Sem categoria
76

Quem prejudica é responsável, quem se omite é responsável, quem esconde os prejuízos também é responsável

 

Em primeiro lugar, queremos parabenizar o elenco do Vasco por tudo o que realizou neste Campeonato Brasileiro. Somar 55 pontos na tabela, número não permitido pelas arbitragens, após 16 pontos apenas no turno, número também impedido de ser somado por mais erros de mesma ordem, não é para qualquer clube. Ou melhor, é para clube nenhum em processo de reação, que não seja o Vasco.

No modelo de Campeonato Brasileiro com 20 clubes, que já dura 10 anos, nenhum outro, com menos de 20 pontos no turno, emplacou a soma de 39 no returno, 28 apenas dados ao Vasco pelo desrespeito de árbitros e auxiliares à regra do jogo. A história do Vasco, atual Campeão Carioca, rei do Rio em clássicos, com salários em dia (raridade entre os grandes clubes do Brasil) e protagonista da maior contratação do futebol carioca em 2015, Nenê, foi de dificuldades desde o início da temporada, ou se preferirem, desde 02 de dezembro do ano passado.

Orçamento para o futebol profissional quatro vezes menor do que clubes como Internacional-RS e Cruzeiro, confissões de dívidas deixadas, penhoras, tentativas de minar o clube (vide solicitação de retirada do Vasco do Ato trabalhista) por advogados da chapa amarela, cerca de 100 milhões de reais a serem pagos em curto prazo (felizmente equacionados em boa parte). Com extrema dificuldade o Vasco contratou 12 atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro. Deles, na histórica reação do clube iniciada no início do returno, foram em várias partidas ou são titulares até hoje oito deles (Julio Cesar, Diguinho, Bruno Gallo, Andrezinho, Nenê, Jorge Henrique, Riascos, Leandrão). Jorginho, trazido para o returno, junto a seu companheiro Zinho, seriam responsáveis pela soma de 23 pontos a mais dos conquistados no turno em oito jogos de Doriva (6 pontos) e 11 de Celso Roth (10 pontos).

Tudo foi feito, com extrema dificuldade, sem agredir o orçamento do futebol, sem impedir que o clube andasse, sem descumprir acordos, com inúmeros problemas do dia a dia, sem verba fácil disponível, mas muitas contas a pagar.  Mesmo assim o Vasco passou por cima de tudo.  Em meio ao mal momento no futebol eliminou o Flamengo na Copa do Brasil, superou por quatro vezes até prejuízos de arbitragem contra si (diante do próprio Flamengo na competição), diante de Avaí (turno), Atlético-PR e Sport (returno) para obter vaga no primeiro caso e vitórias no Campeonato Brasileiro no segundo.

Mas o prejuízo de 14 pontos na competição freou por diversas vezes a arrancada do Vasco. O favorecimento aos mais diversos adversários da parte de baixo da tabela trouxe, por exemplo, uma discrepância jamais vista na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. O maior favorecido, Chapecoense, com 7 pontos a mais na tabela, fruto de equívocos constantes da arbitragem na balança de erros contra e a favor, não está entre os que praticaram o melhor futebol no campeonato e destoa do Vasco numa diferença de simplesmente 21 pontos. Enquanto a equipe de Santa Catarina deveria ter somado ao final do certame 40 pontos, o Vasco deveria ter 55, mas a equipe catarinense termina a competição à frente do Vasco, por conta exclusivamente da arbitragem.

Além disso as outras três equipes do estado foram favorecidas na balança de erros e acertos. Mais 4 pontos foram dados ao Avaí, 4 ao Figueirense, e até mesmo o lanterna Joinville recebeu um pontinho a mais, por obra de apitos e bandeiradas. Saímos de Santa Catarina e comparamos a performance da arbitragem nas campanhas de Goiás e Coritiba. Os goianos foram beneficiados em três pontos e o Coritiba, após a partida de hoje, tem zerada a balança entre pontos ganhos e perdidos.

Diante deste quadro como pode se conceber tirarem do Vasco, através de árbitros e auxiliares, 14 pontos? Como é possível assimilar errarem em lances capitais contra o Vasco 20 vezes e a favor do Vasco apenas uma (segundo o Globoesporte.com seriam duas) sem qualquer ponto ganho pelo clube em virtude disso? O que se fez contra o clube e sua torcida no ano de 2015 bateu todos os recordes e isso não aconteceu por omissão do Vasco. Seu presidente não só questionou a arbitragem, como falou em nomes, a verdade desmentiu retruques dados a ele, foi à julgamento no STJD e lá a conclusão chegada foi a de que, de fato, haveria de se ter uma investigação quanto aos critérios de sorteio das arbitragens, caso a CBF não o fizesse.

Mesmo diante da caótica atuação do bandeirinha Márcio Eustáquio Santiago na partida Vasco x Chapecoense, disputada a 15 de outubro no Maracanã, quando este deixou de marcar um pênalti escandaloso cometido por Tiago Luís (Mão na bola com braço no alto), lá estava ele um mês depois bandeirando Ponte Preta x Figueirense e marcando por conta própria (o árbitro não havia assinalado nada) pênalti para o Figueirense contra a Ponte Preta em bola que tocara na cabeça do atleta pontepretano Ferron, beneficiando, por coincidência, mais uma equipe de Santa Catarina, fora de casa, e proporcionando a que o Figueirense hoje precisasse apenas de uma vitória para se manter na Série A.

Ressalte-se ainda que a equipe do Vasco foi a mais caçada em campo dentre os 20 participantes do campeonato. No Brasileirão 2015 o clube sofreu, até o final da penúltima rodada, 612 faltas. Apesar disso e de não ser das equipes mais violentas da competição, é o recordista também em números de cartões amarelos contra si (121) e vermelhos (13).

Na partida de hoje, diante do Coritiba, novos prejuízos capitais, com mais dois pênaltis não marcados, um deles indiscutível. Sim, a chave de ouro da covardia precisava entrar em campo e não seria na última rodada que deixaria de ser usada. De pronto, entendemos que tudo deve ser investigado neste Campeonato Brasileiro, no qual apenas um clube teve tantos prejuízos de arbitragem,  mais de 2/3 deles em plena reação no returno, algo também inédito na história dos Campeonatos Brasileiros, entre os grandes que reagiram.

E, finalmente, sobre dois mantras a serem utilizados por quem quer que seja a fim de negar o óbvio, ou seja, a total influência da arbitragem na campanha do Vasco, seguem dois dados, o primeiro referente a reações de clubes grandes nos últimos sete anos de Brasileiro, mais o Coritiba no ano passado, e a comprovação de que campanhas pífias no turno não significam queda, mesmo porque o campeonato tem dois turnos. O segundo, concernente às tais 11 rodadas nas quais o Vasco teve a presença do técnico Celso Roth comandando a equipe, comparando com períodos ruins de outras quatro agremiações, que chegaram a última rodada, todas elas, sem nenhuma chance de cair.

Em 2008 o Fluminense terminou o turno com 16 pontos.  No returno fez 29.  Em 2009 o Fluminense terminou o turno com 15 pontos.  No returno fez 31. Em 2010 o Atlético-MG terminou o turno com 17 pontos. No returno fez 28. Em 2011 o Atlético-MG terminou o turno com 15 pontos. No returno fez 30. Em 2013 o São Paulo terminou o turno com 18 pontos. No returno fez 32. Em 2014 o Coritiba terminou o turno com 17 pontos. No returno fez 30. Todos escaparam.

Lembrando que com arbitragens limpas teria feito o Vasco a seguinte pontuação: Turno – 16 pontos Returno –  39 pontos. A passagem de Celso Roth pelo Vasco se deu entre a 9ª e a 19ª rodada: O Vasco somou 10 pontos em 11 jogos.

Vamos a cinco exemplos que demonstram claramente isso não ser parâmetro para rebaixamento:

Atlético-PR: Da 23ª rodada à 33 rodada: 7 pontos

Chapecoense: Primeiras 11 rodadas do returno: 7 pontos.

Fluminense: Primeiras 11 rodadas do returno: 7 pontos.

Sport: Da 15ª rodada à 25ª rodada: 9 pontos.

Flamengo: Primeiras 11 rodadas do turno: 10 pontos.

Cruzeiro: Da 12ª rodada à 22ª rodada: 12 pontos.

Nenhum deles corria risco de rebaixamento na última rodada. Tire-se, entretanto, 14 pontos de cada um deles. O que teríamos hoje, após o fim do campeonato? Atlético-PR, Chapecoense, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense rebaixados. Apenas o Sport se salvaria pela vitória na última rodada.

Vocês da Comissão de Arbitragem, vocês que se aquietam na mídia sem informar ao público a grande covardia feita contra o Vasco, vocês árbitros e bandeiras que erraram de forma consecutiva, por incríveis coincidências, contra apenas um clube, vocês que tentaram justificar as arbitragens com mazelas do Vasco, vocês que torceram contra o Vasco todo o campeonato, vocês que com o poder de reverberarem se aquietaram e se aquietam diante da barbaridade feita por sorteios, apitos e bandeiradas contra o Vasco, são responsáveis e muito por essa inacreditável situação de um clube ser prejudicado em 14 pontos, com o país todo assistindo e sem manifestações veementes, pois aqui no Casaca! demos o exemplo, visto desde a primeira rodada do returno (embora sendo pontuados também os erros de arbitragem do turno), falado, embasado, repisado e mantido, diante dos fatos inquestionáveis ocorridos.

Que o Vasco corra atrás de seus direitos (todos), pois lhe foram tomados pontos indevidamente, E MUITOS, diferentemente do acontecido com a maioria dos outros clubes e exatamente o contrário do ocorrido com alguns, dentre todos os que abrangem ao final da competição as outras 19 colocações deste campeonato.

Casaca!

76 comentários sobre “Quem prejudica é responsável, quem se omite é responsável, quem esconde os prejuízos também é responsável

  1. Que o Eurico repita isso amanhã na coletiva programada. Que fique claro que perder e ganhar faz parte do esporte. E que erros de arbitragem não. Fomos roubados pelo ódio.

    Eu amo esse clube e sua história. Vamos seguir em frente. Recriar nosso plano de sócios, reformar nossa casa, montar um bom time. Já escrevi aqui. Essa serie B não será diferente das outras.

    Sofremos dois golpes e estamos aqui ainda. Sofremos duas tentativas de destruição do nosso clube e estamos aqui. E quando não foi possível o terceiro golpe, eles fizeram isso com as arbitragens. O que eles não entendem é que nós aguentamos os golpes. Quanto mais nós apanhamos mais nos fortalecemos.

    Somos assim. Somos vascaínos. Somos fortes. Somos campeões.

  2. EM 2016…

    VAMOS RENASCER DAS CINZAS.. PLANTAR UM NOVO ARVOREDO..

    NO CALOR DAS MÃOS UNIDAS.. NA CABEÇA UM GRANDE ENREDO…

    É ISSO.. ERROS E ACERTOS SÃO COISAS DO PASSADO. 2016 ESTÁ CHEGANDO.. É HORA DE PREPARAR SUA CHEGADA E REESTRUTURAR O TIME.

    SEMPRE FOMOS UM CLUBE FORMADOR DE CRAQUES.. COM CERTEZA TEMOS JOVENS DA BASE QUE PODEM ASCENDER COM QUALIDADE AO TIME PRINCIPAL.

    VEMOS O TIME DO SANTOS BASICAMENTE COMPOSTO DE GAROTOS E QUE FIZERAM UMA EXCELENTE TEMPORADA ESSE ANO. E DIGO MAIS.. COM UM SISTEMA DE JOGO QUE PARECIA COM FUTSAL.

    ALGUNS DOS JOGADORES DO ELENCO ATUAL PODEM SER APROVEITADOS.. SE QUISEREM É CLARO…

    ACHO QUE ESTAMOS BEM SERVIDOS DE COMISSÃO TÉCNICA… SE PERMANECEREM SERÁ UMA BOA..

    AS VEZES NA VIDA DOIS PASSOS ATRÁS PODEM HABILITAR ENORMES SALTOS A FRENTE..

    VAMO QUE VAMO.. UM 2016 FELIZ É A META.

    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS..

    1. FALTOU DIZER:

      ” NÓS NÃO PODEMOS VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO INÍCIO, MAS PODEMOS RECOMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM (Chico Xavier).

      É ISSO… “NÃO ADIANTA SE LAMENTAR.. A NEGA TÁ LÁ DENTRO”…

      OBVIO QUE TODOS TORCEMOS PARA QUE O VASCO FOSSE O CAMPEÃO DE 2015.. É CRISTALINO ISSO.. AFINAL TÍTULO É O OBJETIVO DE QUALQUER COMPETIDOR..

      MAS SABÍAMOS QUE NÃO ERA POSSÍVEL ISSO.. O CLUBE ERA UMA INSTITUIÇÃO TERMINAL, TAL A DESTRUIÇÃO A QUE FOI SUBMETIDA DURANTE 6 ANOS..

      CONTAMOS TAMBÉM COM ALGUNS AZARES.. A SAÍDA DO DORIVA AINDA NO INÍCIO.. A INSISTÊNCIA DE ALGUNS TÉCNICOS COM JOGADORES QUE NÃO PRODUZIAM A FAVOR E MESMO SEM QUERER, PRODUZIAM CONTRA.. QUESTÕES DE ARBITRAGENS.. FALHAS… ETC..

      MAS NADA VAI ACONTECER PARA QUE A REALIDADE MUDE.. CLARO QUE PODEM EXISTIR FATOS QUE CONTRIBUEM PARA QUE ISSO ACONTEÇA… MAS NÃO PODEMOS VIVER ISSO. TEMOS A REALIDADE PELA FRENTE.

      TENHO A MAIOR CONSCIÊNCIA DE QUE O EURICO FEZ O QUE PODE PARA QUE O VASCO TIVESSE SUCESSO EM 2015.. MAS ELE NÃO PODE JOGAR PARA SÍ O PESO DO INSUCESSO.. TODOS SABEMOS BEM COMO FOI O CAMPEONATO E O PORQUE DA DESCLASSIFICAÇÃO.

      TEMOS SIM DE MONTAR UM TIMAÇO E DETONAR 2016… HOJE O CLUBE TEM TODAS AS CONDIÇÕES DE FAZER ISSO.. MONTAR UM TIMAÇO…

      FELIZ 2016 PARA TODOS OS VASCAÍNOS AUTÊNTICOS

  3. Dossiê Arbitragem!!!! Vamos apelar pra FIFA e de quebra vamos implantar o recurso de vídeo no futebol!!!!!

    Vamos virar essa mesa!!!!

    1. Daniel, concordo com o amigo. Dossiê Arbitragem junto à FIFA.

      Eurico Neles,
      Vamos virar a mesa!

  4. Prezados, sabe o que dói: é saber que um imbecil chamado Bruno Mazzeo está fazendo piadas com o Gigante. Caímos graças a uma articulação nefasta de nossos inimigos. Todos sabemos quem são. Vamos seguir em frente. O Vasco faz parte da minha vida. Aos amigos do Casaca! Um pedido: continuem na defesa da instituição.

    1. O cara acha que ser filho do Chico Anísio lhe dá alguma competência, seja como humorista, cidadão e vascaíno..

      Vejo sempre o programa do pai.. a verdadeira escolinha do prof. Raimundo.. Mas to fora dessa escolinha de um prof. Vagabundo.

    2. Esse Bruno Mazzeo é um idiota incapaz, tão cretino que agora deu de tentar imitar o próprio pai com o Prof, Raimundo, o que prova que não tem talento algum e sim pistolão, É um momento de contrição para todos os vascaínos e esse idiota fazendo piada. Não é um autêntico vascaíno esse idiota!

    3. Luciano faço minhas tuas palavras. E um cara desse ainda se intitula Vascaíno…… Ontem só terminou a saga que nós já sabíamos o fim: a queda anunciada do Vasco, roubados o ano inteiro, provado e ninguém fez nada. Futebol brasileiro é uma piada, incrédulo. Ponto. Casaca!

  5. Nunca li tantas verdades numa só página, meu parabéns, caro vascaíno! Hoje sofremos um revés, mas seguiremos em frente, de cabeça erguida, orgulhosos da nossa paixão e apoiando o ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA! Saudações vascaínas!

  6. Estamos todos chateados com a roubalheira e a queda do Vasco e ainda temos de ouvir imbecis como o Edmundo. Esse idiota de ex-jogador teve a coragem de dizer que o Vasco só conquistou o Campeonato Carioca por que a dupla Fla-Flu “abandonou” o campeonato. É um mulambo ou não falando? Eu ouvi essa idiotice durante o jogo. Além de idiota é ingrato.

  7. É impressionante como inúmeras pessoas na internet não defendem o Vasco em relação a essa roubalheira descarada. Optam por atacar a administração da Instituição;

  8. Sinceramente, a hora de recorrer, seja a quem for, já está bem tardia.
    Mas ainda há tempo.
    E há muito do que recorrer…

  9. Esse idiota de ex-jogador chamado Edmundo teve a coragem de dizer que o Vasco só conquistou o Campeonato Carioca por que a dupla Fla-Flu “abandonou” o campeonato. É um mulambo ou não falando? Eu ouvi essa idiotice na parte final do jogo. Além de idiota é ingrato.

    O Vasco deve correr atrás de seus direitos , fazer muito barulho e que seja com respaldo de toda a diretoria e se possível ( sonhar não custa ) com a oposição pois nada teve a ver com política.Acho que todos viram a roubalheira.

  10. Solidarizou com os vascaínos do Casaca. Fato que fomos muito prejudicados pelas arbitragens, inclusive hoje. Aguardamos o pronunciamento do nosso presidente.

  11. Mais uma vez o Daronco.
    Mais uma vez em rede nacional.
    E mais uma vez sem a mínima repercussão.

    Gente, se nada for feito, intentado ou perpetrado, desisto. Pois nada vale a pena.

  12. A arbitragem NÃO VAI MUDAR enquanto a “globo” continuar dando as cartas no futebol. CBF…

    O que tem de mudar é a forma do Vasco encarar as coisas… Sabedor disso, a entrega em cada jogo, seja ele qual for, contra quem for, tem que ser total, justamente pra suprir ou tentar suprir a arbitragem… E não podemos errar com bobeira, tipo manter exageradamente o Celso Roth (houve uma parada de uns 10 dias antes de terminar o turno, ou seja, ele tinha que ter saído ali pro novo técnico ter um tempo pra organizar as coisas), abdicar de jogar em SJ, etc.. Muitas das vezes, na maioria até, a gente perde pra nós mesmo, e isso pode e deve ser consertado. A questão da arbitragem o Eurico foi falar só aos 44 do segundo tempo… E adiantou o quê???? Hoje houve um pênalti clamoroso no Nenê, o juiz já havia prejudicado o Vasco em jogos anteriores, hoje de novo… E aí???? Se bobear o desgraçado ainda sai promovido…

    Agora vai aparecer o babaca do edmundo animal posando de redentor, a Band vai dar espaço pra ele, julio brant já apareceu, daqui apouco vai o reizim de merda também… TEM QUE CORTAR O MAL NA RAIZ!!!!

    O que me dana também é saber que em 92 nós ganhamos um jogo do SP e colocamos o urubu na final, por causa da porra da ética e tal… Porra, essa ética é só o “vem a nós, o vosso reino nada?”. Ética com urubu e tricolor é o piada… Nego vai chupar uns 10 paus hoje.

    Bom, tô meio puto hoje, e por hoje chega. Mas o Vasco é e sempre será minha paixão, minha vida!!!
    Tmj. Vasco sempre!!!

    OBS.: tem que mandar um pessoalzinho legal embora também…. E traz o João, o Antonio, o Zé… Qualquer um deles, mas que dê sangue, a alma em campo, que sua a camisa e corra até o apito final (jogo igual aquele primeiro tempo contra o tricolor de merda é INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL.

    1. Assino embaixo. Fiz comentário semelhante – evidentemente com minhas palavras – no artigo sobre a arbitragem Nota 10. Também temos que assumir nossos erros e enxugar o elenco é crucial para 2016. Vejam como ficaria mais leve sem Charles. Jean Patrick, Aislan, João Carlos, Bruno Teles, Christiano, Erick Daltro, Lucas, Victor Bolt, Julio dos Santos, Dagoberto, Romarinho, Erick Luiz, Felipe Seymour, Biancuchi, Jeferson, Herrera, Jorge Henrique, Nei, Bernardo e Sandro Silva. Afinal, de antigos e novos, são 23 erros graves e onerosos.

  13. Faltou os pontos pelo diversos erros de arbitragem contra o Vasco. Só no segundo tudo foi Cruzeiro, São Paulo, Chapecoense, Avaí e hoje Coritiba. Ai não tem quem reage com diversos “erros”. E as coincidências de escalação de árbitro tem que ser investigada, esse campeonato para mim teve muita manipulação. No primeiro turno eles travaram o Vasco com vários cartões, arbitragem intimidava os jogadores com cartões , enquanto outros times faziam as mesmas faltas e não eram punidos.

    Mídia esportiva é clubista, eles nunca falaram nada das coincidências. Tenho pena desses “profissionais” da mídia esportiva, que nada contribui para o esporte. Temos que agir por conta própria , se STJD nada fizer, levar para fora as imoralidades do campeonato brasileiro. Como Delfim fazer visitas ao vestiários dos árbitros.

  14. Somos Vasco até o fim! Nosso Presidente tentou arrumar a casa mas o complô foi forte e, mesmo com um time bom, nosso destino já traçado desde o início da competição ! Ano que vem a coisa vai mudar e colocaremos em nosso peito mais uma estrela: a de campeão brasileiro da série B!
    Casaca!

  15. É urgente que se ponha fim nesse escândalo explícito das arbitragens contra o Vasco, pois se assim não for, não há mais porque o Vasco continuar participando desse circo de horrores!

  16. A ideia dos pontos corridos era a de classificar os clubes pelos mesmos adversários, mesmo número de jogos e mesmas regras. Se antes a dúvida era contra o Vasco, hoje conclui-se que não precisa ter dúvida contra. Nos tiram os pontos na cara dura e nem disfarçam… Até a bisonha expulsão do Jorge Henrique por força do hábito…

  17. Amarelos e turma da oportunidade de prata comemorando, temos um clube dividido
    Fica para reflexão

  18. Espero que lutemos mesmo, e que o Casaca Tomé agora uma posição altenera e de vanguarda, sem cabeça baixa

  19. O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada.

    Sun Tzu

    Fica para reflexão clube dividido com amarelos e turma de oportunidade de prata Muv comemorando.

    Força Dr Eurico

    Casaca eterno.

    Vasco imortal.

    SV

  20. Sinceramente, o Brasil está podre. Até o campeonato de futebol é lesivo. E a Imprensa trata tudo como sendo normal. Imaginem o que ocorreria se tivesse havido, com os queridinhos da Mídia (Flamengo e Corinthians), 20% dos erros cometidos contra o Vasco ao longo do campeonato (nos roubaram 14 pontos).

    No jogo de hoje repetiram a indicação do árbitro de UFC (o mesmo que não viu pênalti no jogo contra o Sport, num lance em que arrancaram sangue do nariz do jogador vascaíno, e hoje expulsou o jogador vascaíno porque pisou na poça d’àgua; o mesmo que não marcou pênalti no Nenê, nem marcou o pênalti no Rafael Silva).

    No jogo do Figueirense, o Carlos Alberto aleijou o adversário e só recebeu amarelo, enquanto o atacante do Figueirense empurrou o zagueiro, fazendo falta, no lance em que fez o gol.

    P.S.: O CRVG deveria ter acesso aos documentos do MP de SP referentes ao caso Portuguesa e contratar empresa de investigação para ajudar a desvendar o caso.

      1. Pois é, é incrível verificar como a Imprensa não teve qualquer curiosidade em saber o que efetivamente ocorreu naquele episódio nebuloso. Na Imprensa especializada brasileira, tudo não passa de conversa de botequim. E nada de jornalismo. Esporte sem lisura e sem observância das regras não tem razão para existir.

  21. Casaquistas, me encontro muito triste por mais essa queda, sobretudo quando vejo a desilusão estampada nos olhos da minha filha, a mais vascaína dos vascaínos.
    Lembro claramente o dia das eleições em São Januário, quando logo após cumprir a minha obrigação como sócio, me deparei com o então candidato favorito pra vencer o pleito, Dr. Eurico Miranda, em quem acabara de conceder o voto, e fiz questão de lhe dar um abraço e lhe dizer ao pé do ouvido que me fizesse um único favor: “resgate o Vasco pra minha filha”…
    Bem, muitas foram as dificuldades encontradas e muitas as ações de recuperação do clube que já aconteceram, apesar de muito poucos reconhecerem isso.
    Não desejo aqui bancar o advogado do diabo e nem ao menos exercer a mão pesada do julgador. Só acho que poderia ter se agido com bom senso e visão de forma a se evitar esse desenrolar.
    A queda de divisão sempre foi motivo maior de minhas críticas, entre tantas, relacionadas à administração catastrófica anterior. Todo um trabalho foi feito para devolver o clube aos vascaínos usando-se argumento de que não cairíamos em 2008 e até em 2013 se na presidência estivesse o Dr. Eurico ou alguém que tivesse o mesmo perfil dele na maneira de pensar o Vasco.
    As últimas eleições se definiram nessa linha de pensamento e na difusão dessa certeza a ponto de conquistarmos a maioria esmagadora dos sócios votantes, que elegeram democraticamente o nosso atual presidente.
    Hoje, a realidade do novo rebaixamento nos deixa um tanto quanto fragilizados em nosso discurso de “com ele isso nunca acontecerá”. Ao contrário de que dizíamos, os pontos perdidos por erros de arbitragem aconteceram, como o próprio CASACA! vem apontando. Não jogaríamos no Maracanã contra o Fluminense se a nossa torcida ficasse do lado que historicamente não é o nosso e jogamos. Não cairíamos de divisão e caímos.
    Prevejo que as hienas do apocalipse e os comedores de pasto tiveram neste dia a munição que precisavam para fazer renascer entre a maioria dos vascaínos os velhos sentimentos de rejeição patológica e de ódio ao presidente Eurico. Isso pode não ter nenhuma importância para ele, mas é lastimável para quem fez o impossível para tê-lo novamente a frente de um projeto de Vasco altaneiro.
    O futebol é, sim, um grande fiel da balança e tem que ser repensado dentro do clube. Tratá-lo como interesse de segunda linha não é absolutamente a melhor maneira de lidar com o poder.
    Espero que a lição tenha sido importante pra se iniciar o planejamento para o próximo ano a partir de agora, pois não se pode empurrar a questão para a frente com tantos detalhes a serem resolvidos.
    Questões que passam por quem vai ou quem fica nesse elenco atual. Jorginho e Zinho continuam ou não (na minha opinião devem continuar). Contratações pontuais mantendo a política de austeridade financeira ou se parte para pelos menos três jogadores de excelente qualidade técnica, independente de receberem salário acima do teto estabelecido, entre outras, precisam ser logo encaminhadas para que ao começar a próxima temporada não tenhamos que passar pelo mesmo sofrimento desse segundo semestre que se encerrou no dia de hoje.
    E, por favor, levemos a sério a série B e de maneira nenhuma a subestimemos. Será um ano muito complicado com o país cada vez mais indo para o buraco e os patrocínios minguando a olhos vistos, o que dirá para nós na segundona.
    Dentro de campo não teremos vida fácil também, uma vez que sabemos muito bem que qualquer clube do país e qualquer jogadorzinho de meia tigela tem o maior prazer e faz das tripas coração para ganhar do Vasco.
    E acima de qualquer coisa que não se cometa o erro de prometer o que não tem para se dar e também que não se desvie o foco do que realmente importa para 2016, que é concentrar as atenções administrativas e todos os recursos possíveis para o retorno do time de futebol à série A.
    SV e casaquistas

  22. Desde de que foi confirmado o rebaixamento do Vasco,tenho tentado escrever e não consigo escrever duas frases, a sensação pra mim e de ter perdido uma pessoa muito querida, meu filho tem 4 anos, vê-lo chorar por conta desse rebaixamento e ouvi-lo dizer que não quer jogar mais na escolinha do Vasco, pra mim é muito forte, estive ao lado do Vasco nos momentos mais difíceis,carrego cicatrizes no corpo por tomar porrada em tempos que era proibido falar o nome do Eurico em São Januário e nem sonhar falar que era simpatizante do casaca, sempre junto com amigos também anônimos botamos nossa cara, depois de muita luta conseguimos, sonhamos, imaginamos, acreditamos…Como apoiei, sou um dos responsáveis por este rebaixamento, agora precisamos repensar a posição do casaca nesta administração, muitos de nós acreditou que seria como foi dito aqui a experiência com a juventude e não foi o que vimos,deixa pra lá, é só um desabafo de um vascaíno anônimo sem muita importância, mas como todo pai não quer ver seu filho,da forma que vi o meu hoje,esse rebaixamento é uma apunhalada nas costas de quem acreditou e se empenhou para o retorno dessa diretoria, triste demais, muito mesmo.

    1. Leandro, também sou pai de um menino Vascaíno apaixonado pelo clube. Ele tem 10 anos mas já começou a perceber como é podre esse mundo dos bastidores do futebol. O conselho que posso te dar é conversar com ele é e dizer a verdade, que é uma só: que apesar de toda luta , o time dele foi GARFADO pelas arbitragens, e que este é o motivo de não termos conseguido a manutenção na série A. Pode ter certeza que apesar da idade, ele irá entender. E é assim que faremos com que nossas crianças no futuro saibam combater todo esse mal que fazem ao nosso clube. Se existe um responsável por este rebaixamento, é a arbitragem desse campeonato, que nos tirou 14 pontos sem nos dar nenhum. Um fato inédito na história do campeonato brasileiro. Na balança dos erros, os dos homens de apito tem muito mais peso que os administrativos. Não desanime, pois continuaremos dia após dia lutando pelo nosso CR Vasco da Gama. Contra tudo e contra todos. Abraço e SV !

      1. Obrigado pelas palavras Rodrigo,infelizmente tá duro ele é muito novinho,mas tenho certeza que o tempo cura.Mas como disse acima no meu comentário, esse rebaixamento terá reflexos na política do Vasco, vamos viver nos próximos dois anos um inferno dentro do clube,ressucitamos mortos.Na minha opinião esse ano para o plano de gestão dessa diretoria era fundamental, apostei muito nisso, mas enfim o que vimos no futebol foram os mesmos erros da outra gestão e uma série de contradições,uma delas tirar os jogos de São Januário.Vamos aguardar os acontecimentos, força ao pessoal do casaca, pois tenho absoluta certeza que o golpe foi duro pra vocês e vou mais além, senão derem ao casaca o espaço e o devido valor dentro do Vasco, que minha humilde opinião, foram um dos principais responsáveis pelo retorno da atual administração, que o casaca siga seu caminho e lance em 2017 sua chapa nas eleições com candidato próprio.O Vasco precisa manter suas tradições sim, precisamos da experiência,mas não podemos abrir mão de jovens promissores e com vontade de ajudar o Vasco, o Vasco precisa de novas lideranças, novos nomes e isso passa pelo casaca.

  23. Com essa CBF de ladrões vai ser difícil, por isso se deve estar atento às eleições prováveis para mandato tampão — não estou por dentro dessas coisas jurídicas, mas deve ser assim — para a escolha de alguém com o mínimo de caráter. Os que torceram contra, devem estar felizes, mas como os salafrários que são, não deve nos surpreender.
    O Vasco foi “dinamitado” em seis anos e meio, e está sendo reconstruído, e o que aconteceu foi uma fatalidade, pois não tínhamos time para cair. Mas vamos voltar. Só espero que a mesma torcida que vivia sorrindo feito idiota durante a campanha da 2-Divisão em 2009, esteja agora ao lado do Vasco que está sendo reconstruído depois do.vendaval do MUV

  24. Quando um vascaíno criticar o Eurico fala com ele para retirar todos os títulos que o Eurico participou na admnistração do Vasco. Vejo muitos falsos vascaínos por aí…não é brincadeira não!

  25. Quando um vascaíno criticar o Eurico fala com ele para retirar todos os títulos que o Eurico participou na administração do Vasco. Vejo muitos falsos vascaínos por aí…não é brincadeira não!
    Na hora da vitória zuar os outros torcedores dizendo que é tetra campeão brasileiro é fácil, mas depois critica o Eurico dizendo que ele não era presidente quando o Vasco ganhou tudo…esse não é vascaíno, não entende de Vasco.

  26. Tenho muito orgulho de acreditar,em ter a convicção que o CASACA é o único grupo que realmente respira VASCO,tem amor pelo clube SEM SEGUNDAS INTENÇOES,tenho orgulho da diretoria do clube que eu amo,tenho veneração pelo presidente Eurico Miranda,que aos 70 anos deixou seu confortável modo de viver para resgatar o VASCO.OVASCO teve suas CNDS regularizadas,oVASCO colocou todos os salários em dia,o VASCO recuperou seu patrimonio,o VASCO construiu o CAPRRES,oVASCO inaugurou a pousada do almirante,oVASCO reconstruiu seu parque aquático,o VASCO reconstruiu sua quadra de futsal e basquete,o VASCO moralizou as categorias de base sendo campeão em cima do rival,oVASCO FOI CAMPEÃO CARIOCA 2015 o VASCO teve todas as receitas antecipadas pelo presidente até 2016, ou seja ,o presidente EURICO MIRANDA assumiu o clube,sem NADA A RECEBER EM 2015 E 2016.Mesmo assim o VASCO fez uma belíssima campanha no segundo turno.OS SALÁRIOS estão em dia.O VASCO foi roubado descaradamente em pelo menos seis jogos fora o de hoje.Isso é culpa do EURICO?bruno mazzeo,vai voce pra Sibéria pois tu é um vascaíno de merda.Apoia a gestão anterior que inviabilizou o VASCO.SAUDAÇÕES VASCAÍNOS.O VASCO VAI SE REEGUER.PARBÉNS EURICO,DIRETORIA,CASACA,EM ESPECIAL AO SÉRGIO FRIAS.Demos um passo atrás com certeza,mas como a torcida diz O VASCO É O TIME DA VIRADA.CABEÇA ERGUIDA,ORGULHO NO PEITO PORQUE O VASCO LUTOU CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

  27. Pegaram o clube com 200 milhoes de dívidas e entregaram com mais de 600 milhoes em 6 anos.Contra fatos não há argumentos

  28. Sempre acreditei no Eurico e NÃO será agora que irei desistir de acreditar.
    Ele disse que o VASCO NÃO iria cair e confio nele até a MORTE !
    ELE, está à frente de todos nós, em relação ao VASCO.
    Pra sempre EURICO !

  29. Confesso que ainda estou sem condições de me manifestar. Apenas espero que tudo que foi dito pelo Eurico não sejam simples bravatas. Que venha a Guerra sem Quartel, que se vá às últimas consequências, que sequer se reinicie os campeonatos regionais em 2016 até que se apure todos os escândalos de corrupção no futebol brasileiro, principalmente dentro da CBF e das comissões de arbitragens em geral.

    1. Zé Oliveira,
      ou isso, ou eu desisto.
      A aceitação pura e simples dos fatos ocorridos até aqui será a decretação da vitória “deles”.

      1. Paulo e Zé, é meu último cartucho também. Se nada puder ser feito para reverter esse escândalo que a flapress finge não existir…Eu desisto! é agora ou nunca! Ou então o Vasco será eternamente roubado, garfado pela arbitragem e nós seremos os coitadinhos. Tá foda!

    2. Caro Irmãos Vascaínos! A imprensa carioca esconde uma verdade puríssima: O VASCO FOI O UNICO TIME CARIOCA, ENTRE OS GRANDES E PEQUENOS, A CONSEGUIR UM TITULO EM 2015 (CAMPEÃO CARIOCA CONTRA TUDO E CONTRA A GLOBO). Foi o time que desclassificou os mulambos e gay fluC no carioca e copa do brasil. É melhor falar do Vasco pois rende audiência, vende jornais e etc. porque as hienas estão mais preocupados com o Vasco perder do que o time deles ganharem! porque não falam que esses times de merda, com salários atrasados (os q estão em dia estão sendo pagos pelos empresários para não desvalorizar suas mercadorias (tem uns que são merdadorias). Para encerrar mais duas coisas: NÓS TEMOS ESTADIO (eles NADA e os que fizerem agora, NÃO SÃO DELES). A outra é que temos HISTORIA, TEMOS SUPERAÇÃO e eles se tiverem são ESTORIAS. Eurico, se tiveres que se afastar para cuidar de sua saúde, faça-o. Se não fores traídos pelos judas que possam existir na sua diretoria, eles levarão o VASCO à frente, contra tudo e contra todos. Aos colegas que postaram as reações dos seus filhos: ENQUANTO HOUVER UM CORAÇAO INFANTIL, O VASCO SERÁ IMORTAL! Esta frase está escrita nas paredes da administração do departamento INFANTO JUVENIL.

  30. A gente estamos, CHATEADOS, SEM ANIMO, mas tenho plena CONSCIENCIA que não caímos por incompetencia nossa, mas nos empurraram para s Série B, nos seis nos 7 Empates na qual as Arbitragens nos tiraram 14 PONTOS!

    Se tirarem esses 14 PONTOS dos GAMBÁS, mulambos, ou do Atlético Mineiro eram eles que estrariam estacionados dentro da Z-4 ! Só que ninguém se atreveriam a fazerem isso porque a Mídia do Rio e do SP iriam GRITAR e aos BERROS e Histerias sem fim vararia as madrugadas repetindo os lances exaustivamente!

    São sim esses 14 pontos a fronteira entre o rebaixamento e o G-4. Mas vida se segue, daqui a pouco tenho que trabalhar, estou muito CHATEADO, mas não decepcionado, os jogadores, a Comissão Técnica e os GENUÍNOS, LEGÍTIMOS e os VERDADEIROS VASCAÍNOS e cá entre nós estamos de consciencia tranquila, porque foram os nossos inimigos externos que nos submeteram a isso, e reflete um pouco o momento atual do nosso país onde há muita corrupção generalizada em todos os setores e em todas as esferas onde a chamada modernidade esportiva não passam de charlatões oportunistas que só querem mesmo sugar as finanças dos clubes obrigando a atuarem em arenas carissimas, com um futebol brasileiro decadente, com jogadores medianos ganhando uma fortuna, dirigentes profissionais REMUNERADOS que GASTAM de forma irresponsavel na hora de trazer jogadores dos empresários, e depois acabam inchando o elenco e a folha salarial do clube, e esse profissional amanhã vai pra rival, leva os segredos, a filosofia do trabalho do nosso clube e usa como uma carta de manga na hora de nos enfrentar!

    Falar que somos VASCAÍNOS nas boas horas é sempre muito fácil, agora é o MOMENTO que precisamos dar o nosso APOIO a nossa FORÇA ao nosso CLUBE, sei que é uma momento DIFÍCIL, NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL PRA MIM, um GIGANTE e pra quem É GRANDE sabemos cair e também sabemos nos REERGUER e de LEVANTARMOS NOVAMENTE !

  31. Cara, eu to muito puto!!!! Eu quero a cabeça do Sergio Corrêa numa bandeja!!!!

    Vamos divulgar nas redes sociais a cara desse desgracado que nos rouba e ri!!!!

  32. FIFA. MINISTÉRIO PÚBLICO. RETIRAR O CLUBE DAS COMPETIÇÕES DA CBF . IR AO CARA$$LH##O. APOIAMOS TUDO.

    PARADOS E ACEITAR COM CARA DE PALHAÇO É QUE NÃO O FAREMOS.

  33. A verdade prevalecerá!!! Os cães ladram, mas a caravela passa!!! Saúde ao Eurico Miranda, ao Sérgio Frias e a todos do Casaca!!! E que Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Nossa Senhora das Vitórias) abençoe os nossos caminhos.

  34. Então agora a culpa é da arbitragem?
    Se a culpa é da arbitragem, aonde está aquele VASCO QUE SERIA RESPEITADO NOS BASTIDORES com o eurico na presidencia? Não era isso que vocês repetiam como um mantra? “Com o eurico presidente o VASCO será respeitado”
    Eu sei que vocês não vão publicar isso aqui, porque aqui é proibido criticar o eurico, mas pelo menos vão ter que ler.
    A culpa é 100% de VOCÊS, torcedores de dirigente, vocês NÃO SÃO E NUNCA FORAM VASCAINOS.
    Depois de toda essa humilhação, espero de coração que o cancer do eurico se espalhe cada vez mais. /+/
    _____
    Agora? Você disse mesmo, AGORA?

    Isso está sendo dito desde a primeira rodada do returno, diante do Goiás, quando denunciamos mas não consideramos ponto perdido o garfo contra o Vasco lá. E lembramos logo no início os garfos do primeiro turno que nos tomaram três pontos.

    Foram 14 no total e você não tem como contestar. Adoraria que o Vasco tivesse caído por demérito próprio, sem prejuízos de arbitragem, adoraria se tais prejuízos fossem de dois, três pontinhos para focar em outros pontos, mas com 14 pontos tungados do Vasco fica difícil cegar a isso. Mas tanta era a vontade de ver o Vasco cair, da forma que fosse (se puder uns ditos vascaínos até arremessariam eles próprios o Vasco para lá) que o negócio é deixar prevalecer o ódio em detrimento do clube.

    Vocês todos, fantasiados em fakes ou inéditos no Casaca! em 15 anos, já vivem a metástase. Não só morreram como se contaminaram uns aos outros. Defender o clube não fazia, nem faz parte de seus planos, sugá-lo já o sugaram e o silêncio contra quem prejudica de forma covarde e continuada o Vasco externamente não é mais do que comum.

    Nós continuaremos reverberando o que ocorreu contra o Vasco. E acho ótimo que isso incomode os que tem o Vasco em segundo lugar por questões políticas ou menores.

    E outra coisa. Respeito institucional se dá com atitudes em favor da instituição e neste quesito arbitragem o Vasco denunciou, deu nomes, enfrentou ser julgado e ainda saiu do julgamento sem a contestação da denúncia.

    E normalmente não publicamos mesmo agressões pessoais. A sua foi uma exceção.

    Sérgio Frias

  35. Engraçado, o texto não fala de nenhum erro da diretoria. Foi tudo perfeito! Que lindo! Vocês esquecem de dizer que o planejamento do ano foi pífio. A contratação do Celso Roth foi providencial, para o rebaixamento, claro. A qualquer um que leia somente a coluna, sem ter acompanhado o ano de 2015, vai parecer que a arbitragem foi a única culpada. Não! Ela foi muito culpada, mas esse rebaixamento está na conta dessa diretoria. Fato.
    ______
    Por que o texto não discute se o oitavo lugar no Campeonato Brasileiro num ano em que se chegou às quartas-de-final da Copa do Brasil e ao título de Campeão Carioca é bom ou não.

    Ele fala claramente que o Vasco foi tungado em 14 pontos no campeonato, algo inédito no modelo de pontos corridos com 20 clubes, que isso é incontestável e tal fator levou o Vasco a ser arremessado na segunda divisão, o que é contra as regras do futebol e contra a aceitação de qualquer ser medianamente antenado com o clube.

    Sérgio Frias

  36. Perai! Erros aconteceram sim, logico, mas cadê a responsabilidade da atual diretoria? Quem foi o responsável por manter o Celso Roth (Ultrapassado, esquecido..) por tanto tempo? Cabeça dura!! Montaram um time fraco para disputar o 1 turno achando que poderiam levar nas coxas.. Campeão Carioca!! Porra, todos nós sabemos que Carioca não é referencia de porra nenhuma.. Planejamento mal feito, dá nisso! Tapar o olho para isso é não enxergar os erros administrativos cometidos pela direção do clube. Vamos parar e olhar para dentro.. corrigir os erros pois só assim vamos sair do lugar. Valorizo o trabalho de a duras penas botar salários em dia, melhorar o clube como vem sendo feito, mas erros cometidos no futebol não podem acontecer.. Eurico precisa ceder mais e empoderar as pessoas certas. Ele precisa de pessoas novas e fortes a frente do futebol, para pode pensar na estratégia de crescimento do clube em 2016.. Programa de Socio, Aumento de São Januario, etc.. Estratégias que façam do Vasco uma potencia financeira.. Vejam o exemplo do Palmeiras, que faturou no ultimo jogo com o Santos, 5 milhões de reais de renda.. Porra, porque não o Vasco??? Não quero arena, quero um estádio maior, que gere receita ao clube, que permita que o programa de sócios decole, que aumente a receita recorrente. Isso sim é papel do seu presidente, pensar em estratégia e olhando para frente..

    Deixe o dia a dia com pessoas novas, com disposição e preparadas. Porra, esse Angione já morreu e esqueceu de deitar!
    _______
    A responsabilidade pelo fato de o Vasco não ter somado mais de 55 pontos na tabela é do Vasco. Menos do que isso é da arbitragem. E isso é simplérrimo de entender.

    Sérgio Frias

  37. Desculpe a ignorância: vocês não foram eleitos para acabar com essa história de o Vasco ser prejudicado fora de campo? O discurso não era que com Eurico, o Vasco não teria sido roubado do jeito que foi em 2011 e 2013, pois haveria respeito? O que houve de errado, além da incompetência?
    ______
    Não tem motivos para se desculpar. A ignorância, quando admitida, pode fazer o ser evoluir.

    Em 2013 o Vasco não foi roubado. Ele voltou a campo num jogo em que teria os pontos caso não retornasse e deu legitimidade a uma partida ilegítima ao retornar, apesar de o atual Vice-presidente jurídico do Vasco, Paulo Reis, ter dito à época ao Vice-Presidente do clube da época que o certo seria não retornar. Isto foi dito ao presidente, que decidiu pelo contrário ao ouvir um gremista, advogado do Vasco contratado, na ocasião, que deu outro parecer sobre o assunto.

    Em 2011, o Vasco aceitou o troféu de Campeão Moral Brasileiro (através de seu presidente), enquanto o presidente do Conselho de Beneméritos redigiu e assinou carta, também assinada por outros dois poderes, mas não pelo presidente Roberto Dinamite, protestando sobre o tratamento da CBF ao Vasco e a influência dela para impedir o título do Vasco naquela oportunidade. O garfo, no entanto, foi de oito pontos na ocasião.

    No Brasileiro de 2010 e na Série B de 2009 o Vasco foi favorecido pela arbitragem. Em 2012 foi prejudicado em um ponto e no Brasileirão de 2013 beneficiado em um ponto.

    Para dar mais luz ainda à sua ignorância, devo lembrar que os árbitros e auxiliares atuam dentro de campo e não fora de campo e que só depende deles cumprir ou descumprir as regras.

    E sim foi uma grande incompetência dos que atuam dentro de campo, supostamente neutros, tirarem do Vasco em apitos e bandeiradas 14 pontos do clube no campeonato.

    O ineditismo disso na história do próprio Campeonato Brasileiro no modelo atual não é abordado pela imprensa porque é de interesse dela omitir os fatos, como tentou fazer durante toda a competição, mas ela engana não os ignorantes e sim os tapados ou burros, afinal os ignorantes desconhecem, enquanto os tapados e burros sabem existir o fato, vêem o fato, mas não enxergam, ou se o fazem – como não tem o aparato dela para se manifestar – buscam desculpas para justificar o discurso do opressor e referendá-lo.

    Sérgio Frias

  38. Com Roberto era vergonha, c o Eurico é justificável, até porque a culpa é do Juninho, Globo e arbitragem. O Casaca não defende o Vasco e sim o Eurico. A culpa é de quem contratou Roth e sobras de outros clubes, como o Riasco, que nem banco era no Cruzeiro. Cadê o volante chileno? Sobra também. O fato é que o histórico do Eurico presidente é horroroso: 9 anos, 2 títulos estaduais e 1 rebaixamento. Essa chaga estará colada nele para sempre, atestando a gestão fracassada.
    _____
    Não, a culpa é da arbitragem e de quem finge que não é, embora saiba ser porque acompanha os jogos, vê as tungas e se aquieta.

    Você é um deles.

    Sérgio Frias

  39. ‪#‎vergonha‬!!!!O que houve ontem em rede nacional foi uma vergonha! O futebol não é mais decidido dentro de campo!

  40. QUERO MEUS CATORZE POOOOOOOOOOOONTOOOOOOOOOS.

    FUI ASSALTADO PELA MÁFIA DE SANTA CATARINA- FLUMINENSE- FLAMENGO QUE COMPROU VAGA POR 20 MILHÕES-COMISSÃO DE ARBITRAGENS DA CBF E OS SAFADOS DOS JORNALISTAS ESPORTIVOS QUE SUGERIRAM ATÉ AO FLUMINENSE ABRIR AS PERNAS.

    NÃO VAI FICAR POR ISSO MESMO. CONHECERÃO OS MILHÕES DE TORCEDORES VASCAÍNOS.

  41. ‪#‎vergonha‬!!!!O que houve ontem em rede nacional foi uma vergonha! O futebol não é mais decidido dentro de campo!!!!

  42. Eu sou vascaíno, e posso tranquilamente disser que o maior responsável pela terceira queda do Vasco foram os sócios vascaínos que apoiaram a volta do Eurico “anos oitenta”Miranda.

    Esse homem ficou 6 anos fora do futebol e nesse tempo não mudou o pensamento administrativo atrasado dele. Um cara que chegou a dizer em uma coletiva que tinha orgulho de administrar o Vasco como se fosse um botequim, já era para ser cassado assim que a coletiva chegasse ao fim.

    O mal de muitos torcedores do Vasco é que ainda apoiam dirigentes populistas de terceiro mundo como o Eurico Miranda.

    Lembrando aqui que assim que eleito presidente em 2014, o Eurico, assim que perguntado por um jornalista qual era o plano de marking para o Vasco, essa coisa virou e respondeu: “Marking é coisa de viado.”

    Como é que um homem desse podia levar ao Vasco de volta ao topo?
    _____
    Se os sócios apitassem, bandeirassem e tungassem o Vasco, sem dúvida. Mas não foi o que ocorreu. Foi gente da laia dos que não gostam de Eurico e acham tudo justificativa para tungar o Vasco.

    Em um ano de mandato o Vasco:

    1 – Foi Campeão Estadual após 12 anos
    2 – Venceu uma decisão contra o Botafogo após 50 anos
    3 – Venceu quatro vezes no ano o Flamengo
    4 – Foi o rei dos clássicos no Rio
    5 – Contratou o melhor jogador do Rio de Janeiro em atividade atualmente
    6 – Montou o CAPRRES e o desenvolve mais ainda, com parceria da Brahma
    7 – Está com os salários em dia, diferentemente do Campeão Brasileiro, Corínthians
    8 – Transformou em dívidas de longo prazo boa parte dos 100 milhões de dívidasde curto prazo mas também cumpriu os acordos firmados
    9 – Voltou a conservar seu patrimônio (Nova concentração, onde só havia entulho, abertura do Parque Aquático, em obras, reforma do ginásio com ajuda dos vascaínos, como você, claro)
    10 – Voltou a vencer uma regata no Remo após seis anos
    11 – Voltou a conquistar o Campeonato Carioca sub 17, após 15 anos.
    12 – Voltou a obter títulos em outros esportes olímpicos e pan-americanos
    13 – Somou 55 pontos no Campeonato Brasileiro, considerando cumprimento às regras do futebol pelos responsáveis em aplicá-las.
    14 – No returno o clube somou 39 pontos, pelas regras do jogo, transformando-se esta, disparada, a maior reação de um clube grande na história do Campeonato Brasileiro em dois turnos no modelo atual.

    O Vasco foi garfado de forma vergonhosa e num volume inédito no Campeonato Brasileiro. Isso é incontestável e põe por terra qualquer outra crítica que se venha a fazer. O clube se posicionou e constrangeu dirigentes da CBF, a ponto de ouvir no STJD que caberia investigação diante de suas denúncias. Está muito claro, muito explícita uma proteção aos clubes catarinenses e uma perseguição implacável ao Vasco neste Campeonato Brasileiro.

    Sérgio Frias

  43. Segundo os casaquistas, aqueles que votaram no Banana foram co-responsáveis pelo bi-rebaixamento do Vasco. Logo…

    PS: NÃO SERÁ QUALQUER COLUNA ADULADORA QUE MUDARÁ A REALIDADE DOS FATOS!
    _____
    Fake Zé é meio sem criatividade.

    Aqueles que votaram no Banana foram co-responsáveis pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2013, competição na qual o Vasco saiu dela com um ponto a seu favor, entre perdas e ganhos oriundas da arbitragem e que teve como “grand finale” o clube se dispondo a jogar contra o Atlético-PR nas condições vistas, quando o certo era sair de campo, o que acarretaria no ganho dos pntos por parte do Vasco na ocasião.

    Aqueles que votaram contra ou a favor de Eurico Miranda são co-responsáveis pelo Vasco ter sido arremessado na segunda divisão sem sua grita, indignação, protesto, questionamento e irresignação contra os que levaram o Vasco a isso, passando pela Comissão de Arbitragem, árbitros e auxiliares e a mídia, sabedora da verdade e fingidamente omissa neste caso, enquanto denigre a imagem do clube atacando seu presidente, quando na verdade atacam o Vasco, o bom senso e agridem a inteligência de todos que acompanham futebol e conhecem as regras que devem nortear cada partida.

    Sérgio Frias

  44. 34 rodadas na zona do rebaixamento e vocês vão simplesmente dizer que a culpa é da arbitragem? É só isso?
    E o planejamento ridículo que foi feito? O Celso Roth? De onde veio o Celso Roth? Esse infeliz nunca mais poderia pisar no Vasco. Além de arrastar o Vasco por várias rodadas, entregar jogos com escalações e modificações mal feitas ainda nos fez perder o nosso melhor centroavante, Gilberto, que fez muita falta depois. Nossa carência era tão grande que chegamos a acreditar que o Leandrão (o Leandrão!!!) poderia ser a salvação!
    Tá na hora de botar a mão na consciência e aprender com os erros. O doente precisa admitir que está doente pra receber a cura, esse papo de “o inferno são os outros” não cola mais. Sinceramente…
    Agora vamos ver se o Dr. Eurico cumpre pelo menos uma das suas promessa e “vaza” pra Sibéria!!!!
    Saudações Cruzmaltinas!
    _____
    Se você tem um problema com o Eurico é um problema rigorosamente seu.

    Nós apoiamos a administração dele como um todo e nos embrenhamos em fazer um trabalho referente às arbitragens desde o início do returno, pontuando os três pontos tungados do clube no turno.

    A verdadeira situação do clube no campeonato, caso os árbitros tivessem simplesmente apitado direito seria esta:

    Como somos sabedores de que a imprensa e os “torce contra” vão tentar afirmar não caber ao Vasco se queixar de nada neste campeonato porque se mantém na zona de rebaixamento desde a quarta rodada do turno, vamos tocar mais uma vez no ponto primordial, responsável por atrapalhar a campanha do time cruzmaltino desde o início do turno no Campeonato Brasileiro: a arbitragem.

    O Vasco, já na terceira rodada do turno, se viu prejudicado diante do Internacional-RS, pela não marcação de dois pênaltis, no espaço de um minuto e meio, em lances diferentes, ignorados pelo juiz da partida.

    Uma vitória em casa manteria a equipe fora da zona de rebaixamento e o Vasco só entraria nela na sexta rodada, após derrotas consecutivas sofridas contra o Atlético-MG, a Ponte Preta e o Atlético-PR.

    Na sexta rodada um puxão de Lucas na área do Atlético-PR ensejou a marcação de um pênalti contra o Vasco, bem marcado, mas na oitava, em jogo diante do Sport, um pênalti cometido por Dutra em Gilberto, numa cotovelada dentro da área, que acarretaria a marcação de pênalti em favor do Vasco e consequente expulsão do atleta adversário foi ignorada. Nas duas situações o placar estava igualado, mas, mesmo assim, considerando que o Sport viria a fazer um gol mais tarde, na mesma partida, damos uma colher de chá e concluímos ter sido o Vasco tungado em apenas um ponto naquele jogo.

    Somados tais pontos, a simples vitória contra o Flamengo na nona rodada poria o Vasco fora da zona de rebaixamento e de quebra manteria o rival nela, uma vez que o rubro-negro adentrou no Z4 uma rodada antes, ou seja, na oitava.

    Na 12ª rodada do turno o Vasco voltaria a frequentar a zona de rebaixamento, com a vitória diante do Fluminense na 14ª sairia dela e retornaria ao 17º lugar na rodada seguinte, ou seja, a 15ª.

    A partir daí a sequência de três derrotas e apenas um empate (Corínthians, Joinville, Santos, Coritiba) poria o clube com 16 pontos na tabela, na lanterna da competição, após a realização da última rodada do turno, com o mesmo número de pontos que o Coritiba, mas atrás do adversário pelos critérios de desempate.

    Uma vitória contra o Flamengo na quarta-feira seguinte, junto à troca de treinador e já podendo contar com Nenê e Jorge Henrique (ambos haviam estreado ainda a meia bomba contra o Corítiba quatro dias antes) deu novo ânimo ao Vasco que estrearia no returno diante do Goiás.

    No sábado, 22 de agosto, o Vasco foi operado em Goiânia, fruto da ação do bandeirinha Alex Ang Ribeiro, que praticamente decidiu o jogo para o Goiás com 19 minutos de partida. O auxiliar marcou pênalti inexistente, supostamente cometido por Rodrigo, que trouxe por consequência um cartão amarelo ao atleta vascaíno aos 14 minutos (até então o Goiás vencia por 1 x 0) e aos 19 alterou a disposição do árbitro em dar apenas cartão amarelo pela entrada do atleta do Goiás Bruno Henrique, com o pé sobre o rosto de Jorge Henrique, induzindo-o a expulsar Jorge Henrique, que deu um toquinho de leve no adversário por baixo, na perna, após a conclusão do lance no qual fora agredido.

    Na segunda etapa, Rodrigo cometeu pênalti, desta vez corretamente marcado, e acabou recebendo o segundo cartão amarelo em função disso, acarretando na sua expulsão da partida.

    Apesar do aqui narrado, não consideramos – mesmo constatando a desastrosa arbitragem daquele encontro – ter o Vasco perdido algum ponto no jogo, pelo simplismo de que o placar final terminou 3 x 0 para o Goiás. Não conta para a estatística desenvolvida, mas o prejuízo foi claro mesmo assim.

    Entre a partida contra o Goiás e o Figueirense (segunda rodada do returno), o Vasco se classificou às quartas-de-final da Copa do Brasil, empatando com o Flamengo (mesmo garfado pela arbitragem na partida).

    Passadas mais duas rodadas, novas derrotas diante de Figueirense (quando o Vasco teve contra si um pênalti, não marcado, no primeiro tempo) e Internacional. Com isso o time se mantinha na lanterna da competição há quatro rodadas.

    Na quarta rodada do returno, a estreia de Leandrão e o retorno de Diguinho ao time. O adversário era o Atlético-MG no Maracanã e pela segunda vez no returno houve prejuízo de arbitragem ao Vasco.

    O segundo gol da equipe atleticana adveio de uma falta cometida sobre Jorge Henrique, a seis passos da área mineira, não marcada, e que oportunizou ao lance de contragolpe atleticano o qual redundaria no segundo gol do jogo, marcado por Dátolo. No segundo tempo o Vasco descontou com Nenê, após cobrança de pênalti bem marcado e seria este ao menos o gol de empate do Vasco, caso não fosse validado o segundo tento do Galo no final da primeira etapa, esmiuçado acima.

    Também na partida contra o Atlético Mineiro, quase ao seu final, Rafael Silva foi expulso por reclamar do árbitro, que, segundo o atleta, estava segurando o jogo (paralisando demasiadamente a partida) em benefício do Atlético. O juiz do clássico “carregou” na súmula contra o atleta. Com isso Rafael Silva pegou um gancho de quatro jogos, o Vasco entrou com efeito suspensivo em seguida, mas o jogador ainda corre o risco de ficar fora das rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

    Mesmo considerando o ponto que seria ganho diante do Atlético, o Vasco ainda se manteria na lanterna da competição por mais duas rodadas. As vitórias subsequentes sobre Ponte Preta (estreia de Bruno Gallo e retorno de Julio Cesar ao time titular) e Atlético-PR, entretanto, já poriam o clube na 19ª colocação.

    O jogo seguinte seria contra o Cruzeiro. O zagueiro cruzeirense Bruno Rodrigo, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta por trás em Herrera quando este arrancava para o gol adversário, aos 36 minutos do 1º tempo, e o árbitro não deu o segundo cartão amarelo ao atleta, por consequência o vermelho. Naquele momento a partida estava empatada em 1 x 1. No lance o vascaíno Julio dos Santos levou cartão amarelo por reclamação.

    O Cruzeiro marcou 2 x 1 quase no fim do primeiro tempo (atuando com 11 em função da omissão do árbitro), mas o Vasco na segunda etapa buscou o gol de empate e aos 10 minutos teve a seu favor um pênalti não marcado (mão de Williams do Cruzeiro).

    Aos 35 minutos Rafael Silva empatou a partida (segundo gol dele no jogo) e já nos acréscimos Julio dos Santos levou um segundo cartão amarelo por lance de indisciplina (alegou não ouvir o apito do árbitro após infração marcada a favor do próprio Vasco e chutou a bola para frente).

    Mesmo com todos os prejuízos de arbitragem, apenas a conversão do pênalti ignorado por ela traria ao Vasco mais dois pontos na tabela. Se assim o fosse o time comandado por Jorginho terminaria a 26ª rodada do campeonato com 26 pontos, portanto a três de sair da zona de rebaixamento.

    A vitória obtida sobre o Sport na rodada seguinte levaria o Vasco a 29 pontos, chegando à décima oitava posição e ficando a apenas dois pontos de sair do Z4.

    Finalmente, na 28ª rodada, portanto 10 rodadas atrás, a vitória sobre o Flamengo tiraria o Vasco da zona de rebaixamento. Com 32 pontos a equipe figuraria na 16ª posição, com o mesmo número de pontos que o Avaí, perdendo a 15ª colocação no critério de saldo de gols, tendo a equipe catarinense – 17 de saldo e o Vasco -21.

    A conta para o dito acima é simples. Até ali o Vasco teve dois gols mal anulados (Avaí no turno e Sport no returno em jogos nos quais venceu), três gols ilegais contra si validados (contra Goiás, Internacional-RS e Atlético-MG no returno) e mais quatro pênaltis não marcados a seu favor – na verdade cinco, mas considerando contra o Internacional-RS a marcação de um apenas pois os lances das duas faltas foram quase consecutivos. Os adversários beneficiados foram Internacional e Sport no turno, Atlético-PR e Cruzeiro no returno.

    Como a equipe vascaína foi favorecida uma vez, pênalti não marcado a favor do adversário, cometido por Luan na partida diante do Figueirense, consideramos o lance um gol a mais para o Figueirense na vitória por 1 x 0 (que seria então 2 x 0).

    Estaríamos então há 11 rodadas do fim com 12 prejuízos de arbitragem ao Vasco em lances capitais contra um a favor. Cinco pênaltis não marcados, dois gols mal anulados, três gols ilegais sofridos (um oriundo de um pênalti mal marcado), um atleta seu expulso injustamente no primeiro tempo (aos 19 minutos), um atleta adversário poupado de uma expulsão em lance no primeiro tempo (aos 36 minutos). Tudo isso contra apenas um pênalti cometido pela equipe cruzmaltina não marcado.

    As atuações do Vasco e uma arbitragem limpa levariam o clube a obter mais nove pontos nas três rodadas seguintes, diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo. Com isso o Vasco somaria já na 31ª rodada 41 pontos marcados.

    Dois lances capitais, oriundos de erros de arbitragem, em cada uma das partidas citadas, terminaram por levar o time a somar apenas três dos nove pontos que mereceu ganhar nas referidas rodadas.

    Os prejuízos ao Vasco foram os seguintes nos três jogos:

    Três pênaltis não marcados a seu favor diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo, dois pênaltis mal marcados contra si, frente à Avaí e Chapecoense e um gol ilegal sofrido perante o São Paulo impediram o time cruzmaltino de chegar à 31ª rodada na 11ª colocação. O Vasco, longe disso, estava em vigésimo.

    E mais seis rodadas se passaram. Sem influência das arbitragens nelas, a equipe de São Januário obteve três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Somados os 41 pontos que deveria ter na 31ª rodada, com mais os 11 das cinco últimas resultaria hoje em 52 pontos no campeonato. Estaria com isso o Vasco na nona colocação, a dois pontos do oitavo colocado, Cruzeiro.

    E com a última rodada subiria para a oitava colocação com 55 pontos.

    Outros dados curiosos chamam a atenção.

    O Vasco foi o time mais caçado em campo no Campeonato Brasileiro. Sofreu 630 faltas, mas não está entre os mais violentos. Apesar disso, é o recordista em cartões amarelos (121) e vermelhos (14).

    Se a arbitragem agisse de forma correta no returno do Campeonato Brasileiro o Vasco teria somado, apenas no returno, 39 pontos e o teria encerrado dois pontos apenas atrás do Corínthians este turno. Ou seja, bastaria que somasse apenas 4 pontos no turno para não cair e não os 16 que deveria ter somado caso não fosse prejudicado pelas arbitragens.

    Sérgio Frias

    1. Apoiar a gestão Eurico é uma coisa, querer tapar o sol com a peneira é outra. Quando o Roberto entrou e caiu, disse que a culpa era do Eurico. Acabei de escutar a coletiva do Eurico na íntegra e ouvi ele dizer que apesar de responsável a culpa é do Roberto, que nunca deveria sequer ter pensado em ocupar cargo diretivo no Vasco. Resumo da ópera: a história se repete.
      Desculpe, mas simplificar o problema resumindo-o à arbitragem é de uma pequenez absurda! Caso o Vasco não tivesse feito jogos ridículos como fez (seja por falta de time ou falta de treinador) ainda estaríamos na série A. O time foi acertado durante o campeonato, muitos erros foram cometidos. Querer nivelar pelo campeonato carioca é risível. O futebol carioca viu um dos seus representantes cair em cada uma das séries, A, B e C. Nenhum clube carioca figurou entre os 10 primeiros da série A.
      Só tivemos um time quando o Jorginho chegou, arrumou a casa e colocou quem precisava pra jogar. E volto a dizer, aí faltou o Gilberto, que o Celso Roth (ridículo!) mandou embora.
      O que rebaixou o Vasco foram os jogos ridículos que fez (eu posso falar porque assisti a todos!). O Vasco teria se safado caso não tivesse “entregado” derrotas justamente para Coritiba e Figueirense em pleno Maracanã, ambos já nos descontos. Essa simples matemática nos levaria a 43, deixando Coritiba com 42 e Figueirense com 41. Nesse caso seríamos nós a livrar-nos.
      É uma pena porque esse time que terminou o campeonato não merecia cair. Mas por todo o planejamento pífio, por passar 34 rodadas na zona do rebaixamento, qualquer vascaíno mais esclarecido sabia que se tratava de uma tragédia, mais uma, anunciada.
      Se vocês querem ajudar a administração Eurico deveriam ajudar a rever conceitos, consertar erros e evoluir em vez de ficar simplesmente buscando culpados. Não foi juiz nenhum, por mais que o Vasco tenha sido prejudicado (e foi!) que rebaixou o clube, foi ele mesmo, foram os erros que cometemos.
      Chega de jogar pra baixo do tapete! Vamos assumir os erros e trabalhar em cima deles.
      Vocês não são mais Vasco do que ninguém, são sim, mais Eurico do que qualquer outro, mas eu não torço pelo Eurico, eu não sou Eurico, eu torço pelo Vasco, eu sou Vasco!
      Já estava na hora de deixamos de ser A, B ou C e sermos mais Vasco… tudo seria mais fácil…
      _____
      Não estou preocupado com a entrevista. Estou preocupado com os fatos.

      O Vasco foi tungado em 14 pontos no campeonato e este não é um erro do Vasco, o que pôde ser feito pelo Vasco o foi, denunciando tudo e falando em nomes, mas não só o Vasco ainda foi prejudicado de forma clara e absurda na última rodada, como seus adversários diretos permaneceram sendo beneficiados, como ocorreu, para todo o Brasil ver, na última rodada ocorrida no domingo.

      O Vasco foi arremessado para a segunda divisão por quem descumpriu as regras do jogo de forma consecutivas contra o clube. É público, notório, evidente e inquestionável.

      Dados os 55 pontos a que o Vasco tem direito, aí discutam o que quiserem de erros administrativos. mas não mantendo o Vasco com 41 e as tungas passando em brancas nuvens.

      Sérgio Frias

  45. A torcida do Vasco não merece isso, a diretoria acertou muito fora de campo, com o CAPRRES, salários em dia, nos bastidores foram louváveis todas as medidas feitas fora de campo, mas o time arrumado as pressas, terminou com um bom time, mas o elenco deixou a desejar, o Vasco não pode cair em nenhuma circunstância, não pode chegar a última rodada em risco de rebaixamento.
    _____
    O time foi Campeão Carioca, arrumado às pressas em janeiro.

    Mesmo com os 16 primeiros pontos do turno (caso as arbitragens fossem simplesmente corretas), os 39 do returno (maior reação da história de um clube na história do Campeonato Brasileiro) levariam o Vasco a 55 pontos na tabela. E aí discuta-se qualquer coisa porque não alcançou mais pontos.

    Menos que isso não é culpa do Vasco, ou responsabilidade do Vasco, mesmo porque o clube foi até o STJD em função disso e constrangeu aquele tribunal e os donos do tabuleiro.

    Sérgio Frias

  46. Vocês são responsáveis por mais essa vergonha, o Vasco e a sua torcida não merecem vocês e os seus antecessores. São todos incompetentes e culpados por diminuir a autoestima de 20 milhões de vascaínos. Daqui a alguns anos, quando a torcida do vasco diminuir para clubes que há 20 anos atrás não tinha absolutamente nada, muito menos importantes que o Vasco da Gama, a culpa será de vocês.
    _____
    Pela vergonha da oitava posição no Campeonato Brasileiro com 55 pontos? Claro que somos!!!!!

    Uma vergonha! Vinte e seis pontos atrás do Corínthians? Muita coisa. Treze atrás do Grêmio, 12 do Atlético? Não. É muita coisa.

    Só porque o Vasco somou 39 pontos no returno com árbitros apitando direito, segundo mandam as leis do jogo e chegando a vice-liderança, não aceitaremos os 16 pontos do turno, terminado (com os árbitros apitando direito) na lanterna da competição ao lado do Coritiba.

    Se mantivéssemos a média do returno no turno, estaríamos na Libertadores e agora ficamos aqui satisfeitos com um oitavo lugar? Não. De forma alguma. A culpa é nossa!

    A autoestima dos torcedores do Vasco deve estar baixa mesmo. Só fomos Campeões Cariocas este ano (vencendo uma final contra o Botafogo após 50 anos), após 11 sem a conquista (a do ano passado contra o Flamengo só não ocorreu porque faltou planejamento ao Vasco na fase inicial da competição, correto?), só vencemos o Flamengo cinco vezes no ano e consecutivas (contando mais uma vez com arbitragens limpas), só mantivemos salários em dia, o que o campeão Corínthians não consegue apesar da discrepância nas cotas de TV, só voltamos a ser campeões estaduais sub 17 após 15 anos, só voltamos a ter esportes olímpicos cabendo no orçamento e sendo campeões em vários deles, voltamos até a ganhar regata no Remo após seis anos, só pegamos um espaço de entulhos e transformamos numa concentração para a base, só reabrimos o parque aquático, só transformamos quase 100 milhões de dívidas de curto prazo em longo prazo, com acordos cumpridos, só trouxemos o melhor jogador do Rio em 2015 por quatro vezes menos o valor gasto pela dupla Fla/Flu (separadamente) nas contratações de Guerrero e Ronaldinho Gaúcho. E para completar esse oitavo lugar. Doze pontos atrás do Atlético-MG e 13, eu disse TREZE, atrás do Grêmio.

    Você acha mesmo que o Casaca! está acuado, fake? Logo nós que falamos sobre arbitragem desde o jogo contra o Goiás, que narramos o enredo, mostramos que até o STJD se viu constrangido, desafiamos a mídia convencional a nos desmentir.

    E continuaremos a reverberar isso.

    Sérgio Frias

  47. Estou muito decepcionado. O Eurico teria que ir para cima deles! Desisto!
    _____
    Claro que sim.

    Nós não vamos parar.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  48. ok frias, os juizes nos roubaram, etc. mas e aí?
    nada vai ser feito?
    estou cansado dessa porra. mais um frouxo no comando do vasco?
    ______
    Se fosse frouxo não enfrentava o peso de suas denúncias, endereçadas às pessoas que endereçou, não abriria mão de advogado para se defender no STJD, e ele próprio fazer a defesa. Como vimos, tinha razão no que denunciara.

    E se você está de saco cheio com isso agora, eu estou há décadas, porque entre ficar de saco cheio e reverberar, protestar, não se resignar e parar de imaginar que uma única pessoa vai resolver um problema quase secular contra o Vasco, porque é super herói ou deus, é de um primarismo ímpar.

    E a tendência de tudo isso é só piorar. O sistema estala os dedos e os vascaínos, perdidos, buscam achar justificativas internas para tungas externas e contrárias ao clube como de praxe, ou as justificam pondo a culpa no Eurico, que aliás é exatamente a justificativa da mídia para isso.

    Sérgio Frias

  49. Que história é essa de 55 pts? Pelo amor de Deus! O Vasco fez um campeonato aquém das suas tradições. Começou muito mal, a diretoria enxergou, tentou, mas era tarde! Ponto final. Fomos prejudicados? Fomos! Mas se perguntar para todos os torcedores de outros times a grande maioria vai reclamar da mesma situação. Outra coisa, na conta insana de 55 pts, penalty não marcado é gol do Vasco? Esta todo mundo triste, de cabeça quente, mas a verdade é que estamos rebaixados e vamos jogar a segunda divisão em 2016. Time ficou 8 jogos sem marcar um gol! Somou 13 pontos no primeiro turno! Deu a vitória ao Coritiba num erro infantil de um zagueiro, perdeu muitos gols contra o São Paulo e entregou o empate…..Apoiem a administração, defendam o Vasco, sempre….mas não exponham nosso amado clube ao papel de coitado! S.V
    _____
    Didático para você sobre o campeonato feito pelo Vasco, dentro das regras do futebol a serem aplicadas pelos árbitros e auxiliares.

    Como somos sabedores de que a imprensa e os “torce contra” vão tentar afirmar não caber ao Vasco se queixar de nada neste campeonato porque se mantém na zona de rebaixamento desde a quarta rodada do turno, vamos tocar mais uma vez no ponto primordial, responsável por atrapalhar a campanha do time cruzmaltino desde o início do turno no Campeonato Brasileiro: a arbitragem.

    O Vasco, já na terceira rodada do turno, se viu prejudicado diante do Internacional-RS, pela não marcação de dois pênaltis, no espaço de um minuto e meio, em lances diferentes, ignorados pelo juiz da partida.

    Uma vitória em casa manteria a equipe fora da zona de rebaixamento e o Vasco só entraria nela na sexta rodada, após derrotas consecutivas sofridas contra o Atlético-MG, a Ponte Preta e o Atlético-PR.

    Na sexta rodada um puxão de Lucas na área do Atlético-PR ensejou a marcação de um pênalti contra o Vasco, bem marcado, mas na oitava, em jogo diante do Sport, um pênalti cometido por Dutra em Gilberto, numa cotovelada dentro da área, que acarretaria a marcação de pênalti em favor do Vasco e consequente expulsão do atleta adversário foi ignorada. Nas duas situações o placar estava igualado, mas, mesmo assim, considerando que o Sport viria a fazer um gol mais tarde, na mesma partida, damos uma colher de chá e concluímos ter sido o Vasco tungado em apenas um ponto naquele jogo.

    Somados tais pontos, a simples vitória contra o Flamengo na nona rodada poria o Vasco fora da zona de rebaixamento e de quebra manteria o rival nela, uma vez que o rubro-negro adentrou no Z4 uma rodada antes, ou seja, na oitava.

    Na 12ª rodada do turno o Vasco voltaria a frequentar a zona de rebaixamento, com a vitória diante do Fluminense na 14ª sairia dela e retornaria ao 17º lugar na rodada seguinte, ou seja, a 15ª.

    A partir daí a sequência de três derrotas e apenas um empate (Corínthians, Joinville, Santos, Coritiba) poria o clube com 16 pontos na tabela, na lanterna da competição, após a realização da última rodada do turno, com o mesmo número de pontos que o Coritiba, mas atrás do adversário pelos critérios de desempate.

    Uma vitória contra o Flamengo na quarta-feira seguinte, junto à troca de treinador e já podendo contar com Nenê e Jorge Henrique (ambos haviam estreado ainda a meia bomba contra o Corítiba quatro dias antes) deu novo ânimo ao Vasco que estrearia no returno diante do Goiás.

    No sábado, 22 de agosto, o Vasco foi operado em Goiânia, fruto da ação do bandeirinha Alex Ang Ribeiro, que praticamente decidiu o jogo para o Goiás com 19 minutos de partida. O auxiliar marcou pênalti inexistente, supostamente cometido por Rodrigo, que trouxe por consequência um cartão amarelo ao atleta vascaíno aos 14 minutos (até então o Goiás vencia por 1 x 0) e aos 19 alterou a disposição do árbitro em dar apenas cartão amarelo pela entrada do atleta do Goiás Bruno Henrique, com o pé sobre o rosto de Jorge Henrique, induzindo-o a expulsar Jorge Henrique, que deu um toquinho de leve no adversário por baixo, na perna, após a conclusão do lance no qual fora agredido.

    Na segunda etapa, Rodrigo cometeu pênalti, desta vez corretamente marcado, e acabou recebendo o segundo cartão amarelo em função disso, acarretando na sua expulsão da partida.

    Apesar do aqui narrado, não consideramos – mesmo constatando a desastrosa arbitragem daquele encontro – ter o Vasco perdido algum ponto no jogo, pelo simplismo de que o placar final terminou 3 x 0 para o Goiás. Não conta para a estatística desenvolvida, mas o prejuízo foi claro mesmo assim.

    Entre a partida contra o Goiás e o Figueirense (segunda rodada do returno), o Vasco se classificou às quartas-de-final da Copa do Brasil, empatando com o Flamengo (mesmo garfado pela arbitragem na partida).

    Passadas mais duas rodadas, novas derrotas diante de Figueirense (quando o Vasco teve contra si um pênalti, não marcado, no primeiro tempo) e Internacional. Com isso o time se mantinha na lanterna da competição há quatro rodadas.

    Na quarta rodada do returno, a estreia de Leandrão e o retorno de Diguinho ao time. O adversário era o Atlético-MG no Maracanã e pela segunda vez no returno houve prejuízo de arbitragem ao Vasco.

    O segundo gol da equipe atleticana adveio de uma falta cometida sobre Jorge Henrique, a seis passos da área mineira, não marcada, e que oportunizou ao lance de contragolpe atleticano o qual redundaria no segundo gol do jogo, marcado por Dátolo. No segundo tempo o Vasco descontou com Nenê, após cobrança de pênalti bem marcado e seria este ao menos o gol de empate do Vasco, caso não fosse validado o segundo tento do Galo no final da primeira etapa, esmiuçado acima.

    Também na partida contra o Atlético Mineiro, quase ao seu final, Rafael Silva foi expulso por reclamar do árbitro, que, segundo o atleta, estava segurando o jogo (paralisando demasiadamente a partida) em benefício do Atlético. O juiz do clássico “carregou” na súmula contra o atleta. Com isso Rafael Silva pegou um gancho de quatro jogos, o Vasco entrou com efeito suspensivo em seguida, mas o jogador ainda corre o risco de ficar fora das rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

    Mesmo considerando o ponto que seria ganho diante do Atlético, o Vasco ainda se manteria na lanterna da competição por mais duas rodadas. As vitórias subsequentes sobre Ponte Preta (estreia de Bruno Gallo e retorno de Julio Cesar ao time titular) e Atlético-PR, entretanto, já poriam o clube na 19ª colocação.

    O jogo seguinte seria contra o Cruzeiro. O zagueiro cruzeirense Bruno Rodrigo, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta por trás em Herrera quando este arrancava para o gol adversário, aos 36 minutos do 1º tempo, e o árbitro não deu o segundo cartão amarelo ao atleta, por consequência o vermelho. Naquele momento a partida estava empatada em 1 x 1. No lance o vascaíno Julio dos Santos levou cartão amarelo por reclamação.

    O Cruzeiro marcou 2 x 1 quase no fim do primeiro tempo (atuando com 11 em função da omissão do árbitro), mas o Vasco na segunda etapa buscou o gol de empate e aos 10 minutos teve a seu favor um pênalti não marcado (mão de Williams do Cruzeiro).

    Aos 35 minutos Rafael Silva empatou a partida (segundo gol dele no jogo) e já nos acréscimos Julio dos Santos levou um segundo cartão amarelo por lance de indisciplina (alegou não ouvir o apito do árbitro após infração marcada a favor do próprio Vasco e chutou a bola para frente).

    Mesmo com todos os prejuízos de arbitragem, apenas a conversão do pênalti ignorado por ela traria ao Vasco mais dois pontos na tabela. Se assim o fosse o time comandado por Jorginho terminaria a 26ª rodada do campeonato com 26 pontos, portanto a três de sair da zona de rebaixamento.

    A vitória obtida sobre o Sport na rodada seguinte levaria o Vasco a 29 pontos, chegando à décima oitava posição e ficando a apenas dois pontos de sair do Z4.

    Finalmente, na 28ª rodada, portanto 10 rodadas atrás, a vitória sobre o Flamengo tiraria o Vasco da zona de rebaixamento. Com 32 pontos a equipe figuraria na 16ª posição, com o mesmo número de pontos que o Avaí, perdendo a 15ª colocação no critério de saldo de gols, tendo a equipe catarinense – 17 de saldo e o Vasco -21.

    A conta para o dito acima é simples. Até ali o Vasco teve dois gols mal anulados (Avaí no turno e Sport no returno em jogos nos quais venceu), três gols ilegais contra si validados (contra Goiás, Internacional-RS e Atlético-MG no returno) e mais quatro pênaltis não marcados a seu favor – na verdade cinco, mas considerando contra o Internacional-RS a marcação de um apenas pois os lances das duas faltas foram quase consecutivos. Os adversários beneficiados foram Internacional e Sport no turno, Atlético-PR e Cruzeiro no returno.

    Como a equipe vascaína foi favorecida uma vez, pênalti não marcado a favor do adversário, cometido por Luan na partida diante do Figueirense, consideramos o lance um gol a mais para o Figueirense na vitória por 1 x 0 (que seria então 2 x 0).

    Estaríamos então há 11 rodadas do fim com 12 prejuízos de arbitragem ao Vasco em lances capitais contra um a favor. Cinco pênaltis não marcados, dois gols mal anulados, três gols ilegais sofridos (um oriundo de um pênalti mal marcado), um atleta seu expulso injustamente no primeiro tempo (aos 19 minutos), um atleta adversário poupado de uma expulsão em lance no primeiro tempo (aos 36 minutos). Tudo isso contra apenas um pênalti cometido pela equipe cruzmaltina não marcado.

    As atuações do Vasco e uma arbitragem limpa levariam o clube a obter mais nove pontos nas três rodadas seguintes, diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo. Com isso o Vasco somaria já na 31ª rodada 41 pontos marcados.

    Dois lances capitais, oriundos de erros de arbitragem, em cada uma das partidas citadas, terminaram por levar o time a somar apenas três dos nove pontos que mereceu ganhar nas referidas rodadas.

    Os prejuízos ao Vasco foram os seguintes nos três jogos:

    Três pênaltis não marcados a seu favor diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo, dois pênaltis mal marcados contra si, frente à Avaí e Chapecoense e um gol ilegal sofrido perante o São Paulo impediram o time cruzmaltino de chegar à 31ª rodada na 11ª colocação. O Vasco, longe disso, estava em vigésimo.

    E mais seis rodadas se passaram. Sem influência das arbitragens nelas, a equipe de São Januário obteve três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Somados os 41 pontos que deveria ter na 31ª rodada, com mais os 11 das cinco últimas resultaria hoje em 52 pontos no campeonato. Estaria com isso o Vasco na nona colocação, a dois pontos do oitavo colocado, Cruzeiro.

    E com a última rodada subiria para a oitava colocação com 55 pontos.

    Outros dados curiosos chamam a atenção.

    O Vasco foi o time mais caçado em campo no Campeonato Brasileiro. Sofreu 630 faltas, mas não está entre os mais violentos. Apesar disso, é o recordista em cartões amarelos (121) e vermelhos (14).

    Se a arbitragem agisse de forma correta no returno do Campeonato Brasileiro o Vasco teria somado, apenas no returno, 39 pontos e o teria encerrado dois pontos apenas atrás do Corínthians este turno. Ou seja, bastaria que somasse apenas 4 pontos no turno para não cair e não os 16 que deveria ter somado caso não fosse prejudicado pelas arbitragens.

  50. Pior cego é aquele que não quer ver.. Se tivesse tirado o Roth antes não precisava ficar se lamentando de erro de arbitragem..simples assim! Jogar a culpa na arbitragem pela queda e se esconder dos erros cometidos! Já fomos campeões com erros de arbitragem e já perdemos títulos também. Erro da arbitragem e o risco do negócio.. As empresas mitigam os riscos.. O Vasco não fez! E agora vai jogar a série B pela 3 vez.. Mancha negra na história desse clube.
    _____
    Concordo. O maior cego é o que não quer ver ou enxergar. Ou ver, enxergar e assim mesmo garfar.

    Neste caso não há nenhum cego para além da arbitragem.

    E não pense que o torcedor do Vasco é cego e não viu a perda de 14 pontos por conta das arbitragens. Viu claramente. Foi muito nítido e incontestável. Ontem foi o “grand finale” com tungas no jogo do Vasco e a favor do do adversário do Vasco no outro jogo. Não foi a única vez, não foi a primeira, não foi a segunda, terceira, quarta, quinta ou sexta.

    E o silêncio de alguns, busca por erros do clube para justificar as tungas contra o clube é exatamente o trabalho determinado pela imprensa e os grandes poderes do futebol a seus funcionários e repercutidores.

    Você e todos os outros que fazem o trabalho sujo deles (sujo porque oriundo dos desejos escusos deles), de graça e com um aguerrimento não demonstrado contra os que efetivamente tungaram o Vasco descaradamente, no fundo, fazem o contrário do que apregoam por anos, afirmando, em sua grande maioria, que a mídia não é imparcial quando o assunto é Vasco e os prejuízos externos ao clube.

    Imagino jornalistas babando de ódio e vivenciando o “roubado é mais gostoso”, fazendo um papel sujo sabidamente (eles sabidamente) contra o Vasco, contra a torcida do Vasco, contra o clube e vascaínos embarcando nas podres deles, na parte podre deles.

    Estando o Vasco com 55 pontos na tabela ao final do Campeonato Brasileiro tudo pode ser questionado. Com menos que isso não.

    E desafio a imprensa do país inteiro a comprovar com imagens que o prejuízo contra o Vasco neste campeonato não foi absurdo e um desequilíbrio jamais visto na história do clube no Brasileirão, desde o início deste modelo (“justo como diriam os hipócritas da mídia”).

    Sérgio Frias

    1. E? Vamos jogar a serie A ano q vem? Perai Sérgio, não faço porra de trabalho sujo nenhum, só vejo o Q vc não vê, ou não quer assumir aqui. O Vasco foi rebaixado pq não ganhou do joenvile no Maracanã.. Perdeu pro Coritiba no Maracanã.. Não ganhou do Figueirense.. Ficou várias rodadas com um técnico que não trabalhava há anos.. Ultrapassado e manteve pq e cabeça dura! Só não vê quem não quer. Sou tão vascaíno quanto vc meu amigo, so não deixo de ver os erros que cometemos para colocar a culpa
      Juiz.. Se for assim sempre terá um culpado.. Hj e o juiz, amanhã quem será? Vamos ganhar muito mais olhando os erros cometidos e corrigindo.. Lições aprendidas! Uma boa gestão faz isso sempre!
      _____
      Claro que faz. Reverbera o que ela quer.

      Não fomos campeões ano passado. E você culpou a quem? Nós culpamos quem? Foi o planejamento da primeira fase? Foi a contratação de A ou B? Foram os pontos perdidos para os pequenos? Não. Foi a arbitragem. Mas ali foi um jogo só. Neste ano foram oito (que mexeram nos pontos do Vasco) e cinco (que não influenciaram em perda de pontos, forçando nós com relação a Goiás x Vasco).

      Faz o trabalho sujo da mídia ao agir exatamente como ela quer, sabendo ela perfeitamente do que representa 14 pontos tirados de um clube por erros externos no campeonato. Pior, sabendo você que o Vasco foi roubado em 14 pontos, o que é inédito e incontestável.

      E vamos jogar a segunda 200 vezes se a cada ano nos forem roubados 14 pontos. Seria (desde quando a vitória passou a valer três pontos) em 1996, 1998, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2010, 2012, 2013 e 2015. E mais. Não teríamos subido em 2014 e em 2009 teríamos subido em quarto lugar.

      Não teríamos nos classificado para as finais em 1997 e 2000, não teríamos ido aos play-offs em 1999, e por aí vai.

      Onze dos 14 pontos nos foram tungados no momento da reação. Em cinco jogos dois lances capitais contra o Vasco. E ajuda à Chapecoense, Figueirense, Avaí e Joinville de forma descarada.

      Não foi um juiz ou um lance. Foram 20 erros capitais que tiraram do Vasco 14 pontos. Contra um a favor do Vasco que não representou ponto algum para o clube.

      Qualquer questionamento pode ser feito tendo o clube somado 55 pontos e no caso o torcedor questionaria a 8ª colocação no campeonato a cinco pontos do G4.

      O fato de você fazer o trabalho sujo que a mídia quer que você faça não significa que você sabia disso. Só soube agora.

      Sérgio Frias

  51. OS MILHÕES DE VASCAÍNOS QUEREM OS 14 PONTOS ROUBADOS DE VOLTA.

    NÃO HÁ HOMENS HONESTOS NO COMANDO DO FUTEBOL DA CBF?

    HÁ UM JORNALISTA QUE INCITOU A VIOLÊNCIA NO FUTEBOL AO SUGERIR QUE UM CLUBE ABRISSE AS PERNAS PARA O VASCO SER ELIMINADO E FICA POR ISSO MESMO? UM JOGADOR DO VASCO PORQUE DISSE “CARAMBA” FOI EXPULSO DO CAMPO!!! CAOS, DESONESTIDADE E MÍNIMA FALTA DE ÉTICA E FICA POR ISSO MESMO?

    RECUSO-ME A FICAR CALADO.

    CASACA, ESTOU COM VOCÊ.

  52. Hajam como vascaínos de verdade e enumerem os erros de seu presidente.

    Ficar jogando culpa de arbitragem é coisa de moleque, até o Joinville pode reclamar da arbitragem.

    Mas sei que não vão fazer nada pq vocês torcem pró Eurico, não pró Vasco.
    _____
    Haja você como vascaíno de verdade. És tungado em 14 pontos e busca desculpas no clube?

    A administração do Vasco tem responsabilidade pelo fato de o Vasco não ter chegado entre os sete primeiros do campeonato, mas teria o clube que estar em oitavo. Se você fosse o tal vascaíno de verdade deveria ter essa revolta.

    Se sofre uma tungada na vida pessoal culpa a si? Claro que não. Tungas não te incomodam quando são contra o Vasco.

    E se diz vascaíno de verdade… conta outra.

    Sérgio Frias

  53. Você conta pênalti como gol certo. Esses erros não adiantariam em nada se o jogador do vasco perdesse o pênalti mal anulado. Então não conte esses pontos como certos não.. E vários clubes são prejudicados pela arbitragem também, se você for fazer uma comparação com outros clubes, vários perderam pontos por causa da arbitragem e até mais que o Vasco. Já teve teve time, como o Grêmio por exemplo que deixou de ganhar um título brasileiro por causa de erro de arbitragem, fazendo com que o São Paulo fosse campeão. Então para dessa choradeira e admita que a diretoria tem uma grande parcela de culpa no desempenho ridículo do Vasco esse ano. Sem contar que se fosse contar todos os pênaltis que você queria para o Vasco, ele teria mais que o dobro de pênaltis contabilizados do que os outros times. Ganhar jogos só com gols de pênaltis é moleza…

    P.S: Espero que publique meu comentário, afinal não estou me utilizando de ofensa e estou expondo minha opinião de forma pacífica.
    ______
    Que tese magnífica!

    O pênalti não é gol. É quase gol.

    Chegamos à conclusão que o Fluminense não ganhou roubado o título de 1985 contra o Bangu, pois afinal o pênalti não marcado aos 45 do 2º tempo não era gol. Mas que engraçado. Olha como são as coisas. A imprensa carioca toda disse o contrário. Naquela época pênalti devia ser gol. Mudou a regra.

    Deixa de querer se fazer de idiota pra mim. Pênalti, 90% das vezes é gol e este ano o Vasco bateu 15 e marcou 13. E já que você quer ser mais realista que o rei, mesmo o pênalti perdido pode ser cobrado novamente, pela regra. Os que foram repetidos neste campeonato 100% entraram.

    Claro que vários clubes são prejudicados pela arbitragem também. E beneficiados. Só que na balança compensatória deste ano tivemos a seguinte situação:

    Chapecoense + 7 pontos entre erros e acertos de arbitragem
    Figueirense + 4 pontos entre erros e acertos de arbitragem
    Avaí + 4 pontos entre erros e acertos de arbitragem
    Goiás + 3 pontos entre erros e acertos de arbitragem
    Joinville + 1 ponto entre erros e acertos de arbitragem
    Corítiba – 1 ponto entre erros e acertos de arbitragem.

    E o Vasco? Menos 14 pontos entre erros e acertos. São 20 erros capitais contra e um a favor (para o teu parceirinho Globoesporte.com 2).

    E o lance do Goiás 0 x 1 São Paulo(gol em impedimento do São Paulo), chorão sulino, não daria o título ao Grêmio. O São Paulo precisava apenas do empate para ser campeão naquele ano.

    Mas, de fato, muitas vezes erros de arbitragem trouxeram enormes prejuízos a muitos clubes.

    O teu clube, por exemplo:

    Gosto de falar da era Zico, da qual você é viúva até hoje.

    1980 – Tungado o Atlético-MG
    1981 – Tungado o Atlético-MG
    1982 – Tungado o Grêmio

    São três títulos que foram para a Gávea com a participação dos árbitros.

    E este ano vocês só estão de quatro e não apanharam de mão cheia porque um árbitro incompetente validou o gol do Flamengo no segundo jogo da Copa do Brasil. Lembrando que no primeiro, apesar do gol ilegal feito pelo Vasco, houve pênalti cinco minutos antes não marcado pelo árbitro a favor do vasco. E pênalti contra time pequeno é gol.

    O respeito põe de quatro. Ponto.

    Sérgio Frias

  54. Caro Almir respeito a sua opinião… não estou aqui para defender o pessoal do Casaca e o Presidente Eurico, concordo contigo que erros foram cometidos(um primeiro turno ridículo) mas depois veio a reação, e ai não se pode negar os fatos… o Vasco foi prejudicado pela arbitragem sistematicamente, inclusive neste ultimo jogo… ou vc. acha que não, e o Figueirense também foi ajudado nesta ultima partida, ou vc. acha que não… em minha opinião a questão é o seguinte… não adianta só a direção do clube se mobilizar, a torcida tem que ir junto… porque a intenção para mim está clara é afastar o Vasco da elite.. do futebol, futebol mesmo já era… o que está ai é um grande e lucrativo circo.. armado para poucos é claro….
    Obs; Entendo o desânimo dos companheiros, a luta contra este sistema é difícil, só a torcida chegando junto poderemos reverter… este quadro…

  55. Desculpe, Sérgio…

    Vc é brilhante no que escreve.

    Os pontos nos foram ROUBADOS (PONTO).

    O que fizemos? Como atuamos pra impedir isso nas últimas 10 rodadas? e nas últimas 05 rodadas?
    Adiantou?

    Então já entendemos que os pontos nos fizeram falta, assim como outros times, em escala menor, também foram prejudicados… e poderiam dizer que querem os pontos de volta…

    Futebol não é um esporte onde o resultado é alterado após o final de uma partida, principalmente por erro de arbitragem… Exceto por fraude, como foi no caso EDILSON… O que não se prova…

    Achar que 30 reforços é normal…
    Achar que CELSO ROTH é normal? Aqui mesmo houveram inúmeros questionamentos quanto a sua demissão tardia…
    Achar que fizemos um bom campeonato, estando na ZONA DE REBAIXAMENTO desde a 3a. rodada???

    Ah, não repete tudo dos pontos tungados.. Isso eu concordo..
    Não concordo com ser SOMENTE ISSO a culpa do rebaixamento…
    Se fosse somente isso, então a diretoria seguiria culpada POR NÃO FAZER NADA AO NOS ROUBAREM 14 pontos…

    Infelizmente digo de coração: um rebaixamento acaba com a história de qualquer presidente. Roberto teve 02, e acabou com sua história no VASCO por 2 gerações…. Eurico deixou o rebaixamento acontecer, com erros de percepção e de delegação de poder… Acabou com sua bela história como presidente…
    _____
    Fizemos o que foi possível fazer e o presidente do clube idem, mas ocorre que o comportamento do torcedor vascaíno seguiu longe da indignação e próximo de arrumar desculpas, fomentadas pela mídia, fruto de erros internos (segundo ela mandou reproduzir).

    Nós do Casaca! pontuamos os erros e nos mobilizamos, dentro do espaço que nos foi dado, para ajudar a solucioná-los.

    Feito isso, tínhamos um Campeonato Brasileiro no qual havíamos sido garfados em três pontos no turno. Lamentávamos tais perdas, mas éramos cientes da necessidade de o Vasco reagir, independentemente disso.

    Iniciado o returno pontuamos a tunga em Goiás, testemunhamos a eliminação do rival na Copa do Brasil, lamentamos a partida contra o Figueirense e esbravejamos contra o time na goleada sofrida diante do Internacional.

    Aí as mudanças finais foram feitas e entre a partida contra o Atlético-MG e a Ponte Preta já sabíamos que o time cresceria.

    Prova disso foi uma nota oficial do Casaca! lançada no dia do jogo contra a Ponte Preta à tarde, ocasião na qual Julio Cesar voltaria ao time e Bruno Gallo estrearia.

    De lá para cá o que se viu? Mais 10 (DEZ) pontos perdidos em função da arbitragem. Em todos eles dois erros capitais das arbitragens contra o Vasco.

    Ao mesmo tempo ajuda a catarinenses a torto e a direito. Chapecoense, Avaí e Figueirense, nos mais diversos momentos do returno, quando precisaram se reerguer ou conquistar pontos.

    Mesmo assim, o Vasco enfrentou todos os adversários de igual para igual e, desde o jogo contra a Ponte Preta, somou 38 pontos em 45 possíveis, mas a arbitragem só deixou que fossem 28.

    E você quer que nós cheguemos agora à conclusão que há outro motivo qualquer para o Vasco não ter os 55 pontos que conquistou dentro das regras do jogo, terminando o campeonato com 41?

    Ora, quando o Vasco perdeu o título para o Flamengo no ano passado via bandeirada (falta dela) apresentamos o Casaca! no Rádio uma hora depois e vociferamos contra a arbitragem. Mas pode ser dito também que se não perdesse pontos para pequenos, se tivesse planejamento, se contratasse A ou não B, se atleta tal fosse escalado, atleta tal não fosse, o Vasco poderia ter entrado na final e precisado de dois empates para ser campeão. Com isso o gol do Flamengo pouco importaria. Seria o correto? Claro que não!

    Desde que o futebol é futebol quando a arbitragem macula um título, uma classificação, uma campanha, como é ela responsável pelo cumprimento das regras, seus erros crassos (capitais) ficam marcados e tais marcas ficam para a história.

    Mas no caso do Vasco não. Seus torcedores já dizem que são roubados todo ano, quando não dizem, porque a mídia mandou dizer, que são favorecidos, mesmo roubados, como ocorreu no estadual.

    E terminam o Campeonato Brasileiro de 2015 conforme a imprensa deseje que termine. Dizendo que 14 pontos tungados por arbitragens não são o fator de o time não ter ficado em 8º mas sim em 18º.

    É contra a lógica, contra os fatos, contra as regras, este raciocínio, mas é, enfim, a favor da vontade dos que detestam o Vasco e não aceitaram o ano maravilhoso que o clube teve, desmentindo inúmeros rótulos dados ao clube e a seu presidente.

    Você põe como link um site que se orgulha de falar sobre a história do Vasco. Me desculpe, mas não adianta nada expô-la sem entender como fazê-la poder ser melhor. Algo clara nela é a perseguição ao Vasco e quando tal perseguição se mostra clara, inequívoca e inquestionável, os que vivem a história buscam no clube uma justificativa para amainar os que foram algozes do Vasco e agiram fora das regras do jogo.

    Mas sei qual é o enredo daqui para frente. Quando a mídia estiver cansada de sacanear o Vasco, um ou outro vai dizer que o ocorrido com o Vasco não existe e tal e aí, permitidos, com passe dado a quem lhes oferece ossos vocês poderão pôr em novas páginas do Vasco, cheio de pudores e vergonhas que, de fato, aquele motivo levou o Vasco à situação em que se encontrou no final do Brasileiro de 2015, de preferência tentando achar outros que justifiquem não termos 55 pontos na tabela ao fim da competição.

    Só quero que não esqueçam, na ocasião, de pontuar que havia um grupo revoltado com isso desde aquela época e uma pessoa em particular que jamais aceitou ser gado da mídia e que pontuou o ocorrido antes de começarem as grandes tungas, já prevendo uma história que narrou em livro, que pesquisou, conhece e combate, independentemente de ser o momento adequado ou não para a mídia que o Vasco o faça.

    Sérgio Frias

    1. O link que citou é um site feito por torcedores… sem corrente política, ou melhor, sem política… Apenas com a história do VASCO…

      Nela estará escrito o rebaixamento, os pontos tungados, os erros da atual diretoria, da anterior, da mídia e a falta de indignação da torcida vascaína com esse quadro…

      E tb os acertos, o time raçudo e engajado que terminou o campeonato, o show nas arquibancadas de nossa torcida nas rodadas finais…

      Sou um desses torcedores que se doou pra criar o site…

      E te digo de coração… 3 rebaixamentos em 7 anos, com situações diferentes, mas que nunca mais deixarão de ser 3 rebaixamentos à 2a. divisão… Isso é uma facada no coração de qualquer torcedor.
      _____
      Que ótimo!

      Sem corrente política. Só de torcedores. Perfeito.

      Neste caso os torcedores são sabedores que vêem um jogo no qual as regras tem de ser cumpridas e em não sendo, o responsável por elas deve ser responsabilizado. É um pensamento simplérrimo de torcedor isso. Se o centroavante livre chuta para fora é culpa do centroavante, se o centroavante é derrubado quando iria chutar, é pênalti e se o juiz não marca o pênalti a culpa é dele juiz. Este é o verdadeiro torcedor de raiz.

      Como são todos torcedores e não tem qualquer verve política, e aprenderam, TODOS, a acompanhar futebol, sabendo que se o juiz errar contra o clube para o qual torcem a culpa é dele, estou certo que todos entendem que as tungas consecutivas ao Vasco que nos tiraram 14 pontos é o fator responsável para não termos somado 55. Isso porque é algo lógico, evidente, irretorquível e inquestionável.

      Sobre pontuar erros de A, B ou Z, caso historiem que o clube foi tungado em 14 pontos e por isso não somou 55, a criatividade é de cada um.

      Lamento apenas que não tenham sido feitos registros históricos do por que da perda dos títulos de 1944 e 2014, só para dar dois exemplos. Deve ter sido a política que atrapalhou um périplo das competições para se achar algo que não fosse a tunga.

      E o duro não é você ser rebaixado três vezes em sete ou três anos, mas sim ser arremessado à segunda divisão, após obter a maior reação da história dos clubes grandes no Campeonato Brasileiro, atrapalhada pela tunga de 11 pontos em 16 jogos. O duro de antes era saber que não era arbitragem que tirava pontos do Vasco e sim o clube que ou fazia de tudo para perdê-los ou se recusava a ganhá-los dentro da lei.

      Sérgio Frias

      1. Mas é exatamente isso que você demonstra nas suas palavras sobre 1944 e 2014…

        A história vai contar os rebaixamentos…

        A roubalheira pra isso acontecer, pode ser lembrada por um ou outro, mas a maioria não quer saber…

        Quer saber que caímos 3 vezes em 7 anos…

        A roubalheira deveria ser EVITADA… depois de consumida, em alguns anos, vira lembrança de poucos…
        As marcas ficam com os feitos… títulos… e a amargura na falta deles, rebaixamentos…
        _____
        A história tem de lembrar o que nela ocorreu e a injustiça ficar nela marcada a fim de que os torcedores saibam daqui a cem anos o que fizeram contra o Vasco em 2015 e busquem enfrentar o problema com milhões de vozes e não à espera de que uma única resolva a questão.

        Caso houvesse um movimento geral da torcida, a partir da manifestação do Casaca! na partida contra o Goiás, a arbitragem, o vice-presidente da CBF, a parte podre da mídia que tentou traduzir como normal aquele jogo, ficariam inibidas, pois não é fácil afrontar 15 milhões de vascaínos, com estes revoltados e irresignados.

        Mas é fácil fazê-lo quando apenas um grupo se manifesta contra tudo isso, diante da inércia dos torcedores cruzmaltinos, mais preocupados com os erros internos do Vasco do que com aqueles que prejudicam o clube fora das regras do jogo.

        Sérgio Frias

  56. Mas o Eurico não foi “eleito” para acabar com os prejuízos oriundos da arbitragem? Não era o Dinamite o banana que deixava o Vasco ser roubado dentro de campo e fora dele?
    Expliquem isso. O Vasco do Eurico ser prejudicado pela arbitragem?

    A falta de respeito voltou. Ponto.
    ______
    Não. Foi eleito para isso aqui resumido abaixo.

    1 – Foi Campeão Estadual após 12 anos
    2 – Venceu uma decisão contra o Botafogo após 50 anos
    3 – Venceu quatro vezes no ano o Flamengo
    4 – Foi o rei dos clássicos no Rio
    5 – Contratou o melhor jogador do Rio de Janeiro em atividade atualmente
    6 – Montou o CAPRRES e o desenvolve mais ainda, com parceria da Brahma
    7 – Está com os salários em dia, diferentemente do Campeão Brasileiro, Corínthians
    8 – Transformou em dívidas de longo prazo boa parte dos 100 milhões de dívidasde curto prazo mas também cumpriu os acordos firmados
    9 – Voltou a conservar seu patrimônio (Nova concentração, onde só havia entulho, abertura do Parque Aquático, em obras, reforma do ginásio com ajuda dos vascaínos, como você, claro)
    10 – Voltou a vencer uma regata no Remo após seis anos
    11 – Voltou a conquistar o Campeonato Carioca sub 17, após 15 anos.
    12 – Voltou a obter títulos em outros esportes olímpicos e pan-americanos
    13 – Somou 55 pontos no Campeonato Brasileiro, considerando cumprimento às regras do futebol pelos responsáveis em aplicá-las.
    14 – No returno o clube somou 39 pontos, pelas regras do jogo, transformando-se esta, disparada, a maior reação de um clube grande na história do Campeonato Brasileiro em dois turnos no modelo atual.

    Você demonstra duas coisas:

    1 – Falta de conhecimento histórico
    2 – Falta de raciocínio

    Como Eurico não prometeu nada na campanha, embora zé ninguéns quisessem a apresentação de projetos inviáveis para depois cobrar dele, não há muito o que falar. Então a solução é inventar.

    O Vasco foi roubado durante praticamente toda a passagem de Eurico no Vasco, mas ele, apesar das roubalheiras contra o Vasco se expôs, as contestou, colecionou inimigos por expôr todo e qualquer prejuízo contra o Vasco.

    Mas sabe qual é o problema? Os que o detestam procuraram enfiar na cabeça dos idiotas que o Vasco era campeão roubado. Adivinha da onde vinha esse discurso? Da mídia rubro-negra.

    Mas peça para a mídia rubro-negra comprovar isso. Não têm como. Não há dados para isso. Mesmo porque desde que Eurico assumiu a vice-presidência do clube e após ter retornado em 2015 o Vasco jamais (sabe o significado de jamais? É o mesmo que nunca, por exemplo) ganhou um título por conta da arbitragem.

    Isso não quer dizer que ele Eurico não tenha agido dentro dos bastidores em defesa do Vasco. O fez agora, em 2015, e no STJD suas denúncias foram consideradas e não fantasiosas ou coisa que o valha. E é o que se pode fazer.

    Mas e você? Primeiro torce para o Vasco ir mal, depois torce para que seja freada a reação do Vasco a qualquer custo, depois vibra com os garfos, depois torce para o presidente ir ao STJD e tomar um ferro, depois continua torcendo desesperadamente para cair e no fim, para delírio seu, na última rodada, o Vasco é garfado e seu adversário direto ajudado. Ejaculando de prazer vem para cá reverberar algo partindo de uma premissa falsa.

    O Vasco caiu em 2008 e 2013 sem qualquer prejuízo de arbitragem contra si, desde que Dinamite e o MUV amarelo assumiram o clube. Na balança entre erros e acertos não tem do que reclamar. Aí é incompetência mesmo.

    Flamengo, Fluminense e Botafogo sentiram na pele que o respeito voltou e a sacanagem feita contra o Vasco, que é um desrespeito aos torcedores do Vasco, não apaga o que o Vasco fez em 2015 no âmbito institucional.

    Continue torcendo contra. É um longo caminho e muitas tristezas ainda serão experimentadas por você, que foi banana o quanto pôde e se sente extasiado com o roubo ao Vasco, sendo sabedor que só mesmo dessa forma poderiam arremessá-lo na segunda divisão.

    Sérgio Frias

  57. ACHO QUE OS “CONTRA” NÃO ESTÃO SENDO JUSTOS COM O EURICO…

    AFINAL ELE TENTOU TRAZER GRANDES CRAQUES.. O MESSI.. O SOARES.. O NEYMAR..

    O PROBLEMA É QUE NÃO HOUVE SUCESSO NA NEGOCIAÇÃO..

    TODOS SABEM QUE O VASCO TAVA COM SALDO MILIONÁRIO NO BANCO..

    O DINAMITE FEZ UMA GRANDE ADMINISTRAÇÃO E CONSEGUIU LEVAR MILHÕES DE DÓLARES PARA O CAIXA DO CLUBE;

    SÃO JANUÁRIO UMA MARAVILHA.. A MAIOR PRAÇA DE ESPORTES DO PLANETA..

    CENTENAS DE ATLETAS DE NATAÇÃO FORAM FORMADOS NESTES ÚLTIMOS 6 ANOS..

    A FROTA DE BARCOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO…

    FOMOS CAMPEÕES DE TUDO: BASQUETE, VOLEY, NATAÇÃO, JUDO, CANOAGEM, VOLEY DE PRAIA..

    REALMENTE TIVEMOS 6 ANOS DE PARAÍSO E GLÓRIAS.. UM CLUBE SAUDÁVEL E SUPER PATROCINADO..

    E TIVEMOS O AZAR DE NÃO CONSEGUIRMOS FECHAR COM A BARÇA.. POR POUCO.. ALGO EM TORNO DE 500 MILHÕES DE EUROS.. O PROBLEMA FOI O DESEMBOLSO E O PRAZO PARA FECHAR A NEGOCIAÇÃO..

    FOI SOMENTE ISSO..

    TODOS OS VASCAÍNOS SABEM MUTO BEM DE MARAVILHA QUE FOI NOSSO CLUBE DE 2008 A 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *