Sérgio Frias
81

Curto e médio prazo

A derrota do Vasco contra a Chapecoense ontem foi desenhada com a expulsão de Christiano no início da segunda etapa, sob o aspecto prático, mas no âmbito teórico se deu desde a escalação da equipe.

O belo gol marcado por Biancucchi na quarta passada contra o Avaí apagou a partida burocrática que fazia, espelho de outras diante de Atlético-PR, Cruzeiro e Sport.

A insistência recente, tanto do ex-treinador Doriva como do atual, Celso Roth, em prescindir do futebol de Julio dos Santos na equipe titular para escalação de Biancucchi ou Jhon Clay cria dois problemas de cara para o Vasco quando entra em campo: Madson não tem seu apoio na lateral direita para executar as jogadas ofensivas (cada vez mais raras) e o Vasco perde a chance de usufruir de um atleta com bom passe, proteção de bola, visão de jogo e tranquilidade em campo.

A lentidão de Julio dos Santos seria a justificativa pela barração segundo muitos, mas esta é compensada por suas qualidades, como se viu no Campeonato Carioca, inclusive nos clássicos. A reserva amargada pelo atleta pode se dar também pelas observações em treinamentos, o fato de não ter entrado bem em algumas partidas (exceção da última contra o Avaí quando não comprometeu) ou ainda por qualquer problema de ordem física, mas dentro do elenco atual, sem contar ainda com os novos reforços, ele sobra no setor de meio campo.

Falando de reforços, há a real possibilidade da estreia de dois deles contra o São Paulo, em Brasília.

Andrezinho chega com boa expectativa, não só por suas qualidades ofensivas, como também pelo bom momento vivido no futebol asiático, que possui o calendário norteado no nosso e não no europeu, portanto em meio de temporada.

Falta e continuará faltando, até a contratação de um outro meia ofensivo, um companheiro para o novo reforço, não deixando de se reafirmar que Julio dos Santos seria uma boa opção até a confirmação de tal contratação.

Alguns lembrarão que Dagoberto poderá retornar no futuro, mas o tempo de recuperação ainda é considerável e suas atuações no Estadual e início de Brasileiro deixaram a desejar.

Na frente o treinador poderá promover a estreia de Herrera, banco de Riascos e Gilberto, ou já atuando com um dos dois. Deve somar e muito no time, caso esteja em boa forma física.

Éder Luís é a grande incógnita. Se recuperado fisicamente pode brigar pela posição de titular, mas somente no campo será possível tirar a prova dos 9, no caso dos 7.

Sobre o sistema defensivo do Vasco, sofre com o fraco desempenho do time na frente, não só pelo pouco número de gols como de oportunidades criadas. Rodrigo e Guiñazu permanecem muito bem; Luan, hoje na seleção pan-americana, mostrou-se instável no Brasileirão; Anderson Salles tenta se entrosar com Rodrigo enquanto o titular não retorna; Martin Silva faz muita falta (Charles não teve culpa no gol tomado ontem, mas ainda demonstra insegurança); Madson (absoluto na posição) e Julio Cesar (provável lateral titular) não são marcadores excepcionais, mas compensam, um pela experiência e outro pela qualidade no apoio, e Serginho permanece com altos e baixos, desde o início do ano. Espera-se agora ter uma sombra no banco, com possibilidades até de ganhar a posição no time, caso ratifique o bom momento vivido no futebol português na temporada 2014/2015. Falamos de Bruno Gallo (considerando que se confirme a contratação), apto inclusive a atuar em outras posições, entre elas a lateral esquerda.

Afinal, o time precisa da contratação de mais um centroavante? Esta posição é outro mistério. Renderá Gilberto, junto a novos reforços, com a bola chegando mais até ele e em melhores condições? Thales – embora mais voluntarioso nas últimas participações – não é nem sombra do atleta que brilhou no time entre o final de 2013 até o fim do estadual de 2014; Herrera pode jogar como referência na frente, mas funciona muito bem atuando pelos lados do campo. Precisaria o Vasco do chamado “fazedor de gols”? Os números (até aqui) dizem que sim.

Sobre o treinador, apesar da clara discordância quanto à ausência de Julio dos Santos na atual equipe titular, ficou evidente ter entrado o Vasco mais ligado nos jogos, mais alerta e mais combativo. Para que se torne compacta a ponto de subir bastante na tabela, a equipe dependerá da produção dos reforços contratados, adaptados ao atual elenco, bem como de quem ainda venha a chegar, com o espírito de não apenas somar, mas sim multiplicar ações ofensivas.

Sobre arbitragens, o chamado ”dois pesos e duas medidas” não pode imperar contra o clube no Brasileirão e na Copa do Brasil, até o final do ano. Se um “agarrão” de Lucas dentro da área do Vasco é pênalti (Atlético-PR x Vasco), uma cotovelada que fez sangrar Gilberto na área adversária também o é, a nosso favor (Sport x Vasco); se Christiano foi expulso ontem pela interpretação do árbitro quanto à cor de cartão, que se faça a mesma a nosso favor em lance similar de algum adversário. E que erros crassos não sejam mais cometidos contra o Vasco, como a anulação do gol de Gilberto diante do o Avaí, por impedimento mal marcado de Jhon Clay.

Reação a curto e médio prazo, até o final do turno, é o objetivo. Serão quatro jogos contra os grandes paulistas, Grêmio fora de casa, um clássico contra o Fluminense e dois adversários teoricamente mais fáceis em casa: Coritiba e Joinville. Espera-se muita melhora ofensiva do time para encarar os desafios e uma compactação da equipe, a fim de impor seu ritmo em campo, independentemente do poderio encontrado nos seus próximos oponentes.

Quanto aos torce contra, deixemos que sofram com as vitórias do Vasco. Como o destino do clube é vencer mais que perder, o sofrimento será um sentimento que não poderá parar, conforme o clube vá se recuperando na competição.

Sérgio Frias

81 comentários sobre “Curto e médio prazo

  1. Já disse aqui e repito, Julio dos Santos é o nosso craque. sua lentidão é típica de quem pensa o que vai fazer e a consequência são os baixos passes errados e o arco que ele é para o lateral direito.

    Particularmente no jogo de ontem, nem cito a escalação, pois acho que ele primeiro fechou o time, daí a saída do Julio, que coloca o lateral sempre no ataque, coisa que ele não deseja. Mas logo após a expulsão não era desnecessária a substituição. Saiu um lateral esquerdo e tínhamos outro no meio, improvisado, o que em tese bastaria recuar um pouco mais o Riascos e o time continuaria fechado e com chances de contra ataque que certamente teríamos, pela necessidade do adversário em vencer. Roth mexeu mal, tirou o Gilberto (Aliás, tá mais que na hora de ser barrado, um dos culpados da defesa ficar exposta, pois a bola não fica na frente, retornando como se batesse num muro) e liberou os dois zagueiros para jogarem na linha do meio de campo, impedindo que pudéssemos armar um contra ataque e perdíamos todas as segundas bolas. Quando o time levou o gol e resolveu não temer o adversário, criamos algumas oportunidades quando nos adiantamos e passamos a marcar mais na frente com a entrada do Thales.

    A coisa tá feia… teremos uma sequência ruim de jogos e tá na hora do Eurico Gritar, pois a severidade dos árbitros com a nossa equipe é nítida. contra os mulambos, por exemplo, o árbitro pressionava nosso goleiro a não atrasar o jogo e deu 6, seis minutos de acréscimo; já contra o Avaí, o goleiro deles cansou de paralisar e atrasar o jogo sem sequer ser chamado a atenção.

    PS.: Sobre o nosso goleiro, tem um grande futuro e uma virtude que há muito não vejo nos goleiros do Vasco, que é sair do gol para socar as bolas, porém precisa ser orientado pois toda hora erra o tempo de bola. Goleiro que tem fama se socar cruzamento é evitado por qualquer atacante, veja o exemplo do Julio Cesar, Bruno e Felipe dos mulambos, que saiam rasgando e os atacantes peidavam.

  2. Prezado Sergio Frias, a maneira como enxerga o momento do time é muito semelhante a que eu tenho, discordando é claro quanto ao Julio Dos Santos. Ele realmente mereceu ser titular no estadual, pois deu uma boa dinâmica ao meio com seus passes rápidos (apesar de ser lento), e fez boa parceria com Madson. Mas o estadual acabou, e nessa competição infinitamente mais competitiva, difícil, com times mais qualificados, ele APAGOU. Até a virtude dos passes certos ele perdeu, e sua pouca participação durante o jogo tira suas chances de ser mais aproveitado. Outra observação interessante é em relação a nosso meio campo, ainda precisando DESESPERADAMENTE de uma contratação para se juntar ao Andrezinho, sinceramente se demorar muito mais a coisa fica cada vez mais complicada, o time não cria quase nada, e hoje não temos opções no elenco que sejam ao menos razoáveis. Na frente, acho que já está claro que temos sim que contratar um homem de área, Gilberto é um CONE, e Thales de jovem promissor deve ter feito concurso para CONE auxiliar… Ambos HORRÍVEIS, e mais uma vez digo, estadual já acabou, estamos com 11 rodadas do brasileiro e no meio foram mais duas pela copa do Brasil, e essa dupla fez ZERO GOLS. Herrera será certamente titular, e o Riascos apesar de voluntarioso, não me agrada aponto de achar que poderá ser um desses titulares, não é mau jogador, mas pra mim muito peladeiro, e erra demais também. Éder Luis, Herrera, Andrezinho, somados a esse outro meia que precisamos trazer, mais um novo atacante de área a ser contratado, + um Riascos voluntarioso e versátil, e quem sabe alguém da base (talvez Renato Kaiser), são com esses que eu conto pra levantar a equipe na tabela. Falando do jogo de ontem, era derrota anunciada, pois o time entrou para não perder somente. Jogamos como clube pequeno, como um time de série B, e com essa filosofia meu amigo Sergio, as derrotas serão vistas por todos como hábito do Vasco, afinal quem joga retrancado e de maneira medrosa como jogamos, não tem ambição maior a não ser entrar em campo pra se defender. O Vasco não ameaçou uma única vez o gol do Chapecoense, que jogou os 90 minutos tentando vencer, e o Vasco se defendendo, e nosso goleiro quase os 90 minutos sem conseguir segurar uma bola. Não teve culpa no gol, mas é fraquinho e inseguro demais.
    _____
    Ele caiu junto com o time no início do Brasileirão e também com a timidez no apoio de Madson em alguns jogos, mas a questão a ser tratada é se joga menos do que Biancucchi e Jhon Clay. A discussão não é outra, pois as opções dos treinadores nos últimos cinco jogos foram um dos dois.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  3. Julio dos Santos, na minha opiniao é horrivel! Lento, só da passe pro lado, enfim: nao dá. Espero que a vitoria vença no proximo jogo, pq se nao eu temo demais uma nova queda. O time é um dos mais fracos dos que vi jogar com a camisa do Vasco. Mas eu vejo elencos abaixo do nosso. Fico triste que ja vão 15 anos sem ganhar um Brasileiro, mas acredito que algum dia podemos retomar o caminho das vitorias.
    _____
    Óbvio que discordamos, mas a questão é se Jhon Clay e Biancucchi são melhores que ele. Se você entende que são, ok. Então os dois treinadores acertaram em escalá-los em detrimento do paraguaio nos últimos cinco jogos.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  4. É aí que vemos que estamos ferrados e precisamos reforçar bastante essse time ainda. Quando Júlio dos Santos vira solução é que a vaca está indo pro brejo mesmo. Até um cágado rouba a bola desse cara. O fato dos que entraram, não jogarem bem, não torna o Julio dos Santos bom. Que venham os reforços. Esperamos que ainda dê tempo.
    SV
    _____
    Ele não é a solução, mas sim o melhor do meio dentre os que estavam aptos a jogar nas últimas partidas.

    Não tenho a mesma visão que você. Quantos desarmes sofreu em clássicos do estadual e jogos do Campeonato Brasileiro?

    Justamente por saber proteger a bola, tocar de primeira e enxergar bem o jogo, espaços para atuar, dificilmente é desarmado.

    Sua produção caiu no Campeonato Brasileiro mais no momento em que deixou de ser titular. Se não esteve brilhante até o jogo contra o Atlético-PR, a última partida em que saiu jogando, atuava melhor do que aquilo que foi apresentado por Jhon Clay e Biancucchi nos jogos subsequentes, independentemente dos resultados obtidos.

    Ele e Andrezinho, até que se contrate um novo meia ofensivo, têm gabarito para serem titulares da equipe e se Dagoberto voltar jogando tudo o que sabe e não da forma como vinha jogando, pode até ser ele Julio, eventualmente, uma opção de banco, mas a primeira no meio, diante da concorrência.

    Sérgio Frias

  5. Sérgio Frias: Você tirou as palavras da minha boca. Concordo inteiramente com você. Julio dos Santos já deveria estar jogando. Esse Biancuchi ontem não retinha a bola no meio de campo, sequer a retia para o time se armar para o ataque. Quanto ao John, também foi pouco acionado. Eu não sou contra segurar o jogo para sair no contrataque, porém, as linhas de 4 que Roth colocou me pareceram recuadas demais. Poderia ter se mantido este tipo de jogo, apostando na velocidade de Riascos, mas com a marcação mais adiantada. A impressão que se teve foi que o Vasco chamou o adversário para a sua própria área.

    SV

  6. Eu só sei de uma coisa:

    Com esses 2 laterais fraquíssimos que o Vasco tem e essa insistência burra de jogar com os 11 atrás sem o time ter peças capazes de puxar um contra-ataque.

    Não temos laterais direito nem esquerdo que saibam marcar e que saibam fazer cruzamentos decentes para dentro da área.

    Não temos jogadores no meio que façam a bola chegar com qualidade ao ataque. Aliás,sequer a bola chega ao ataque. Fica até difícil culpar o Gilberto se o mesmo não vê a bola chegar ou, quando chega, vem quadrada.

    Pra piorar o que já está muito feio, a arbitragem só fode o Vasco, dentro e fora de casa.

    Apostar todas as fichas somente com as vindas do Herrera e do Andrezinho é continuar orando de joelhos e rezando 500 Pai-Nossos e 800 Aves Marias!!!

    Cadê o Romarinho??? Porque diabos esse garoto não joga???

    E será que na base do Vasco não há ninguém melhor do que esse Cristiano???

    E porque toda essa rigidez das arbitragens contra o Vasco??? Está na cara que estamos sendo perseguidos e severamente prejudicados!!! Cadê os protestos do Vasco contra isso??? Cadê o respeito???

  7. Esse Christiano não deveria ter lugar sequer no banco de reservas. Além de não acrescentar nada com a bola nos pés, em um jogo ele teve a proeza de cobrar dois laterais na linha de fundo. Ontem, ele achou que o lateral seria do Vasco e deixou a bola sair. Não é possível que Doriva e agora Roth achem ele melhor que Henrique, Lorran, Júlio César ou qualquer um improvisado, inclusive o Nei.

    Também não dá para entender o Vasco jogando como pequeno, insistindo na ligação direta para o ataque e só tomando alguma iniciativa já no fim do jogo, quando perdia e estava com 2 a menos. Era um jogo que melhor escalado e com outra postura, o Vasco poderia ter ganho.

  8. Com esse time jogando dessa maneira burra com os 11 atrás, sem jogadores pra puxar contra-ataques, sem laterais, sem meio-campo que faça a bola chegar com qualidade ao ataque e com as arbitragens sendo rigorosas somente contra o Vasco…

    Eu já fico aliviado e feliz se permanecer na primeira divisão!!!

    tá feia a coisa!!!

    Temos que melhorar muito para podermos almejar ficar no meio da tabela.

    E esse treinador aí, será que ele pensa que vai somar os pontos que o Vasco precisa jogando com o time todo atrás???

    Alguém precisa soprar no ouvido dele que o Vasco está no Z-4 e precisando de VENCER dentro e fora de casa!!!

    Se essa coisa coloca os 11 atrás contra a poderosa Chapecoense o que poderemos esperar dessa brilhante mente quando fomos enfrentar as equipes de ponta???

    Precisa ser um expert em Futebol para saber que o Vasco tem que ganhar da Chapecoense jogando em qualquer lugar???

  9. Retocando: para mim, o time para mim seria:Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio César; Serginho, Julio dos Santos (volante pela direita), Andrezinho (meia) e Guinazu (volante pela esquerda/meio campo losango); Riascos e Herrera.

  10. Só dou um desconto ao Roth pois ele chegou há pouco e ainda não conhece bem a situação de cada atleta. Mas… escalou mal, montou o time de forma pior. E aí, nas substituições, meu Deus! Um outo detalhe: para mim, Thales TÊM QUE SER TITULAR! Riascos estava muito mal, e deveria ter sido substituído, logo após o pisão que sofreu. Não enxergar a melhora da lateral direita com o Julio dos Santos é praticamente impossível. Afinal, não é para reforçar a lateral esquerda que ele pôs o Júlio César?
    Acorda Roth! Baseado no que nós vemos em campo, sem saber do dia a dia, está mal escalado, repito, e mal substituído.
    Mas, ele é que sabe o que acontece no dia-a-dia, repito.

    Sds /+/,

    JC

    P.S.: Alô amarelinhos-cocô! Alô muviadinhos! Alô “merdia de mierda”! O Vasco perdeu! Está na hora de esculhambar! Babacas!

  11. Aproveitando o título da coluna, temos nessa competição que pensar é em CURTO PRAZO e não existe outra opção. Já estamos quase com um terço das rodadas, e não se pode arriscar uma tragédia de rebaixamento. Três em apenas 8 anos não tem como aceitar e sequer pensar, pelo menos com o nosso clube. Todo o esforço de saneamento financeiro do Vasco, assim como a recuperação do patrimônio, e o belo trabalho que a administração atual esta fazendo fortalecendo as categorias de base, sofreriam a meu ver, um grande baque se ocorresse essa tragédia. O Vasco andaria para trás uns 3 anos, e ninguém quer isso, muito menos o Eurico e todo mundo que trabalha atualmente pelo Vasco.

  12. Bom Dia!!! por favor não aguento mais essa coisa horrorosa do Jhon Clay. Eurico mande embora. achar q Julio dos Santos é bom pelo amor de Deus, é o fim do mundo e a certeza a coisa esta feia mesmo. cadê as contratações depois do Andrezinho e Herrera? só não me digam q é esse Bruno gallo até porque o próprio presidente falou q traria jogador pra vestir a camisa e jogar. precisamos ser mais rápido nessas contratações pois já vamos chegar na metade do campeonato. assistir aos jogos do Vasco esta sendo um verdadeiro filme de TERROR.
    ______
    Onde na coluna você me viu dizer que “acho” o Julio dos Santos um bom jogador? Tenho certeza, o que é bem diferente e isso foi demonstrado em várias atuações dele com a camisa do Vasco. Se você entende que ele é lento, ok. Mas é óbvio que sabe jogar, entende o jogo, se posiciona bem em campo, retém a bola, não se contenta apenas com passes burocráticos, tal qual fazem seus dois substitutos e só não é titular do time se Andrezinho e Dagoberto se entrosarem muito bem no meio, ou após uma nova contratação teoricamente indiscutível no meio campo, que funcione na prática. Assim mesmo ainda poderia caber na função de segundo volante em determinadas circunstâncias.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  13. Só uma coisa:

    Não dá para analisar o Gilberto enquanto a bola não chegar com qualidade até ele. É certo que ele não é nenhum Romário mas enquanto não tivemos laterais para cruzar bolas decentes para ele e nem um meio criativo que faça a ligação com o ataque, a gente pode colocar até o Baixinho lá na frente que nada irá mudar.

    O Gilberto é um cara que luta o tempo todo mas artilheiro vive de gol mas também para isso as bolas tem que chegar até ele. Do jeito que está fica difícil mesmo.

    E eu não aguento mais ver o Vasco jogando como um time de terceira divisão dando bico pra tudo que é lado. Me ponham no lugar do Celso Rotj que eu faço melhor do que isso.

  14. O que me dá mais raiva é que só no futebol profissional o Vasco tá na merda!!!!! Nos outros esportes e nas categorias de base todo dia somos campeões de alguma coisa!!!! Se essa merda de futebol profissional estivesse pelo menos no meio da tabela hoje, não teriamos nenhum problema!!!!!!

  15. Sergio vc falou sobre uma porrada de coisas, vou tentar simplificar:

    arbitragem: ninguém me convence que o arbitro ficou afastando os jogadores porque tinha alguém no ouvido dele dizendo oq ue ele tinha que fazer!!!!!! arbitro agora virou andróide!!!!!!!, pro Vasco agora existe o desafio eletrõnico que tem no volei e no futebol americano, mas só pra fuder o Vasco!!!!!!!!

    ou se tira este ponto eletrônico da orelha do arbitro e deixa ele apitar por convicção ou se institui o replay eletrônico pra todos!!!!!, pois do jeito que está é manipulação pura!!!!

    objetivo: em 19 jogos (1o. turno) precisamos ganhar no mínimo 7!!! ou seja, faltam 8 jogos e precisamos ganhar 5.

    ataque depende do meio campo, e meio campo com john clay/biancuchi e julio cesar na esquerda pra municiar o ataque fica dificl, eles tem perfil mais defensivo. portanto o ataque não funciona porque não é acionado, ainda que seja acionado, o gilberto não é nenhum craque, assim como thalles e rafael silva, riascos é o que tem melhor preparo fisico de todos eles. não é nenhum demérito do Vasco, O FUTEBOL BRASILEIRO FOI DESTRUIDO PELA LEI PELÉ!!!!!!!! PONTO!!!

    ontem levaamos gol de bicicleta de um zagueiro que nunca mais vai fazer um gol assim, e quem sai na frente geralmente vence, pois TODOS OS TIMES SÃO FRACOS, COM RARAS EXCEÇÕES!!!!

    alguns jogadores caem de produção após um titulo, isso é natural, espero que julio dos santos, dagoberto, rafael silva, voltem a brilhar, o que não é o caso agora e os reforços que estão há muito tempo parado/ futebol mais fraco estejam bem :andrezinho, herrera e eder luis.

    na lateral esquerda é henrique e cristiano, julio cesar tem que jogar no meio pra ajudar estes 2. principalmente em jogos fora de casa.

    já se passaram 11 rodadas e é preciso dar um corte nesta merda de arbitragem da flalgobo antivasco….a coisa salta aos olhos!!!!!!

  16. Parabens sergio pelo comentário lucido o time é fraco,claro que sim,mas não esta abaixo de muitos elencos que hoje disputa o campeonato o que esta faltando é postura dentro do campo avançar as linhas de marcação até porque fazendo isso compensara a lentidão do meio campo, mas gostaria de saber , qual é o “MISTÉRIO”que no Vasco não se aproveita os garotos da base ai você pode me responder temos o jhon clay, o talles; ficou provado que o jhon clay precisa ser emprestado para outro clube para ver se lá ele resolve jogar futebol sem pressão de um grande clube como Vasco, o talles sinceramente eu se fosse treinador do Vasco barraria o gilberto e daria mais uma chance para ele. voltando a base temos ai garotos se destacando no juniores Andrey, Evander sendo esse ultimo de uma categoria rara e parece que estão esperando não sei o que para subi-lo para o profissional “como dizia o profeta quem é bom já é bom desde do ovo” quando estava na iminência da demissão do doriva eu sugeri o nome do Emerson Leão pois o mesmo gosta de dar oportunidade aos garotos da base independente da idade e sim pelo seu futebol.SV

  17. Sérgio, pra mim futebol é momento físico e emocional. Julio dos Santos não estava bem. Talvez por jogar em posição que não é a sua. Mas isso se impõe com conversa. Dagoberto é segundo atacante. Não é meia. Julio César é lateral e Madson… esquece. Não serve nem pra reserva da Chapecoense. O Vasco precisa de mudança radical. Barrar Gilberto, Madson, Charles, Luan , Cristianno. Não dá mais pra eles nesse momento.
    Abs e SV
    _____
    Olá Jan Rezende,

    Julio dos Santos se adaptou muito bem na função de meia direita, sendo o responsável, junto a Madson, pela principal ação ofensiva do Vasco desde o estadual. Ele caiu com o time no início do Campeonato Brasileiro, mas não havia razão para ter perdido a posição para Biancucchi após o jogo contra o Atlético-PR, partida na qual não comprometeu em campo.

    Foi reserva nos últimos cinco jogos do Vasco, perdeu a motivação e só entrou razoavelmente bem contra o Avaí.

    No início do ano ele conquistou seu espaço, tendo iniciado como reserva no estadual e ganhado a posição a partir do clássico contra o Fluminense, quando atuou muito bem, ratificando boas apresentações durante a competição, terminando-a como a melhor opção do Vasco no meio campo, apesar das badaladas contratações de Marcinho e Dagoberto.

    No atual time do Vasco, ainda sem os reforços, não há justificativa para a manutenção de Biancucchi ou Jhon Clay em seu lugar.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  18. Concordo com os comentários do casquista Luis Filipe e acrescento o seguinte. O meio-campo do Vasco é muito lento. O treinador Celso Roth precisar insistir nos treinamentos em acelerar muito a transição do meio campo para o ataque. Os jogadores do Vasco precisam aumentar a velocidade do toque de bola no meio. Isso exige aumento de preparo e muito treino tático! Precisamos de jogadores muito velozes no meio. Em relação ao nosso atacante Gilberto eu o acho um bom jogador mas está muito mal, desaprendeu a dominar a bola. Quando ela chega ele mata de canela e a bola volta ao domínio do adversário. Ontem, durante a triste partida diante da ridícula Chapecoense, ouvir a torcida adversária gritar “ao, ao segunda divisão” para o Vasco foi foda! O treinador precisa entender que o Vasco deve entrar com postura de vencedor como sempre foi, seja em casa ou fora e seja quem for o adversário.
    Estou na torcida pela recuperação o mais rápido possível. A mim preocupa o percentual de aproveitamento e o saldo negativo de gols! Esse quadro precisa ser revertido rapidamente.
    Saudações Vascaínas
    Carlos Frederico Trotta Matt.

  19. Bem lembrado aqui e eu havia me esquecido de mencionar.
    O RATO do apito, só deu o vermelho ao Cristiano por conta da pressão dos jogadores da chapecoense. E ele “tchum”! Entubou. O que mais me impressiona é que não têm um “mérdia” para falar a verdade. Ele colocou a mão no bolso para dar amarelo, os jogadores pressionaram ( quase deram-lhe um “tapa na cara” ) e ele mudou o bolso. Teve um jogador que literalmente tirou a mão dele do bolso da camisa, quando ele ia dar o amarelo! E aí ele deu o vermelho. É só ver o video tape, e mais nada.

    Sds /+/,

    JC

  20. Excelente análise.

    Eu, se fosse acrescentar alguma coisa só lembraria que estou aguardando o meninos Evander e o Lorran já com os marmanjos de cima. Também eu proporia uma revisão física no Riascos para ver porque ele não está aguentando bem os 90 minutos (observação pessoal). Técnica com somente velocidade e força geram uma deficiência meio incômoda hoje em dia. A resistência e a capacidade de concentração são fundamentais também.

  21. Sergio,

    Coluna perfeita. Acho só que a preocupação maior, concordando com o post de alguém acima, e o curto prazo. Aliás o curtíssimo. O jogo contra o São Paulo é fundamental, seria em casa se não houvesse punição. Mesmo mal o São Paulo tem um bom time e o Vasco recentemente não tem sido feliz em confrontos com São Paulo. Posso estar exagerando mas ja deveria ser montado um esquema especial para tirar o time da zona de rebaixamento. O campeonato não está mais no início.

  22. O Vasco precisa ganhar dos Bambis em Brasília,nenhum outro resultado interessa!
    Júlio César tem que passar a ser titular na lateral esquerda!
    Júlio dos Santos junto com Andrezinho no meio campo,Guiñazu e Serginho de volantes.No ataque Herrera e Dagoberto(Riascos entra se Daboberto tiver jogando mal).

  23. Excelente texto, Sérgio (Memória Viva do VASCO – doa a quem doer)

    Eu colocaria o Julio dos Santos como quarto homem de meio campo, caindo mais pela direita, pois, encostaria mais nos atacantes, para dar passes mais assertivos e daria a possibilidade de mais avanços por parte do Mádson e, também, foi assim, jogando nessa posição, que ele fez vários gols na Libertadores passada.

    O VASCO, conseguindo recuperar alguns atletas, ficará com um elenco mais forte.
    Se o Dagoberto se recuperar e voltar a jogar a bola que sabe, o Éder Luís voltar bem, o Andrezinho e o Herrera derem certo, teremos um elenco forte.

  24. Sergio, eu entendo que vc considere o Dos Santos a melhor opção que temos no momento. E este é o nosso grande problema. Contar com Dagoberto voltar a jogar o que sabe? Ele nubca foi meia. Enfim… vamos em frente. Torcendo muito para sairmos o mais rápido desta situação. Que consigamos superar as dificuldades que virão.
    Abraços e saudações vascainas!
    ______
    Dagoberto é o típico meia atacante. Com mais pernas fazia bem a dupla função. Hoje, talvez mais acomodado, prefira jogar na frente. Lembro-me dele no bi e tri do São Paulo em 2007 e 2008, atuando nesta função por diversas vezes e foi quando teve maior destaque. Um atleta que se lesionou muito e talvez não possa mais cumprir aquele papel. Como meramente um segundo atacante terá a concorrência de Herrera, Riascos e Eder Luís (caso este último volte em plena forma).

    Abraço,

    Sérgio Frias

  25. Acho q com o que temos hj, dá pra terminar entre os 10!!
    Time: Martin. Madson, Rodrigo, Anderson Sales, Julio César. Guinazu, Serginho (ou Lucas), Andrezinho, Dagoberto (Julio dos santos opção no bco). Riascos e Herrera (Gilberto e eder luis opção bco)!!
    Eu tbm subiria com Cosendey, Evander e Kaiser da base… São bons de bola!
    SV

  26. Inversão de valores.

    O Vasco jogou como pequeno (com 11 atrás dando chutão sem “saída de bola”) e o Cha-pe-co-en-se como time grande. Não demos um chute perigoso no 1º tempo, enquanto o adversário nos pressionou tendo vários tiros de canto. Eles só não venceram a 1ª etapa por uns 3 a 0 porque são ruins. Mesmo o Vasco todo atrás o adversário teve espaço para jogar a vontade perto da nossa área.

    “Um” jogador mal escalado (por mais que tenha consequências diversas) não pode justificar que todo o time seja anulado contra um time pequeno. Tão pouco o problema ser desfalques, já que o Chapecoense jogou sem 3 titulares, afora 3 reservas imediatos. A folha salarial do Vasco é muito maior que o time Catarinense e eu entendo que o time reserva do Vasco tem a obrigação de ganhar um confronto dessa natureza.

    Irrita e da nojo quando treinador ou jogador diz ser difícil jogar na casa de determinado time pequeno. Fora de casa (contra grande), Chapecoense venceu o Cruzeiro, Ponte venceu o Vasco… Se eu fosse presidente proibiria esse discurso, o Vasco tem obrigação de vencer em qualquer lugar das galáxias, a começar por São Januário. Respeitar demais o adversário já é começar o jogo perdendo de 1 a 0.

    [ABSURDO!] Estatística 1º Tempo
    Finalizações: Chape 10 x 5 Vasco
    Chance real: Chape 6 x 0 Vasco
    Fonte: globoesporte.com

    Hoje em dia perder para time pequeno é encarado de forma “normal”. Jamais pra mim!

  27. INSISTO EM AFIRMAR QUE O LANCE EM QUE CRISTIANO FOI EXPULSO ONTEM, FOI MARCADO POR UM ÁRBITRO QUE FOI AQUELE JOGO PREMEDITADAMENTE PARA PREJUDICAR O VASCO. NÃO ERA PARA EXPULSÃO, UM ZAGUEIRO DO VASCO VINHA NA COBERTURA, E, DESCULPE-ME O AMIGO SÉRGIO MAS O ATACANTE DA CHAPECOENSE NÃO SAÍA NA CARA DO GOL. ENTENDO DE FUTEBOL A MUITO TEMPO, E, SÓ SE ENGANA QUEM QUER, EXISTE SIM UMA PERSEGUIÇÃO AO VASCO, E, SE NÃO NOS MOBILIZARMOS VAMOS SER NOVAMENTE REBAIXADOS. NÃO SE ESQUEÇAM QUE OS MULAMBOS ESTÃO MUITO PRÓXIMOS A NÓS, E A CORJA NÃO VAI TITUBEAR EM NOS PREJUDICAR PARA BENEFICIAR O CLUBE DO DEMÔNIO. FALAR SIMPLESMENTE QUE O RESPEITO VOLTOU NÃO ADIANTA NADA, SE ESSE RESPEITO NÃO SE REFLETIR DENTRO DO CAMPO. NÃO QUERO QUE O MEU TIME SEJA BENEFICIADO EM NADA, PORÉM EXIJO QUE NÃO SEJA PREJUDICADO, E, NÃO ACEITO DA PARTE DE EU PRESIDENTE UMA PASSIVIDADE COVARDE COM RESPEITO A ESSE ASSUNTO, ACEITARIA DE QUALQUER UM, MENOS DELE. ESTE CLUBE É ELITE NESTE PAÍS, NÃO SOMENTE NO FUTEBOL, MAS EM TUDO, PRINCIPALMENTE NO QUE CONCERNE A VALENTIA, AUTRUISMO E CARÁTER. ATENTEM PARA O QUE ESTOU RELATANDO, E DEPOIS NÃO ME VENHAM COM LAMENTAÇÕES INFRUTÍFERAS. SAUDAÇÕES VASCAÍNAS VERDADEIRAS E NÃO COVARDES, ALIÁS ACHO QUE S COVARDES JÁ FORAM EXPURGADOS DESSE CLUBE A ALGUM TEMPO.

  28. Não sei quanto custariam, mas o Kaiky do ABC de Natal e o Ilsinho, ex-São Paulo, que estâ voltando da Ucrânia, jogam bola.

  29. “Quanto aos torce contra, deixemos que sofram com as vitórias do Vasco. Como o destino do clube é vencer mais que perder, o sofrimento será um sentimento que não poderá parar, conforme o clube vá se recuperando na competição”.

    Será Sérgio Frias? Sejamos racionais, infelizmente se o Vasco não cair será por muito pouco, o Vasco não joga mal, joga horrível.
    O Eurico, a quem admiro muito e vibrei e vibro com sua volta, tende a cumprir suas palavras, mas uma ele não está cumprindo…” O Vasco não passará sufoco”, estamos passando.
    Não adianta esbravejar que o Vasco não cai, eu digo …se continuar jogando como está cai e cai feio. Seria uma pena uma queda do Vasco para um dirigente tão vitorioso como o Eurico e a uma gestão que começou tão bom trabalho. No mais é isso, eu mesmo não estou tão confiante em uma arrancada do Vasco. É sofrer até dezembro e torcer para que termine fora da zona de rebaixamento.
    ______
    Seu comentário carece de um pouco mais de racionalidade, Bruno, afinal o Vasco iniciou sua recuperação na competição, já esteve há seis pontos do último colocado antes da zona de rebaixamento e hoje está a um ponto dos dois últimos fora dela.

    Além disso, o clube não contou ainda com seu goleiro titular desde o início da reação, com um titular na zaga, um meia atacante titular (Dagoberto) e embora tenha feito duas novas contratações (Andrezinho e Herrera), ambos só vão começar a atuar a partir da próxima quarta-feira.

    Que o time tem problemas é nítido, e um deles é a não escalação do melhor entre os três meias que atuam pela direita, no caso Julio dos Santos, tendo sido dada sua vaga a Biancucchi e Jhon Clay naquele setor.

    Dizer que passaremos sufoco o campeonato todo, antes de ver em ação os novos contratados e sem a equipe poder contar com seu time titular é adivinhação. Pura adivinhação.

    Hoje o líder Sport empatou com um pênalti no fim diante do bravo Avaí, o Goiás, que namora a zona empatou com o Corínthians em Goiânia, o Flamengo de Sheik perdeu em casa para o Figueirense, o Santos foi para a zona de rebaixamento após perder em casa para o Grêmio e o campeonato até aqui mostra um nível técnico baixo com a exceção de alguns poucos times. O fato é que o Vasco demorou a vencer, demorou a “entrar” no campeonato.

    Correr atrás do prejuízo é o ônus causado pelas cinco derrotas consecutivas sofridas, entre a quarta e oitava rodadas, mas tal prejuízo não precisa ser descontado em 27 rodadas, pode sim ser descontado em menos tempo.

    O Vasco, quando teve comando, jamais precisou de pontos nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro para permanecer na primeira divisão. O problema é se ter como referência a situação do Vasco vivida pelo clube quando não teve comando.

    Por algumas vezes o Vasco iniciou a competição de forma péssima como em 1986, 1990, 2004 e 2005, mas se recuperou no decorrer das respectivas competições, justamente porque tinha comando, como tem agora.

    Os salários estão em dia, novos atletas ainda virão, vários contratados não estrearam, como já disse, e a torcida ainda não compareceu aos jogos como devia. Pergunto: se a torcida vê uma situação tão difícil como a que você narra, por que não apoia o time em massa, a fim de reverter o quadro? Ora, porque no íntimo entende que o time não vai cair e que esta é apenas uma má fase. Se você me disser que ela, a torcida, entregou os pontos no turno do Brasileiro, logo depois de o Vasco ter sido Campeão Carioca após 11 anos, estamos diante de um legado deixado por quem rebaixou o clube duas vezes e talvez tenha acostumado muitos nessa trajetória.

    Para se ter uma ideia de como funcionam as coisas com o clube tendo comando, o Vasco jamais frequentou a zona de rebaixamento do Brasileirão no segundo turno da competição, antes da entrada do MUV no poder. Se por acaso isso vier a ocorrer em 2015 será um fato inédito.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  30. VERDADE SEJA DITA. ESTE ELENCO É MUITO FRACO. EU GOSTARIA DE SABER O NOME DA MÃE-DE-SANTO QUE DISSE AO CRISTIANO QUE ELE SERIA JOGADOR DE FUTEBOL. JOHN CLEY INOPERANTE. MEIO-CAMPO INEXISTENTE, COM EXCEÇÃO DO TREM DESGOVERNADO GUIÑAZU. MUDOU O TÉCNICO, MAS NADA MUDOU EM TERMOS TÁTICOS. ALERTA VERMELHO LIGADO! EU SABIA QUE O REMÉDIO IRIA SER AMARGO, MAS NÃO PRECISAVA SER TÃO INTRAGÁVEL.

    NO MAIS, NA EXPECTATIVA DE MELHORAS URGENTES.

    PUTO PRA CACETE;

    DESPEÇO-ME.

  31. Serjão ótima análise, mas em um time que tem Jhon Cley ou Biancucchi e Julio Cesar no meio de campo o Julio dos Santos não pode ficar de fora, com todas as deficiências que ele possa ter. Acho que a escalação está equivocada. Deu certo contra o urubu (Julio Cesar no meio) porque era o primeiro jogo e o Vasco precisava reforçar o lado esquerdo, a partir daí não faz sentido. Para culminar sofremos com as ausências por terceiro cartão, lesões e seleção do PAN. Tomara que a chegada dos novos jogadores e a recuperação dos outros mude o estado de coisas. O Vasco tem um time que mesmo aquém das suas tradições não é inferior a grande maioria dos que estão no campeonato. É só uma questão de tempo.
    Abs

  32. Acho que não devemos debitar a derrota a arbitragem não. Acompanho todas as partidas e o que acho é que nossos jogadores continuam reclamando as acintosamente dos árbitros e ganham muitos cartões bobos. Até agora também não entendi porque num início de tempo o time subiu todo deixando o Cristiano naquela situacao. Não gosto dele não, mas aquilo não foi culpa dele. Com relação às escolhas dos técnicos realmente deixa a desejar. Vários jogadores cria da casa, por exemplo, são muito superiores aos que estão jogando mas, é como se não existissem. Será que está sendo formada uma geração para outros clubes ao invés do nosso? Essa desculpa da idade, inexperiência, blindagem entre outras não cola. Vários foram os jogadores que entraram nos seus times com 16 e 17 em meio a crises e decolaram. Porque no Vasco não pode? Porque insistir com John Clay na posição errada? Julio dos Santos de meia ao invés de Volante? Um lateral na meia direita? O time que iniciou o ano com várias promessas jovens agora amarga as últimas colocações e não entende que é melhor e mais barato ir atrás de sua própria base. Todo reforço é bem vindo, só que chamar Dagoberto e cia de reforço, quando parece mais velhinhos em busca da enfermaria. Isso é dose ! Acho portanto que a solução está em casa. Se é para fazer figura soesse brasileiro, apenas ficando longe do rebaixamento que se faça isso formando um elenco para o ano que vem. Não custa lembrar que depois desses supostos reforços pós carioca o time simplesmente piorou ao invés de melhorar. Está na hora de acordar e a hora é agora. Daqui a pouco acaba o turno e aí, continuando assim o que veremos é luta pelo não rebaixamento.

  33. O Vasco precisa vencer o São Paulo, porque a coisa começa a complicar. Vamos a Brasília trazer os três pontos.
    Júlio dos Santos precisa ser o titular. Ou arrumem alguém melhor.

  34. Bem, não gostaria de bater na mesma tecla, mas time que joga na base da ligação direta não chega a lugar algum.
    Quando falam em que a bola vai e volta, como se batesse numa parede é o reflexo deste comportamento.
    Até nos arremessos laterais o time abdica de ficar com a bola. Força e a entrega para o adversário. E tome mais contra-ataque. Até cobrar lateral para fora, no penúltimo jogo, foi feito duas vezes – by Christiano.
    Todos os passes são na vertical. Não trabalhados. É foda para um atacante ter que dominar uma bola mal passada, de costas para o gol adversário e construir a jogada de perigo. Não tem tempo.
    Fala-se que a marcação melhorou. Discordo.
    Marcar depois da linha do meio não e marcação. É aglutinação.
    Nessa brincadeira – futebol – não se pode sair da frente. Logo…
    Jogada emblemática:
    2º tempo. Saída do Vasco. Um toque pra frente. Um pra trás.
    Neste terceiro toque a bola é alçada, rifada, como sempre, para um jogador a meio metro da linha de lateral no campo adversário. O cronômetro marcava 0:04m.
    O lateral é cobrado pelo adversário que trabalha rapidamente a bola e lança por sobre a zaga, pelo meio. O último jogador da defesa, talvez pela sua posição natural, à esquerda, já que a jogada se desenrolara pela direita, permite que a bola também o cubra. Não se antecipa.
    Se precipita. Faz o mais fácil: a falta – by Christiano.
    O juizão não titubeia, claro, é contra o Vasco. Cartão vermelho.
    O cronômetro marcava: 1 minuto e alguns poucos segundos.
    O time deu a saída, não ficou mais de 4 segundos com a bola. Entregou-a ao adversário. Totalmente desnecessário. Reinício de jogo. Bola no meio de campo…
    À partir daí foi fácil prever o desfecho.
    Não vou falar de Jhon Clay.

  35. Se o time em campo não ajuda, em boa parte, é porque é acuado pela arbitragem…
    Não enfrentar este problema é relegar o Vasco novamente a segundona….

  36. LAMENTO MAS DISCORDO EM VÁRIOS ASPECTOS. NÃO APENAS TOMANDO POR BASE O QUE OCORREU EM CHAPECÓ.. MAS DE MODO GERAL NAS APRESENTAÇÕES DA EQUIPE.

    1 – LATERAIS SÃO COMPONENTES DO SISTEMA DEFENSIVO DE QUALQUER TIME. LATERAIS APOIAM QUANDO NECESSÁRIO. MAS LATERAIS NÃO SÃO ATACANTES.. ELES APARECEM QUANDO HÁ UMA OPORTUNIDADE.. NO VASCO AMBOS OS LATERAIS TEM FUNÇÕES DE PONTA. SISTEMICAMENTE.

    TODOS OS TIMES JÁ PERCEBERAM ISSO E USAM MUITO BEM CONTRA NÓS.

    2 – O JULIO DOS SANTOS TEM ALTA DOSE DE ERROS.. SEJA PORQUE O TIME É DESESTRUTURADO OU PELO QUE FOR.. ERRA MUITO.

    3 – O CRISTIANO… INCRÍVEL COMO ESSE RAPAZ ERRA. SEJA NA MARCAÇÃO, SEJA NO APOIO.. E NESSE CASO O PIOR.. ELE JOGA PARA SÍ, SEMPRE TENTANDO CONCLUIR A GOL.. DESCONHEÇO SE ALGUMA VEZ ELE CONSEGUIU FAZER 1 GOL APENAS..

    NESSE QUESITO O LATERAL DIREITO SE SAI MELHOR, PORQUE FAZ O CERTO: MANDAR A BOLA PARA OS ATACANTES CONCLUIREM..

    ALIÁS.. ISSO DEVERIA SER SACERDÓCIO: ATACANTE TEM A MISSÃO DE FAZER GOALS.. OS DEMAIS, SERVI-LOS.. E QUANDO OPORTUNO, OS DEMAIS PODEM E DEVEM CONCLUIR.. MAS PRIMEIRAMENTE SERVIR AO ATAQUE.

    NÃO É POSSÍVEL UM TIME QUE TEM PÂNICO DE CONDUZIR A BOLA.. O TIME DE MODO GERAL SE DESFAZ DA BOLA SEM SEQUER OLHAR QUE PODEM DOMINA-LA E PASSAR PARA UM COMPANHEIRO..

    ESSE COMPORTAMENTO É TÍPICO DE TIME ESTRESSADO COM MEDO ( É ATÉ RAZOÁVEL ISSO) DE PERDER A BOLA E COMPROMETER..

    NA MINHA OPINIÃO FALTA APENAS O TIME TREINAR TOCAR A BOLA.. EXAUSTIVAMENTE.. NÃO ADIANTE NADA DAR BOMBÃO PRA FRENTE E ENTREGAR A BOLA PARA O ADVERSÁRIO..

    O TIME ESTÁ DESORGANIZADO.. QUASE SEMPRE CORRENDO ATRÁS DA BOLA E OS DOS ADVERSÁRIOS..

    NÃO HÁ NECESSIDADE DE FICAREM FEITOS UNS LOUCOS CORRENDO ALUCINADAMENTE E TENTANDO JOGADAS RÁPIDAS SEM FUNDAMENTO, NA MAIORIA DAS VEZES.. E POR ISSO PERDEM A BOLA E CAUSAM UM TRANSTORNO ENORME NO SISTEMA DEFENSIVO..

    O TIME PRECISA TER CALMA… JOGAR AGRUPADO… TOCAR A BOLA.. ATACAR DE FORMA MAIS CONSISTENTE E DEFENDER DE FORMA CONSISTENTE..

    CLARO QUE OS NOVOS CONTRATADOS IRÃO SOMAR MUITO.. MAS SE O SISTEMA FOR BUMBA MEU BOI.. NEM COM SOARES, MESSI E NEIMAR..

    COM CERTEZA O MEDO DE PERDER, ESTÁ PREJUDICANDO O TIME E FAZENDO COM QUE ELES SE ATRAPALHEM… ACHO QUE ESSE É O PONTO PRINCIPAL.. PÂNICO DE PERDER.. ISSO É MUITO PREJUDICIAL A EFICIÊNCIA..

    PENSO QUE SOMENTE ESSA ORGANIZAÇÃO DO TIME TOCANDO A BOLA NOS TRARÁ MELHORES RESULTADOS.. O ELENCO É BOM.. NADA MUITO PIOR QUE QUALQUER OUTRO DO CAMPEONATO..
    ____
    Olá,

    Em relação ao item 1 tenho visto a participação dos laterias mais como elementos surpresa do que como vinha ocorrendo antes. E Madson, caso Julio dos Santos estivesse no time, certamente apareceria mais como este elemento surpresa. Os laterais, no futebol moderno, são a válvula de escape de qualquer time e o Vasco não anda aproveitando a sua, principalmente pelo lado direito.

    Sobre o item 2, penso o contrário. A memória recente talvez nos leva a recordar a partida contra o Sport, mas no jogo contra o Avaí entrou bem. É um atleta que não se limita aos passes burocráticos, que desenvolve o jogo, enfia bolas e pode ser criticado pela cadência, mas não pela desenvoltura. Não há explicação plausível para ser reserva de Biancucchi ou Jhon Clay, diante de sua capacidade de jogo e dos demais.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  37. O time do Vasco não é ruim, o problema está no meio campo armador e a falta do craque referência que desequilibre!!

    Esse meio campo armador do Vasco é de deixar até remédio doente, CRUZ CREDO!!

  38. AMIGO CASTRO, COM TODO O RESPEITO DIGA-ME DE QUE O JHON CLEY RECLAMOU, O CIDADÃO NÃO DISSE UMA PALAVRA, APENAS DEPOIS DE SER “DERRUBADO” PELO ADVERSÁRIO, OLHOU PARA SUA SENHORIA, O QUE FEZ COM QUE O CANALHA DO ÁRBITRO DESSE UM CARTÃO AMARELO PARA ELE. ME PERDOEM OS COLEGAS QUE AQUI POSTAM SUAS OPINIÕES, MAS INSISTO, ACORDEM ANTES QUE SEJA TARDE DE MAIS, ESSA ARBITRAGEM SIM, VAI REBAIXAR O NOSSO TIME. ESTÁ CERTO QUE O TIME DO VASCO NÃO É NENHUMA MARAVILHA, MAS NÃO É PIOR DO QUE SETENTA POR CENTO DOS TIMES QUE DISPUTAM ESTE CAMPEONATO. ACORDE DIRETORIA PARA ESTA MANIPULAÇÃO DA ARBITRAGEM, A PROSTITUTA DA GLOBO ESTÁ DOIDINHA PARA LIVRAR SEU APADRINHADO DO REBAIXAMENTO, DEPOIS NÃO DIGAM QUE NINGUÉM AQUI AVISOU SOBRE ESTA CANALHICE. SAUDAÇÕES VASCAÍNAS.

  39. Temos que ser mais realistas. A diretoria precisa acionar o plano C, de contratação. Tem que arrumar dinheiro não sei aonde e como, nem que seja pedindo pra torcida, mas se não corrermos passaremos por um risco de rebaixamento. O Eurico pensou neste plano C. Tenho certeza. E a hora chegou. O cobertor está curto e agora é a hora de priorizar o futebol. É urgente. Um tv rebaixamento seria uma tragédia! Precisamos de quatro reforços: dois meias ofensivo, um centroavante e um volante técnico. Abraços

  40. ATENTEM, NÃO ADIANTA DE NADA CONTRATAR, PROCURAR QUALIFICAR O ELENCO, E, SER “AFANADO” EM TODO OS JOGOS POR UMA ARBITRAGEM CONDUZIDA PARA PREJUDICAR O NOSSO TIME, NÃO ACREDITO QUE A MAIORIA DOS VERDADEIROS VASCAÍNOS NÃO ENXERGAM O QUE ESTÁ PAUTADO POR ESTA COMISSÃO DE ARBITRAGEM, OU SEJA, PREJUDICAR O VASCO A PONTO DE REBAIXAR O NOSSO GIGANTE. TODOS SABEM QUE QUEM COMANDA ESTE LIXO DESTE CAMPEONATO É A EMPRESA DO DIABO, A VÊNUS PLATINADA, A DIFUSORA DA DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA, DOS BONS COSTUMES, DA LEGALIDADE E DA ÉTICA. ABRAM O OLHO.

  41. Vendo os jogos do Vasco, constatações:

    – não dá mais neste campeonato para insistir com J.Clay e Talles;
    – Cristiano ainda dou um crédito, poderiam tentar o Henrique;
    – aguardando a volta do goleiro titular e as contratações (Andrezinho e Herrera);
    – o Eurico precisa novamente dizer que o Vasco tem que jogar pra frente (melhor organizado);
    – o Vasco precisa enquadrar arbitragem, está nítido desde o primeiro jogo contra o Goiás que estão armando contra o Vasco.

  42. Caros amigos

    Entendo que já esta na hora do “megafone” na porta dessa confraria, chamada CBF (dá lhe FBI !!!!), cuja sigla deveria ser CBE: Confederação Brasileira de Empresários.
    02 pênaltis não marcados contra o Inter, 01 pênalti escandaloso no jogo com o Sport, quando o jogo estava empatado e já na metade do segundo tempo.
    Dezenas de faltas não marcadas a favor do Vasco, em TODAS as partidas, algumas resultando em cartões amarelos, como o recebido pelo Jhon Cley, após sofrer falta não marcada (sendo jogador do Vasco, basta levantar as mãos, para ser punido, ou falar “caramba”) e logo na sequencia, em uma falta normal de jogo, o segundo amarelo, resultando na segunda expulsão, na mesma partida, sendo que na primeira expulsão, a interpretação” recorrente dos sopradores de apito (o de ontem parecia um bailarino, tentando parecer sério ), é de cartão amarelo.
    Definitivamente, apos o processo avassalador de destruição, dessa coisa que foi batizada de “novo vasco”, não temos, o que sempre tivemos, por décadas:
    Um time de futebol em condições de enfrentar os ll adversários + o SECULAR “código de arbitragem especial para os jogos do Vasco”.
    Algo precisa ser feito e com urgencia
    _____
    De fato, esqueci de narrar no texto os dois pênaltis cometidos pelo Inter-RS no jogo contra o Vasco em São Januário. Principalmente aquele sobre Guiñazu.

    A expulsão do Jhon Clay pareceu-me também exagerada, mas devemos cobrar o mesmo tratamento contra os adversários do Vasco, principalmente em São Januário. Para isso há de se fazer pressão favorável ao time nos jogos disputados lá e um fator fundamental para isso é o comparecimento do torcedor, que hoje paga o preço mais baixo possível de ingresso (o mínimo estipulado pela CBF) e mesmo assim não comparece ao estádio.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  43. Certo Sérgio, sempre muito inteligente. Porém, no momento quem está sofrendo não é quem torce contra e sim quem torce a favor. Confesso que tenho sofrido um bocado, mas espero essa recuperação… médio a longo prazo.
    _____
    Quem torce contra deve sofrer em todos os jogos. E imagine. Na vã esperança de um dia o Vasco ser rebaixado novamente para tentar justificar discursos defendidos por mais de 15 anos. Este sofrimento, como narrei no texto, não pode parar. Já o de quem torce a favor, depende mesmo de uma recuperação na competição, hoje mais próxima que há 10 dias por toda a conjuntura de fatores desde então.

    Sérgio Frias

  44. É triste, muito triste assistir aos time do Vasco jogar. Um clube do tamanho do Vasco não pode jogar na retranca contra a Chapecoense. E sem esse papo de respeitar o adversário. Tem que entrar em campo e deixar claro quem está ali. Em vez disso, o que se vê é um time covarde, que não agride, esperando i tempo passar para garantir um empate “heroico”.

  45. Sei que o Vasco esta mal, mas discordo de alguns opinioes aqui postada, digo que vamos ganha do sao paulo e iremos sair da zona na proxima rodada… eu acredito!!!

  46. Sobre uma série de comentários que tenho visto dizendo que o time é fraco, entendo que o campeonato é fraco, o futebol brasileiro como um todo está fraco e com as novas contratações já sacramentadas de Herrera e Andrezinho e mais uma ou duas do meio para frente o Vasco terá um time do mesmo nível da maioria esmagadora dos que disputam a atual competição.

  47. Sergio, o futebol brasileiro está fraco porém nosso time está mais fraco do que a média dos participantes do campeonato. Concordo que em matéria de elenco há carência em todos. Entretanto o Vasco hoje não tem sequer 11 titulares vez que muda a cada rodada. O problema do Vasco é esse. Não existe ainda um time definido e ai quem joga entra com prssao dupla. Ganhar ou perder a vaga. Tem esse problema na lateral, no gol, no ataque e meio campo, ou seja, somente os dois zagueiros,Serginho e Guinhazu, mais o Madson entram em campo com status de titular o resto faz parte do troca troca semanal de jogadores e ai… No dia que tivermos um time inteiro sem se preocupar com a interinidade ai sim, psicologicamente a coisa vai fluir. Agora, jogar mal um jogo, no outro e sacado, depois volta e é sacado para o próximo jogo. Que base é essa? Tem que ter um time base… Esse é o pior problema, sem esquecer a questão do meio campo que carece de ofensivos habilidosos para não vermos mais o que vimos no sábado.
    ______
    Está no mesmo nível de vários, mas a mudança no comando técnico, a volta de atletas contundidos ou impedidos momentaneamente de jogar, mais a estreia dos novos reforços devem comprovar isso.

    Mesmo assim, entendo que ainda há de se contratar.

    Martin Silva; Madson, Luan, Rodrigo, Julio Cesar; Guiñazu, Serginho (Lucas, Bruno Gallo), Andrezinho (Julio dos Santos), Andrezinho (Dagoberto); Herrera (Riascos, Éder Luís), Gilberto. Este elenco já está no mesmo nível ou em nível superior ao da metade das equipes que disputam a competição, independentemente da posição que ostentem hoje. Um outro meia e um centroavante seriam bem vindos para garantir uma campanha mais regular ainda, que é necessária dado o péssimo começo do time na competição.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  48. Caro Sergio,

    Esse atual time do Vasco é horroroso. Pior do que o do ano passado quando disputamos a segundona. Não é possível um Clube como o Vasco escalar esse Charles que não dá nehuma segurança ao time e à torcida. Julio Cesar, Jonh Clay, Julio dos Santos não tem vaga em time de pelada. Riascos não participa do jogo. Gilberto é um poste lá na frente. Como pode o Vasco pagar a um treinador – Celso Roth – que todos sabemos que tem data de validade e insite em escalar esses caras. Aliás, o Vasco não tem elenco e aqueles que lá estão são todos medíocres, na verdadeira cepção da palavra. Ouso dizer que o Vasco é o pior time do brasileirão, disparado; todos os outros perdem também, mas pelo menos jogam futebol. Não tenho dúvida alguma que seremos, mais uma vez, rebaixado. Fora Celso Roth e toda a diretoria de marketing que não faz nada para alavancar o VAsco fazendo com que tenhamos público em São Januário digno de times de várzea.

    Márcio Leitão
    ______
    Discordamos frontalmente de muito do que foi escrito, mas fica registrado o seu comentário.

    Sérgio Frias

  49. olha aí a putaria de novo……..porra assim não dá!!!

    VAI TOMA NO CU CBFLA…….2 JOGOS SEGUIDOS O VUADEN APITANDO JOGO DO SÃO PAULO?????? apitou agora contra o flumerdense neste domingo e apita 4a. outro jogo do são paulo???

    VUADEN DE NOVO, 2o. jogo em apenas 12 rodadas??? que apita contra o Vasco o primeiro foi contra o cruzeiro!!!???????

    que porra é essa é só quadrilha que apita contra o Vasco ???????????

    tá na hora de dar um basta nisso!!!!!!!

  50. Concordo Sérgio com o elenco atual que temos, o Julio dos Santos tem que jogar, apenas não está rendendo bem os 02 tempos, consegue suportar uns 60 minutos no seu ritmo (lento e errando passes). SV

  51. Amigos do CASACA,

    Acho que é chegada a hora da Diretoria bater de frente com a comissão de arbitragem.
    É preciso mostrar para os jogadores que eles devem evitar as reclamações (apesar que quando não reclamam, os árbitros usam de outros meios) e deixar que a briga seja feita mais em cima.

    Quanto ao time, concordo que o Julio dos Santos tem que ser titular, ele consegue manter a posse de bola.

    Obrigado.

  52. Sergio, seu último comentário na sequencia resume o que eu acho que poderá acontecer, assim como deve ser a opinião de boa parte. Com as voltas de Martin Silva, Dagoberto, Luan (vai demorar mais), as estreias de Andrezinho, Herrera, e Éder Luis, e a necessária contratação de mais dois bons jogadores (meio e ataque), ficamos com um elenco pronto para ter uma campanha boa, sem sustos. Mas será que todo mundo no clube tem esse entendimento?

  53. Sergio,

    Você tem razão, o que assusta são os 9 pontos com o número de rordadas que se passou, a tabela até o final do turno e a demora dos reforços a estrear e se entrosar. A recuperação precisa ser rápida.

  54. 1) O time do Chapecoense é horrível. Os jogadores vascaínos entraram em campo mentalmente derrotados. Seria preciso ter pressionado o adversário, obviamente quando eram 11 contra 11 e tomando as devidas precauções defensivas. Se isso tivesse sido feito, os jogadores do Chapecoense teriam fraquejado. A vitória teria sido possível, se os atletas vascaínos não tivessem entrado em campo com complexo de inferioridade;

    2) Na partida em Brasília só tenho a lamentar o preço absurdo dos ingressos (R$ 160,00). Ao aceitar esses preços, parece que a Diretoria não está valorizando os torcedores de Brasília. As partidas são os momentos para que famílias inteiras compareçam e levem as crianças, criando o hábito, as memórias afetivas e a paixão pelo clube. Assim, em cada partida com preços absurdos, perde-se a oportunidade de aumentar a torcida. Parece que só valorizam os torcedores da Zona Norte do Rio da Janeiro. Esqueceram-se de que o CRVG é um clube nacional? Ou só interessa o dinheiro dos torcedores brasilienses?

  55. AINDA SOU DAQUELES QUE DUVIDA QUE O VASCO ESTÁ AMEAÇADO DE CAIR.. TIVEMOS MUITOS AZARES EM JOGOS QUE SIMPLESMENTE A BOLA “NÃO QUIS ENTRAR”..CONCORDO QUE TEMOS TIDO ARBITRAGENS “ARBITRÁRIAS” CONTRA O TIME.. COMO SEMPRE O LEMA É “CONTRA TUDO E CONTRA TODOS”..

    CONCORDO QUE É DURO MONTAR UM TIME ( NO CONCEITO DE “TEAM”) DURANTE A COMPETIÇÃO.. MAS NÃO SEI SE O VASCO PRECISA CONTRATAR MAIS JOGADORES,EXCEÇÃO A CRAQUES CLASSE A..

    O ELENCO ATUAL COM CERTEZA PODE FORMAR UM BOM TIME.. MAS O ESFORÇO É TREINAR CONJUNTO.. TOQUE DE BOLA.. POSSE DA BOLA… ESTRUTURAR O TIME PARA JOGAR EM BLOCO, TANTO NO SISTEMA DEFENSIVO COMO NO ATAQUE.. ARMAR JOGADAS PELO MEIO.. USAR DE FORMA INTELIGENTE O APOIO DOS LATERAIS..

    MUDAR O “MIND SET” DOS JOGADORES CONTRA OO PÂNICO DE PERDER.. E O MEDO DE DOMINAR A BOLA.. TOCAR E NÃO SE DESFAZER DA BOLA..

    SÓ ISSO BASTA PARA LEVAR O TIME AS VITÓRIAS.. PARA MIM O VASCO TEM TUDO PARA CHEGAR ENTRE OS 8 MELHORES DO CAMPEONATO… BASTA APENAS TREINAR “CONJUNTO”..

    AINDA TEM 84 PONTOS NA MESA.. E MAIS, A ERA DINAMITE ACABOU.. AGORA É ERA EURICO.. O PAPO É OUTRO…

  56. ADENDO:

    1. Acredito que Bruno Gallo não seja uma sombra, mas a luz como “2º Homem”. Dentro dos recursos financeiros disponíveis no momento, ele é o tipo de jogador que pode vir a ser bom exemplo para o desenvolvimento do Bruno Consedey. Gallo marca o suficiente para atuar na posição, tem boa saída de bola e mesmo sendo canhoto chuta muito bem também com o pé direito. É jogador técnico (oriundo do futebol de salão) e eu torço muito que ele funcione como Vágner, Campeão da Libertadores.

    2. Pra mim o Jordi é mais completo que Charles. Não só por isso, mas o Charles não segura uma bola cruzada. Independente da situação de sua expulsão, me agradam a presença e os fundamentos do Jordi.

    3. O Jomar é produtivo. É nosso. É da base. É jovem. Recentemente o Douglas era esculhambado por muitos e saiu do Vasco como “um qualquer”. Hoje, pouco tempo depois, ele é sucesso na Europa. Jomar teve um começo melhor que o multi campeão Odvan. Um zagueiro para conduzi-lo como Mauro Galvão fez com Odvan, como Rodrigo faz com Luan, e ele poderá crescer muito no futebol.

    4. Idade nem sempre representa experiência. Aislan, 27 anos, não foi um exemplo negativo na sua estreia, mas não justifica passá-lo à frente nem do Kadu que tem um futebol com estilo do Luan. Gostaria que o Vasco começasse a eliminar jogadores que não são fundamentais e desse mais chances para aqueles que verdadeiramente podem dar títulos e lucros financeiros ao clube.

    5. Torço para o Andrezinho ser um exemplo positivo para o Andrey.

    6. Faltam exemplos de talento para Evander, Caio Monteiro, Matheus Vital (aquele 10!)… Vamos buscar exemplos para nossa base!

  57. A diretoria tem que observar que a comissão de arbitragem está repetindo árbitros com péssimo histórico com o Vasco. Já repetira o Heber Lopes, 5a. e 9a. rodada) Vão repetir o Vuaden (7a. e próxima rodada, 12a., ainda. E outra coisa: o próximo jogo do Vasco vai ser em Brasília, mas não passará na TV aberta para o RJ? Essa mídia golpista persegue o Vasco ou não?

  58. Quanto ao proximo jogo aqui em Brasilia, no ponto de venda que eu fui, estao sendo vendidos os ingressos de meia entrada (80 reais) para todos.

  59. Aviso ao Prof. Celso Roth e Jogadores : Dá pra ganhar da turma dos bambi mesmo sendo o jogo em Brasilia. Eles tem um goleiro velho , tem um Ganso e um Pato que não voam e nem marcam , tem um Luis Fabiano em fim de carreira. O time do São Paulo está em num mau momento e o Vasco precisa se aproveitar jogando com garra , raça , vontade mas sem se descuidar.
    É jogo para traçarmos nosso war map de jogo e darmos o máximo em campo. Uma simples vitória nos tirará da zona do rebaixamento pois Goias X Santos se enfrentarão.
    Ou seja , temos de treinar muito bem para esta partida que é fundamental para as nossas pretensões na tabela. O time assimilou o trabalho do Celso Roth e temos time para vencer o São Paulo.

  60. Sérgio, concordo com você que já é hora de Julio dos Santos retornar, ter nova oportunidade como titular.

    Porém ainda não entendi o que faz o Charles como titular. Solta bolas e nos faz lembrar os maus momentos dos goleiros de 2013. Vamos de Jordi.

    Madson é um caso raro. Sabe ir bem ao ataque, é rápido, mas como cruza mal! Acerta uma a cada cinco bolas! Como não tem ido com frequência ao fundo, fica difícil criar. E Christianno é um bom menino. Tem até iniciativa e raça. Às vezes, perde uma bola boba, mas corre atrás e recupera. Mas podemos (e devemos) almejar algo melhor. Testar Julio Cesar como efetivo da posição já seria um começo.

    Creio que Luan e Rodrigo devam ser melhor orientados a atuar sempre como zagueiros-zagueiros, como Odvan. Assim já faz o Anderson Sales. E queria ver mais o Jomar. Não pode ter sido um acaso a boa atuação que teve contra o Flu de Fred em 2013.

    Serginho é outro que precisa de ter mais atenção, pois todo jogo perde uma bola tola no meio, dando ao adversário a chance de um contragolpe perigoso.

    E se perdemos Marcinho e Bernardo, “ganhamos” Jhon Cley e Emannuel como novos “zero à esquerda” na armação de jogadas.

    E Gilberto, coitado, tudo bem que não esteja recebendo bolas na medida, mas dá pra perceber que não está à vontade carregando esse jejum.

    Por fim, penso como você: o quadro atual do futebol brasileiro está bem abaixo do europeu. Em alguns momentos pontuais nos últimos vinte anos chegamos a ter o mesmo nível de competitividade, como nos idos de 97 a 2003.

  61. Saudações Vascainas!

    Acho que no time atual do VASCO o Julio dos Santos não pode ser reserva de ninguem!!

    Mas cá entre nós: o time do nosso VASCO é HORROROSO.

    Não fique chateados comigo, mas este time de inicio de Brasileiro não fica MUITO atras do time do ano passado não.

    Sds
    ______
    Não é questão de ficar chateado. O time nem é horroroso nem parecido com o da Série B do ano passado, principalmente no que tange a comprometimento.

    Mas dentro da realidade financeira do clube foi bem montado.

    Sérgio Frias

  62. Li agora que não teremos mais Martin Silva, estamos sem goleiro. Charles é muito fraco e inseguro. Em 2013 caímos por não termos goleiro, fica o ALERTA.
    ______
    Claro que teremos. Não se tem previsão de volta, mas espera-se que ainda neste mês.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  63. o Vasco ir para chapecó e jogar na retranca?????????????….vcs estão loucos, é????…………………é o fim do futebol….
    _____
    O problema não é se posicionar atrás e sim não ter contragolpes rápidos para vencer o adversário, como ocorreu.

    Sérgio Frias

  64. Sob hipótese nenhuma podemos tomar um gol na partida contra o São Paulo. O Vasco tem uma boa defesa mas um ataque ruim para o nível do Vasco. É preciso mais tempo para melhorarmos nosso poderio ofensivo. Sendo assim , a tática ainda é a mesma. Marcar forte , jogar de forma consistente , todos atrás da linha da bola e sair em velocidade no contrataque e fazer bom uso da bola parada.O ideal é sempre tentar fazer um gol na frente dos adversarios.Conseguindo isso , vira outra partida , o adversario vai ter que sair para o jogo e vai ser dificil o adversario fazer gol na gente e ainda teremos espaço para nosso jogo de contra ataque. É de se esperar um São Paulo com 3 zagueiros , assim como atuou contra o Fluminense. Eles virão fortes na defesa e jogarão nos nossos erros sobretudo usando o Michel Bastos e no meio o toque de bola do Ganso e no ataque a dupla Pato e L. Fabiano.Será um jogo de esquema tatico , de estratégia.
    Será uma partida que precisamos jogar com muita inteligencia e termos muita atenção e evitar as expulsões bobas , recorrentes.

  65. Contra o São Paulo temos de jogar um grande futebol , ou seja , solidariedade de todos na marcação , e rapidez nos contragolpes.O São Paulo é um time velho e lento.Não podemos é permitir que as aves Pato e Ganso se criem no time deles. Na frente é só marcar o Luis Fabiano e na lateral fechar os avanços do bom Michel Bastos.
    Tenho certeza que se tudo der certo , sairemos dessa zona incômoda ainda nesta rodada.

  66. Em Brasilia , contra o São Paulo , precisamos ter os contragolpes rápidos , em velocidade , que faltaram contra a Chapecoense. O time do São Paulo é experiente , tem bons jogadores acostumados e vai dar trabalho. Mas não são um primor na marcação por possuir jogadores lentos que são afeitos à marcação como Ganso e Luis Fabiano e até o Pato. Precisamos manter a mesma coesão , a mesma consistencia na marcação e sair em contra-ataques. Com o Andrezinho em campo , melhora as nossas chances na bola parada visto o André ser um especialista neste expediente. Com capricho , união , entrega ( e sem expulsões) dá pra ganhar!

  67. Meu caro Sergio, esquece esse Julio dos Santos. Não arma nada, não acerta passes, entrega bola para o adversário o tempo todo e ainda chupa sangue dos outros. Um ou outro acerto não o recomenda para ser titular. Quanto a outro atacante, o que precisamos é de meio de campo dinâmico e com passes para frente para que Thales e Riascos possam fazer seus goals. E que a Diretoria de Futebol pare de contratar dezenas de jogadores medíocres, o que dificulta inclusive manter-se uma escalação para adquirir conjunto, além de jogar os parcos recursos financeiros do Vasco pela sarjeta. Vamos usar nossa base no meio campo: temos Guiñazu, John Clay, Lucas, Evander, Andrey, etc…chega de importados falsificados.
    _____
    Eu esqueço o Julio dos Santos e me deparo com Biancucchi, Jhon Clay e Lucas no lugar dele. Daí eu volto a me lembrar que ele é muito superior aos três no meio campo.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  68. São Paulo passeando em campo… Com esse time horrível e esse treinador retranqueiro, teremos rebaixamento a curto prazo. E esse Charles é horroroso!!! Diretoria acorda!! Ou reforçam de verdade ou já era…

  69. “Seu comentário carece de um pouco mais de racionalidade, Bruno, afinal o Vasco iniciou sua recuperação na competição, já esteve há seis pontos do último colocado antes da zona de rebaixamento e hoje está a um ponto dos dois últimos fora dela”.

    É Sérgio Frias, parece que eu realmente errei ao dizer”sejamos racionais”, esperei passar esse jogo contra o São Paulo para ver se estava realmente sendo meio irracional, e descobrir que usei a palavra errada, eu repito dizendo sejamos humildes. Vamos ao pontos:

    O Vasco ganhou dois jogos, mas convenhamos, foram jogos vergonhosos, o Vasco levou sufoco e muito sufoco.. É vitorioso também aquele que sabe o momento de ser humilde, reconhecer que errou e resolver o problema, o Vasco hoje carece disso Sérgio, já falei e repito admiro muito o Eurico, mas parece que ele não é mais o mesmo, um dos dirigentes mais vitoriosos do Brasil hoje está com o “´título” de pior campanha do Vasco em um início de campeonato. Sejamos humildes e falo isso a toda diretoria, apenas o grito de “não vai cair” não adianta, se jogar como está… cai, não adianta falar de goleiro , jogador que vai ainda estrear, restam apenas 26 rodadas , pelas minhas contas o Vasco tem que ganhar metade, difícil não é, mas com o futebol medonho, parece impossível ganhar uma…
    É honroso ser humilde, este ano o Vasco vai passar sufoco infelizmente, o Vasco não brigará pelas partes de cima da tabela, é hora de contratar, demitir quem não estiver rendendo, hora de trabalho e apenas trabalho……..
    Espero que entenda este torcedor que tem até medo em assistir um jogo do seu clube!

    Sdç Vascaínas!
    ____
    Insisto. Seu comentário carecia e carece de racionalidade. Carecia porque a situação era bem melhor que nas três rodadas anteriores e carece porque não é pior do que há quatro rodadas.

    Você acha mesmo que vou jogar o time do Vasco para baixo, o elenco para baixo, pela chamada “humildade”? Você acha mesmo que tenho cara, jeito, ou vocação para idiota?

    Ora, o Vasco pode contratar três, cinco jogadores, mas ainda assim vai depender dos bons valores deste elenco. No papel o elenco está no mesmo nível que metade dos clubes que estão na Série A e o grande problema é sair de uma situação em que se meteu com as cinco derrotas consecutivas, o outro é conseguir contratar com os inúmeros problemas financeiros que o clube carrega, mas a última hipótese é desfazer do time e se valer de resultados ruins para falar que nada presta.

    Não imagine que ficou com a razão porque o Vasco perdeu do São Paulo por 4 x 0. Nem pelo fato de o Vasco permanecer na zona de rebaixamento.

    Quanto mais se malhar o time é pior para o time, que já demonstrou ter condições de enfrentar adversários e jogar em bom nível.

    Ontem foi mais uma vez mal escalado e mal mexido. O Vasco trocou de técnico, até de visão, mas ainda é mal escalado, o que é extremamente prejudicial para o desenvolvimento de seu jogo.

    Sérgio Frias

  70. Espero está perdidamente errado Sérgio Frias, como vascaíno torço sempre a favor, mas cobro na mesma medida, afinal como tantas vezes membros da diretoria disseram, o Vasco é time de posições primeiras, mas neste ano eu não cobro por um Vasco acima do 10º, para mim se não ser rebaixado já está bom. Ano que vem, talvez com um pouco mais de recursos montem um time na grandeza de Vasco.

    Sdç Vascaínas!

  71. Fala, Sérgio!!! Eu sigo a Cidinha Campos no Twitter e hoje ela abriu o baú dela e tirou algumas fotos do “século XVIII”, nas próprias palavras, e dentre as fotos tem uma da equipe que trabalhou com ela no programa ” Cidinha Livre ” da Rádio Tupi. Ela elenca alguns personagens que aparecem e dentre eles tem um tal de Sérgio Frias. Esse da foto era você?
    ____
    Não.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  72. Meu caro Sergio,

    Infelizmente constato que a minha mensagem foi retirada – foi enviada no dia 06/07 às 07:19hs. O que eu posso ter contra o grupo de vocês do Casaca é que vocês não aceitam nenhum tipo de crítica e se acham os donos da verdade. Reafirmo : 1 ) este time atual do Vasco é pior do que o do ano passado quando disputamos a segundona. 2 ) O atual Departamento de Marketing não faz ou fez nada para alavancar as arrecadações do Clube. 3 ) Enquanto os outros contratam jogadores para reforçarem os seus times o Vasco acena com Cristiano, Dagoberto, Riascos,Julio Cesar, Diguinho, Lucas, e os veteranos Eder Luis e Herrera. Não tenho dúvida de que, em 2016, voltaremos a segunda divisão.

    Márcio Leitão
    _____
    Meu caro Marcio,

    Sua mensagem está lá desde o dia em que eu estava na moderação, que deve ter sido o próprio dia 06 ou 07. Lembro-me que embora discordasse completamente de sua certeza pessimista quanto ao time de futebol, preferi não comentar de forma mais extensa.

    Muitas análises feitas sobre Casaca! não são apenas injustas, mas fora de propósito.

    Na moderação, não bato palmas para maluco dançar, que é diferente de não poder receber críticas e dialogar.

    Há certas figuras, que não é o seu caso – antes Dinamite, depois contra, mas ainda na primeira gestão dele (o que é um mérito) – prontas a procurar o Casaca! sem nenhuma vontade de colaborar ou de jogar o Vasco para cima. Por problemas com charutos ou politicagem barata entram, tentam distorcer tudo, torcem contra e quando o Vasco vence duas seguidas no Brasileiro somem, quando o Vasco é Campeão Estadual somem. Sempre que podem tentam negativizar o que está sendo feito, desmerecer o trabalho realizado, mesmo que para isso convirjam com os que querem desrespeitar o próprio clube. Preferem o lado dos adversários do Vasco a defender o clube.

    O Casaca! defendeu o clube como situação ou oposição, independentemente da onda ou do momento. Nosso discurso não mudou uma vírgula. Segue-se aqui uma concepção de Vasco defendida por Eurico Miranda, que deveria ser seguida pela maioria esmagadora dos vascaínos, embora muitos (novamente não estou me referindo a você) desistam no primeiro obstáculo e comprem o discurso do opressor, mais particularmente da mídia convencional, que não é o discurso da semana passada ou do mês passado. É o mesmo de sempre, seja o Vasco Campeão Estadual, Brasileiro ou Sul-Americano.

    Postar-se do lado do Casaca! não é simplesmente dizer que Eurico Miranda é santo, deus ou super herói.Ninguém da equipe acha isso e já repeti isso mais de cem vezes neste espaço, mas é sim entender qual o lugar que querem pôr o Vasco e qual lugar que entendemos deva estar o Vasco, institucionalmente falando.

    Todos sabiam que seria uma fase dura de “reconstrução” do nosso clube, mas a verdade é que a péssima campanha do clube no Brasileiro faz com que tudo seja esquecido. Até mesmo da força do próprio clue e de sua torcida. Faz parte do cenário, do script, mas tal script e cenário não muda também nos bons momentos, pois o torcedor vascaíno se vê tentado a pensar conforme lhe é compelido pensar, em relação ao Vasco, seu presente,seu futuro, tendo-se conseguido inclusive distorcer ou simplificar a nossa história.

    E estamos aqui para combater isso, quer queiram os “donos” da informação ou não.

    Abraço,

    Sérgio Frias

    PS: Evidentemente que não acho o time de hoje pior do que o do ano passado que disputou a Série B.

  73. Alguém ainda acha que este time não será rebaixado? um goleiro cascudo urgente pois estes meninos no Gol estão tremendo e o Martin Silva nos desfalcando mesmo sendo reserva do Uruguai é dose…..

  74. O Vasco precisa de um técnico que seja auxiliado por um bom analista de rendimento tático. A visão estratégica tanto do Doriva quanto a do Roth desanima qualquer um…
    Não precisa ser alguém como Mourinho ou Pepe Guardiola, mas alguém aberto as novas concepções de modelo de jogo.

    Vamos reagir Vascão!!!

  75. Praça Saens Peña, sábado, 11/07/2015, 21:15 da noite.
    Ouço fogos de artifício esporádicos.
    Quem estaria comemorando?
    O que estaria comemorando?
    Precisamos de um violento choque de organização somente no departamento de futebol profissional.
    O resto já foi equilibrado.
    Precisamos sair dessa situação terrível, precisamos de chamamento à ordem.

  76. Sinceramente estou entregando os pontos, não que ainda não tenha tempo dentro da competição para uma reação suficiente para o time deixar de cair, não é isso. Mas depois da última declaração do presidente Eurico, perdi o tesão… Ele foi pra coletiva afirmar que o Vasco não cai em HIPÓTESE ALGUMA, mas aí eu imaginei que notícias boas viriam, com a contratação de dois bons jogadores para o nosso meio campo… Só que o argumento do nosso presidente foi que ele disse que não cairia, porque não cairia! Somente pela presença dele no clube. Bom, admiro muito Eurico Miranda, mas sem time, sem jogadores, restam apenas PALAVRAS, e PALAVRAS não fazem gols, não defendem chutes contra nosso gol, nem vencem partidas. Esse time do Vasco não sabe o que é fazer gol, não sabe o que é atacar e criar chances de gol, não sabe o que é vencer jogos, e o nosso treinador é RETRANQUEIRO, não sabe jogar como clube grande! Ele fechou o time nesses últimos jogos, três volantes, retranquinha boa, e levamos três pancadas sendo uma de goleada. Adiantou algo? Ou o clube acorda, ou a vaca está indo pro brejo.

  77. http://blogs.lancenet.com.br/bulla/seca-de-gols-do-vasco-e-a-pior-dos-pontos-corridos-depois-de-13-jogos-disputados/

    E ainda tem gente acreditando que esse time é bom… Ganhar o estadual só faz bem para torcida. O time fica se achando em condições de brigar pelo brasileirão e a diretoria achando que só precisa de 3 reforços. É pura ilusão.

    Temos um elenco que não gosta de fazer gol…Volantes que não sabem chutar…laterais que só sabem correr… meias (Andrezinho chegou agora) que em 90 minutos chutam menos que qualquer meias do futebol brasileiro. E o nosso ataque é brincadeira de mal gosto.

    O time precisando de fazedor de gols e ficam contratando jogador para o lado de campo… Dagoberto, Eder Luis, Riascos, Herrera (O artilheiro do quase gol) Rafael Silva até o Thalles gosta de jogar mais aberto…

    Precisamos de Camisa 9, que coloque a bola pra dentro… Não precisa ser um Gênio igual Romário.. Basta ser um nível: Valdir, Viola, Evair, Tulio…

    Nosso meio não pode jogar com Serginho e Pablo Guiñazú… Volante que corre olhando para trás é pq o atacante já passou.

    Martin Silva – Madson – Luan – Rodrigo – Julio Cesar – Lucas – Bruno Cosendey – Andrezinho – Evander – Dagoberto – Ai a diretoria se vira e contrate um camisa 9 que preste.

    Evander é novo, mas joga mais bola que qualquer meia que tem dentro do time profissional hoje.

    Tem que mudar.. do jeito que está é que não pode ficar.
    _____
    Realmente é impressionante como um time tão ruim e contando com até aqui sete reforços (Diguinho, Bruno Gallo, Julio Cesar, Andrezinho, Éder Luís, Herrera, Riascos) foi Campeão Carioca, perdendo apenas um clássico e vencendo quatro.

    Quando a fase é ruim, tudo fica ruim mesmo.

    Sérgio Frias

  78. Não sou partidário de ninguém. Torço para o melhor para o nosso Vascão, mas gostaria de saber se os sócios que elegeram o doutor estão satisfeitos. Ouvi durante muito tempo que a antiga diretoria não entendia de Vasco, que eram incompetentes, amadores, etc… Que todas as chapas que concorreram nas últimas eleições também eram incompetentes, amadoras e etc… E aí. O que estamos vendo é esse filme de horrores que está sendo a participação do Vasco nesse campeonato. Ainda acredito e torço, mas percebo que o rebaixamento será inevitável pelo andar da carruagem. Ou o não andar da carruagem. Me pergunto: todos os clubes devem. Tem problemas de caixa, mas o Vasco é o único que não consegue uma contratação de alto impacto. É o único que contrata jogadores que precisam de um tempo para entrar em plena forma. Aí já acabou o campeonato. O Vasco precisa de um Grande Choque de Ordem, mas sem bravatas. Acredito que esteja acontecendo algo interno que, pelo menos eu não sei. Como pode o Jordi ser banco para o Charles? O Julio dos Santos não ser aproveitado? Não utilizar a rapaziada da base? Insistirem com o bossal do Jhon Cley? E o enganador do Thalles? O Vasco precisa de um aproveitamento de time que briga pelo título. Mas com esse técnico……
    _____
    Os preocupados com o clube, certamente, os preocupados com o time de futebol estavam há três meses, não estão agora e poderão ficar nos próximos três meses. Há muita volubilidade para quem só pensa em futebol.

    Todas as chapas contrárias à nossa eram ligadas, unha e carne com a gestão Dinamite. Eram disfarçadamente contra, mas intimamente ligadas por um passado não recomendável de apoio irrestrito às barbaridades cometida contra o Vasco pelo MUV, as quais só não tornaram o Vasco inviável pelo fim do sangramento do clube.

    Quando o Vasco foi Campeão Estadual, você que não é partidário de ninguém, não apareceu aqui para comemorar o título e elogiar a direção do clube, antes, quando o Vasco voltou a obter as certidões, após apenas 20 dias de gestão, você também não apareceu por aqui para tecer qualquer elogio. Estou citando dois exemplos. Da forma como age, não é partidário de ninguém, mas é hiper partidário da crítica e apartidário do elogio. Sigamos.

    A participação do Vasco no Campeonato Brasileiro até aqui é uma parte do filme. Diante da dramaticidade, espero que com um final feliz, ou seja, diferente do que você chama de horror, você venha aqui e elogie, pois o clube está numa situação financeira delicadíssima e mesmo assim procura honrar seus compromissos e se reforçar, o que é um mérito ainda não suficiente para dirimir o problema do futebol, mas muita água ainda vai rolar.

    O vasco certamente é o único que foi largado com o triplo da dívida em apenas seis anos e quatro meses, com dívidas a curto prazo em montante superior a 100 milhões de reais e que prioriza sair do caos financeiro a armar um time que não pode pagar como outros fazem. Uma opção de gestão que não impede ainda que se qualifique o time com mais reforços durante a competição.

    Nenhum jogador do Vasco foi contratado e estreou, pela vontade do trinador, em mais de duas semanas após a assinatura do contrato. O CAPRES por sinal faz um belo trabalho de recuperação de atletas, modelo que o queridinho da mídia quer copiar, tendo inclusive “cantado” Alex Evangelhista para aterrisar lá recentemente, com o fim de implantar o mesmo sistema.

    Sobre atletas e opiniões de escalação, cada torcedor tem a sua.

    Precisa apenas ter uma maior regularidade de jogo, do coletivo e que isto traga resultados.

    Sérgio Frias

  79. Continuando…..
    O Campeonato Carioca nunca foi e nunca será parâmetro para o Brasileiro. Não podemos esperar que Boavista, Volta Redonda, Madureira, Bangu, Resende, Friburguense, Cabofriense e etc, sejam times fortes e competitivos para parâmetro do Brasileiro. Entendo que foram feitas contratações de razoáveis para boas, mas então o que estará acontecendo? Não adianta falar que é falta de sorte, senão os outros rebaixamentos também foram falta de sorte? Fase ruim? Que não passa nunca…. Eu não quero saber dos outros clubes cariocas, quero que eles se explodam. Para mim o importante é o Vasco. E está acontecendo algo internamente, que está impactando no desempenho do time. Ou se dê um basta nessa “fase ruim”, “falta de sorte” ou sei lá o que; ou o rebaixamento será inevitável. E não adianta falar que o “Respeito Voltou”, ou o “Vasco não será rebaixado”, ou até mesmo “O maior reforço do Vasco sou eu”. Isso tudo são BRAVATAS. Fumaça para esconder algum problema sério e interno.
    Torço muito para o nosso Vascão renascer das cinzas, tal qual uma grande Fênix.
    Saudações Vascaínas e……. força na peruca (para relaxar)
    ____
    Os jogos contra Boavista e Nova Iguaçu não são, mas os clássicos sem qualquer sombra de dúvida. E o vasco foi muito bem nos clássicos.

    Não é falta de sorte e sim falta de estabilidade emocional. O grupo não foi abraçado pela torcida desde a primeira rodada, embora tenha obtido o título carioca uma semana antes, parte da imprensa só falou mal do time desde o início do ano e mesmo com sete contratações, fora as que ainda virão, há um clima de questionamento de cada uma, como houve até mesmo quando se anunciou uma grande chance da vinda de Ronaldinho Gaúcho.

    Sim, mas os outros clubes cariocas (grandes) são parâmetro. Não vivemos numa redoma de vidro. Nossos adversários mais próximos servem sim de parâmetro como o Vasco serve de parâmetro para eles, em termos comparativos.

    Isto foi dito para que o torcedor comum jogue tudo na conta do Eurico e deixe o time em paz e tire o peso de cima do time. Institucionalmente falando não é bravata nenhuma, mas dentro de campo claro que seria, não fosse uma metáfora.

    Sérgio Frias

  80. Um terço do campeonato já se foi. Sem reforços para a criação no setor de meio campo, não tem como esse time melhorar muito. Todos estão assistindo os mesmos jogos, inclusive os que tem como mudar a situação. Sem falar nesse goleiro horrível chamado Charles, muito ruim mesmo. E também lembro a opção errada na escolha do Celso Roth, um treinador obsoleto, do tipo que ainda acredita que pra recuperar uma equipe que vem perdendo, a receita é entupir o time de volantes e se retrancar, esperando a possibilidade de um contra ataque salvador. O futebol que o Vasco está jogando com ele, não é simplesmente feio, é inofensivo pra qualquer um que nos enfrente. O Vasco não faz mal a ninguém, porque não sabe criar, não sabe fazer gol, não vence os jogos. Jogar feio e vencer não é nenhum pecado, mas o Vasco faz mais que isso, o Vasco joga horroroso e não faz mal algum contra os adverssários…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *