Futebol

Vasco cria chances, mas empata sem gols com o Grêmio no Maracanã

Pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama entrou em campo na tarde deste domingo (25/10) para enfrentar o Grêmio, uma das melhores equipes do país na atual temporada. Apesar da qualidade do adversário, o Gigante da Colina não se intimidou e criou diversas oportunidades. O gol, porém, insistiu em não sair e a partida acabou terminando empatada em 0 a 0.

O JOGO

Empurrado por sua torcida, que escolheu acreditar e compareceu em bom número ao Maracanã, o Vasco tomou a iniciativa nos minutos iniciais. As primeiras investidas cruzmaltinas saíram após cruzamentos de Nenê. Aos dois, Bruno Gallo desviou para fora. No minuto seguinte, foi a vez de Leandrão cabecear por cima. Recuado no começo, o Grêmio passou a executar o futebol que o colocou nas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro a partir dos 10 minutos.

image
Nenê infernizou a defesa do adversário durante a etapa inicial

O Tricolor Gaúcho dominou a partida até os 25 minutos. As principais oportunidades, porém, não foram transformadas em gol. Aos 17 minutos, Marcelo Oliveira escapou pela direita e serviu Giuliano, que acabou sendo desarmado por Rodrigo. Na sequência, a bola sobrou para Bobô, que só não balançou as redes devido a uma defesa arrojada de Martín Silva. Outra boa investida gremista aconteceu aos 24. Dessa vez, Bobô não alcançou cruzamento rasteiro de Walace.

O Gigante cresceu no jogo na metade final do primeiro tempo. Aos 28, após Leandrão assustar em finalização de primeira, Nenê tabelou com Julio dos Santos e finalizou para defesa de Marcelo Grohe. Andrezinho, aos 31, e Nenê, aos 36, também levaram perigo em arremates da intermediária. O Vasco seguiu atacando e, aos 37 minutos, quase inaugurou o placar. Na ocasião, Nenê recebeu na ponta esquerda, levantou a cabeça e passou para Rodrigo, que chutou perto da trave esquerda.image

Madson sendo atingido por jogador do Grêmio- Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

A grande chance da equipe de São Januário no tempo inicial foi desperdiçada aos 40 minutos. Após cobrança de falta de Nenê, Maicon, do Grêmio, desviou para trás e contou com a sorte, pois a bola explodiu no travessão de Marcelo Grohe e foi para longe do gol. Espectador neste lance, o camisa 1 da equipe gaúcha trabalhou teve que trabalhar aos 44, quando Leandrão recebeu de Jorge Henrique na intermediária e arrematou na direção da meta.

O ritmo cruzmaltino não diminuiu no segundo tempo. Antes do cronômetro marcar 10 minutos, o Vasco chegou três vezes com perigo. Nenê, duas vezes, e Christianno pararam em Marcelo Grohe. Não foi só o camisa 1 gremista que precisou fazer intervenções. Aos nove minutos, Giuliano recebeu no bico direito da grande área e mandou uma bomba. Martín Silva espalmou para escanteio e salvou o Almirante. Poucos instantes depois, Maicon finalizou de longe e assustou.

Capitão do Tricolor Gaúcho, Maicon quase inaugurou o placar aos 24 minutos. O volante ganhou de Rodrigo na ponta direita , invadiu a área e chutou para espetacular defesa de Martín Silva. A resposta cruzmaltina veio aos 28 minutos, com Rafael Silva. Após cruzamento de Jorge Henrique, o herói do 23º título estadual cabeceou em cima do camisa 1 adversário. Ao lado dos companheiros, o atacante buscou de todas as formas balançar as redes, mas não conseguiu evitar o empate.

image
Rafael Silva em ação contra o Tricolor Gaúcho- Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
FICHA TÉCNICA
VASCO DA GAMA 0 x 0 GRÊMIO

32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2015
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo Aparecido R de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Público total: 17.442 pagantes e 20.207presentes Renda: R$ 578.910,00
Cartões amarelos:  Walace e Fernandinho (Grêmio); Bruno Gallo (Vasco).
VASCO: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christianno; Bruno Gallo, Julio dos Santos (Diguinho), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Renato Kayzer) e Leandrão (Rafael Silva).Treinador: Jorginho.
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Galhardo, Rafael Thyere, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon (Moisés), Giuliano e Douglas (Fernandinho); Pedro Rocha e Bobô (Everton). Treinador: Roger Machado.
Fonte: Site Oficial

Texto: Carlos Gregório Júnior