Notícias
0

Vasco encara o Santos (AP) na estreia da Copa do Brasil 2017

Vascaínos festejam o título da Copa do Brasil em 2011- Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br

De volta à elite do futebol nacional, o Vasco da Gama conheceu na manhã desta quinta-feira (15/12) seu rival na primeira fase da Copa do Brasil 2017. Em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, ficou definido que o Santos (AP) será o adversário do Gigante da Colina em sua estreia na importante competição. Campeão em 2011, o Cruzmaltino irá em busca do bicampeonato na próxima temporada.

A mudança no regulamento é a grande novidade da próxima edição da Copa do Brasil. Ao contrário dos últimos anos, incluindo 2016, os classificados nas duas primeiras fases serão definidos em jogo único. Na primeira, o mando de campo será da equipe pior colocada no ranking da CBF, com o time melhor rankeado tendo a vantagem do empate. Na segunda, a vantagem do resultado igual some e local do único jogo será definido através de um sorteio.

Nas fases seguintes, a fórmula de disputa volta a ser a tradicional, com a vaga sendo disputada em dois jogos e o gol fora de casa se transformando num dos critérios de desempate. A ordem das partidas também será definida em sorteio. A tabela será dirigida, com os clubes já conhecendo seus possíveis adversários, até a terceira fase. Os confrontos começarão ser definidos através de sorteio a partir da quarta fase.

As oito equipes classificadas para a Taça Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Grêmio e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão do Brasileiro da Série B (Atlético Goianiense) só começam a disputar a Copa do Brasil a partir da quinta fase, também conhecida como oitavas de final.

Superando o Santos (AP), o adversário cruzmaltino na fase seguinte será o vencedor do confronto entre Fast Clube (AM) e Vila Nova (GO). Avançando outra vez, o Gigante da Colina enfrentará Luziânia (DF), Vitória (BA), Anápolis (GO) ou Bragantino (SP). Na sequência da competição, conforme já relatado acima, os rivais serão conhecidos através de sorteio.

Diagrama dos confrontos da Copa do Brasil 2017:

image
Foto: Site Oficial da CBF

Texto: Carlos Gregório Júnior

Fonte: Site CRVG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *