ColunasSérgio Frias
91

Medo

O Vasco no último sábado atuou mais uma vez melhor que o adversário, mas não obteve êxito, ou seja, não venceu, não fez gols e frustrou sua torcida presente ao estádio e digna de elogios novamente, pois apoiou até o fim.

 

Se eram 30, 31 pontos necessários em 18 jogos, agora são em 17.

 

Continuo afirmando precisar o time de contratações que estejam na ponta dos cascos para a reta final da competição.

 

Não é hora de questionar o porquê de Dagoberto não ter dado certo no time, de Riascos ter se descomprometido, assim como Thales, de Herrera não ter encontrado seu futebol, do porquê da insistência na permanência de Roth, de ficar se discutindo sobre o supervisor, gerente, diretor. A hora é de olhar para frente. De perder o medo.

 

Quem torce efetivamente para as coisas darem certo não pode ter medo que venham continuar a dar errado.

 

As últimas cinco partidas do Vasco, desde a chegada de Nenê e Jorge Henrique, mostraram uma sensível melhora na equipe, não traduzida em gols por três vezes muito pelo fato de o clube não ter um matador, embora em tese Thales fosse um. Ontem foi trazido Leandrão, que como opção no mercado nacional era a mais viável e não se deve ter medo de apostar nela.

 

Continuo afirmando ter de haver uma contratação inquestionável para o meio campo e não interessa se vai estar apto em uma, duas ou três semanas. O reforço pega ainda metade do turno para atuar. Não há porque ter medo de se apostar nisso por questões de adaptação ou algo similar.

 

A reação do Vasco só virá se houver coragem. Do time, da direção e da torcida. Sem dúvida, mais exposta, a direção demonstra coragem ao voltar para o mercado, sem medo de errar, em busca de um “9” para ajudar a resolver a questão dos gols da equipe ou ser a solução. Ela própria decidirá sobre a chegada ou não de novos reforços, mas acredito que os traga ainda, pois se a permissão dada pelo regulamento da competição é contratar até 15 de setembro isto significa não ser qualquer problema trazer atletas até a data limite. A regra existe exatamente para isso: delimitar o razoável.

 

Voltando à questão do “medo”. O Vasco faz até aqui a terceira pior campanha de sua história em Brasileiros, pois foi lanterna em 1969 e 1970, ganhando dois jogos apenas em 16 por dois anos consecutivos, com uma pequena diferença. Aqueles campeonatos acabaram, este não.

 

Então o primeiro fantasma foi embora. Já foi sim pior, e o presidente Agathyrno da Silva Gomes foi eleito para presidir o Vasco até 1973 ( triênio 1970/73) pela conquista do estadual de 1970, 11 anos depois, embora tivesse assumido o clube no final de 1969, terminado dois anos na lanterna do Brasileiro da época. Para completar, ainda experimentaria no Campeonato Carioca de 1971 o maior número de derrotas consecutivas do clube na história da competição, sete.

 

O Vasco vinha de uma década horrenda, na qual cairia duas vezes, caso as regras fossem essas, na qual perdera nos confrontos diretos contra todos os grandes cariocas, na qual se disse à época que o clube falira por conta da falência do Banco Pan-americano, onde teoricamente o Vasco guardava toda a sua receita com o maior plano de sócios da história do clube pós construção de São Januário (os títulos patrimoniais vendidos a partir de 1964); na qual houve impeachment de um presidente (Reinaldo Reis), na qual fomos tão somente a uma final de Campeonato Carioca, levando uma sova do Botafogo de 4 x 0, na qual se contabilizou, entre 1960 e 1969, por nove vezes, o título de quarto do Rio entre os grandes na referida competição

 

Mas a torcida cruzmaltina não desistia. O rebaixamento era anual, simbolizado nos mais diversos e consecutivos fracassos, mas o Vasco continuava sendo o clube da massa e o Flamengo o do povo. O vascaíno não tinha medo. Ele se revoltava, se indignava, mas frequentava os estádios, enfrentava os adversários e não deixava de acreditar. Dessa crença obteve-se o título da Taça GB de 1965 contra o quase imbatível Botafogo de Garrincha, dessa crença o técnico Tim conseguiu algo miraculoso: uma virada improvável de vitórias consecutivas que deram ao Vasco a conquista do Estadual de 1970, após um começo trôpego e uma Taça GB anterior lamentável.

 

A imprensa tratava o Vasco da mesmíssima maneira como faz agora, embora as baterias fossem carregadas contra o clube e não usando um dirigente como camuflagem de suas pérfidas intenções. Éramos indiscutivelmente (para eles) a quarta força do Rio e por vezes levávamos surras de América ou Bangu.

 

Numa época na qual as convocações para Copas do Mundo eram feitas apenas com atletas que atuavam no Brasil passamos três seguidas com apenas um jogador cedido para o “scratch”, Brito em 1966.

 

Um samba de Martinho da Vila (Calango vascaíno – 1974) dizia: …”minha única alegria é ver o Vasco jogar. Minha alegria é ver o Vasco jogar. Eu tô cansado de derrotas mas não vou me entregar”…

 

Eurico Miranda transformou novamente o Vasco num clube tão grande, tão enorme, que nada feito por ele na situação catastrófica encontrada no fim de 2014 agrada. E nem vai agradar. A torcida do Vasco abandonou o time no começo do campeonato após ser campeã depois de 11 anos, viu o campeão vencer três vezes seguidas o Flamengo, mas não compareceu da forma devida em nenhuma delas, goza com a eliminação do adversário, mas virtualmente. Ao vivo foram poucos os que demonstraram acreditar.

 

Há 10 anos, exatos 10 anos, o mais queridinho estava virtualmente rebaixado, a oito rodadas do fim. Nem Maracanã havia na época. Obteve 6 vitórias e dois empates e escapou. Isso após ser derrotado pelo Vasco a 10 jogos do epílogo daquele certame. Faltando oito apenas para o encerramento da competição figurava em vigésimo primeiro (entre 22 participantes), na zona de rebaixamento.

 

E o “horroroso” time do Vasco de 2005? Aquele da derrota para o Atlético-PR de 7 x 2. Aquele que dependia de Alex Dias para tudo. Pois bem. Nas últimas oito rodadas, sem Alex, ganhou cinco partidas e empatou duas, contando com um artilheiro a um, dois meses de completar 40 anos de idade para conduzi-lo. Falamos aí de 17 pontos em oito jogos, ou de 23 em 11, caso contemos três rodadas para trás naquele mesmo ano.

 

Não se pode ter medo de ajudar a conduzir o clube a sair dessa fase, que é um contrassenso em relação à Copa do Brasil, que surge num ano de conquista do Estadual, que ocorre diante de um momento no qual o Vasco institucionalmente volta a se reerguer, com muito trabalho e dedicação.

 

Não importa quem errou, se alguém errou mais ou menos, não importa o que passou. Importa como lição apenas.

 

De forma pragmática o time deixou de somar quatro pontos nas primeiras duas rodadas e precisará recuperá-los em jogos subsequentes. Perder do Internacional e empatar contra Atlético-MG em casa e Ponte Preta fora era a princípio algo aceitável neste início de turno. Que se recupere pontos nos próximos três jogos e se não for possível nos posteriores. O Vasco deve lutar pelos resultados e sua torcida carregar no colo o time em todas as partidas disputadas no Rio de Janeiro, contando ainda com a colaboração que puder nos jogos fora. Sem medo, sem previsões, sem resignação.

 

E que se danem as estatísticas atuais. Que se danem os futurólogos, os mesmos que cravavam Flamengo classificado na Copa do Brasil, Vasco quarta força do Rio, Nenê e Jorge Henrique contratações que não dariam certo e cravam Leandrão como um fracasso.

 

Não tenham medo do verão carioca, nem do frio da Sibéria. Tenham orgulho de poder torcer por um clube que só fez se superar em sua história, bem como bisou várias vezes isso no próprio ano de 2015.

 

Sérgio Frias

91 comentários sobre “Medo

  1. Lamentavelmente nossos anos dourados da administração Eurico trouxe à reboque a verdadeira “herança maldita”.
    Uma legião de torcedores sem nenhum conhecimento de Vasco, sem nenhuma raiz de Vasco, nada de vascaínidade. Teriam se transformado em flamengo, botafogo, madureira ou qualquer um que tivesse a sequência de títulos que conquistamos nos anos 80/90 e início do novo século. Lógico, há exceções, bem como aqueles que são Vascaínos por hereditariedade e posso sitar meus dois filhos, que ainda no colo estavam nos jogos em SJ ou no Maracanã.
    Nos últimos quinze anos, não foi um nem dois torcedores que vi trocarem de clube, deixarem de ser Vasco para serem mulambos, principalmente, ou tricolor. Garotos, hoje com seus 25 anos, pouco mais, que influenciados pelas vitórias das suas infâncias foram logo atraídos pelas bancas de jornais para o outro lado.
    Os outros que permaneceram, os torcedores de modinha, de época, involuíram para um ser ruminante, quadrúpede, de mugidos e cascos batidos que são amplificados pela mídia e, lamentavelmente, por seres irracionais que estão dentro do próprio clube.
    É claro que a torcida tem que se unir, o que acho impossível, pois a mídia decantou nossa torcida em água é óleo, mas ainda é preciso mais. É preciso, principalmente que o Eurico acorde e se dê conta dos abutres que o cercam, das hortaliças infestadas de agrotóxicos que o intoxica com a única finalidade de por fim a uma era dentro do Vasco, onde o rebaixamento é ônus do Eurico e a ressurreição será louro deles. Já vimos este filme, clichê global de quinta categoria, mas que a nossa torcida dá a maior audiência.
    Como contador, se os números “fecham” (pena que nessa hora a marreta do Nelson Rocha não possa ser usada…), então temos que fazer a conciliação das contas e fechar o balanço na primeira divisão.
    Quando isso passar, fica a dica para a administração no próximo ano: contar a verdade! Dizer tim tim por tim tim tudo que foi feito nos últimos anos, quem levou quanto, expor quem realmente levou o Vasco à esta situação, estejamos ou não na primeira divisão, estejam essas pessoas na oposição ou dentro de SJ. Só a verdade irá novamente unir a torcida do Vasco, permitir que eu, Sérgio, Cláudio possamos nos sentar ao lado de um anônimo qualquer e falar de uma época de Renês, Ebervais & Cia que atraiam cem mil torcedores para vê-los jogar, apesar dos gols contras, das derrotas, dos assaltos dos Armandos Marques… e no jogo seguinte, lá estávamos nós novamente, puxados por tia Dulce, por Ely…
    Temos um líder na administração, falta-nos agora um líder verdadeiramente vascaíno, apolítico na essência para puxar nossa arquibancada, hoje tomada por meio vascaínos.

  2. Caro Sérgio Frias:

    Admiro sua coragem e destemor em dizer estas palavras. Porém, há que se compreender que a renovação de esperança que se teve na eleição passada não se confirmou, por motivos que embora não saibamos concretamente, podemos supor.

    Há chances de virarmos o jogo? Sim, claro que há. Porém, é necessário refletirmos sobre os erros, eles nos servem de lição. A atual posição do Vasco no campeonato, com incríveis 98% de chances de ser, pela terceira vez, rebaixado, para mim é inaceitável, a despeito dos grandes problemas que a diretoria teve quando reassumiu o clube, abandonado após 6 anos de irresponsabilidades e má gestão.

    Às vezes eu fico me perguntando: A Chapecoense, por exemplo… Será que tem mais estrutura e melhores condições de trabalho que o Vasco? Tem elenco melhor que o Vasco? É possível o Vasco ter o elenco que tem (melhor até do que o do ano de 2005 – excetuando-se que naquele ano tínhamos Romário, obviamente – e estar na posição que está?

    Apesar de suas palavras acerca de coragem e apoio serem pertinentes e corretas, principalmente para o momento em que vivemos, é necessário respeitar o luto da torcida por este momento terrível que passa o nosso futebol. Minorar a dor dos Vascaínos neste momento não me parece correto. É necessário refletir sobre os erros para que os evitemos no futuro.

    Dizia uma célebre frase “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”. Acontecendo o que está acontecendo, cada vez mais corações infantis deixarão ou evitarão ser Vascaínos, e aí coloca-se em xeque, mesmo que apenas na teoria, a imortalidade do Vasco.

    Grande abraço.
    _____
    Luto se dá quando alguém está morto. E o Vasco não está morto.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  3. Sem dúvida Sérgio, temos que ter fé. Chance ainda temos, mas creio que nos jogos em casa devemos jogar em São Januário. Jogar no Maracanâ é um erro que não devemos repetir.

  4. Bravo, Sérgio. É isso mesmo. Pra frente Vasco! A vinda do fortíssimo goleador gaúcho, a estreia surpreendentemente boa do Romarinho, com personalidade, bola presa nos pés e encostada na grama, com pinta que vai dar certo ao lado do Jorge Henrique, outras contratações, o João Carlos ainda nem estreou, etc. nos animam bastante. Só ficamos que atuar é na Comissão de arbitragens que ainda estão massacrando o nosso clube. Catastrófica contra o Goiás, péssima contra o Flamengo dando um gol com jogadores impedidos, contra o Figueirense o bandeira alagoano que marcou o ataque do Vasco foi horrível, anulou uma jogada na minha cara e que ninguém viu nada e quando o Nene foi perguntar a ele o que tinha marcado ele ficou irritadíssimo se agitando. Todas as arbitragens são péssimas contra o Vasco.
    Resolvendo a volta da honestidade aos árbitros e os inimigos deixarem de ser contra o clube como a NetVasco atua as coisas ainda vão ficar melhores.

  5. Parabéns Sérgio. Essa sim para mim, foi a sua melhor coluna. Esses “vascaínos cibernéticos” que não sabem nem onde ficam os estádios de futebol, só sabem criticar sem razão. Não são sócios, não vão aos estádios, não compram camisas. E quando compram só as usam quando estão “por cima” digamos assim. Não que a situação do TIME DE FUTEBOL seja da grandeza do Clube, não a é, evidentemente. Mas talvez seja “digna” dos “vascaínos amarelinhos, muviadinhos, envergonhadinhos e outros que tais” que só fazem falar e criticar do que menos entendem: o Club de Regatas Vasco da Gama. Lembram do torcedor do “Vasco da Gama Futebol Clube”?? Pois é. Esses são os torcedores do “new-neo-neue Vasco”. Já disse e vou repetir: Hoje é mole torcer pelo Vasco. Na minha época de garoto de 3º, 4º ano de primário ( anos 70 ), tinha mais torcedor do América na minha sala do que do Vasco. Acreditem, pois eu posso provar… Aí era P#0d@ torcer para o Vasco. E sendo filho de imigrante “galego”?? É por isso que eu morro de rir quando hoje vejo se falar em preconceito. É claro que não aprovo. Porra eu sou Vascaíno. Mas como me defender, com 8, 9 anos de idade, sendo chamado de galego e “convidado” a sair do país onde nasci, onde via a minha mãe e meu pai trabalhar como escravos, sem direito a nada e de tamancos?
    Ser Vascaíno, não é sê-lo somente nas vitórias. É sê-lo principalmente nas derrotas, contra tudo e contra todos.
    Se é demais para vcs, “new-neo-neue vascaínos”, por favor, vão torce para o “merdão”. Façam ao menos este favor ao Vasco!

    Sds /+/,

    JC

  6. tenho certeza q vamos sair dessa , mais continuo com minha certeza de q eurico tinha q pegar o futebol pra ele , com o zé não dá , angione tb não dá !!!!

  7. Vou comentar aqui algo que não está no tópico mas que considero importante. Nós criticamos tanto a desadministração dinamente por tirar jogos de São Januário por medinho da torcida e das vaias. Fiquei abismado pelo Eurico ter feito o mesmo. Para mim é uma posição equivocada e não pode prosperar. São Januário é a nossa casa e é lá que temos que jogar. Vais de torcida se cala com esforço, empenho, dedicação e vontade de vencer. Acho muito mais válido chamar os jogadores à responsabilidade do que tirar jogos do nosso estádio.
    _____
    Na minha opinião o Vasco deve atuar em São Januário como princípio, mas desde que São Januário não sirva como arma para o inimigo.

    Não tem nada a ver com medinho de torcida, tem a ver com pressão sobre o time.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  8. PREZADO SÉRGIO, EXCELENTE A TUA COLUNA. O VASCO É MAIOR QUE TUDO E QUE TODOS, E SINCERAMENTE, MESMO CAINDO PRA 2A.DIVISÃO, O MEU AMOR E DOS VERDADEIROS VASCAÍNOS NÃO MUDARÁ EM NADA. A FELICIDADE DO TÍTULO DO CARIOCA E TER TIRADO A MULAMBADA DA COPA DO BRASIL COM A PROTEÇÃO DA GLOBO, JÁ FOI UMA REALIZAÇÃO GRANDE. COM TODA A ANTI-PROPAGANDA, LOTAMOS O MARACANÃ E AINDA TEVE GENTE FORA DO ESTÁDIO QUERENDO ENTRAR CONTRA O BOTAFOGO NA FINAL. FUI AO JOGO SÁBADO COM A FAMÍLIA E MINHA ESPOSA GRÁVIDA; TIVE O CARRO ARROMBADO, MAS VALEU A PENA. SEMPRE VALE A PENA VER O VASCO. DE ACORDO COM O JOGO EM SI, O DE SEMPRE ULTIMAMENTE; JOGAMOS BEM E A BOLA NOS PUNIU NO FINAL. 6 PONTOS CONTRA O CORITIBA E O FIGUEIRENSE QUE MERECÍAMOS. MAS FUTEBOL É ASSIM. ACREDITO NO DR.EURICO, ACREDITO NO VASCO. DEPOIS DA BELA CAMPANHA QUE MEU FILHO FEZ NO FUTSAL NO 1o.SEMESTRE COMO GOLEIRO DO SUB 12, ELE AGORA FOI PRO CAMPO. DEUS É QUEM SABE SE DARÁ CERTO OU NÃO, POIS O MAIS IMPORTANTE É ELE TER ESSE CONVÍVIO DE VASCO, ESSA VASCAINIDADE, LÁ DENTRO; O QUE ME ORGULHA MUITO. ABRAÇOS E PARABÉNS PELA MATÉRIA…

  9. Prezado Sérgio,

    Faço minha suas palavras, é hora de nós, a torcida vascaína, apoiar o time em todos os jogos! Vamos mostrar nossa força e bater de frente contra essa mídia que sempre tentou desmerecer o Clube que tem a história mais bonita entre os clubes Brasileiros.

  10. Tenho 52 anos, sou socio a 43 anos, acompanho os bons e maus momentos do nosso clube, vi 2 rebaixamentos ridiculos, por pura incompetencia e atitude da Diretoria antenrior, se e que se pode chamar aquilo de diretoria. Nunca imaginei, ver nosso Presidente cometer erros tao incriveis como estes. Time fraco por falta de grana, nos entendemos, mais existem jogadores baratos de nivel melhor que esta velharia, 15 jogadores acima de 33 anos e demais. Isto nao e dar experiencia, alguem precisa correr. Jogos no Maracana sem recuperar o lado direito que e nosso por direito, nao da pra aceitar. Celso Roth, porque e trabalhador, e dificil de compreender isso como argumento. Se temos um time medio, e preciso um bom tecnico para tirar algo mais do grupo, e o Jorginho tem surpreendido com uma postura sensata, positiva, vamos dispensar alguns improdutivos claros e obvios como Diguinho, Julio Cesar, Nei, Aislan, Dagoberto, Herrera, e vamos trazer 2 ou 3 para REALMENTE AJUDAR, o que nao e o caso do Jeferson e Leandrao.
    Sergio estou com vcs, apoio e sempre estarei com o Vasco.
    Acho que ainda da tempo, mas e preciso desses 2 ou 3, que a torcida, vendo uma vitoria ela volta com tudo, esta doida pra voltar e apoiar.
    SV

  11. Estimado Sérgio Frias, seu papel de líder é perfeito, mas seu discurso é um e a prática da diretoria é outra.

    Foi dito anteriormente serem necessários “centroavante e meio campo” (inquestionáveis), além de lateral e volante 2° homem:

    – Leandrão “não é inquestionável”. Se o nome disponível era o de Pizarro, que fosse contratado. Deveria se fazer uma limpa nos jogadores improdutivos para ter caixa suficiente (ou quase). Melhor dever a um Pizarro (se fosse o caso) do que ter as cotas de TV diminuídas, perder o patrocínio do banco e pela 3ª vez ter a mancha indelével no clube. Além da perda de torcida infantil…

    – Jeferson “não é inquestionável”.

    – A algum tempo questionei sobre o Vasco contratar um lateral direito para concorrer com Madson e citei o nome do Pikachu do Paysandu, inclusive parece que o jogador estava perto de terminar seu contrato, mas independente disso não posso aceitar que o Vasco não consiga persuadir o jogador e o clube paraense. Até mesmo enviando jogadores em troca, garantindo porcentagem numa futura negociação… Fato é que nós estamos sem o Pikachu e “não temos nenhum” reserva à altura para a necessidade atual.
    OBS.: Opinião pessoal é que seja aproveitado Luan de lateral contra o Inter, ele “entende do riscado”. Se “não pode” pôr o Kayser (19 anos) para não queimá-lo, então o mesmo tem que valer para o Bruno Ferreira (20 anos). E o Kayser tem até mais tempo de Vasco…

    – Diguinho não serve como 1º homem, se não o Vasco não contrataria o Seymour. Diguinho não serve como 2º homem, se não seria desnecessário pensar contratar para essa posição. Então por que Diguinho está no Vasco? Para lutar pelo nosso futuro é preciso reparar rapidamente todos os erros a fim de canalizar dinheiro, contratações e tudo mais.

    – Cristiano é símbolo de paradoxo. O jogador é o mais criticado e também quem mais atuou em 2015. Esperar que Júlio Cesar resolva é perda de tempo. O bom jogador Henrique desde sempre com problemas físicos. Por que não contratar um Lateral esquerdo? Semana passada o Palmeiras pegou o Mansur, ex Vitória (BA) e da sel. brasileira olímpica. E o Vasco continua com Cristiano…

    – Optar por Serginho no meio por quê? Seria por professar a mesma crença do Jorginho? Gallo não é melhor? Lucas não é melhor? Até Saymour ali pode ter uma chance. E Serginho de lateral contra o Inter seria de “doer”.

    Para olhar pra frente, urge resolver o passado (deste ano por enquanto) e o presente.
    A diretoria tem que agir de modo “inquestionável” em razão do vascaíno hoje ser apenas chagas abertas.
    O “medo” das coisas darem erradas não havia até experimentarmos as duas desgraças na história do Vasco. A maioria do vascaíno jamais será o mesmo.
    Torço para as coisas darem certo, mas a dor das coisas erradas é diária e muito grande. Não dá para fingir que ela não existe. NADA JUSTIFICA NEM ALIVIA ESSA DOR. E NÃO HÁ PROVA DE AMOR MAIOR DO QUE AMAR NA DOR. AMO O VASCO.

  12. Acho que não é o momento de críticas, apesar da vontade, mas os erros existiram e estão existindo. Não podemos escondê-los. Passamos 6 anos defendendo a volta de Eurico e. principalmente, criticando os erros da administração passada, que foram muitos e não podem acontecer novamente. Aguardemos o final da temporada para “lavar a roupa suja em casa” e seguirmos trilhando o caminho da recuperação. Mas a minha decepção é enorme!!!

  13. Jefferson ?? Pra que? Não estão qualificando o elenco, estão só quantificando. E o Bruno gallo vai bem? Temos Andrezinho, nene, jorge, bianch, gallo, Jefferson . Não estão procurando jogadores com qualidades específicas e sim qualquer um com duas pernas e que possa jogar. Leandro pode dar certo, sabe fazer gols, mas de quanto tempo é o contrato? Vi que seria 2 años, é sério isso?
    É isso de São Januário ser arma para o adversário e tal… cá entre nós o Vasco tá perdendo em São Januário, maracana, Brasília, Minas, Sul, Morumbi. Coloca na nossa casa então é vende só 1000 ingressos que aí não bota pressão no time de pseudo-profissionais neh? !

  14. Vamos virar esse jogo! Não tenho dúvida! Gostei de seu otimismo, Sergio!
    PS : Não pude ir à reuniao pois estou em Bom Jesus do Itabapoana, a 400 km do Rio

  15. O Vasco não cai.
    Mas precisa modificar urgentemente sua direção de futebol. Ou o Eurico acumula o cargo ou chama alguém competente pra assumir. Com o Zé não dá.

  16. Meu primeiro jogo do Vasco foi em 1958. Tinha seis anos de idade e fui levado ao Maracanã pelo meu avô, vascaíno desde os anos 20, quando o Vasco começou a disputar o campeonato metropolitano. Naquela altura ia-se ao futebol como se fôssemos ao grande coliseu romano, onde nossos heróis iriam suar a camisa e dar tudo o que tinham de esforço e amor àquelas cores. Nossos heróis condividiam conosco nossa paixão e nunca necessitavam beijar escudos de camisas. Paulinho de Almeida, Bellini, Roberto Pinto, Sabará, Vavá, Pinga e tantos outros eram tão vascaínos quanto todo o lado direito da arquibancada. Repito, o lado direito, conquistado no campo e não nos tribunais ou em contratos obscuros. Éramos vascaínos por amor e o futebol era nossa paixão. O orgulho das conquistas eram tão grande quanto a nossa certeza de que outras vitórias viriam. Vieram os anos sessenta e, exceção feita à Taça GB mencionada acima (Gainete, Joel, Brito, Fontana e Oldair. Maranhão e Lorico. Luizinho, Célio, Mário e Zezinho), um desastre de resultados. No entanto, o nosso orgulho, o nosso amor nunca diminuiram. Longe do Brasil desde 1970, acompanho o Vasco como meu último elo de ligação com o país, precisamente o Vasco o mais autenticamente brasileiro de todos os grandes clubes, mesmo sendo de origem lusitana. Sofro no momento atual, porém não deixo o orgulho esmorecer. Acreditar ou não acreditar é irrelevante. Isso é hábito de místicos e religiosos. O fato é que se vencermos dez jogos temos chance de permanecer na série A. Temos equipe para isso? Objetivamente, não. No entanto, enquanto houver alguém a correr com aquelas camisas negras de faixa diagonal branca no gramado dos estádios, eu estarei a me lembrar de meu avô que me dizia sempre: “O bom viajante é aquele que sabe aonde vai; O melhor viajante é aquele que sabe de onde veio”. E nós, vascaínos, viemos de muito longe, de 1898, de 1923, de 1958, dos grandes anos 90. A hora é de apoio realista. Posso vir a ser o último torcedor no meu lado da arquibancada, o lado onde sentei-me várias vezes ao lado de meu avô. No entanto, mesmo se sozinho estiver, vai ecoar no estádio o meu grito de Vascooooooo!!!

  17. Concordo com o Sérgio Maciel. Deveríamos jogar na Colina.

    Se criticávamos tanto os jogos no Maracanã quando o Banana estava no poder, como não criticar agora? Na época dele, o time também jogava pressionado em SJ. PQ naquela época nosso estádio não era considerada uma arma para os adversários?

  18. Grande coluna Sergio, Parabéns!

    Em toda defesa que faço seja na mídia ou com amigos, repito sempre que quem tem medo, fica em silêncios, não atrapalha e se esconde debaixo de uma cama, pois isso não é atitude de Vascaíno.

    Chegamos a conclusão que, ficarmos reclamando, questionando, brigando e desunidos, jamais chegaremos a lugar algum.

    Realmente o exemplo da “década perdida”, serve, na minha opinião, como exemplo para o resgate do Clube e das vitórias, trabalho e união com um só objetivo, o melhor para o Club de Regatas Vasco da Gama.
    Dentro desse grupo chamado de “Homens de Ouro”, existem até alguns desafetos, outros infelizmente faleceram, mas o importante foi o movimento a favor do Vasco.

    Não venho aqui pedir que tenhamos que ser melhores amigos ou nos juntarmos com alguns amarelos ou muvianos, sei desta dificuldade ou talvez, impossibilidade, até por conta de atitudes tomadas ao longo desses anos que prejudicaram e abandonaram o Clube, mas venho sugerir uma trégua.

    Um trégua em favor do Vasco, uma reunião, de frente, olho no olho, onde seja colocada uma pergunta a todos.

    O QUE VOCE PODE FAZER PELO VASCO HOJE?
    O QUE TODOS PODEM FAZER PELO VASCO HOJE?

    Se a resposta for, simplesmente, ficarem em silêncio até o fim do campeonato, já conseguiremos uma enorme ajuda para o Clube.

    Acredito que a alimentação do ódio e da discórdia em nada está ajudando o Vasco, e isso Sergio, foi o retrato do nosso Clube na “década perdida”, obviamente cada um tem os seus motivos, as suas certezas, as suas culpas, mas não aprendemos a lição do passado, por isso, talvez, estejamos precisando de novos “Homens de Ouro”.

    Juntos pelo Vasco, não tenho dúvidas, sempre fomos e sempre seremos imbatíveis.

    Um forte abraço
    Paulo Cesar Guedes

    ps.: è possível depois passar um resumo da reunião de ontem, tomara que tenha sido bem proveitosa.

  19. Caro Sérgio, essa campanha é até o momento INCOMPARÁVEL. Quase 30 gols negativos de saldo, 8 gols em 21 jogos. Mas vida que segue, contratar Leandrão dá até pra entender, pois nesse momento é preciso ver quem esteja nas séries B ou C e possa nos ajudar, e ele é o artilheiro da C até o momento, na boa campanha do Brasil de Pelotas, embora seja mais um com trinta e e tantos anos, no nosso time de Sub-Masters. Mas Jeferson, com duas passagens pelo Vasco, a primeira sem muito brilho, e a segunda sem brilho algum, e pra variar também com mais de 30 anos… Sinceramente não entendi, até porque ele NÃO VAI JOGAR como titular tenho certeza disso. Nenê é nosso principal meia, e temos o Andrezinho também. Pra vir alguém, tem que ser como vc disse, alguém incontestável, e acho que Jeferson nem como primeiro reserva é incontestável.

  20. Prezado Sérgio e Amigos Vascaínos,

    Excelente manifesto, Sérgio. Parabéns pelas palavras.
    Sou vascaíno, sócio, amante da história do meu clube, do meus tempos de atleta nadador, da minha infância no clube, da infância dos meus filhos, todos vascaínos, amando e torcendo pelo nosso clube.
    Sou vascaíno, ponto.
    Não sou torcedor oportunista em vitórias. Nos meus 64 anos, já vivi muitos momentos de glória e de tristezas pelo meu clube.
    Lógico que acredito sempre e torço para que, enfim, cheguemos no momento de virada, recuperação e afastamento das últimas colocações.
    Lógico que acredito na administração do nosso presidente, na sua honestidade de propósitos. Ora, foi por isso que trabalhei para sua eleição, para isso que votei nele.
    Mas, volto a bater na mesma tecla. Estou preocupado com o futuro: “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”.
    Cadê o departamento de marketing do nosso clube?
    Quando vamos trabalhar a imagem do nosso clube?
    Precisamos de ajuda do nosso clube na defesa e no incentivo às novas gerações.
    Quando vejo a bandeira do nosso clube rasgada no placar eletrônico de São Januário, me dá vontade de chorar.
    Quando vamos cuidar das crianças como futuros sócios e torcedores de massa?
    Acho que esta gestão de marketing deve ser a pior dos grandes clubes brasileiros.
    Todos os dias assistimos os demais clubes divulgando ações de massa. O Vasco promove um ato de ação cívica na Lagoa e quem ficou sabendo?
    Depender do Bola chutar penaltis nos intervalos como ação de marketing em nossos jogos chega a ser ridículo e primário.
    Existem profissionais cuidando da nossa imagem, ou funcionários ocupando espaços (salas) no clube?

  21. Frias, só pra constar: o Gigante já se encontra rebaixado. Perdemos jogos contra rivais diretos. Jogos fáceis. Apontar equívocos agora seria apenas de caráter pedagógico. Vamos lá: Gilberto jogou muito no Estadual, não deveria ter sido desligado. Não temos um jogador de finalização. Guinzau é lento e já deveria ter ido para o banco. Temos o pior lateral esquerdo do planeta. O gol do Figueirense se deu em decorrência de um lateral cobrado por ele. Não há o que fazer. Infelizmente, minha percepção é essa, não temos forças para mudar a situação. Minha opinião é respeitosa. Vasco sempre! Em qualquer divisão.

  22. Depois do jogo de sábado, eu simplesmente tinha jogado a toalha.
    A situação, faltando 17 jogos, é pra lá de desesperadora.
    Alerta máximo ligado. Jogadores com sangue nos olhos.

    Não sei se vocês estão colocando na conta, mas não adianta simplesmente ganhar 10 jogos.
    Se o Vasco ganhar 10 jogos e os 4 times acima também ganhar os mesmos 10 jogos, ainda estaremos a 9 pontos da ZR.

    A conta não é “só” mais essa.
    Temos que torcer, AINDA, pra que a mulambada ganhe do Avaí hoje… Essa é a nossa segunda torcida.

    Eu sempre acredito no VASCO DA VIRADA até que a matemática permita.
    Mas que a situação está feia, está.

    Uma resposta seria um 1 a 0 hoje contra o Inter, 1 a 0 sem vergonha, dando bicão pra tudo quanto é lado, com gol de canela. O que importa são os 3 pontos. Fôlego renovado pra bater o Galo no final de semana.
    Se ganharmos hoje, talvez a torcida compareça no final de semana.

    Se não ganharmos hoje, o Eurico precisa dar um jeito de fazer ingresso a 10,00 pra lotar o Maraca.
    Que a atual diretoria tire leite de pedra para bancar uma promoção louca como essa.
    É agora ou nunca!

    Vamos Vasco, vamos!

  23. Excelente texto! Vou injetar um pouco mais de ânimo e acreditar que o Club de Regatas Vasco da Gama tem força para mudar esta história.

    Com o apoio que a nossa torcida está dando no Maracanã, ela já entendeu que o time precisa mais de vibração que de vaias. São Januário já poderia voltar a ser nosso Caldeirão, nossa armadilha para vencer todos os jogos que precisamos.

  24. a impressão é que o Eurico ganhou mas está engessado, amarrado e preso a acordos que impedem o Vasco de andar pra frente, isso é visível nas confissões de dívida com a ajuda dos amarelinhos, isto é visível no boneco do almirante do intervalo e empresa de comunicação do Vasco que é a mesma da gestão banana imposto por contrato, e isso é visível na questão do projeto sócio torcedor, tb amarrado por contrato que ultrapassa a gestão banana para amaciar a boquinha dos seus apadrinhados durante a gestõa Eurico.

    ou seja, a impressão que fica é que existe várias “quintas colunas” da gestão banana dentro do VAsco ainda, uma espécie de energia ruim, o Vasco preso a gestão anterior de maneira profissional, uma vez que rasparam o cofre todo, acabaram com a base e, portanto, o Vasco na merda, mal pode pensar em quebrar estes contratos feitos sob medida para os famintos vascaínos de merda.

    sobre a torcida, falta ao clube comunicação através das redes sociais e do site oficial do clube, mas como realizar isso se por contrato o VAsco está amarrado a gestão anterior até novembro????a torcida do VAsco está há muito tempo envenenada pela flamidia, porém hoje temos o poderoso recurso das redes sociais para um contato direto com este torcedor, é isso que precisamos, COMUNICAÇÃO DIRETA, DUVIDAS, TWITTER, HANGOUTS, PODCAST DE membros da diretoria numa interação direta com o torcedor vascaíno, inviabilizando o veneno da flapress e suas notinhas e reportagens tendenciosas….um quadro tb de setoristas do VAsco que mais falam inverdades poderia ser criado, e afixado no site oficial como histórico daquele veiculo de comunicação e/ou reporter que cobre o Vasco.

    não adianta, o Vasco sempre foi enfrentamento com a midia!!! O CÚMULO FOI VER VASCO com vantagem X FLAMERDA numa proporção de 8×1 no maracanã como fora no jogo decisivo, UMA VERGONHA, A TORCIDA COMPRA O DISCURSO DA FLAPRESS!!!! , chegamos a 117 anos desta maneira (enfrentando), os vascáinos de merda acharam que sendo amiguinhos da flapress o negócio melhoria!!! tái 6,5 anos de deboche, vergonha e submissão.

    o Vasco precisa reagir contra o discurso da flapress que tá matando a torcida (porque 40 mil foram no jogo do joinville e 8 mil no jogo decisivo da copa do brasil????e reagir pra evitar que novos aventureiros tomem o clubee destruam tudo, como fora o banana e sua quadrilha.

    quanto ao futebol é claro que houve erros, e só acerta e erra que governa, mas ainda dá pra recuperar num campEonato bem nivelado por baixo onde quem faz o primeiro gol vence!!!!!!!!

    VAMOS FAZER O PRIMEIRO GOL!!!

  25. Ainda naquela década ruim (anos 1960), durante o Carioca de 1967, passamos por um momento sui generis: faltando duas rodadas, precisávamos vencer urubus e alvinegros PARA GARANTIR CLASSIFICAÇÃO AO RETURNO, já que o campeonato (que era por pontos corridos) começava com 12 clubes e apenas 8 lutavam pelo título no segundo turno. Nossa campanha era, até aquele instante, a seguinte: 3 vitórias (Madureira, Portuguesa e São Cristóvão); 1 empate (América); e 5 derrotas (Bangu, Flu, Olaria, Bonsucesso e Campo Grande).

    Mas superamos o Glorioso por 2×0 e a mulambada por 4×0 e evitamos uma vergonha até então inédita!

  26. Precisamos de ARQUEIROS :

    Ricardo Berna ( Ex-Fluminense)
    Rodrigo Conceição ( Ex-Caldense , atual Sampaio Correa – Chegou a ficar 8 jogos sem tomar gol )

    Para o MEIO :

    Rodriguinho ( Reserva do Corintians
    Danilo ( Reserva do Corintians)
    Ricardinho ( Ceará)
    Artur Maia ( Ex-Flamengo , hoje Vitória)
    Cziommer ( Heracles)
    Carlos Villanueva ( Al-Shabab)

    Para o ATAQUE :

    ZÉ CARLOS ( CRB)
    RICARDO DE JESUS ( Artilheiro , hoje no Fortaleza )
    RIVALDO JR. ( Mogi Mirim )
    FABIO LIMA ( Al Wasl)
    POTITA ( Ex-Bahia , hoje Botafogo-PB)
    JHEIMY ( Sampaio Correa)
    MURIQUI ( Al Saad )

  27. A chance de sair da crise está na minha opinião na utilização de alguns jovens da base junto com os experientes: jordi;madson,luan,rodrigo(João Carlos),christiano(Bruno gallo),guinazu(seymour),ikaro(serginho),nenê(Jeferson),andrezinho(consendey ),jh(Rafael Silva),leandrão(kayser,riascos). Três jovens incorporados ao profissional: ikaro,volante,19 anos,saída de bola. cosendey,meia,18 anos,grande promessa,visão de jogo fora do comum,é grande finalizados de média e longa distância por último Renato kayser:artilheiro do clube em 2013 com uma média incrível de gols(oq mais está faltando no clube),19 anos,atacante.

  28. Eurico ta caducando? tá maluco? o não manda no futebol do Vasco? Jeferson? Leandrão? ta de sacanagem!

  29. Caros amigos Vascaínos, tenho tentado, mas está difícil pra cacete, primeiro tempo e 2 a zero pro Inter, Vasco envolvido, fraco, derrotado, que volte como o time da virada no segundo tempo.

  30. Outra porrada, o time (não a torcida) está acostumado. Tenho mais de 50 anos, e nunca vi algo tão HORRENDO quanto essa campanha ridícula. Quem não goleia esse time do Vasco? Vamos terminar esse campeonato com mais de 50 gols de SALDO NEGATIVO. Incrível…….

  31. Isso que está acontecendo com o Vasco não é aceitável. Esses caras não podem ser considerados jogadores profissionais. É um time de peladeiros veteranos. E cada vez o Vasco contrata mais veterano, agora até gringo veterano. E manda embora os poucos jovens que ainda revela. Realmente, dessa situação não tenho medo, tenho é vergonha. E cada vez o time piora mais. Onde está a diretoria?

  32. Insistir com esses caras que o Vasco põe em campo hoje em dia é de uma estupidez fenomenal. Deve ter alguns jogadores dentro do clube que represente a grandeza do clube. Esses caras não jogam nem no Olaria ou no Duque de Caxias.

  33. Náo. O Vasco náo mudara se tiver coragem. Quem tem de ter coragem e a diretoria e mandar meia duziia embora. Alias uma pergunta que faço ha algum tempo’
    Quem mantem no time o Cristhiano. Sera que a diretoria acha que vai jogar futebol algum dia., ou tem alguma coisa por trás disso.Dinheiro ou coisa pior. E o x9 da presidência Quando sera barrado. Quando mandarão embora Fiascos, já que mandaram o melhor qiue era o Gilberto então o que falta para mandar os outros.

  34. antes era o 2×7 e agora é o 6×0?????

    o que o rodrigo e o luan fizeram hoje é sacanagem!!!! luan já deveria ter sido negociado!!! tá gordo, lento, fora de forma e o rodrigo aparentava estar com LSD, não subia e nem marcava ninguém!!!

    cristiano é outro que parecia de sacanagem….É HORA DE APERTAR O RESET, O REBBOT!!!!!!, DISPENSA DE JOGADORES, VAI TOMA NO CU,!!!!!!!! TODOS AQUELES QUE JÁ JOGARAM 30 PARTIDAS E COMPACTUARAM COM ESTA VERGONHA TÁ NA HORA DE DAR VEZ, PARECIA JOGO DE ADULTO CONTRA JUVENIL!!!!! CHEGA DE CRISTIANO, RODRIGO E LUAN, PORRA, O QUE ESTES CARAS FIZERAM HOJE??????

    NÃO VOU FICAR AQUI DIZENDO QUE TÔ HUMILHADO E ETC… PORQUE TÁ MAIS DE MES NESTA MERDA E NADA MUDA!!!!!!! E AGORA VAI TER JOGO QUARTA DE DOMINGO NO BRASILEIRÃO ATÉ O FINAL DO MES!!!!!!!!!!!

    CHEGA DE DAR ALEGRIAS PROS ANTIVASCAINOS PORRA…..NÃO TEM NINGUEM PRA ESTANCAR ESTA MERDA!!!!???????? UM MES INTEIRO DE ALEGRIAS E NADA PRO vASCO EXCETO A ELIMINAÇÃO DO FLAMERDA!!!???? EU TROCO PORRA!!!!!!!!!! EU PREFIRO ESTAR EM OITAVO LUGAR NO BRASILEIRÃO E UM MES DE ZOAÇÃO COM O FLAMERDA MESMO SENDO ELIMINADO POR ELES NA COPA DO BRASIL!!!!!

    VAMOS VIRAR AMÉRICA OU BANGU NAS MÃOS DO EURICO?????? VAMOS CONTINUAR JOGANDO NO MARACANA PRA VENDEDOR DE PICOLÉ ASSISTIR????

    PORRA, E QUER QUE TORCEDOR VÁ AO ESTÁDIO FAZER O QUÊ??

  35. Sinceramente, esse discurso não cola mais. Torço muito para que o Vasco saia dessa situação, mas não dá mais para dizer que acredito.

    O Club de Regatas Vasco da Gama não merecia isso. E o fato da torcida não estar indo aos jogos como deveria é muito compreensível. O povo não é rico para ficar gastando dinheiro com ingresso toda semana, ficando em fila e ver o time tomar sacolada, perder para Figueirense, Coritiba no Maracanã. E ainda há os que moram longe do Rio, como eu.

    Não dá para culpar Eurico, que pegou um clube arrasado, nem dizer que tudo é culpa de Roberto Dinamite e do MUV.

    O que o Vasco tem que fazer é começar a planejar 2016, 2017 para ver se uma história de superação consegue apagar este 2015 da mesma forma como os anos catastróficos citados neste texto excelente de Sérgio Frias.

    A tristeza é a mesma de ver um parente em coma sem expectativa de acordar.

    Saudações cruzmaltinas.

    Casaca!

  36. Não sei nem o que dizer depois desse resultado humilhante de seis,só tenho que pedir desculpa, pois em caso de queda do Vasco, eu sou um dos responsáveis, pois acreditei numa mudança, não digo administrativa, mas principalmente do futebol. Total falta de planejamento, 32 jogadores contratados, e chegando mais, diversos da mesma posição, outros sem a menor condição física e técnica,vai terminar o campeonato e não é possível que não identificaram os problemas nas laterais do Vasco, um bom atacante de área, um volante que acerta pelo menos dois passes pra frente, e um meia, só o nenê não dá, é desanimador, nunca vi o Vasco no futebol tão amador e desorganizado,estamos pagando, em relação ao futebol por problemas de gestão sim, com todo respeito ao Zé Luís, que não tenho a menor dúvida, é um grande vascaíno e que bom que foi reparado na justiça uma covardia feita pela gestão anterior e o Zé Luís poderá receber o que emprestou ao Vasco,mas deve deixar o comando do futebol, pode atuar em outra área para ajudar o clube pois é grande vascaíno, agora vice de futebol não dá. Quanto ao rebaixamento, vou continuar apoiando, mas sinceramente não vejo forças nesse grupo pra salvar o Vasco,triste demais, pois o Vasco tá indo para segunda divisão pelas mãos do meu ídolo e um dos motivos que me levaram a ser vascaíno, Dr.Eurico.Ele não merecia passar por isso.

  37. Com um time desse sem a menor raça…
    Com um goleiro como o Jordi chamando gol desse jeito
    Com dois laterais direitos no banco, e improvisando o Serginho (volante medíocre) de lateral.
    Com o Rodrigo claramente sem PERNAS pra jogar
    Com Guinazu MATANDO todas as saidas de bola do VASCO, tocando bola entre ele, zagueiros, laterais, e ele de novo, zagueiros, laterais, e ele de novo, até um zagueiro dar um bico pra frente… (como a comissão técnica não enxerga o mal que o pitbull vascaíno faz pra esse time)…
    Com Andrezinho, Jorge Henrique e Nenê sem o menor entrosamento entre eles…
    E SEM ATACANTE DE OFÍCIO… Entramos pra jogar com o Internacional, no Beira Rio, sem ATACANTE DE OFÍCIO.. com o único atacante em campo (Rafael Silva) jogando aberto na esquerda ou direita, e acompanhando lateral…

    Assim é difícil acreditar…

    E a menor culpa é do Jorginho e sua comissão, ou dos jogadores.
    A culpa é de QUEM CONTRATA.. de quem aceita encher o elenco de jogador mediano de empresário…

    São 8 gols a favor e 42 contra…

    São mais de 30 dias sem fazer gol.

    E que a atual diretoria não tenha a coragem de vir a público culpar o rebaixamento na gestão passada…

    Obs.: Se eu pudesse aconselhar o Jorginho e sua comissão, faria o seguinte:

    Barração imediata dos medalhões do time… e time até o final do Brasileiro com:

    – Martin Silva (ou reserva quando convocado)
    – Madson
    – Luan
    – Rafael Vaz ou o melhor junior disponível
    – Lorran ou qualquer outro da categoria de base (exceto Cristiano ou Julio Cesar)

    – Lucas
    – melhor volante junior
    – Andrezinho
    – Nene

    – Romarinho ou Riascos
    – Qualquer camisa 9 de ofício, inclusive o Kaiser

    Esse time pelo menos DARIA O SANGUE em campo.. e não teria NENHUMA MÚMIA andando de um lado pro outro.

  38. Perdeu de seis? Que venha o próximo! Precisamos de dez vitórias. Então, vamos buscá-las.
    Duas observações:
    1. O primeiro campeonato brasileiro foi disputado em 1971, que terminou com o Atlético-MG vencedor. Antes disso é feitiçaria da CBF.
    2. A culpa não era do Doriva, como não é do Jorginho.

  39. A própria escalação dos dias e horários dos jogos do Vasco já mostra a influência e a importância que a CBF e a tv globo dão ao Vasco. Os jogos do Vasco são fora dos horários de tv durante a semana e nos fins de semana só joga aos sábados. Quer dizer, virou um clube secundário na audiência esportiva.

  40. Sergio, confesso que estou tentando buscar alguma força para acreditar nesse time. Ach que nossa diretoria faz um grande trabalho para equacionar as dívidas, mas faz um péssimo trabalho no futebol. Jogos no Maracanã, contratação de técnicos com critério discutível, jogadores medalhões que não produzem nada e recordes negativos se sucedendo. Ainda acredito em Eurico Miranda, mas cada dia fico mais triste em ver que a vaca está indo pro brejo,

  41. Caro Sérgio, depois da goleada de hoje me parece ser injusto o título do artigo se ele for dirigido à torcida, eis que quem aparentemente tem medo e não merecem vestir a camisa do CRVG são esses sujeitos chamados de “atletas”. Há um limite natural em que se pode levar sovas, esporádicas ou contínuas, sem a decepção – que não se confunde com abdicação, ou desistência. Torcedor do Vasco, se capital possui, tem que ser sócio e contribuir mensalmente (e de preferência entrar no site dividazero e adimplir algum débito fiscal do clube). Se o apaixonado torcedor fica aborrecido porque uma patuleia é contratada, ainda que sem pagamento de empresários, direitos federativos ou luvas, e ela não gera nada além de zombaria para nós vascaínos, cuida-se de natural reação de quem não nasceu para assistir a uma infindável temporada de apequenamento. Como nunca fiz parte de diretoria alguma, francamente se o presidente x ou y são mais ou menos responsáveis pela esculhambação econômica/institucional, isso é irrelevante. Relevante é que quem se propõe a tocar a nau tenha a hombridade de não permitir 6×0, derrotas para Curitiba em casa, goleadas com mando de campo contra Palmeiras, São Paulo, contratar pseudo-quem(?) holandês, aposentado-Jeferson, etc. Quem foi que deu essa dica? Com todo respeito à adoração incondicional do Casaca ao Eurico quase nenhum dos cerca de trinta contratações de desconhecidos vingou, e acabou por se pagar salários (ainda que supostamente diminutos) à toa, ao invés de concentrar em 5 ou 6 reforços (uso a palavra reforço como distinta de contratação); ao exemplo que ter trazido o Muricy Ramalho seria reforço e ter eleito Celso Roth foi um contratação, e das piores possíveis. Não compreendo a escolha de jogadores velhos e medíocres como pseuda solução, mais me parece a tentativa de mostrar que é tomada alguma atitude (ainda que seja sempre a errada). Torço que depois de mais essa humilhação ao brio das nossas paixões tudo mude da água pro vinho, e milagres sempre podem ocorrer. Se o clube for rebaixado, isso não vai mudar nada na relação incondicional entre a paixão-instituição, mas espero sinceramente que a arrogância de alguns seja diminuída, e se aprenda com os inúmeros erros cometidos nessa temporada. Por fim, como não tenho nenhuma confiança nesses sujeitos que recebem em dia, com exceção de dois ou três, opino por dar chance à prata da casa visando 2016, de preferência com Andrey, Kaiser, Cosandy (Até hoje não compreendo como permitiram que Marquinhos do Sul pudesse sair do Vasco). Dúvido que a base do Vasco tomasse de 2×0 do Inter, muito menos de 6×0.

  42. Desde 2001 que sigo o CASACA e estou sempre defendendo as convicções Vascaínas desse grupo, inclusive nas redes sociais debatendo com alienados, sendo chamado de “baba ovo de Eurico”, de “funcionário do Eurico”, que estou “mamando nas tetas do Vasco”, que sou “pago para ficar nas redes sociais defendendo Eurico” etc, isso sem contar na minha família de Vascaínos de “cabo a rabo”, e de amigos Vascaínos e de outros clubes. No meio social SOU TAXADO DE DEFENSOR NÚMERO UM DE EURICO. Me afastei um pouco aqui do site por um período devido a problemas de saúde, mas sempre acompanhando, sempre tendo esperança de que tudo poderia mudar e melhorar no meu clube de coração. E pela primeira vez tenho um comentário censurado.
    A decepção é grande. Pela censura nem tanto, mas muito mais pela situação em que o nosso amado Vasco da Gama se encontra.
    Quando em meses passados li uma coluna do João em que ele dizia sobre o sofrimento que teríamos que passar pela atual situação financeira/administrativa do Clube, não esperava que fosse tanto. Poderia imaginar tudo, MENOS UMA SEGUNDONA mais uma vez. E ela está ai, batendo na nossa porta.
    Eurico ir para a Sibéria não vai resolver o problema do Vasco, nem tão pouco vai amenizar o nosso sofrimento. Ficaremos aqui com gosto amargo na boca.
    O momento é de reflexão. O momento é para ter serenidade. O momento é de procurar os erros, enxergá-los, admití-los, analisá-los, e corrigirmos. Trazer a “Nau” para o rumo certo.
    Nós que estamos de fora enxergamos que erros foram cometidos, E OS ACERTOS TAMBÉM.
    Sejamos justos. Não podemos deixar a ida para a segunda divisão apagar os acertos e os esforços dispendidos pela nova administração diante do caos em que foi deixado pela administração Banana/MUV. Mas a segundona não é para o Vasco. É inadmissível para mim.

    Não tenho palavras para descrever o telefonema de um afilhado de 4 anos CHORANDO após mais uma derrota. CHORANDO por que o nosso Vasco tinha perdido de 6 x 0. Isso mesmo 6 x 0.
    Falar o que com uma criança de 4 anos diante dessa situação? Apesar da voz embargada e da tristeza profunda, ainda tive forças para amenizar e dizer que “mesmo perdendo o Vasco será sempre a nossa paixão e que temos sempre que torcer por ele”!
    Sei que não vão publicar mais uma vez o meu comentário, mas não poderia deixar de relatar.

    1. Olá Júnior, provavelmente houve algum erro na moderação e seu comentário. Ele não aparece em lugar nenhum. Se possível poste-o novamente.
      Um abraço,
      Leonardo Miranda

  43. Não jogamos em São Januário, mais de 30 contratações no ano (o quê, nas entrelinhas é o mesmo que ir no vestiário e dizer que o time não presta), demissão do técnico que ia ficar os 3 anos da gestão no cargo…precisamos parar de copiar o Roberto Dinamite! Mais ainda, vir a público, mais de uma vez, e cravar que o Vasco da Gama não cairá pra segundona, põe mais pressão no elenco de futebol do que os jogos em São Januário. O Dr. Eurico tem que entender que para os verdadeiros vascaínos, a sua figura continua intocada (e continuará) por tudo o que ele fez para o Vasco da Gama…mas é hora de por os pês no chão e assumir os erros. São mais dois anos pela frente para que haja planejamento e para que a “turma do ódio” não seja ressuscitada. Ainda temos a Copa do Brasil e já é hora de planejamento para a segundona, pois nosso adversário mais próximo politicamente (Botafogo) está pastando pra voltar para a primeira divisão.

    Saudações vascaínas!

  44. Primeiramente, Guinãzú e Cristiano não dão mais.
    E por favor, jogar no maracana não. Após o jogo diante do Atlético MG temos q retornar pra SJ. Lá é o nosso caldeirão.
    ……..

    Um meio campo q aposto mto seria Lucas, Andrezinho, nene e Biancucci. Na frente Jorge Henrique e leandrao.

    ……..

    Esse holandês q está vindo, inicialmente uma incógnita. Mas aguardemos.

    ……..

    Contra a ponte preta fora é jogar fechado, esperando eles. Jogar por uma bola. E voltaremos de lá com três pts.

    ……

    Apesar do momento ser ruim, não se pode abandonar o time. É apoiar sempre.
    SV

    Abraços!

  45. Sérgio,

    Eu ainda acredito, por ser o VASCO. Mas, temos o pior time, em termos estatísticos, da história do VASCO.
    Tem jogadores com mais gols, do que a equipe inteira do VASCO.
    Já não tem como essa Diretoria colocar culpa em Globo, arbitragem, em Juninho Pernambucano, etc., agora.
    Foram inúmeros equívocos. E o principal deles, é ter o José Luiz Moreira na Vice-Presidência. Um cara que conseguiu a proeza de rebaixar o Olaria (pasmem!) no Campeonato Carioca.
    O que essa figura bestial do Horta, está fazendo na Diretoria? Um cara que é um peso morto, em todos os aspectos.
    Na minha opinião, Sérgio, quem deveria ocupar cargos de comando nessa Diretoria, deveriam ser você, o João, o Cosenza, O Bruno Novaes… pessoas competentíssimas, que tratam o VASCO com pureza e amor. Sem nenhum tipo de interesse. O único interesse, é da manutenção de um VASCO forte, respeitado e imponente.
    Se o VASCO sofresse uma derrota acachapante, com a de ontem, na era banana, o que estaríamos falando hoje?
    Na era banana, éramos contra o nepotismo. E o que acontece no VASCO hoje é o que?
    Cargo por cargo, tem parentes (filhos) trabalhando. Se estão recebendo ou não, isso é outra história.

    Se o banana tivesse tirado os jogos de São Januário, o que falaríamos, após os fracassos contra Joinville, Coritiba e Figueirense?

    Me desculpe, Sérgio, pois, estou até passando mal, com a pressão alta, mas, há coisas estranhas acontecendo!e
    A cabeça está quente e explodindo.

    Sempre defendi que você deveria ter voz de comando nessa Diretoria, como um Vice-Presidente ou Diretor de Futebol, mas, com liberdade pra poder escolher atletas e técnicos, para serem contratados pelo Clube.

    Se um dia você se candidatar a Presidência do VASCO, certamente, estará entre os 5 maiores Presidentes da História do VASCO.

  46. Prezado espero futuro amigo.Vejo que sobrou pra vc. Sérgio pegastes o pior momento da história.
    Dr. Já era, estamos numa nova era. Admiro pois ainda é capaz de defende-lo com altivez.Bonito e com emoção.Porém ainda não vistes que o CRVG está afundando com o Sr do charuto.Peço que tenhas bom senso e converse com ele para se retirar.
    Um abraço e fica com Deus amigo.
    Luiz Rocha

  47. Entre os experientes incompetentes e a base inexperiente, fico com os garotos. Teriam desculpas por nos envergonhar.

    Creio seriamente que eles não jogam porque são investimentos de alguem que não quer expô-los. Quem se juntou ao Eurico náo está botando dinheiro a troco de nada.

    São raspas da origem do MUV.

  48. Assim como o Sérgio continuo acreditando. Só discordo da ideia de que Eurico Miranda transformou o Vasco num gigante, pra mim, com todo o respeito ao atual presidente, o Vasco sempre foi gigante. A situação é catastrófica, mas se até a administração ridícula do Dinamite não implodiu o clube não será agora com uma administração mais responsável que isso ocorrerá, apesar de centralizadora e antiquada em alguns aspectos. Reafirmo que o colunista está com a razão mas me assusto sempre com a ideia de alguns comentários sobre os “verdadeiros vascaínos ou vascainidade”. Um clube de futebol não é feito apenas dos torcedores que sabem a história do clube de cor e salteado, infelizmente. O clube popular como o Vasco é feito também de torcedores humildes que passam dificuldades para irem ao estádio, sua torcida futura depende não só da hereditariedade mas sim de conquistas (sou professor e lembro de muitos jovens alunos chorando com a conquista da Copa do Brasil em 2011 e do estadual este ano) e poderia continuar pontuando aqui sobre essas questões. O discurso do verdadeiro vascaíno é aquele que isso e aquilo reforça uma segregação dentro da torcida. Eu quero que o Vasco mantenha sua imensa torcida de pretos, pobres, brancos, imigrantes, filhos de imigrantes, ricos… E que isso ajude o clube a arrecadar mais, a encher os estádios e por aí vai, mesmo que ele não saiba que foi Ademir Menezes ou Friaça. Acredito que esse discurso é perigoso e que tende no futuro a transformar a torcida do clube menor do que a sua própria história condiz. Prezado Sérgio eu acredito sim na virada mesmo depois da tragédia de ontem, mas precisamos de um goleiro “cascudo” tipo Márcio do Atlético Goianiense para substituir o Martim quando este é convocado ou viveremos o mesmo pesadelo de 2013, além de queimar jovens promessas como o Jordi. SV

  49. por favor , será que alguém tem poder para pedir a barração do time do horroroso Cristiano , sem ele o time já melhora 70%

  50. Probabilidades são etéreas. Elas só existem até que se dá o desfecho. Enquanto a matemática não me provar que estou rebaixado, eu não estarei rebaixado. Enquanto eu estiver vivo, não estarei morto. Jogar a toalha, ser derrotista, não adianta porra nenhuma. Enquanto houver chance, o negócio é ir pra porrada junto com o time! Reza a tradição que quem morre de véspera é peru de Natal.

  51. O time do Vasco faz a pior campanha dos pontos corridos da História do campeonato brasileiro. E de quem é culpa dessa vergonha? Simple: Do Presidente.
    Quem montou a diretoria de Futebol? Presidente
    Quem contratou três técnicos em 8 meses? Presidente
    Quem deu aval para montar o time de futebol com média de idade de 32 anos? Presidente
    Quem tirou os jogos de são Januário? Presidente
    Saindo da área administrativa, quem deu declarações estapafúrdias dizendo que ” eu sou o maior reforço do vasco” ” Comigo o Vasco não cai” .Não caiu de fato, e vamos torcer para que não ocorra mais uma vez. Mas algum vascaíno acordou com sentimento do respeito no peito?

  52. Acho suas palavras interessantes, mas sera’ que o clube busca o apoio de sua propria torcida? Os que sao socios tem uma dificuldade enorme de pagar a mensalidade por causa de uma administracao que nao facilita e nao ajuda as pessoas a pagarem seus titulos. Os torcedores fora do Rio nao tem incentivo pra se associarem nem e’ facil de fazer-lo. A grande questao sera resolvida quando o novo plano sair do papel e for oferecido para todos.

    A torcida, na minha opiniao, quer empurrar o time e o clube pra frente, como fez quando doaram $$ para reformar o ginasio, mas, pra mim, o problema esta com a administracao que nao incentive, facilita ou busca o apoio de todos torcedores espalhados pelo Brasil e mundo afora.

  53. Parabéns Sergio, sua coluna é sem duvida um alento a toda dor que estamos vivendo. Concordo com você em quase tudo, não adianta agora tentar entender porque A, B ou C não estão jogando bem. Viradas históricas existiram e podem acontecer de novo, tudo no futebol é possível.
    MAS é com muita dor no coração, ainda mais depois de perder de 6×0 que devemos nos perguntar SE, como você disse devemos olhar pra frente, para as próximas rodadas, OU olhar para frente, para a próxima temporada!
    Vou torcer até o fim como todo bom vascaíno. MAS não posso me calar e concordar, com contratações do tipo Bruno Gallo, Joao Carlos, Seymor, Leandrao e Jeferson, isso para ficar apenas nessas ultimas 5. Dificilmente qualquer um deles modificara a situação atual, simplesmente porque não tem qualidade para isso. Fato!
    Então pra que inchar a folha salarial, pra que aumentar as despesas?
    Nós estamos sem reserva na lateral direita, e nenhum deles é lateral direito, alias nos estamos sem reserva de lateral desde o inicio do campeonato e só agora depois de 22 rodadas, é que se deram conta disso?
    Será que nos juniores não tem um lateral direito que possa jogar?

    Vamos lutar, vamos tentar até o fim, MAS vamos ENTENDER o que esta acontecendo…………..para não passar por isso de novo.

    SV

    Jose Fernandes

  54. Reconheço que o Eurico pegou uma bomba do Dinamite, e ao menos colocou os salários em dia e vem tentando recuperar o patrimônio do clube. Mas as situações drásticas no futebol exigem medidas drásticas. Esse vexame absurdo que estamos dando no futebol requer colocar a cara a tapa, e tomar medidas duras, não adianta sair contratando um monte de jogador meia bomba no desespero, com o campeonato em andamento, e só ir inchando a folha salarial sem dar solução. Reconhecer que a vaca foi pro brejo pode ser um bom começo de recuperação.

    Convoca uma coletiva. Afasta uma meia dúzia pra dar exemplo, começando por Guinazu e Cristiano por deficiência técnica, Rodrigo por ser uma erva daninha desagregadora, Thalles e outros por falta de comprometimento, e etc… Mostrando pulso firme, mata no peito os erros, admite que errou em demorar a demitir o Celso Roth, errou em deixar sair o Gilberto e não dar sequencia ao time titular do Carioca, e errou principalmente em tentar montar um time com veteranos que vinham de má fase em seus clubes e com o campeonato em andamento…

    Sobe os moleques que tão em destaque na base, Evander, Renato Kayser, começa a colocar pra jogar quem tem identificação com esse clube, jogadores mais jovens pra planejar 2016 … não tem mais essa de queimar, de pressão. Entrar com a vaca no brejo vai ser até positivo pra eles caso o milagre improvável aconteça. Pior do que está não fica.

    E foca com tudo no título da Copa do Brasil pra amenizar o vexame e talvez disputar a Libertadores ano que vem. Coloca um bicho considerável por vitória e por classificação, e vai com tudo. Faltam 6 jogos.

    Eu ainda acredito no milagre, mas do jeito que está, fingindo que está tudo bem, que é só crise passageira, que não tem explicação, que o time é maravilhoso e o sobrenatural é que atrapalha, que a culpa é da torcida, do pessimismo, do cacete a quatro, estaremos parecendo a Dilma e o PT no governo. Aliás, com 13 pontos eternamente, tem soado até um tributo ao PT.

  55. A impiedosa goleada sofrida diante do Internacional é sintomática. Revela que estamos marcando mal , correndo errado , estamos sem tempo de bola. Parecemos time de totó. Jogamos numa rotação e o adversario em outra rotação. Não conseguimos colocar a bola no chão , não conseguimos fazer o nosso jogo.Não temos ataque e não estamos tendo defesa também. Parece que nossos zagueiros estão se cansando de tanto ter que toda hora tentar segurar os adversarios que partem pra cima da gente sem a menor cerimônia.
    O time está desequilibrado ,descompassado , desritmado , destudo. Se a nossa preocupação era em tentar fazer um mísero gol , agora é não tomar.
    Domingo é o Atletico Mineiro e as pessoas já começam a apostar de quanto o Vasco vai perder. Outra aposta é que rodada o Vasco sucumbirá dando adeus em definitivo.
    Eu quero acreditar e muito mas tá muito dificil. O time está sem nenhum poder de reação. Alguns jogadores parecem que já jogaram a toalha.
    Onde está a nossa honra ? Onde está o respeito ao nosso clube?
    Por favor , reajam !!!

  56. Não posso vivenciar o dia a dia do Vasco e saber a verdade do que acontece nos bastidores .Dessa forma fico (como 99% dos vascaínos ) refém da mídia.
    Voces do Casaca, pelo menos alguns, acredito que conheçam mais os bastidores.

    É muito estranho tudo que esta acontecendo. É como se houvesse uma tremenda má vontade de alguns jogadores. A gente sabe que o interesse da imprensa é ver o Vasco na segundona, desta vez para colocar a culpa no de sempre(tentaram colar o primeiro rebaixamento nele mas o Dinamite tratou de provar depois que o culpado foi ele). E esse interesse não é somente da mídia. A gente sabe que jogador hoje desce um time no ano seguinte esta jogando em outro da primeira divisão. Jogador passa, o clube fica.

    Não seria o caso de uma grande barca? Promover jogadores jovens? Isso evidentemente depois que se detectar, se é que possível, algum “movimento” no elenco que esteja puxando pro lado errado.

    Pode ser só teoria da conspiração minha. Mas o resultado até agora é de time medíocre. E o elenco do Vasco esta longe disso. Me parece algo extracampo.
    E só quem vive o dia a dia do Vasco pode elucidar isso.

    Depois do que fizeram com a Lusa pra salvar o Flamengo eu não duvido de nada no mundo do futebol,
    Nada.
    Depois do que fizeram com a Lusa pra salvar o Flamengo e tantas outras..

    Nada.

    1. Romulo, temos em média duas colunas semanais, publicações de notícias, Casaca! no Rádio todas as segundas-feiras e agora acrescentamos o programa Podcast do Casaca. Estamos aqui, firmes para apoiar o Vasco e nos comunicar com os leitores e ouvintes.
      Um abraço, Leonardo Miranda

  57. è sério mesmo que acabou?
    depois de perder de 3×0 pra ponte preta e 3×1 pro cruzeiro e 4×1 pro palmeiras em SJ, 3×0 pro curintia, 4×0 pro São paulo e atletico MG, e agora de 6×0 não me vem ninguém pra falar algo??????? ainda querem que torcedor compareça no maracanã???

    porra tô aqui moído, e acredito que todo vascaíno esteja se sentindo o cocô do cavalo do bandido e faz-se a mesma coisa da gestão banana??? o silêncio??? ninguém bota a cara???? é pra entregar os pontos???? vai ficar todo mundo no seu canto vendo a flapress celebrar?? nenhuma informação em luga algum, nem mesmo no facebook????

  58. Quem é vascaíno de verdade tem que apoiar o time até o fim,o elenco é fraco,o técnico é fraco mas a situação financeira e a herança maldita deixada pelo Bananamite é algo muito grave!
    Ainda confio no Eterno Presidente Eurico Miranda!
    Mas queria que o Departamento de futebol do Vasco fosse mudado,enquanto é tempo e colocar o Papai Joel de técnico do Vasco urgente,pelo amor de Deus!

  59. Sérgio, admiro muito esse seu otimismo,mas não dá mais!Embora o futebol não tenha lógica, o time não mostra o mínimo poder de reação, sem contar que a sorte não está caminhando do nosso lado!Como vc disse não importa os erros que aconteceram,mas é preciso sinalizá-los. Na minha humilde opinião, o título carioca mascarou nossos problemas, o time era fraco, e só ganhou pq em clássico tudo se nivela e também pq os outros 3 eram igualmente fracos!A diferença é que a dupla Fla-Flu se reforçou!O Vasco achou q o time era ótimo,e o resultado todos estão vendo!Agora é juntar os cacos, e partir para mais uma reconstrução!Mas que essa seja pra valer!O Vasco parou no tempo, não tem um CT, o estádio precisa ser reformado e mais o Vasco não pode se acostumar a ser coadjuvante!Desde q começaram os pontos corridos, brigamos mais pra não cair do que pelo título, isso é inadmissível!Do fundo do meu coração, queria muito que o Vasco não caísse pela terceira vez, mas a queda é questão de tempo!E quanto a reforços, chegaram e estão chegando muito tarde!E ainda sim existe uma lentidão enorme, para trazer bons nomes!Jonás Gutierrez estava aí dando sopa e nada!Enfim, por ultimo, que história é essa de Nick Mariano q ninguém sabe de nada?

  60. É surpreendente como o time desmoronou depois do carioca. Apesar de não ser brilhante a equipe tinha uma estrutura e algumas jogadas. Falta de sorte e erros de arbitragem contribuíram para a queda mas o essencial é o futebol antiquado que se manteve apesar das trocas de treinador e a entrada de vários bons jogadores. A bola é tocada pro lado e pra trás incansavelmente, sem objetividade. Os passes são lentos, burocráticos, previsíveis. Não há como causar dificuldade para o adversário desta forma. Ao contrário, frequentemente esses passes são interrompidos e dão origem a contra-ataque. Acredito que tão importante quanto um matador seriam treinos exaustivos de passes; passes curtos, médios e longos.; de forma que o fundamento viesse a ser praticado com naturalidade e rapidez.

  61. Caro Sérgio Frias, só vc vem de cara aberta o que mostra o quão é corajoso e honesto. Porém indago cade o Dr? Cade os filhos? quem responde pelo nosso clube? Praticamente já caímos e vc sabe disso.Vc merece elogios mais o Dr e seus asseclas não.Precisamos de profissionalismo e menos falsidade.Viraremos América ou Bangu .Estamos à deriva e praticamente rebaixados.Fico triste não só por vc como aqueles vascaínos de verdade que o Dr não nos representa mais.
    Obrigado e boa noite.

  62. Sergio e amigos do Casaca.

    Sei que devem estar refletindo sobre muitas coisas sobre a nossa fase, mas temos que rever algumas atitudes.
    – Porque não estamos aproveitando a base?

    – Porque não estamos jogando em São Januário?

    – Porque estamos jogando constantemente aos sábados?

    – Porque estamos silenciando nos erros de arbitragem? os primeiros lances contra Goias e Inter foram irregulares, faltas que não aconteceram, entre outros, temos que pressionar também, pois parece aos olhos que podem tudo contra nós e até bandeira cresce marcando penalti

    – Porque Waldir Bigode continua ligado a comissão técnica, mesmo com 3 técnicos diferentes, já que é o setor que deveria desenvolver e melhorar, e o que nos dá os maiores problemas hoje?

    – O que está havendo com as contratações de João Carlos, Bruno Gallo, Seymour? considero que podem ser titulares, justamente setores que estamos em dificuldade de sair jogando, porque estamos com medo de queimar algum garoto da base que deve estar louco para entrar, quando vejo, palmeiras e santos, lançando seus garotos, confesso que tenho inveja dessa coragem. O santos praticamente se recuperou com eles. O que falta a nós?

    Continuo, acreditando, não vou cansar, nem parar, irei em todos os jogos, mas temos que fazer uma reflexão sobre nossas atitudes, o Fluminense saiu do rebaixamento em 2009, quando barrou seus medalhões e lançou a garotada em campo, dentro da mesma situação que estamos hoje

    Reconheço o esforço da nossa Diretoria, mas não podemos ficar atirando pra tudo que é lado, temos que nos preparar, dentro e fora de campo, se realmente quisermos mudar essa história.

    Desculpe o desabafo, contem sempre comigo, se for para o bem do Vasco.

    abraços

    PC Guedes

  63. Amanhã estarei novamente no maracanã mas provavelmente será minha última vez. Depois deste 6 x 0, estou prestes a desistir. Vamos ver se este Leandrão e etc darão uma última esperança. Se a vitória não vier, por mim pode colocar a molecada pra testar para o próximo ano. Mais queimado que a molecada, está o Vasco.
    Agora são 12 pontos para o 16 colocado. Para reverter isso o mais rápido possível, teríamos que vencer quatro ou cinco seguidas e torcer para os outros três da zona mais o 16 percam seus dois, três jogos…

  64. Vamos sábado às 19:30 ao Maracanã. O Vasco vai vencer o melhor time do Brasil, o Atlético Mineiro e depois disso vai disparar na tabela. Eu acredito. A primeira vitória da arrancada. Eu apoio o Vasco. Analiso com tranquilidade o elenco e o clube mas não desanimo nunca. VASCOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  65. Acabei de ouvir o podcast, espero que a bronca que o Sérgio Frias deu seja ecoada nos ouvidos dos jogadores…pois foi muito difícil de engolir o que aconteceu no Beira-Rio.

    Tá difícil para cacete!

    A cabeça está cansada…de tanto pensar nessa história de outro rebaixamento.

    GOLSSSSSSSSSSSSSSS, precisamos de gols. Urgente!

    Saudações vascaínas.

  66. Sinceramente, sem querer ser complacente com equívocos, mas pouco importa se o Gigante perca de 1 0u6. A derrota contra o Inter significa menos 6 pontos. Três que perdemos + três que deixamos de ganhar, diante da situação atual. Em minha concepção, o Vasco já se encontra rebaixado. Agora, Frias estou falando isso há muito tempo, um time de futebol não pode disputar um campeonato brasileiro com Christiano como titular. Não pode disputar uma série A dispensando um centroavante de àrea igual Gilberto. A torcida está nas cordas, sofrida, magoada e abatida. A obrigação do Vasco é, a partir de agora, ganhar o bi do carioca. É montar um time para ser campeão da Copa do Brasil do ano que vem. Mas, por favor, vamos encarar a realidade: o Gigante foi rebaixado.

  67. Aprendi a respeitar muitas pessoas aqui, principalmente Sergio frias, além do próprio João Carlos, o grupo como um todo respeito muito. Por isso não tenho muitas ilusões que ainda venham a concordar com o que vou escrever agora, mas…. Prezados, contra fatos não existem argumentos, os números não CLAROS, e a campanha INCOMPARÁVEL que esse elenco faz nesse campeonato mostram que houve sim muitos erros de PLANEJAMENTO para a disputa do brasileiro. Não fosse assim, não estariam neste momento, correndo atrás de contratações que deveriam a grande maioria delas terem sido pensadas desde o início da competição. Agora? Creio ser tarde demais, depois de estarmos na lanterna, MUITO LONGE dos demais times fora do rebaixamento, e com uma campanha pior de todos os tempos na nossa história. Claro que dentro do departamento de futebol ninguém deve jogar a toalha antes da matemática rebaixar o Vasco, mas que está claro que este elenco atual não tem a mínima condição de sair ganhando de todo mundo à partir de agora, isso não tem mesmo!! Porra, OITO GOLS em 22 jogos é piada, 3 vitórias em 22 outra piada, e 31 gols de saldo NEGATIVO, é impensável para o nosso clube. PLANEJAMENTO para 2016, pois será um ano de RECONSTRUÇÃO, e todo o esforço do Eurico e da diretoria, que levantaram nosso clube em muitas frentes, acho que tudo isso vai sofrer enorme impacto negativo, vamos regredir novamente. Mas vida que segue.

  68. Jogadores para agregar valor ao nosso elenco :

    GUARDA METAS :

    RICARDO BERNA
    CLEBER ( Nautico)

    MEIAS :

    ERVITI ( Argentino , joga no Atlante – MEX)
    CZIOMMER ( Holandes , joga no Heracles-HOL)
    VILLANUEVA ( Chileno , joga no Al-Shabbab)
    RICARDINHO ( Ceará)
    THIAGO HUMBERTO ( Ex- Internacional , hoje no Linense)
    THIAGO NEVES ( Al-Jazira)
    MURIQUI ( Al-Sadd )
    BOQUITA ( Marília)
    LUIS MONTES ( Léon -MEX)
    MAURO BOSELLI ( Léon-MEX)
    SALGUEIRO ( Argentino , OLIMPIA)
    RAFINHA ( Ex-Coritiba , hoje no Al-Shabbab)

    ATACANTE :

    STEFANO YURI ( Nautico )
    EDER (Criciuma)
    LUCCA ( Criciuma)
    ZÉ CARLOS ( CRB)

  69. Continuo não entendendo o porquê de ter sido censurado aqui. Meus 2 comentários foram coerentes, e não agredi ninguém. Leio aqui agora coisas que não cheguei nem perto de falar em meus comentários, e mesmo assim fui censurado. Gosto muito da posição de algumas pessoas aqui do CASACA, são corajosos, inteligentes, Vascaínos de verdade, e os acho em condições de assumir cargo de direção no Vasco. Espero um dia, quem sabe, eu e meus familiares(sobrinhos, tio, primo) e amigos os quais incentivei a se associarem, votar em alguns de vocês do CASACA.
    Apesar dos erros cometidos, continuo achando o Eurico essencial para o Vasco. Mesmo se o Vasco for rebaixado continuarei ajudando da forma que posso: Sendo sócio, comprando camisas e produtos do Vasco.

    Não tenho lido aqui no CASACA comentários de algumas pessoas que nesse tempo sempre estiveram presentes aqui no site. Posso citar o Paschoal, o Alecrim, o Ailton e outros mais. Como disse no meu comentário, sigo o CASACA desde 2001, e meus comentários sempre foram de elogio e de apoio, e na primeira vez que faço uma crítica não publicam. Se não sou mais aceito por este grupo, por ter feito crítica, que assim seja. Um abraço a todos, e sigamos nossos caminhos.
    Saudações Vascaínas.

  70. Avisem ao Eurico que ninguém que saber de desculpas. O caminho mais rápido para recuperar a instituição é abrir ao sócio torcedor o direito de voto, que façam isso na próxima semana. A unica forma é colocar a instituição acima da família. Euriquinho não tem direito hereditário sobre a presidência da clube. Que venham 300 mil sócios torcedores dispostos a tirar o Eurico na próxima eleição… Se ele tiver coragem, colhão e amor ao clube, é o que deveria fazer nesse momento. Nada de programa de marketing dizendo que é hora da virada. Coloquem o Eurico na TV dizendo que o vascaíno que virar sócio torcedor pode votar daqui a 3 anos. Seremos centenas de milhares de sócio enchendo o caixa do clube todo mês.

    1. Amigo
      Na boa, acho que você tem que ser o primeiro a se associar para saber quais os direitos que o sócio tem. Inclusive, um deles é o de… votar.

      Ah, e vejo muitos dizerem por ai que não conseguem se associar, que o clube dificulta o pagamento etc. Conversa pra boi dormir…
      Só para exemplificar: o meu pagamento de sócio vinha debitado em meu cartão de crédito. Em Janeiro deste ano fui assaltado e tive que pedir um novo cartão e o débito pparou de ser efetuado. Entrei no site e regularizei o débito que não tinha sido efetuado. Paguei via fatura, e depois disso todo mês chega a fatura na minha casa. Detalhe: Em Janeiro, diante do problema no cartão, liguei para o clube e me passaram para o setor de atendimento do sócio, e fui muito bem atendido..

    2. Ou você ainda não acordou ou está virado de ontem…
      Trezentos mil sócios, Não acha pouco? Eu contaria mais de 2 milhões na primeira semana…

      Acorda irmão!!!!

      Torcedor é volúvel, NÃO PODE NUNCA TER DIREITO A VOTO!!!! O cara entra no programa nas vitórias, desiste nas derrotas, volta novamente, sai de novo… São esses que você quer que decida por um clube mais que centenário?

      É mais fácil então que se ponha ações nas bolsas, onde o torcedor investe e um grupo responsável eleitos por sócios que não olham somente o futebol, administram o clube na forma de conselho.

      Ih, mas isso já é feito hoje, só que o NOSSO TORCEDOR não investe no clube. Compra camisas piratas, NÃO VÃO AOS JOGOS, e por aí vai.

      E é bom lembrar que: SE COBRE DE TODOS OS TORCEDORES QUE DERAM PULINHOS E BATERAM PALMINHAS DE AH É DINAMITE. ESSES SÃO CÚMPLICES DE TUDO QUE ACONTECEU NO CLUBE E NÃO TEM O MÍNIMO DIREITO DE RECLAMAR QUE HOJE O CLUBE NÃO TEM COMO INVESTIR.

      Aliás, EM MOMENTO ALGUM ESSES QUE FORAM LÁ PARA SJ ESTA SEMANA SE MANIFESTARAM EM DOIS REBAIXAMENTOS PELO QUAL O CLUBE PASSOU. POR QUE SERÁ, SERÁ POR QUÊ?

  71. Sergio o problema do Vasco é pontual.Tem q perguntar a cada jogador ,olhando olho no olho. se eles sabem aonde eles estão jogando.Eles tem q entender q estão jogando no VASCO,não é em qualquer time médio ou pequeno,.O Vasco e um time q alem de salarios em dia fornece a estes jogadores as melhores condições para se trabalhar, se comparado a times medios e pequenos da serie A do brasileirão. Estes jogadores mesmo tendo um nível técnico ruim,eles tem a obrigação de colocar o VASCO do décimo ao decimo-quinto colocado na tabela.O q esta faltando é VERGONHA na cara e RAÇA.A culpa e única destes pilantras(jogadores) q estão vestindo o nosso sagrado uniforme.

  72. Vou repetir a minha pergunta com muita humildade.As condições q VASCO fornece aos jogadores são melhores q muitos times médios e pequenos desta séria A.Mesmo com estes jogadores fracos tecnicamente,merecemos estar em último?Claro q não! O q esta faltando é RAÇA e VERGONHA NA CARA!!!Estes jogadores precisam entender q estão jogando no VASCO ,não estão jogando no sport,goias,chapecoense,curitiba,atletico paranaense,avai,joenvile,etc..

  73. Joel Santana tem que substituir o Jorginho que foi um erro!
    Proibe o Christiano de jogar,coloca o Henrique de lateral esquerdo!
    Riascos não serve nem pra reserva!
    Até quando a arbitragem vai prejudicar o Vasco da Gama,até quando?

  74. 1- Nunca vi em minha vida um time de futebol ser tao mal armado.
    2- Nunca em minha vida vi o Vasco ser tao mal escalado.
    3- Nunca em minha vida nunca vi este time ter tanta falta de sorte.
    4- Cristiano e Julio dos Santos sao fraquissimos para o futebol, eu defendi varias vezes ambos, mas cheguei a conclusao que sao fraquissimos e limitados
    5- Mas Sergio Frias tem razoes nao adianta ficar falando isto agora.
    Mas vou ser honesto nao e so culpa desta diretoria o fracasso neste campeonato, tivemos o sucesso no carioca que se mostra ser muito fraco. Vejam o Botafogo esta na segunda,flamengo estar se safando por que contratou alguns jogadores e tem ajuda dos arbitros. As flores estao de ladeira abaixo.
    Agora e ajuntar os cacos e se preparar para o ano que vem, pois as chances de sair do Z4 foi contra o Joinville, curitiba, figueirense e mesmo com o atletico mineiro e nao conseguiu nada.
    Incrivel apesar de ser um time fraco , os treinadores nao souberam fechar a equipe de maneira correta. Insistiram em Charles um goleiro fraco.Incrivel foi barrar o Jordi apos expulsao, sendo que ele foi obrigado a defender o gol ja que deixaram o adversario sozinho.Outra coisa estranha foi contra varios clubes e principalmente contra o atletico, em nenhum momento forzaram jogadas dentro da area adversaria , ja que tinhamos Leandrao na area, que por duas vezes quase marcou uma com um chute e a outra com uma cabecada.Mas a defesa ficavam trocando passes como se tivessem ganhando a partida.
    Bem muitas coisas estranhas aconteceram, estar dominando partidas e o adversario nem conseguia chutar a gol, basta uma vacilada um gol acontecia com maior facilidade e sorte.
    Chega de trazer jogadores pois aumentarao os problemas financeiros, ja termos problemas suficientes para o futuro com esta leva desesperadora.
    Ca entre nos este momento e um dos exemplos como o futebol brasileiro estar acabado. Conseguiram destruir com o futebol brasileiro. Aquele clube com problemas financeiros sofrerao para armar suas equipes.O que mais me deixa chateado todos os envolvidos tem suficiente experiencia no futebol e nao perceberam que o carioca nao servia para parametro para o brasileiro. Foi muito bom ser campeao carioca, foi muito bom bater nos mulambos,mas erraram feio na armacao da equipe no brasileiro.

  75. Agora é vida nova,vamos começar a ganhar Vasco da Gama,hoje temos que ganhar da Ponte Preta senão a coisa vai ficar mais feia ainda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *