ColunasSérgio Frias
27

Até…

Eu o conheci pela TV, falando Vasco, Vasco e Vasco em inúmeras discussões ali e acolá.

Eu o conheci pelo rádio, onde ouvia o que desejava ouvir, quase que como lhe dissesse para falar o que dizia, como se adivinhasse o que meu coração vascaíno queria ouvir.

Eu o conheci através dos jornais, com matérias por vezes sensacionalistas, noutros casos ácidas, falando dele como uma figura que cativava, mas também incomodava.

Eu o conheci ao vivo, lá pelos meus 18 anos e não vi barreira grande para falar com ele ou ter dele uma resposta direta e até simpática diante das minhas dúvidas ou preocupações daquele momento.

Quando meu pai me trouxe o adesivo de campanha, em 1985, eu o colei na minha janela e lá está ele até hoje, no mesmo vidro dela, no mesmo lugar, no quarto da hoje casa de minha mãe.

O que se dizia ali era muito sério, de difícil execução, quase impossível ocorrer na prática, mas eu, adolescente e acreditando nos sonhos de qualquer adolescente via como possível, plausível e emblemático: “Eurico 86 – O Vasco Acima de Tudo”.

Eurico perdeu as eleições, de forma estranhíssima na ocasião. O clube todo sabia o que ocorrera, mas ele não foi à Justiça, não foi expor o Vasco.

Deu lá algumas entrevistas e voltou para seus afazeres, certo de que o Vasco praticamente inteiro o queria dentro do clube.

Chamado a atuar como Vice-presidente de futebol, após quase 20 anos vivendo a política interna do clube, ele surgiu como um trator.

O Vasco mudou de patamar e aquilo que nem nos nossos mais belos sonhos juvenis seria plausível foi obtido.

Mas o que chamava a atenção, mais do que vitórias, títulos, alegrias era como havia apenas dois caminhos para os oponentes do Vasco. Admirá-lo ou odiá-lo.

O Vasco não passava desapercebido e quando desrespeitado tinha um leão a defendê-lo, com todas as armas possíveis e impossíveis de serem usadas para tal.

Colecionou inimigos e brigas em prol do clube, prejudicou-se pessoalmente, teve na família seu grande aparato, nos amigos e correligionários apoio, mas viveu entre injustiças contra si e ações odiosas de seus adversários.

Em tempos digitais mentiras e distorções se espalham pela rede, falar mal em maioria de alguém faz um monte de bobagens parecerem verdades e o trabalho feito por Eurico Miranda após seu retorno apoteótico à presidência do clube no final de 2014, até o fim de seu mandato, teve na distorção dos fatos a conclusão de que tudo aquilo feito de nada importava e era simples para qualquer outro executar.

O tempo demonstra o contrário, como a história recente do clube – sem ele gerindo o Vasco – também evidencia a grande distância entre aquele indefectível personagem e o resto.

No seu último ano de vida ativa no clube ainda ajudou no que pôde, aconselhou no que pôde, agiu como pôde. Enfim, fez o que pôde.

Um homem que por décadas não passou anônimo na multidões qualquer lugar pelo qual andasse, que se fez respeitar pelos adversários desta cidade por inequívoca supremacia nos confrontos, por inequívoca capacidade de sobrepujá-los fosse nos bastidores ou no próprio campo de jogo.

Como gran finale teve ao final de seu último jogo como presidente do clube uma vitória, contra tudo e contra todos, que foi a classificação para a Taça Libertadores de 2018.

Como gran finale teve ao final de seu último jogo como torcedor um gol do Vasco, contra o arquirrival, marcado num pênalti, no último minuto.

Quisera eu escolher sua última memória, sua última visão, antes de ele fechar de vez os olhos e entrar para a história. Que fosse ela, então, a bola na rede rubro-negra em mais um gol do Vasco, Vasco que foi no fundo a razão de viver dessa lenda chamada Eurico Miranda, que tanta falta nos faz e fará ao Vasco para todo o sempre.

Saudades, amigo.

Sérgio Frias

27 comentários sobre “Até…

  1. Não poderia deixar de prestar minha pesarosa homenagem ao maior dirigente do Club de Regatas Vasco da Gama em toda sua história e o mais polêmico dirigente de clube que o Brasil já conheceu: Dr. Eurico Miranda. Falecido nesta data, vítima de câncer, Dr. Eurico foi uma daquelas pessoas que não veio ao mundo para apenas cumprir uma passagem, mas para deixar sua marca e seu nome em tudo que abraçou. Vascaíno incomparável e incondicional, se dedicou ao clube dia e noite como nenhum outro o fez, abrindo mão inclusive de um maior convívio com seus familiares por essa razão. Colecionou amigos e admiradores na mesma proporção que criou inimigos e ódio por parte de tantos que não o toleravam, mas sempre colocando os interesses do Vasco acima de tudo e de todos. À frente do clube, como vice de futebol e presidente administrativo, ganhou muitos títulos e levantou várias taças, acirrando a antipatia dos clubes e torcidas rivais por sua ousadia, inteligência e sucesso como dirigente esportivo. Teve acertos e erros durante sua caminhada como qualquer ser humano, partindo no dia de hoje para seu descanso eterno. Agradeço a ele os melhores momentos que vivi como vascaíno, em um período de muitas vitórias e alegrias nas quadras, no remo, nas piscinas, nas areias, nas pistas de atletismo e nos campos de futebol pelo Brasil e pelo mundo. Meus sentimentos e força à sua família. Que descanse em paz.

