Sem categoria
9

Performance do árbitro Ricardo Marques Ribeiro em jogos do Vasco

O árbitro do confronto Vasco x Chapecoense da próxima quinta-feira, Ricardo Marques Ribeiro, cometeu erros e acertos contra o Vasco, mas ficou marcado por apitar e tomar decisões que afrontavam o Regulamento Geral das Competições da CBF de 2013 na partida que rebaixou o Vasco à segunda divisão naquele ano.

Abaixo os jogos do Vasco apitados por Ricardo Pereira Marques entre 2010 (o primeiro) e 2015:

04/11/2010 – Vasco 2 x 1 Grêmio Prudente-SP – Campeonato Brasileiro

17/09/2011 – Vasco 4 x 0 Grêmio – Campeonato Brasileiro

30/10/2011 – Vasco 0 x 0 São Paulo – Campeonato Brasileiro

29/09/2012 – Vasco 3 x 1 Figueirense – Campeonato Brasileiro

07/07/2013 – Internacional-RS 5 x 3 Vasco – Campeonato Brasileiro

17/11/2013 – Corínthians 0 x 0 Vasco – Campeonato Brasileiro

08/12/2013 – Atlético-PR 5 x 1 Vasco – Campeonato Brasileiro

23/07/2014 – Ponte Preta 0 x 2 Vasco – Copa do Brasil

04/07/2015 – Chapecoense 1 x 0 Vasco – Campeonato Brasileiro

19/08/2015 – Vasco 1 x 0 Flamengo – Copa do Brasil

02/09/2015 – Internacional-RS 6 x 0 Vasco – Campeonato Brasileiro

No histórico destacamos alguns prejuízos e benefícios de arbitragem ao Vasco entre 2010 e 2015:

04/11/2010 – Vasco 2 x 1 Grêmio Prudente-SP – Campeonato Brasileiro

Pênalti não marcado contra o Vasco aos 10 minutos do 2º, cometido por Jumar sobre Rhayner (PRU). O placar era de 2 x 1 para o Vasco.

17/09/2011 – Vasco 4 x 0 Grêmio-RS – Campeonato Brasileiro

Pênalti não marcado contra o Vasco aos 10 minutos do 1º tempo, cometido por Dedé sobre Escudero (GRE). O placar era de 1 x 0 para o Vasco.

30/10/2011 – Vasco 0 x 0 São Paulo – Campeonato Brasileiro

Pênalti não marcado a favor do Vasco aos 41 minutos do 2º tempo, cometido por Juan (SP) sobre Allan.

08/12/2013 – Atlético-PR 5 x 1 Vasco – Campeonato Brasileiro

1 – O árbitro iniciou a partida sem policiamento presente na Arena Joinville, descumprindo o artigo 19 , inciso I do Regulamento Geral das Competições da CBF na ocasião. Como resultado disso grande conflito houve entre torcidas, iniciado pela invasão de torcedores do Atlético-PR no espaço reservado para os vascaínos.

2 – Apesar de os artistas do espetáculo estarem diante de uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida, retratada no choro do atleta Luís Alberto do Atlético-PR, mesmo após observar as cenas de barbárie proporcionadas por torcedores dos dois clubes o árbitro recomeçou o jogo 73 minutos após a paralisação, cometendo mais uma infração ao Regulamento Geral das Competições, que prevê um período máximo de 60 minutos (30 + 30) para reinício de uma partida, numa análise teleológica do expresso no artigo 19§ 1º do referido regulamento.

Observem abaixo o que dizia o Regulamento Geral das Competições da CBF em 2013 a respeito do tema:

Art. 19 – Uma partida só poderá ser adiada, interrompida ou suspensa quando ocorrerem pelo menos um dos seguintes motivos:

1) Falta de segurança;

2) Mau estado do campo, que torne a partida impraticável ou perigosa;

3) Falta de iluminação adequada;

4) Conflitos ou distúrbios graves, no campo ou no estádio;

5) Procedimentos contrários à disciplina por parte dos componentes dos clubes ou de suas torcidas.

6) Ocorrência extraordinária que represente uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida.

  • 1º – Nos casos previstos no presente artigo, a partida interrompida poderá ser suspensa se não cessarem os motivos que deram causa à interrupção, no prazo de 30 minutos, prorrogável para mais 30 minutos, se o árbitro entender que o motivo que deu origem à paralisação da partida poderá ser sanado.
  • 2º – O árbitro poderá, a seu critério, suspender a partida mesmo que o chefe do policiamento ofereça garantias, nas situações previstas nos itens 1, 4 e 5 do presente artigo.

Art. 20 – Quando a partida for suspensa por quaisquer dos motivos previstos no artigo 19 do presente RGC, assim se procederá após julgamento do processo correspondente pelo STJD:

1) Se um clube houver dado causa à suspensão e era vencedor da partida será ele declarado perdedor pelo escore de três a zero.

 

19/08/2015 – Vasco 1 x 0 Flamengo – Copa do Brasil

1 – Pênalti não marcado a favor do Vasco aos 7 minutos do 2º tempo, cometido por Emerson Sheik (FLA) sobre Anderson Salles.

2 – Gol irregular marcado a favor do Vasco aos 12 minutos do 2º tempo em lance no qual Riascos recebeu passe em posição de impedimento e na sequência da jogada cruzou para Jorge Henrique marcar o gol único da partida.

Para mais detalhes sobre o episódio consulte o link abaixo:

http://www.casaca.com.br/home/2013/12/12/que-o-mundo-saiba/

02/09/2015 – Internacional-RS 6 x 0 Vasco – Campeonato Brasileiro

Gol irregular marcado a favor do Internacional-RS aos 8 minutos do 2º tempo em lance no qual Lisandro López (INT) cometeu falta sobre Christiano, possibilitando com isso a que o atacante completasse o cruzamento da esquerda para as redes. O placar era de 2 x 0 para o Internacional.

Portanto foram três erros capitais cometidos contra o Vasco e três a favor do Vasco, mais dois erros cabais que proporcionaram o triste espetáculo visto na Arena Joinville e ainda a continuidade daquela partida num clima incompatível para isso e contra aquilo que preceituava o Regulamento Geral das Competições na época.

Casaca!

 

9 comentários sobre “Performance do árbitro Ricardo Marques Ribeiro em jogos do Vasco

  1. Curioso que nos jogos do Vasco, os árbitros são SORTEADOS À DEDO pela comissão de arbitragem.

    E vamos nos “fuckendo” num lance aqui, num cartão ali….

  2. LADRÃO!!!! UMA AFRONTA ESCALAR ESSE MISERÁVEL QUE DEVIA TER SIDO ELIMINADO DO FUTEBOL POR DAR PROSSEGUIMENTO AO JOGO SEM SEGURANÇA QUE ELIMINOU O VASCO E GARANTIU O FLAMENGO PARA A ALEGRIA DA GLOBO.

  3. Quero ver ter favorecido o Vasco em jogo importante e decisivo , com o Eurico. Sergio Correa é um moleque que ganha dinheiro pra tungar o Vasco.

  4. OBRIGADO.

    A parte da denúncia está feita, e vamos botar pressão na arbitragem para não ‘errar’ contra o VASCO.

    Algo mais deve ser feito, e acho que cabe à Diretoria (Instituição), não sei se é possível participar e fiscalizar no momento da escolha das arbitragens. Como é feita a escolha? É um sorteio? Existe alguma auditoria para verificar a regularidade do sorteio? São aquelas bolinhas em que a menina escolheu o urubu como nosso adversário na Copa do Brasil?

    Meu sentimento é de que a escolha das arbitragens está sendo dirigida para prejudicar nosso VASCO. E é preciso acabar com o ‘ponto eletrônico’ não regulamentado, pois ele só serve para manipular os resultados dos jogos.

    Temos que denunciar, acompanhar previamente as escolhas de arbitragens e em último caso reclamar depois.

    Antes os ‘erros’ explícitos eram apenas contra os urubus e mais recentemente contra os gambás, mas agora há ‘erros’ explícitos contra o VASCO em quase todos os jogos.

    Acho que nem seria necessário falar que sou a pela HONESTIDADE e não é possível que o VASCO seja tão prejudicado por ‘erros’ explícitos sem reação equivalente que garanta os direitos do VASCO.

    Ser honesto não se coaduna com deixar que o ‘ladrão’ nos roube repetidamente. Se em 2013 tivéssemos saído do campo não teríamos sido rebaixados.

    Fora do futebol e na vida, por analogia, quando não é possível prevenir e reagir na hora contra algum atentado que venhamos a sofrer, podemos registrar a ocorrência na polícia e no Ministério Público para as devidas investigações.

    Vamos virar VASCO.

  5. Em relação ao jogo contra o Atlético PR, o regulamento é claro e favorecia ao CR Vasco da Gama. Mas como a nossa diretoria permitiu o não cumprimento do regulamento?

  6. Tem que ver também a partida anterior do Chapecoense quando com o time quase todo pendurado ninguém levou cartão amarelo, incrível. O negócio começou aí.

    Vamos ver se não continua.

    Alerta: cai-cai.Cera do goleiro.Dar cartão amarelo para os volantes do Vasco nos primeiros minutos de jogo. Não dar cartão amarelo para o Chapecoense no início do jogo. Violência. Anti-jogo de um modo geral. São vários itens que os sujeitos malandramente utilizam.

    Queremos só honestidade. É querer muito?

  7. Queria acrescentar mais uma coisa. Além desse escândalo das arbitragens massacrando o Vasco vemos agora o reinício da guerra de nervos contra o nosso querido clube.

    Vão pipocar notícias e comentários por todo o lado injetadas pelos inimigos costumeiros e outros que se escondem. Contra o clube, contra o presidente, contra os sócios e torcedores de verdade, contra tudo enfim na tentativa de desestabilizar o clube.

    Aviso aos navegantes. NÃO VÃO CONSEGUIR!! Estamos blindados contra as safadezas,

    Jornalistas esportivos, vocês sabem que quanto mais canalhas se comportam contra o Vasco mais o Vasco cresce e nem adianta a NetVasco se comportar como porta-voz de vocês.

    CASACA para todos.

  8. E se esse Ricardo Marques Ribeiro nos OPERAR de novo contra outro time de Santa Catarina SÓ PORQUE o vice-presidente da CBF (CASA BENEFICIENTE do Flavorito ou a Casa Bandida do Futebol), e ele que não fique VELHACO!

    Vamos mandaro caso para o CAS da FIFA com as cópias da súmula desse jogo e de outras partidas que ele nos OPEROU!

  9. CHEGA DE INTERFEçENCIA EXTERNA NA ARBITRAGEM ATRAVÉS DO PONTO ELETRÔNICO, CHEGA DE CBFLA, ISSO É ESTELIONATO!!!!!!!!!!!

    VTNC QUADRILHEIRO SERGIO CORREIA!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *