HistóriaSem categoria
2

Vitória e vaga na final do Rivadavia Corrêa Meyer no dia da volta de Ademir

 

Na tarde de 28 de junho de 1953 no Maracanã, o Vasco derrotava o Corinthians por 3 a 1 pela segunda partida da semi-final do Torneio Rivadavia Correa Meyer, classificando-se para a grande final, pois já havia vencido a primeira peleja por 4 a 2 no mesmo estádio.

“Ratificando as vitórias já obtidas sobre o Corinthians no torneio Rio-São Paulo no dia 31 de maio e na primeira semi-final do octogonal na tarde de quarta-feira última, o Vasco da Gama voltou a impor-se ontem ao campeão bandeirante pela contagem de 3 x 1. Com esse novo triunfo classificou-se o esquadrão cruzmaltino vencedor da série Maracanã das semi-finais, candidatando-se a decidir o titulo de campeão do torneio Rivadavia Corrêa Meyer com o vencedor da sede do Pacaembu, que acabou sendo ontem o São Paulo, na prorrogação. Como das vezes anteriores, a terceira vitória do Vasco sobre o Corinthians no curto espaço de um mês foi perfeitamente justa. Ainda que sem repetir a grande atuação do primeiro tempo da quarta-feira passada, o campeão carioca foi de um modo geral, mais team que o campeão paulista em quase todo o decorrer da luta. Apenas no início do segundo tempo, durante alguns minutos, é que o Vasco desnorteou-se um pouco permitindo que os bandeirantes exibissem unta certa supremacia territorial. Mas na metade do tempo o Vasco já se havia recuperado e consolidou o jogo até que surgiu o terceiro gol, quando então não mais deixou dúvidas quanto a nitidez do teu triunfo.”

O Globo (29/06/1953)

globo05

“Sem repetir a mesma soberba atuação de quarta-feira última, quando apresentou aos olhos de quantos compareceram ao Maracanã urna autêntica exibição de futebol, ainda assim pôde o Vasco, na tarde de ontem, repetir a proeza de derrotar o bi-campeão paulista classificando-se como um dos finalistas do Octogonal. Realmente, desta vez os cruzmaltinos não conseguiram apresentar aos olhos dos espectadores o mesmo jogo de conjunto — antes, pelo contrário, em certas ocasiões chegou mesmo a demonstrar certas falhas, principalmente em seu setor defensivo. No entanto muito, embora isso, o fato é que os campeões cariocas souberam sempre conduzir o “match” de acordo com as suas conveniências, fazendo gols nos momentos em que as oportunidades surgiam, ou ganhando tempo ao bloquear os avanços quando o Coríntians esboçou sua reação durante grande parte da etapa final.”

A Noite (29/06/1953)

noite01

Este jogo marcou o retorno de Ademir de Menezes aos gramados após mais de 2 meses parado devido a uma lesão no tornozelo. Sua última atuação pela equipe cruzmaltina tinha sido no dia 5 de abril no jogo contra o Colo-colo pelo Triangular do Chile, conquistado pelo Vasco.

“Quando Flávio Costa fez uma substituição na equipe do Vasco da Gama aos trinta e dois minutos da etapa derradeira, foi um verdadeiro delírio no Maracanã. Tratava-se de Ademir. O famoso artilheiro que desde o último Campeonato Sul-Americano de Futebol, realizado em Lima (obs: o correto é Santiago), se encontrava afastado das canchas, voltava a integrar o esquadrão de seu clube. Interveio em dois ou três lances, e demonstrou que dentro em breve, estará na sua melhor forma física e técnica, surgindo sempre como o maior perigo para as metas adversárias.”

A Noite (29/06/1953)

noite03 noite05

globo01

O Globo (29/06/1953)

globo03

O Globo (29/06/1953)

As atuações da equipe vascaína segundo o jornal “O Globo”:

atuaçoes

A ficha do jogo:

VASCO DA GAMA (RJ) 3 X 1 CORINTHIANS (SP)
Data: 28/06/1953
Torneio Octogonal Rivadávia Correia Meyer / Semifinais
Local: Estádio do Maracanã
Árbitro: Erik Westman (SUE)
Renda: 1.059.888,20
Gols: Maneca 15, Sabará 36/1º e Djair 35/2º; Carbone 32/1º
VASCO DA GAMA: Ernãni, Mirim e Bellini, Eli, Danilo e Jorge, Sabará, Maneca, Ipojucan (Ademir), Pinga e Djair / Técnico: Zezé Moreira Zezé Moreira
CORINTHIANS: Cabeção, Homero e Olavo, Idário, Julião e Roberto), Cláudio, Vermelho, Baltazar (Nardo), Carbone e Souzinha (Liquinho) / Técnico: Rato

Outras vitórias do Vasco em 28 de junho:

Estrela do Norte-ES 1 x 6 Vasco (Amistoso 1950)
Vasco 2 x 1 Bonsucesso (Carioca 1970)
Seleção de Ilhéus-BA 1 x 2 Vasco (Amistoso 1983)
Fortaleza 0 x 1 Vasco (Brasileiro 2003)
São Raimundo-AM 1 x 2 Vasco (Amistoso 2006)
Vasco 4 x 2 Ipatinga (Brasileiro 2008)
Vasco 1 x 0 Flamengo (Brasileiro 2015)

2 comentários sobre “Vitória e vaga na final do Rivadavia Corrêa Meyer no dia da volta de Ademir

  1. As foto-sequências estão aparecendo! Será que daria para melhorar um pouco a qualidade das fotos ou o problema é do jornal antigo?
    Dá-lhe CASACA! Hexa-campeões invictos e bi-mundial (53/57).

    1. A resolução da imagem está prejudicada. Pode tentar dar um zoom na imagem, mas não melhora muito.

      Abs e SV !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *