Futebol
34

Se não fosse a arbitragem…

O Vasco, considerando as últimas 10 rodadas do Campeonato Brasileiro, tem a oitava melhor campanha entre os clubes nesse período.

Tabela últimas 10 rodadas

Caso não nos fossem tirados do clube 9 (NOVE) pontos, perdidos em função da arbitragem, o Vasco seria o time com mais pontos, disparado, das últimas 10 rodadas do Campeonato Brasileiro. Teria somado 26 no referido período.

Casaca!

Fonte da imagem: Probabilidades no Futebol

34 comentários sobre “Se não fosse a arbitragem…

  1. Não resta dúvida que essa arbitragem foi extremamente tendenciosa contra o C.R. Vasco da Gama. É nítido e vale ressaltar que, se não fosse esses “erros absurdos” acontecidos com o nosso Vasco, já estaríamos fora da Z4 há muito tempo. É muito estranho o que vem acontecendo no Estado de Santa Catarina com os clubes daquela região… são coincidências incríveis o que vem ocorrendo, e já relatado pelo presidente EURICO MIRANDA. Acho que o Dr. Eurico deveria chamar a imprensa internacional ou pelo menos ameaçá-los, deveria também ser apurado ou porque ainda não foi apurado o caso da Portuguesa com a suposta venda de vaga para algum Clube… se de fato existiu ou não a irregularidade por parte do flamengo na escalação do jogador Armero…etc…etc… está tudo muito abafado, a imprensa não diz nada a respeito, ficam calados como se nada passasse de mera especulações. Essa CBF/STJD/parte da imprensa, na verdade formam um “consorcio” que apadrinham determinado clube do Rio, vocês sabem quem, e alguns de são paulo… o Vasco não pode ser desrespeitado da forma que vem sendo…o presidente Eurico Miranda está certíssimo de chutar o balde e entornar o resto de água que ficou no litro. Queria muito está presente nessa quinta para acompanhar ao vivo esse julgamento. Aliás, alguém poderia me informar se alguma emissora de TV passará esse julgamento? Queria muito ver esse Delfim Presidente da Federação catarinense e vice da CBF desmentir agora o Eurico de cara a cara, que nunca entrou nos vestiários dos árbitros… Alias, uma frase sugestiva fica aqui para vocês.

    ” Enquanto o Presidente Eurico Miranda já contribuiu muito para o bem do futebol brasileiro, o Presidente da Federação Catarinense e vice da CBF Delfin, ou melhor….. DEU FIM.”

    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!
    Luiz França Junior – Vitória-ES

  2. … Caso não fôssemos goleados em São Januário por Ponte Preta, Palmeiras e Cruzeiro, caso não tivéssemos feito apenas 1 ponto nos 9 disputados no Maracanã contra concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento, caso não tivéssemos dispensado o Gilberto, caso não tivéssemos vendido o John Clay por um pacote de mariolas, certamente estaríamos disputando o título.

    Saudações Vascaínas.
    _____
    E independentemente de tudo isso, caso a arbitragem fizesse seu trabalho (O QUE NÃO DEPENDE DO VASCO) o Vasco teria 42 pontos na tabela.

    Sérgio Frias

    1. Não acredito nos 12 pontos… Qual certeza que se tem da vitória do Vasco contra o Inter se o penalty tivesse sido marcado? Qual a certeza que o Goias não faria um gol em cima do esfacelado Vasco, se o 1º não ocorresse? Qual a certeza que o Vasco teria aquela apresentação e vontade contra o São Paulo se tivesse ganho do Chapecoense? Cada jogo é jogado conforme as situações. Isto é o futebol. A certeza que temos é que a nossa campanha foi pífia, ridícula, não condizente com o GRANDE VASCO DA GAMA. Se tivéssemos feito o básico não estaríamos comentando “arbitragens”.

      Saudações Vascaínas.
      _____
      Esquece o Goiás pois não faz parte da conta. Embora – você lembrou bem – não se pudesse afirmar faltando 76 minutos para o jogo acabar, o que ocorreria na partida que estava 1 x 0 para o time da casa se não fosse marcado o pênalti inexistente contra o Vasco na ocasião e minutos depois tivesse sido expulso injustamente Jorge Henrique, em lance para amarelo. Mas não foi computado este jogo com algum ponto para o Vasco mesmo assim.

      Contra o Inter em São Januário a equipe colorada vencia por 1 x 0. Caso o pênalti fosse marcado aos 15, 16 do 2º tempo (houve dois quase que em seguida), o empate do Vasco que só surgiu aos 34 teria ocorrido antes. Como na segunda etapa o jogo foi todo do Vasco, que pressionou inclusive depois de igualar o marcador, a tendência era de vitória. No jogo contra o Sport em que houve um pênalti para o Vasco não marcado a partida estava 1 x 1. O pênalti ocorreu aos 20 minutos do 2º tempo. Como se pode afiançar que o Sport empataria? Mas neste jogo só está computado um ponto a mais para o Vasco em virtude do placar final. Foi usado o mesmo critério para os dois jogos, o que o Vasco empataria aos 16 e o que desempataria aos 20, levando-se em conta o resultado final da partida.

      Continuando:

      O Vasco atuaria contra o Cruzeiro com um a mais em campo desde os 34 minutos do 1º tempo. Caso tivesse um a mais tomaria o segundo gol ainda na primeira etapa? Pois é. E na segunda etapa houve um pênalti a favor do Vasco não marcado aos 10 minutos. Mesmo diante de dois prejuízos de arbitragem O Vasco empatou ainda o jogo mais a frente. As circunstâncias da partida, portanto, eram favoráveis ao Vasco e não ao Cruzeiro naquele clássico.

      O Vasco não jogava mal contra o Atlético-MG no Maracanã. Havia perdido várias chances de gol na primeira etapa. O segundo tento atleticano surgiu de um lance irregular, pois na origem da jogada houve falta de Leandro Donizete sobre Jorge Henrique a cinco passos da área atleticana. O segundo tempo começou 0 x 2 e não 0 x 1. O Vasco mesmo pressionado pela série de derrotas conseguiu um gol. Seria o do empate e valeria um ponto.

      Contra o Avaí o Vasco vencia a equipe da casa dando um passeio no primeiro tempo. Não foi marcado pênalti claro sobre Jorge Henrique. Seria o segundo gol cruzmaltino e o primeiro tempo fecharia com 2 x 0 para o Vasco. O Avaí foi conseguir seu único gol aos 41 minutos do 2º tempo apenas.

      Contra a Chapecoense o Vasco vencia por 1 x 0 aos 40 do 2º tempo e a equipe visitante conseguiu um pênalti inexistente a seu favor. O jogo estava sob controle para o Vasco e o pênalti marcado e convertido tirou os três pontos do Vasco.

      Contra o São Paulo, além do pênalti não marcado no segundo tempo, que já daria a vantagem ao Vasco com dois minutos de jogo, o gol de empate do São Paulo aos 43 foi irregular, pois houve falta de Ganso em Bruno Gallo.

      Você sabe somar? Que bom.

      Inter-RS + 2
      Sport + 1
      Atlético-MG + 1
      Cruzeiro + 2
      Avaí + 2
      Chapecoense + 2
      São Paulo + 2
      ___________
      TOTAL: 12 pontos

      Resumidinho para você, o fake da hora, que por ato falho incluiu até mesmo um jogo no qual sabidamente o Vasco foi garfado (Goiás em Goiânia) mas mesmo assim não havia sido computado na conta.

      Sérgio Frias

      1. Primeiro: Não sou fake. Tens aí o meu e-mail, é só querer me questionar algo em off que estarei pronto a esclarecer. Só peço que esclareça isto no site, pois fui chamado de fake. Concordas?

        Segundo: Seria um péssimo escritor se não fosse um letrado em Ciências Exatas.

        Terceiro: Não precisaria resumir. Continua sendo falha a sua análise e seus argumentos. Os jogos mudam. A certeza nunca existe. Só pra te lembrar: Penalti não é gol. E em alguns casos ainda não tínhamos o Nenê, que sem sombra de dúvidas, é um CRAQUE!

        Continuo afirmando que a única certeza que temos é a infeliz campanha do GRANDE VASCO DA GAMA.

        Saudações Vascaínas.
        ______
        Jamais entrou aqui em 15 anos e quando entrou foi para questionar algo que prejudica evidentemente e de forma irretorquível o Vasco. No mínimo estranhíssimo, não?

        É claro que os jogos mudam, mas por conta da arbitragem reiteradas vezes trazem um prejuízo inominável ao time, inclusive sob o aspecto emocional, o que mais valoriza a equipe do Vasco nesta reação, pois se em seis dos últimos nove jogos foi prejudicado pela arbitragem, mesmo assim não perdeu e ainda venceu quatro vezes.

        Pênalti não é gol, mas segundo as estatísticas, 90% das vezes é gol. No caso de Nenê, que não lembra do último que perdeu, 100%. Lembrando que o Vasco já perdeu um pênalti na competição, através de Gilberto contra a Ponte Preta.

        A análise está longe, muito longe de ser falha. Seria falha se eu incluísse, por exemplo o jogo contra o Goiás, quando o Vasco sofreu dois prejuízos de arbitragem (um deles acarretou num terceiro, que foi a expulsão de Rodrigo no segundo tempo). Os jogos mudam, como você mesmo disse. O que teria ocorrido naquela partida – a seguinte depois da vitória do Vasco contra o Flamengo na primeira partida das 8ª de final da Copa do Brasil – com o Vasco motivado, se o pênalti inexistente não fosse marcado, caso Jorge Henrique não fosse expulso injustamente como foi aos 19 minutos? Os jogos mudam. Será que Rodrigo faria o pênalti no segundo tempo? Se o fizesse não seria também expulso. Onze contra 11 o Vasco poderia empatar ou até virar? Mesmo sem saber de tudo isso e com a clareza de que o Vasco foi operado em Goiânia pela arbitragem não houve qualquer ponto dado ao Vasco nessa conta. Embora o jogo fosse outro para o Vasco sem os erros plurais da arbitragem.

        Sobre ser sócio e não flamenguista, peço desculpas. Mas o tal jogo 3 x 1 Vasco no Botafogo é uma fantasia lúdica. O resultado não aconteceu neste confronto entre os anos de 1954 e 1992.

        Sérgio Frias

        1. Ok. Isto que eu não tinha entendido. Refere-se ao placar. Pode ser que eu tenha me enganado. Mas o Vasco venceu, tanto na principal quanto nos aspirantes.

          Com relação às arbitragens: É exatamente o que você relatou, as incertezas são muitas, e na minha opinião a atual colocação do Vasco é fruto da péssima campanha no primeiro turno e começo do segundo. E pode ter certeza Amigo, que isto não me torna menos Vascaíno dos que pensam ao contrário de mim.

          Saudações Vascaínas
          _______
          A arbitragem é fator fundamental na campanha de qualquer equipe quando a prejudica de forma consecutiva como ocorreu contra o Vasco. Esta opinião não é minha. É um consenso em relação a quem acompanha futebol.

          Caso o mesmo ocorresse com Flamengo, Fluminense, ambos estariam na zona de rebaixamento. Doze pontos é muita coisa.

          Não fosse o péssimo primeiro turno, caso as arbitragens não prejudicassem o Vasco da forma como o fizeram o lamento da campanha inicial do clube seria o de estar em décimo primeiro lugar atualmente e não em vigésimo.

          A sua forma de pensar é a mesma dos flamenguistas que aparecem por aqui. A sua forma de pensar converge com o desejo deles. Apenas isso.

          Sérgio Frias

  3. Ou o Vasco permanece na primeira divisão por bem ou seja, na bola, ou permanece na série A por mal, ou seja, no grito e na denúncia, porque resultados ruins, a bola não entrar, azar dentro de campo, os adversários marcarem gols cagados, os goleiros adversários virarem goleiros de copa do mundo, isso são coisas do futebol!!!!! Mas cair na base do apito e da filha-da-putagem é algo inaceitável!!!!

    Se não conseguirmos os pontos, eu conto com Eurico para que ele garanta que o campeonato não terminará depois da ultima rodada!!!!!!

  4. O VASCO EM 3 JOGOS NO MARACANÃ CONTRA: joinville, coritiba e figueirense

    O VASCO SOMOU APENAS 1 POTINHO, CULPA DO ÁRBITRO???
    NO JOGO CONTRA O figueirense TEVE UM PÊNALTI CLARO PARA ELES!!!

    QUANDO O DINAMITE REBAIXOU O VASCO 2X, O CASACA NÃO CULPOU
    A ARBITRAGEM, CULPOU A DIRETORIA E OS JOGADORES DO VASCO,
    SOBROU ATÉ PARA A TORCIDA!!!

    O VASCO ACREDITOU NUM TIME QUE GANHOU O ESTADUALZINHO
    GILBERTO, DAGOBERTO, CRISTIANO, LUAN, GUINAZU, JHON CLEY, TALLES
    ENTRE OUTRAS PORCARIAS, UM TIME MUITO FRACO!!!

    TROUXE OS REFORÇOS TARDE DEMAIS, NÃO CULPEM A TORCIDA, A IMPRENSA,
    O MUNDO, CULPEM O SR. EURICO MIRANDO, QUE MONTOU UM TIME FRACO,
    MANDOU O DORIVA EMBORA E TROUXE CELSO ROTH E TIROU
    OS JOGOS DE SÃO JANUÁRIO!
    _____
    É verdade. Não marcado, mas que não deu um pontinho sequer ao Vasco.

    Independentemente de qualquer coisa o Vasco não ganhou um único ponto no campeonato por benefício de arbitragem e perdeu 12. Pode tentar, espernear, justificar, mas é universal e todos sabem que a arbitragem é fator fundamental para definir jogos.

    Se o seu Flamengo tivesse sido garfado em 12 pontos estaria na zona de rebaixamento. O Fluminense idem, o Corínthians não seria líder e por aí vai.

    Sérgio Frias

  5. O Sr. Jorge Moura, antes do Senhor falar ou pronunciar o nome do Eurico, o Senhor deveria lavar a boca com água sanitária e desinfeta-la com água oxigenada. O que o Eurico esta fazendo um esforço incrível para equibrar as finanças do Clube e se esforçando ao máximo contra essa quadrilha do apito, e vem o Senhor aqui ainda falar do presidente.

    Por favor! O senhor e Vascaíno?

    Eurico pode ter errado como qualquer um erra, entretanto, há de convir… e demais nesse momento vir aqui e bagunçar o coreto.

    Por favor!

  6. E ainda vão querer tirar mais.

    A máfia está ainda armada. Fla-Flu-Portuguesa (Lusa)- SANTA CATARINA-Jornalistas esportivos-Comissão de Arbitragens da CBF estão ainda prontos para agirem até o fim do campeonato e a safadeza se consumar.

    Vascaínos de verdade vamos estar de prontidão até o fim. Sangue nos olhos.Guerra pela honestidade e seriedade no futebol.

    Como o CASACA relatou.SE NÃO FOSSEM OS ROUBOS DAS ARBITRAGENS ESTARÍAMOS LÁ EM CIMA DA TABELA.

    VAMOS REINICIAR AS VITÓRIAS. VENCER OU VENCER OU SÓ VENCER. CHEGA DE ROUBAR O VASCO,

    Vaaaaaaaaascoooooo!!

  7. Alguns erros contra o Vasco realmente existiram, mas não podemos negar que a conquista do estadual maquiou a qualidade do time, que era apenas mediana! Era óbvio que para um brasileirão, tinha que ter sido reforçado desde o início e não na metade pra frente da competição, como foi feito! Se permanecer na elite, méritos pro atual comando/administração. Mas se cair, que também não se esquivem da responsabilidade do naufrágio! C.R.V.G
    Saudações Vascaínas.
    _____
    O único naufrágio visto no Vasco foi a entrada do MUV no clube e os 400 milhões de consequências, após a entrada de outros 400, 500 milhões de reais no Vasco segundo balanços do próprio MUV. Em meio a isso os rebaixamentos em todos os aspectos.

    A conquista do Campeonato Carioca não maquiou a diferença do Vasco para os adversários desta cidade, vide resultados no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O Fluminense é lanterna do returno, o Flamengo já esteve na zona de rebaixamento no início da competição, mas o fato é que nenhum deles perdeu 12 pontos na tabela por conta da arbitragem sem nenhum a favor. Caso isso ocorresse com eles ambos estariam na zona de rebaixamento.

    A situação atual do Vasco, independentemente de alguns erros cometidos, é de responsabilidade clara e inequívoca das arbitragens, que tiraram do clube 12 pontos no apito e bandeiradas e não deram um sequer ao Vasco.

    Oito pênaltis não foram marcados para o Vasco, três marcados contra o Vasco não ocorreram, dois gols do Vasco foram mal anulados, três gols irregulares dos adversários do Vasco foram validados (fora os pênaltis). Na hora que alguém achar tamanho prejuízo sofrido por outro clube começamos a conversar sobre aspectos menores, pois os problemas do Vasco o Vasco os resolveu, agora deixar de ser o vice líder do returno por conta de arbitragem e estar, também em função disso, na 11ª colocação é bizarro.

    Sei que a vontade dos opositores é pôr algo à frente disso, mas a verdade nua e crua é que o Vasco está sendo garfado no Campeonato Brasileiro com erros sucessivos contra si, impedindo a que o clube saia dessa situação e se tivéssemos na mídia convencional a tão propalada imparcialidade decantada em prosa e verso o assunto teria o destaque devido e não o enfoque dado até aqui.

    A arbitragem é a responsável pela atual situação do Vasco na tabela, como teria posto nas mesmas circunstâncias Flamengo e Fluminense na zona de rebaixamento, caso fossem nefastas para com eles como estão sendo para com o Vasco.

    O resto é conversa fiada.

    Sérgio Frias

    1. Ora bolas, meu caro Sérgio Frias. Então esse já é o discurso pronto para um virtual fracasso, a arbitragem? Me parece muito cômoda essa atitude, não é mesmo? E onde ficam o péssimo planejamento, as pífias contratações, o surreal retorno do péssimo Celso Roth………? Não, não, meu caro, não tentem tapar o sol com a peneira, pois esse método, ameniza, mas não impede as queimaduras! C.R.V.G
      Saudações Vascaínas.
      _____
      Não, o discurso pronto é o seu. Realidade e discurso são coisas diferentes.

      Para os opositores do Vasco (inclua-se a mídia antiVasco) é cômodo fingir que não houve tais prejuízos ao Vasco, calar-se e não contestar isso de forma veemente, mas o fato é que o Vasco não teve um ou dois prejuízos de arbitragem no campeonato. Foram 18 erros capitais contra o Vasco e um a favor (este não trouxe ponto nenhum ao Vasco). Doze pontos tirados do Vasco por conta da arbitragem e isso desequilibra evidentemente a campanha de qualquer equipe, como desequilibra a do Vasco.

      Ratificando o que disse antes, com tais prejuízos contra si Fla e Flu estariam na zona de rebaixamento no campeonato.

      E ainda pode-se aduzir a isso o fato de que o Avaí não teria somado 30 pontos no certame caso a balança não pendesse mais para o seu lado do que contra.

      O Vasco vem jogando muito bem nos últimos nove jogos e não somou neles 25 pontos (e sim 17) por conta única e exclusiva da arbitragem.

      Realidade, portanto, é diferente de discurso.

      Sérgio Frias

    2. Alguns erros cometidos???

      Chrystianno, Erick’s, Aislan, Biancuchi, Romarinho, Marcinho, Madson, Seymour, Lucas, Vitor Bolt, Celso Roth,…

      Desde a 4ª rodada no Z4 !!! 29 gols negativos de saldo!!!

      E vem culpar apenas as arbitragens??? Menos, por favor, menos!!!

      Saudações Vascaínas.

      PS: Me adiantando: Tenho horror ao Flamengo, meu primeiro jogo que vi do VASCO foi em 1963 contra o Botafogo no Maracanã ( 3 x 1 ). Conheço muito bem a história desta minha paixão!!
      _____
      Não. Conhece muito pouco.

      Deveria ler mais. Muito mais.

      Não houve 3 x 1 nenhum do Vasco no Botafogo em 1963. Aliás o placar chutado é tão fora da realidade que a última vitória do Vasco antes dos anos 60 ocorreu em 1954 e a posterior em 1992. Ou seja você está completamente por fora.

      Agora que já descobrimos que nem Vasco é vou repetir o histórico dos 12 pontos que tiram do Vasco a condição de estar com 42 pontos e não com 30.

      Segue abaixo:

      Esquece o Goiás pois não faz parte da conta. Embora – você lembrou bem – não se pudesse afirmar faltando 76 minutos para o jogo acabar, o que ocorreria na partida que estava 1 x 0 para o time da casa se não fosse marcado o pênalti inexistente contra o Vasco na ocasião e minutos depois tivesse sido expulso injustamente Jorge Henrique, em lance para amarelo. Mas não foi computado este jogo com algum ponto para o Vasco mesmo assim.

      Contra o Inter em São Januário a equipe colorada vencia por 1 x 0. Caso o pênalti fosse marcado aos 15, 16 do 2º tempo (houve dois quase que em seguida), o empate do Vasco que só surgiu aos 34 teria ocorrido antes. Como na segunda etapa o jogo foi todo do Vasco, que pressionou inclusive depois de igualar o marcador, a tendência era de vitória. No jogo contra o Sport em que houve um pênalti para o Vasco não marcado a partida estava 1 x 1. O pênalti ocorreu aos 20 minutos do 2º tempo. Como se pode afiançar que o Sport empataria? Mas neste jogo só está computado um ponto a mais para o Vasco em virtude do placar final. Foi usado o mesmo critério para os dois jogos, o que o Vasco empataria aos 16 e o que desempataria aos 20, levando-se em conta o resultado final da partida.

      Continuando:

      O Vasco atuaria contra o Cruzeiro com um a mais em campo desde os 34 minutos do 1º tempo. Caso tivesse um a mais tomaria o segundo gol ainda na primeira etapa? Pois é. E na segunda etapa houve um pênalti a favor do Vasco não marcado aos 10 minutos. Mesmo diante de dois prejuízos de arbitragem O Vasco empatou ainda o jogo mais a frente. As circunstâncias da partida, portanto, eram favoráveis ao Vasco e não ao Cruzeiro naquele clássico.

      O Vasco não jogava mal contra o Atlético-MG no Maracanã. Havia perdido várias chances de gol na primeira etapa. O segundo tento atleticano surgiu de um lance irregular, pois na origem da jogada houve falta de Leandro Donizete sobre Jorge Henrique a cinco passos da área atleticana. O segundo tempo começou 0 x 2 e não 0 x 1. O Vasco mesmo pressionado pela série de derrotas conseguiu um gol. Seria o do empate e valeria um ponto.

      Contra o Avaí o Vasco vencia a equipe da casa dando um passeio no primeiro tempo. Não foi marcado pênalti claro sobre Jorge Henrique. Seria o segundo gol cruzmaltino e o primeiro tempo fecharia com 2 x 0 para o Vasco. O Avaí foi conseguir seu único gol aos 41 minutos do 2º tempo apenas.

      Contra a Chapecoense o Vasco vencia por 1 x 0 aos 40 do 2º tempo e a equipe visitante conseguiu um pênalti inexistente a seu favor. O jogo estava sob controle para o Vasco e o pênalti marcado e convertido tirou os três pontos do Vasco.

      Contra o São Paulo, além do pênalti não marcado no segundo tempo, que já daria a vantagem ao Vasco com dois minutos de jogo, o gol de empate do São Paulo aos 43 foi irregular, pois houve falta de Ganso em Bruno Gallo.

      Você sabe somar? Que bom.

      Inter-RS + 2
      Sport + 1
      Atlético-MG + 1
      Cruzeiro + 2
      Avaí + 2
      Chapecoense + 2
      São Paulo + 2
      ___________
      TOTAL: 12 pontos

      Resumidinho para você, o fake da hora, que por ato falho incluiu até mesmo um jogo no qual sabidamente o Vasco foi garfado (Goiás em Goiânia) mas mesmo assim não havia sido computado na conta.

      Sérgio Frias

      PS: Rubro-negro, vá procurar a sua turma, que está de quatro ainda. Nosso papo acabou.

      1. Prezado Sérgio Frias.

        Gostaria de fazer uma pergunta, e pode responder em off no meu endereço eletrônico que você tem acesso: A minha tréplica vai ser publicada? Não quero perder o meu tempo em escrevê-la nem o seu em lê-la.

        Só um detalhe: Não entendi este trecho “…Aliás o placar chutado é tão fora da realidade que a última vitória do Vasco antes dos anos 60 ocorreu em 1954 e a posterior em 1992”. Que eu me lembro fomos os primeiros campeões da Taça Guanabara em 1965 em cima de quem ??!! do Botafogo, lembra? 2×0.

        Houve o jogo sim, e o placar foi este, só não lembro o que valia. Houve até preliminar de aspirantes. Ah… Sou Vascaíno, Torcedor e Sócio.
        Por favor, considero uma grosseria me chamar de flamenguista.

        Saudações Cruzmaltinas
        ____
        Não, não houve.

        O placar de 3 x 1 não ocorreu em favor do Vasco, entre os anos de 1954 e 1992. Fosse valendo por qualquer competição.

        Sobre ser sócio e não flamenguista, peço desculpas.

        O seu comentário é digno do que fazem os flamenguistas quando aqui postam, pois defende o mesmo que eles, contra o Vasco e os prejuízos de arbitragem causados ao Vasco, daí o comentário.

        A defesa contra os que prejudicam reiteradamente o Vasco parece incomodar a alguns vascaínos. Ora, acertos e erros administrativos ocorrem em todos os clubes, mas independentemente disso as arbitragens não podem nortear seus caminhos num campeonato como fizeram com o Vasco. Se fizessem com Flamengo e Fluminense, ambos estariam na zona de rebaixamento, com o Cruzeiro idem e o Corínthians hoje seria vice líder do campeonato quatro pontos atrás do Atlético-MG.

        Até 2011 jamais havíamos ganho um único título com ajuda de arbitragem. O máximo ocorrido foi um gol mal anulado para cada lado contra o Cruzeiro na final de 1974.

        Perdidos vários campeonatos foram em função de arbitragens. Desde o início da era de pontos corridos o Vasco teve no balanço da competição (Série A) ano a ano muitos mais prejuízos que benefícios. Em 2003, 2004, 2005, 2006, 2011 isso ficou bastante evidenciado. Em 2007, 2008, 2010 e 2013 mais discreto, mas em 2015 a coisa é de um absurdo tão grande que a própria imprensa tenta não mencionar muito, desviar o tema. Dezoito erros contra, um a favor, sendo que não valeu de nada para o Vasco este último, só ratificam isso.

        Sérgio Frias

    3. Prezado Sérgio Frias e Ficher,

      Deixo meu ponto de vista neste lugar porque acho ser o melhor, e que me dá a chance de contribuir com algumas observações muito relevantes. Não posso deixar de fazer esses comentários porque me causa muito espanto e inconformismo a forma como a torcida do Vasco vem se comportando, com análises superficiais e dirigidas, compram argumentos e atacam o clube de forma monstruosa. Nem preciso lembrar que a imprensa e o sistema muito precisam deste apoio que vem de dentro, pois foi somente por ele que o golpe do MUV foi dado e o Vasco quase liquidado.

      Raras as pessoas fazem um julgamento juntando todos os fatos que são inerentes ao aspecto emocional, psicológico e conjuntural do Vasco da Gama. Porém há coisas que não dá para provar, mas que sabemos serem obvias e evidentes:

      1 – O Vasco ao ser campeão, com méritos, no Carioca assustou a todos que achavam que a galinha estava morta (Flamengo – Globo);
      2 – Fez a dona do futebol se atemorizar em ter que rediscutir um novo contrato de transmissão de TV com um Eurico Miranda fortalecido por resultados surpreendentes – institucionais e esportivo.

      Conclusão, o Vasco tem que cair! “Modus Operandis” – Operar de todas as formas: moralmente e tecnicamente.

      Inicio do campeonato: a imprensa repetia como mantra: O time do Vasco ganhou o estadual, mas é fraco! A cada jogo isso era alardeado, nas mídias radio-jornal-TV. Porem, o time do Vasco não era pior que a metade dos times que iniciaram o campeonato, haja visto o queridinho da mídia que sempre teve a mesma bosta de time e quando estava na zona de rebaixamento teve suas vitorias consecutivas, com muitas falhas das arbitragens, o objetivo era sim, PRESSÂO NOS JOGADORES E NO TÉCNICO e na torcida, para que esta passasse a criar um clima ruim para o próprio time.

      Nos jogos: desde o primeiro jogo contra o Goiás, o time do Vasco foi aniquilado por arbitragens, que o desestabilizava com erros grosseiros, distribuía cartões amarelos e vermelhos de uma forma que não faziam com outros clubes. Em MUITOS jogos, o Vasco levava um gol e era aniquilado emocionalmente pela arbitragem. Esses erros obviamente resultavam em prejuízos em jogos posteriores, pois o time não se repetia nunca, os prejuízos da preparação técnica foram irreversíveis.

      Outra lembrança, após cinco rodadas, o Vasco tinha apenas uma vitoria (se não me engano), mais alguns empates. Estes empates foram motivo de muita pressão da mídia, dizendo que o time não vencia, programas de TV ridicularizavam o time e o Eurico, com o Mantra da Falta de Planejamento e time fraco, jogadores ruins.

      Somado a isso, vieram as sequencias dos penaltis não enxergados pelos juízes e a cada reclamação muitos cartões amarelos e expulsões. Fora os jogos que tomávamos os gols e tínhamos as expulsões.

      Doriva foi massacrado e em todas as oportunidades a imprensa tentou colocar ele contra o Eurico, nunca conseguiram.

      Entrou Celso Roth, que foi sim em minha opinião uma escolha pouco feliz, porem, as operações contra o clube foram muito pior do que o trabalho fraco dele, que já tinha em mãos um time esfacelado emocionalmente (e não pensem que isso não conta, vide o estagio atual do Goias, do Coritiba e do Fluminense e flamengo – emocional ladeira a baixo, carrego toda a capacidade técnica junto). E neste momento o que vi aqui no Casaca foi: Reclamação contra os erros de arbitragem e também muitas reclamações e críticas ao time quando levaram as piabas vexaminosas, à comissão técnica e até mesmo à diretoria, porém sempre se comentaram os fatos e não os “SE”s. E ainda com muitas dificuldades de fazer o contraponto a imprensa, que já dava o clube como morto, rebaixado, aniquilado outra vez, massacrando jogadores moralmente, massacrando a torcida moralmente, ví um arremedo de “profissional” – que nem o é, como o Dé, na radio globo, vomitar contra o time, contra o clube, conta o presidente, fazendo coro aos amiguinhos amarelinhos, falando muita merda, sem nunca contextualizar o porque do clube não poder ter um investimento maior ou porque as arbitragens atrapalhavam. Para eles a arbitragem sempre é choro em razão de time ruim e então fazem a argumentação vendida e empurrada no subconsciênte bovino, mas sabemos, a realidade e as motivações disso são bem outras.

      Veio então a necessidade de sair do planejamento financeiro para buscar a reação, o time foi encorpado com jogadores mais experientes que chegaram com a competição avançada e em uma condição muito ruim. Depois chegou também uma nova comissão técnica e todos com uma só missão: virar o jogo com tudo que se arma contra eles.

      E vejam a questão do mantra: mesmo com o Vasco fazendo uma ótima campanha nos últimos dez jogos, sendo surrupiado, jogando bem, mesmo com nossas dificuldades a imprensa e parte da torcida, falam que o Vasco tem um time ruim. QUE PORRA DE TIME RUIM É ESSE?
      Comparem jogador a jogador, com Flamengo ou com a maioria dos times que estão neste campeonato! Vejam a campanha, vejam jogo a jogo em que houve domínio de nosso time e mais mérito que o adversário dentro de campo.

      Um jogo não é só bola na rede, um jogo é muito mais que isso e esse time mostra que encorpou e criou anticorpos emocionais, pois tomou gol irregular contra o flamengo e virou, tomou gols logo de inicio, em lances até bobos e tomou as rédeas do jogo e mereceu sair vencedor na maioria deles, só não ocorrendo pelas aberrações de arbitragem.

      O grande problema é o olhar pequeno, é o olhar viciado, é o olhar malicioso, é o olhar traiçoeiro, é o olhar do carrasco que espera as chances para fazer um trabalho sujo. Que o Vasco instituição não merece. Visão holística! Pra que?

      Eu aceito a derrota quando deixamos de jogar bem, quando é notória a supremacia do adversário, mas nunca aceitarei a derrota nas condições antiesportivas, quando os juízes fazem o resultado, quando os juízes criam as situações propícias para a execução do clube nos jogos seguintes. A Lei de Murphi funciona corretamente contra o Vasco: se o time tem um time com dois cartões amarelos, de certo ele vai tomar o terceiro. Fora as cagadas antológicas que o Vasco foi vitima do destino, tomando gols que os jogadores dos times adversários nunca mais farão em suas vidas.

      Meu convite vai muito além de uma análise em que haja a junção de todos os fatos que possam alterar o rumo normal de uma caminhada, mas clamo pela honestidade no julgamento.

      Abraços e casaca a todos

      NCosta

  8. Agora a culpa é toda da arbitragem…
    ____
    Que isso, João….

    A culpa da arbitragem recai apenas em 12 pontos perdidos pelo Vasco. O suficiente para deixar o clube em 11º lugar no campeonato com 42 pontos.

    Sérgio Frias

  9. Curto e grosso!!!!
    Manda esses caras se F….
    Na boa eles estão contaminando a torcida, no domingo eu vendo o jogo tinha um babaca desse, cornetando o Julio Santos o tempo todo. O engraçado que o filho dele que aparentava ter uns 13 anos no máximo fala: – o pai olha só isso, ele não erra um passe!!!!
    Na boa saco cheio desses vermes.

  10. SE não fosse as garfadas dos Árbitros e as ARBITRARIEDADES cometidas contra a nossa INSTITUIÇÃO hoje além de estarmos fora dessa INCOMODA POSIÇÃO hoje estariamos na OITAVA COLOCAÇÃO com a presença assegurada na COPA TOTAL SULAMERICANA!

    O flamengo com esse time HORRÍVEL que esse ano não ganharam mais um confronto contra a gente e o São Paulo que não ganha dos seus rivais do seu próprio Estado? ( Palmeiras, Santos, Corinthians e Ponte preta )

    E hoje já são 12 pontos que as Arbitragens nos ROUBARAM !
    E por causa disso que o Campeonato brasileiro está sem CREDIBILIDADE e está em DECADENCIA !

  11. Como lembrou o Sérgio. Houve um jogo em que os flamenguistas foram prejudicados. Eles mandaram um ofício e acabaram-se os problemas e mais ainda, passaram a roubar para o Flamengo.

    O Vasco manda ofícios, faz acusações gravíssimas, comprovadas e fica tudo por isso mesmo. A máfia age de imediato para prejudicar mais ainda o clube. Querem mandar no nosso futebol.

    O grupo Fla-Flu-Portuguesa (Lusa)- SANTA CATARINA-Comissão de Arbitragens da CBF e jornalistas esportivos agem de forma torpe e mexem onde querem e colocam em cima os que aderem a eles e mutilam os que clamam por honestidade e seriedade no futebol brasileiro como é o caso do Vasco.

    Mas estamos com sangue nos olhos, vamos virar rolo compressor. Honestidade, só queremos honestidade no futebol que está fazendo sacanagens com o Vasco.

    Todo vascaíno tem que se unir.Vasco-CASACA-Presidente do Vasco e os milhões de torcedores vascaínos por todo o Brasil. Vasco é Vasco . Máfia safada a roubalheira de vocês está no fim .

    VASCOOOOOOOOOOOO!!!!!!

  12. Ah se não fosse o péssimo planejamento !!!!! No qual se contrata mais de 30 jogadores, alguns na segunda metade do campeonato !!!!!
    Ah se não fosse o “erro gritante” na escolha do Roth para substituir o Doriva !!!!
    Ah se não fosse a “teimosia” e a “demora” para se corrigir este erro !!!!!!!
    Ah se não fosse o dispêndio de energia e tempo em se buscar culpados, ao invés de demandar este mesmo tempo e energia para se montar um time competitivo como fora prometido !!!!!!

    Ah se não fosse …………………………………………………

    ” Não assumir os erros que se comete, e pior do que cometê-los ”

    SV
    _____
    A frase final serve para as arbitragens contra o Vasco, a comissão de arbitragem, os que se calam (como você) por desinteresse em defender o Vasco e sua magnífica reação no campeonato e a imprensa anti-Vasco.

    Vou repetir, agora de forma mais clara.

    Inter-RS (turno) + 2 pontos
    Sport (turno) + 1 ponto
    Atlético-MG (returno) + 1 ponto
    Cruzeiro (returno) + 2 pontos
    Avaí (returno) + 2 pontos
    Chapecoense (returno) + 2 pontos
    São Paulo (returno) + 2 pontos
    _______________
    TOTAL: + 12 pontos

    Agradeço mais uma oportunidade para defender o meu clube contra quem, pelo contrário, faz papel de flamenguista buscando atingi-lo.

    Sérgio Frias

  13. Falta de planejamento leva a essas coisas, lutar pelo rebaixamento ou ser rebaixado e culpar as arbitragens. Com planejamento, lutar pelo título, não conquistá-lo e culpar as arbitragens.

    E me diga uma coisa, Sérgio: quem te garante que o Vasco teria essa pontuação? Tomemos como exemplo o Avaí x Vasco, com o pênalti não marcado no Jorge Henrique. Só porque o Nenê não errou nenhum, ele acertaria o segundo naquele jogo? E com ou sem erro, quando o Avaí perdeu o pênalti faltando 15 minutos, era obrigação do Vasco tomar conta do jogo. Mas o que se viu foi uma apatia ainda maior, que quase levou a uma virada do Avaí.

    Eu lamento a falta de planejamento, a ruindade no meio e ataque, as escalações do Jorginho e as arbitragens.
    ______
    Existe uma obrigação num jogo de futebol. A arbitragem ser imparcial. Se erra para um dos lados em lances capitais de forma desproporcional macula o resultado.

    Não estamos falando aqui de um errinho da arbitragem, mas sim de 18 contra o Vasco e um a favor. O a favor não trouxe ponto algum ao Vasco. Os contra nos tiraram 12 pontos na tabela.

    Caso isso ocorresse com Flamengo ou Fluminense, qualquer um deles estaria na zona de rebaixamento, caso a arbitragem não pendesse a balança a favor do Avaí este não teria somado 30 pontos no campeonato, caso os mesmos pontos fossem tirados do Corínthians, o Atlético-MG seria o líder do campeonato, caso os mesmos pontos fossem tirados do Cruzeiro este era outro na zona de rebaixamento. Com qualquer planejamento que fizessem, os prejuízos de arbitragem levariam a isso.

    Um resumo jogo a jogo dos prejuízos sofridos pelo Vasco.

    Contra o Inter em São Januário a equipe colorada vencia por 1 x 0. Caso o pênalti fosse marcado aos 15, 16 do 2º tempo (houve dois quase que em seguida), o empate do Vasco que só surgiu aos 34 teria ocorrido antes. Como na segunda etapa o jogo foi todo do Vasco, que pressionou inclusive depois de igualar o marcador, a tendência era de vitória. No jogo contra o Sport em que houve um pênalti para o Vasco não marcado a partida estava 1 x 1. O pênalti ocorreu aos 20 minutos do 2º tempo. Como se pode afiançar que o Sport empataria? Mas neste jogo só está computado um ponto a mais para o Vasco em virtude do placar final. Foi usado o mesmo critério para os dois jogos, o que o Vasco empataria aos 16 e o que desempataria aos 20, levando-se em conta o resultado final da partida.

    Continuando:

    O Vasco atuaria contra o Cruzeiro com um a mais em campo desde os 34 minutos do 1º tempo. Caso tivesse um a mais tomaria o segundo gol ainda na primeira etapa? Pois é. E na segunda etapa houve um pênalti a favor do Vasco não marcado aos 10 minutos. Mesmo diante de dois prejuízos de arbitragem O Vasco empatou ainda o jogo mais a frente. As circunstâncias da partida, portanto, eram favoráveis ao Vasco e não ao Cruzeiro naquele clássico.

    O Vasco não jogava mal contra o Atlético-MG no Maracanã. Havia perdido várias chances de gol na primeira etapa. O segundo tento atleticano surgiu de um lance irregular, pois na origem da jogada houve falta de Leandro Donizete sobre Jorge Henrique a cinco passos da área atleticana. O segundo tempo começou 0 x 2 e não 0 x 1. O Vasco mesmo pressionado pela série de derrotas conseguiu um gol. Seria o do empate e valeria um ponto.

    Contra o Avaí o Vasco vencia a equipe da casa dando um passeio no primeiro tempo. Não foi marcado pênalti claro sobre Jorge Henrique. Seria o segundo gol cruzmaltino e o primeiro tempo fecharia com 2 x 0 para o Vasco. O Avaí foi conseguir seu único gol aos 41 minutos do 2º tempo apenas.

    Contra a Chapecoense o Vasco vencia por 1 x 0 aos 40 do 2º tempo e a equipe visitante conseguiu um pênalti inexistente a seu favor. O jogo estava sob controle para o Vasco e o pênalti marcado e convertido tirou os três pontos do Vasco.

    Contra o São Paulo, além do pênalti não marcado no segundo tempo, que já daria a vantagem ao Vasco com dois minutos de jogo, o gol de empate do São Paulo aos 43 foi irregular, pois houve falta de Ganso em Bruno Gallo.

    Você sabe somar? Que bom.

    Inter-RS + 2
    Sport + 1
    Atlético-MG + 1
    Cruzeiro + 2
    Avaí + 2
    Chapecoense + 2
    São Paulo + 2
    ___________
    TOTAL: 12 pontos

    Sérgio Frias

    1. Existe um lance que está sendo muito esquecido por todos, acredito até porque a própria imprensa o esqueceu, não o repetiu, não o analisou por conveniência, o qual mencionei ontem durante o programa Casaca no Radio.
      Vasco chega, joga bola na trave e tem gol anulado contra Avaí. Leandrão chuta na trave após passe de Andrezinho. Na sequência, Andrezinho passa de novo, Julio dos Santos, marca. Andrezinho, no entanto, estava fora do campo no momento do passe, e o árbitro assinala o impedimento (texto que está no Youtube).

      Mas o detalhe da jogada é: Andrezinho vem em velocidade trabalhando a bola em direção ao gol e linha de fundo, cruzando para dentro da área, no impulso sai do gramado pela linha de fundo, mas no mesmo lance Leandrão joga a bola na trave que vai em direção a Andrezinho, que em ato contínuo volta para fazer o cruzamento. Neste momento, peço para darem um pause na jogada e irão ver que o jogador do Avai está na mesmíssima linha do Andrezinho quando este cruzou a bola na cabeça do Julio dos Santos que fez o gol.
      Que foi anulado, mal anulado, colocaria o Vasco em vantagem no marcador, independente do penalti não assinalado em cima do Jorge Henrique. Disseram os “especialistas” que o Andrezinho saiu do campo de jogo e voltou em impedimento, a imagem mostra que não foi bem assim, na duvida, foi contra o Vasco. Segue o link:

      https://www.youtube.com/watch?v=GwbkzXX9o2U

      Abraços a todos

      NCosta
      ____
      Olá Nelson,

      No momento do toque do Leandrão para o gol Andrezinho está à frente da linha da bola, dentro do campo e em posição de impedimento. Não poderia pois participar da jogada após o toque do centroavante, mesmo tendo saído e voltado a campo segundos depois.

      Abraço,

      Sérgio Frias

  14. Sérgio,

    pra isso tem a intervenção externa via ponto eletronico!!!!, pra isso tem a lei pelé!!!!, pra isso tem a espanholização!!!!!

    o ditador marcelo campos pinto foi inteligente, afnal a globoesportes foi criada em 1998 e em 2001 já pois em vigência a lei pelé que quebrou o financeiro dos clubes e transferiu aos empresários amigos do sistema globo, dai em diante o futebol brasileiro foi definhando até o 7×1.

    não foi só isso, bastou tirar o Eurico de cena via campanha massiva de bovinização e o clube dos 13 foi implodido e Vasco 2x na segunda divisão de presente pros vascaínos de merda e a espanholização pra CUrintia e flamerda, a diferença entre os 2 é que o preferido paulista é muito mais competente que o time dos bilionários irmãos marinho!!!!, que o marcelo campos pinto é empregadinho.

    agora o futebol brasileiro tá tão fudido, sem jogadores decentes, nivelado por baixo e sem revelações, pois o dinheiro tá todo na mão dos empresários amigos do sistema que preferem botar jogadores nos times que a globo apoia (flamerda e Curintia) que eles aproveitaram a brecha da FIFA e criaram a intervenção externa na arbitragem via ponto eletrônico, logo eles agora contralom o jogo e definem e determinam os clubes que eles não querem ou não gostam na seria A.

    um exemplo: Vasco, fluminense e flamerda tem 16 derrotas!!!!!! ora o Vasco é campeão carioca, os outros são frequeses do Vasco este ano, pode um time estar na zona de rebaixamento tão afastado dos outros 2 com as mesmas 16 derrotas????? quem determinou esta discrepância???? somente a diretoria do Vasco?????

    claro que não, o futebol tá tão nivelado por baixo que o circo da arbitragem consegue determinar durante uma partida detalhes, expulsões e ação direta do ponto eletrônico o que eles querem que possa vir a ocorrer numa partida!!!! virou circo porra, mas isso já foi deverás vezes aqui escrito e falado!!!!

    Este circo da cbfla precisa cair e o poder retornar aos clubes, sem intervenção da flalgobo!!!!! vai ser difícil mas este é o caminho, e é claro que eles sabem que o Eurico é uma pedra no caminho e passando um ano na segunda divisão, este poder de reunião do Eurico se enfraquece!!!

    CHEGA DE INTERFERÊNCA EXTERNA NA ARBITRAGEM VIA PONTO ELETRONICO, ISSO É ESTELIONATO!!!!! basta gravar a frequencia e botar todos em Bangu1!!!!!!!!

  15. ….
    ______
    O respeito põe de quatro (não só elimina). Ponto.

    Taí, Paulo Oliveira. Mais um que concorda contigo. Flamenguista.

    Sérgio Frias

    1. Como??? Não deu pra ler algo!

      Saudações Vascaínas.
      _____
      Olá Paulo,

      O postante acima escreveu basicamente aquilo que você concorda.

      Mas foi bom você mandar este post pois há uma coisa que você escreveu no outro e eu deixei passar sem comentar, mas que carece sim de comentários.

      É evidente que a sua postura em justificar erros de arbitragem com “o pênalti não é 100% de certeza de gol” ou algo que o valha, “os jogos mudam”, etc… contradizem um ser tão Vasco (falo de comprometimento) quanto eu sou. É óbvio que você não se mostra tão Vasco como eu neste ponto. Por uma razão simples: ao invés de priorizar a defesa à instituição diante de algo ilegal, ilícito, que vem de fora, opta por questionar planejamento ou algo do gênero.

      Exemplificando para você entender melhor.

      Seu filho, menor de idade, não estudou 100 % para a prova do ensino fundamental. Estudou apenas 50%. Mas acertou 70% da prova. O professor dele corrige a prova errado e dá a ele apenas 40% dos pontos, reprovando-o. A culpa da nota é de quem? Obviamente que não do seu filho, mas do professor, independentemente de o estudo dele ter sido 50 ou 100% do cabível.

      Agora um com você próprio. Num determinado ano você resolve fazer um empréstimo qualquer sob a taxa de 1% de juros ao mês. O investimento seu não dá certo como você imaginava, pois planejou errado onde investir e lhe traz prejuízo. Porque você teve prejuízo o banco resolve cobrar 10% ao mês. Obviamente você questionará o valor, independentemente do insucesso do seu investimento.

      Mais um caso. Sua esposa planeja mal o percurso para sair do trabalho e ir para casa. Em função disso acaba passando por uma blitz e atrasando para o encontro contigo, impedindo que cheguem a tempo para o evento. Na blitz o policial a multa sem qualquer motivo estando ela com todos os documentos necessários por lei, tendo atendido às solicitações do policial, sem mostrar qualquer irregularidade, mas o policial faz isso sem qualquer motivo aparente. A câmera do celular dela, ligada sem que ela percebesse filma todo o episódio e ela lhe mostra. Você obviamente vai contestar a multa ou incentivá-la a contestá-la independentemente da sua esposa ter planejado mal o caminho para casa.

      Nos três casos a culpa, responsabilidade ou qualquer sinônimo disso seria do professor, do banco ou do policial. Claro que não seria de seu filho, sua ou de sua esposa.

      Mas quando o assunto é Vasco aí é diferente. Independentemente do planejamento feito, árbitros não poderiam macular os resultados, mas como o tema é Vasco este não é o fator fundamental, por mais prejuízos sequenciais que o clube tenha sofrido. Diferentemente do que ocorreria se o caso fosse contigo, com seu filho ou sua esposa.

      E você vem me dizer que não é menos Vasco do que eu (falo de comprometimento com o clube) preferindo diminuir o peso de quem de fora o prejudica e apontando o erro para algo subjetivo denominado “planejamento”?

      É claro que sob este aspecto você é muito, mas muito menos comprometido com o Vasco do que eu e do que todos aqueles que primeiro saem em defesa do Vasco, principalmente quando injustificáveis erros consecutivos são cometidos contra o clube por aqueles que tem o poder de burlar as regras de forma oficial.

      No caso de seu filho você não esperaria saber qual é o índice de pessoas que passam na recuperação (9 em 10 se fosse neste caso) para questionar o professor, no seu caso não trataria o erro do banco como algo merecido a você e no caso da sua esposa idem.

      Portanto, meu caro, para ser Vasco no nível de comprometimento daqueles que não toleram prejuízos absurdos de arbitragem como os sofridos contra o clube você precisa subir outros degraus (não sou referência, mas sim são referências os torcedores do Vasco que assim se sentem contra tais prejuízos).

      Precisei fazer o comentário para não parecer que há hipótese de um torcedor do Vasco, ligado ao Vasco, que acompanha o Vasco e que não briga contra os que prejudicam o clube a olhos vistos, preferindo ao invés do silêncio (que já seria sinal de resignação) questionar erros pontuais do clube, justificando os prejuízos claros e inequívocos não subjetivos sofridos pelo Vasco com “pênalti não é 100% gol”, “o jogo muda”, etc…. ser comparado de forma igualitária aos que defendem o contrário. É o óbvio. Não é menos Vasco. É menos comprometido com o Vasco e com a defesa do Vasco.

      Só queria deixar isso claro, respeitando obviamente a sua opinião contrária a isso.

      Sérgio Frias

      1. Caro Sérgio Frias.

        Antes de mais nada, desculpe o atraso, é que só agora tive acesso ao site, e pude ler o seu comentário.
        Como disse anteriormente, seria um péssimo escritor se não trabalhasse com ciências exatas, não tenho o dom da escrita, e vou procurar ser o mais esclarecedor e sucinto possível.

        Não gosto nem um pouco quando o Vasco vence de forma ilícita. Pra mim não existe “… quero ganhar com um gol em impedimento aos 45´ do segundo tempo…”, quero ganhar sempre de forma honesta, e isto não faz com que diminua o meu comprometimento com o Vasco, da mesma forma que não é diminuído quando analiso o resultado final de um jogo no qual o Vasco foi prejudicado. Por exemplo: Considero a perda do Campeonato Carioca 2014 como um roubo descarado contra o Vasco. Não tinha tempo para mais nada quando ocorreu o roubo. Com certeza o resultado ia ser 1×0 Vasco, dando-nos o título. Outro exemplo: Não considero que deixamos de ser Campeões em 2011 por conta dos roubos nos jogos contra o framengo. Perdemos o Campeonato quando empatamos em São Januário contra Figueirense e Bahia.
        Vamos fazer um movimento em defesa da Instituíção CLUBE DE REGATAS VASCVO DA GAMA contra os roubos das arbitragens? Vamos, tô nessa. É só me dizer a hora e local.
        Não me considero menos Vasco do que você no que se refira ao Comprometimento, quando o assunto se trata de arbitragens fraudulentas contra o Vasco. Diferentemente das suas comparações, não tenho como interferir, para que as roubalheiras não mais aconteçam.
        Você não consegue imaginar como fica o meu estado de espírito quando o Vasco é roubado e tem um grande prejuízo em função disto.
        Em momento algum tiro o peso de 1 ( um ) resultado das costas de um arbitro mal intencionado. Não aponto falta de um subjetivo planejamento em apenas uma partida, e sim para a competição como um todo. Não posso e não aceito colocar a culpa da nossa colocação na tabela apenas e somente nas arbitragens. E isso, meu Amigo, tenho certeza, que não é falta de comprometimento, ou de um comprometimento menor, ou até mesmo na escalada de degraus imaginários de Vascainidade.

        Espero que tenha sido claro.

        Abraços.

        Saudações Cruzmaltinas.
        _____
        Olá Paulo,

        Não quis deixar sua mensagem no ar antes de respondê-la, pois só poderia fazê-lo hoje, domingo.

        A busca por um critério seu que qualifique prejuízo de arbitragem ao Vasco, capaz de mudar um campeonato, o faz, sem notar, esquecer de outros critérios, também considerados por você próprio em outros casos.

        Você achou uma fórmula que na sua visão qualificaria algo perdido pelo clube no garfo de arbitragem. Usou o exemplo do Campeonato Carioca de 2014 dizendo que não haveria tempo para mais nada. Havia sim. O Vasco teve ainda dois minutos para empatar, uma falta para si, perigosa, próxima à área e alçou ainda outra bola para a área adversária pouco depois.

        Do mesmo jeito que houve tempo contra o Figueirense no empate de 3 x 3 entre ambas as equipes no Campeonato Brasileiro de 2005 (jogo remarcado em função do escândalo de arbitragens daquele certame), no qual ocorreu o seguinte:

        O juiz do jogo anulou um gol legal do Vasco, marcado por Romário no fim da primeira etapa, quando a equipe catarinense vencia por 1 x 0, e validou um gol ilegal do time visitante marcado aos 44 minutos da segunda etapa, quando o escore era de 2 x 2. Veja como até mesmo sua teoria de que não havia tempo para mais nada (referente a Vasco x Flamengo, decisão do estadual de 2014) não é válida. Dois minutos depois o árbitro marcou pênalti existente a favor do Vasco, convertido por Romário.

        Por outro lado, o empate era do Flamengo em 2014 exatamente pelo fato de o Vasco não ter vencido os seguintes adversários: Boavista, em São Januário (1 x 1), Nova Iguaçu, em Volta Redonda (1 x 1), Cabofriense, em São Januário (1 x 2), Bonsucesso, em São Januário (1 x 1), Macaé, em Macaé (1 x 1). Foram 11 pontos perdidos contra pequenos na competição. Caso o Vasco os tivesse conquistado, a vantagem do empate seria cruzmaltina nas finais e o Vasco seria o campeão.

        Este exemplo de cima foi dado partindo de seu raciocínio que não foi a arbitragem que tirou o título de 2011 do Vasco, mas sim dois empates citados na competição para fechar a conta do que faltou para o título (como se o Corínthians não tivesse perdido do Figueirense e empatado com o Ceará em casa).

        É claro que a arbitragem tirou o título de 2014 do Vasco no apito, como tirou em 2011, também no apito, de outra maneira, ou seja, com erros sucessivos contra o clube. Afinal, o Vasco teve benefícios de arbitragem no turno em três jogos, até o mês de julho, mas entre a última rodada do turno e a do returno teve prejuízos contra si em nove partidas e só venceu duas delas. O peso de tantos pontos perdidos de forma ilícita influenciou diretamente na perda do título.

        Com exceção do título da Copa do Brasil de 2011, no qual o Vasco teve um benefício na decisão, em Curitiba, quando a partida marcava 3 x 2 para a equipe da casa, nenhum dos 23 estaduais, 3 Torneios Rio-SP, 4 Brasileiros, 2 Sul-Americanos, uma Copa Mercosul e o Torneio Internacional Rivadávia Correa Meyer de 1953, todos oficiais, não tiveram qualquer mácula da arbitragem favorável ao Vasco que definisse as competições a seu favor.

        O que você diz que não quer (benefício de arbitragem ao Vasco), em praticamente 100 anos de futebol do Vasco, só ocorreu uma vez, portanto. Você, como conhecedor da história do Vasco (segundo mencionou em outra mensagem) certamente saberá narrar o ocorrido contra o clube em 1944, 50, 51, 52, 72, 73, 75, 80, 86, 90, 92, 96, 99, 2000, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 08, 10, fora aquilo que já foi dito, referente a 2011, 14 e 15. Confio no seu conhecimento histórico.

        Finalmente sobre degraus imaginários, você mesmo criou um quando se identificou não só como torcedor do Vasco, mas como sócio do Vasco. Mais importante que ser Vasco ou sócio do Vasco é defender o Vasco contra quem, fora das regras do jogo de futebol, o prejudica. Nós por aqui o fazemos, muitos vascaínos mundo afora idem, portanto estamos em outro degrau com relação a quem não o faz.

        Você tentou ser claro, mas sua visão “clara” sucumbiu aos fatos, pois a fantasia de uma definição concreta de que um garfo no futebol só pode ser assim considerado no exemplo de Vasco x Flamengo de 2014 cai por terra com exemplificação de um jogo do próprio Vasco no qual o time sofreu o mesmo prejuízo (o segundo no mesmo jogo) e mesmo assim conseguiu um novo gol.

        Sérgio Frias

        1. Prezado Sérgio.

          Acho que você sabe perfeitamente, que após o escanteio o jogo terminaria. Não existiriam os tais 2 minutos. E querer utilizar exceções ( Vasco 3×3 Figueirense ) para justificar argumentos, acredito que não condiz com a sua inteligência.

          O que discuto são as possibilidades de mudanças em jogos, ao contrário do que você coloca, de que as falhas de arbitragem são sempre definitivas para o resultado de um jogo. Na minha opinião não o são, e não é apenas este fato que justifica a colocação do Vasco.
          Por exemplo: No último Vasco x Avaí, em quem você colocaria a culpa por termos perdidos os dois pontos: No penalty não marcado sobre o Jorge Henrique no final do primeiro tempo, ou no Rafael Silva que não rolou a bola pro Nenê que lhe daria chance muito mais clara de gol do que um penalty, no segundo tempo?

          Com relação à falta de benefício de arbitragens ao Vasco, espero que continue assim. Ah… apesar da sua ironia, tenho um bom conhecimento a respeito da história do Vasco, claro que não comparo com o seu, pois trata-se de um Historiador, e parabenizo-o por isso.

          Em relação á defesa do Vasco, Amigo, já expressei isto aqui, promovam um movimento, ao nível nacional, de protesto às arbitragens contra o Vasco, convoquem e estarei lá a postos. Pode ter certeza que defendo o meu time, contra quem o prejudica, com toda a garra, desde que dêem condições para tal. Agora, procuro defendê-lo também de outros fatores, sendo sócio, torcendo, comprando produtos oficiais, assinando PPV, participando em fóruns para aplaudir o que tem que ser aplaudido, e criticar o que tem que ser criticado.

          Em relação ao seu último parágrafo, volto a repetir: Não procure exceções para justificar os seus argumentos.

          Saudações Cruzmaltinas.
          ______
          Olá Paulo,

          Acho que sabe perfeitamente que o jogo não terminou após o escanteio e que o Vasco teve uma falta próxima à área, desperdiçada pelo Bernardo e posteriormente a chance de mais um erguimento de bola na área.

          Você buscou a exceção para fazer uma regra própria. Só constatei que é falha e para isso precisei exemplificar. Não foi o único caso da história do futebol. Mas foi um exemplo, baseado no exemplo que deu.

          Obviamente que o lance do pênalti no jogo contra o Avaí era muito mais plausível de ser gol do que a bola tocada para o Nenê no segundo tempo, pois teria que ajeitar chutar, teria o goleiro pela frente (não parado esperando o chute, mas podendo tentar fechar o ângulo) e não necessariamente entre ajeitar e chutar o faria com tal agilidade que impedisse a que o beque, inicialmente fora da jogada, pudesse participar do lance, o que no pênalti é impossível.

          Mas não é disso que se trata. E sim da interferência externa, fora das regras do jogo, e que por uma enorme coincidência é responsável pela perda de 12 pontos do Vasco na competição e de nenhum ponto a seu favor, em 33 rodadas de disputa.

          Não foi uma ironia. Você falou do alto de um saber quando mencionou o tema. Imaginei que soubesse.

          Ok. Mas as condições foram dadas pelo time que atuou nove vezes muito bem e deixou de vencer quatro por conta da arbitragem e isto no momento crítico da competição. Só aí foram oito pontos perdidos não por culpa do Vasco, mas das arbitragens e o tema tratado foi exatamente esse.

          A situação em termos de arbitragem contra o Vasco só vai mudar mesmo quando o torcedor do Vasco se convencer que é vítima delas, mas uma vítima não reconhecida pela mídia convencional, que reverbera um discurso distorcido e até contrário, independentemente das evidências.

          Temos como exemplo o Estadual deste ano. Contra o Barra Mansa o gol da vitória vascaína foi mal anulado, contra o Fluminense houve pênalti claríssimo em Gilberto não marcado, contra o Botafogo outro sobre o Madson ignorado pela arbitragem, contra o Friburguense os três pênaltis marcados para o Vasco ocorreram , mas dois dos cinco gols do time da casa foram irregulares, na primeira partida semifinal contra o Flamengo o chute na cara dado em Gilberto, agressão típica de expulsão, não ensejou o cartão vermelho para Jonas com 10 minutos de jogo aproximadamente e no jogo seguinte nenhuma câmera conseguiu mostrar com exatidão se a bola cabeceada por Rafael Silva havia entrado ou não.

          Apesar disso o discurso midiático foi o de que era um campeonato armado para o Vasco, que o Flamengo era o grande herói da competição (beneficiado em vários jogos) e para corroborar a tese foi dito por ela mídia que o pênalti marcado sobre Serginho, feito por cima e por baixo pelo zagueiro rubro-negro, não ocorrera. E é assim que procedem costumeiramente.

          O prejuízo causado ao Vasco este ano por conta da arbitragem é inquestionável e desequilibra a campanha do time, pois teria mais 40% dos pontos que tem caso simplesmente os árbitros apitassem direito. Como disse em outras mensagens foram 18 erros contra o Vasco e um a favor em lances capitais. Não é normal nem aceitável e isso está muito acima de qualquer outra questão inerente à campanha do time, que deveria perder, empatar ou ganhar por conta de suas atuações dentro das regras do jogo e não ter contra si um burlar das regras pelas arbitragens, da forma ostensiva como se viu.

          Sérgio Frias

          1. Olá Sérgio.

            Dois pontos a discordar.

            1. O Vasco jogou de forma sofrível contra a Chapecoense.

            2. A torcida do Vasco está perfeitamente ciente dos prejuízos que sofremos por parte da imprensa, quer seja distorcendo os fatos, quer seja impondo a sua vontade goela abaixo do povo. Isto pode ser verificado por diversos sites Vascaínos e pelas redes sociais, quer seja da oposição, quer seja da situação. Não votei no Eurico Miranda, e provavelmente não votarei nele daqui a 2 anos, e em determinados momentos tenho vontade de vomitar ao ler os tratamentos da imprensa, em relação ao VASCO.

            Saudações Cruzmaltinas.
            _____
            Jogou contra um time retrancado e teve após a entrada de Diguinho várias chances de conseguir a vitória. Mas mesmo assim mereceu vencer. Lembrando que jogou com quatro desfalques naquela partida. O Corínthians também no turno teve dificuldades para superar a Chapecoense, mas venceu por 1 x 0 sem qualquer prejuízo de arbitragem contra si.

            Você votou nas últimas eleições?

            A discussão de arbitragem transcende Eurico Miranda e a história demonstra isso. Colá-la em Eurico foi uma tática esperta da imprensa e depois do MUV para justificar prejuízos intermináveis contra o clube nos últimos 30 anos quase.

            Sérgio Frias

  16. Devemos assumir também parte da culpa. Manter Chrustiano e Julio dos Santos no time tanto tempo e escalar um só atacante e trombador em partidas fora mas que precisávamos vencer, também contribuíram para nossa performance. Demorar tanto tempo a ver que o problema do time era nosso meio de campo sem qualquer intimidade com a bola, e só no returno termos Andrezinho e Nenê para campos aquele setor, também contribuiu para a campanha vexatória até então. Vamos, com humildade, aceitar essas verdades e corrigir tais condutas no futuro. O Vasco merece respeito, e este tem que vir de dentro também.
    _______
    Independentemente de suas preferências, você, na qualidade de advogado, sabe perfeitamente que o ilegal, o ilícito está acima disso.

    O Vasco está na situação em que está, com ou sem Christiano, José, Manuel ou Joaquim, por conta das arbitragens.

    Seus colegas advogados rubro-negros certamente não estariam preocupados com Samir, Wallace, etc.. se por prejuízos consecutivos de arbitragem seu time tivesse sido prejudicado em 12 pontos na tabela e estivesse na zona de rebaixamento em função disso. Estariam além de indignados e bradando aos quatro ventos, obrigando a mídia a se manifestar em favor do mais queridinho.

    A questão é essa e não qualquer outra. O Vasco, com arbitragens justas estaria em 11º lugar na tabela de classificação, seria o segundo colocado no returno, o clube com mais pontos nas últimas 10 rodadas e estaria numa situação absolutamente tranquila na competição, independentemente de qualquer erro seu cometido na própria competição.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  17. O apitador contra o flor será o Irmao do PC de Oliveira. O Luiz Flávio de Oliveira. O mesmo que nos garfou contra o Goiás no Serra Dourada. Eu estava lá.

  18. Que esse 12 pontos estão fazendo muita falta ao VASCO, não restam dúvidas. Entretanto, temos de reconhecer a nossa pífia campanha nesse campeonato, devido a contratações erradas e permanência demasiada do Celso Roth no comando do futebol.
    Se analisarmos, estatisticamente, esse é o pior time do VASCO de todos os tempos.
    Nunca vi campanha tão ruim do VASCO em campeonatos brasileiros, como essa, em termos de números, como jogos perdidos, gols pró, gols contra, derrotas, empates, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *