Sérgio Frias
31

Vinte Minutos

Domingo teremos a primeira das duas decisões deste estadual.

O Vasco, que começou sem qualquer expectativa do torcedor na competição, provou no último domingo, mesmo ante à deslealdade e violência do adversário, ter futebol para ir à decisão do campeonato e vencê-lo.

Várias organizadas vascaínas se uniram em prol do grito uníssono em nome do Vasco e comprovaram o acerto da medida enfrentando de igual para igual o adversário nas arquibancadas no domingo último.

No decorrer dos últimos dias vimos um exótico movimento de alguns vascaínos xingando Bernardo, um dos que mais brigavam em campo, na partida contra o Rio Branco-AC vencida por 3 x 2; tivemos o comentário despropositado do ex-atleta Juninho, enxergando favoritismo para o Flamengo no jogo de domingo, embora o que se tenha visto no Maracanã há cinco dias dissesse o contrário; e temos, hoje, estampado na capa do Globo eletrônico, duas fotos, “dividindo” a violência do último clássico entre Vasco x Flamengo pelos dois lados, como se os vascaínos tivessem sido tão violentos ou desleais quanto os atletas da Gávea. Até ressuscitaram Dinamite para que falasse suas abobrinhas sobre o clube, poucos dias depois de seu aniversário.

Tudo isso faz parte de uma semana que antecede um jogo Vasco x Flamengo decisivo. Enquanto os torcedores cruzmaltinos, ávidos por notícias que lhes motivem a adquirir ingressos, são surpreendidos com uma série de matérias e opiniões que incensam o rival, ou diminuem o Vasco, os adversários parecem viver blindados e motivados, o que, evidentemente, traz maior confiança a seu torcedor.

Nada justificaria a que a torcida vascaína ainda não tivesse adquirido todos os ingressos do seu setor e ainda milhares de outros bilhetes para pontos mistos do estádio, a não ser tal desmotivação.

Esperamos, evidentemente, que haja entre hoje e amanhã uma reação vascaína quanto ao comparecimento no jogo de domingo.

O Vasco precisa de sua torcida, do incentivo dela e também de sua participação no clássico. Ela pode fazer a diferença mais uma vez, através de seu grito, incentivo e percepção.

De nove a cada dez jogos entre Vasco x Flamengo, os vinte minutos finais mostram um quadro indefinido. Ou uma das equipes está vencendo por diferença de um gol ou a partida está empatada.

No aqui considerado último período do clássico, o vascaíno, por característica própria, desde os anos 70 ao menos, tende, pela apreensão, a se aquietar e esperar um gol do time para aí sim se manifestar ou um do adversário para emudecer de vez.

O erro está aí. É um momento do jogo em que o cansaço predomina entre os jogadores, há esgotamento mental mais que físico e um grito da arquibancada normalmente acarreta numa entrega individual e coletiva maior.

Mas como agir neste momento tão crítico da partida?

Entendendo o torcedor seu papel para a vitória ser obtida. Tomar ou fazer um gol neste período não encerra o jogo, a favor ou contra. É o momento apropriado para haver desequilíbrio na disputa. Vozes cansadas e roucas, coração a mil, maus agouros daquele cara do lado que nunca acredita. É este o momento da superação!

Vem da torcida vascaína o grito de incentivo que mais parece uma invasão de campo aos berros, vem dela a crença na conquista de uma vitória, classificação ou taça e tudo isso chega nos jogadores em campo, podem acreditar.

A relação do atleta com a torcida transforma o profissionalismo frio e pragmático em comprometimento e quando ele em campo percebe que até o fim possui uma massa ao seu lado, incentivando-o, torna-se um digno representante do peso de nossa camisa.

Comparecimento e comprometimento com a vitória. Nesta e em qualquer outra partida decisiva futura cabe à torcida vascaína exercer esse papel, com o orgulho de sempre, mas também com a percepção de ser ela o alicerce para que novas e múltiplas conquistas ocorram, independentemente da situação concreta.

Faça isso o torcedor vascaíno nos jogos decisivos e verá que na maioria das vezes aqueles 20 minutos finais nos favorecerão, afinal somos o time da virada, afinal o Vasco é vencedor!

Sérgio Frias

31 comentários sobre “Vinte Minutos

  1. Um time sem estádio não é um time, é uma pátria sem território.

    Nós temos território.

    Um time sem torcida não é um time, é uma pátria muda.

    Nós temos torcida.

    Às armas Vascão !

    No grito, no coração !

    A torcida Vascaína sempre canta pra ganhar !

    O Vasco vai vencer e a torcida vai empurrar pra vitória !

    Vinicius Batista.

  2. Quer dizer que o senhor critica o juninho e defende esse traste de Bernardo?

    Que mudança radical!! Caso o Vasco perca a culpa será da torcida ou do time medíocre que temos?

    Vai colocar o histórico nos jogos Vasco x Flamengo na nova gestão Eurico?

    Vou aguardar..
    _______
    Claro que defendo Bernardo, o traste dos que torcem contra, e claro que critico Juninho, pois não joga e incensa o adversário.

    Não há mudança radical. O hábito foi este. Se quem é Vasco, antes de um Vasco x Flamengo, vai para a mídia convencional incensar o Flamengo merece severíssimas críticas. O comentarista já havia desfeito do time do Vasco em outras oportunidades neste campeonato e no último jogo, no qual o Vasco foi muito melhor, previa o contrário.

    Vou colocar o histórico de Vasco x Flamengo, criticando, se o Vasco fizer a vergonha de ficar quatro anos jogando contra o adversário (como ficou de 2008 a 2011) considerando o clássico um jogo normal e sem pluralizar vitórias contra o rival, por consequência, conforme já explicitei para outros fakes seus.

    Continue torcendo…

    Sérgio Frias

  3. Perfeito Sérgio, que o nosso torcedor entenda a mensagem. Os detalhes são importantíssimos ainda mais numa disputa que já se inicia desigual.

    PRA CIMA DELLES VASCÃO !!!!!!!!!

  4. Danilo Vacari, nem preciso dizer que és um bovino, pois traz nele o nome da dua mãe.
    És um legítimo súdito do Rei dos Gados, Junin o Reizin dos Boizim.
    Muuuuuuuunumental abraço

  5. Concordo plenamente com o texto supra. Mas gostaria que os jogadores do Vasco entendessem o seguinte: não adianta afobação, temos que jogar com inteligência, como fizemos domingo passado. Nada de faltas bobas ou reclamações exageradas. Vamos jogar bola. Eles irão visar jogadores que fazem falta e reclamam, como o Guinazu, por exemplo.
    Temos que jogar de forma compacta, sem oferecer muitos riscos ao contra-ataque do adversário, desta forma, acredito que venceremos. Caso o jogo chegue aos 35 minutos do segundo tempo empatado, aí sim, podemos pensar em soltar mais o jogo, sempre mantendo jogadores atrás. Vamos ganhar e a torcida TEM que comparecer.

  6. Caso alguém tenha acesso ao Doriva, diga para ele orientar ao time para não se afobar. No campeonato Carioca uma boa parte dos clássicos é vencida pelo time que termina com 11 em campo e nós temos que terminar com 11 em campo.

  7. Há muito envolvido no jogo de domingo contra o Flamwngo. É todo um trabalho desenvolvido que começou desde a vitória do Eurico nas urnas passando pelo exceelente trabalho de remontagem do elenco e pré-temporada.O Vasco merece mais do que ninguem essa final e temos de dar a vida nesta partida. Queremos 11 Guinazus em campo , guerreiros , unidos , solidários na marcação. Temos de marcar muito bem o time do Flamengo e não dar a eles o que eles mais querem : ESPAÇO para contra-atacarem. Nosso time tem que marcar em bloco , fechar todos os espaços para o Flamengo não poder correr em velocidade.
    O ideal é abrir o placar da partida. Se isso acontecer , a partida se transformará em outro jogo. O Flamengo vai ter que sair e o Vasco poderá aproveitar e usar o proprio veneno do Flamengo : O contra-ataque.
    Temos de treinar jogar dessa forma para o caso de abrirmos o marcador.
    E treinarmos a bola parada. O Flamengo voltará a fazer muitas faltas e o Vasco tem um bom repertório de bolas paradas e ensaiadas. Se forçarmos em cima do BRESSAN temos boas chances de abrir o marcador em cima deles e depois usar a velocidade no contra-ataque.
    Acho que esse é o caminho certo. Mas sem nos desestruturar na marcação.
    É jogo de paciencia e muita disposição e garra.
    E sem expulsões para o Vasco. Precisamos dos 11 jogadores até o fim!!!

  8. Sergio concordo com relação a postura de nossa torcida e no último jogo vimos como isso mudou.

    Porém, com relação a motivação vir da imprensa ou de quem quer que seja, para estimular os torcedores, isso é que me preocupa.

    Que Vascaíno são esses que, na hora que o Vasco mais precisa, ainda estão decidindo se irão ver o jogo em casa, no bar, no churrasquinho com o amigo e não vai ao Maracanã para torcer e empurrar o seu clube???

    Que lógica é essa deste torcedor que se diz Vascaíno, que não aguenta mais ser humilhado, mas que precisa ser estimulado por terceiros para defender o seu clube?

    Porque lotamos o Maracanã na Taça Guanabara e ontem, sequer, vi um torcedor na fila para compra dos ingressos em São Januário??? pensei até que a bilheteria havia fechado e os ingressos acabados, mas não, ninguém!

    Pedi até para o nosso Marketing disparar diversas mensagens de motivação, colocar no site oficial, nas mídias socias, estimulando, pois é isso que o urubu está fazendo é só conferir suas mídias.

    Mas, que Vascaíno, depois do jogo no último domingo, não saiu com sangue nos olhos, para ser o primeiro da fila para comprar seu ingresso para o próximo jogo?

    Falta o que??

    FALTA CARREGAR ESSA CRUZ NO PEITO COM ORGULHO!
    FALTA GARRA E GANA PARA CONQUISTAR PRIMEIRO O SEU INGRESSO E TOMAR ESSE ESTÁDIO PARA NÓS!
    FALTA CORAGEM SIM, POIS, PARA MIM, VASCAÍNO QUE ATÉ AGORA ESTÁ EM DÚVIDA, NÃO TENHO OUTRAS PALAVRAS PARA DIZER O QUE ELE ESTÁ SENTINDO, POIS A DEMONSTRAÇÃO É DE MEDO!
    FALTA DEIXAREM DE SER VASCAÍNOS DA BOCA PRA FORA!

    SE SOMOS O CLUBE A SER ABATIDO NESTE CAMPEONATO, JAMAIS PODERÍAMOS ESPERAR DA MÍDIA UMA MOTIVAÇÃO.

    VER MARTIN SILVA, MADSON, LUAN, RODRIGO, GUINAZU, SERGINHO, GILBERTO E DAGOBERTO, LUTANDO EM CAMPO PELO MEU CLUBE, JÁ SÃO MAIS DO QUE MOTIVAÇÕES, PARA ESTAR NO MARACANÃ DOMINGO.

    VOU AO MARACANÃ, PORQUE O QUE NÃO ME FALTA É MOTIVAÇÃO,
    VOU AO MARACANÃ POR DEFENDER TUDO AQUILO, PELO QUAL BRIGAMOS ATÉ AQUI,
    VOU AO MARACANÃ POR DESEJAR PARA O MEU CLUBE O MELHOR E POR SABER QUE ELE É O MELHOR,
    VOU AO MARACANÃ PARA EMPURRAR O MEU CLUBE ATÉ PERDER A VOZ PARA A VITÓRIA,
    VOU AO MARACANÃ PARA GANHAR DO MEU MAIOR RIVAL,

    MAS, COM CERTEZA EU VOU AO MARACANÃ, PORQUE EU SOU VASCO PORRA!!

    NÃO TEM DESCULPA, VAMOS TODOS AO MARACANÃ DOMINGO!!
    TEMOS QUE SER O 12º JOGADOR E VIRAR ESSE PÁGINA DA NOSSA HISTÓRIA DE UMA VEZ POR TODAS

    VAMOS VASCO!!!

    DESCULPEM O DESABAFO

    PC GUEDES

  9. Esse “comportamento” da mídia, como disse, na semana do jogo decisivo, não é novidade e tampouco será a última vez que ocorrerá. Isso é praxe e continuará sendo. Fodam-se eles. Tudo tem um fim!

    Como “eles” blindam os urubus, seus jogadores e torcida, da mínima adversidade possível, cabe a nós, sabendo disso tudo, blindarmos ao menos os JOGADORES. Convenhamos, é o mínimo que podemos fazer, isto é, orientar a torcida como na coluna e blindar os jogadores para crerem e darem o máximo lá dentro do campo, o sangue, a vida… Porque o “comportamento” deles tem o poder de inflamar ou não a torcida. Daí…

    Que o Vasco… Seja Vasco!!!

  10. Juninho é um vendido, sempre quando teve a chance de exaltar o Vasco em tv aberta ele deprecia, na entrevista à rede Globo só faltou vestir vermelho e preto.

    Acho que ele tem magoazinha do Eurico e por isso sempre que pode tenta jogar pra baixo o trabalho que tá sendo feito no clube.

    Esse ex-jogador deveria se auto-declarar flamenguista logo já que na maioria das vezes que o enfrentou não fez nada mesmo então a mulambada não tem ódio dele.

    Saudações Vascaínas!!

  11. Ontem eu assisti ao jogo Inter X LaU pela Libertadores.

    O goleiro da LaU fez uma burrada igual ou maior que a do Martin, o Inter meteu 4 a ZERO tendo o luxo de perder pênalti com a LaU jogando EM CASA e a torcida chilena cantava…. Cantava Mais Alto…. CANTAVA MAIS ALTO!!!!!

    Sério, eu fiquei pensando na torcida do Vasco, naquela quantidade que lotava São Januário e Maracanã no período 1997-2000, cantando daquele jeito, por exemplo, o samba na Unidos da Tijuca de 98, imaginei a força que nosso time teria e até me emocionei…..

    Quem ligasse a TV no segundo tempo pensaria que a LaU estivesse ganhando, mas estava perdendo de 4 a ZERO, EM CASA, praticamente dando ADEUS à Libertadores…..

    Foi bonito…. Temos muito que aprender com nossos “hermanos” chilenos…..

  12. Prezado amigo,
    O Vasco vencerá o jogo por 4×1, contra tudo e contra todos. Até o Rodrigo fará uma bela partida! Tenha certeza disso. No mais, não perca seu tempo respondendo esses imbecis que se dizem Vasco, mas torcem contra.
    Abraço
    Sérgio Rainha

  13. Comentário despropositado II

    A Missão dos atuais ex-atletas do Vasco bancados pela mídia é bem a calhar com os interesses dos anti Vasco / anti Eurico.

    Além dos rotineiros discursos “vazios”, ou “omissos”, ou “depreciativos” do Juninho DESERTOR, o EdImundo também sempre faz das suas ações politiqueiras.

    Um idiota jornalista paulista disse que o Maracanã só era histórico graças ao Santos com Pelé. EdImundo fez como o seu representante Banana e apenas sorriu de modo amarelo.
    Ele não teve dignidade para defender o Vasco e nossa história sem levantar a voz para honrar o Expresso da Vitória. Interessante é que quando se trata de atacar o Vasco o ex-jogador é animalesco. EdImundo disse de forma pejorativa que o jogador Mosquito era uma “eterna promessa”. Lembro que ano que vem Mosquito AINDA SERÁ SUB 20.

    EdImundo jogou contra o Vasco assim como fizeram jornalistas que disseram o mesmo de Alex Teixeira (quando tinha 19 anos), além de “afirmarem” que Felippe Coutinho era “muito pequenininho” para jogar futebol (mesmo sendo ele mais alto que Juninho Paulista, Romário, Messi…), mesmo desde cedo demonstrando ser um craque mundial raro. Sempre temos nossos jogadores perseguidos de modo maquiavélico pela “grande mídia”, são muitos os exemplos.

    Não sei se o Mosquito confirmará seu talento no profissional, mas tentar desdenhar do jovem vascaíno é hipocrisia, demagogia, É SACANAGEM do EdImundo!

    XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

    Sobre “20 Minutos”:

    O raciocínio é “ideológico”, “matemático”, “histórico”… Mas esse “jogo” para se chegar aos 20 minutos finais com chances de vencer é preciso torcer desde o início como se fossem os 20 minutos finais. ‘Tô de saco cheio do Vasco ser roubado de modo explícito e nada acontecer com os criminosos – até réus confessos como o “roubado é mais gostoso” são “inocentados” pelo tribunal e pela mídia podre. No recente jogo cheguei a ler que justificava o jogador do flamengo ir na canela do Guiñazu para se defender do histórico do argentino. É preciso o vascaíno por toda essa revolta para fora em forma de incentivo durante os 90 minutos.

    Até agora não li nada sobre denúncia dos três agressores do Molambo que deram suas PATADAS nos jogadores do Vasco. Talvez sejam punidos em um único jogo contra a “Portuguesa Paulista”.

    Quanto ao apitador do último UFC (“Urubu Facção Criminosa”), provavelmente quando terminar sua “carreira”, ele terá tudo para virar comentarista da Globosta, seguindo os passos do “Rato” que usou microfone escondido e conseguiu “constranger” os jogadores do Vasco nos idos de ’80, em especial o jovem craque Geovane. O Rato ao invés de ser punido foi mais um “premiado”.

    OBS.: Andar no Rio a noite (ou a qualquer hora…) é “pedir para ser roubado”. Jogar contra o Molambo é a mesma coisa. Sei que mais uma vez o Vasco será roubado (quando não foi?), mas também sei que as vezes é possível sair de um assalto de modo vitorioso. Domingo Vasco 4 X 0 Molambo.

    Mas esse negócio de roubo tem que “acabar” (diminuir drasticamente). Em ambos os roubos nenhum cidadão de Bem aguenta mais!…

  14. To acompanhando passo a passo as vendas de ingressos desde seu primeiro dia de venda pelo site do Maracanã,e é simplesmente desanimador a falta de disposição da torcida do Vasco em relação a do nosso rival, ainda há tempo, nem nosso setor que e o sul conseguimos esgotar, nem sequer a parte superior deste setor,peço aos vascaínos que ainda não adquiriram seus ingressos que nos ajude a vencer essa batalha o Vasco precisa de vc. Domingo não será uma simples semi final de estadual, e o jogo da retomada, muito coisa estará em jogo.Lugar de vascaíno domingo e no maracanã!

  15. Que o Bernardo tem um parafuso meio solto todos sabemos. Edmundo tinha também e talvez os babacas que fizeram isso com o Bernardo são fãs ardorosos do Edmundo com seu desequilíbrio emocional típico.

    Em um momento decisivo onde nosso adversário histórico usa suas artimanhas características de se passar por vítima, qualquer manifestação idiota joga contra o Vasco.

    Torço para que o Bernardo entre em campo, consiga controlar seu emocional e faça gols decisivos para o nosso clube. Agora não há espaço para babaquices e idiotias típicas dos que são vascaínos com complexo de vira – lata.

    É vencer e vencer, o Vasco sempre cresce quando todos pensam que ele está derrotado.

    A palavra de ordem é união. Torcida, time e diretoria.

    O Vasco sempre!

  16. Quando eu era moleque jogava nas categorias de base do meu amado Vascão, na época em que os campos das divisões de base eram de terra, e eu era tão magrelo que passava pelas barras de ferro do alambrado de São Janu. Em 94, quando estávamos disputando o quadrangular final, estava presente nas cadeiras azuis do Maraca (aquele verdadeiro) com meu velho pai. Lembro-me daquele empate mandrake que o Império do Mal arrumou e ficamos dependendo de um empate do próprio Império e vercermos o Clube dos Bambis das Laranjeiras na Final. Me parecia que na naquela época tínhamos mais fé. Isso mesmo mais fé. Pois isso aconteceu e conseguimos nosso Tricampeonato (abraço ao saudoso Dener). Sim, é verdade que de 99 pra cá (com a Globo assumindo o carioca), as coisas ficaram mais turvas, seja por parte das informações postadas pela mídia “especializada”, seja pelos erros gritantes da arbitragem contra nós. Mas nós somos VASCO. O time do povo, o time da virada, o time do bem. Parece ontem, mas estava eu então com 11 anos, em frente a entrada de sócios e naquela época os profissionais deixavam seus carros num estacionamento que havia ali na frente. Ao sair do meu treino e sabendo que nossos “ídolos” iam para esse ponto de encontro, lá ia eu de novo pra de alguma forma ficar perto dos “caras”, então eis que surgem Valdir bigode e Jardel cabeção pra comer um cachorro quente, abrir o carro e escutar Raça Negra como de praxe. Não pedi o autógrafo porque eu já tinha tantos que distribuía na escola. Mas fui pedir outra coisa. Fui pedir o TRI. Valdir sempre do povo, me perguntou se eu queria um gol dele ou do Jardel. Eu disse dos dois. Ele disse que de uma forma ou de outra eles iriam fazer o gol, bastava eu acreditar. E naquele domingo, depois de comer mais um biscoito de polvilho, e beber meu guaraná, subi nos braços de ferro da cadeira azul e vi o veloz Valdir cruzar e o lento Jardel do seu jeito todo peculiar de fazer gol com os pés, empurrar para dentro. Meu pai me jogou pro alto, fazíamos 2 x 0, e o TRI era nosso. Mas o que meu velho não sabia, é que eu sabia que seríamos, porque a fé saiu comigo naquele dia do estacionamento e de alguma forma eu tinha certeza que passava para todos os vascaínos as palavras do Bigode, afinal tinha tido ele, é só acreditar. Chegará o dia que o Império do Mal irá ruir, sua imprensa tendencionista e seus árbitros amigos. Neste domingo que está por vir, será um bom dia para biscoito de polvilho, guaraná e gols peculiares. A diferença é que se alguma criança for jogada pro alto, será eu jogando meu filho, já tá na hora dele entender de fé. Vasco acima de Tudo.

  17. Fala-se em torcida eu me situo nela de pronto. Torcida até não poder mais.

    Torço quando o Vasco joga contra o esquecido clube Rosita Sofia da mesma maneira como contra o Real Madrid em final de Copa do Mundo.

    Mas contra o Flamengo eu torço em dobro. Não sei como mas eu consigo. É um campeonato à parte como diz o nosso presidente. Se permitissem acrescentar algo eu diria que são campeonatos à parte pois é em todos os esportes, até no “cuspe à distância”.

    Vocês conhecem algum vascaíno de verdade que não age assim? Se conhecem me desculpem pois o cara não é vascaíno coisíssima nenhuma.

    Sérgio, não se preocupe. Os que vão ao Maracanã vão gritar até ficarem sem voz! Aconteça o que acontecer seja no primeiro ou até no último minuto.

    Uma coisa só. Queremos honestidade dos responsáveis pelo jogo. Pois o grito de nãoooooooooooooooooo ( do nosso presidente) vai continuar também. Nem que a voz suma e o laringe exploda.

  18. Nós (Os Torcedores) temos que irmos ao Maracanã, para dar ¨AQUELA FORÇA¨ para os nossos jogadores que estão dentro do campo, lutando e suando a camisa para dar a TÃO SONHADA CLASSIFICAÇÃO para as FINAIS !

    Temos sim o DEVER SAGRADO de fazermos a nossa parte e sendo o DIFERENCIAL EMOCIONAL dos nosso 11 GUERRREIROS que estão lutando lá no gramado contra os 11 do outro lado mais os TRIO de ARBITRAGENS!

    Nesses 20 MINUTOS da ETAPA FINAL, nesses momentos, é APENAS CORAÇÃO !, GARRA !, SUPERAÇÃO !, A ENTREGA TOTAL, de DEIXAR TUDO LÁ DENTRO do CAMPO, MESMO que estejamos em DESvantagem no marcador mas lá no fundo de cada jogador nascerá uma FORÇA EXTRA dentro de cada um AO SENTIR A ENERGIA, dos nossos GRITOS, ALENTOS como : VASCO é TIME de AMOR !, TIME da VIRADA !

    Sabemos que o nosso adversário já entram com uma VANTAGEM ADCIONAL a favor deles que é o trio de Arbitragens, mas que isso não seja um MOTIVO ou DESCULPA para não comparecer ao MARACANÃ, e a gente do outro lado ficamos com a DESvantagem, porque não temos as mesmas benesses, somos o PATINHO FEIO dessa MÍDIA, PORQUE SOMOS SUBURBANOS, mas na nossa HISTÓRIA e durante a EXISTENCIA DO NOSSO clube sempre foi assim e sempre será assim: CONTRA TUDOS e TODOS, com SANGUE SUOR e LÁGRIMAS e com um PLUS: SUPERAÇÃO !

    Lembrem dos jogos do time do Atlético Mineiro na Copa do Brasil no ano passado, quando perderam as primeiras partidas de ida para o Corinthians e Flamengo por 2 x 0 , tiveram que fazer das tripas o coração, tirar água da pedra e reverter para o IMPOSSÍVEL 4 x 2 !

    IMPOSSÍVEL: Para os Atleticanos que foram ao Mineirão, NÃO ! ACREDITARAM NAS SUAS FORÇAS e no seu ELENCO, NÃO VAIARAM OU HOSTILIZARAM SEUS JOGADORES EM MOMENTO ALGUM E GRITARAM ¨EU ACREDITO !, EU ACREDITO ! ¨ECOANDO EM TODO O ESTÁDIO mesmo atrás do marcador agregado do time visitante que ganhavam o jogo e asseguravam a vaga por 3 x 0 a seu favor, parecia mesmo UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL !

    Não ví nenhum jogador preocupado com o relógio, todos, focados e concentrados no jogo e jogavam com uma DETERMINAÇÃO INCRÍVEL!, ISSO FOI GRAÇAS A SUA IMENSSA TORCIDA ATLETICANA que de forma APAIXONADA SEMPRE EMPURRAVAM O SEU TIME PRA FRENTE E FORAM RECOMPENSSADOS POR ISSO!, TANTO OS JOGADORES E OS SEUS FIÉIS TORCEDORES !

    Aquela FINAL da CHAMPIONS LEAGUE de 2004 lá em ISTAMBUL onde a equipe inglesa do LIVERPOOL em uma reação estupenda e extraordinária, conseguiram igualar o marcador em 3 x 3 na etapa final levando a decisão para a prorrogação e marcaram o gol que deram o TÍTULO CONTINENTAL e após os ingleses fazerem os 3 x 2, ons ingleses começaram a entoar; VOCES NUNCA ESTARÃO SOZINHOS !, NÓS ESTAREMOS COM VOCES ATÉ O FIM !

    14 de Dezembro de 2003: Boca Juniors x AC Milan duelavam para ver com quem ficariam com o caneco da Intercontinetal daquele ano, o INTERNATIONAL YOKOHAMA STADIUM estava tomado pela maioria esmagadora torcendo pro CAMPEÃO EUROPEU e a gente em menor números soubemos ABAFAR e calar os canticos do time ROSSONERO na maior parte do jogo, sei que nesse dia saí do Estádio ROUCO, MAS FELIZ porque tinhamos nos tornados OS CAMPEÕES do MUNDO a poucos INSTANTES, MESMO ROUCO, CANSADO, EXTENUADO, cheguei em casa na madruagada de Segunda-feira as 3 horas da manhã em casa, como trabalhava no turno da noite nessa semana, deu pra descansar relativamente, porém ia pro trabalho FELIZ, porque eramos os donos do mundo !

    Assunto fora do tópico: Há dois anos atrás assisti na Tv japonesa um programa em que mostrava os trabalhos, insalubres, pesados que os niponicos fazem e ganham a vida com uma remuneração baixa e modesta pra executar esses tipos de trabalho. Mostraram, os entregadores das encomendas, por fretes em caminhonetes onde os entregadores iam a locais mais remotos daqui do Japão, seja no inverno ou verão, executavam os serviços para levar comida,encomendas, medicamentos as populações desses vilarejos insolados, entregadores das quentinhas nas horas dos Rush onde a maioria das pessoas fazem as refeições nesses horários nos determinados ambiente de trabalho.

    São tarefas rotineiras, exaustivos e cansativos, mas todos os profissionais envolvidos o faziam com a maior dedicação, carinho dispostos e sempre de formas muito amaveis e com os sorrisos nos rostos levavam esses produtos a casa dos clientes !

    Mas o que mais me chamou a minha atenção em um bloco do programa foi a de um ARBEIT ( BICO OU TRABALHO TEMPORÁRIO EM ALEMÃO) os japoneses simplesmente dizem: ARUBAITO !
    Um jovem de 28 anos já fazia tres anos que trabalhava como um ARBEIT em uma casa de LÁMENS SERVIDOS NA HORA naquelas tigelas grandes as mesas dessa casa, e só ele ainda era um ARBEIT ou um APRENDIZ PRINCIPIANTE, até que o dono do estabelecimento veio a essa loja (Umadas fliais) pra ver o desempenho diário do jovem e ver por qual razão que ele não progredia de nível, enquanto que muitos dos seus colegas da sua turma já eram promovidos a SHAIN (eFETIVO VITALÍCIO TIPO SERVIDOR PÚBLICO CONCURSADO no Brasil) e ele nestava estagnado sem mostrar uma evolução ou progresso! No quadro desse programa dá para se ter uma noção como é um mundo EXTREMAMENTE, DURO, RÍGIDO, e EXIGENTE para quem opta em ingressar em casa de LÁMENS JAPONESES e o DISCIPLINAM COM ASPEREZA RIGOR e com muitas BRONCAS !

    O Dono do estabelecimento diariamente ficava no pé do rapaz, o SUPERVISIONAVA 24 HORAS por dia os seus PASSOS, MOVIMENTOS e o seu DESEMPENHO e a cada DESLIZE TOMAVA UM ESPORRO DAQUELES !

    E por duas semanas o submeteu aos trabalhos mais degradantes e humilhentes para ficar lhes observando e ver a que ponto que o empregado tinha PERSEVERANÇA, PACIENCIA e a DISCIPLINA !

    Apesar das seguidas humilhações para o testa-los, o dono da casa o aprovou nesse quesito e até que em uma CARTADA DECISIVA e DERRADEIRA de todas as chances que havia dado no dia seguinte o chamou para trabalhar e atuar a seu lado ( AO LADO do PATRÃO QUE POR AQUI O PATRÃO OU SHIACHO COMO OS JAPONESES O CHAMAM SÃO REVERENCIADOS COMO OS SEMI-DEUSES ) e a isso ele não dá uma oportunidade igual ou parecida a nenhum subalterno abaixo dele e pra quem tem essa chance é um PRIVILÉRIO OU UMA HONRA que poucos recebem !

    O rapaz trabalhou duro e os auxiliava nas horas do maior rush dentro da casa, nos horários em que formavam imensas filas dos clientes que vinham para apreciar e revenciar o paladar de LÁMEM, e no fim do dia depois da MEIA-NOITE, QUANDO A CASA FECHOU APÓS O ÚLTIMO CLIENTE SAIR E AGRADECER PELO LÁMEM SABOROSO O DONO da casa todo SORRIDENTE e SATISFEITO AGRADECEU AO RAPAZ EM TOM de ELOGIO!

    Foi o seu PRIMEIRO ELOGIO depois de tres anos e depois de muitas humilhações, broncas e esporros, e encerrou ELOGIANDO-O que MESMO EXAUSTO, CANSADO, ESGOTADO po ficar ao seu LADO NAS HORAS INTERMINAVEIS dentro do ESTABELECIMENTO EM PÉ, E MESMO ESTANDO ROUCO E SEM VOZ ENTÃO LHES ENSINOU-O DIZENDO: MESMO EXAUSTO, CANSADO, E EM POSIÇÃO de VÉRNIA TE VENDO AGRADECENDO AOS CLIENTES ROUCO E JÁ SEM VOZ, VÍ QUE VOCE O FEZ E SE DEDICOU O DIA INTEIRO E VI e SENTI O AMOR PELO TRABALHO ! Voce o fez COM O CORAÇÃO ARDENDO e INFLAMADO de AMOR!

    É ASSIM QUE SE FAZ e é ASSIM que deve serquando voce serve o LÁMEM AO CLIENTE QUE VEM AQUI PARA SABOREAR-LOS!

    Um ano depois foi PROMOVIDO A SHAIN, e seis meses depois o promoveu a gerente de uma das filiais da casa !

  19. Como sempre, excepcional, Sérgio!

    Infelizmente, os últimos 6 anos foram de apequenamento, em termos de comportamento, de nossa torcida. Um Clube sem comando, obviamente, gerou esse abatimento também à torcida do VASCO.
    Mas, o que o torcedor vascaíno precisa entender é que o VASCO nunca deixou de ser um colosso, apenas não estava sendo tratado como tal.
    Por isso, no domingo, venceremos contra tudo e contra todos. E disso não tenho dúvidas.
    A dúvida gera atrasos e fracassos. Temos de ter fé e coragem, para continuarmos com o nosso sucesso supremo.
    Avante VASCÃO!

  20. O MARGINAL chamado VANDERLEI BICHOBURRO ficou A SEMANA INTEIRA falando do Guiñazu, querendo colocar este jogador sob os holofotes para que o juiz o venha expulsá-lo no domingo. Pessoal do Casaca!, peçam para que o Guiñazu redobre a atenção.

    Amigos do Casaca!, tenho completa convicção que os fundadores e moderadores do site METENOVASCO não estão interessados no sucesso do Vasco. Há rumores que este site tenha sido vendido à Rede Globo, não sei. O fato é que é um site bastante acessado por muitos vascaínos e que só trata daquilo que a flapress publica, jogando os torcedores contra o clube e deixando-os anestesiados com relação a apoiar o Vasco. Está na hora de se dar um “cala boca” neste site, usando a velha tática da Globo: comprando-o.

  21. Sérgio

    Apesar de estar em Brasília, eu acompanhei o que o amigo bem dissertou no último programa Casaca no Rádio. Com muita propriedade o amigo bem expôs desde Segunda Feira que os últimos vinte minutos historicamente são fatais. Incondicionalmente temos que incentivar. É tudo contra o Vasco. Algumas coisas me chamaram a atenção nessa semana, percebi mesmo estando distante que a mídia tentou desviar o foco, era e é de suma importância, nós colocarmos pressão na arbitragem, até por que esse último árbitro pode ter decidido o rumo das semi finais mais uma vez, a favor do Flamengo. Pois, se o mesmo tivesse aplicado a regra, o Flamengo teria prejuízos gigantescos para o jogo decisivo, digo isso não só pelo fato do Jonas não ter sido expulso, mas principalmente pelo fato do Marcelo Cirino jogar. Hoje, o Marcelo Cirino está pro rival, assim como o Gilberto está pro Vasco. Ou seja, o fato do juiz não ter expulsado, o atleta no jogo passado pode alterar o andamento da segunda partida.

    Na tentativa de desviar o foco, deixaram o Roberto falar, deram importância pro injustificável, trazendo a tona assuntos irrelevantes, tais como o episódio nas sociais, assunto esse que já está pra lá de mumificado. Fazem uma matéria totalmente direcionada, querendo criar polêmica a cerca dos salários dos jogadores que estariam atrasados, pra completar a falta de estabilidade do Bernardo, esse demonstrou não ter mais condições de atuar pelo Vasco, se este atleta mostrou desequilíbrio ao jogar contra o Rio Branco quanto mais para jogar um jogo contra o Flamengo, o sujeito conseguiu chamar a atenção da mídia na semana do jogo mais importante que tivemos ate agora no ano. Dessa vez, ele conseguiu de fato aparecer. Isto, acaba causando desconforto no elenco, pois jogadores e comissão técnica tentam justificar o injustificável, fora especulações por parte da mídia.

    Quando a gente acha que o desvio de foco iria acabar por aí, o seu Juninho Pernambucano se desfaz do elenco do Vasco. Juninho querendo ou não, por tudo que fez com a camisa do Vasco ( não estou entrando no mérito se foi pouco ou muito) forma opinião, para os alienados, mas forma. Ou seja, após dar um declaração irresponsável, onde o Flamengo seria o favorito tira parte do torcedor vascaíno de ir ao jogo. Imagine um “ídolo” subjugar a instituição a qual lhe deu chances de ter tudo?

    Resumir o time do Vasco tão somente ao Madson é no mínimo desrespeitoso!

    Seja como for, tem que ser na garra e na coragem. Afinal, o Vasco é o time da virada, é hora de superar as adversidades e a atmosfera que foi criada a favor do Flamengo.

    Com certeza, o nosso torcedor vai fazer a diferença e esse estigma vai acabar mais do que o apoio da torcida, nós recuperamos o RESPEITO. Não quero ser repetitivo, mas depois de quase SETE ANOS, vejo o Vasco, com a auto estima resgatada. Hoje eles respeitam, aquele desdem de outrora acabou, vamos pra cima deles, rumo as finais!

  22. Concordo com tudo e com todos, mas a nossa torcida, a maioria deles formados na geração dos títulos Eurico, não sentiram na pele o que era ser Vasco nos anos 60, 70 e parte de 80. Tínhamos que falar grosso, não bastava ser brabo, tinha que parecer brabo. Era uma época que torcer para o Vasco era mais difícil que ser mulher de César. Quem tem que se ligar nos 20 minutos finais, nos vinte iniciais, ao final do primeiro tempo são os jogadores. Tivesse a mulambada o seu utópico estádio, estaríamos com 5, 10% dos ingressos e eles teriam que jogar com o estádio contra eles.

    Quanto a última postagem do Hilton Chaves, o metenovasco a muito se posicionou contra o Eurico e o Casaca, e com a mocinha saltitante botando (ou levando) tudo que aprendeu prestando serviços à um certo clube quando ele fundou uma empresa meses depois de um certo golpe sendo a moderadora deles, não se podia esperar outra coisa. Não sei se venderam o site ou se se venderam, pois vindo das entranhas muvianas, tudo é relativo, menos a receita, que deve ser de fato, mas não precisa ser de direito.

  23. Sérgio,

    a tua coluna era o que faltava para motivar de vez a torcida do Vasco a comparecer para o jogo de amanhã.

    Na história, sempre tentaram nos curvar às pressões que a flamídia exerce nesses momentos decisivos contra essa mulambada.

    Mas quem acompanhou os finais dos anos 80 e toda a década de 90 sabe como foi importantíssimo o papel que a nossa torcida teve para reverter esse quadro.

    O Vasco cresceu porque tinha o Eurico mas também tinha uma torcida com vontade de chegar junto nos momentos que o time mais precisava.

    E tudo se encaixou e os resultados aconteceram e incomodaram demais a essa mídia mulamba.

    Vamos reviver toda essa situação a partir de amanhã.

    Hoje mesmo estarei indo comprar meus 3 ingressos.

    E quero ir de aqrquibancada, como nos bons tempos.

    Quero me esgoelar e apoiar até cair de cansaço se preciso fôr.

    E que a nossa torcida se una toda em prol do time num único côro de VASCO!!!

    Nada de musiquinhas argentinas.

    O negócio é VASCO, VASCO, VASCO…

    E bastante vaias para essa mulambada.

  24. Vamos que vamos torcedor vascaíno para o jogo de domingo!

    Vamos vascaínos de verdade, vascaíno do CASACA e não o daquela “Net”, muito mais nociva do que útil.

  25. Hilton Charles…faço minhas as suas palavras. Está bem evidente que Guinazu já vai entrar em campo amarelado. Para expulsá – lo, bastará metade do que reclamou para o arbitro na falta de Jonas em cima do Gilberto, para levar o vermelho e a mídia em peso levantar a bandeira alegando que a expulsão foi merecida. Espero que o Doriva tenha alertado Guinazu.
    Em relação a essas mídias ditas “vascaínas”, vc também tem razão, elas abrem espaços para “fantasmas”, dando a parecer que estão contra o sucesso do Vasco. Está mais do que na hora de se criar um canal que fale diretamente com a torcida do Vasco e que seja 100% VASCÃO. Ao Vasco tudo. Saudações Vascaínas.

  26. Sinceramente o muito que falemos desse jogo vai ser pouco importante, se compararmos com a importância do RESULTADO. É disso que quero saber, o resto… Nas 3 partidas até agora com eles, no torneio de Manaus conseguimos jogar praticamente de igual para igual, mesmo com um time totalmente “duro”, perdemos por causa de um IDIOTA. No jogo do turno fomos melhores em 70% do tempo, perdemos pela incapacidade do time em fazer gols, e pelo erro infantil do Martin Silva. Semana passada empatamos um jogo equilibrado, mas que fomos melhores na maior parte, de novo a incapacidade de fazer gols, e o arbitro colaborando com o Flamengo pra variar… Amanhã é o dia D, precisamos da vitória, e de preferencia sem ter que enfrentar erros de arbitragem. O elenco está recebendo em dia, parece motivado e vestindo a camisa, a estrutura que tem já é muito superior aquela oferecida pela administração anterior, logo, a vitória é possível sim. Mas os jogadores precisam ser mais DECISIVOS, principalmente os mais cascudos, e os de mais qualidade. Paro por aqui.

  27. Amigos,

    Acredito que ja tenha dito muito acima, mas me preocupa o nosso silêncio.

    SERÁ QUE ESTAMOS ESPERANDO A GLOBO MOTIVAR A NOSSA TORCIDA PARA OJOGO???
    NUNCA FARÃO ISSO QUEREM DEIXAR QUIETO POIS JÁ PERCEBERAM QUE IRÃO LOTAR O MARACANÃ

    ENTREI AGORA NO SITE DE VENDAS DO MARACANÃ E É VERGONHOSA AS VENDAS DA NOSSA TORCIDA… RETORNARAM MAIS INGRESOS???? QUE ISSO!!!!

    ENTREM NAS MÍDIAS SOCIAIS E NA SITE OFICIAL DO URUBU. FACEBOOK E SITE OFICIAL…. SÓ FALAM DO JOGO AMANHÃ….. E NÓS?????… NADA!!! ABSOLUTAMENTE NADA!!!

    QUE ISSO???? ISSO ME PREOCUPA MUITO… O NOSSO SILÊNCIO E FALTA DE MOTIVAÇÃO….

    POR FAVOR ALGUÉM DO CASACA… PASSEM ISSO PARA A NOSSA DIRETORIA…. ISSO NÃO PODE ACONTECER AS VÉSPERAS DE UMA DECISÃO…. NÃO USAMOS NENHUMA MIDIA SOCIAL, NETVASCO, VASCO.COM.BR… NADA????… REPITO ENTREM NAS PÁGINAS DELES E VEJAM.

    SE NÃO FORMOS NÓS QUE MOTIVAREMOS NOSSA TORCIDA, QUEM SERÁ…. A GLOBO???

    VAMOS FAZER UMA ONDA PARA ESGOTAR NOSSOS INGRESSOS ATÉ AMANHA

    LUGAR DE VASCAÍNO DE VERDADE É NO MARACA DOMINGO!!!

    AVISEM POR FAVOR A NOSSA DIRETORIA

    ABS

    PC GUEDES

  28. Os néscios confundem essa postura de “O GLOBO” com imparcialidade, não se sabe se o fazem por má-fé. Imparcialidade não é mostrar um erro de arbitragem para cada lado ou mostrar um comentário de um ídolo ou de um torcedor de cada time.

    Imparcialidade é retratar a realidade tal como ela se apresenta, de modo evidente, aos nosso olhos. No caso do último jogo, consistiria em mostrar que o adversário deveria ter tido dois (ou até mesmo três) jogadores expulsos, o que significou um grave prejuizo ao CRVG.

    Não é imparcial quem “doura a pílula” diante da lesão corporal leve provocada pelo atleta flamenguista, o qual assumiu o risco de gerar lesão corporal grave, extrapolando totalmente os limites da disputa desportiva, e, por outro lado, como fez o narrador global, mostra uma revolta desproporcional em relação ao irrelevante empurrão de um atleta vascaíno, ato praticado como reação á violência vinda do outro lado.

  29. Prezados,

    Estou cansado desta mídia SUJA. Até quando teremos que aturar esta ditadura da informação.
    Não é mais possível que a Lei do “Roubado é mais gostoso” continue tendo a conivência desta mídia.
    Espero que surja um Sérgio Moro para limpar esta escória do esporte. Eles são os verdadeiros responsáveis pelo famoso 7 x 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *