Colunas
27

Vinte e sete exemplos da história de um clube que honra a sua camisa

Ao longo de sua trajetória no futebol, que completa em 2015 100 anos, por muitas vezes o Vasco jogou por outras equipes. Vitórias e empates, com o clube já fora de uma competição, beneficiaram diversos rivais do Rio de Janeiro e equipes de outros estados. Mesmo com chances mínimas num campeonato, como aconteceu em 1975, três dias depois de ter perdido de quatro, o Vasco fez valer a sua camisa e a seu hábito: vencer.

Os lucros e prejuízos da ação cruzmaltina – de enfrentamento dos seus adversários em circunstâncias nas quais pouco lhe importavam os resultados – só vem a demonstrar uma preocupação histórica em fazer-se respeitar, antes de qualquer coisa.

No Campeonato Brasileiro de 2015, o Vasco impôs respeito aos seus adversários, mesmo com os problemas vividos na primeira metade do campeonato. A torcida vascaína e a instituição foram desrespeitadas por arbitragens abaixo da crítica, que nos tiraram 12 pontos na tabela de classificação.

Vitórias contra Internacional-RS no turno, Cruzeiro, Avaí, Chapecoense e São Paulo no returno, mais empates diante de Sport (turno) e Atlético-MG (returno) não estão contabilizados a favor do clube única e exclusivamente pelo fato de as arbitragens terem tirado isso do Vasco com vários erros capitais. Lembrando que até aqui o contrário não ocorreu em 37 rodadas, por mais que setores da mídia procurem desesperadamente achar algum ponto ganho pelo Vasco por conta de apitos ou bandeiradas.

Temos, enfim, história para contar pela conduta do Vasco nestes 100 anos de futebol.

Abaixo os exemplos:

1939: Vasco 2 x 2 Botafogo – Campeonato Carioca (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Flamengo

Flamengo e Botafogo disputavam palmo a palmo o campeonato. Faltando dois jogos para o rubro-negro e três para a equipe alvinegra o Fla somava 33 pontos e o Botafogo 30. Por pontos perdidos, portanto a diferença era de apenas um ponto. Fora do campeonato o Vasco tirou um ponto do Botafogo, aumentando a diferença em dois (perdidos) para os últimos dois jogos das equipes que lutavam pelo título. O Flamengo foi o campeão naquele ano.

1941: Vasco 1 x 1 Flamengo – Campeonato Carioca (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Fluminense

A três rodadas do fim, Flamengo e Fluminense brigavam ponto a ponto pelo título. Ambos somavam 40 pontos e se enfrentariam na última rodada da competição. O Vasco estava fora. Na antepenúltima rodada, porém, o Flamengo enfrentaria o Vasco. O placar de 1 x 1 ao final do jogo foi importantíssimo para o tricolor, que jogou a última rodada no campo da Gávea precisando apenas do empate. Naquele que ficou conhecido como o “Fla x Flu da Lagoa”, o escore de 2 x 2 deu ao Fluminense o título de bicampeão carioca.

1946 – Fluminense 2 x 3 Vasco – Campeonato Carioca (Vasco fora da disputa)

Beneficiados: Flamengo, Botafogo e América

A duas rodadas do fim, Fluminense, Flamengo e América dividiam a liderança do Campeonato Carioca com 24 pontos.

No sábado o Flamengo vencera o Bonsucesso por 10 x 0, em Teixeira de Castro, enquanto o América derrotara em seu campo o Madureira por 7 x 1. No domingo, então, no estádio das Laranjeiras, o Fluminense precisaria vencer para seguir empatado com os demais. O Vasco, entretanto, derrotou o tricolor por 3 x 2, pondo no páreo o Botafogo, agora junto com o Fluminense, ambos dois pontos atrás de Flamengo e América.

Na última rodada o Flu derrotou o Flamengo, o Botafogo venceu o América e com as quatro equipes empatadas partiu-se para um Supercampeonato, tendo sido o Fluminense campeão ao final da disputa.

1953 : Vasco 2 x 1 Botafogo – Torneio Octogonal Internacional Rivadávia Corrêa Meyer (torneio que sucedeu a Copa Rio, disputada em 1951 e 1952)

Beneficiado: Fluminense

Vitória que pôs o Fluminense nas semifinais e eliminou o Botafogo (o alvinegro precisava apenas do empate para seguir na competição).

1954: Vasco 1 x 0 Fluminense – Torneio Rio-SP (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Corínthians

Vitória na última rodada do Torneio Rio-SP que deu o título ao Corínthians e o tirou do Fluminense.

1955: Vasco 0 x 0 Portuguesa-SP – Torneio Rio-SP (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Palmeiras

Uma vitória da Lusa no Maracanã proporcionaria a ela o título do Torneio Rio-SP, independentemente dos últimos dois resultados do Palmeiras, que passaria a ter dois jogos a menos que a Portuguesa, após a partida. Com o empate o Palmeiras teve chance de chegar a uma disputa extra com a Portuguesa, o que, de fato, ocorreu. No fim a Lusa se sagrou campeã.

1962: Vasco 1 x 1 Flamengo – Campeonato Carioca (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Botafogo

Na penúltima rodada da competição, com o Vasco fora do campeonato, a diferença do Flamengo, líder, para o Botafogo, vice-líder, era de dois pontos a favor do Fla. Com o empate e a vitória do Botafogo contra o Fluminense na mesma rodada a vantagem rubro-negra caiu para um ponto. Na última rodada o Botafogo venceu o Flamengo por 3 x 0 e se sagrou bicampeão carioca.

1964: Vasco 1 x 1 Fluminense – Campeonato Carioca (Vasco fora da disputa)

Beneficiados: Flamengo e Bangu

A duas rodadas do fim o Flamengo liderava a competição com 32 pontos, seguido pelo Bangu com 31 e o Fluminense com 30, mas um jogo a menos. Por pontos perdidos, portanto, Fla e Flu estavam na liderança e o Bangu um ponto atrás.

Enquanto Bangu e Flamengo venceram seus jogos na penúltima rodada, o Vasco empatou com o Fluminense deixando o rubro-negro a uma vitória do título na última rodada.

O jogo atrasado do tricolor foi jogado e vencido, o da última rodada também, o Bangu, por sua vez conquistou mais uma vitória na rodada derradeira e ambos foram beneficiados pela vitória do Botafogo sobre o Flamengo na mesma rodada, que proporcionou a Fluminense e Bangu disputarem uma melhor de três para decidir o título, ganho pelo Fluminense.

1969 – Vasco 1 x 1 Flamengo – Campeonato Carioca (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Fluminense

A três rodadas do fim o Fluminense tinha 24 pontos na tabela e o Flamengo 23. Na rodada seguinte as duas equipes se enfrentariam. Mesmo fora do campeonato, o Vasco empatou em 1 x 1 com o Flamengo, ajudando a que o tricolor abrisse dois pontos de vantagem a duas rodadas do fim. Na semana seguinte o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 x 2, sagrando-se campeão carioca.

1975 – Vasco 2 x 0 Nacional-COL – Taça Libertadores (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Cruzeiro

O Cruzeiro terminaria sua participação na primeira fase da Taça Libertadores, mas se via na mão do Vasco, clube que vencera no Mineirão logo na primeira rodada do certame com um pênalti no último minuto e um sentimento de revanche pela perda do Campeonato Brasileiro do ano anterior.

Para o Vasco a partida da última rodada não servia para nada.

No mesmo estádio onde 18 dias antes havia sido matematicamente eliminado contra o próprio Cruzeiro o sentimento até mesmo de seus torcedores beirava o desdém em São Januário.

A equipe mineira precisava vencer em casa o Deportivo Cali, outro colombiano do grupo, e torcer para o Vasco ao menos empatar com o Nacional para disputar uma partida extra diante do próprio Nacional.

Mas o Vasco fez o serviço completo para o Cruzeiro. Vitória mineira em Belo Horizonte por 2 x 1 e cruzmaltina em São Januário pelo placar de 2 x 0. Com isso a vaga (a única do grupo) foi para a equipe cruzeirense.

1975: Vasco 2 x 0 Botafogo – Campeonato Carioca – Triangular Final:

Beneficiado: Fluminense

Após ser derrotado pelo Fluminense por 4 x 1 na primeira rodada do triangular final, o Vasco encerraria sua participação precisando de um placar elástico sobre o Botafogo (no mínimo três gols de diferença) para ao menos ter condições matemáticas de obter um tríplice empate, considerando que o Botafogo, na rodada seguinte, fosse vencer o Fluminense por três gols de diferença.

Mesmo diante de um quadro extremamente desfavorável, o Vasco derrotou o Botafogo por 2 x 0, praticamente dando o título ao tricolor, que entrou para a partida com o Botafogo podendo perder pela diferença de três gols e ainda assim erguer a taça, como de fato ocorreu apesar da vitória alvinegra por 1 x 0 na ocasião.

1978: Vasco 2 x 2 Botafogo – Campeonato Carioca – 1º Turno (Vasco fora da disputa)

Beneficiados: Flamengo e Fluminense

Empate que tirou qualquer chance de o Botafogo vencer o 1º turno do Estadual e pôs o Flamengo com a mão na taça, podendo, a partir daí, perder por até 4 gols de diferença do Fluminense no dia seguinte (um domingo) e ainda ser campeão. Embora beneficiado por tabela, o tricolor se viu diante de uma dificílima situação, mas com chances matemáticas.

O Flu venceu por 2 x 0 na ocasião e a vitória tricolor, caso o Botafogo vencesse o Vasco no dia anterior (o Vasco já estava fora), daria o turno ao alvinegro.

1979: Vasco 1 x 0 Fluminense – 1º Turno do Campeonato Carioca Especial (Vasco fora da disputa)

Beneficiados: Flamengo e Botafogo

Flamengo, Fluminense e Botafogo estavam empatados em número de pontos na competição. O Vasco estava fora.

No primeiro quesito de desempate, saldo de gols, Flamengo e Fluminense tinham 18 e o Botafogo 17. No segundo critério de desempate (número de gols pró) o Fluminense tinha 25, o Flamengo 22 e o Botafogo 19. Ou seja, uma vitória simples do Fluminense no sábado obrigaria o Flamengo a uma vitória por no mínimo dois gols de diferença sobre o Botafogo, ou do Botafogo por no mínimo três gols de diferença sobre o Flamengo (abrindo nós mão de considerar uma vitória do Flamengo sobre o Botafogo por 5 x 4 ou do Botafogo sobre o Flamengo de 8 x 7).

No sábado o Vasco enfrentou o Fluminense, o venceu e o eliminou. No domingo, Flamengo e Botafogo disputaram o título, cabendo o empate ao rubro-negro para vencê-lo. O rubro-negro venceu por 3 x 0 e levantou a taça.

1979: Vasco 3 x 2 Fluminense – Campeonato Carioca – 3º Turno (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Flamengo

Um empate entre Vasco e Fluminense no sábado daria chance a que o Botafogo no domingo disputasse diretamente o título contra o Flamengo na última rodada da competição, isto porque se Vasco ou Fluminense vencesse haveria, no caso de vitória do Botafogo sobre o Flamengo, um empate tríplice e o regulamento previa que numa situação dessas o Flamengo seria o campeão por ter vencido os dois turnos anteriores. A vitória do Vasco (de virada) deu matematicamente o título ao Flamengo.

1980 – Vasco 5 x 1 Gama-DF – Campeonato Brasileiro

Beneficiado: América-RJ

Já classificado por antecipação para a segunda fase da competição o Vasco enfrentaria o Gama-DF na última rodada numa partida até certo ponto desinteressante. Ocorre que o América fazia péssima campanha até ali e atuaria em Curitiba contra o Coritiba, líder do grupo. A equipe americana estava empatada na tabela com o time do Distrito Federal (6 pontos cada), mas tinha uma vitória a mais. O triunfo vascaíno contra seu adversário direto garantiria a vaga, independentemente de seu resultado no Paraná. O América perdeu para o Coritiba por 1 x 0, mas foi salvo pelo Vasco, que aplicou uma goleada de 5 x 1 no Gama, classificando os rubros para a 2ª fase do Campeonato Brasileiro daquele ano.

1982 – Vasco 3 x 1 Santos – Torneio dos Campeões – 2º turno – Fase de grupos (Vasco fora da disputa)

Beneficiados: Guarani e São Paulo

O segundo turno do grupo onde se encontrava o Vasco, contava ainda com a presença de São Paulo, Santos, Guarani e Botafogo. O São Paulo liderava com 5 pontos ganhos, mas não atuaria mais, enquanto Guarani e Santos (ambos com quatro pontos) jogariam contra Botafogo e Vasco no Rio de Janeiro. No sábado o Vasco, mesmo eliminado da competição, desclassificou o Santos, derrotando-o pelo placar de 3 x 1. No fim das contas a vaga ficaria com o Guarani, que empataria com o Botafogo no domingo e derrotaria o São Paulo numa partida extra por 1 x 0, em São Paulo. A equipe bugrina chegaria à decisão do torneio, sendo derrotada pelo América-RJ na final.

1984 – Vasco 1 x 0 Uberlândia – Campeonato Brasileiro

Beneficiado: Coritiba

A situação da equipe do triângulo mineiro era relativamente cômoda. Só perderia a vaga para os play-offs do Brasileirão 1984 caso fosse derrotada pelo Vasco em São Januário e o Coritiba sobrepujasse o Fortaleza no Paraná, ou então se empatasse com a equipe cruzmaltina e o Coritiba obtivesse a vitória com um saldo de dois gols de diferença sobre o tricolor cearense. Até os 38 minutos do 2º tempo o time mineiro garantiu o empate, mas Roberto Dinamite, de cabeça, acabou com o sonho da equipe de Vivinho e cia. O Coritiba venceu o Fortaleza por 2 x 1 e se classificou em segundo no grupo (a primeira colocação já estava garantida antecipadamente pelo Vasco).

1984: Vasco 0 x 0 Fluminense –Carioca– Taça GB (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Flamengo

A três rodadas do fim, Fluminense e Flamengo estavam empatados com 15 pontos ganhos, mas o Fluminense tinha um jogo a menos, contra o Vasco. O empate em 0 x 0 fez a distância diminuir para um ponto apenas e na rodada seguinte um novo empate tricolor contra o Volta Redonda fez o Fla x Flu decisivo do turno ser disputado com as equipes em igualdade de condições. O Flamengo venceu por 1 x 0 e foi o campeão da Taça GB daquele ano.

1989: Vasco 2 x 1 Flamengo – Campeonato Carioca – Taça Rio (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Botafogo

Com a vitória o Vasco (que já estava fora do campeonato) deu de bandeja o título para o Botafogo de campeão da Taça Rio (após 13 anos sem que o clube tivesse conquistado um único turno). O alvinegro precisava que o Vasco ao menos empatasse o jogo para não ter de decidir a Taça Rio num jogo extra diante do Flamengo (que já havia sido o campeão da Taça GB). Na disputa final pelo título de campeão o Botafogo levou a melhor sobre o Flamengo, saindo da fila que já durava 20 anos.

1992: Vasco 3 x 0 São Paulo – Campeonato Brasileiro

Beneficiados: Flamengo e Santos

O São Paulo precisava de uma vitória simples sobre o Vasco para se classificar à decisão do Campeonato Brasileiro, independentemente de outros resultados. Flamengo e Santos, que se enfrentariam no Maracanã, dependiam de uma vitória simples no confronto, mas o rubro-negro precisava que o São Paulo ao menos empatasse com o Vasco e o Santos que o Vasco vencesse a partida. Mesmo com o placar em certo momento das duas partidas assinalando Vasco 2 x 0 São Paulo e Flamengo 2 x 0 Santos, não houve qualquer mudança no planejamento cruzmaltino (que precisava vencer e de um empate entre Flamengo e Santos na outra partida para se classificar). Mais um gol foi marcado em São Januário, fechando o placar em 3 x 0. No Maracanã o Fla venceu o Santos por 3 x 1 no fim das contas e se classificou à final do Campeonato Brasileiro, competição na qual foi campeão, derrotando o Botafogo na decisão.

1996: Vasco 4 x 2 Criciúma – Campeonato Brasileiro (Vasco fora da disputa)

Beneficiado: Fluminense

A três rodadas do fim o Fluminense brigava contra Bahia e Cricíuma para não terminar entre os dois últimos na competição. A situação na tabela era a exposta abaixo:

Bahia: 19 pontos

Criciúma: 19 pontos

Fluminense: 18 pontos

O Vasco venceu o Criciúma, o Flamengo jogou tudo no Fla x Flu para derrotar o tricolor e o Bahia perdeu para o Paraná.

Dali por diante, Criciúma e Bahia passearam contra o Flamengo, o Vasco vendeu caro a derrota para a equipe da Boa Terra por 3 x 2, com nove em campo e um pênalti duvidoso marcado contra si a três minutos do fim, e o Atlético-PR, já classificado, perdeu em casa diante do Criciúma na última rodada, para delírio da galera atleticana, que via a derrota como vingança pelo tratamento recebido pelos atletas do clube em partida realizada duas semanas antes nas Laranjeiras, mais especificamente o dado a seu goleiro, Ricardo Pinto, ex-arqueiro tricolor.

O Fluminense venceu Juventude e Vitória, mas não contou com a colaboração de seu ente querido, Flamengo, para permanecer na Série A, apesar da ajuda do Vasco na antepenúltima rodada.

1997 – Vasco 3 x 1 Bahia – Campeonato Brasileiro

Beneficiados: Bragantino, Criciúma, Fluminense e Guarani

A situação do Fluminense na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro era desesperadora. Poderia cair naquela rodada caso não derrotasse o Juventude fora de casa. Podendo chegar aos 27 pontos apenas, o time estava na antepenúltima colocação com 21. À sua frente se encontravam Cruzeiro com 27, Bahia com 25, Bragantino com 23, Criciúma com 23. Atrás o Guarani, com 19 mas um jogo a menos. Eram três vagas para seis equipes.

O Flu não fez sua parte (apenas empatou com o Juventude), mas o Vasco fez a dele, derrotando o Bahia por 3 x 1.

Na ocasião o Vasco já estava classificado matematicamente para os play-offs e em primeiro lugar na classificação geral. O jogo, portanto, não servia de nada para a equipe cruzmaltina.

Com o empate do Cruzeiro, a vitória do Bragantino e o empate do Fluminense, este não teve mais como alcançar Cruzeiro e Bragantino (número de pontos) e Bahia (número de vitórias), caindo matematicamente na penúltima rodada da competição.

2004 – Vasco 1 x 0 Atlético-PR – Campeonato Brasileiro 

Beneficiado: Santos

A vitória vascaína tirou do Atlético-PR a liderança do Campeonato Brasileiro e a entregou ao Santos na penúltima rodada da competição. O Santos foi o campeão naquele ano.

2005 – Atlético-MG 0 x 0 Vasco – Campeonato Brasileiro 

Beneficiados: Coritiba, Ponte Preta e São Caetano.

O Atlético-MG teria que vencer as suas últimas duas partidas para não cair e torcer para que a Ponte Preta perdesse ambas, ou contar com outros resultados negativos de Coritiba e São Caetano, que se enfrentariam na mesma rodada. Em São Paulo o Corínthians derrotou a equipe campineira, São Caetano e Coritiba empataram (melhor resultado naquelas circunstâncias), mas no Mineirão o Vasco empatou com o Atlético-MG, rebaixando matematicamente o Galo.

2007: Corínthians 0 x 1 Vasco – Campeonato Brasileiro

Beneficiado: Goiás

A vitória do Vasco obrigou a que o Corínthians vencesse na última rodada o Grêmio no Olímpico, combinado com outro resultado para não cair, o que não foi possível para a equipe paulista.

2012: Boavista 0 x 1 Vasco – Campeonato Carioca

Beneficiado: Fluminense

Na rodada derradeira da 1ª fase da Taça Guanabara o Boavista disputava a última vaga do grupo diretamente com o Fluminense. A equipe de Saquarema só dependia dela. Bastava vencer o Vasco (que já tinha garantida a sua vaga e o primeiro lugar do grupo) para chegar às semifinais. Enquanto o Fluminense vencia o Bangu por 3 x 0 em São Januário, o Vasco derrotava o Boavista por 1 x 0 no Engenhão, dando de bandeja a vaga para o Flu, que seria depois campeão da Taça GB derrotando o próprio Vasco na decisão (3 x 1) e posteriormente vencendo o Botafogo (campeão da Taça Rio) na final do campeonato, disputado em dois jogos (4 x 1 e 1 x 0).

2012: Vasco 1 x 1 Atlético-MG – Campeonato Brasileiro

Beneficiado: Fluminense

O título do Fluminense era questão de tempo, mas poderia sair a quatro rodadas do fim, caso ele vencesse o Palmeiras (resultado que rebaixaria a equipe paulista) e o Vasco não perdesse para o Atlético-MG em casa. Mesmo vindo de seis derrotas consecutivas o Vasco empatou com os atleticanos (apesar de garfado pela arbitragem), antecipando a festa do Flu.

Casaca!

27 comentários sobre “Vinte e sete exemplos da história de um clube que honra a sua camisa

  1. A REALIDADE NUA E CRUA É QUE NOSSAS CHANCES DE PERMANECER NA SÉRIE A SÃO MÍNIMAS..

    SÓ O IMPONDERÁVEL PODERIA CONSPIRAR A NOSSO FAVOR: EMPATES OU DERROTAS DOS TIMES DE SC E VITÓRIA CONTRA O CORITIBA.

    A SITUAÇÃO DO CLUBE SÓ NÃO É MELHOR PORQUE AS “FORÇAS OCULTAS” DOS BASTIDORES DA CBF “ENTRARAM EM CAMPO” E AJUDARAM OS TIMES DA TAL LIGA SUL-MINAS.

    MAS TEMOS DE APLAUDIR DE PÉ A FORÇA DE VONTADE DESSE TIME.

    FALTANDO 14 RODADAS O VASCO ESTAVA VIRTUALMENTE DESCLASSIFICADO.. EM 13 RODADAS O TIME PERDEU APENAS 1 JOGO E FALTANDO APENAS UMA RODADA, AINDA ESTÁ NA DISPUTA.

    FEITO IMEMORÁVEL.. O TIME E A COMISSÃO TÉCNICA CONSEGUIRAM UM FEITO FENOMENAL.

    PARABÉNS AO TIME DO VASCO.. NESSA NOVA FASE HONRARAM A CAMISA E AS TRADIÇÕES DO CLUBE.

  2. Viram, jornalistas corruptos e acostumados à safadeza? O Vasco honra a prática esportiva com honra, ética e responsabilidade.

    O Fluminense também não entregará o jogo nem se deixará subornar pela máfia de Santa Catarina.

    Dessa máfia, com ajuda de jornalistas safados, tudo se pode esperar como vimos no campeonato de ponta a ponta.

    Mas não acontecerá com o Fluminense. Não entregará o jogo.

  3. A verdade é que o Coritiba dificilmente cairá. A chance é quase que zero. Joga até por 3 resultados. Vitória , Empate e Derrota. Mas mesmo assim , o Vasco precisa de uma estrategia bem montada de jogo. Em hipotese alguma pode tomar gol sobretudo na etapa inicial. Na etapa final , acho que deveremos nos arriscar mais , pois os outros resultados já poderão favorecer o Coritiba o que faria com que eles diminuissem o ritmo e disso o Vasco poderá se aproveitar. E podem também estar favorecendo ao Vasco.Por isso temos de ser cirúrgicos quanto ao momento certo de fazer o nosso resultado. Jogar com inteligencia , com sabedoria. Assim como a vida , o futebol muda de minuto a minuto.Tudo pode acontecer e por isso nunca devemos deixar de acreditar. Temos de acreditar até o fim.

  4. Difícil é achar exemplo de jogo que o Vasco tenha facilitado…
    Outra coisa que me vem a mente é sobre o patrocinador do Fluminense, a Frescatto. Não seria mau negócio para a empresa (marca de frutos do mar) em caso de eventual facilitação por parte do Fluminense gerar uma propaganda negativa com a torcida do Vasco? Que além de ser maior que a deles possui grande parte da colônia portuguesa, que seria boa consumidora de seus produtos?

  5. O Vasco é um clube digno. Dificilmente alguém se torno ou vira Vascaíno. Vascaíno já nasce pronto, é por isso que eu digo, que quem é Vascão já era a 5 mil anos atrás.
    Eu não gosto deste jeito, de querer que os frescaterenses resolvam nosso problema. Fomos vitimas da arbitragem, sim, fomos vítimas, erros inacreditáveis, mas inacreditável é a imprensa querer sempre provar que foram acertos.
    Mas também fomo vitimas de administração horríveis, de técnicos horríveis, de jogadores horríveis, então por favor, não insistam com os frescaterenses, isto muito nos envergonha.
    _____
    Os exemplos servem para mostrar quem é o Vasco. E o Vasco é um clube mesmo diferente dos seus rivais.

    Sobre técnicos e times ruins, com eles a dupla Fla/Flu tomou de 6 x 2 em 2015 em partidas oficiais.

    Tire 12 pontos por tungas, garfos de arbitragem de Flamengo ou Fluminense e ambos estariam matematicamente na segunda divisão.

    A reação do Vasco é a maior de um clube grande na história da Séerie A e só ainda não se consolidou assim porque 12 pontos nos foram tirados, sendo 8 deles nas últimas 14 rodadas. Nelas o Vasco só perdeu uma vez, foi prejudicado com erros capitais em 6 delas (10 erros capitais ao todo) e mesmo assim conseguiu duas vitórias e quatro empates em tais jogos.

    Sérgio Frias

    1. Eu entendo isso perfeitamente. Talvez até mais do que você pensa. O que eu acho, é que nós não precisamos ficar implorando aos frescato que eles sejam profissionais, como nós somos, afinal, eles não são Vasco.
      SV, de quem viu o Vasco ser Super Super em 1958 e só voltou a ser campeão novamente em 1970. Ou seja, o Vascão sempre voltará mais forte que nunca. A propósito, os times da dupla Fla/Flu, este ano não chegam aos nossos os calcanhares. Vencê-los não foi mais que um recreio.
      ____
      Mas não há ninguém implorando coisa alguma.

      O orgulho vascaíno é para os vascaínos e os exemplos dados são para mostrar que uma história como a nossa se constrói não com discursos, mas com ações e posturas.

      Abraço,

      Sérgio Frias

  6. Por isso o Vasco é um clube diferenciado, já nascemos grande, não era/é preciso prejudicar ninguém para que a torcida sinta-se feliz. A verdade é que, mesmo não querendo acreditar, o Fluminense vai entregar o jogo, é comum dos times pequenos essa alegria com a derrota alheia. Pagamos por erros nossos e dos outros, foram 4 jogos seguidos prejudicados pela arbitragem, foi um primeiro turno que não estava à altura do VASCO. Seguiremos em frente, aconteça o que acontecer, seja qual for o final deste campeonato eu seguirei ao lado do meu Gigante da Colina, na esperança que um dia o Vasco volte a ser VASCO, e esse dia chegará, cedo ou tarde as glórias de outrora voltarão!

    Boa sorte e um bom jogo aos nossos atletas.
    Saudações Vascaínas!

  7. “O São Paulo precisava de uma vitória simples sobre o Vasco para se classificar à decisão do Campeonato Brasileiro, independentemente de outros resultados. Flamengo e Santos, que se enfrentariam no Maracanã, dependiam de uma vitória simples no confronto, mas o rubro-negro precisava que o São Paulo ao menos empatasse com o Vasco e o Santos que o Vasco vencesse a partida. Mesmo com o placar em certo momento das duas partidas assinalando Vasco 2 x 0 São Paulo e Flamengo 2 x 0 Santos, não houve qualquer mudança no planejamento cruzmaltino. Mais um gol foi marcado em São Januário, fechando o placar em 3 x 0. No Maracanã o Fla venceu o Santos por 3 x 1 no fim das contas e se classificou à final do Campeonato Brasileiro, competição na qual foi campeão, derrotando o Botafogo na decisão.”

    XXXXXX

    Só não falou que o Vasco também tinha chance de ir à final se ganhasse do SP e o Flamengo empatasse contra o santos…
    _______
    Tá falado. Aliás já falado em outras matérias pretéritas.

    E se você não percebeu, nas ocasiões em que o Vasco estava fora da disputa isso foi mencionado (dentro de um parêntese). De qualquer forma está lá agora, bem didático.

    Não falamos também que a imprensa publicava no dia do jogo (jornal “O Globo” 08/07) que a direção do Vasco estava pensando em atrasar o jogo contra o São Paulo para já saber do resultado de Flamengo x Santos. Qual a fonte de informação do jornal? Está assim escrito: “Mesmo sabendo que a CBF exige que as duas partidas comecem no mesmo horário, os dirigentes, embora não admitam abertamente, não descartam a possibilidade de o time atrasar a entrada em campo. A ideia é jogar em São Januário já sabendo do resultado do Maracanã.”

    E mais: não falamos que o amadorismo mambembe da imprensa bateu de frente com o profissionalismo do Vasco. O jogo do Maracanã acabou depois, sabendo que quando o Flamengo vencia por 2 x 0 do Santos o Vasco ainda partiu para o terceiro gol contra o São Paulo.

    No dia seguinte ninguém mencionou nada.

    Vocês não tem condição de ser Vasco, não têm estádio, são favorecidos pelas arbitragens, possuem inúmeros campeonatos roubados e permanecem de quatro em 2015.

    Ser parecido com o Vasco precisa de atitude e não falatório, conversa fiada. E vocês gostam mesmo é de conversa fiada.

    Tirados 12 pontos no apito e bandeiradas, como tiraram do Vasco, já teriam caído matematicamente, mas a imprensa protetora jamais deixaria, como jamais deixou.

    Sérgio Frias

  8. Há uma movimentação dos jornalistas esportivos, dos sujeitos da máfia de Santa Catarina e possivelmente dos membros da Comissão de Árbitros da CBF em agir contra em desmoralizar e debochar do Vasco. Estão atacando o Vasco.

    Mais do que nunca temos que repetidamente mostrar a roubalheira infernal em que o Vasco foi vítima em todo o campeonato. Foi incrível e criminosa. Não estamos em posição de defesa e sim de ataque porque a grande vítima foi o Vasco e os grandes beneficiados foram os clubes catarinenses.

    Ainda tem o caso da compra da vaga da série A da Portuguesa feita pelo único clube que se beneficiaria segundo o Ministério Público de São Paulo.

    Estamos aguardando a solução dessa bandalheira toda.

  9. Para com isso…. tá uma mendigaçao de ajuda que ta dando nojo….. vamos pensar no nosso jogo e vencer ( o que já vai ser dificil) . Nao importa se o vasco sempre ajudou os rivais, nao podemos exigir que ajam como vasco porque nao são.
    Se der certo e ficarmos na série A…. blza fomos merecedores para tal.
    Se der errado e formos rebaixado…. paciencia, tomamos vergonha na cara e passamos a jogar feito homens tarde demais.
    _____
    Você está mendigando. O Vasco não.

    Exemplo não é para ser seguido por quem não tem como segui-lo. É para ser invejado.

    Vergonha na cara tem que tomar os que nos tungaram 12 pontos neste campeonato (algo inédito na balança de erros e acertos em 10 anos de Brasileiro com 20 clubes na disputa). E mais vergonha na cara ainda os que não se manifestam contra isso, desde a imprensa até o torcedor vascaíno.

    Sérgio Frias

    1. ……desde a imprensa , passando pelo torcedor, passando pela diretoria, passando por celso roth, passando por 6×0 contra o inter.
      Beleza, concordo com voce que fomos e estamos sendo garfados, mas que o campeonato do Vasco da Gama foi pífio e com atuaçoes horriveis, isso tbm é indiscutível neh.?!
      Todo o ano o Vasco é roubado, e nos 2 rebaixamentos passados fomos rebaixados com quantos pontos de diferenca para o primeiro fora da zona? 4 , 5?com certeza tbm nos roubaram esses pontos no apito…. mas infelizmente o que fica marcado é so o rebaixamento.
      Sobre seu texto pensei que elencou todos esses fatos para talvez “sensibilizar” os tricolores para terem a postura que o vasco teve esses anos. Mas se o intuito foi simplesmente de ostentar orgulho pelo clube…. aí assino embaixo.
      Em resumo…é hora de uniao… e acredito ate o ultimo apito. Para mim o Vasco ganha e os outros dois jogos dao empate.
      ____
      Não.

      O Vasco passou por tudo e reagiu.

      Passou por 6 x 0, por troca de treinadores, descrença geral, etc…

      E reagiu.

      Mas a reação ainda não teve resultado porque foi garfado pela arbitragem (apenas no returno foram 9 pontos).

      É a maior reação de um clube grande na história dos pontos corridos. O Vasco deveria ter na tabela mais 36 pontos neste turno a uma rodada do fim.

      Em 2008 o Fluminense terminou o turno com 16 pontos. No returno fez 29.
      Em 2009 o Fluminense terminou o turno com 15 pontos. No returno fez 31
      Em 2010 o Atlético-MG terminou o turno com 17 pontos. No returno fez 28
      Em 2011 o Atlético-MG terminou o turno com 15 pontos. No returno fez 30.
      Em 2013 o São Paulo terminou o turno com 18 pontos. No returno fez 32.
      Em 2014 o Coritiba terminou o turno com 17 pontos. No returno fez 30.

      Nenhum deles caiu.

      No turno o Vasco fez 13 pontos e foi garfado em três. Era para ter terminado com 16.

      Mesmo assim buscou 36 em 45, o que não é para qualquer um. É só para o Vasco.

      O Fluminense no returno tem 14 pontos apenas (e não pode reclamar da arbitragem).

      Celso Roth esteve no Vasco por 11 rodadas. Nelas o Vasco somou 10 pontos.

      Flamengo: Primeiras 11 rodadas: 10 pontos. Corre risco de cair? Não.
      Fluminense: Primeiras 11 rodadas do returno: 7 pontos. Corre risco de cair? Não.
      Cruzeiro: Da 12ª rodada a 22ª rodada: 12 pontos. Corre risco de cair? Não.
      Chapecoense: Primeiras 11 rodadas do returno: 7 pontos. Corre risco de cair? Não.

      Em nenhuma reação de um clube grande dos citados acima, desde 2008, estes foram prejudicados em tantos pontos exatamente quando reagiam.

      Tirados 12 pontos de Flamengo e Fluminense, estariam ambos matematicamente rebaixados. Tirados do Campeão da Copa do Brasil, estaria ele, Palmeiras, virtualmente rebaixado. Tirados do Cruzeiro ainda não estaria o clube mineiro livre do rebaixamento.

      Com 52 pontos o Vasco estaria em nono lugar, na mais espetacular reação de um clube no Campeonato Brasileiro. E isso tem um motivo. Porque este clube é o Vasco.

      Não foi a primeira vez que o Vasco saiu de situações tão complicadas.

      De quase rebaixado em 1986 na 1ª fase, chegou aos play-offs do Brasileiro após a classificação na 2ª fase.

      De carta quase fora do baralho no estadual de 1970, venceu oito partidas seguidas e foi campeão por antecipação. Não fosse a arbitragem no Brasileiro 2015 teria vencido as mesmas oito, desde o jogo contra a Ponte Preta.

      Tido como morto após perder três clássicos no Campeonato Carioca de 1950, ganhou 12 partidas seguidas e foi campeão.

      Após perder para Cabofriense e empatar com o Americano em apenas quatro rodadas do returno do estadual de 1988, obteve 11 vitórias e um empate (garfado contra o Fluminense) sagrando-se Bicampeão Carioca.

      Em 2005 arrancou para conquistar a vaga na Sul-Americana com 23 pontos nas últimas 11 rodadas.

      E no segundo turno deste ano deveria ter computado na tabela 36 pontos em 15 jogos, não fosse a arbitragem, que em apenas uma das partidas cometeu erro num lance capital. Nas outras quatro cometeu em dois.

      Jamais o Vasco havia sido prejudicado pela arbitragem como neste ano, desde o Brasileiro de 2006, no modelo com 20 clubes.

      Finalmente, o discurso de “todo ano o Vasco é roubado” sem veemente defesa, crítica, grita, irresignação de seus torcedores, na verdade é consequência daquilo que ocorre.

      Se a mídia não diz ele não confronta, por mais que ele diga ser a mídia contra o Vasco.

      Isso tem que mudar, porque o feito com o Vasco neste Campeonato Brasileiro é de um absurdo ímpar, e a exposição do clube na questão só expôs a CBF e a Comissão de Arbitragem junto ao STJD.

      Caso a piadista “imprensa investigativa” resolvesse correr atrás acharia muita coisa, afinal não é normal termos uma competição nacional com todos os clubes, somados, de Santa Catarina pendendo a seu favor na balança uma soma de 14 pontos por conta da arbitragem e o Vasco – com 18 erros capitais contra si e um a favor – 12 pontos contra.

      Sérgio Frias

  10. Parabéns ao CASACA pelo brilhante trabalho de esclarecer as mentiras da mídia. O Casaca para mim não é só o último bastião do verdadeiro Vascainismo, é principalmente minha eterna fonte de consultas sobre a história do Vasco.

    Muito obrigado.

    CASACA

  11. QUEREMOS OS 12 PONTOS QUE ROUBARAM ESCANDALOSAMENTE DO VASCO E QUE O CASACA PARA HORROR DE TODOS MOSTROU MINUCIOSAMENTE.

    A MÁFIA DE SANTA CATARINA QUE FOI BENEFICIADA DE MODO MAIS DO QUE CRIMINOSO NÃO PODE GANHAR ESSES PONTOS ROUBADOS.

  12. Quem estão querendo que o FluminenC entregue de BANDEJA os 3 PONTINHOS ao Figueirense e abra as perninhas são as ¨Flores¨ ( Seus Torcedores, ou aqueles que se dizem ser pó-de-arroz, e que na minha opinião não passam de alguns idiotas que estão fazendo isso para aparecer) e esses ditos ¨idiotas¨, estão só TUMULTUANDO, na tentativa de nos tirar o nosso PRINCIPAL OBJETIVO: FOCO, CONCENTRAÇÃO, DETERMINAÇÃO, FÉ, CORAGEM e CONFIANÇA ( A PACIENCIA de JÓ ou a PACIENCIA ZEN-BUDISTA COMO QUEIRAM CONJUGAREM…!!!!)

    Temos que esquecer essa provocação, está parecendo com aquele famoso conto da briga entre dois cegos e o engraçadinho metido a esperto botando a pilha nos dois cegos e ele rindo de tudo…..!!!!

    AGORA se de fato o FluminenC está mesmo fazendo corpo mole com o intuito de nos rebaixar mesmo vai o meu recado ao Figuerense: ABRA o OLHO e se LIGA!, ( sem querer rimou com a Liga Pirata ou a Liga FIO-DENTAL…..), hoje em 2015 os Tricolores das Laranjeiras ( Chupam ao máximo as laranjas e depois…., jogam no LIXO o BAGAÇO…), e eles vem com esse papinho, mas não se iludam com essa ajudinha não…..!

    Nessa história e nessa lama, ninguém é Santinho principalmente essa GENEROSIDADE TODA do REI do TAPETÃO, hoje prometem isso e prometem aquilo, talvez no ano que vem em 2016, ou até 2025, caso eles (Tricoletes ) precisarem dessa RETRIBUIÇÃO, vão cobrar e pedir a ALMA, a DIGNIDADE e a HONRA de voces, e tenham certeza, vai ser com JUROS com ÁGIOS para COMPENSAR O FAVOR…..!!!!
    Desconfiem! Promessa do REI do TAPETÃO é uma ARAPUCA, e mais e lá na frente vão mandar a continha para quitar o débito!

  13. Agora; se alguns idiotas lá nas Laranjeiras, pedem para que o seu time deem os tres pontinhos, é melhor que de então m WO pro Figuerense, mas eu sinto pena desse timinho do FluminenC….!

    MENTALIDADE TACANHA de um timinho pequeno, que pensa pequeno e DEPOIS , não sabem por que é que nunca conseguem conquistar um Título INTERNACIONAL como uma Taça LIBERTADORES ou a COPA SULAMERICANA…..!

    Com esse pensamento de time pequeno VIRGEM das AMÉRICAS !
    E nesse 27 EXEMPLOS nossos MOSTRAM e ILUSTRAM BEM O ESPÍRITO ESPORTIVO VASCAÍNO isso porque temos o ESPÍRITO de CORPO, e não o Espírito de PORCO que vai contra os nossos príncipios!

    Temos que TROCAR os CHIPPS dos torcedores do lado de lá que fazem essa provocação,, mas temos que deixar eles falando SOZINHOS…!

    PRECISAMOS SIM, ABRAÇAR o NOSSO TIME e em COMUNHÃO com os nossos GUERREIROS manter a CONCENTRAÇÃO o FOCO no OBJETIVO que é a PARTIDA IMPORTANTE e DECISIVA contra o Coritiba, mostrando e DESMONSTRANDO aos nossos JOGADORES QUE TEMOS TOTAL CONFIANÇA e que contam com o NOSSO APOIO INCONDICIONAL, fazendo a nossa parte que é ganhar essa partida e pontuar mais tres pontos que nos INTERESSAM!

    SEMPRE ao SEU LADO, SEGUINDO com a FÉ, CORAGEM e com a CONFIANÇA !

  14. Amigos do CASACA,

    O comentário vindo da Fox Sports sobre a escalação irregular de jogador em um time de SC procede ?
    O São Paulo também foi citado recentemente bem como a nebulosa história de Armero.

    Entendo que a hora de jogar no ventilador é agora com um novo presidente da CBF sendo assediado de imediato e já dizendo que quer paz com o VP da CBF Delfim.

    Obrigado.

  15. Sobre essa matéria só tenho um comentário: Deprimente!!!
    _____
    Pra quem costuma entregar é mesmo.

    Para quem é Vasco não.

    Sérgio Frias

  16. Parabens ao Casaca pela materia muito bem informada. O Vasco precisa e deve se preparar para o futuro. Nao estou preocupado se o Vasco cai ou nao.Mas o Vasco e os clubes do futebol brasileiro precisam se preparar contra esta emissora que quer fazer do futebol brasileiro o mesmo que o Espanha faz com seus clubes. Infelizmente temos um CBF preocupada apenas em se envolver em corrupcao,e nao preocupada com o futebol brasileiro. Imaginar o Brasil com sua extensao geografica ser comparado com paises como italia, espanha , Inglaterra etc, O Brasil equivocadamente pensa como um simples pais e nao como um grande territorio. esquece que para os clubes europeus os campeonatos nacionais seriam como os estaduais do Brasil e que a Liga dos campeoes e o campeonato mais importante da Europa com transmissoes para o mundo inteiro. Logo esses paises estao criando apenas dois ou 3 grandes clubes. O Brasil nao enxergando a CBF apenas copia os campeonatos europeus e esquece da grandeza territorial do pais. Com este sistema de cotas apenas 2 clubes sao beneficiados flamengo e corinthians , com isto possibilitando um campeonato desigual entre as equipes. Incrivel um pais como o Brasil nao enxergarem os Estados Unidos como espelho, onde la nao interessa a eles ter apenas duas equipes de Basquete domirarem os campeonatos, mesmo na epoca do fantastico Michael Jordan do Chicago Bulls , tinham o New York Knicks , Boston Celtics , ou mesmo Los Angeles lakers de Magic Johnson . La a mentalidade e outra e propocionar grandes eventos para os fans, e com isto envolvendo grande business. No Brasil temos apenas um objetivo, criar um jogador e vende-lo para europa e assistir esses jogadores pela televisao . O torcedor que se lixe , e enquanto isto flamengo e corinthians com os melhores times para dar audiencia a rede esgoto e que os outros clubes que se danem. Mas o dia que os clubes perceberem que eles tem o poder , e que nao e um ou dois que mandam no futebol, tudo pode mudar, mas pelo visto vai demorar muito. A proposito sou Vasco na primeira ou na segunda, sempre te amarei ate minha morte. P.S. Eu acredito.

  17. E nesse embate de 92, o artilheiro do campeonato Paulinho Maclaren perdeu pênalti… era uma criança e acompanhei cada segundo dos dois jogos… fiquei frustrado.
    ____
    Exato. Quando estava 2 x 0 para o Flamengo.

    Mas num espaço de dois anos tivemos mais cinco campeonatos oficiais vencidos com o adversário ostentando a faixa de vice em três deles.

    Sérgio Frias

  18. Estamos dependendo de outros resultados, além de vencer o Coritiba que já será complicado de acontecer, logo, nossas chances são pequenas, mas torceremos por um milagre. Como já foi dito aqui várias vezes, perdemos pontos em vários jogos com origem em erros de arbitragem, FATO. Mas se nossos próprios erros de planejamento e contratações tivessem sido pelo menos menores, não estaríamos hoje nessa situação. A campanha do time até a quarta rodada do returno foi horrenda, a pior da história, assim como os pontos que perdemos por trazer e manter no clube o Celso Roth, tragédia anunciada, foram capitais. As vindas de Jorginho, Bruno Galo, Andrezinho, Jorge Henrique, e Nene, foram enormes acertos, os salários em dia uma virtude da diretoria que infelizmente a mídia tenta ofuscar da opinião pública. Nossos graves erros no inicio da campanha, somados aos pontos perdidos na conta de arbitragem, podem jogar todo um esforço na lata de lixo, se ocorrer o rebaixamento. Concordo que não se deve calar frente aos prejuízos pelos jogos que ocorreram erros contra nós, mas culpar exclusivamente isso pela situação atual, NÃO CONCORDO. Poderiamos estar hoje lamentando uma injustiça ausência na briga por uma vaga na Libertadores, ou vaga na Sul-americana, mas sofrendo por risco de rebaixamento não tem como aceitar jogando só na arbitragem. É apenas a MINHA posição, respeito as demais.

  19. Vamos recuperar os pontos que nos foram roubados.

    Que os times que cometeram irregularidades caiam.

    Vamos ganhar VASCO.

  20. Na primeira oportunidade que aparecer, temos que dar o troco nos coirmãos. Quero dizer, nos inimigos. E o Eurico precisa repensar a sua relação com a CBF, perdemos a oportunidade de conquistar 14 pontos pela atuaçao da arbitragem da CBF.

  21. A cada hora é divulgado uma irregularidade nesse campeonato. Esse campeonato pela ação da máfia, pela ação vergonhosa e catastrófica dos juízes com um alvo certeiro, o Vasco e aqueles de Santaq Catarina sempre beneficiados, com ajuda da nossa imprensa esportiva de caráter zero, transformou o campeonato brasileiro um circo de safadezas.
    Não vai ficar assim!

  22. A cada hora é divulgado uma irregularidade nesse campeonato. Esse campeonato pela ação da máfia, pela ação vergonhosa e catastrófica dos juízes com um alvo certeiro, o Vasco e aqueles de Santa Catarina sempre beneficiados, com ajuda da nossa imprensa esportiva de caráter zero, transformou o campeonato brasileiro um circo de safadezas.
    Não vai ficar assim!

  23. Caraca, eu não consigo de modo algum sentir o Vasco menor pelo que aconteceu.
    Lamento e estou triste com a ida para a segundona, mas vejo no Vasco a DIGNIDADE, Dignidade que nao consigo ver em mais nenhum outro Clube e muito menos na atual proprietária do Futebol, a Venus Platinada do Jardim Botanico
    Danem se todos. Somos o resultado da uniao de negros e de operários com a sina da RESISTENCIA,
    Em 1958 já eramos campeões sul americanos. Nosso maior rival so teve alguma projecao no senario interncional depois que a Venus foi criada, en 65 e demorou até a decada de 80 para a proteção da Venus os levasem a algum lugar em termos de projeççao internacional…
    Que nunca mas nunca esqueçamos quem verdadeiramente é nosso inimigo e que entre nos preguemos harmonia e um clube unido,
    Nao somos filhos da Globo e nossa sina e RESISTIR e pronto,
    Vamos com dignidade para onde tivermos que ir, mas nunca pelas mãos da sacanagem Global ou da Comissão de Arbitragem, contra estas temos que nos insurgir sempre; porque delas não viraão nunca coisas boas para nós…
    Não queiramos ser i,guais a uns e outros que bravejam que são o único time que nunca esteve na serie B
    Ora dizer isto e a mesma coisa que afirmar tamanhas armaçoes e compadrios para haver um único time que até agora não foi para a 2 divisão…
    Devemos sim nos proteger dos inimigos fora campo, mas jamais nos preocupar em sermos diminuidos por estarmos em que serie estivermos,,, Sabem porque, porque o Vasco é IMORTAL, pois ainda há inúmeros corações infantis…
    O mais que se f,,,
    Valeu Presidente, valeu time, valeu Comissão tecnica, valeu galera,,,
    SOMOS DIGNOS. Talvez porisso nosso lugar no futebol brasileiro esteja sendo usurpado…
    O Brasil é um país de MÁFIAS,,, Por não as compormos, talvez tudo fique mais difícil para nós,,,
    É igual a escola de samba que tem bicheiro e a que não tem,,, Beija flor que o diga,,,, Tudo uma grande MARMELADA,
    Somos DIGNOS
    Infelizmente o estado em que se encontra o futebol brasileiro não o levará a bons caminhos,,,
    O Vasco, tem apens que continuar a ser Vasco, NÃO SUCUMBIR OU DESVIRTUAR,
    Nossa missão é maior que qualquer divisao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *