HistóriaSem categoria
0

O Vasco Hoje (13/06/1976) Com gol decisivo do jovem Luis Augusto, Vasco derrota o Flamengo e conquista a Taça Guanabara

No dia 13 de junho de 1976, o Vasco derrotava o Flamengo na final da 12ª Taça Guanabara na decisão por pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.

Assim descreveu o jogo Sandro Moreyra, cronista esportivo do “Jornal do Brasil”:

“Depois de empatar com o Flamengo nos noventa minutos normais de jogo. nos trinta a mais da prorrogação e ainda na primeira série da cobrança de pênaltis, o Vasco ganhou a Taça Guanabara e o primeiro turno, com um pênalti batido por um novato, o desconhecido Luis Augusto que marcou a vantagem decisiva, depois de Zico e Geraldo terem perdido os que bateram para seu time, com inexplicável displicência. A partida foi nervosamente disputada e quase sempre numa movimentação fora do comum. Começando com maior disposição. parecendo querer buscar o gol logo de inicio, o Vasco pressionou descendo em massa e obrigando o Flamengo a retrair-se em seu campo, com sua defesa um tanto desnorteada. Num desses ataques, uma bola foi centrado alta sobre a área, facilmente defendida por Cantarele e logo devolvida ao melo de campo. Inesperadamente, sem que ninguém entendesse, Rondineli deu uma cotovelada no rosto de Roberto, os dois dentro da área. Junto a cena, o arbitro Agoniar Martins não teve dúvida em apontar o pênalti, cobrado e convertido pelo próprio Roberto.

Eram sete minutos de jogo e a vantagem aumentou a superioridade do Vasco, não só por tranquilizar mais seu time, como por levar o Flamengo a um descontrole quase total. Se nesta altura o Vasco demonstrasse um pouco mais de audácia, fazendo avançar seu meio campo ao invés de recuar Roberto e descendo para o apoio os seus tímidos laterais, certamente teria decidido a partida, tais eram os erros do Flamengo. Com Zico sem nenhuma inspiração. Caio inútil, isolado numa extrema, Tadeu querendo acertar, indo a frente mas deixando de dar a devida cobertura à linha de zagueiros, e Luisinho a correr e chutar desordenadamente, o Flamengo somente contava com Geraldo tentando inutilmente dar ordem ao time. Sorte sua, porque o Vasco só com Dé na frente, não chegou a aumentar a vantagem.

No segundo tempo, porem, a situação melhorou e a partida ficou igual. Com Tadeu dando melhor proteção aos zagueiros. mais seguras também com a entrada de Dequinha no lugar de Jaime, o Flamengo foi aos poucos se aproveitando do recuo do Vasco e passou a realizar alguns ataques perigosos, despertando inclusive, a sua até então emudecida torcida. Luizinho por duas vezes lançado em excelentes condições. precipitou-se arrematando mal. O mesmo fez Dé do outro lado, num bom contra ataque.

Foi quando Zanata se machucou e teve de deixar o campo, coincidindo com a substituição de Calo por Edu. Se Luis Augusto — que acabou herói do jogo —não conseguiu manter o mesmo ramo de Zanata, Edu, movimentando-se mais, pouco depois criava uma situação de gol para Geraldo, que entrando pela direita chutou violentamente empatando o jogo. Dai em diante,os dois times trataram visivelmente de se pouparem para a prorrogação. Diminuíram o ritmo e quando foram para as outros trinta minutos, um e outro, temendo levar o gol fatal, preferiram deixar a decisão para os pênaltis.

E essa decisão foi uma das mais surpreendentes que se poderia esperar. Logo de inicio, Abel o primeiro a bater pelo Vasco, chutou mal e perdeu. Os do Flamengo — Junior, Zé Roberto, Tadeu e Toninho, acertaram todos. Bastava então a Zico, o ultimo a cobrar, converter para que o Flamengo fosse o campeão. Mas Zico no pior pênalti que já deve ter batido em sua carreira, chutou fraco, em cima de Mazaroppi. Roberto em seguida estabeleceu a igualdade. Para o desempate na segunda série, o Flamengo mandou Geraldo bater e ele, repetindo o chute de Zico, não deu mais do que um leve toque na bola, como se a tivesse atrasando para o goleiro, que a segurou sem o menor esforço. E aconteceu então a consagração de um jogador, que tinha sido um dos mais fracos durante a partida: Luis Augusto, que certamente a maioria de sua própria torcida não deveria saber quem era. Calmamente, ele colocou a bola na marca, esperou a ordem do juiz e bateu com absoluta classe, deslocando Cantarele e dando ao Vasco o titulo que, afinal fez por merecer por ter sido o responsável pelo que de melhor aconteceu nas duas horas que durou a decisão de ontem.”

Oldemário Toguinhó do mesmo JB, destacava o improvável personagem da partida, o jovem Luís Augusto:

jb09

Primeira capa do jornal “O Globo” do dia seguinte e a coluna do chargista Otélo:

globo01

globo02

Zanata, que saiu contundido para a entrada de Luis Augusto, fala sobre a preocupação com a entrada do jovem atleta e de sua atuação na partida:

globo05

O Globo (13/06/1976)

As atuações individuais da equipe cruzmaltina segundo o Jornal do Brasil:

jb06

Os melhores momentos da decisão:

A CAMPANHA:

VASCO 2 x 0 SÃO CRISTÓVÃO
VASCO 1 x 0 CAMPO GRANDE
VASCO 3 x 1 PORTUGUESA
VASCO 2 x 0 BONSUCESSO
VASCO 3 x 2 BANGU
VASCO 1 x 3 FLAMENGO
VASCO 2 x 0 VOLTA REDONDA
VASCO 4 x 0 GOITACÁS
VASCO 3 x 0 MADUREIRA
VASCO 0 x 0 FLUMINENSE
VASCO 0 x 0 AMERICANO
VASCO 2 x 1 AMÉRICA
VASCO 2 x 1 BOTAFOGO
VASCO 3 x 0 OLARIA

FICHA DA DECISÃO:

VASCO  l  X FLAMENGO  l
Local:   Maracanã;
Juiz:   Agomar  Mar­tins;
Renda: Cr$ 3 592 106,50;
Público: 133 444;
Gols:   Roberto  (pênalti)  6  do 1.° e Geraldo 22 do 2.°;
Cartão ama­relo:    Rondinelli,    Toninho,    Geraldo, Abel, Luisinho e Roberto
Vasco: Mazarópi, Gaúcho, Abel, Renê, Marco Antônio, Zé Mário, Zanata (Luís Augusto), Luís Fumanchu, Dé (Jair Pe­reira), Roberto e Luís Carlos
Flamengo:   Cantarele,  Toninho,  Rondi­nelli, Jaime (Dequinha), Júnior, Tadeu. Geraldo, Caio (Edu), Luisinho, Zico e Zé Roberto
*   Após  a prorrogação  de  30  minutos houve  cobrança de pênaltis.  O Vasco derrotou o Flamengo pela contagem de 5×4. Marcaram para o Vasco: Gaú­cho,   Luís  Fumanchu,   Zé   Mário,   Ro­berto   e   Luís    Augusto;   Abel   perdeu. Marcaram   para  o  Flamengo:   Júnior, Zé Roberto, Tadeu e Toninho. Zico e Geraldo perderam

Outras vitórias do Vasco em 13 de junho:

Vasco 6 x 3 Esperança (Carioca – 2ª Divisão 1920)

Vasco 1 x 0 Bangu (Carioca FMD 1937)

Bahia 2 x 4 Vasco (Amistoso 1948)

Málaga-ESP 0 x 2 Vasco (Amistoso 1963)

São Raimundo-PA 0 x 3 Vasco (Amistoso 1978)

CRB 0 x 3 Vasco (Amistoso 1985)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *