Sem categoria
28

Perdendo 14 pontos por prejuízos de arbitragem o que ocorreria com o Vasco em outros anos? [Atualizada]

 

O Campeonato Brasileiro de futebol passou a rebaixar clubes, de forma efetiva no ano de 1988.

Até 1993 a competição foi disputado no modelo de dois pontos para vitória, um ponto para empate e zero para derrota e naquele ano de 1993 não houve rebaixamento.

A partir de 1994 a pontuação passou a ser a atual.

Em 1994 e 1995 não houve rebaixamento na disputa direta de todos contra todos.

A partir de 1996 isso começou.

No modelo de apenas um turno, todos contra todos, foram disputados sete campeonatos, mas em 2000 não houve rebaixamento.

Entre 1996 e 2002 (excetuando 2000) os campeonatos de apenas um turno rebaixariam o Vasco (por prejuízo de 14 pontos) em 4 oportunidades: 1996, 1998, 2001. 2002. Mas vamos considerar que neste turno único tivesse ocorrido o prejuízo de arbitragem ocorrido apenas no 2º turno de 2015, ou seja, 11 pontos, exatamente igual, com 5 vitórias e um empate a menos. Mesmo assim o Vasco cairia nos quatro anos citados: 1996, 1998, 2001 e 2002. Descontando-se ainda da soma dos pontos perdidos, que de fato foram oriundos de erros dos árbitros e auxiliares naqueles anos (1 em 1996, 4 em 1998, 10 em 2001 e 8 em 2002) teríamos o clube rebaixado uma vez, em 1996.

Entre 2003 e 2015 o Vasco seria rebaixado no Campeonato Brasileiro, considerando os pontos que somou ao longo da competição e a perda de 14 por prejuízos da arbitragem nos seguintes anos:

2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2010, 2013, 2015.

Ou seja, em 17 oportunidades o Vasco seria rebaixado 9 vezes. Isto não ocorreria em 1997, 1998, 1999, 2001, 2002, 2006, 2011 e 2012.

Neste século a balança pendeu para o Vasco desta forma, ano após ano:

2001: – 10 pontos

2002: – 5 pontos

2003: – 6 pontos

2004: – 6 pontos

2005: – 5 pontos

2006: – 7 pontos

2007: – 1 ponto

2008: – 3 pontos

2010: + 5 pontos

2011: – 8 pontos

2012: – 4 pontos

2013: Zero ponto

2015: – 14 pontos

E ainda há gente que ache normal o que ocorreu contra o Vasco neste Campeonato Brasileiro.

Casaca!

 

 

28 comentários sobre “Perdendo 14 pontos por prejuízos de arbitragem o que ocorreria com o Vasco em outros anos? [Atualizada]

  1. Infelizmente a matemática prova que o Vasco sem força nos bastidores de 15 anos ara cá nunca mais vencerá um brasileiro de primeira divisão. E vai ser difícil se manter na primeira divisão. O segredo máximo do nosso ”coirmão” preferido não cair é justamente esse. Quando ele está ruim no meio da competição, consegue fazer sempre um bom upgrade e quase sempre com ajuda da cartolagem.
    _____
    O Flamengo não precisa de ajuda nenhuma. A imprensa já o empurra e intimida quem o prejudique. Este modelo de dois turnos e pontos corridos é propício para “n” armações e entregas.

    A questão é muito maior do que a princípio possa parecer.

    Sérgio Frias

  2. Sérgio

    Chega desta história de ARBITRAGEM !!!! Já deu !!!!!
    A administração foi perfeita, todas as escolhas foram acertadas, o planejamento foi excelente. O VASCO só caiu única e exclusivamente por conta dos erros de arbitragem. Já estou convencido.
    Agora precisam pensar em 2016. Vamos novamente amargar uma SÉRIE B. Está tudo certo ? Já temos o planejamento ? Já temos a definição de elenco ? Quem chega, quem sai ? Vamos jogar um segunda divisão com um elenco cuja média de idade ultrapassa os 30 anos ? Os “profissionais” do futebol serão os mesmo ?

    Ou devemos esperar o mesmo padrão de 2015.

    SV
    ______
    É sério que eu tive que te convencer? Você é míope? Não viu os jogos? Precisou ler isso aqui para entender?

    Convenhamos. Se o planejamento se repetir e o Vasco for bicampeão estadual, contratar o melhor jogador do Rio outra vez, vencer quatro vezes o Flamengo, for o rei dos clássicos do Rio e fizer uma campanha digna de somar 55 pontos na Série A, tendo o CAPRRES funcionando melhor ainda do que este ano, o setor de Desempenho ouvido, iniciando 2016 com um elenco muito melhor do que o recebido em 2015, acreditamos todos que será ótimo. Lembrando que além de ficar entre os oito primeiros no Brasileiro (sem as tungas) também mantivemos a posição na Copa do Brasil.

    Mas e se a arbitragem nos roubar de novo, para variar no estadual, ou na Copa do Brasil novamente? Aí vai ficar difícil. Numa Série B não vão danar a roubar o Vasco. Não interessa isso para o sistema.

    E espero que se isso voltar a ocorrer – pelo fato de você entre outros (muitos outros) ao invés de ter reverberado isso, só ter sido convencido por mim, algo que uma criança de 10 anos tem capacidade para compreender, apenas conhecendo as regras do futebol – eu não tenha novamente que desenhar a você para que entenda. Chega! Já deu!

    Sérgio Frias

  3. De todos os anos citados, os piores – em termos de armação de resultados – foram o deste ano e o de 2011, quando o Vasco perdeu o campeonato, para o Corinthians(o mais recente–> últimos 6/7 anos, do Sistema Televisivo) por 2 pontos, e tendo sido garfado especialmente nos dois jogos contra o urubu(últimos jogos do 1º e do 2º Turno), quando aconteceram empates e o Sr Péricles Bassols(da FFERJ) deixou de marcar pênaltis cometidos por Léo Moura e Willians, ambos no finalzinho dos jogos. E, aí, o árbitro foi da “amiguinha” FERJ, que o Presidente tanto defende. até em prejuízo do Vasco(as brigas nos afastam cada vez mais dos co-irmãos cariocas).
    ____
    Mas quem o pôs como árbitro aspirante à FIFA não foi a FFERJ. Lembrando que na semana do jogo tanto ele como nós pontuamos ser um grande erro a escalação do mesmo árbitro do jogo anterior ser escalado para aquele último. O diretor de seleções da CBF, chamado semanas antes para o cargo foi Andres Sanchez, obviamente ligado ao Corínthians e nós também pontuamos (ele Eurico e o Casaca!) essa questão.

    É ótimo ter a FFERJ como amiga, péssimo tê-la como inimiga. E infelizmente a gestão que você apoiava não procurou Eurico para que ele ajudasse nisso, muito pelo contrário. Quis que ele saísse do Clube dos 13 (para abanar o rabinho aos desejos do Flamengo e implodi-lo) e abriu mão de sua ajuda inúmeras vezes na Federação do Rio. Mesmo assim, por várias vezes ele mostrou caminhos. E foi através dele que o clube conseguiu dois empréstimos da FFERJ para pagar salários em 2014, pois caso não houvesse Eurico e a FFERJ para ajudar no meio da Série B, o Vasco poderia perder vários jogadores com três meses de salários atrasados.

    Sérgio Frias

    1. De onde vc tirou a conclusão “a gestão que você apoiava”. Se está se referindo ao grupo que assumiu o Vasco em junho de 2008 e foi abandonando o Roberto pelo caminho, vc está absolutamente equivocado. Se o Casaca tem um arquivo de participações da época, vc constatará que eu dizia da temeridade de colocarem uma “Rainha da Inglaterra” na Presidência.
      Sobre o Eurico que vc tanto admira(diria mais, tanto venera), creio que teve bons trabalhos até o fatídico jogo contra o São Caetano quando resolveu afrontar os poderosos e infantilmente colocou o logotipo do SBT na camisa do Vasco. Ali, começou nossa derrocada – tanto técnica quanto financeira – que resultaram em campanhas que se mostraram longe de nossas tradições e na redução drástica da nossa torcida. A garotada torce por quem está na crista da onda quando eles começam a se interessar por futebol. Desde 2001, ganhamos dois Cariocas(é certo que ambos sob a Presidência do Eurico) e uma Copa do Brasil(apesar do Dinamite e dos Nelsons, Josés e Caetanos).
      ____
      Em 2008 apoiou. Se era com rainha da Inglaterra, com MUV, com golpe, pouco importa. Apoiou. Na época havia duas opções: situação ou oposição. É natural que tenha apoiado um dos lados.

      Se eu entendesse que não era com rainha da Inglaterra, mas com alguém que soubesse mais de Vasco do que quem o presidia, com mais capacidade, com mais conhecimento, eu também apoiaria e desde que não fosse um golpe, obviamente. Não era o caso. Primeiro foi golpe. Além disso, usaram a imagem de um ídolo pois os que queriam gerir de fora para dentro eram sabidamente infinitamente menos competentes, comparados a quem presidia. Aliás, entra ano, sai ano não vejo ninguém capaz de competir com Eurico Miranda no Vasco. Continuo não vendo ninguém melhor do que ele.

      Pior, você apoiou a mudança porque queria que saísse quem tinha capacidade, porque o entendia como incapaz de continuar no cargo (seja lá por que motivo for, o que também não interessa). E o Vasco se transformou no que vimos.

      Seguindo:

      Admirar é óbvio, pois não sou idiota e sei perfeitamente o que era o Vasco antes dele e no que se transformou. Venerar vem da sua mente obtusa, quando o assunto é querer ler a minha.

      O Vasco voltou a ser Vasco, incomodando tanto que o arremessaram na segunda divisão, tomando-lhe com tungas de arbitragem 14 pontos na competição, um recorde para o clube em campeonatos de pontos corridos e sem compensação alguma.

      Seguindo:

      Você desconhece os fatos, entende que uma coisa levou a outra, quando a discussão foi muito anterior e tal discussão possibilitou o título da Mercosul e de se chegar à final do Brasileiro. E o fato em si trouxe dificuldades financeiras ao Vasco durante um período, mas a escolha para reequacionar o clube (algo que o Flamengo começou a fazer quase 10 anos depois) adveio da percepção que o Vasco, após a Lei Pelé, estouraria como estourariam todos no futuro.

      Por outro lado acha mesmo que o Vasco em permanecendo com Eurico Miranda no poder, sem a entrada do MUV, cairia de divisão porque teve a camisa do SBT ou coisa que o valha? Sem chance. Naquele cenário, sem chance.

      A tal da derrocada financeira é facilmente desmentida em se observando matérias no ano de 2005 sobre clubes cariocas de pires na mão e o Vasco apresentando certidões. A diferença do Vasco para os outros é que num cenário no qual todos trabalhavam no vermelho o clube se reequacionava esperando virar a década com a possibilidade de voltar a pontear no cenário nacional. Outros clubes fizeram o contrário e muitos sofreram consequências com isso antes de o MUV brindá-los com todo o tipo de rebaixamento institucional possível do Vasco (Corínthians, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Grêmio).

      Mas aí o MUV (o verdadeiro câncer) chegou ao clube para destruir tudo e fazer do Vasco um “novo Vasco”. Deu no que deu.

      Temos que nos preocupar com novas gerações de vascaínos e para isso é necessário gerir o clube com responsabilidade e dentro dos limites possíveis. A sequência deste trabalho, em seis sete, oito anos talvez leve o Vasco ao patamar de outrora, porque para consertar as cagalhofanças do MUV há muito ainda a se trabalhar.

      Só mais uma coisa. Esquece que eu vá ficar discutindo com você este assunto. Você tem uma opinião e eu outra. E não volte a tecer juízo de valor sobre o que penso de A ou B. Se eu tenho um sentimento eu eventualmente posso externá-lo e o meu de admiração à figura de Eurico Miranda como digno representante do Vasco, independentemente do cargo que tenha ocupado, já foi várias vezes externado neste espaço. Veneração é outra coisa. E eu sei separar as coisas.

      Sérgio Frias

  4. ESPETACULAR ESSE ESTUDO DO CASACA..

    MOSTRA QUE O VASCO COMO TALVEZ NENHUM OUTRO CLUBE NA HISTÓRIA DO NOSSO FUTEBOL FOI ROUBADO DE MANEIRA TÃO ESCANDALOSA E VOLUMOSA ASSIM.

    ROUBO DOLOSO. ROUBO POR PURA SACANAGEM.

    NÃO FOI COINCIDÊNCIA.

    QUERO MEUS 14 PONTOS!!!

  5. CASACA, OS MILHÕES DE TORCEDORES VASCAÍNOS ESTÃO REVOLTADOS DEMAIS E QUEREM LEVAR UM RELATÓRIO QUE O CASACA SABE MUITO BEM FAZER ATÉ À FIFA. SIM, ATÉ À FIFA E COM UM ABAIXO- ASSINADO DENUNCIANDO O ROUBO ESCANDALOSO APESAR DO GRITO E OBJEÇÃO DOS TORCEDORES DO PRINCÍPIO AO FIM DO CAMPEONATO?

    DENUNCIAMOS RODADA POR RODADA E A COMISSÃO DE ARBITRAGENS DA CBF RIA DA NOSSA CARA. NO RELATÓRIO COLOQUE O NOME DOS JUÍZES E BANDEIRINHAS E OS QUE SÃO DA FIFA.

    FICAREMOS AGRADECIDOS.

    QUERO MEUS 14 PONTOS DE VOLTA!!!

    1. André,
      a única coisa em que deposito fé neste momento seria nisto.
      Ou então seremos sparring pelo resto de nossos dias. Me recuso e para não me atazanar mais preferirei cuidar de outras coisas. Passar a mão na minha bunda, não.
      Por bem menos que isso o Gama de Brasília em 99 colocou o Brasil em risco.
      E não arredou pé um só instante. Neguinho teve que se virar nos 30 pra fazer o carro andar.

      http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,em-1999-gama-foi-a-justica-comum-apos-descenso,1109784

  6. Por tudo isso eu digo: ou se faz algo agora, ou o Vasco continuará sendo garfado por essa comissão de arbitragem e CBF pelo resto dos tempos. E que não esperemos nada da mídia, por ela está calada desde a reação do Vasco no campeonato. Nosso presidente falou em GUERRA SEM QUARTEL…então que ela comece o quanto antes. Eu não vou me conformar é com o que aconteceu esse ano, os pontos e mais pontos que nos foram tirados.
    Todos nós que apoiamos o Casaca/Eurico queremos que a guerra comece, tenho certeza disso. Vamos juntar documentos, vídeos, súmulas de arbitragem…e vamos literalmente para a PORRADARIA.

    Que nosso presidente se afaste, cuide da saúde, mas logo após, repito: PORRADA!

  7. Os milhões de torcedores vascaínos são mais poderosos do que a mídia, os jornalistas esportivos corruptos.

    Queremos os nossos 14 pontos roubados escandalosamente.

    Relatório para a fifa feito com abaixo-assinado dos milhões de torcedores vascaínos revoltados com o roubo e repudiar o riso na nossa cara da Comissão de Arbitragem da CBF quando vai a ela exigir somente honestidade.

    Os torcedores reagirão com a bandeira da honestidade.

    Os 14 pontos de volta ou a reação aumentará dia-a-dia pela honestidade.

    O roubo desse ano superou a tudo o que representa de desonestidade. E ainda quer rir na nossa cara?

  8. Milhões de vascaínos, agitem a bandeira da honestidade no futebol. Chega de roubalheira ainda mais a que houve esse ano. Queremos os nossos 14 pontos de volta.

    Que o Rio de Janeiro e o Brasil todo gritem o fim da roubalheira que houve esse ano. Queremos os nossos 14 pontos de volta ou o número de bandeiras vai aumentar a cada dia nas ruas e nas janelas.

  9. Está na hora de separar a política vascaína no ponto principal : quem contesta a perda dos pontos?
    Está na hora de separar as diferenças e se unir contra essa roubalheira.Que as diferenças fiquem a parte.

  10. Dia após dia vou perdendo as esperanças de ver o Vasco numa situação melhor.
    Esperava que alguém da Diretoria assumisse alguns – apenas alguns – dos muitos erros cometidos. Mas só se sabe falar em erros de arbitragens.
    Quem foi o responsável termos um time completamente diferente no primeiro e no segundo turno?
    Nosso melhor jogador jogou meio campeonato.
    Leandrao, Herrera, Cristiano e tantos outros jogadores de nível de série B foram contratados, e a culpa é da arbitragem?
    Sergio – ou qualquer outro colega – se a culpa desse rebaixamento é do Dinamite, de quem é a culpa dos times brilhantes que montamos nos anos 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008? O Eurico, como presidente, tem um rebaixamento e dois cariocas!
    E se a culpa é da arbitragem, podemos dizer que o time do Dinamite foi campeão em 2011, então?
    Chega de mi,mi,mi… Se tem alguma coisa por trás, denunciem, ajuízem ações na Justiça, chutem o pau da barraca… Se o Vasco voltou a ter respeito façam esse respeito valer…
    Ou então reconheçam que o Eurico está longe de ser aquele Eurico respeitado das décadas de 80 e 90, que hoje é um ex-dirigente, motivo de chacotas de todos os lados e que precisa, com urgência, se concentrar em tratar de sua saúde… Se continuarem nesse discurso de arbitragem – sem tomar nenhuma providência – vou achar que o Eurico não é o único senil dessa diretoria.
    Parem de culpar a torcida pela inércia! Meu e-mail vcs tem, se puder ajudar com alguma coisa me digam.
    Mas assumam suas responsabilidades!
    _____
    Todos do Vasco devem assumir as suas responsabilidades, após serem computados mais 14 pontos para o clube na tabela, o que é a obrigação de qualquer torcedor do Vasco enfatizar se é apenas e meramente um torcedor do Vasco, que realmente se interesse em defender o clube contra quem o prejudica externamente, contra as regras do jogo.

    O resto é balela, discussão inócua e tentativa de fazer o trabalho sujo que a mídia mandou a torcida do Vasco executar.

    Sérgio Frias

    PS: Você nem sabe qual era o time do Vasco em 2001, mas sabe que lhe tiraram 10 pontos no Brasileiro e já fica sabendo agora que foi tungado na partida contra o Boca Juniors-ARG na Copa Mercosul do mesmo ano (primeira fase), que igualou o recorde consecutivo de vitórias na Libertadores, que foi garfado contra o Flamengo na decisão (pênalti não marcado em Euler), que aplicou a maior goleada dos clássicos Vasco x Botafogo (7 x 0, garfado pela anulação de um gol legítimo e de um pênalti claríssimo não marcado) e Vasco x São Paulo (7 x 1), além de ter batido de mão cheia no Flamengo (5 x 1).

  11. O que ocorreu e está ocorrendo contra o VASCO é um absurdo. Temos que organizar forte reação. O VASCO ainda tem uma gigantesca torcida (operários e patrões, pequenos e grandes comerciantes, empresários, profissionais liberais, autoridades – políticos, magistrados).

    Os torcedores podem tomar iniciativas individuais (falar na internet, falar em seus pequenos núcleos de relações sociais, contestar os absurdos que acontecem). Os torcedores podem tomar atitudes em grupo (cancelar assinaturas de jornal e tvs pagas).

    Cabe a nossa Diretoria avaliar a situação, pois só ela é legitimada para ingressar com as principais ações jurídicas em favor do VASCO e eu acredito que todos os esforços estão sendo feitos para a devida análise jurídica de nossa situação.

    A torcida em geral pode fazer algo no aspecto político enfrentando a ‘palhaçada’ (os palhaços merecem respeito) da mídia suja que não consegue divulgar que o VASCO foi roubado, no mínimo, em 14 pontos.

    No aspeto econômico nossa torcida pode demonstrar enorme força cancelando assinaturas e dando o motivo (o VASCO é roubado e a empresa/imprensa não fala nada), não comprando produtos que prejudiquem o VASCO. Todos que puderem se tornem sócios do VASCO. Vamos utilizar a lógica do consumo e dos consumidores associada à lógica da paixão por um clube.

    Estou tendo que aturar e responder ao discurso de que é fato consumado e que reclamar do que ocorreu é bobagem, os ‘árbitros’ ‘erram’. E as ‘gracinhas’ da imprensa diabólica que sempre procura justificar e esconder as sacanagens contra o VASCO. Individualmente é muito difícil.

    Nossa torcida deve entender que estamos em um momento essencial para o futuro do VASCO, se é que queremos garantir que ele continue a ser o GIGANTE no futuro. Vamos mostrar nossa força e fazer com que todos saibam que o VASCO não pode ser roubado sem que haja consequência.

    Contra a espanholização e contra as patifárias apoiadas pela mídia suja.

    O VASCO, que sempre é roubado, foi roubado acima do normal no campeonato brasileiro de 2015.

    OBRIGADO CASACA.

    Vamos ganhar VASCO.

  12. tá bom. boa materia. mas e aí?
    atitudes serão tomadas? ou vão ficar aqui de mimimi por causa de juiz?
    tenhamos culhões meus amigos
    ____
    Tenha você e reverbere isso. Nós temos e muito.

    Deixa te tungarem oito vezes na vida pessoal e quero ver se você vai chamar de mimimi o teu destino. Mas aquela tunga que vem de cima, do judiciário, sem que você possa fazer nada a respeito, simplesmente porque não foi cumprida a lei, que no futebol é a regra do jogo, através dos árbitros.

    Quando é com o Vasco é fácil.

    Por que será que a matéria foi escrita? Vamos pensar. Para ser reverberada, massificada, para que todos saibam, para que você reproduza (porque é verdade) onde puder, como puder e no espaço que lhe for oferecido para fazê-lo.

    Sérgio Frias

  13. Se nenhuma providência for tomada por parte do clube e da diretoria, não adianta nada…. A torcida do Vasco é passiva, é bovina, sempre foi infelizmente!!!!

    O que me assustou na coletiva do Eurico foi o seguinte: eu esperava ver um Eurico falando grosso, forte, peitando geral, dando um recado bem dado no Sergio Corrêa e na imprensa, declarando guerra….. O que vi foi um Eurico abatido, barbado, fala desanimada, botando nas costas uma culpa que não é dele e abaixando a cabeça pra jogar a segundona…..

    Eu estou preocupado…. Quem garante que ano que vem não vai ser a mesma coisa ou pior??? Ou vamos à FIFA com um dossiê arbitragem exigindo recurso de vídeo e apito honesto pra daqui em diante ou vamos continuar sendo roubados a torto e a direito e nada mudará…..!!!!

    O Casaca tem voz, mas ela é baixa perto da voz que os da turma do ódio podem ter com os megafones da imprensa marrom!!!!

    Como diz aquela música “Bichos escrotos, saiam dos esgotos!!!! Bichos escrotos, venham enfeitar meu lar, meu jantar, meu nobre paladar”, Brant e Monteiro saíram de suas cavernas!!!!! Tem cheiro de golpe no ar!!!!!!

    Ou o Vasco luta por seus direitos ou se entrega ao sistema!!!!

  14. Amedrontem, milhões de vascaínos!!! Bandeiras exigindo honestidade e a volta dos 14 pontos!!!

    A multidão vascaína vai fazer os ladrões tremerem. A roubalheira que fizeram com o Vasco não ficará impune pois confiamos no Brasil honesto que ressurge.

    Queremos os 14 pontos DE VOLTA!!!

  15. Saudações Vascainas!

    Concordo em parte com a coluna, mas a verdade é que o time do VASCO não fez nada para não ser rebaixado. Foi um time medíocre no primeiro turno e na primeira metade do segundo. Tudo bem que o nosso presidente pegou o clube com dividas nas alturas e devendo a todos, mas isso não é desculpa porque esta parecendo o Roberto falando.
    O que vou colocar aqui é a minha opinião e antes de tudo EU SEMPRE ESPEREI PELO RETORNO DO EURICO. Mas vejo que o certo mesmo é o EURICO, o ROBERTO, o BRANT, o JUNINHO PERNAMBUCANO, o ROBERTO MONTEIRO, o BRUNO MAZZEO, o EDMUNDO, o FELIPE e TODOS OS QUE DEFENDEM ESTES, deveriam ir para SIBÉRIA, pois devido a estas brigas pelo poder no clube a covardia de uns, a ladroagem de outros e a arrogância de demais estão levando O VASCO A PASSOS LONGOS ao mesmo caminho trilhado pelo AMERICA FUTEBOL CLUBE – fechar ou disputar torneios secundários. Sei que no CASACA! a galera é bem informada e com certeza estudada, mas o futebol de hoje não permite e não perdoa estes tipos de gestores que estão no VASCO. Ontem a ficha não tinha caído, mas hoje me peguei quase chorando devido AO TERCEIRO REBAIXAMENTO DO VASCO, isso faz o nosso clube se apequenar cada vez mais. A nossa mais celebre frase “ENQUANTO HOUVER UM CORAÇÃO INFANTIL, O VASCO SERA IMORTAL” não vai perdurar para sempre, pois os pequenos torcedores vão descambar para outro clube. Precisamos de profissionais atualizados, fechados com mega empresários e parar com esta baboseira de só pensar em tradição. Temos que manter nossas tradições e nossas raízes sim, mas temos que nos modernizar. Precisamos colocar São Januário abaixo e construir uma arena sim. Uma arena estilo do Palmeiras, do Gremio, do Corinthians entre outras. Uma arena com restaurantes, museu sobre a historia do nosso clube, um Shopping anexo, onde o VASCO pode buscar receitas. Essa bobeira de que não pode demolir capela e não sei mais o que já deu né? Chega de ter no VASCO técnicos de segunda estilo, DORIVA, ROTH, JORGINHO, JOEL, RENATO GAUCHO E OUTROS MENOS VOTADOS. Porra, eu não vou para sao janu ou para o maraca ver Riascos, Dagoberto(este avisou que o time era para cair e foi afastado), Andrezinho, Julio Cesar, Diguinho e outros. O VASCO foi campeão Carioca porque os outro eram pangaré igual ao VASCO e o campeão foi o menos ruim.
    Para mim chega de segunda e espero, espero muito que o EURICO coloque o VASCO na primeira divisão ano que vem, pois a segundona de 2016 vai ser foda. Quero que na virada do returno o VASCO esteja na frente anos luz de pontos para o segundo colocado, senão vou ser o mais critico e pentelho contra a diretoria no site do CASACA.

    Ps.: Prestem bem atenção ao ano 2016 do Flamerda com este presidente chamado Bandeira de Melo. Este cara não tem nada de otário ou de burro, muito pelo contrario. Este cara saneou o clube durante o ano de 2015 para montar um excelente time para o ano que vem. INFELIZMENTE vamos ter que aturar isso também.
    ESPERO ESTAR MUITO, MAS MUITO ERRADO MESMO.

    Ps2.: EURICO vs ROBERTO, EURICO vs BRAND, EURICO vs ROBERTO MONTEIRO = PT vs PSDB
    Estão levando o VASCO e o BRASIL a patameres de merda
    _____
    Tire 14 pontos do time do Bandeira de Melo, modelo pra você. O Flamengo estaria rebaixado.

    Suas opiniões sobre política de clubes, nomes, etc…, quem você queria que assumisse, quem você acha isso ou aquilo não tem importância alguma no contexto de que o Vasco foi garfado em 14 (CATORZE) pontos pela arbitragem no campeonato, o que é um recorde.

    E é muito engraçado você ver seu time garfado em 14 pontos e inundar de teses a respeito da direção do Vasco.

    O resumo do Vasco no ano foi este:

    1 – Foi Campeão Estadual após 12 anos
    2 – Venceu uma decisão contra o Botafogo após 50 anos
    3 – Venceu quatro vezes no ano o Flamengo
    4 – Foi o rei dos clássicos no Rio
    5 – Contratou o melhor jogador do Rio de Janeiro em atividade atualmente
    6 – Montou o CAPRRES e o desenvolve mais ainda, com parceria da Brahma
    7 – Está com os salários em dia, diferentemente do Campeão Brasileiro, Corínthians
    8 – Transformou em dívidas de longo prazo boa parte dos 100 milhões de dívidasde curto prazo mas também cumpriu os acordos firmados
    9 – Voltou a conservar seu patrimônio (Nova concentração, onde só havia entulho, abertura do Parque Aquático, em obras, reforma do ginásio com ajuda dos vascaínos, como você, claro)
    10 – Voltou a vencer uma regata no Remo após seis anos
    11 – Voltou a conquistar o Campeonato Carioca sub 17, após 15 anos.
    12 – Voltou a obter títulos em outros esportes olímpicos e pan-americanos
    13 – Somou 55 pontos no Campeonato Brasileiro, considerando cumprimento às regras do futebol pelos responsáveis em aplicá-las.
    14 – No returno o clube somou 39 pontos, pelas regras do jogo, transformando-se esta, disparada, a maior reação de um clube grande na história do Campeonato Brasileiro em dois turnos no modelo atual.

    Não tem a menor importância se você apoiou a volta do Eurico ou deixou de apoiar. O importante foi o que o Vasco realizou em 2015, aliás, entre dezembro de 2014 até aqui.

    Uma tunga de 14 pontos não te afrontar mostra claramente que após erros pontuais cometidos e aqui explicitados você ficou refém deles. E mesmo nessa fase dos erros, caso não nos tungassem três pontos (dos 14) o Vasco terminaria em 16º lugar.

    E não precisa dizer que no ano que vem o Flamengo vem mais forte e blá, blá, blá. Não é porque o presidente sabe gerir. Vem forte porque assim a imprensa faz ser o Flamengo ano a ano, mesmo quando o termina de quatro.

    Sérgio Frias

  16. Apenas para me antecipar aos fatos novos surgidos nas últimas horas, os quais certamente serão objeto de textos aqui no Casaca:

    Se um clube contrata vários jogadores sob a promessa de pagar altos salários, mas não paga, então está se valendo de uma vantagem indevida. Joga todo um campeonato com jogadores caríssimos, levando vantagem sobre aqueles que cumpriram a lei e, por isso, mantiveram elencos mais modestos, tendo desvantagem.

    No caso do Vasco, além disso, houve 14 pontos usurpados descaradamente, por meio de erros de arbitragem absurdos, cometidos em tal quantidade e em tal desproporção em relação aos erros cometidos contra seus adversários, que chegam a constituir uma total impossibilidade física e lógica, restando como única explicação a atuação de forças ocultas no sentido de conduzir deliberadamente os resultados dentro e fora de campo.

    Deixar de defender os próprios direitos, legitimamente estabelecidos com base nas leis vigentes e editadas pelo Parlamento democraticamente eleito pelo povo, constituiria um ato imperdoável de covardia e de suicídio moral. Cumpram-se as leis e a Constituição.

  17. Prezados,

    Se o próprio Eurico entregou as armas, já não adianta mais ficar aqui chorando o leite derramado.

    Cá entre nós, o rebaixamento não foi só culpa da arbitragem. O time era fraco, ista está claro, o técnico que substituiu o Doriva não acertou e pelo visto fez com que os jogadores entregassem.

    E mesmo com isso tudo, se não tivéssemos perdido para o Figueirense e o Coritiba com gols nos últimos instantes, o que daria apenas 1 ponto a cada um e dois pontos para o Vasco e empatado com o Joinville em pleno Maracanã, que seriam mais 2 pontos estaríamos fora deste embrólio.

    O Vasco efetivamente tem que mudar e se modernizar. Tem que partir para o exterior, buscar parcerias com outros clubes, patrocínios mundiais. Buscar confrontos mesmo que amistosos internacionais para divulgar a marca Vasco. Agora na segunda divisão, o Vasco tem que investir sim em jogar fora do Rio. Nestas Arenas de Manaus, Natal, Pernambuco, Campo Grande, Cuiabá e levar junto uma loja virtual, o programa de sócio torcedor para conquistar novos sócios e consumidores de materiais do Vasco, abrir os treinamentos para estas torcidas, cá entre nós treino secreto não serve para porra nenhuma. Quando o Vasco tinha time ganhava até sem treinar.Eu sou sócio serie Bronze e não recebo o boleto este mês, como eu quantos não receberam, vou ter que ir a São Januário resolver, eu irei, mas quantos irão?
    Reinventar as categorias de base e parar de trazer jogadores que não agregam nada. No meu entendimento é melhor ser rebaixado investindo num Kaiser, num Pet e em muitos outros do que aturar Riascos, Herrera, Leandrão e outros que lá estão

    Tem que acabar e apresentar a auditoria, custe o que custar e por fim encontrar um novo “Eurico” para dar plantão na FERJ, na CBF, na COMENBOL e na FIFA para cuidar da política externa do clube.

    Eu sei que devo ser sonhador, mas com certeza não sou o único.

    Saudações Vascaínas.
    ______
    Alguém aqui está chorando pelo leite derramado?

    Quando o leite ainda estava dentro da vaca nós alertamos (Goiás 3 x 0 Vasco – 22/08/2015).

    Dali por diante foram inúmeras matérias a respeito, semanais (no mínimo) a partir de setembro.

    A dimensão do ocorrido contra o Vasco é um recorde e o único motivo pelo qual o Vasco não terminou o campeonato com 55 pontos na tabela.

    É sonho imaginar que o torcedor vascaíno pense em se revoltar com isso, ou o pesadelo de tugas escrachadas prevalecerá?

    Curioso que em todo o período de Eurico Miranda no Vasco o clube jamais tenha ganho um campeonato por tungas a seu favor e o torcedor entenda que um novo Eurico resolveria os problemas, uma vez que a questão específica da arbitragem nunca foi resolvida pelo Vasco satisfatoriamente.

    O grande erro está na análise equivocada feita.

    Os campeonatos ganhos pelo Vasco entre 1986 e 2008 e em 2015 não possuem máculas, mas a mídia teima em apresentá-las.

    Dois dias após a sequência de tungas, o torcedor simplesmente diz bola pra frente? Não inunda a mídia com a sua revolta? Entende que 19 erros capitais contra o Vasco e um a favor (para o Globoesporte.com dois é normal????

    Não ter um ponto de benefício por qualquer equívoco de arbitragem e 14 contra é normal?

    O mesmo torcedor que saiu enlouquecido após a perda do título para o Flamengo no ano passado, cuspindo marimbondo, fazendo faixa, indo às mídias sociais, simplesmente deixa pra lá ser tungado em 14 pontos, mesmo sabendo que Chapecoense (7), Figueirense (4), Avaí (4) e até mesmo o lanterna Joinville (1 ponto) foram todos ajudados na balança de erros e acertos de arbitragem. Mesmo sabendo que o Goiás terminou a competição com 3 pontos a mais no balanço e o Coritiba com apenas um ponto a menos? É sério mesmo que não há revolta porque a mídia mandou o torcedor vascaíno olhar para os próprios erros e ignorar as tungas?

    É a mesma mídia que o torcedor vascaíno diz ser contra o clube?

    Eu não estou sonhando, meu caro. Estou acordadíssimo e vendo como a torcida do Vasco está aceitando uma situação imposta a ela, fora das regras do jogo sem ao menos se revoltar contra isso. O caminho se abre a mais e mais prejuízos que serão postos na conta do Papa até para que não se diga o óbvio.

    Foi a maior reação da história do Campeonato Brasileiro. Sem os erros de arbitragem o Vasco teria somado 39 pontos no returno, dois a menos que o Corínthians. Jogando bem, tendo o craque da galera no campeonato, com salários em dia e um time que após a partida contra o Internacional-RS enfrentou a todos de igual para igual não cabe qualquer indagação quanto à pontuação do Vasco que não seja em função das arbitragens, escandalosamente contrárias ao Vasco no returno.

    Sérgio Frias

  18. Os VASCAÍNOS ( Eu me REFIRO aos que são Os GENUÍNOS, LEGÍTIMOS e aos VERDADEIROS), devem abraçar essa LUTA, porque historicamente citando isso, o nosso DESTINO, o nosso papel sempre foi esse ! A de ENFRENTAMENTO, de LUTAS travadas contra uma mídia poderosa, SUBJUGADORA e DOMINANTE uma luta DESIGUAL, mas na qual a COMBATEMOS por várias DÉCADAS e por várias gerações de VASCAÍNOS, e esses sim, deveriam abraçarem e se juntar aos CASAQUISTAS!

    Tem um ditado NIPONICO que diz o seguinte: A UNIÃO das FORÇAS é como uma flecha que se a gente pegar essa flecha e tentar partir ao meio é sempre mais fácil, mas se tentarem quebrar várias flechas juntas se torna mais difícil de partir ao meio porque se tornara mais ROBUSTO e RESISTENTE a ponto que será mais difícil a tentativa de quebra-la ao meio!

    Existem várias redes sociais como a Facebook, Twiter, What Apps, é UM DEVER NOSSO de se juntar ao nosso GRUPO ,antes que um dia a Flapress, PiG, Venus platinada, CBF, CONAF, STJD nos transformem em um Bangú ou no América-RJ !

  19. 1- Gostaria muito que o Vasco observasse um fator, um dos motivos da nossa queda foi a ausencia de Martin Silva servindo a selecao. O mesmo problema acontecera em 2016 pois o Uruguai disputa a eliminatoria para a copa do mundo,logo Martin estara ausente em varios jogos do Vasco. Jordi estarar preparado para assumir o posto?
    2-Pelo amor de Deus nao liberem o Bruno Gallo , nao pensem que ele e primeiro o segundo volante o cara produz muit bem na meia esquerda. Apos ser sacado da equipe do Vasco contra o Curitiba o Vasco perdeu o meio de campo e nao jogou mais nada.Portanto sera um tremendo meia esquerda para o Vasco no ano de 2016.
    3- O futebol do Matheus Vital apresentado em campo contra os curitibanos me encheu de esperanca para o futuro do Vasco . Pois pelas seuas caracteristicas o Vasco pode jogar no esquema 4-5-1 com ele em campo.Meu meio de campo seria. Um cabeca de area, um segundo volante, Nene, e Bruno Gallo com o Matheus Vital formando o quinteto de meio de campo, e apenas um atacante , minha preferencia seria Marcusuel que estar barrado no Atletico Mineiro.. Seria um meio de campo envolvente e um ataque rapido com Vital e Marcusuel pois sao rapidos.
    4- O Vasco precisa de um segundo volante rapido com caracteristicas como Paulinho do flamengo, acho que foi dispensado , Elias, Paulinho que foi do Corinthians, pois estes jogadores tambem sabem chegar na area do adversario.
    5- Apesar de termos ganhos partidas com Andrezinho e Nene juntos no time formando o meio de campo , ficamos desprotegidos em contra ataques dos adversarios. Quem observou o jogo contra o Curitiba Bruno Gallo faz melhor funcao de meia esquerda pois volta rapido para ajudar a defender o setor esquerdo, fechando melhor aquele setor.
    6- As partidas na serie B serao mais cansativas, Julio Cesar estara bem fisicamente para os jogos duros e cansativos com varias viagens distantes?
    7- Volto a inisistir o flamerda de Oswaldo Oliveira nao exergou o Paulinho , ele seria muito util ao Vasco . Um cabeca de area que pode ser o Serginho( eu preferiria um do tipo de Ralf do corinthians) Paulinho Nene e Bruno Gallo, Matheus Vital e um atacante
    Quero agradecer a equipe casaca que ao longo do ano me permitiu expressar minhas opinioes mesmo eu estando fora do topico em pauta. Tambem por todas as lutas em favor do Vasco.
    Quero agradecer aos jogadores que honraram a nossa camisa que por sinal contra o Curitiba estava muito linda , e um orgulho ser vascaino. Quero agradecer ao Dr. Eurico de ter lutado para impedir a queda, mas por varios motivos aconteceu ,e para mim o principal foi os ” equivocos das arbitragens.
    Mas melhores dias virao e o Vasco voltara mais forte que nunca.
    Ecio Silva

  20. ESSA LEI DE AGOSTO TEM QUE SER CUMPRIDA!!! PERDER OS PONTOS E SER REBAIXADO PARA A SÉRIE B. COM A PERDA DOS PONTOS HAVERÁ NOVA RECLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE A.

    QUERO OS 14 PONTOS DO MEU VASCO ROUBADO ESCANDALOSAMENTE E QUERO A NOVA RECLASSIFICAÇÃO E O REBAIXAMENTO DOS CLUBES QUE NÃO CUMPRIRAM A LEI.

    TUDO IRREGULAR E DESONESTO E AINDA VÊM JORNALISTAS E OS DONOS DO FUTEBOL CAFAJESTE FALAR BESTEIRA?

  21. CASACA E VASCAÍNOS FIQUEM DE OLHO QUE A LAMA VAI COMEÇAR A ESCORRER.

    QUEREMOS QUE A LEI DE AGOSTO DESTE ANO SEJA CUMPRIDA. QUEREMOS NOVA RECLASSIFICAÇÃO E QUEREMOS OS NOSSOS 14 PONTOS.

  22. Em algumas partidas ficou claro erro da arbitragem, outras nem tanto e em outro contexto alguns erros foram a nosso favor, contra outros times Os times de Santa Catarina foram beneficiados? acredito que sim, mas não (exclusivamente) para prejudicar ao Vasco. Agora, certas brigas de bastidores repercutiram sim, e aí pode ter havido uma recomendação do tipo, se tiver dúvidas, marque sempre a favor dos catarinenses… até porque, alguem pode virar presidente da Federação… No mais, concordo que precisa haver um melhor planejamento. Ficar chorando não vai dar em nada. Tem que planejar muito e entrar 2016 com um time montado. Se tem mais de 40 jogadores, analisem e fique com 20, 22. Os juvenís e juniores são nossos… não vai custar nada. E aí teremos o complemento barato e em alguns casos 1 só substituiria 3 ou 4 tipo Bernardo, Leandrão, Ney, Lucas, Jean Patric, Bruno Teles, Crsiano, Marlon,etc etc. Com relação aos velhinhos, tipo Guinazu, fica o agradecimento pela raça e lealdade a Cruz de Malta, mas, já teram o que tinha de dar.
    _____
    Em 24 partidas não houve erros de arbitragem contra o Vasco. Numa delas, inclusive houve um erro a favor do Vasco (o único capital, embora você tenha pluralizado). Para o Globoesporte.com não houve também um pênalti marcado a favor do Vasco na derrota de 3 x 0 para a Ponte Preta, em São Januário (desperdiçado por Gilberto). O outro lance, pontuado por nós, foi o pênalti cometido por Luan sobre Dudu, do Figueirense, aos 26 minutos do 1º tempo.

    De qualquer forma, tanto numa partida quanto na outra, o Vasco perdeu o jogo e, portanto, o erro considerado por nós e o erro considerado pelo Globoesporte.com não influíram na pontuação do Vasco nem na de seu adversário, por conseguinte, nas respectivas partidas.

    Em seis partidas houve erros capitais contra o Vasco, mas que não influenciaram no resultado.

    Vasco 1 x 0 Avaí – Um gol mal anulado do Vasco marcado por Gilberto em passe de Jhon Clay, considerado em impedimento no lance, mas que na realidade se encontrava em posição legal.
    Goiás 3 x 0 Vasco – Um pênalti mal marcado contra o Vasco e expulsão exagerada de Jorge Henrique (lances que definiram a partida aos 19 minutos do 1º tempo praticamente, pois antes da marcação do pênalti o Goiás já vencia por 1 x 0).
    Internacional-RS 6 x 0 Vasco – Terceiro gol do Internacional adveio de falta do atacante Lisandro Lopez sobre Christiano.
    Vasco 2 x 0 Atlético-PR – Pênalti sobre Rodrigo aos 15 minutos do 1º tempo, cometido por Kadu, zagueiro do Atlético, não marcado pela arbitragem.
    Vasco 2 x 1 Sport – Gol mal anulado de Serginho aos nove minutos do 1º tempo.
    Vasco 1 x 0 Santos – Pênalti em Andrezinho, cometido por Ledesma aos 20 minutos do 1º tempo, não marcado.

    Agora vamos aos erros que somados tiraram 14 pontos do Vasco no Campeonato Brasileiro em outras oito partidas:

    Vasco 1 x 1 Internacional-RS (2 erros seguidos um do outro em lances diferentes)

    Pênalti sobre Guinazu, cometido por Nilton (INT) não marcado, aos 15 minutos do 2º tempo.

    Pênalti sobre Gilberto, cometido por Paulão (INT) não marcado, aos 16 minutos do 2º tempo.

    O placar em ambas as ocasiões era de 1 x 0 para o Internacional.

    Vasco: – 2 pontos.

    Sport 2 x 1 Vasco – Pênalti cometido sobre Gilberto em cotovelada de Dutra aos 20 minutos do 2º tempo. No lance Gilberto teve que sair de campo com o rosto sangrando. O placar era de 1 x 1

    Vasco: – 1 ponto

    Vasco 1 x 2 Atlético-MG – Falta cometida por Leandro Donizete em Jorge Henrique aos 42 minutos do 1º tempo a seis metros da área do Atlético-MG. Com a não marcação o Atlético partiu para o contragolpe e Dátolo marcou o segundo gol da equipe mineira na sequência do lance. O placar era de 1 x 0 para o Atlético.

    Vasco: – 1 ponto

    Cruzeiro 2 x 2 Vasco (2 lances capitais)

    Aos 36 minutos do 1º tempo, Bruno Rodrigo do Cruzeiro cometeu falta por trás em Herrera, quando o atacante avançava para a direção do gol e o árbitro não aplicou o cartão amarelo sobre o atleta, que seria o segundo e ensejaria a expulsão do jogador. O placar era de 1 x 1 na ocasião.

    Aos 10 minutos do 2º tempo, Willians, volante do Cruzeiro, meteu a mão na bola dentro da área cruzeirense, na cara do árbitro, e este não marcou a penalidade. O placar era de 2 x 1 para o Cruzeiro na ocasião.

    Vasco: – 2 pontos.

    Avaí 1 x 1 Vasco (2 erros capitais):

    1 – Pênalti não marcado de Nino Paraíba sobre Jorge Henrique aos 46 minutos do 1º tempo. O placar era de 1 x 0 para o Vasco.
    2 – Pênalti mal marcado a favor do Avái, supostamente cometido por Madson aos 28 minutos do 2º tempo. O toque com a mão na bola ocorreu fora da área. O pênalti foi desperdiçado. O placar era de 1 x 0 para o Vasco.

    Vasco: – 2 pontos

    Vasco 1 x 1 Chapecoense (2 erros capitais):

    1 – Pênalti mal marcado para a Chapecoense por suposto toque de mão de Rodrigo, dentro da área vascaína aos 40 minutos do 2º tempo. No lance o braço de Rodrigo está colado a seu corpo (o que por si só já não caracterizaria a penalidade) e a bola não bate nele. O placar era de 1 x 0 para o Vasco.

    2 – Pênalti não marcado a favor do Vasco, aos 42 minutos do 2º tempo em toque de mão do atleta Tiago Luís, que esticou o braço para alcançar a bola. O placar era de 1 x 1.

    Vasco: – 2 pontos

    São Paulo 2 x 2 Vasco

    1 – Pênalti não marcado a favor do Vasco aos 2 minutos do 2º tempo. No lance Julio dos Santos cabeceia em direção à pequena área e o zagueiro Luiz Eduardo, com o braço aberto, toca a bola com a mão e a desvia.

    2 – Gol ilegal do São Paulo validado aos 43 minutos do 2º tempo. No lance há um cruzamento da direita e o atleta Ganso, do São Paulo, comete falta sobre Bruno Gallo, não marcada pela arbitragem, embora o empurrão tenha sido claro e a dois metros do árbitro da partida.

    Vasco: – 2 pontos

    Coritiba 0 x 0 Vasco
    Pênalti não marcado sobre Nenè, após ser derrubado dentro da área na hora do arremate final por Leandro Silva (CTB). Lance ocorrido aos 4 minutos do 2º tempo.

    Pênalti não marcado sobre Rafael Silva, derrubado dentro da área por Juninho (CTB) aos 45 minutos do 2º tempo.

    Vasco: – 2 pontos.

    TOTAL: 21 erros capitais contra o Vasco e um a favor (na opinião do Globoesporte.com dois).

    Pontos ganhos pelo Vasco por benefícios de arbitragem: ZERO

    Pontos perdidos pelo Vasco por prejuízo de arbitragem: 14.

    Enquanto isso, na balança de erros e acertos da arbitragem, durante todo o campeonato, tivemos:

    Chapecoense – beneficiado em 7 pontos
    Figueirense – beneficiado em 4 pontos
    Avaí – beneficiado em 4 pontos
    Goiás – beneficiado em 3 pontos
    Joinville – beneficiado em 1 ponto.
    Coritiba – prejudicado em 1 ponto.

    Sérgio Frias

  23. So responda-me isso, Sergio Frias: Era você o qual o Eurico Miranda se referia quando disse que ficou triste pois quris ir pra Siberia junto? Ia agarrado la com os dentes ne?!
    ____
    Claro que não. Ele se referia a você, pois de tanto mostrar-se incomodado com ele no fundo deve amá-lo. Freud explica.

    Sérgio Frias

  24. Prezado sérgio Frias,

    Sou tão vascaíno quanto você e apoio o Eurico tanto quanto você, mas quem deve fazer algo é o Eurico como Presidente do Vasco, portanto creio que você não entendeu nada que escrevi.

    Me desculpe mas não vou aqui ficar só escrevendo o que interessa a vocês, eu sou Vasco não sou nenhuma facção política do Clube. Provavelmente já tenha votado no Eurico para Presidente muito antes de você saber o que era isto, pois na primeira vez que ele foi candidato já votei nele, porque acredito que ele seja ainda o melhor que temos.

    Estou me despedindo aqui dos comentários, não os faço mais.

    Muito boa tarde
    _____
    Que bom que é Vasco e de nenhuma facção. Eu também não sou.

    Eu nasci Vasco e não em nenhuma facção. E desde que acompanho o Vasco vejo o mesmo contra o Vasco.

    Digo e repito, para o bem do Vasco:

    O Vasco foi roubado no Campeonato Brasileiro em 14 pontos e este é o motivo de não ter somado 55 pontos. Não há outro. A partir da discussão do porquê fez apenas 56 pontos podem ser citados vários. Fica a critério de cada um.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a decisão do Campeonato Carioca de 1944. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a decisão do Campeonato Carioca de 1948. O adversário usou de meios torpes para entorpecer o time do Vasco.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o Torneio Rio-SP de 1950. Na partida que, na prática, definiu o título, contra o Corínthians, em São Paulo, fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para as duas partidas semifinais da Copa Rio de 1951. Fomos tungados em ambas.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a decisão do Torneio Rio-SP de 1952. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a última partida do Torneio Rio-SP de 1953, quando poderíamos conquistar o título, caso vencêssemos o Santos na Vila Belmiro. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a partida contra o Botafogo, que daria o título do Campeonato Carioca de 1958 ao Vasco, no supercampeonato. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a decisão do segundo turno do Campeonato Carioca de 1973. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o primeiro jogo do triangular final do Campeonato Carioca de 1973. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o primeiro jogo do triangular final do Campeonato Carioca de 1975. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a partida Vasco x América do Campeonato Carioca de 1977, única derrota do time na competição. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o primeiro jogo da semifinal contra o Guarani em 1978. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o primeiro jogo do quadrangular de 1980 (terceira fase do Campeonato Brasileiro), que levaria o vencedor às semifinais da competição. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a decisão do estadual de 1981. Um ladrilheiro invadiu o campo e freou a reação do Vasco e não me interessa se o Flamengo jogava melhor ou tinha melhor time. Fomos prejudicados com tal atitude.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o primeiro jogo das oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1982. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a última rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, em 1986. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o último jogo da decisão do estadual de 1986. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a disputa do quadrangular que daria uma vaga à decisão do Campeonato Brasileiro em 1992. Fomos tungados em três dos seis jogos previstos.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para os jogos contra o Flamengo no Campeonato Carioca de 1992 (turno e returno), quando fomos campeões invictos. Fomos tungados em ambos.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca de 1993. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento do Vasco na única derrota sofrida no Estadual de 1994 contra o Flamengo, já no quadrangular final da competição. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a disputa da partida decisiva contra o Botafogo para a vaga na decisão da Taça GB de 1995. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a disputa da última rodada do segundo turno (Taça Rio) do Campeonato Carioca de 1996, que deu o título invicto de Campeão Carioca Invicto ao Flamengo. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o Campeonato Brasileiro de 1998. Não nos classificamos para os play-offs porque fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a primeira partida da decisão do Campeonato Carioca de 1999. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a primeira partida da melhor de três contra o Vitória-BA em 1999, nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a decisão do Mundial em 2000. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o 2º turno (Taça Rio) do Campeonato Carioca de 2000. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a primeira partida da decisão do Campeonato Carioca de 2000. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a segunda partida do Campeonato Carioca de 2000. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a finalíssima do Campeonato Carioca de 2001. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a partida contra o Boca Juniors-ARG, disputada na Argentina, que eliminou o Vasco da Copa Mercosul, ainda na primeira fase. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o Campeonato Brasileiro de 2001. Não chegamos aos play-offs porque fomos tungados num total de 10 pontos.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a partida contra o Corínthians, válida pela última rodada do Torneio Rio-SP, na qual a vitória daria a vaga ao Vasco para as semifinais da competição. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2002. Não chegamos aos play-offs porque fomos tungados num total de 8 pontos.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a partida contra o Americano, de Campos, única derrota do Vasco no Campeonato Estadual de 2003. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para as duas finais contra o Fluminense no Campeonato Carioca de 2003. Fomos tungados em ambas.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para disputa do jogo de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil de 2003 contra o Cruzeiro. Não levamos a disputa para a decisão por pênaltis porque fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o Campeonato Brasileiro de 2003. Chegamos em 17º e não em 14º. porque fomos mais tungados que favorecidos em 6 pontos.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca de 2004. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca de 2004. Fomos mais prejudicados que favorecidos pela arbitragem na partida, logo tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o Campeonato Brasileiro de 2004. Chegamos em 16º e não em 13º lugar porque fomos mais tungados que favorecidos em 6 pontos.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a semifinal da Taça Rio de 2005, segundo turno do Campeonato Estadual daquele ano, contra o Fluminense. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o Campeonato Brasileiro de 2005. Chegamos em 12º e não em 8º lugar porque fomos mais tungados que favorecidos em 5 pontos.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o Campeonato Brasileiro de 2006. Chegamos em 6º e não em 4º lugar (classificados para a Taça Libertadores) porque fomos mais tungados que favorecidos em 7 pontos.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a partida semifinal da Taça GB de 2008, primeiro turno do Campeonato Carioca, contra o Flamengo. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a segunda partida semifinal da Copa do Brasil de 2008 contra o Sport. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para as oito primeiras partidas do Campeonato Brasileiro de 2008. Fomos mais tungados que favorecidos em 3 pontos no decorrer delas.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a segunda partida da semifinal da Copa do Brasil de 2009. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a partida semifinal do segundo turno (Taça Rio) do Campeonato Carioca de 2010. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o Campeonato Brasileiro de 2011. Fomos vice-campeões e não campeões porque mais tungados que favorecidos em 8 pontos.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a segunda partida das quartas-de-final da Copa do Brasil 2013, diante do Goiás, no Maracanã. Fomos tungados e em virtude disso não avançamos à fase semifinal da competição.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para a finalíssima do Campeonato Carioca de 2014. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o segundo jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2015 contra o Flamengo. Não vencemos a partida porque fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil 2015, diante do São Paulo. Fomos tungados.

    Não me interessa saber como foi o planejamento para o Campeonato Brasileiro de 2015. Terminamos em 18º e não em 8º porque fomos tungados.

    E outros assuntos menores, como quem era o técnico, a contratação A ou B foi boa ou não, em que estádio jogou, o time era ruim ou não, nenhuma delas justifica a tunga.

    Agora, em plano secundário interessa a todos saber o que houve para acontecer isso ou aquilo em partidas limpas.

    Numa decisão de campeonato, vaga, numa partida decisiva qualquer, usa-se a desculpa de que o erro é inerente ao ser humano e tal e numa disputa em pontos corridos usava-se a desculpa que erros de arbitragem são compensados para o mesmo clube durante a competição. Falso como uma nota de treis quando o assunto é Vasco.

    No fundo o grupo com o qual comunga opiniões a este respeito, achando você estar dando sua sagrada e lídima opinião, porque tem bom senso, não é influenciado por ninguém e sabe enxergar as coisas, sem fanatismo, sem posição política, etc… é aquele contrário ao Vasco, que não reverbera o óbvio porque não é de interesse dele fazê-lo, embora saiba (muito melhor que você) o que ocorreu com o Vasco no Campeonato Brasileiro 2015, a ponto de pressionar árbitros e auxiliares com matérias tendenciosas e dizeres levianos para que conseguissem os bocudos seus objetivos ao fim do campeonato.

    Na sua vida pessoal quando o descumprimento da lei o afronta você certamente não vê em si próprio o motivo pelo qual tal descumprimento é feito contra você. O abomina, creio eu. Mesmo que não tenha como reagir porque vindo de quem deveria ser justo.

    Mas quando o assunto é Vasco, o prejuízo tem de ter outra justificativa. Há de ser algo que o Vasco fez errado para poder justificar a tunga.

    Já disse aqui que tudo pode ser contestado em relação ao Vasco por não ter somado mais de 55 pontos na tabela. Menos que isso a culpa é exclusiva, clara, nítida, irretorquível, inquestionável da arbitragem.

    E desde que o futebol é futebol é ela que pode sim decidir o destino de um clube na competição. O que jamais havia sido visto na história do Vasco era o quantitativo de tungas numa mesma competição, pois nesta todos os recordes foram batidos.

    Você escolheu ser Vasco tanto como eu escolhi. Depois disso as diferenças se dão sem que ninguém possa quantificar se alguém é mais ou menos Vasco que ninguém, pela abstração disso.

    E só para encerrar, nós pontuamos os erros e auxiliamos, dentro do espaço que nos foi dado, para o conserto deles. Mas sabemos que nada dá o direito de tungarem o Vasco em 14 pontos, independentemente de qualquer coisa. Foi um acinte contra o Vasco e seus torcedores. Aos que são mais ou menos Vasco, dependendo de abstrações e visões individuais.

    Sérgio Frias

  25. Eu fico aqui pensando…
    Quantos bovinos vieram aqui encher o saco do paciente Sergio Frias, descendente de Jó?
    Curioso, esses ruminantes nada exigiam do MUV e do Dinamite, mas vem cobrar do Eurico atitudes na defesa do clube.
    Começo a crer que os filhos de vaca, lá no fundo, mas bem no fundo, quase no intestino fino, são mais euriquistas do que nos, sabem que somente ele é capaz de encarar o bicho do mal platinado.
    Todos, sem exceção, fazem parte de uma manada do mal, estourada a perseguirem quem a mídia mandar, se humanos fossem, seriam coveiros.
    Não deve ser fácil para eles terem a mãe chamada de vaca tendo seus peitos manipulados diariamente para extrair-lhes o líquido que os deixam famintos.
    BOVINO É PIOR QUE MULAMBO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *