Colunas
12

Ensinando a interpretação correta da regra do impedimento aos árbitros

Apesar da vitória deste domingo diante do Sport ter sido conquistada pelo Vasco, um novo erro de arbitragem contrário ao time cruzmaltino voltou a ocorrer.

Eram decorridos oito minutos do primeiro tempo quando em falta cobrada por Nenê, Serginho, em posição legal, cabeceou para o barbante assinalando aquele que seria o segundo gol vascaíno e praticamente definiria o jogo.

Atendendo ao aceno do bandeirinha, o árbitro Heber Roberto Lopes anulou o gol por impedimento de Luan que não alcançou a pelota antes desta ir às redes adversárias, em lance no qual o goleiro do Sport, Danilo Fernandes, nem esboçou chegar na bola.

Semana passada comentamos sobre o absurdo gol do Flamengo contra o Vasco na última partida entre ambos pela Copa do Brasil. Na ocasião o corta luz do atleta Cesar Martins atrapalhou Madson que marcou contra a favor do rubro-negro e discutiu-se na mídia a hipótese (absurda) de o atleta não ter participado no lance a ponto de atrapalhar o lateral vascaíno.

Há duas semanas, no clássico Fla-Flu, o terceiro gol rubro-negro foi iniciado num levantamento para a área tricolor no qual Paulinho estava em posição de impedimento (a bola foi levantada para ele que era o único atleta do Flamengo na jogada), mas a zaga afastou antes de que a pelota chegasse à cabeça do atleta. No rebote, novo cruzamento na área e desta vez Paulinho, em posição legal, marcou. Este é um exemplo de mais um lance no qual, mesmo sem tocar na bola um atleta em posição de impedimento participa da jogada a ponto de atrapalhar o adversário e, portanto, se valer da condição irregular para tirar proveito da situação.

No lance de hoje a bola já havia passado pelo goleiro, Luan tentou tocar nela, mas não conseguiu nem atrapalhou qualquer atleta do Sport na jogada, porém o tento foi anulado.

Além do tradicional “dois pesos e duas medidas” contra o Vasco, tivemos no jogo de hoje uma aula do que é um atleta em posição de impedimento não atrapalhar em nada a equipe adversária nesta condição. Ou os árbitros brasileiros são muito fracos e não aprenderam ainda a interpretar o que é participação ou não na jogada de um atleta em posição de impedimento, ou têm preferência por prejudicar uns em detrimento de outros, o que ocorreu em três partidas com apitadores diferentes.

26/08 – Vasco 1 x 1 Flamengo – Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) – Validou gol ilegal do Flamengo, ignorando inclusive aceno de impedimento do bandeirinha.

06/09 – Flamengo 3 x 1 Fluminense – Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) – Validou gol ilegal do Flamengo.

20/09 – Vasco 2 x 1 Sport – Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC) – Invalidou gol legal do Vasco.

A quem tanto incomoda a reação do Vasco no Campeonato Brasileiro?

A quem tanto incomodou a classificação do Vasco na Copa do Brasil?

Casaca!

 

12 comentários sobre “Ensinando a interpretação correta da regra do impedimento aos árbitros

  1. Realmente as organizações globo estão querendo e conseguindo dificultar a reação do Vasco mas mesmo assim o Vascão ganhará da mulambada domingo e não será rebaixado!
    Vascão da Gama na Série A em 2016.

  2. Esse é o nosso maior adversário. Ontem juiz de SC, estado onde Chapecoense, Figueirense, Avai eJoinville brigam para não cair, juntamente com o Vasco. Mas isso é só um detalhe, coincidência.

  3. Podemos lembrar ainda a discussão no campeonato roubado pelo urubu, pois a flapress chegou a discutir que a jogada do gol deles, se tivesse sido o jogador que não estava impedimento quem tocou na bola que a irregularidade não teria acontecido mesmo se o atleta impedido tivesse ido (como foi) na jogada. Para azar deles foi o atleta impedido quem tocou na bola e fez o gol, mas segundo eles mesmos, isso era difícil de ser percebido pelo bandeirinha que estava encoberto por ambos os jogadores. Essa flapress é uma vergonha e nem tenta esconder sua ´parcialidade e tem idiotas que reverberam isso.

  4. Não adianta. Agora vai ser pior. Vão roubar cada vez mais.

    Temos que gritar todo o dia: “Parem de roubar o Vasco”.

    O negócio dos cartões amarelos facilita mais ainda a ladroagem.

    Contra tudo, contra todos vamos para cima do Flamengo sabendo que seremos garfados impiedosamente.

    Temos que jogar o quíntuplo do necessário para conseguir alguma coisa.

    Mas vamos lá. Vencer ou vencer, somente vencer.

    Vascoooooooooooooo!!!!!!

  5. como foi dito, este é o nosso principal adversário e sempre foi desde que a globo montou seu circo lá em 1998 a cargo do eterno ditador marcelo campos pinto.

    ontem o ponto eletronico do chefe da quadrilha d aarbitragem voltou a funcionar, assim como ele funcionou contra o Vasco no jogo do flamerda e em outros jogos, e o que ocorreu? a arbitragem criou um fato controverso (disse que não foi nada e depois deu penalti), a arbitragem faz a cena com o bandeirinha quando quem manda é que grita no ponto eletronico, os jogadores do santos entraram na pilha, e expulsaram um jogador do santos que não tinha nada a ver e: RESULTADO MANIPULADO REALIZADO, já poderia voltar ao poker o chefe da quadrilha de arbitragem comandando seus andróides….

    os jogadores do Vasco deveriam saber que a rede do Vasco não pode ser balançada, pois tudo será motivo pra dar gol, ainda que seja a la futebol americano, com jogador levando a bola com a mão como se fosse um running back.

    este é p principal motivo que sugiro um time reserva na copa do brasil, pois além do time do Vasco precisar da vitória, precisamos dar 110% num jogo desse, não porcausa do time do flamerda, mas por causa da arbitragem do circo da globo.

    se o time ttular é esse: martin, madson, rodrigo, luan, julio cesar, rafael vaz, julio dos santos, nene e bruno gallo, jorge henrique e leandrão. é certo afirmar que madson, luan, julio cesar, nene e bruno gallo estão botando a gravata vermelha NO FINAL DO PRIMEIRO TEMPO!!!!

    é a oportunidade de botar um time sangue novo em campo, pra correr mesmo, ver jogadores como o joão carlos, herrera pra ver se reaprende a fazer gols, talles nas suas ultimas chances, biancucci, lucas, romarinho, kayser, cristiano, jean patrick, guinazu e etc..

    FOCO NO BRASILEIRÃO DO CIRCO GLOBAL POIS HÁ CHANCE SIM DE SAIR DESSA!!!

  6. SEGREDO PARA GANHAR DO FLAMENGO DOMINGO :
    O Segredo é a Bola Aerea. O Flamengo é o rei de tomar gols na bola aerea.Temos de treinar nossa bola aerea. Temos ainda alguma dificuldade na bola por baixo mas temos bons jogadores que podem decidir na bola parada. Temos bons cabeceadores e bons batedores de falta. Prevejo um jogo dificil de muita marcação e velocidade. O Flamengo virá mordido e vai implantar um jogo de muita marcação e correria. Temos de jogar com inteligencia , com sentido de marcação , com bom posicionamento , com todos se ajudando na marcação e jogo de contra-ataque.O Flamengo não sabe jogar fechado. É de sua natureza jogar sempre para atacar, jogar sempre pra frente , mas mesmo assim não será um jogo fácil. Espero muita catimba,muitos cartões e temos que nos prevenir.
    Ganhando do Flamengo e do Avaí (fora) e Chapecoense (casa) entraremos de vez na luta contra o rebaixamento. É bem provavel que a esta altura estejamos a 1 , 2 , ou até 3 pontos do 16º colocado. O importante é não perder as próximas partidas. Temos que pontuar nas melhor hipotese 9 pontos e na pior hipótese 7 pontos. Não podemos de forma nenhuma permitir que Chapecoense e Avai pontuem contra a gente. Estes times são adversarios superdiretos na briga contra o rebaixamento e vencermos estes times torna-se imprescindivel. Os times catarinenses ( Figueirense , Avaí e Chapecoense) terão jogos muito dificeis até o fim e temos de mantermos juntos , colados neles.
    Nada de oba oba. É humildade , é pés no chão até o fim. Não ganhamos nada. A nossa história de superação está apenas no inicio mas já está sendo heróica.

  7. Além disso, ontem o ‘juiz’ preparou a expulsão do Vaz, e inverteu faltas próximas à área do VASCO. Mesmo assim, não conseguiu impedir nossa vitória.

    Vamos continuar denunciando os ‘erros’ da arbitragem.

    Toda a concentração para vencermos o urubu.

    É importante que a nossa Diretoria garanta a igualdade na compra de ingressos por parte de nossa torcida e não deixe os urubus pagarem menos. É hora de garantirmos maioria de torcida no estádio.

    CASACA CASACA CASACA

    VASCO VASCO VASCO

  8. Isso é uma vergonha,mas ontem deu pra ver,se o Vasco continuar jogando assim e vencer todos os jogos em casa e se o Vasco realmente ter força nos bastidores da CBF o Vasco talvez consiga se salvar,mesmo sendo uma tarefa difícil,menos do que antes,mas ainda difícil

  9. A coluna visar reprimir erros além da podre rotina é correto, mas os erros da arbitragem por uma “enorme coincidência” continuam e vão continuar.

    Em vários jogos mantêm-se o histórico de prejuízo contra o Vasco e de grande descrédito do futebol brasileiro como um todo.

    Os dois últimos títulos de campeão brasileiro do Corinthians deixaram “dúvidas”. O 1º no caso dos 11 jogos escolhidos para serem anulados (sem ninguém ser punido criminalmente). O 2º no ano que o Vasco foi “impedido” de vencer o Molambo nos dois confrontos (onde as vitórias dariam o título ao Vasco). Em 2015 os indícios dão o 3º título “duvidoso” ao Corinthians, com grande reclamação do Atlético (MG), Santos, Palmeiras, Grêmio…

    Como aqui é Brasil, os títulos “duvidosos” jamais serão retirados do Corinthians. Os erros de arbitragem vão estabelecendo um abismo indelével entre os “queridos da mídia” e os demais. O dia que tais erros passarem a não ser decisivos para os resultados dos jogos (dos campeonatos), as diferenças serão absurdas e talvez inalcançáveis, subvertendo a ordem natural do Vasco e do futebol do Brasil.

    Por isso entendo e concordo com o desabafo da coluna em prol do Vasco e da credibilidade do próprio futebol, mas SEM MUDAR A ORIGEM DO PROBLEMA vamos apenas repetir essa indignação e sofrer “eternamente” o mesmo mal.

    Vale repetir abaixo meu texto antigo que tem ligação direta com o grave problema de arbitragem. POR QUE CLUBES SÓ ESPERNEIAM E PERMANECEM SUBORDINADOS AOS EFEITOS DIRETOS E INDIRETOS DA GLOBO?:

    TEXTO ANTIGO:
    Oportuno questionar ao VASCO, Fluminense, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético (MG), Cruzeiro, Bahia: POR QUE SE OMITEM REFERENTE AO ABISMO DAS SUAS COTAS COMPARADAS as do Flamengo e Corinthians? Dizer que o problema seria dívida com a Globo é mentira, é tratar o torcedor como estúpido. Exemplo simples – Se a Globo paga 400 milhões, os clubes poderiam pedir 300 milhões para Rede TV, Band, SBT e Record, num total de 1 bi e 200. O valor de 1 bi (duas vezes e meia pago pela Globo no exemplo) ficaria para os clubes. Os 200 milhões restantes ficariam para pagar as dívidas dos clubes até zerar com a Globo. Todas essas emissoras juntas devem chegar, ao menos perto, da cobertura de público da Globo no Brasil, portanto argumentar sobre o alcance de televisionamento também “não cola”. Ao saírem do imperialismo, os clubes retornariam aos horários e demais tradições do futebol. Eu poderia fazer mais ponderações, mas essas são suficientes. Se eu estiver simplificando demais e errado, alguém que prove o contrário.

  10. É hora de rebaixarmos a mídia e os matemáticos. Muitos apontam o Vasco como já rebaixado. Muitos acham impossivel o time não cair. Muitas apostas foram e continuam sendo feitas. Muitas piadinhas, pilhérias , motejos continuam sendo feitos nos esgotos , nas latrinas e nos porões pútridos de muitas redações. Mas o Vasco não é o Florminense que não foi rebaixado em 2009.. O Vasco é muito maior que o Florminense e que qualquer outro time. Temos história , temos tradição , temos glórias em terra e mar. Nossa história é de luta contra tudo e contra todos. Não vamos jamais nos curvar à mercê de aproveitadores agindo como abutres , como aves do mau agouro em cima da carniça. Não estamos mortos. O Vasco está vivo e mais vivo do que nunca. Nosso coração pulsa mais forte do que nunca. Vocês é que rebaixados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *