HistóriaSem categoria
0

O Vasco hoje (16/06/1993) Bicampeão incontestável

 

No dia 16 de junho de 1993 o Vasco empatava o 3º jogo da decisão contra o Fluminense e conquistava o bicampeonato estadual.

Assim o “Jornal do Brasil” descreveu os minutos finais e a comemoração da torcida vascaína num Maracanã com mais de 80 mil torcedores:

Aos 40 minutos do segundo tempo a torcida vascaína, que ficou boa parte do segundo tempo apreensiva, passou a gritar bicampeão. Quando o hesitante árbitro Daniel Pomeroy encerrou a partida, explodiu o grito de bicampeão. Um titulo merecido para um time que ganhou o segundo turno, somou o maior número de pontos ao longo da competição, teve o artilheiro e o melhor jogador do torneio e ontem jogou pelo regulamento. A festa vascaína se estendeu ao redor do estádio, não só com os gritos de “Vasco, Vasco” e “Bicampeão”, mas também com o tradicional “Casaca. casaca, a turma e mesmo boa, e mesmo da fuzarca”.

jb01

jb02

Bismarck, um dos maiores destaques da conquista do bi, mas que perdeu um pênalti na decisão, fala sobre o título:

Foi uma conquista sofrida. Terminado o jogo, ontem, no Maracanã, os jogadores do Vasco comemoraram o bicampeonato com um misto de alivio e euforia. Entre todos os jogadores, Bismarck era o mais exultante. O desconsolo causado pelo pênalti perdido cedeu lugar à explosão em forma de desabafo. Bismarck chorava muito e festejava aos berros: “O Vasco não merecia perder esse título. Nós lutamos muito pelo bicampeonato e ele veio com justiça. Perdi o pênalti, mas bateria de novo de fosse necessário. Sou bicampeão! Dedico o título a Jesus.” A alegria de Bismarck, carregado pelos companheiros e torcedores, contagiava. França, que consolara logo depois do pênalti, abraçou o apoiador chorando. A cena era acompanhada por dirigentes e torcedores que invadiram o campo. — Bismarck é o jogador que mais merecia este título. O pênalti que ele perdeu nos deu mais moral ainda para lutar em campo — desabafava França. O técnico Joel Santana, repetidas vezes chamado de burro pela torcida, comemorava o bicampeonato de maneira contida. Destacou a garra do time que, mesmo desfigurado, soube lutar para segurar o empate: — Só eu e o grupo sabemos as dificuldades que passamos para chegar ao titulo. Fomos criticados com exagero, mas soubemos responder à altura mesmo com o time desfalcado. Contra a vontade de muita gente, o Vasco é bicampeão estadual. Isso é que vai entrar para a história.

A campanha e os campeões estaduais de 1993. Na imagem abaixo, apenas um equívoco: o Vasco já havia vencido finais contra o Fluminense antes desta conquista.

Venceu o Torneio Início de 1931, o Torneio Municipal de 1946, a Taça Rio de 1988 e a Copa Rio 1992, todos em finais contra os tricolores.

globo02

Os melhores momentos do jogo:

Outras vitórias do Vasco em 16 de junho:

Vasco 2 x 1 Botafogo (Carioca 1929)

Vasco 10 x 0 Brasil-RJ (Carioca/Amistoso 1935)

*Como o Brasil-RJ abandonou o campeonato no meio da competição, o jogo ficou valendo apenas em caráter amistoso.

Vasco 2 x 1 Botafogo (Torneio Municipal 1938)

Vasco 3 x 0 Botafogo (Carioca 1940)

Vasco 4 x 2 Canto do Rio (Torneio Municipal 1948)

Ypiranga 1 x 3 Vasco (Amistoso 1948)

América-PE 0 x 3 Vasco (Amistoso 1949)

Athletic Bilbao-ESP 2 x 4 Vasco (Torneio de Paris 1957)

Bahia 1 x 3 Vasco (Amistoso 1960)

Vasco 3 x 1 Internacional-RS (Brasileiro 1974)

Vasco 3 x 1 Atlético-MG (Copa do Brasil 1994)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *