Colunas
17

Esclarecimento

Sobre matéria publicada pelo Lance!, que nos cita e faz relação com supostas divergências do Casaca! e a gestão do presidente Eurico Miranda:

 

1 – Não temos qualquer problema em relação a quem ocupe cargos no Vasco, principalmente em se tratando de quem os ocupa e ainda auxilia o clube em problemas do dia a dia;

 

2 – O Casaca! entende sim que tem plenas condições de ajudar o clube, nos mais diversos departamentos (inclusive futebol), pois tem quadros para isso e já comprovou capacidade dentro do pouco espaço que teve para fazê-lo;

 

3 – O Casaca! sabe perfeitamente que os problemas vistos no futebol, independentemente de alguns questionamentos pontuais, se dão pela impossibilidade evidente de se cumprir os compromissos do clube com seus atletas, caso não se estipulasse um teto salarial que proporcionasse isso, pois a situação caótica encontrada não deu outra escolha à direção;

 

4 – O Casaca! não apoiou a gestão de Eurico Miranda apenas nos bons momentos do futebol. Apoia, além da gestão, uma concepção de Vasco posta em prática por ele e que será, pelo bem do próprio Vasco, posta em prática no futuro também por nós. Não nos posicionamos por 15 anos ao lado de Eurico Miranda para incensá-lo como muitos podem pensar, mas sim para defender uma concepção de Vasco que entendemos a correta para o futuro do clube, com todos os elogios inerentes ao seu presidente por tudo que fez e faz pelo Vasco, posto ACIMA de TUDO, conforme prometera que o poria há cerca de 30 anos, quando candidato a presidente no ano de 1985;

 

5 – Por fim, embora não tenha sido citado na matéria, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para afirmarmos categoricamente que somos a favor de que o clube volte a atuar em São Januário, sua casa, o quanto antes, e que acreditamos perfeitamente na virada do Vasco neste Campeonato Brasileiro, bem como no título da Copa do Brasil, simplesmente pelo fato de sabermos da força do clube para o qual torcemos e lutamos, em nome de sua grandeza.

 

Casaca!

17 comentários sobre “Esclarecimento

  1. Somente não concordo com a questão de que não se pode montar uma equipe melhor, por falta de recursos financeiros. A contratação desordenada de 33 atletas para o grupo profissional – de onde se aproveitariam, num time de médio para bom, apenas 5 deles(e cito: Madson, Nenê, Jorge Henrique, Gilberto e Andrezinho) – e 10 para a base(todos, sem exceção, com seus direitos ligados a clubes de empresários ou a empresários diretamente, e cuja maioria tem nível técnico inferior a jogadores que já estão no clube há muitos anos e estão sendo encostados e/ou emprestados/dispensados: aí cito: zagueiro Ítalo, titular do sub-20 na Copa São Paulo, no início do ano, teve o contrato rescindido e atua na base do Internacional de Milão; Ricardo Graça(18 anos), emprestado ao Vitória de Guimarães(assim como o Montoya); e, Jarles, dispensado e hoje sob contrato com o Flamengo).
    Se tivesse sido mantida da base de 2014, os jogadores Martin Silva, Jordi, Diego Renan, Luan, Rodrigo, Douglas Silva, Carlos Cesar, Douglas, Edmilson, Pedro Ken, Jomar, Jhon Cley, Montoya, Thalles e Yago, promovido alguns do sub-20 que já mostravam condições na transição, como Kadu, Lucas Barbosa, Marquinhos do Sul, Renato Kayser e os sub-17 Evander e Andrei Ramos, e a esse grupo agregados uns 4/5 jogadores de melhor nível que a maioria dos contratados, certamente a situação financeira não teria sido agravada(o caos já vem desde 15 anos atrás, e disto me lembro muito bem) e o time de futebol não estaria na iminência do 3º rebaixamento nos últimos 6 campeonatos disputados(2008, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015).
    Agora, querer descobrir jóias em veteranos ultrapassados e em nítido fim de carreira(Júlio Cesar, João Carlos, Diguinho, Seymour, Serginho, Julio dos Santos, Jeferson, Dagoberto, Herrera, Marcinho, Riascos e Leandrão), ou em jovens(ou quase jovens) sem nenhuma expressão(Jean Patrick, Christiano, Bruno Ferreira, Erick Daltro, Aislan, Nikolas, Caucaia, Lucas, Bolt, Erick Luiz, Mosquito. Mateus Indio e Romarinho), é o mesmo que acreditar que seu poder chega ao limite de considerar que o rebaixamento não aconteceria pelos poderes mágicos do seu Presidente. Aí, é acreditar demais em Papai Noel.
    No mais, concordo com o texto.
    _____
    Vamos por partes.

    Estamos em dezembro de 2014. O Vasco tem em seu elenco com salários entre 150 mil reais ou mais os seguintes atletas, que permanecem com contrato até 2016 ou mais:

    Martin Silva
    Nei
    Douglas Silva
    Rafael Vaz
    Sandro Silva
    Aranda
    Guinazu
    Montoya
    Bernardo
    Éder Luís

    Destaques da base, com algumas pequenas diferenças de idade, no time são:
    Jordi
    Charles
    Luan
    Jomar
    Henrique
    Lorran
    Jhon Cley
    Thales
    ______
    Alguns nomes subiram para os profissionais:
    Jonatas Paulista
    Guilherme Costa
    Yago
    Marquinhos do Sul
    *Yago e Marquinhos do Sul formaram o ataque na base que ficou quase três anos sem ganhar um clássico estadual.
    ___________
    Fora isso, o clube ainda tinha com contratos para serem cumpridos em 2015:
    Rafael Copetti
    Anderson Sales
    Rodrigo
    Rafael Silva
    ________
    A primeira medida tomada foi reduzir pela metade o salário dos atletas que ganhavam muito, aumentando o tempo de vínculo. Medida acertada para caber no orçamento o novo time.

    Para o time titular foram contratados, visando o estadual:

    Madson – Lateral direito
    Christiano – Lateral esquerdo
    Serginho – Volante
    Julio dos Santos – Meia (em troca por Aranda)
    Marcinho – Meia
    Dagoberto – Meia atacante
    Gilberto – Centroavante
    ____
    Quase uma dezena de atletas foram trazidos por custo baixíssimo. Todos vieram para compôr o elenco

    Jean Patrick:
    Bruno Ferreira:
    Aislan:
    Erick Daltro:
    Lucas:
    Victor Bolt:
    Daniel Rozen:
    Erick Luís:
    Romarinho:
    ___
    Dois ex-atletas da base foram trazidos como apostas um pouco mais caras, pelo currículo apresentado na própria base:
    Mosquito
    Matheus Indio
    ______
    Com este elenco o Vasco venceu o Campeonato Carioca de 2015 no início de maio:
    _______
    Entre as primeiras rodadas do Brasileiro até 30/06 o Vasco trouxe:

    Diguinho – Volante
    Julio Cesar – Lateral esquerdo
    Jackson Caucaia – Volante
    Emanuel Biancucchi (veio antes mas para jogar o Brasileiro e Copa do Brasil) – Meia
    Andrezinho – Meia
    Riascos – Atacante
    Herrera – Atacante

    Saíram:
    Com rescisão: Douglas Silva, Marcinho, Marquinhos do Sul
    Por empréstimo: Rafael Copetti, Erick Daltro, Jonatas Paulista, Montoya, Sandro Silva, Victor Bolt, Erick Luís
    Final de contrato: Daniel Rozen, Mosquito
    Contrato suspenso: Bernardo
    Voltaram para os juniores: Lorran, Matheus Indio
    ________
    De lá para cá saíram do Vasco Yago, Jackson Caucaia, Jhon Clay, Dagoberto, Gilberto

    E o Vasco trouxe:

    João Carlos, Bruno Gallo, Jeferson, Nenê, Jorge Henrique, Leandrão.
    _______
    O meu pensamento, portanto, é o contrário de muitos. Embora no Estadual o Vasco tivesse um elenco inchado, cerca de 20 atletas não faziam parte dos planos ao final da competição.

    Considero que durante o ano o clube trouxe 21 atletas para jogar mesmo e contou ainda com Lucas, única aposta que deu certo.

    Foram eles:

    Madson
    João Carlos
    Christiano
    Julio Cesar
    Diguinho
    Serginho
    Jackson Caucaia (emprestado)
    Bruno Gallo
    Felipe Seymour
    Julio dos Santos
    Jorge Henrique
    Marcinho (rescindiu)
    Emanuel Biancucchi
    Andrezinho
    Dagoberto (licenciado)
    Nenê
    Jeferson
    Riascos
    Herrera
    Gilberto (rescindiu)
    Leandrão

    Dos “herdados”, Martin Silva, Jordi, Rodrigo, Luan, Anderson Sales, Guinazu e Rafael Silva são os principais nomes.

    Ou seja, o Vasco tem na verdade, em condições de brigar por posição, ser titular e jogar, apenas 25 atletas (dois nem estrearam). Excluí dessa lista, Jomar, Thales e Henrique, embora possam ainda jogar pelo clube.

    E precisa de mais três ou quatro jogadores para a reta final do campeonato.

    O clube não foi encontrado com uma grande base oriunda das divisões de baixo de dentro do clube, com atletas que não serviriam (tiveram chances) com altos salários e contou ainda com algumas desagradáveis surpresas como as inacreditáveis performances de Thales e Dagoberto. Durante a temporada perdeu um jogador que poderia fazer parte deste elenco hoje (Gilberto), mas que obrigaria o Vasco a desembolsar quase 2 milhões de reais para mantê-lo e quando de sua saída vivia um jejum superior a 10 jogos sem marcar.

    Sobre Ítalo, os italianos estão querendo emprestar o atleta, o que demonstra não ter sido um grande negócio sua vinda, pelo menos a princípio. O Vasco dispensou mais de 10 atletas da base no início do ano. É absolutamente normal que alguns deles encontrem outro clube. Nem todos iriam parar de jogar futebol porque o Vasco não quis mantê-los.

    O time que você citou em 2014 chegou em dezembro com quase três meses de salários atrasados. O atual está com salários em dia. O referido elenco terminou em terceiro na Série B, perdeu o estadual e foi eliminado pelo ABC na Copa do Brasil.

    Houve uma óbvia qualificação do elenco, mas o ano ainda não acabou e chegando mais alguns atletas esperamos que o clube encontre a reação necessária para reverter o atual quadro.

    Sérgio Frias

  2. Vamos jogar fechadinhos e com ataques de pura explosão e raça. um a zero está mais que bom. Explosão e raça não são desesperos.São uma tática. Depois se vencermos o Atlético do Paraná ninguém segura mais o time. Não estamos mortos. O CASACA não está morto. O CASACA é um fenômeno vencedor e vamos, junto com o presidente e todos aqueles que querem bem ao Vasco mostrar aos inimigos que é o Vasco. Vamos que vamos.
    Saudações casaquistas.

  3. è porcausa de merdas como essa na imprensa escrota que o Casaca existe: pra defender o Vasco das sandices, principalmente da flapress.
    http://www.netvasco.com.br/n/167883/emissarios-de-eurico-teriam-sondado-cbf-sobre-mudancas-na-formula-do-brasileiro-para-evitar-rebaixamento-diz-colunista

    quem lê esta merda é convidado a achar que a flaglobo é um baluarte do moral e bom costume do futebol brasileiro!!!!, quando na verdade é só e somente só o CANCER DO FUTEBOL BRASILEIRO GERADO LÁ EM 1998 QUANDO ESTA MERDA DE ORGANIZAÇÃO PASSOU A TRATAR O FUTEBOL COMO BUSINESS, tendo até hoje o ditador marcelo campos pinto à frente do negócio!!!!, isso ninguém fala!!!!, mas já chamaram eurico de ditador e o escambáu, agora este cancer não pode!!!, veio em seguida a lei pelé em 2000, veio o massacre midiático contra o Vasco até 2008, sabedora que o eurico éra um dos pilares do clube dos 13, tiraram o eurico, ganharam o rebaixamento de brinde, implodiram o clube dos 13 em 2010 e espanholizaram (flamerda e curintia de protegidos na cota de tv) o futebol!!!!

    mas a bovinada adoradora do MUV reclama do “titulo brasileiro roubado” em 2011 que foi para o curintia, membro da dupla protegidinha da flaglobo do futebol brasileiro espanholizado….mal sabem eles que o setup agora com 70 milhões ou quase o dobro do que o Vasco recebe é pra dar flamerda e curintia, sendo que eles agoram vão ficar trocando jogadores entre eles, como já está acontecendo este ano: E MAIS, SE ESTE ANO DER CURINTIA, ANO QUE VEM O PLANEJADO É PRA DAR FLAMERDA!!!!, ATÉ PORQUE O CURINTIA PRECISA PAGAR O ESTÁDIO ITAQUERÃO E PROVAVELMENTE ALGUNS JOGADORES DE LÁ DEVEM IR PRO FLAMERDA ANO QUE VEM!!!!!!!!!

    lutar contra isso o babaca blogueiro da noticia acima não vai, os escolhidos da bovinada vascaína de merda euricofóbica muito provavelmente também não, assim como fora com o banana escroto……sobra dó a GENI de sempre….mas o que eu acredito é que VAMOS DEPENDER DO FBI, ISSO MESMO, DO FBI AMERICANO PRA ACABAR COM ESTE CIRCO GLOBAL NO FUTEBOL E POR TABELA SUA PROTEGIDA CBFLA do presidente marco polo del nero que tem medo de sair do brasil pra não ser preso…mas isso ninguém fala nada!!!!!!!!

    não tem romário, não tem eurico, não tem uma improvável reuinão dos clubes num novo clube dos 13 que dê jeito no curto prazo neste escárnio que se tranformou o futebol do 7×1…..é preciso retomar a cbf e acabar com o circo da globo voltando o que era antes de 1998….

    o que se deve avisar é que o jogo do Vasco contra a ponte está escondido no payperview, assim como foi no jogo do goiás, o que o departamento de futebol do Vasco precisa avisar os jogadores que o Vasco nunca será beneficiado pela arbitragem e portanto não se pode dar brecha, já se está afundado, com a faca e o queijo na mão pra flaglobo rebaixar o Vasco. ainda mais sabendo que o Vasco precisa de gols e centroavante ou jogar pra frente foi o que o Vasco não conseguiu contratar ou fazer este ano….

    que os jogadores do Vasco não deem mole pra arbitragem, que o trabalho da arbitragem CONTRA O VASCO SEJA O MAIS DIFICULTOSO POSSÍVEL, ESTE DEVERIA SER O LEMA DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL!!!! SE NO ESTADUAL O PRESIDENTE DA FERJ tenta impedir sacanagens, no nivel brasileirão e copa do brasil a globo manda na porra toda!!!!, se tiver que fazer o que o atleticu-pr fez este ano preparando o time apenas pra disputar 40 partidas da serie A, que seja!!!! o Vasco tem que saber lidar contra este domínio da flaglobo e sua espanholização nos campeoantos que ela manda!!!!!!!

  4. o jorginho tem que dar chance aos jovens da base…todos os clubes têm usado,até nosso rival flamengo,recentemente,tem dado oportunidades aos garotos… n acho que o evander e o Andrey com apenas 17 anos sejam a solução…mas kayser com 19,ikaro com 19,cosendey com 18,índio 19,kadu fernandes 20 PRECISAM DE OPORTUNIDADES…o Corinthians estreiou marciel quarta feira passada,no sábado o jovem arana fez gol,santos de gabigol e Thiago mais,geuvanio e cia,galo do jemerson,gabriel Jesus no palmeiras,o inter com metade do time da base…por que n usar a base?sempre foi uma tradição nossa!!! SV

  5. Eu gostaria que os amigos me dissessem que moral o Vasco passa a ter, ao exigir clássicos em SJ se assume publicamente sua INCAPACIDADE de garantir a segurança dos seus próprios atletas???? Porra!!!!! Não basta a humilhação de estarmos na pior lanterna da história???? Não basta sermos chacoteados pelos inimigos do Vasco???? Precisamos sermos humilhados por nós mesmos??? O que está acontecendo com o presidente???? Se tornou mais ouvinte do que palestrante???? Se cercou de incompetentes até a alma????

  6. Temos questões gravíssimas para serem resolvidas. Primeiro é o escândalo terrível da triangulação FLA-FLU-PORTUGUESA. Já está na época disso ser julgado pelo Ministério Público com punição rigorosa e de efeitos arrasadores ao Flamengo e ao Fluminense.

    Talvez seja o maior escândalo de todos os tempos o que fará que esses clubes despenquem duas divisões pelo menos. Envolveu muito dinheiro e a confissão lida nos meios de comunicação feita pelo presidente da Portuguesa e os fatos e as documentações rigorosamente comprometedoras que vieram à baila.

    O país passa por uma crise gravíssima e tenta se moralizar porque o futebol ficaria de fora desse esforça?

  7. Torço para que eu esteja errado, mas esse bruno Teles aí. … Pode dar certo… beleza, mas nossa, quando foi que o Vasco passou a ter um ” elenco tao ruim” para um cara da 2 divisão russa sem contrato vir, e ser considerado reforço ou até titular absoluto?! Acho que agora não adianta muito contratar… Acho que não vão achar salvadores da pátria sem contrato com nenhum clube, a não ser que ele estiver vindo de um ” Barcelona da vida” . E o Leandro foi contrato de 2 anos mesmo? Muito não?! Pra um cara de 32 anos que não parou em clube nenhum.
    Ps: Quando contrataram o Dakson lá da Conchinchina (bulgaria) meteram o malho aqui… que era isso , era aquilo e o cara era mediano até. Hoje contratam o cara da 2 divisão russa sem time. Como disse espero mesmo estar errado.
    ______
    Olá Patrick,

    Ele desceu e subiu com o time da Rússia recentemente, portanto jogou apenas a última temporada (das quatro em que atuou) na segunda divisão russa. Há uma reclamação sobre a posição no Vasco. E é muito falada pelos torcedores.

    O contrato de Leandrão, salvo engano, é até dezembro d ano que vem.

    A situação do Dakson foi completamente diferente, né Patrick?

    O Vasco tinha acabado de vender Rômulo com cerca de 10 milhões de reais entrando no clube. No mesmo mês, até o dia 05 a Globo pagaria ao clube 30 milhões de reais. O atleta foi anunciado no dia 07 e dito na época que viria em substituição a Rômulo. Eram outros tempos em que se gastava de forma desenfreada e irresponsável. Três meses depois o Vasco teria a água cortada. Mais três meses perderia quase do time titular por falta de pagamento.

    Sérgio Frias

  8. E as contratações sem critério continuam. Quando é que vamos ter jogadores “inquestionaveis” como você mesmo diz, Sérgio? Não me lembro desse Bruno Teles, e estava sem contrato. Júnior Mandacaru é mais uma aposta. O Vasco não precisa mais disso. Já estamos rebaixados, matematicamente não, mas temos a metade do número de pontos do último a não ser rebaixado. Começa a formar desde já o time para o ano que vem. Coloca alguns da base. Para de contratar. Pelo amor de Deus!!! Onde vamos parar?
    ____
    O Vasco contratou somente o Bruno Teles, Junior. Lateral esquerdo.

    Eu disse que o Vasco precisava de dois jogadores inquestionáveis ainda, um centroavante e ao menos um lateral. Veio um lateral e o centroavante, até aqui.

    O mercado hoje dá poucas opções e o clube procura ainda atletas para atuarem na fase final do campeonato.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  9. Boas contratações,acredito que o Vasco agora fará bons jogos!Muito boa contratação a de Bruno Teles e se vir o Mandacaru,tem só 22 anos,vai ajudar bem a dar força ao elenco do Vasco da Gama!

  10. CASACA! e EURICO sempre!

    Não tenho arrependimento nenhum de apoiar estes na política interna do Vasco há anos.

    Sim, a situação do futebol nos envergonha, mas isso não deve nos fazer oportunistas de plantão.

    Há divergências pontuais, com certeza. A questão dos jogos em São Januário é uma delas, a posição do CASACA está perfeita.

    No mais, falando por aqueles torcedores que acompanham de longe a política do clube, o que sinto falta neste momento difícil pelo qual passamos é da frequência das colunas do pessoal do CASACA de modo que possam nos dar suporte político e argumentação embasada para defender nossa concepção de Vasco e nosso projeto neste momento. O CASACA sempre foi nossa referência, precisamos dela neste momento mais do que nunca para fazer o devido embate e podermos contra argumentar nas redes e no dia a dia.

    Vamos virar!

  11. Amigos, a diretoria faz um excelente trabalho fora de campo para recuperar o rombo financeiro da gestão passada e equacionar as dívidas do clube. O esporte amador começou a ser recuperado. Por outro lado, temos um péssimo trabalho no departamento de futebol. Começamos bem ganhando um carioca (que pelo menos para mim tem importância sim), mas caímos na ilusão que o time precisava de contratações pontuais. A realidade se mostrou diferente, o Vasco afunda no Brasileirão fazendo uma campanha vexatória. Contratações de desespero incharam a folha do clube e trouxeram novas derrotas, troca de técnicos em sequência, anunciando nomes como Celso Roth e Jorginho, que são muito piores que o antigo técnico. Trazer Romarinho como dívida de gratidão ao Nosso artilheiro de 1000 gola me parece brincadeira, lembrando quando o filho de Dinamite esteve no Vasco. O Casaca precisa ser ouvido pé a coisa está feia!!!

  12. Para não me estender mais, pois já fiz meu comentário: o contrato do Leandrão vai até 02/09/2017(ou isto não são dois anos?). Os vários jogadores emprestados – pelos noticiários dos momentos de suas cessões – foram cedidos sem qualquer ônus para os clubes que os receberam(e onde não jogam, como tenho acompanhado diariamente pelos jogos dos referidos clubes – Série B e Campeonato Português). São 17 jogadores, que listo: Bragantino: Rafael Copetti, Sandro Silva e Guilherme Costa; Boa Esporte: Jonatas Paulista e Erick Luiz; Bahia: Marlon; Chapecoense: Bárbio; Portuiguesa-SP: Vitor Bolt; Vitória de Guimarães: Montoya e Ricardo Graça; Olaria: Wendel; Macaé: Max; Ceará: Bernardo(é empréstimo–> não existe contrato suspenso como se pode confirmar no BID, da CBF e no BIRA, da FFERJ); Cerro Portenho: Aranda; Minesotta-EUA: Yago; Portuguesa-RJ: Calebe.
    Quanto à falta de vitórias em clássicos do sub-20, é a mesma situação do momento(perdemos todas as partidas da 2a. fase do Brasileiro sub-20, fomos eliminados com duas derrotas para o Flamengo, na Taça Rio e contabilizamos, nos últimos jogos realizados pelo reforçado sub-20, derrotas para o Fluminense e Botafogo. Ademais, vitórias em clássicos locais não é sinônimo de sucesso. Basta ver que, em 23 jogos do Brasileiro, o Vasco somente teve 3 vitórias(Fla, Flu e Avaí), e já está virtualmente rebaixado, mesmo com o desespero em contratar MAIS refugos.
    _____
    Sobre o contrato do Leandrão, o mais correto seria que fosse até dezembro do abo que vem.

    Não é verdade. Vários deles absorveram o valor do salário ou parte dele. Não pagaram foi valor de empréstimo. E os trazidos em janeiro deste ano como apostas possuem todos salários muito baixos, o que facilita a que haja divisão ou pagamento integral.

    Disputar 11 clássicos oficiais, vencer 7, empatar três e perder apenas um diz alguma coisa sim, bem como no SUB 20 também diz, prova é a própria crítica pela qualidade do Vasco na referida categoria.

    As pessoas usam uma expressão aleatoriamente só para comprovar teses.

    Nenê é resto de quem? Andrezinho é resto de quem? Julio dos Santos é resto de quem? Bruno Teles é resto de quem? Leandrão é resto de quem? Julio Cesar é resto de quem? Diguinho é resto de quem? Bruno Gallo é resto de quem? João Carlos é refugo de quem? Herrera é refugo de quem? O Diego Souza seria refugo? Ronaldinho Gaúcho seria refugo?

    Uma coisa é você ter jogado a toalha, a outra é querer desqualificar contratações, colocando tudo no mesmo saco.

    Sérgio Frias

  13. Amigos,

    Repararam quantas contestações e explicações temos que dar sobre o nosso elenco.

    A verdade é simples, não se monta um time, seja ele qual for, no meio de um campeonato.
    As circunstâncias podem ter nos obrigado, mas demoramos a tomar algumas atitudes e perceber algumas deficiências, como já discutimos aqui.

    Mas agora, não temos mais jeito…. o nosso time é esse, então vamos dar a tranquilidade necessária a eles para trabalhar, só isso.
    Se dependermos da imprensa para fazer isso estamos perdidos, então quem tem que motivá-los somos nós.

    Porque tem gente que se reúne para protestar na porta, mas não vejo uma torcida organizada, ir a um treino e dar uma força?
    Porque não botamos uma faixa de apoio nos treinos?
    Porque não convidamos grandes ídolos nossos para vir a campo dar uma palavra ou simplesmente se postar a frente desse grupo, para que tenham uma imagem vitoriosa que os motivem, superando as milhares de imagens negativas que, manipuladamente pela mídia, esfregam nas suas caras todos os dias?

    Isso vale mais que dezenas de consultas com um psicólogo!

    REPITO: A FORÇA DE UM PENSAMENTO POSITIVO, SUPERA QUALQUER DIFICULDADE.

    MAS TEMOS QUE ESTAR CONSCIENTES, DE UMA VEZ POR TODAS, QUE NÃO DEVEMOS ESPERAR QUE A MÍDIA FAÇA ISSO POR NÓS, COMO POR EXEMPLO NO JOGO CONTRA O INTERNACIONAL, O NARRADOR DA SPORTV, REPETIU A PALAVRA, “DESESPERADOS”, PELO MENOS, 6 VEZES ANTES DO INICIO DO JOGO.

    SOMOS NÓS QUEM TEMOS QUE OFERECER ISSO AO GRUPO!
    SE SÃO OU NÃO OS MELHORES, DANE-SE, POIS ESSES SÃO OS QUE NOS DEFENDEM EM CAMPO…. E SE FOSSE POR ISSO, DIGO COM TRANQUILIDADE, QUE JÁ VI MUITOS TIMES PIORES.

    O VASCO SÓ DEPENDE DOS VASCAÍNOS!
    SE TEM ALGUÉM QUE NÃO QUER AJUDAR, ME FAÇA UMA GENTILEZA, FICA CALADO!

    AQUELE QUE NO MEIO DE UMA GUERRA, SÓ RECLAMA E CHORA, MORRE COM UM TIRO NA BUNDA, POIS O INIMIGO SEMPRE O PEGA DE QUATRO, ESCONDIDO DEBAIXO DE UMA CAMA.

    TODOS ESTAMOS CONSCIENTES DOS ERROS, NÃO ESTAMOS? OK, QUE NÃO SE COMETAM MAIS!
    POIS O QUE IMPORTA AGORA, NESSE EXATO MOMENTO, É O VASCO!

    FORÇA VASCO!

    PC GUEDES
    Pauloooverdade

  14. CONCORDO PLENAMENTE COM A POSIÇÃO DO CASACA. ME PARECE QUE APOSIÇÃO DE APOIO AO EURICO MIRANDA SE DÁ PLENAMENTE PELO ALINHAMENTO DA VISÃO DO QUE É BOM PARA O VASCO. E ISSO POR SI SÓ, SE BASTA.. ACREDITO QUE O CASACA MIRA O VASCO E NÃO O EURICO..

    MAS EM TESE TAMBÉM ACREDITO QUE O EURICO E VASCO TEM UMA GRANDE SIMBIOSE.

    TENHO MINHAS CRÍTICAS APENAS A QUESTÃO DO TIME.. A ARMAÇÃO DO TIME.. A ORGANIZAÇÃO DO TIME.. A ESTRATÉGIA ADOTADA PELOS DOIS TÉCNICOS QUE SUCEDERAM AO DORIVA.

    O TIME JOGA SEMPRE DA MESMA MANEIRA QUE NO INÍCIO DO ANO.. NÃO JOGA PELE MEIO EM DIREÇÃO AO GOL E SIM PELAS PONTAS… SOU UM CRÍTICO A PRESENÇA TÁTICA DOS LATERAIS.. AMBOS SE ESQUECEM DA SUA FUNÇÃO PRIMÁRIA: DEFENDER… AMBOS SE LANÇAM DESORDENADAMENTE PARA A FRENTE E O RESTO QUE SE EXPLODA..

    LATERAIS NÃO SÃO ATACANTES.. LATERAIS APOIAM, SEMPRE QUE POSSÍVEL, MAS SEM DESGUARNECER A DEFESA… E MESMO ASSIM ESSE PROCEDIMENTO TEM DE SER BEM TREINADO E OS JOGADORES QUE DÃO COBERTURA, FICAREM ATENTOS A ISSO.

    A AVALANCHE DO GOLS QUE O VASCO TOMA, EM GRANDE PARTE SE DEVE A ESSE MAU COMPORTAMENTO TÁTICO DOS LATERAIS.

    FORA ISSO, O TIME SE VICIOU NAS JOGADINHAS PELAS LATERAIS, DESDE A ÉPOCA DO DORIVA.. INCRÍVEL COMO OS TÉCNICOS NÃO OBSERVAM ISSO.. CONTRATAMOS ALGUNS JOGADORES PARA O MEIO CAMPO MAS A BOLA NUNCA CHEGA CORRETAMENTE PARA ELES.. OU É UM CHUTÃO PRA FRENTE OU CAMINHAM PELAS LATERAIS… TODOS OS ADVERSÁRIOS JÁ SABEM DISSO E USAM ISSO PARA NOS DERROTAR..

    É INCRÍVEL VER O JORGE ANDRADE JOGAR MAIS ATRÁS DANDO COBERTURA AO CRISTIANO… É MAIS COMUM VERMOS O JORGE ANDRADE ATRÁS E O CRISTIANO LÁ FRENTE.. INVERSÃO TOTAL DE POSICIONAMENTO.

    VEJO JOGO DO PSG.. ELE TOCAM A BOLA ATRÁS E SÓ PARTEM PARA O ATAQUE QUANDO HÁ UMA BOA OPORTUNIDADE PARA ISSO.. E TAMBÉM OS JOGADORES DO ATAQUE PROCURAM ESPAÇOS PARA DAR ESSA OPORTUNIDADE.. E ISSO NADA TEM A VER COM QUALIDADE DOS JOGADORES E SIM COM A ARMAÇÃO TÁTICA DO TIME.
    O TIME DO VASCO É ESTÁTICO.. FACILMENTE MARCADO..

    O JORGINHO E ZINHO NÃO SÃO BOBOS.. FORAM DOIS GRANDES JOGADORES TÉCNICOS E TAMBÉM TÁTICOS..

    O VASCO TEM DE TREINAR PRIMEIRAMENTE, NÃO PERDER A BOLA.. TOCAR A BOLA.. ATACAR EM BLOCO E PARAR COM O BUMBA MEU BOI..

    E MAIS QUE TUDO… CADA JOGO É UM JOGO.. AS CHANCES SÃO AS MESMAS PARA GANHAR, EMPATAR E PERDER.. POR ISSO ACREDITO QUE TEMOS TODAS AS CHANCES DE AINDA NOS CLASSIFICARMOS NA SÉRIE A..

    MAS NA BOA.. TEMOS DE TROCAR O LATERAL ESQUERDO… ALI É O CALCANHAR DE AQUILES DO TIME.

    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS

  15. Estou do lado do VASCO, do Casaca! e continuo apoiando o Eurico, apesar, da frouxidão (é frouxidão sim) de tirarem os jogos de São Januário e colocarem no Maracanã e de entender que o Casaca! deveria participar, efetivamente, de muitas decisões sérias da Diretoria do VASCO.

    Enfim, continuo acreditando que não seremos rebaixados, porque a camisa que os “atletas” estão vestindo, é a do VASCO.

  16. De acordo com grande parte de seu comentário, meu caro Reginaldo. Com o elenco que tinha antes mais uns 2 jogadores armadores reconhecidamente decisivos (estes mesmo com salários acima do teto fixado), teríamos gasto menos e alcançado melhores resultados. Faltou experiência de jogo dentro do campo para traçar a estratégia e escolher os a contratar.
    ____
    Isso é um exercício de abstração, Carlos Baião.

    Com Ronaldinho Gaúcho e Arrascaeta, por exemplo, estaríamos em outra situação?

    Eu particularmente sou favorável a que se tenha uma grande referência no time, mas há de se considerar que hoje nomes rareiam no mercado com condições de serem trazidos para cumprir este papel. Sob o aspecto financeiro e prático.

    Exceder o teto em 50, 70%, num caso específico, tudo bem. Mas em 200, 300%, sem qualquer garantia de sucesso aí é um erro. Há atletas que pediram quase três vezes o teto do clube no início do ano e que foram atuar na Série B do Brasileiro.

    E há de se lembrar que o Vasco herdou quase uma dezena de atletas com salários acima do teto, muitos deles sem conseguir a titularidade na Série B do ano passado.

    Na minha opinião, desde a contratação de Andrezinho em junho, o Vasco acertou nela, em Bruno Gallo, Jorge Henrique, Nenê, Leandrão e teve em Herrera uma decepção até aqui. Entendo que Bruno Teles dá a posição de lateral esquerdo uma opção de briga por ela e acho Jéferson uma grande incógnita, assim como Felipe Seymour, que só atuou meia hora no time até aqui (não foi bem no jogo).

    Neste meio tempo o Vasco passou a não contar mais com Bernardo, Dagoberto, Gilberto, Jhon Clay, Caucaia e Yago.

    Espero que sejam trazidos ainda mais alguns atletas para a reta final do campeonato, a fim de dar opções a mais para o time, principalmente considerando as 10 rodadas finais da competição.

    Abraço,

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *