HistóriaSem categoria
0

Em jogo-símbolo da conquista da Taça Rio 1988, Vasco vence Goytacaz em Campos por 2×1 e começa reação espetacular

 

O Vasco começou o estadual de 1988 em busca da conquista do bi-campeonato, e após perder a chance de vencer a Taça Guanabara ficando apenas 1 ponto atrás do Flamengo, teria que ir com tudo pelo título da Taça Rio e consequentemente, garantir sua vaga na grande final.

Porém, o início da caminhada cruzmaltina no 2º turno, foi tempestuoso. Após um início irregular, com más atuações em duas vitórias (2 a 0 no Volta Redonda e 1 a 0 no Friburguense) e a perda de 3 pontos para clubes menores (derrota para a Cabofriense fora de casa por 1 a 0 e empate em São Januário em 0 a 0 com o Americano), só restava ao Vasco, vencer o Goytacaz fora de casa na 5ª rodada, para não deixar o Fluminense, então com 4 vitórias e 1 empate, disparar na liderança.

A imprensa inclusive já tratava a vitória como fundamental para o Vasco não entrar em uma crise:

Capturar

Apesar da dificuldade histórica em vencer os clubes campistas em seus domínios, o Vasco conseguiu os 2 pontos necessários para se manter vivo na competição.

O jogo foi tenso, com direito a jogador expulso por peitar o árbitro e torcedor invadindo o gramado:

“O Vasco sabia que somente a vitória interessava. Não só para manter as esperanças de conquistar o segundo turno como para afastar a crise por causa da campanha apenas regular na Taça Rio. Ontem à noite, no Estádio Ari de Oliveira e Souza, em jogo tumultuado, inclusive com invasão de campo e sem que o juiz desse 5 minutos de descontos — para não beneficiar o infrator por causa da paralisação na cobrança de pênalti contra o time da casa —, o Vasco derrotou o Goytacaz por 2 a 1, deu um passo importante para atingir o objetivo e agora tem sete pontos ganhos.

Com menos de 30 segundos de jogo, falta contra o Goytacaz; com 10 minutos, as faltas contra o time de Campos já chegavam a sete. Este foi o grande problema que o Vasco enfrentou até os 20 minutos. Depois, o Goytacaz percebeu que, além de perturbado com as seguidas paralisações, o Vasco também tinha problemas de entrosamento — Henrique fez ontem sua primeira partida este ano, substituindo Romário, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, obrigando Lazaroni a improvisar Bismarck no comando do ataque.

Com isso, o Goytacaz começou a tocar a bola de forma objetiva. Mas passou a deixar o Vasco jogar. A partir dai, a partida ficou equilibrada e várias oportunidades foram criadas pelos dois times. Aos 45 minutos, depois de falta cobrada por Donato, Fernando fez 1 a 0. Aos 11 minutos do segundo tempo, quando outras oportunidades já haviam sido criadas, Henrique foi derrubado por Zé Paulo na área e o juiz marcou pênalti. Rodeado pelos jogadores do Goytacaz, Aloisio Viug expulsou Edinho, que o empurrou. Imediatamente, Viug pediu a presença do policiamento mas um torcedor, que invadira o campo, iludiu a vigilância dos policiais e conseguiu dar um pontapé no juiz, que revidou, dando-lhe Um soco no rosto.

Após a paralisação, Geovani bateu o pênalti e fez 2 a 0. Também de pênalti, cobrado por Zé Paulo, o Goytacaz fez 2 a 1, aos 35 minutos.”

Capturar2

Depois desta vitória, Vasco e Fluminense começaram a travar um duelo particular pela conquista da Taça Rio. O Vasco então com 7 pontos, brigava para alcançar o tricolor que tinha 9.

Na rodada seguinte, vitória do Vasco sobre o Porto Alegre ( 1 x 0 ) e vitória do Flu sobre o Bangu ( 1 x 0 ).

Na 7ª rodada, vitória do Vasco sobre o Bangu ( 2 x 0 ) e vitória do Flu sobre o Americano ( 3 x 1 ).

Na 8ª rodada, vitória do Vasco sobre o Flamengo ( 1 x 0 ) e vitória do Flu sobre o Goytacaz ( 3 x 2 ).

Porém, na 9ª rodada, a sorte de campeão começava a favorecer o cruzmaltino: os tricolores tropeçaram na Cabofriense ( 0 x 0 ), enquanto o Vasco vencia o América por 2 a 0.

A diferença tinha caído para apenas 1 ponto.

Na 10ª e penúltima rodada, empate sem gols entre Fluminense e Flamengo, e nova vitória do Vasco, dessa vez sobre o Botafogo ( 3 x 0 ).

Enfim, tudo igual.

A última rodada caprichosamente reservou o duelo entre as duas equipes, com o mesmo número de pontos na liderança: 17 cada.

O regulamento previa que no caso de empate, haveria um jogo extra. Então só a vitória interessava aos dois para evitar este novo duelo.

No fim, o Vasco acabou vencendo o eterno freguês tricolor por 2 a 1 , conquistando a Taça Rio e a vaga na final do Estadual.

O bi estava encaminhado. E a belíssima reação começou neste jogo de 21 de abril de 1988 contra o Goytacaz.

Outras vitórias do Vasco nesta data:

Vasco 9 x 2 SC. Brasil (Carioca 1926)

Vasco 4 x 0 São Cristóvão (Carioca 1940)

Vasco 1 x 0 Flamengo (Carioca 1971)

Vasco 2 x 1 América (Carioca Especial 1979)

Bangu 2 x 3 Vasco (Carioca 1996)

Vasco 3 x 2 Deportivo Táchira (Taça Libertadores 2001)

Vasco 3 x 1 Madureira (Carioca 2002)

Vasco 2 x 1 Corinthians-PR (Copa do Brasil 2010)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *