Sérgio Frias
22

Incisividade

Nada mais sólido para o futuro de uma instituição que atitudes fortes e coerentes de quem a gere.

Não foi a primeira nem a centésima vez que vi Eurico Miranda enfrentar o problema e se impor diante dele.

Muitos falam do estilo. Grosseiro? Por que não dizer reto, sem curvas?

O que cabia dizer diante da forma como soou a fala do atleta Dagoberto no último domingo? Dá para ser afável e declarar que respeitamos todas as opiniões, pois somos democratas e estamos buscando no dia a dia uma forma para que mais do que nunca consigamos desenvolver o respeito, que voltou, com responsabilidade, que é de cada um, pois no Vasco todos têm espaço para se manifestar e dizer aquilo que pensam, pois pensar é um dom, um direito, e a palavra do presidente é de apoio às manifestações antes de tudo e que acreditamos no time, mas principalmente nas pessoas, que são seres humanos e merecem todo o nosso respeito, ainda mais agora que este voltou?

É confortável comandar? Depende do comprometimento de quem manda, da disposição, da coragem.

Muito mais fácil seria não se envolver com o problema, passar ao largo e ver que bicho vai dar lá na frente. Mas e as consequências?

Eurico Miranda sabe perfeitamente que não será a imprensa voluntariamente quem irá incensar o Campeão Carioca de 2015, apesar de ter vencido quatro clássicos oficias em sete no ano (perdido apenas um), mesmo estando há dez jogos invicto, classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, sem levar gols no Brasileiro até aqui, tendo sofrido apenas três gols em partidas nas quais a zaga titular atuou junta, com seu técnico hiper valorizado, em vantagem por manter o elenco vitorioso em dia quanto aos salários, possuindo um estádio próprio para mandar seus jogos, sem ter perdido qualquer atleta campeão, já tendo trazido quatro novos reforços e podendo em breve contar com outros que hão de vir, caso se adequem à realidade financeira do clube.

No último fim de semana evidenciou-se que o mico dos cariocas no Campeonato Brasileiro, ao final da segunda rodada, era vermelho e preto. Perdeu o vice eterno para o misto do São Paulo na estreia e empatou com o Campeão Brasileiro de 1987, sem fair-play e ainda contando com um atleta de linha no gol adversário para… empatar! Soa ridículo. E é.

O Vasco fez um ótimo primeiro tempo em Santa Catarina e perdeu várias chances de gol, o arqueiro do Figueirense foi considerado o melhor da posição na rodada e o segundo tempo cruzmaltino deixou a desejar, principalmente em função da má performance dos atletas que substituíram os titulares. O time da casa, ainda invicto em seus domínios durante o ano, foi para cima e faltou ao Vasco o contra-ataque, faltou velocidade, faltou impetuosidade. E o placar terminou em branco.

“Ah! Mas temos problemas!”. Óbvio que temos. Poucos clubes no Brasil vivem uma realidade diferente e alguns deles compensam isso atrasando salários, descumprindo acordos e jogando os problemas para debaixo do tapete. Diferentemente do Vasco.

Não tenham dúvidas ser de conhecimento da imprensa em geral que o Vasco com duas peças no time titular e mais outras duas de reposição em posições carentes pode perfeitamente brigar de igual para igual com todos, mas torce para que a massa desande logo com uma derrota (quem sabe hoje ainda) para queimar o elenco com a ajuda dos anti-Vasco, fantasiados com nossa camisa apenas para falar mal de tudo e torcer contra o clube, justificada tal atitude por ódio, despeito ou inveja de seu totem, Eurico Miranda.

A fala do presidente vascaíno foi não só precisa como no momento certo e no tom adequado, mas se vão interpretá-la maldosamente, como já fizeram antes, faz parte de um circo armado pela mídia de picadeiro.

O leitor faria ou falaria diferente no lugar de Eurico? Talvez. Mas qual impacto causaria?

Certa vez no programa Casaca! no Rádio, ainda em 2008, quando o Vasco corria o risco de cair e Eurico soubera que Roberto Dinamite punha a permanência do clube e o futuro dele nas mãos do destino, disse, ao comentar a pérola: “Quem faz meu destino sou eu”.

Os que entenderem a frase e o alcance dela quando o assunto é Vasco, poderão perceber até onde Eurico vai, em nome do clube. Agora, convenhamos, pouco importa se o discurso é bonito. Precisa mesmo é ser eficaz. E foi. A permanência de Doriva no clube, após aliciamento do Grêmio, apenas comprovou isso.

Sérgio Frias

22 comentários sobre “Incisividade

  1. Me lembro dessa declaração do Dinamite. Coisa típica de quem não sabe comandar, forma simples de lavar as mãos. Cada vez que eu vejo o Eurico agir em favor do Vasco, percebo o tornado de dor que estivemos por quase seis anos e meio!

  2. Se hou ve um aliciamento por parte do Gremio é porque o seu trabalho está sendo RECONHECIDO externamente e todo mundo sabe que ser BÍ-CAMPEÃO ESTADUAL CONSECTIVO e PRINCIPALMENTE no eixo RIO-SP não é uma façanha pra QUALQUER UM!

    O DORIVA CONQUISTOU dois ESTADUAIS em dois anos consectivos no principal centro do PAÍS e se firmou no RIO de JANEIRO e em São Paulo com o Ituano que e´um time do Interior Paulista deixando pra trás o rico primo paulista Gambá, Palmeiras, São Paulo e o Santos do Osvaldo de Oliveira!

    No Rio de Janeiro, aceitou o DESAFIO de trabalhar em SÃO JANUÁRIO porque confiou no EURICO MIRANDA, sabe que é um PESIDENTE do clube DIFERENCIADO dos demais dirigentes, paga em dia e mesmo diante das adversidades, sabe contornar todos os problemas, e o deixou livre para fazer a sua escolha entre permanecer ou ir pra Porto Alegre!

    E o DORIVA sabe também que trabalhando no GIGANTE da COLINA e dando a continuidade no RIO de JANEIRO vai sempre se DESTACAR e será um PROTAGONISTA a terá a sua parcela pelo exito, porque é uma pessoa COMPETENTE, TRABALHADOR, INOVADOR e PACIENTE e a gente VASCAÍNOS estamos fazendo a nossa parte colocando em prática o SLOGAN NIPOINCO: 我慢 戸 霧億! (GAMAM to KIRYOKU) = PACIENCIA e a COLABORAÇÃO), SOMOS UM CLUBE do POVO, do POVÃO ASSALARIADO TRABALHADOR que pega e põe a mão na massa todos os dias, mas uma TORCIA APAIXONADA, DIFERENCIADA, AMADURECIDO SOCIO-ECONOMICO e POLITICAMENTE e mais CONSCIENTE do seu papel nesse PROCESSO de RESGATE, RECONSTRUÇAÕ e REESTRUTURAÇÃO e o DORIVA quer fazer a sua parte nesse processo sempre DANDO O MELHOR de SÍ!

    O RESPEITO VOLTOU!
    E hoje o clube tem REPRESENTIVIDADE e COMANDO INTENA e EXTERNAMENTE!

  3. Perfeito! Perfeito! Perfeito!
    Esse texto deveria ser leitura obrigatória. Não sei se teria o mesmo efeito nos leitores de embrulha peixe.

    Li uma vez que no Colégio Vasco da Gama ensinava-se História do Vasco. Devíamos incluir outra cadeira… “A imprensa nas entrelinhas”. Dessa forma nossos futuros atletas já se acostumem e sejam preparados para lidar com as bobagens arrotadas pelos iluminados.

  4. A cada distorção das falas do Eurico por parte da mídia é a comprovação de que o Eurico está agindo da forma que eles menos queriam que fosse. A forma que eles odeiam pois sabem que atitudes como essas, o Vasco se agiganta e mostra o verdadeiro tamanho dos clubecos deles.

  5. Sergio Frias,

    Voce e excelente! Escreve como poucos! Mas vou me atrever em resumir tudo o que voce escreveu e uma frase!

    O EURICO E HOMEM!

    Simples assim!

    Abraco

  6. É isso mesmo, Sérgio. O Vasco é um clube popular e democrático. Mas não é a casa da mãe Joana!

    Outra coisa que você frisou. É histórico esse negócio de que quando o Flamengo vai mal das pernas eles generalizam o mal para todos os clubes do Rio. Além de incompetentes e desonestos, no jornalismo, esses sujeitos são burros e pensam que o torcedor é burro.

    Enfim é lutar sem dar tréguas contra esses caras velhotes e seus discípulos da nossa vagabunda imprensa esportiva.

    O Vasco e o Eurico são vítimas desse ódio deles. Agora dizem que o CASACA também faz com que eles se rasguem todo…

    O respeito voltou e vai ficar!

  7. Perfeito Sérgio. Esse episódio mostrou mais um vez que para comandar o Vasco é preciso coragem e disposição na veia.

  8. e a flapress fez uma enquete em qual tecnico seria demitido após o do flumerdense ter caido…..logico: deu doriva….

    o prefessô luxa é o técnico da flapress!!!! quero ver se levar um nabo do poderoso avai neste domingo se o professô e toda a babação de ovo e proteção da flapress pro dublê de técnico e atual jogador de poker Luxa vai continuar….mas e a pesquisa da flapress??

    vão fazer de conta que não exisitu….

    sigamos em frente!!!!!! pra desespero da flapress imunda!!!!!!!!!!

  9. A “mérdia” sabe bem que não se deve apoiar nada que dê um mínimo de valorização ao Club de Regatas Vasco da Gama e aos que hoje o dirigem. É assinar atestado de confissão, um “mea culpa” intragável para os que hoje, “dirigem” com suas mentiras rabiscadas em editoriais, papel de embrulhar peixe podre, tele-textos e outras formas de “comunicação” para a massa de manobra.
    Já há algum tempo, falei por estes lados que, a torcida Vascaína era diferenciada. Ledo engano, infelizmente. Mas hoje vejo, ou consigo ver, que não há “culpa” dos new-neo Vascaínos, por assim dizer, desculpem-me. A “culpa” dos novos Vascaínos, é que não tiveram a “oportunidade” de viver nos idos anos 60 e principalmente 70, onde, eu por exemplo, em minha sala de aula da 3ª Série do fundamental, contava 4 torcedores do América, contra dois torcedores do Vasco. Declarados pelo menos, somente eu e outro garoto, que falava baixinho, e para poucos que era Vascaíno. Não passaram, eles, por toda a pressão que era ser, pobre, filho de português que era dono de quitanda, que fora, este mesmo patrício, “burro sem rabo”, quando aqui chegara em busca de não mais passar fome. O meu pai sempre me ensinou a ter orgulho de ser e ter sangue português, sangue de um povo destemido. Naturalmente, até pelo tamanho de seu território, pelo tamanho de sua pátria, migrador.
    Eu sempre tive esses ensinamentos: Não, não era vergonha TRABALHAR atrás de um balcão. A vergonha era e tinha que ser outra qualquer, mas nunca a de ter que trabalhar. E isso, não se vê, não se aprende vendo novelas. Afinal, ele migrara para isso, para melhorar de vida. Para trabalhar, onde trabalho houvesse. Não, não era vergonha alguma respeitar as tradições. As tradições são os fundamentos que nos transformam no que hoje somos. Nós somos produto do que as nossas tradições nos dizem, da História construída por nossos antepassados… O Vasco só é Vasco com a sua Tradição, com a sua História. Nada somos e jamais seremos sem estes pilares. Mas, o que eles aprendem estes new-neo Vascaínos? Eles aprendem o que hoje, a cada vez mais presente e constante redoma de informação ( desinformação ), diz a eles: que o Vasco não é o clube do povo ( pobres, trabalhadores, imigrantes e filhos deles, negros e minorias ), que o Vasco não é democrático (sic!), que o Vasco é o que eles, “mérdias”, “donos da informação”, promotores da nova ordem social, que é a velha ordem social: o poder está nas mãos dos mesmos. Há séculos. E isso, também tornou-se tradição. Uma tradição ruim, vazia e descartável. Mas também e infelizmente tornou-se tradição.
    O Vasco para os Vascaínos.

    Sds /+/,

    JC

  10. Já leram o blog do Antero Greco? Cito um trecho:

    “O caso mais recente dessa mentalidade que remonta aos tempos das capitanias hereditárias, escravidão ou coronelismo, por irônica coincidência, vem do Vasco”.

    Meu sangue subiu aqui, esse carcamano passou dos limites.

  11. O Presidente Eurico Miranda fez muito bem. Bateu, levou.
    O Dagoberto desprestigiou a Instituição e desmereceu os próprios companheiros.
    Falou o que não devia. Em público. Mereceu a reprimenda tal qual como foi feita.

  12. O time é voluntarioso mas limitado, isso todos sabemos. Poderíamos está com “jogadores popstar”? Acho que sim. Mas o Vasco está recomeçando, um time esforçado e um técnico honesto e uma diretoria que devolveu o respeito a instituição e dá os primeiros passos para organizar o futebol como outrora. Sem palhaçada e factoides.

    Como torcedor no puro estado da paixão, eu e ninguém gosta do time empatando e perdendo gols assim. Além das limitações e jogadas bisonhas como as do Marcinho e do Serginho além do paraguaio que perdeu um gol incrível.

    Vascaíno com consciente não é teleguiado pela Globo, SportTV e ESPN. Eles sempre foram anti – Vasco.

  13. Abdalla,
    Quando um italiano se propõe a cumprimentar uma pessoa ele diz ¨carca la mano¨. Carcamano é a elisão desta expressão. Embora pareça pejorativo, eu descendente de italianos e orgulhoso de minha origem me sinto lisonjeado quando reconhecido como tal.
    O Antero Greco é sim um grande mafioso.
    Um covarde rancoroso.
    Utiliza a mídia para propagar seu ódio e inverdades contra seus detratores.
    Fosse possível levantar tudo o que ele já disse sobre o Eurico você veria o quanto é aético e inescrupuloso.
    Assisto a ESPN porque reconheço que tem uma equipe de pessoas inteligentes e preparadas, embora entenda que há um elevado grau de intolerância com nosso dirigente e às vezes chacota com nossa clube.
    E de todos eles, o que sobe ao podium, o mais repugnante é o A. Grego. Este, em se tratando de Vasco e Eurico, como diz a piada, se morder a lingua comete suicídio.

  14. Quanto as posturas de Roberto e Eurico, nadar mais a falar, o primeiro como homem e dirigente precisa nascer de novo pra aprender algo… Quanto ao time…. Bom, somos limitados sim, e sem reforços do Meio pra frente, vamos ficar no meio da tabela, na tal água de salsicha, o time não faz gol e geralmente cria muito pouco. Como mais um bom atacante e um meia, será suficiente. Com a determinação do estadual, poderemos ate sonhar com algo melhor, mas temos que trazer essas duas peças. Ah, ninguém agüenta mais Marcinho e o Cristiano no ataque. Nem Serginho errando 300 passes todo jogo. Amigo Sérgio Frias, vocês poderiam criar um espaço ou tópico pra comentários sobre o time?

  15. De acordo em gênero,número e grau,caro Sérgio.Quanto ao time,especificamente,o que vi ontem à noite me agradou,apesar do empate contra um Inter apequenado. Apresentamos evolução coletiva e individual(Marcinho,por exemplo) e temos condições de melhorar.Quanto a mídia ,ridícula em sua maioria,continuemos com o mesmo tratamento dispensado aos muvianos:jôgo duro com neles!

  16. Nossa luta foi pra tirar um presidente banana e colocar um Presidente que defenda o Vasco em qualquer situaçao.

    Por isso o Presidente Eurico voltou, o respeito voltou e o Vasco voltou.

    Ponto.

  17. Brilhante, Sérgio!

    O nome dessa coluna deveria ser Incisividade e Precisão.

    Coluna mais do que explicativa.

    Infelizmente, elucidar mente de idiotas é difícil.

  18. Sergio, e o Maicossuel que está na reserva do Atlético-MG, cairia como uma luva no Vasco.
    Magno-MG
    _____
    Caso o Vasco pague até seu teto salarial e o Atlético-MG o restante do salário, sem problemas.

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *