Home » Sérgio Frias

O Grande Erro

Precisou-se ver o Vasco passar o maior vexame de sua história no Campeonato Carioca de futebol da primeira divisão para que a maioria da torcida vascaína finalmente chegasse à óbvia conclusão: Carlos Roberto e cia. são um fiasco de cabo à rabo e responsáveis diretos pelo decréscimo do Vasco.

Mas quando começa a queda institucional? Seria no golpe? Uns diriam que sim, outros afirmariam categoricamente o contrário. De fato, o Casaca! sabia das consequências daquela turma chegar ao poder, numa mistura de despreparados, lunáticos, incautos, descompromissados, politiqueiros, cínicos, incompetentes, incapazes e irresponsáveis.

Alguns da trupe se orgulhavam de não ter participado do período mais glorioso da história cruzmaltina desde os tempos do Expresso da Vitória; outros chegavam a fim de apagar tudo a respeito de um Vasco altaneiro, temido, respeitado e – por inimigos históricos – até mesmo odiado; alguns viam no Vasco e o Poder Público um bom laço para degraus políticos serem alcançados; mas a maioria não sabia do que se tratava aquilo assumido apenas na teoria.

Destaquemos, entretanto, o grupo dos incautos. Basicamente – este número considerável de vascaínos – cansados de escutar o discurso maciço da mídia de Eurico isso, Eurico aquilo, confiaram ser a sua ausência uma chave para Libertadores, muitos títulos e simpatia da mídia para com o Gigante da Colina.

Os lemas transparência, credibilidade e competência vieram junto a um dizer dos mais desnecessários e cabotinos: “Por amor ao Vasco”. Ora, há alguém em sã consciência que pretenda chegar ao poder sem este requisito? Alguns dos homens participantes daquela chapa imaginavam não terem os homens no poder até então, amor à instituição? Quando se resolve anunciar algo tão óbvio, quase uma redundância, em se tratando de Vasco, vascaíno e amor, parece haver uma necessidade de convencimento externo e até quem sabe interno. Quanto à tríade junta ao slogan, o inverso foi demonstrado durante o decorrer da gestão, conforme esmiuçado e comprovado ao longo de trinta e um meses.

Fixemo-nos no amor. Neste tema. Não há nenhuma contestação entre qualquer vascaíno com uma grama de bom senso o fato de Eurico Miranda ser uma das maiores representações deste sentimento em relação ao clube em toda a sua trajetória de Vasco. Não só as vitórias, os títulos, a representatividade, a defesa, a luta e os mais variados sacrifícios pessoais demonstram isso como a história, por si só já o põe como um dos maiores vascaínos destes 112 anos de existência do clube.

Há algo mais calhorda, covarde, cínico, injusto, perverso e baixo do que – vendo sua disposição e de seu grupo desde agosto do ano de 2008 em evitar a catástrofe do rebaixamento à segunda divisão – pôr em Eurico a culpa de algo totalmente inédito na vida cruzmaltina e ocorrido em virtude de uma sequência estarrecedora de erros, equívocos, estupidez, má intenção e descaso? Logo em cima de quem a despeito de toda e qualquer dificuldade jamais permitiu a diminuição do Vasco e ainda – diante de uma situação desesperadora na tabela há dez rodadas do fim – se prontificou a jogar em um mês, quarenta anos de clube afirmando categoricamente que se assumisse a direção de futebol com amplos poderes o Vasco não cairia de divisão? Erro crasso que custou caro ao Vasco.

Apequenar-se, tornar-se menor, decrescer, diminuir. A partir do rebaixamento e do comportamento absolutamente desfigurado de uma torcida gigantesca – notabilizada através dos anos pelo comportamento crítico e agressivo diante de todo e qualquer fracasso esportivo do clube – o baixar de cabeças de muitos junto ao desvio de caráter de poucos e a impossibilidade de reflexão da maioria abriram espaço para entrar em campo um Vasco enterrado por Eurico Miranda há mais de 25 anos.

Sentindo-se tranquilos para realizar qualquer coisa sem a menor cobrança e tendo ainda um apoio para reverberar suas fantasias na mídia, a já Turma da Oportunidade de Prata em 2009 pintou e bordou com o nosso Vasco. Dobrou sua dívida na canetada e através dela conseguiu mais uma marca inédita: fazer com que o clube se visse eliminado da Taça Guanabara. Da mesma forma como o time de futebol foi aplaudido após a derrota na estréia do Estadual frente ao potente Americano em São Januário, os vascaínos também assim se postaram depois da eliminação do campeonato diante do Botafogo pelo acachapante placar de 4 x 0. Veio a segundona e o Gigante da Colina já não parecia mais ser senhor da sua força ou grandeza. Os estádios lotavam não para ver shows da equipe comandada por Casalbé, mas sim testemunhar a mediocridade vascaína sem percebê-la daquela forma dada a cegueira imposta pela mídia e reverberada pelos reis do gado. O que seria mera obrigação virou festejadíssima conquista.

A maioria ainda não havia atentado para o processo de diminuição do clube e a parte comprometida com o governo fazia crer aos incautos uma reedição da trajetória corintiana no ano seguinte, após o retorno à primeira divisão. A ficha foi cair em meio ao estadual e a realidade bateu na cara do torcedor vascaíno já no início do Brasileiro.

A essa altura, os desmandos e descalabros se multiplicavam. Estatuto rasgado, patrimônio abandonado, orçamento ou balanço maquiados, base vascaína destruída e empresarial soberana. O anúncio do caos e as desculpas de sempre. O clube virou um saco sem fundo e até mesmo internamente a revolta de alguns vascaínos de raiz mostrava o quão mentiroso era o discurso de reconstrução, redenção e modernização. Prevalecia no clube – já há quase dois anos – a esculhambação.

Uma última aposta seria feita diante de mais uma iminente queda. A contratação em desespero de atletas fora da realidade do mercado para o Vasco, depois de finalmente se tornar clara a péssima qualidade técnica do time, após a perda de várias revelações da base e a manutenção das peças de segunda linha. O clube apostava numa folha altíssima para diante de uma desorganização latente chegar a um lugar qualquer diferente de um novo rebaixamento.

Salários em alta, futebol em baixa. Uns não atuavam, outros decepcionavam, mas a maioria conseguiu através do trabalho feito pelo treinador Paulo Cesar Gusmão produzir o suficiente para evitar a queda.

Já sem a mesma aceitação dos torcedores – cansados do ilusionismo e conversa fiada – ainda houve tempo para mais um factoide. Carlos Alberto declarava ao final de ano não saber o que seria do Vasco sem Rodrigo Caetano. Os adquirentes de boneco e tranças juntaram-se a outros teimosos incautos para exigir de Carlos Roberto, o sorridente, a manutenção do último super herói daquele reino da fantasia.

Roberto, Nelson Rocha e o gauchinho deitaram falação no final do ano. Um se vangloriava da invejosa estrutura vascaína, outro se orgulhava por ter o clube uma das maiores folhas salariais do país e seguindo a cartilha megalômana deste Vasco do faz-de-conta anunciou-se ainda 100 milhões de receita para o clube em 2011 sem se fazer menção, evidentemente, do comprometimento de sessenta por cento dela.

A tática era simples. O modelo do Campeonato Estadual é feito para os quatro grandes disputarem as semifinais dos dois turnos. Com alguma sorte chega-se a uma final ou conquista de taça. As cobranças praticamente inexistem numa competição em que não há quase jogo algum na casa do adversário contra os pequenos e estes se mostram ano após ano cada vez menos aptos a obter triunfos sobre os quatro grandes.

Mentiu-se muito nesses dois anos e sete meses, mas as lorotas eram maquiadas pela máquina e convenientemente camufladas pela mídia. Até mesmo no início de 2011 o maquio se fez presente nas tais obras de fachada. Por mais evidenciado que ficasse a situação do Vasco ser inaceitável, seu apequenamento notório, sua falta de representatividade gritante e sua direção uma negação completa quanto às características que ela própria dizia trazer em seu bojo à época do golpe, o simbolismo a “La Polanski” se deu no desabamento do teto de uma sede em semana na qual se reinauguraria o espaço de outra, a retirada da bandeira vascaína, trocada pela do COB e finalmente a frase emblemática de um Vasco imorredouro tapada pelas rentabilíssimas placas de publicidade num dos muros de São Januário.

Mas ainda faltava aos mais reticentes, ou seguidores de Tomé, algo concreto e insofismável. Foram tantas historinhas contadas, promessas, ilusões, distorções e justificativas a nortear os vascaínos diariamente que os últimos incautos ainda se mantinham na defesa do indefensável. Os resultados inaceitáveis do clube no Campeonato Carioca fizeram um vexame contra o Baraúnas, Mogi-Mirim ou Sirio e Libanez serem vistos finalmente como sempre foram, isto é, zebras. A sequência vexatória diante de equipes da mesma estirpe (se tanto) em oito dias, junto à forma como o nosso principal rival foi a campo nos enfrentar e finalizada pelas duas rodadas do time na zona de rebaixamento mostraram independentemente do resto desta competição a que lugar chegou o Vasco.

A situação extrapolou de tal forma que o aplauso de alguns diante do empate com o voltaço já se mostra oportunismo barato e na xepa. Nada mais justifica qualquer ação em favor de uma direção comprometida com o descenso, a vergonha, a zona de rebaixamento e administrativa. Os ineditismos históricos e marcantes deixaram tatuados nesse “novo” Vasco toda a pequeneza de seus títeres. A marca é perene e mesmo a ferro e fogo inapagável.

Os vascaínos de todo o planeta pedem, suplicam, gritam, torcem, ululam e rezam pelo fim disso tudo numa única e emblemática frase: “VOLTA VASCO”!

Amém.

Sérgio Frias

58 Comentários »

  1. agnelo carauta
    04/02/2011 21h12

    tem um imbecil e retardado que apresenta um programa as terças feiras , e que se diz Vascaino , ajudou no golpe e hoje é tão envergonhado que não sabe mais quem apoiar ou criticar : … vc será varrida do Vasco como uma louca melancólica e esclerosada .
    Meu Vasco está Voltando!!!

  2. Deyvid
    04/02/2011 21h12

    Com certeza quero o meu Vasco de volta.

    Sergio, parabens e agradeço por nunca ter caído neste papo barato.

    Saudações vascaina.

  3. Sérgio Coelho
    04/02/2011 21h26

    Mais uma vez, uma excelente coluna de Sérgio Frias. Nada tenho mais a acrescentar.

  4. Mauro Telles
    04/02/2011 21h27

    Colocação do Vasco nos últimos Estaduais:

    2005 – 5º lugar
    2006 – 9º lugar (NONO LUGAR!)
    2007 – 4º lugar
    2008 – 4º lugar
    2009 – 3º lugar (MELHOR COLOCAÇÃO DO VASCO NOS ÚLTIMOS ANOS)

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
    xxxx
    Sabe qual é o problema, Mauro? Você achar que os outros são idiotas. Entre 1986 e 2008 o Vasco ficou três vezes em último entre os quatro grandes do Rio de Janeiro.

    Isto ocorreu em 1991, 1995 e 2008. Em todas as outras edições o Vasco ficou em terceiro, segundo ou primeiro entre os grandes, inclusive no ano de 2006 quando o Flamengo ficou abaixo de nós.

    Desta forma nos três anos de gestão do “novo” Vasco o clube – já quarto entre os grandes no ano passado – só não repete a performace este ano se ganhar a Taça Rio e na melhor participação obteve algo conseguido pelo clube em simplesmente 20 dos 23 campeonatos anteriores ao golpe disputados.

    Quanto a 2006 especificamente você se esqueceu de alguns pequenos detalhes. O Vasco fez mais pontos que o vice-campeão carioca e o mesmo número de pontos que o campeão, Botafogo em pontos corridos. Além disso o Flamengo terminou o campeonato em décimo primeiro lugar e o Fluminense – também com o mesmo número de pontos conquistados pelo Vasco – em oitavo. Um ano atípico em que apenas o Botafogo conseguiu uma das vagas num dos turnos. As outras sete foram ocupadas por equipes de médio ou pequeno porte. O parâmetro permanece sendo os grandes e nele a situação é francamente favorável diante do atual quadro.

    Um outro aspecto que você deve ter por desatenção esquecido é o fato de que nos últimos quatro anos, num modelo de 16 e não de 12 equipes, a classificação para as semifinais dos quatro grandes só deu zebra no caso do Vasco. Em 2009 e 2011 deixamos de disputar a Taça GB e no ano passado arrancamos nossa classificação há dez minutos do fim no último jogo do returno. Nenhum dos outros três grandes teve qualquer dificuldade para figurar nos play-offs.

    Mais um detalhe que passou despercebido pelo postante. Desde 2008 o jogo na casa do adversário – com uma ou duas exceçoes por ano -passou a inexistir. O Vasco em 2011 até aqui não atuou numa partida sequer no campo do adversário.

    Comparando ainda a performace vascaína quanto à participação em play-offs semifinais, modelo criado em 2001, o Vasco foi o clube que – até o golpe – mais vezes se classificou para tais disputas.

    O Vasco em 2011 perdeu a referência de time grande se comparado aos resultados de Flamengo, Fluminense e Botafogo. Num modelo de disputa que praticamente impossibilita um clube fora dos quatro maiores chegar, o Vasco incrivelmente conseguiu em duas oportunidades pós golpe perder a vaga. É evidente, por exemplo que chegará aos play-offs da Taça Rio. Não obter isso é algo quase inacreditável diante das vantagens dadas aos grandes na competição.

    Sei que o desespero é grande prá você, mas quanto mais tentar defender o indefensável mais as vísceras do “novo” Vasco serão expostas.

    Sérgio Frias

  5. Guilherme Veiga
    04/02/2011 21h28

    Amém!!!

  6. joao
    04/02/2011 21h29

    Quero meu VASCO DE VOLTA.

    FORA BANANAMITE.

  7. Cláudio Ribeiro
    04/02/2011 21h36

    A cegueira da bovinada der sentimento, já sumiu a muito tempo, só não dão o braço a torcer por vengonha de terem sido enganados e terem participado do processo de destruição do clube apoiando essa quadrilha. O preço pago pelo erro será muito alto e será pago, com essas pessoas do mal sendo desmascaradas e expurgadas do clube em definitivo. Roberto e sua gangue nunca mais!

  8. José luiz Mano
    04/02/2011 21h40

    Sérgio. O nosso Vasco precisa do que foi dito pelo Eurico no último progama do Casaca: “AMOR, PAIXÃO e COMPETÊNCIA”. Sem amor, paixão e competência ninguém consiguirá comandar o nosso Clube. Parabéns pela coluna. Grande abraço. Continue ajudando a salvar o VASCO.

  9. LUIS FILIPE
    04/02/2011 21h47

    -Eurico, quero voce de volta!!! Não necessáriamente como presidente mas quero voce dentro do Vasco para nos ajudar!!! QUERO NOSSO UNIFORME BRANQUINHO DO VASCO NOVAMENTE, como nos bons tempos!!! Seja qual for o presidente e diretoria, chamar o Eurico é indispensável!!! VOLTA LOGO, ETERNO GUERREIRO!!!

  10. César
    04/02/2011 21h48

    VOLTA VASCO!!!! Pelo amor de Deus!!!

  11. Robespierre
    04/02/2011 21h55

    Quero o Vasco de volta!

    Realmente a frase do Dr. Eurico tinha razão.

    “Vão pedir para que eu volte”

    Mesmo aqueles contaminados pela mídia, hoje defendem a volta do Dr. Eurico e a saída do Roberto.

    Eu fiquei impressionado com os comentários no site globoesporte.com

    Só gostaria que o Roberto renunciasse, para que o trabalho fosse iniciado o mais rápido possível.

    Abs.

  12. LUIS FILIPE
    04/02/2011 22h00

    EU QUERO O EURICO DE VOLTA!!!

  13. Sérgio Lamarca Leite
    04/02/2011 22h17

    Chará.

    Vc está inspirado!

  14. Ailton Cardoso
    04/02/2011 22h19

    Valeu Sergio! Podemos ter certeza que aquele momento de euforia mentirosa, na qual se embriagou o torcedor vascaíno, Já não existe mais… todos já sabem o embuste que é o dinamite! Só resta 20% de recalcitrantes que apoiam esta infeliz e despreparada diretoria.

    Junho, o renascimento ! sds vascaínas…

  15. Rodrigo
    04/02/2011 22h45

    O que aconteceu com o tereno em Caxias, pois na sexta feira-passada passei por lá em não tem mais nada dizendo que aquele espaço pertence ao clube, sem anúncio, completo abandono, será que o Banana devolveu par a Dilma o terreno ou para o Cabral ou como ele é amigo de todos entregou para o co-irmão Zito flamenguista?

  16. Marco Aurelio
    04/02/2011 22h46

    Sérgio,

    vc se lembra do discurso de posse desta desadministração “o Vasco não é time para lutar contra o rebaixamento, o Vasco deve entrar em todas as competições para lutar pelo título”….falar é fácil né?

    Agora eles estão lutando contra o rebaixamento no campeonato carioca de 16 times….e segue o baile…para a imprensa o Vasco está no caminho certo.

    E eu aguentando gozação dos flamerdas.

    Saudações Vascaínas.

  17. MarceloF
    04/02/2011 23h21

    Eu ja esculachei este imbecil que apresenta o programa … e escreve no …, troquei varios mails com ele e deixei ele totalmente sem resposta até ele ser obrigado a configurar sua caixa pra nao receber mais meus emails. É uma besta quadrada que agora até sumiu. Inclusive na coluna dele ele disse que o tal de Fred é o mair diretor de Patrimônio da história do VASCO. Não dá pra levar a sério um animal que diz isso. To doido pra ouvir … pra ver ele envergonhadinho sem ter o que dizer. Hoje mesmo mandei um mail pra ele e ele nem teve coragem de rsponder. Enfim é um debil mental.

  18. gelo
    05/02/2011 0h19

    E QUE TEM UMA CAMBADA DE VENDIDOS ,POR MEIA DUZIA DE MOEDAS DE UM PATROCINIO DE UM BANNER TENTAM INFLUENCIAR OS TORCEDORES
    O CASACA E DIFERENTE SEMPRE CONTOU A VERDADE
    E A PROVA E QUE TUDO QUE FOI FALADO ACONTECEU
    ENTAO TA NA HORA DA BOVINADA ACORDAR E SE REUNIR E BOTAR ESSE BOSTA PARA FORA
    DO VASCO JA
    URGENTE

  19. Bruno Martins (fora banana)
    05/02/2011 0h23

    Sérgio,
    Mas ainda tem uns e outros que não querem o VERDADEIRO Vasco de volta!
    Harvardianos iletrados e … serelepes ainda fazem juras eternas de amor ao banana e seus asseclas!

    Fodam-se eles!
    Que continuem a babarem os ovos dos omissos e oportunistas!
    Um dia verão o papel ridículo e digno de pena que fizeram……

    FORA BANANA

  20. Attila Neto
    05/02/2011 0h45

    Serjão,

    o que você coloca no texto é a mais pura realidade.
    Precisou o VASCO ficar dilacerado e sem moral, para que a maioria, isso mesmo … a maioria da torcida vascaína tirar a venda dos olhos e perceber que o VASCO foi tomado de assalto por APROVEITADORES e que estão apequenando o clube.
    Por isso é que eu disse em um comentário passado, que a torcida do VASCO, na sua maioria, é medíocre, exceto uma minoria, que são vocês do CASACA! e nós que os acompanhamos diariamente.
    Mesmo assim teve um viadinho me criticando, não se sentindo uma exceção e sim uma unanimidade.

    Um beijo na alma, Nobre Guerreiro!

  21. Thiago Rodrigues
    05/02/2011 0h48

    No momento do golpe eu disse uma frase ao meu irmão André Moreira, frequentador assíduo deste espaço: André, a melhor coisa do mundo é ter razão e antes do final deste mandato nós poderemos olhar no olho de cada neo-vascaíno e dizer: Eu tinha razão. Diante de toda a tristeza que sinto ao ver o Vasco nessa situação, só existe um atenuante, nós podemos dizer: Nós tinhamos razão…

  22. UBIRATÃ
    05/02/2011 1h06

    Parabéns – Sérgio Frias, pela terceira vez vou escrever vc é meu candidato a presidência do nosso Vasco, vc numa chapa com João Carlos Nobrega, na minha opinião é a solução.

  23. ANDRE MOREIRA
    05/02/2011 2h52

    Sergio,

    que expurguemos essa gente do Vasco, em breve.

    Voce matou a pau.

  24. ANDRE MOREIRA
    05/02/2011 3h07

    Thiago Rodrigues
    05/02/2011 0:48h No momento do golpe eu disse uma frase ao meu irmão André Moreira, frequentador assíduo deste espaço: André, a melhor coisa do mundo é ter razão e antes do final deste mandato nós poderemos olhar no olho de cada neo-vascaíno e dizer: Eu tinha razão. Diante de toda a tristeza que sinto ao ver o Vasco nessa situação, só existe um atenuante, nós podemos dizer: Nós tinhamos razão…

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Meu irmãozinho,

    acabei de ler seu post com lágrimas nos olhos. Digo isso porque além de sermos cúmplices de todas essas mazelas no clube, fico vislumbrando o seu filho, o Emanuel, com apenas 14 dias de vida(mais um vascaíno de raíz) sendo levado por nós para São Januário para ver o verdadeiro e único Vasco da Gama jogar.

    E também acabei de lembrar de 1997, quando sua mãe fez o bandeirão para irmos na final do Brasileirão. Logo depois, em 1998, fomos à final da Libertadores. Uma noite inesquecível em SJ, para ficar guardada na memória de todos os vascaínos.

    Infelizmente tínhamos que passar por isso tudo. O Vasco da Gama sempre tem que passar por essas provas, e sempre damos a volta por cima.

    Ainda ontem voce me disse: ANDRE, QUANDO VOCE ESCOLHEU SER VASCO, VOCE JÁ SABIA QUE NÃO ERA FÁCIL.

    Voce está certo, mas quando vem o triunfo: PQP – É DE EMOCIONAR, É PARA EXTRAVASAR TUDO.

    Voltaremos a ser Vasco da Gama.

    Um beijo no EMANUEL!!!

  25. LUIS FILIPE
    05/02/2011 7h10

    QUERO O UNIFORME TODO BRANCO DE VOLTA!!!

  26. LUIS FILIPE
    05/02/2011 7h13

    Para uma coisa o novo Vasco serviu: para que pudéssemos valorizar ainda mais os velhos homens e as velhas tradições do velho Vasco!!! Esses quase 3 anos valeram como reflexão para cada um de nós!!!

  27. LUIS FILIPE
    05/02/2011 7h20

    O Eurico é tão bom que se ele fosse AINDA HOJE para a diretoria do Vasco, ele recuperaria até a imagem do Banana como fez com o Calçada!!! Era só deixar o Banana lá como rainha da Inglaterra e o Eurico no meio campo organizando e ordenando tudo!!! DUVIDO QUE O VASCO NÃO DAVA A VOLTA POR CIMA AINDA NESTE CAMPEONATO!!! E o Banana ainda ficava com a sua cabeça presa ao pescoço!!!

  28. ORLANDO MAIS EURICO DO QUE NUNCA
    05/02/2011 9h15

    Como dizia certo cidadão:

    ” – A VERDADE PREVALECERÁ! ”

    Agora, morto o cachorro, o que não faltar é gente para chutá-lo.

    Então venho novamente agradecer e dar os parabéns à turma do CASACA!, por ter defendido a verdade e o verdadeiro VASCO, sozinha contra tudo e contra todos, quando o “País das Maravilhas” ainda estava repleto de “Alices”.

    A vocês, a minha admiração.

  29. Augusto Aristides de Ataíde
    05/02/2011 10h37

    Quem faz a escolha de torcer pelo Vasco da Gama, já nasce e tem que ter plena consciencia de que não é uma escolha e opção fácil!

    E é como a maioria dos que aqui frequentamos, somos todos da mesma faixa etária minha, que no meu caso tenho 48 anos de idade, e há 40 anos que sou Vascaíno e desde de então sabia perfeitamente o que me esperava e o que foi preciso enfrentar e superar para manter esse ESPÍRITO e o o ORGULHO de ser um VASCAÍNO que o torna um MILITANTE CRUZMALTINO de CORPO e ALMA, contra TUDO e a todos, diferente dos que optam em serem mulambos por serem o ¨Queridinho da mídia¨, e se pelos foruns de outros sites existem pessoas que já estão chiando e se sentem incomodados com a possível volta do EURICO MIRANDA, são justamente os FLAMEGUISTAS como os Srs,. Ricardo Eugenio Boechat, Jorge Kajuru, RPM, Kalazans, e são os mesmos de sempre porque são flamenguistas assumidos e são ANTÍ-VASCAÍNOS e ANTÍ-EURICO, porque sabem que o DOUTOR EURICO MIRANDA É ACIMA de TUDO UM VASCAÍNO de CORPO e ALMA!

    São justamente os profissionais da Flapress que são rubro-negros assumidos é que são contra o DOUTOR EURICO MIRANDA, e vejo que existem muitos que se dizem VASCAÍNOS ou bovinos os que são os cegos, corruptos e interesseiros, e é essa banda podre que existem dentro das nossas fileiras é que acham tudo uma maravilha, e são globotizados e acreditam tudo que a emissora do mal lhes falam!

    É fácil falar que com o novo Vasco tudo seria diferente sem a presença do ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA NO COMANDO, e com os EMBUSTEIROS,CALOTEIROS,AVENTUREIROS, IRESPONSAVEIS sem raízes Vascaínas falando em competencia, credibilidade, transparencia, que eles tinham uma fila de Patrocinadores, uma fila de investidores, na teoria é simples e fácil, duro e precisa sempre enfrentar e superar obstáculos impostos pelos nossos inimigos no dia-a-dia nos requer COMPROMETIMENTO, FIDELIDADE e AMOR em tudo o que era feito no velho e antigo Vasco da Gama, era sempre um motivo a mais de sermos VASCAÍNOS e somos CALEJADOS e CASCUDOS contra essa mídia tendenciosa do velho DOIS PESOS DUAS MEDIDAS, o novo Vasco de hoje é do jeito que os flamenguistas da mídia caríoca quer e adora.

    Só não enxerga isso quem não quer!
    E é como eu sempre digo isso a minha Esposa que é Flamenguista, de que ser VASCAÍNO e ACIMA de TUDO é uma QUESTÃO de ESCOLHA e ter um IDEAL e só que é flameguista é que não entende e nunca vai compreender isso!

  30. Henrique Dias (o pai)
    05/02/2011 11h10

    Bom dia.

    Amigo Frias, como sempre, perfeito.
    Contra fatos não há argumentos, e os fatos estão aí desde 2008, só não enxerga quem não quer. A chance do retorno do Vasco, aquele Vasco de sempre, será em junho.
    Mas até lá muita bosta ainda vai rolar na fossa a qual transformaram o nosso Vasco.
    Tenho muita fé nos destinos do Vasco e acredito que será a vitoria dos justos porque a verdade sempre prevalecerá.

    Um grande abraço fraterno.

  31. Sebastião
    05/02/2011 12h56

    Sergio, eu bem que gostaria de escrever algo sobre a sua coluna acima; mas não tenho palavras; você esgotou o assunto.

    Agradecemos a você e de coração, nós e toda a família vascaína, agradecemos muito seus cirúrgicos apontamentos.

    Parabens.

    Sebastião

  32. Antonio Carlos Miranda
    05/02/2011 13h00

    Texto excelente, melhor que isso só dois isso. Uma triste realidade que apequena a Instituição.

    O quadro social tem por obrigação interromper essa nefasta “gestão”.

  33. LUIS FILIPE
    05/02/2011 13h40

    O pau tá quebrando lá no cúrintians!!! E olha que, depois que voltaram da segundona e com uma campanha muito melhor do que a nossa, eles ganharam o Campeonato Paulista e a Copa dom Brasil!!! Totalmente o oposto de nós que só fizemos fiascos depois que voltamos!!! Nós temos 10 vezes mais razão para que nossa torcida quebrasse o pau também!!! No entanto, se fizéssemos igual aos gambás, diriam que era coisa d’Ôrico!!! Por isso é que nós estamos fudidos assim, o novo Vasco nos humilha MAIS DO QUE NUNCA NO DIA A DIA e nós ficamos que nem uns babacas esperando a boa vontade dessa corja dar no pé!!! Se fosse lá no cúrintians, essa pirataria do novo Vasco já tinha vazado há muito tempo!!! Quem tem cú, tem medo!!! Mas, nossa torcida é muito de bosta mesmo!!! Cadê as tais “organizadas”??? Vão à merda, cambada de vendidos e frouxos do caralho!!! Depois, ficam querendo cantar musiquinhas de fodões!!! Cambada de cuzões!!!

  34. LUIS FILIPE
    05/02/2011 13h45

    Enquanto, lá nos gambás, a torcida tá jurando os medalhões Ronalducho e Roberto Carlos, aqui, nossa torcida fica idolatrando um bosta como esse Casalbé que jogou menos de 40% das partidas e deu adeusinho para seus fãs!!! Nossa torcida é uma bosta mesmo!!! Não sabe sequer ver quem merece envergar nossa camisa e endeusa qualquer porcaria que aparece!!!

  35. LUIS FILIPE
    05/02/2011 14h01

    O fashion porra-louca vai lançar sua candidatura à presidência do new Vasco!!! KCT!!! Será que esse comédia vai arrumar quem se afilie a ele??? Só quero ver a cara das figuras que tiverem coragem para tal!!! A propósito, o ex-vice de marquetingue do novo Vasco, cujo único ato foi de dividir ao meio a arquibancada do Clube, devolveu ao mesmo o dinheiro que arrancou através do Judiciário??? Será que o garoto propaganda da Champs achou pouco e quer mais??? Será que o lunático presidente do MUV – a maior merda que apareceu na história do Vasco – não tem senso de ridículo??? -PORRA LOUCA, tu és um COMÉDIA!!! -TE ENXERGA, FIGURAÇA!!!

  36. Daniele
    05/02/2011 14h35

    Prezado Sérgio:
    Alguns equívocos em seu texto: léxicos e históricos.
    O erro léxico é que grama no sentido quantitativo é empregado no masculino, de modo que o mais correto seria um grama de bom senso.
    Quanto ao equívoco histórico, é pelo fato de não se mencionar que, nas grandes conquistas de 1987 a 2000 o presidente era Antonio Soares Calçada, de modo a cometer injustiça com aquele que pacificou o Vasco politicamente após as eleições de 1985.
    No mais, parabéns pelo texto.
    Um grande abraço e Saudações Vascaínas
    xxxxxxx
    Não há erro histórico em não se mencionar A ou B. O erro histórico seria não mencionar Eurico Miranda, pois foi quem proporcionou de A a Z títulos em profusão do Vasco no período citado, bem como também em 2003, algo esquecido na sua análise histórica.

    Sobre a pacificação, após uma eleição onde conhecidos de carteirinha atuaram em favor da máquina, nada restava a Calçada senão baixar a cabeça para Eurico, procurá-lo e lhe oferecer a vice-presidência de futebol com amplos poderes, a fim de que o Vasco obtivesse além de títulos, poder, respeito e passasse a ser temido pelos adversários, o que nos vinte e dois anos e meio anteriores de Calçada no clube não foi possível.

    Daí Calçada tomou a sua mais sensata decisão em prol do Vasco. CALOU-SE. Com isso seus palpites infelizes e forma de gerir o Vasco foram enterrados por Eurico Miranda e o clube pôde enfim mostrar a sua força. Mas quem continuava assinando os cheques era de fato Calçada. Pode pôr isso diretamente na conta dele. Numa reunião de Conselho Deliberativo (para você que gosta de história) Calçada chegou a afirmar que era ele sim quem assinava os cheques. Mas justificou que Eurico era quem lhe MANDAVA assinar. Corroborada a verdade histórica e parabenizando por sua preocupação em expô-la, não há mais como mencionar o período de 1986 (e não 1987) a 2008 sem que se tenha à frente da instituição Eurico Miranda. Depois vem os outros.

    Quanto ao erro léxico foi consciente para utilizar mais livremente o vócabulo “grama”. Você nunca ouviu a frase “Não pise no grama”, embora o mais correto seria dizer “Não pise no gramado” (por extensão). Estendendo o raciocínio seria dizer que não há um vascaíno com um grama de bom senso que ache comer grama algo palatável. “Uma grama de bom senso” seria uma grama para se pisar (ou não), mas nunca para se comer. Acredito que para os leitores não tenha sido necessário “comer grama” (figura de linguagem) para entender.

    Sérgio Frias

  37. bruno martins - Fora Banana
    05/02/2011 14h56

    Sérgio Frias,
    Da uma olhada nesye link, sobre um anúncio no embrulha-peixe.
    Passam dias, semanas, meses e anos e eles ainda falam de culpa d’Orico…

    Mordem e assopram…
    Dignos de pena!

    http://www.netvasco.com.br/n/87708/torcedores-publicam-anuncio-em-jornal-em-protesto-pela-ma-fase-do-vasco

    Abração.

    FORA BANANA

    +++++++++++++++++++++

    Bruno

    Isso é coisa de quem tá querendo tirar da reta. A covardia de sempre. Mas nós sabemos quem são eles. Alguns, até, comrpometidos financeiramente com membros da atual gestão.

    João Carlos Nóbrega

  38. Antonio Carlos Miranda
    05/02/2011 15h10

    Até os amigos midiáticos já não acreditam no “novo” Vasco. A blindagem está derretendo. Vejam o link abaixo:

    http://odia.terra.com.br/portal/especiais/aroeira/fevereiro.html?atual=04&ano=2011

  39. Antonio Carlos Miranda
    05/02/2011 15h22

    bruno martins – Fora Banana
    05/02/2011 14:56h

    E os supostos torcedores são “apolíticos” mas dizem: nunca mais a administração anterior. Devem ser a sétima via. Todos cúmplices dessa vergonha chamada “novo’ Vasco. KCT neles portanto.

    Nota apolítica é o cacete! Cambada de babacas.

  40. Rodrigo
    05/02/2011 15h35

    Se alguém tiver acesso ao Banana, por favor, fale com ele para ver a entrevista da Patricia Amorim no Sócio PFC, sem falta e o mais rápido possível, tem tudo a haver com ele!
    Hoje ela paga imposto atual e do passado e não fica chorando pelos cantos, igual ao Banana!
    Tem projeto para estádio e CT, igual ao Banana!
    Pegou esporte amador sem receber há vários meses, hoje esta em dia, igual ao Banana!
    Esta acertando o passado sem reclamar na imprensa, igual ao Banana!
    Não acabou com nenhum esporte amador e todos recebem em dia, igual ao Banana!
    Não fez indicação politica para futebol e remo até hoje, esta deixando os profissionais trabalharem sem politicagem, por isso eles estão andando sem briga e crise, igual ao Banana!
    Conversa com seus pares e oposicionistas, super igual ao Banana!
    Esta vendo todas as possibilidades de patrocinio, igual…
    Os projetos de sócio, que são três, estão conversando entre si e o clube para chegar a um único que beneficie a todos, sendo que ela reclama que o clube não tem estádio e grande estrutura para oferecer ao sócio, o Banana deixou cair tudo ou devolveu!
    Espero que esta mulher saia logo e volte logo o Márcio Braga, senão ela vai engolir sem pena a todos no RJ! Sem pena!
    Quem tiver a oportunidade de ver não perca pois é uma excelente visão de querer ver seu clube como o maior do brasil!
    Pena que o MUV e principlamente o Banana e seus pares não tenham esta visão!
    Se o Botafogo, Fluminense e Vasco não abrirem os olhos nos próximos anos serão completamente ENGOLIDOS pela Patricia!
    SV!

  41. MARCOS QUEIROZ
    05/02/2011 15h41

    no inicio do ano tinhamos tudo pra ter o melhor meio campo do pais com romulo leo gago carlos alberto e zé roberto.pois bem perdemos tres jogadores de mãos beijadas
    aí eu me pergunto,onde vamos achar jogadores de meio campo com essa qualidade do leo gago do zé roberto e co carlos alberto aonde banana?aonde?
    eu ja me conformei,sei que em 2012 estaremos de volta a segunda divisão espero que pelo menos com um presidente de verdade pra resgatar o Vasco

    HORTA NELES
    xxxxxxx
    As eleições são no meio do ano, Marcos, portanto, com a mudança o Vasco poderá evitar o vexame.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  42. Bruno
    05/02/2011 16h53

    Abro o lancenet (só acesso para ver as tabelas dos campeonatos) e vejo a seguinte enquete:

    Ricardo Gomes dará jeito no time do Vasco?

    Sim. Faltava apenas um bom treinador
    Não. Ele não é o treinador ideal
    Não. O problema maior são os jogadores
    Não. O Vasco continua sem técnico e sem time

    Quase xinguei aqui em voz alta. Porra, e a DIRETORIA, não tem opção pra falar que o problema não são jogadores nem tecnico, mas sim os “DIRIGENTES” do Vasco?

    Essa imprensa vagabunda foi uma das principais culpadas pela atual situação do Vasco. E ainda tem imbecil que critica a “ditadura” da era Eurico.

  43. Ecio Silva
    05/02/2011 18h16

    no inicio do ano tinhamos tudo pra ter o melhor meio campo do pais com romulo leo gago carlos alberto e zé roberto.pois bem perdemos tres jogadores de mãos beijadas
    aí eu me pergunto,onde vamos achar jogadores de meio campo com essa qualidade do leo gago do zé roberto e co carlos alberto aonde banana?aonde?
    eu ja me conformei,sei que em 2012 estaremos de volta a segunda divisão espero que pelo menos com um presidente de verdade pra resgatar o Vasco

    HORTA NELES
    xxxxxxx
    As eleições são no meio do ano, Marcos, portanto, com a mudança o Vasco poderá evitar o vexame.

    Abraço,

    Sérgio Frias
    ==========================================================================
    Sergio Frias,

    Nao sera facil mesmo apos o novo presidente assumir ,pois tudo estar errado,time mal feito,mal armado por este “executivo”Este povo saira no meio do ano.
    So um milagre e dinheiro para salvar este time.
    1-O novo presdente precisa de dinheiro e boa adminstracao,pois precisaremos de varios jogadores ,pois o time e fraco.
    2-Tera varios problemas pois existem jogadores que foram contratados nesta gestao e nao servem para o Vasco,e este “executivo”fez contratos longos com determinados jogadores que custarao caro para se livrar deles.Um deles e o Carlos Alberto que e um peladeiro que ganha muito dinheiro.Incrivel ainda que virou moda no Vasco emprestar jogador e bancar os custos,e como estes times estivessem fazendo um favor para o Vasco.
    3-Teremos que contratar pelo menos uns 6 jogadores para serem titulares,caso contrario nosso rumo e a segunda divisao.
    4-Incrivel conseguimos contratar os Nilsons,Nunes,Alosios,este atual que nem lembro o nome ,mas Carlos Albertos,juntando todos esses salarios daria para trazer um atacante que tivesse a capacidade de marcar gols.Mas o ‘executivo”preferiu trabalhar com o resto que interessa a ele.
    5-Ate hoje nao me conformo em ter liberado o lateral direito Paulo Sergio,que nao era um craque mas era bom jogador,preferiu trazer o reserva do Sport Elder Granja empresariado pelo sr. Leite,
    6-Trazer Irrazabal foi a pior contratacao do Vasco em 100 anos ,isto e coisa de louco.
    7-Nem quero falar da cambada de zagueiros que foram contratados e nao resolveram nada so dando despesa para os cofres do Vasco que no futuro o novo presidente tera que arcar.Como devemos chamar esta heranza???
    8-Amaral um bom cabeca de area,foi dispensado para trazer o chinelinho do Rafael Carioca,um peladeiro de toque lateral.
    9-Leo Gago um bom meia esquerda de chute forte foi embora para dar a vez a um tal de Eduardo Costa muito fraco,nao e atoa que voltou para o Brasil.Coitados dos francezes pensam que todos do meio de campo do futebol brasileiros serao como Juninho Pernambucano,puro engano.Mas nao tem problema o “executivo”resolve os problemas deles trazendo para o Vasco.
    10-Mas uma vez eu escutar que o chinelinho do Carlos Alberto sera emprestado com o Vasco pagando 300 mil reais,deve ser muito boa a parceria do “executivo”do Vasco com o Gremio.
    11-Para evitar um novo vexame o novo presidente tera que contratar:
    1.1-Um quarto zagueiro.
    1.2-Um lateral esquerdo.
    1.3-Dois volantes,sendo um que saiba criar.
    1.4-Um ponta de lanca.
    1.5-Um atacante de verdade.
    Que Deus salve o Vasco de um novo vexame/.
    Eu pedi para o papai noel, que o “executivo” fosse para outro clube fazer os negocios dele,mas infelizmente isto nao aconteceu.Espero que o novo presidente entao seja meu papai noel.Pois nao aguento mais ver este cidadao,mandando e fazendo as coisas que faz em sao januario.Com torci para ele ir para o Gremio o Fluminense.

  44. Bigólio
    05/02/2011 19h48

    Mauro Telles
    04/02/2011 21:27h
    ————————-
    Meu amigo, abre os olhos… eu já enxerguei que se essa diretoria de merda não sair nós não vamos parar de sofrer jamais…

    Precisamos nos unir para ressussitar o verdadeiro CR VASCO DA GAMA.

    Ainda tenho fé que o Vasco voltará a ser o Velho VASCO.

    Amém….

    Bigólio.

  45. Carlos Henrique S.
    05/02/2011 20h29

    Calçada pode lá ter o seu valor, mas vascaínos antigos sempre me disseram
    que em toda história política do clube, ele sempre foi um grande murista.
    E quanto a esse Mauro Telles, só pode ser um DEBIL MENTAL, por comemorar
    um terceiro lugar em 2009. Enquanto isso, o Vasco que ele adora está na
    zona do rebaixamento no Carioca. Santa Estupidez!

  46. Natan Bastos
    05/02/2011 21h54

    O grande número de sócios/torcedores que parece ter acordado não me impressiona. São movidos pelos resultados do futebol.

    Ainda que as eleições ocorram sob um clima semelhante ao de agora, elas serão muito difíceis. Os golpistas já mostraram do que são capazes. A manobra na contagem de votos em um dos Conselhos é exemplo marcante.

  47. Marcio Rezende
    05/02/2011 23h05

    Sergio, sua coluna deveria ser publicada de graca no Flalance em resposta ao muviAnus envergonhadinhos que agora criticam abertamente o banana, agora reconhecido como tal, ate mesmo pelos babaquinhas….

  48. MARCELO MORGADO
    06/02/2011 0h08

    prezados amigo do casaca, boa noite.
    todos aqui colocam situações de conhecimento público, de mandos e desmandos desta diretoria de m… transformaram nosso Vasco num verdadeiro balcao de negócios, dando carta branca a esse maldito carlos leite, que por incrível qu pareça, se diz vascaíno… isso é o fim. o que mais me preocupa nesta história toda é ter que aguardar até as eleições, precisamos fazer alguma coisa já. confesso que fiquei muito decepcionado com a pouca participação no protesto do último sábado. será que somente nós estamos putos com a atual situação ???? será que toda a torcida do Vasco está vendida ??? Espero muito que o meu presidente leia este apelo que faço aqui agora:
    - DR.EURICO ANGELO DE OLIVEIRA MIRANDA, repense a sua posição de não disputar as eleições. só você pode dar jeito na m… que estes bananas fizeram. sem sua participação, temo de verdade pelo futuro do nossovasco.
    quero voltar a ser odiado, quero esculachos nos jornalistas de merda, quero a ditadura de volta, quero jornais barrados em SJ, quero mordaça em jogadores que só falm merda pela imprensa, ou seja, quero o meu velho Vasco de volta. VOLTA EURICO !!!

  49. Sérgio Maciel
    06/02/2011 1h20

    Sergio Frias.
    Sou seu fã meu amigo.
    Cara voce tem resposta pra tudo
    e é cada cacetada na cabeça dos estúpidos
    que não sei se acho graça ou fico com pena deles.
    Obrigado Sérgio por falar o que queremos dizer
    com a autoridade de quem sabe o que está falando
    embasado nos fatos e na verdade.

  50. Luiz Marins
    06/02/2011 1h44

    Faço coro contigo, Volta Vasco, e Dinamite e Eurico nunca mais.
    xxxxx
    Isso aí. Dinamite e Eurico juntos nunca mais. Mesmo porque Roberto traiu a quem mais o ajudou no clube.

    O verdadeiro Vasco de volta tem a cara de locomotiva e nela está obrigatoriamente presente Eurico Miranda, representação clara e insofismável de um Vasco gigante, respeitado, altaneiro, temido e poderoso institucionalmente.

    Sérgio Frias

  51. José Oliveira
    06/02/2011 7h24

    Luiz Marins
    06/02/2011 1:44h

    Faço coro contigo, Volta Vasco, e Dinamite e Eurico nunca mais.

    -x-x-x-x-x-x-x

    ACHEI UM ELEITOR DO COELHO, O CRIADOR DO MUV E DO DINAMITE PRESIDENTE!

  52. Bruno Martins (fora banana)
    06/02/2011 14h40

    bruno martins – Fora Banana
    05/02/2011 14:56h Sérgio Frias,
    Da uma olhada nesye link, sobre um anúncio no embrulha-peixe.
    Passam dias, semanas, meses e anos e eles ainda falam de culpa d’Orico…

    Mordem e assopram…
    Dignos de pena!

    http://www.netvasco.com.br/n/87708/torcedores-publicam-anuncio-em-jornal-em-protesto-pela-ma-fase-do-vasco

    Abração.

    FORA BANANA

    +++++++++++++++++++++

    Bruno

    Isso é coisa de quem tá querendo tirar da reta. A covardia de sempre. Mas nós sabemos quem são eles. Alguns, até, comrpometidos financeiramente com membros da atual gestão.

    João Carlos Nóbrega

    +++++++++++++++++++++

    Nóbrega,

    Covardes, Omissos e Mentirosos!
    Não são HOMENS capazes de assinarem a nota.

    Dignos de pena!

    Fora ratos e BANANA!

  53. FELIPE MOURA
    07/02/2011 18h47

    Fiquei pensando aqui… imagina esses golpistas administrando o VASCO com um torniquete financeiro???? PORRA, aí o Club fecharia…. Ah não!! com o apoio da mídia eles iriam convencer que com um outro CNPJ o Club continuaria o mesmo, aliás o sentimento não pode parar….

    Esse NEW VASCO é um dos maiores exemplos do que Foucault diz sobre discurso!!

    PS: Para ”menina” Daniele, se gosta de história, vai gostar desse de filosofia, o nome é A Ordem do Discurso, senão gostar volte para A GRAMA ou O GRAMA, como preferir!!rsrsrs

    FORA CORJA!
    S.V
    Junho de 2011

  54. Antonio Claudio Lima Souza
    08/02/2011 0h38

    O Sérgio Frias é o maior estatístico do Mundo. Na verdade é um mistificador. Francamente dá vergonha suas estatísticas. Quer convencer a todos que a década do Vasco foi de ouro? Não brigue com os fatos. Nós vascaínos não somos crianças. Nem para nossos filhos pequenos teríamos coragem de mentir assim para torná-los vascaínos.
    xxxxxxx
    A década do Vasco não foi de ouro nos três primeiros quartos, mas foi melhor que a da merda do seu clube, pois fomos campeões brasileiros (em ritmo de festa).

    Ass: Navarro

  55. Mazzola
    08/02/2011 23h17

    Apequenar-se…
    xxx
    Apequenar os leitores do Casaca seria voltar a responder pelas bobagens quanto a valor da venda do Phillippe Coutinho, Habib`s e a sua inacreditável conclusão de que Eurico priorizou o gol mil em detrimento do Vasco, brilhante conclusão a que chegou RMP em 2007. Só sobre essa, Eurico afirmou após o estadual ser a partir daquele momento o gol mil a prioridade, mesmo porque Eurico nunca foi um imbecil. Mas é aquela história. Distorcia-se em favor de uma mudança que deu no que deu.

    O Vasco até junho de 2008 foi respeitado e tratado com respeito. Hoje é motivo de chacota. Mas a desvirtuação de tudo ainda é a arma dos envergonhadinhos.

    Impressionante como o Vasco é secundário para vocês. Quanto mais se apequena, mais vocês querem justificar o que os fatos, números e história lhes prova o contrário.

    Continue defendendo o indefensável direta ou indiretamente. É o que lhe resta. Vida de gado.

    Sérgio Frias

    PS: Mas no teu caso específico, também é mal intencionado, só para registrar.

  56. Mazzola
    09/02/2011 0h05

    Obrigado pela resposta vazia.
    xxxx
    De nada. Foi em homenagem ao seu próprio vazio…

    Sérgio Frias

  57. Stine
    09/02/2011 0h17

    CENSURA!

    ACABEI DE SER CENSURADO!

    CADÊ A DEMOCRACIA DO CASACA?
    xxxxxxx
    Stine? Realmente estou batendo palma prá maluco dançar.

    Sérgio Frias

  58. Mazzola
    09/02/2011 0h17

    Olha a censura…

    Meus argumentos foram totalmente censurados.
    xxxxxx
    Você não tem argumentos. Apenas distorçoes dos fatos.

    O Vasco que você apoia é o maior argumento para que os seus sejam jogados latrina abaixo.

    Sérgio Frias

Comente »

Deixe seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode acompanhar os comentários via RSS.

Seja educado. Evite palavrões. Mantenha-se no tópico. Sem spam.