Sem categoria
0

Aconteceu em 30 de abril – Vasco derrota o Botafogo por 2 a 0 pelo Torneio Rio-SP de 1959

 

No dia 30 de abril de 1959, 0 Vasco derrotava o Botafogo de Nilton Santos e Garrincha em jogo válido pela 6ª rodada do Torneio Rio-SP de 1959, assumindo a 3ª colocação.  Os dois gols vascaínos foram marcados por Delem.

DOMINOU O VASCO
O Vasco dominou os trinta primeiros minutos do tempo inicial. Tendo em Sabará o seu homem mais perigoso, o ataque vascaíno usava as armações do médio Laerte para ir seguidas vezes à área do Botafogo. Apesar ter a bola nos pés durante quase todos os minutos do primeiro tempo, o Vasco não foi objetivo cm suas ações dentro da área adversária e, em contraste, o Botafogo o foi em poucos ataques, na maioria das vezes, explorando o jogo de Garrincha. Barbosa em duas vezes, repetindo sua boa atuação do jogo contra o Flamengo, salvou gols certos.

VIOLÊNCIA

Para conseguir deter o trabalho do ataque vascaíno, a defesa do Botafogo, com exceção de Nilton Santos, usou recursos violentos. No meio do campo, Ronald, na marcação de Roberto, foi quem mais abusou dos trancos e calços. A defesa do Vasco, com menos trabalho que a do Botafogo, esteve tranquila no primeiro tempo. Coronel e Barbosa foram os que tiverem mais trabalho, pois a maioria dos ataques dos botafoguenses vinha da direita, com Garrincha concluindo sempre da mesma maneira, com um centro de “abafa”, para o meio da área, onde Barbosa estava atento para corta-lo.

BOLAS NA TRAVE

Duas vazes a bola bateu nas traves, no primeiro tempo. Roberto, depois de receber bom passe de Sabará, aos 18 minutos, chutou na trave esquerda de Adalberto. A bola bateu de resvalo e saiu pela linha de fundo. A outra “chance” foi do Bota fogo, nos 29 minutos. Paulinho recebeu um passe de cabeça, de Macalé, e também de cabeça, tentou bater a Barbosa.  A bola chocou-se contra e travessão, mas, na volta, foi rebatida por Belini, para o meio do campo.

GOL EM RESPOSTA
Logo no inicio do segundo tempo, ao primeiro minuto, Quarentinha chutou uma bola, contra a trave de Barbosa. Em resposta, pouco tempo depois, aos 16 minutou , Delem ganhou ótimo passe de Roberto e, sem dificuldade alguma, chutou do lado esquerdo de Adalberto marcando o gol do Vasco.

Adalberto não demorou muito tempo cm campo, depois desse gol. Acusando uma contusão na coxa, o goleiro foi substituído por Ernâni, aos 10 minutos. Também Ronald, que no primeiro tempo fora o homem mais violento do campo, teve que sair de aos 25 minutos. sendo substituído por Paulistinha.

VASCO MELHOR

Sempre mais seguro dentro do jogo, o Vasco continuou a dominar o Botafogo no segundo tempo. Como acontecera na etapa inicial, as ações dos alvinegros no ataque, limitavam-se a “rushs” pela direita, com Garrincha .

OUTRAS MODIFICAÇÕES

Enquanto o Vasco fazia entrar Zé Henrique no lugar de Roberto aos 35 minutos, aos 39 o Botafogo substituiu Macalé por Amarildo. Foi nos 40 minutos, aproveitando um tiro de meta de Bar-bosa. que Delem, do cabeça, marcou o segundo gol do Vasco. Nesse tempo, o Botafogo estava inteiramente dominado em campo. Ate Coronel, desforrando-se de outros jogos, deu uma série de dribles em Garrincha, no lado esquerdo da defesa vascaína, fazendo a torcida vibrar. Ainda com a bola nos pés dos vascanos, o Juiz Eunápio de Queirós apitou o final da partida. 

DETALHES
Quadros: Vasco: Barbosa, Paulinho e Belini;  Russo, Laerte e Coronel; Sabará, Roberto (Ze Henrique), Delem (Pacote); Rubens e Pinga.

Botafogo: Adalberto (Ernani), Caca. Tome e Nilton Santos; Ronald (Paulistinha) e Pampolini; Garrincha, Macalé (Amarildo). Paulinho, Quarentinha e Zagalo.

A renda foi de Cr$ 1.106.183.00.

Outras vitórias do Vasco em 30 de abril:

Vasco 3 x 0 Mackenzie (Carioca – 2ª Divisão 1922)                                                                                                                         Volta Redonda 0 x 2 Vasco (Brasileiro 1978)
Vasco 1 x 0 Deportivo Táchira (Taça Libertadores 1980)
Entrerriense 0 x 3 Vasco (Carioca 1995)
Vasco 2 x 0 Madureira (Carioca 1998)
Madureira 1 x 3 Vasco (Carioca 2000)
Vasco 1 x 0 Bahia (Copa do Brasil 2003)
Treze 1 x 2 Vasco (Copa do Brasil 2014)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *