.º 12 – atual Gamboa (http://www.flickr.com/photos/selusava/3597315291/), lembraram sim da Cruz da Ordem de Cristo, pois o seu desenho é inconfundível.
Se sabiam ou não que nome tomava aquela cruz, é outra questão da qual não tenho elementos.
Cordialmente e guardando minha simpatia política pelo Casaca
abraços
“Anônimo” – Henrique Hübner
Saudações vascaínas
Direto do Humaitá – Zona Sul
———————————————-
Henrique,
Você está enganado. O objetivo dessa coluna é esclarecer uma confusão criada deliberadamente pelo neo-presepeiro do “Novo Vasco”. A todo momento eles rasgam a história e as tradições do clube. Dizer que “tacaram uma cruz lá e chamaram de Cruz de Malta” é uma assinte a história do clube, um desrespeito aos nossos fundadores.
Que o objetivo era colocar a Cruz da Ordem de Cristo eu também penso que sim. Mas que o nome mais popular para a cruz é “Cruz de Malta” e não há erro nenhum ao se referir a ela dessa maneira isso eu tenho certeza absoluta.
Na próxima coluna você concordará comigo que existirá mais um outro nome para a cruz.
Carlos Eduardo
06/04/2010 20:07h
Primeiro o marqueteiro do Vasco sugeriu o GuaraVita, depois as tranças do Carlos Alberto e agora as tatuagens. Que tal lançar uma dentadura amarela como símbolo do Sorriso Babaca ?
06/04/2010 20:18h
Márcio Rezende, tudo indica que o texto da wikipédia sobre o Vasco foi feito por urubu. Como o conteúdo é aberto, qualquer um pode entrar lá e editar, inclusive invertendo a gozação. Saudações Cruzmaltinas
06/04/2010 20:50h
Para voce, CHICÃO.
Proximas contratações do New Vasco para o Campeonato Brasileiro: Rei Artur, Lancelot e os Cavaleiros da Tavola Redonda.
06/04/2010 21:10h
Ailton Braga
06/04/2010 20:50h.
DEPOIS DESSA DE PINTAR TATUAGENS NA BUNDA, NADA PRA MIM SERÁ SURPRESA.
Quem vai gostar dessa contratação de Tavola Redonda é a Mocinha Saltitante.
Esse negócio de REDONDO é com ela.
aliás, ela tá sumidinha.. sumidinha. O que teria acontecido?
06/04/2010 21:10h
Ailton Braga
06/04/2010 20:50h
Sâo capazes de virem com Rainha Vitória, Elizabeth, Lady Diane…
06/04/2010 21:13h
Leandro Cardoso
06/04/2010 18:43h
Eu tenho uma foto da equipe de Remo de 1901 com a camisa preta com a faixa branca.
Naquela época existia o River Plate? Me Poupe Flapress!
06/04/2010 21:17h
Rainha da Inglaterra, já tem lá uma!
06/04/2010 21:18h
Carlos Eduardo,parabéns,a vc bem como ao Sergio Frias,ao João Carlos Nobrega,ao Rafael Fabro e aos demais dessa equipe.A enorme distancia de quem ama o VASCO verdadeiramente como vcs e os abutres é enorme
06/04/2010 21:32h
…além do mais, sabem porque “É Cruz de Malta e ponto final”?
É porque tá lá no estatuto que os bovinos chutam a dar com o páu, vejam:
“Art. 7.º – O pavilhão do Clube é preto, com uma faixa branca em diagonal partindo do canto superior do lado da tralha, a CRUZ DE MALTA EM VERMELHO no centro e na parte superior… As cores da bandeira e a CRUZ DE MALTA serão reproduzidas nos uniformes, emblemas e insígnias usadas pelo Clube.” (caixa alta para destacar)…
Pronto.. cabou-se o assunto! Essa foi mais uma marreta do banana e dos ruminantes bovinos! Que Deus nos proteja e ao Vasco também! Amém!
06/04/2010 21:39h
Parabéns pela pesquisa, Carlos Eduardo. O Vasco é, disparado, o clube com a mais bela e rica história do Brasil, quiçá do mundo. O nome do nosso clube homenageia aquele que foi o maior navegador que já existiu, e a Cruz de Malta homenageia a Ordem de São João, que teve papel fundamental na batalha de Lepanto. Esta batalha foi uma das mais importantes vitórias do ocidente. A derrota da esquadra otomana impediu que a europa e a civilização ocidental caíssem diante da dominação islâmica que viria depois. Graças a esta vitória a europa pôde ficar livre do atraso que seria proporcionado pela dominação islâmica. Quando vemos a maneira como árabes e demais povos islâmicos tratam as mulheres, quando vemos a perseguição religiosa movida por eles contra adeptos de outros credos, quando vemos os atentados terroristas praticados muitas vezes contra os seus próprios irmãos e quando lembramos de genocídios como o praticado contra os armênios pelos turcos e o praticado pela parte islânmica contra os cristãos do sudão só podemos louvar a coragem dos que levantaram os estandartes Cruzmaltinos em Lepanto.
06/04/2010 22:01h
Por favor Carlos Eduardo faça com que essa história chegue as mãos do Botafoguense Roberto Dinamite ,para que ele comece a entender o que é as tradições Vascaínas.
Sensacional a sua matéria meus parabéns.ser Vasco é isso ,como a história do Vasco é bonita ,valeu Carlos Eduardo ,saudações Vascaínas.
C A S A C A N E L E S !!!
06/04/2010 22:02h
Fui obrigado a adicionar à minha página de favoritos esta matéria, elucidativa e fundamentada. Parabéns! Aguardo a próxima matéria.
S.V.
/+/
06/04/2010 22:12h
Numa boa… quero ver a mesma aptidão para outros assuntos mais importantes…
A 3ª camisa já foi usada e reusada. E será usada e reusada outras tantas vezes. Já tem até gente em minha familia que nem sabe o que é Casaca ou MUV comprando e usando.
E nós dando nomes aos bois.
06/04/2010 22:46h
Sr. Eduardo “sem comentários”.
Memória seletiva È SODA COMO DIZIA FÓCRATES!
06/04/2010 22:48h
CARLOS EDUARDO!
VC É O KRA!
07/04/2010 1:15h
O CHICÃO, PODE VENDER A CAMISA COM FERRADURA. MAS TEM QUE PAGAR A COMISSÃO DO LEITE E DO BANANA.
07/04/2010 6:25h
Parabéns Carlos Eduardo!
Beleza de texto e correto. Como membro da Ordem Rosacruz estudo e adoro assuntos dessa natureza. Templários, Cruzadas, Ordem de Cristo e tudo o mais. Até onde sei e me levaram os meus modestos conhecimentos, você foi ótimo. É por tais motivos é que nós vascaínos somos diferentes dos demais.
Aguaro ansioso a próxima aula.
SV
07/04/2010 8:18h
Dodô, não entendi o seu comentário…
07/04/2010 8:38h
Prezado Carlos Eduardo!
Parabéns pelo excelente trabalho. Uma aula de história.
É também sabido que inicialmente, a Ordem dos Hospitalários tinha por finalidades básicas: prestar atendimento de saúde e de abrigar os peregrinos cristãos que se dirigiam à Terra Santa. Posteriormente, por necessidade de defesa de Jerusalém contra os muçulmanos, foi atribuída à referida Ordem também missões militares ou serviços militares. Tanto a Ordem dos Templários quanto a Ordem de Malta foram instituições religiosas-militares reconhecidas oficialmente pelo Papa.
Com relação as cruzes dos Movimentos Cruzados é interessante destacar que todas elas têm oito pontas, sendo razoável admitir que são variantes do mesmo símbolo, em momentos distintos de um mesmo período histórico. Cruz de Malta, Pátea ou de Cristo encerravam significados cristãos, o fundamental deles o da a fé cristã. Também é importante mencionar que os Cavaleiros Templários e os Cavaleiros de Malta foram soldados de Cristo na ideologia dos Movimentos Cruzados, portanto seus símbolos guardavam íntima relação e representatividade entre si.
Da presente coluna, com fundamentos históricos, ficou claro que tanto a Ordem dos Templários quanto a Ordem de Malta estão presentes na história de Portugal. Quando da criação da Ordem de Cristo, por extinção da Ordem dos Templários em território português, Portugal adotou a Cruz de Cristo para ornar as caravelas portuguesas como símbolo da fé cristã lusitana, porém noutro contexto histórico, o do ciclo das Grandes Navegações. As caravelas de Vasco da Gama, membro da Ordem de Cristo, e de outros navegadores portugueses da época ostentaram a Cruz de Cristo nas velas de suas embarcações.
Do Estatuto do CRVG extraímos que a Cruz de Malta na cor vermelha é símbolo do Clube e que ele se caracteriza como uma entidade desportiva, recreativa, assistencial, educacional e filantrópica. É possível que os fundadores do Clube, ao destacarem a Cruz de Malta como símbolo da instituição, quiseram homenagear, além do navegador português, a Ordem de Malta que, desde a sua criação, sempre esteve voltada para a caridade e solidariedade humana, mesmo nos conflitos bélicos da Idade Média. Filantropia, caridade, assistência e solidariedade foram ideários da Ordem de Malta, Ordem hoje existente em vários países, inclusive no Brasil, com os mesmos propósitos.
Cruz de Malta, Cruz de Cristo e Cruz Pátea, variantes de um mesmo símbolo, fazem parte do universo vascaíno. É Cruz de Malta e pronto. Nada de erro histórico e sim coerência histórica.
07/04/2010 8:43h
Saudações Vascainas! Parabens pela coluna. Vivendo e aprendendo sempre.
Sds
07/04/2010 10:20h
Anônimo
06/04/2010 21:32h
Você está errado.
Eles chupam o pau que dão e chutam o Vasco.
07/04/2010 10:42h
Valeu, Carlos Eduardo!
CASACA! e Cia., pura cultura.
Aliás, vai ter gente entendendo de Cruz assim lá em São Januário. Do lado contrário à tribuna. Lá ninguém tem esse conhecimento.
Nesse texto aí, eles não passam da metade da leitura.
Muito massante! O que importam são todso os títulos conseguidos até aqui com o futebol.
Antonio Carlos,
que beleza de comentário, hein!?
Continuando assim, o Bob acaba convidando-o para ajudar a carregar a dele. A cruz.
José Oliveira,
vc voltou aos velhos tempos, hein!?
Só que com a brecha deixada por vc, entrou um tal de Chicão aí que tá com a corda toda.
E a tal foto, foi vc mesmo quem a tirou?
Me passa uma cópia aí.
07/04/2010 11:46h
Chicão.
Quem é a mocinha saltitante?
07/04/2010 13:30h
Deveriam imprimir essa coluna e esfregar na cara da bovinada do “outro site” que faz uma campanha vergonhosa para transformar o nosso CRVG num mero “vasco futebol clube” da vida…
Os vermes inventaram aquela aberração templária, pisaram e cuspiram no nosso estatuto (a começar pela eleicirco) e agora vem com a desculpinha esfarrapada de que tem que alterar porque a cruz do Vasco é “cruz patea” e não Cruz de Malta.
Dinamite, como marionete inútil do “novo vasco”, não tem nenhum conhecimento, é botafoguense e segue o oba-oba da Penalty, que repassa a MÍSEROS 7 REAIS por camisa vendida para o clube.
Essa tal “nova camisa” deve ser definitivamente sepultada, já que é UMA AFRONTA VERGONHOSA AS TRADIÇÕES DO NOSSO CLUBE…
Por mais que essa cambada de vermes tente, não conseguirá destruir o nosso centenário clube.
07/04/2010 13:31h
Veio a calhar essa promoção de tatuar a cruz de Cristo para bater o recorde mundial. Bovinos são sempre marcados mesmo.
07/04/2010 13:36h
Ailton Braga
07/04/2010 11:46h
Tem tantas…
Tem no site, no marketing, no parceiro vascaíno, nos depilados…
A Saltitalândia está cheia!
07/04/2010 14:42h
José Oliveira
07/04/2010 13:36h
Seria a Saltitalândia um território Pink, no qual os habitantes natos e nacionalizados são especialistas em saltos de costas na busca de objetos pontiagudos? Todos mudernos e frajolas? Gostam de apedeutas e novos ricos?
07/04/2010 15:11h
Paulo Salles Alecrin
07/04/2010 10:42h
Olá, Paulo!
Obrigado pela citação. O Bob só entende da cruz que colocam em documentos para os analfas colocarem a digital. Cruz-credo ser assessor do Bob apedeuta. Seria heresia.
Abraço, amigo.
07/04/2010 20:51h
eduardo
07/04/2010 8:18h
Concordo com vc em gênero, número e grau. O que é algo incompreensível é a existência de pessoas que se envergonham do nosso passado, de nossos ancestrais e buscam uma identificação hipócrita com o lado mais fraco da balança ou, ainda, com uma cultura absolutamente distinta da nossa para defender pessoas intolerantes que nos odeiam e que não aceitam o nosso modus vivendi. Ficam alardeando um falso moralismo com frases de efeito sem qualquer significado, tais como: “Imperialismo americano”; “Banqueiros Judeus” ou que revelam um grande complexo de inferioridade, tais como: “Exploração dos mais fracos”; “Os privilegiados e os necessitados em compartimentos estanques”, pretendendo e estimulando uma rídicula ruptura social etc. Infelizmente, esse tipo de comportamento derrotista de verdadeiro culto à fraqueza e à miséria e de total desprezo pelo nosso passado, bem como às nossa tradições costuma reverberar até mesmo nos meios acadêmicos, saindo da boca de gente hipócrita que gosta de posar de bom moço com suporte em argumentos frágeis e apenas aparentemente inocentes, pueris.
Com relação à pesquisa do Carlos Eduardo, agora que eu tive tempo de ler, eu posso dizer que são pesquisas como essa e debates sobre temas históricos relacionados ao Vasco da Gama, nosso Clube de coração é que tornam esse site especial e diferente dos demais, uma vez que seus operadores não se deixam levar pela mesmice, pelo lugar comum. Vcs estão de parabéns.
07/04/2010 21:19h
Antonio Carlos Miranda
07/04/2010 14:42h
A Saltitalândia será a sede da próxima TOBA’S FASHION WEEK.
Presença garantida de Jornalistas e Blogueiros. Convidados especiais: Diretores de futebol, empresários e profissionais de marketing.
Como penetra, alguns Globais e BBBs (Banana’s Bichas Boy).
07/04/2010 22:12h
José Oliveira
07/04/2010 21:19h
Vc é um cara sensacional. Continue assim. Eu tô rindo de doer a barriga. É cada figura que aparece. Banana`s Bichas Boy, essa foi boa.
07/04/2010 22:58h
Fernando
07/04/2010 22:12h
O JOSÉ OLIVEIRA, É O NOSSO “REI DO MARKETING”!!!
TAMBÉM MORRO DE RIR, COM AS TIRADAS DELE!!!
QUER RIR MAIS UM POUCO??
ENTÃO ENTRA NO ORKUT DA TOBA:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17048511175139752203
E DEPOIS NO BLOG DA TOBA:
http://tobaoficial.blogspot.com/
SEN-SA-CI-O-NAIS!!!
SV
08/04/2010 4:26h
O torcedor pode se fazer de burro, pode ser bovino, mas não é burro.
O torcedor, já reclama que a camisa da Penalty é a mais cara, sem motivo algum, a não ser o sentimento de corno que não pode parar. Já tivemos o corno CHAMPS e agora temos o PENALTY. O pior de tudo, é que não sabem que o Vasco ganha apenas R$7,51 por cada camisa vendida. Haja bichos de ponta com sentimento.
08/04/2010 8:42h
Parabéns Carlos Eduardo, é isso que muitos de nós, (inclusive eu) precisamos, conhecer um pouquinho mais as reais origens do nossos simbolos.
pergunta:
Aquela cruz do terceiro uniforme o que é? Ela esta certa como símbolo do Vasco?
Sugestão: O site casaca poderia criar uma coluna sobre as histórias do Vasco, simbolos, pessoas, fatos… Para irriquecer nossa cultura.
Obrigado
—————————————
João Vitor,
A cruz usada nesse novo uniforme é a Cruz da Ordem de Cristo. Se levarmos em consideração o estatuto, não está correto usá-la. No estatuto o nome é Cruz de Malta. Nessa coluna expliquei que a cruz do uniforme do Vasco é uma cruz que foi usada pela Ordem de Malta e, consequentemente, pode ser chamada de Cruz de Malta. Na próxima coluna falarei sobre a Cruz de Cristo e aí sim teremos uma conclusão final sobre o assunto.
Obrigado. Vamos analisar sua sugestão.
Abraços
Carlos Eduardo
08/04/2010 10:41h
DONA SANDRA!
CONCORDO EM NUMERO GRAU E DEGRAU,
Tanto a página do Orkut quanto o Blog,
A ironia fina das charges e o revelar do lado
obscuro do ser humana, pode trazer a luz aos incautos,
No mais, risos, risadas e gargalhadas.
VIVA A TOBA DA MILONGA DO CABULETÊ!!!
08/04/2010 10:51h
A QUEM INTERESSAR POSSA!
Sugiro um estudo mais aprofundado sobre Saladin, Saladino e o porco francês
Guy de Lusignan.
Batalha de Hattin. ano 1187
08/04/2010 11:03h
Apenas um pequeno trecho que mostra quem era na verdade Saladin!
” Os exércitos de Saladino engajaram-se em combate com os exércitos rivais do rei Ricardo I de Inglaterra na batalha de Apollonia, em 7 de setembro de 1191, na qual Saladino foi derrotado. A relação entre Saladino e Ricardo era uma de respeito cavalheiresco mútuo, assim como de rivalidade militar; ambos eram celebrados em romances cortesãos. Quando Ricardo foi ferido, Saladino ofereceu os serviços de seu médico pessoal. Em Apollonia, quando Ricardo perdeu seu cavalo, Saladino enviou-lhe dois substitutos. Saladino também lhe enviou frutas frescas com neve, manter as bebidas frias. Ricardo sugeriu que sua irmã poderia casar-se com o irmão de Saladino – e Jerusalém poderia ser seu presente de casamento.
MEU PAPO É RETO! Cruzamento, é centrar das pontas para o meio da área.
kkkkkkkkkkkkk!!!!!
08/04/2010 11:39h
Ailton Braga
07/04/2010 11:46h
Já tentamos te responder aqui 2 vezes, mas nos “rifaram”…
Vou tentar dar outra dica, vamos ver se agora passa:
- “ela” é um colunista do SUPERPATETAS;
- “ela” sonha muito com uma fênix.
- por muito tempo, “ela” abriu as portas do seu programa, para o MUV.
SV
08/04/2010 13:23h
ENQUANTO ISSO A BASE……PARABÉNS MUV MALDITO EW SEUS ESCROTOS SEGUIDORES E EX-SEGUIDORES (QUE TEM MUITO AGORA)
Campo do São Cristovão é a nova solução… provisória
Diretoria ainda busca terrenos para a construção de seu CT
LANCEPRESS!
Sem o Vasco-Barra, a base vive rotina cigana. Preocupado com o jogo contra o Fluminense, a diretoria acertou com o São Cristóvão a realização de três treinos esta semana no estádio da Rua Figueira de Melo. Por conta das fortes chuvas, apenas nesta quinta-feira o Vasco treina no local. Ainda assim, terá dificuldades em razão do alagamento do gramado. Na sexta, o campo de São Januário será emprestado pelos profissionais para que o técnico Galdino comande, de manhã, o último treino antes do duelo.
A solução definitiva para a infraestrutura da base ainda é distante. A diretoria busca terrenos para a construção de um centro de treinamento com dinheiro oriundo da Lei de Incentivo ao Esporte. Por enquanto, o Vasco tenta parceria com o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha, para treinar no local temporariamente.
– Carecemos de estrutura, que não é fácil de resolver. Priorizamos a qualidade com profissionais identificados com o Vasco – disse o diretor Rodrigo Caetano
08/04/2010 14:16h
Parabéns, uma aula de Vasco.
08/04/2010 14:21h
A camisa n° 3 da Portuguesa _ SP tem mais a ver com o Vasco.Não poderiam trocar as camisas ???
08/04/2010 15:39h
DODÔ العربية
08/04/2010 11:03h
Caro Dodô, eu já vi seus vídeos (disponibilizados pelo CASACA) e te acho uma figuraça e parece ser uma pessoa legal, bem humorada e jamais tive a intenção de agredi-lo. Eu peço sinceras desculpas caso tenha se sentido de alguma forma agredido por minhas palavras. Essa, realmente, não foi a minha intenção, nem de perto.
Tal como vc, eu também gosto muito de história (recomendo o excelente Livro “Os Templários” de Paul – eu não me recordo agora o sobrenome). O Saladino foi um grande líder e era um homem extremamente sensato que tratava os adversários com respeito, isso é inegável. Os cristãos, ao invadirem Jerusalém, cometeram inúmeros erros e não tinham, a meu ver legitimidade para tanto. O expansionismo é sempre algo condenável e covarde, ainda mais quando se trata de tentativa de imposições e submissões. O que eu não concordo é com a aceitação de uma visão puramente crítica quanto aos cristãos e, sobretudo, aos Templários, mesmo porque não é correto analisar os fatos fora do contexto em que efetivamente ocorreram. Em outras palavras, não podemos “julgar” personagens e fatos históricos baseados em premissas conhecidas atualmente mas que ou não existiam na época ou que não eram conhecidas. Jacques De Moley, por exemplo, foi, covardemente, torturado e injustamente submetido a um julgamento e condenação injustos, apenas por contrariar as ambições do Papa. O imperador Constantino, o qual tornou o cristianismo a religião oficial, matou o próprio filho. Vlad Tepes (ou Vlad o Empalador – princípe da Valáquia) praticou atos de extrema crueldade, principalmente com relação aos boiardos (nobres). Esse último caso é emblemático, uma vez que o que hoje parece assombroso para qualquer pessoa sensata, na época era compreensível (não justificado), vez que impor terror era garantia de estabilidade em uma época de barbárie e violencia generalizada.
Por exemplo, é lícito criticar e condenar o Holocausto e as atitudes nazistas, disso não há a menor dúvida. Entretanto, eu acho inconcebível simplificar a história e dizer que o Hitler era apenas um monstro que defendia ideias estapafúrdias tais como a eugenia, a superioridade racial etc. É que havia, na época em que Hitler assumiu o poder, “cientistas” e “estudiosos” que defendiam a eugenia e a superioridade racial. Então, as ideias de Hitler não surgiram do nada e nem são frutos de uma mente doentia e pertubada como alguns sugerem de modo simplista. Evidentemente, não há justificativa para o que Hitler fez, sobretudo aos judeus, mas havia “embasamento científico” para a crença na superioridade racial.
Portanto, o que eu pretendi dizer no post anterior é que deve haver uma reflexão mais cuidadosa no momento de criticar, principalmente quando se trata de parte da nossa história, daqueles que contribuíram para que nós possamos estar aqui hoje debatendo esse assunto. Agora, eu acho errado demonstrarmos simpatia por um povo cuja a cultura nada tem a ver com a nossa e criticarmos de modo veemente povos com os quais nossos hábitos e ideias se identificam.
08/04/2010 15:48h
SANDRA CRISTINA “EURIQUETE ASSUMIDA”
07/04/2010 22:58h
Eu somente consegui acessar o Blog (gostei e agradeço a dica). Eu não sou membro do Orkut.
08/04/2010 21:31h
Meu caro Fernando
Ora desfeito qualquer mal entendido, agradeço a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais através deste espaço sagrado e a meu ver, bastante democrático.
O Casaca nasceu e se desenvolveu seguindo uma idéia central, a defesa de uma paixão que nos é comum a todos.
É fácil notar que os desdobramentos intelectuais, surgem quase sempre em resposta aos atos de transgressão a este amor infinito. Seja, como no caso presente, por uma agressão ao nosso estatuto, ou por uma atitude tresloucada, de alguns dos palhaços que devem se sentir tocados pela varinha do Mago Merlin.
Quanto aos velhos e conhecidos inimigos da imprensa, acho não ser necessário tecer qualquer outro comentário.
O VASCO nos junta nos esclarece e nos irmana!
Cada qual à sua maneira, borduna, caneta, zarabatana ou canhão.
Mexam com o Mundo, mas, não toquem no VASCO!
Sd. Cruzmaltinas
09/04/2010 12:46h
Esse Zé Oliveira é o avesso do Saladino para o MUV.
Falei besteira??????????
09/04/2010 15:44h
Sandra.
Vou seguir a sua dica, apesar de ter verdadeira aversão ao site dos Superpatetas.
09/04/2010 20:47h
Carlos Eduardo, parabéns. Seu texto está sensacional, sua pesquisa foi muito cuidadosa e feita com muito amor. Serviu também para calar a boca de uns ignorantes que falam pelo Vasco e não sabem nada do clube. Valeu à pena seu esforço nessa pesquisa.
Leonardo Miranda
11/04/2010 3:44h
A Cruz de Malta tem que ser respeitada!
11/04/2010 9:52h
Só agora, 5 dias depois, a turma do metenovasco divulga o trabalho de pesquisa do Carlos Eduardo. Haja sentimento imparcial!
11/04/2010 11:15h
Parabéns, informações de relevãncia para que conheçamos cada vez mais e melhor nossa história nossos símbolos e tradições
Parabéns
Att
12/04/2010 11:24h
Parabéns pela pesquisa e explanação sobre os templários.
Eu não teria feito melhor
MM Luiz Claudio Pereira
SFU TFA
15/04/2010 15:09h
Meu caro Carlos Eduardo
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!
Gostei muito do texto: bem explicado, sem firulas e com fundamento histórico. Para mim, que tinha essa dúvida, foi esclarecedor.
Obrigada por seus préstimos e continue ajudando nossa imensa torcida tão feliz com suas orientações primorosas!
Abraços vascaínos de Manaus.
Juçara Menezes
25/04/2010 15:32h
Independente de qualquer coisa , só estando alienado, não admite-se que o novo uniforme numero tres; é imponente!
A cruz que agora trazemos no peito, assim como a dos estandartes e vestimentas dos Templários, dos Cavaleiros da Ordem de Cristo, do Priorado, das caravelas de nosso patrono, Vasco da Gama; devem receber a reverência e o respeito de todos.:
xxxxxxxxxx
Nosso patrono, Armando Barreto? Você enlouqueceu? Está no estatuto como símbolo. A idéia de patrono é neste sentido. O nome Vasco da Gama é uma homenagem aos 400 anos da descoberta do navegador, mas isso não significa que a história de Vasco da Gama, de seus antepasados, dos templários, etc… dite a história do Club de Regatas Vasco da Gama, para além do desejo de seus fundadores. Uma coisa é ter servido de parâmetro para alguns simbolismos, entre os quais o uniforme, outra é se estender para além dos desejos daqueles que criaram esta instituição centenária. O uniforme, as cores e o símbolo, chamada cruz de malta (leia mais na coluna “É cruz de malta e ponto final!”) são opções dos fundadores do clube. O Vasco foi fundado em 21 de agosto de 1898. A alusão a ser feita com relação às navegações, caminho para as índias, etc… o foram pelos fundadores do clube na ocasião.
Só sendo muito alienado para não perceber a imponência do nosso estatuto, carta magna que rege a instituição. Acima de qualquer uniforme, pois com a particularidade e o poder de ditá-lo.
A imponência do Vasco está entre outros, em seu uniforme e sua história, não em invenções pós modernas desrespeitando nossos princípios, normas e a vontade daqueles que a muito custo fundaram e desenvolveram o clube sem imaginar que suas escolhas, mais de cem anos depois seriam avacalhadas por neo irresponsáveis e velhacos caras de pau.
Sérgio Frias
09/06/2010 9:31h
Senhores Vascaínos do Casaca!
Gostaria de resumir o texto sobre a Cruz de Malta de outra forma. Existem quatro categorias de cruzes em heráldica: as retas ou formais (Grega, Românica, de Santo André…), as centrípetas ou páteas (Cruz de Malta, Cruz de Cristo, Cruz de Jerusalém…), as centrífugas (estrelada, lanceolada…) e as irregulares (Ankh, Tau de São Francisco…). As cruzes que aparecem na camisa do CR Vasco da Gama desde a sua fundação nunca foram dos tipos retas, centrífugas ou irregulares, pois estas têm suas origens anteriores ao Cristianismo. Foram, sempre, centrípetas, isto é, com os quatro braços estilizados em amplitude maior que o centro, este simbolizando o momento de cruzamento entre o espírito (eixo vertical) e o corpo (eixo horizontal) no encontro com o próprio Deus na pessoa do Filho. Historicamente, a evolução das cruzes centrípetas (ou páteas) atravessou o Reino de Jerusalém até chegar às ilhas de Malta com os Hospitalários, sobressaindo-se a de oito pontas, das oito bem-aventuranças do Sermão da Montanha. Se fizermos uma pesquisa por imagens em sites de busca, em francês, alemão ou qualquer outra língua, vamos encontrar como “Cruz de Malta” tanto a de oito pontas como a pátea, pois trata-se do mesmo “ser” em “evolução”. A controvérsia acontece no fato de que Vasco da Gama era Cavaleiro da Ordem de Cristo e ostentava a Cruz de Cristo, uma evolução da Cruz de Malta, por sua vez uma evolução da Cruz de Jerusalém. O parentesco entre a de Vasco e a de Malta induz à semelhança quando uma e outra são estilizadas. Por ironia, humana ou divina, as cruzes que mais “se reproduziram” sem prederem a filiação foram as páteas, de modo que o CR Vasco da Gama, não tendo jamais se limitado a ostentar uma em específico (como o fazem a Lusa, a Seleção Portuguesa ou a própria Seleção Brasileira) e cujas torcidas organizadas já exploraram quase todas elas em suas bandeiras, poderia ser definido como o “Clube de Todas as Cruzes”. Nada mais apropriado ao clube de todas as cores de pele, de todas as condições profissionais, de todas as origens sociais.
Carlos Roberto.
12/03/2011 17:28h
Preciso saber aonde posso encontrar a verdadeira cruz de malta.