  2. Realmente uma lenda, jamais será igualado
    Descanse em paz. Meus pêsames a família e todos os membros do Casaca, que sempre enxergaram a filosofia de Eurico em defesa do nosso clube.

  3. Só peço a Deus uma graça neste momento: que Deus o receba em sua órbita, dando-lhe todo o poder divino para continuar olhando e protegendo nosso Vasco da Gama, tanto quanto o fez em vida. Obrigado, Eurico!

  4. Vou transcrever aqui, de forma e simples e direta, o que coloquei no status do meu wathasapp, embaixo de uma foto que tirei com ele em 2016, assim que soube da morte do nosso eterno presidente: “Obrigado pelas alegrias, presidente. SV /+/ “.

  5. VAI FICAR DIFICIL PARA MIM QUE DEZ DE MENINO SOU APAIXONADO PELO DR EURICO MIRANDA MEU IDOLO NO FUTEBOL EU VOU ATE TENTAR MAIS SER VASCO SEM EURICO MIRANDA PARECE QUE PERDE O SENTIDO TA DIFICIL DE CONTINUAR !

  6. Se existirem três presidentes vascaínos dentre os maiores, lá estará o Eurico Miranda. Se existir apenas um, este será o Eurico Miranda.

  7. Obrigado Eurico!!!!!
    Por todos esses anos de dedicação doado ao nosso clube!!! Deus o receba em sua graça e plenitude. Descanse em paz!!

  8. Muito obrigado Eterno Presidente Eurico Miranda por fazer do Vasco da Gama o maior e melhor Clube Esportivo de todo Universo! Sem o Eterno Presidente Eurico Miranda o Vasco da Gama não seria tudo o que é e significa! Obrigado Eterno Presidente Eurico Miranda por me ensinar a amar o Vasco da Gama pra sempre, obrigado Eterno Presidente Eurico Miranda por proteger e honrar o Club de Regatas Vasco da Gama! Meus sentimentos e força à sua família. Que descanse em paz Eterno Presidente Eurico Miranda, o maior Dirigente que o Vascão da Gama já teve em toda sua história! Sou Vasco da Gama por causa do Eurico Miranda e me tornei Vasco da Gama ainda mais pois o Eterno Presidente Eurico Miranda me ensinou a amar pra sempre o nosso Vascão da Gama!

  9. Obrigado Eurico Miranda por eternizar a grandesa do Clube de Regatas Vasco da Gama! Para todos aqueles que o amam e entenderam a concepção de Vasco , parabéns! Para quem o odeia! Foda-se! Eurico neles! Descanse em paz meu Presidente!

  10. Eu me acostumei com a sua presença desde 1986 para cá, e em 2014 com o seu retorno TRIUNFAL A PRESIDENCIA do NOSSO CLUBE que mesmo sem algum tipo de RECURSOS FINANCEIROS ele nos BRINDOU O BICAMPEONATO ESTADUAL de 2015/2016 e com a TAÇA GUANABARA de 2016.

    Ele era mesmo uma PESSOA DIFERENCIADO com uma VISÃO de ÁGUIA ALTANEIRA, e TÃO ALTANEIRO COMO é a NOSSA AMADA INSTITUIÇÃO, e ele se foi e PARTIU com uma ASA ALADA de uma ÁGUIA GIGANTE RUMO A CONSTELAÇÃO.

    OBRIGADO ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA E ESSA singela HOMENAGEM VEM de um TORCEDOR ANONIMO e que se mal-acostumou com a sua PRESENÇA, o SEU CARISMA e de quem o ADMIRAVA de LONGE.

    DESCANSE EM PAZ, GUERREIRO!

  11. Até… meu eterno presidente, sua história se confunde com a história do nosso glorioso Vasco da Gama. Dr. Eurico, sempre amado e jamais será esquecido. Até Dr. Eurico…

  12. Dr. Eurico Miranda. Obrigado pelas alegrias nas vitorias e pela força nas derrotas do Vasco. Obrigado por fazer sentir orgulho de ser Vasco em qualquer situação. Nesse momento de tristeza pela partida peço a Deus que o receba e de-lhe o descanso merecido. O Vasco com certeza seguira seu caminho, um pouco triste sem sua presença, mas guerreiro com seu espirito de luta. Meus sentimentos a família e amigos do Casaca. Até um dia.

  13. Eurico, obrigado por tudo que você fez pelo Vasco. Você foi o maior dirigente da história do Vasco (e do futebol brasileiro). Descanse em paz, eterno ídolo.

  14. O maior dirigente do Vasco de todos os tempos… sabia tudo de futebol, entrega total ao clube, um exemplo a ser seguido para quem quer ser dirigente do clube. Seu nome já está na história

  15. O nome desse fantastico Clube , Vasco da Gama, teve origem em um heroi português, que navegou contra todas as dificuldades da época.
    Podemos dizer que Eurico Miranda é o herói brasileiro que lutou contra tudo e contra todos os adversários desse amado clube.
    Descanse em paz, herói vascaino.

  16. Ele pode ter tido erros e acertos, mas ninguém pode dizer que ele não era Vasco. Vivi pra ver times vencedores, pra ver pelas mãos dele distribuídos 40 mil ovos de páscoa e o Vasco dar o maior chocolate no nosso rival. Vivi pra ver ele invadir diversas vezes o campo quando o Vasco estava sendo desrespeitado ou guardado e depois o jogo era anulado. Vivi pra ver ele fundar o colégio Vasco da Gama e dar dignidade a muitos jovens. Sempre dizia, o Vasco não forma jogadores, forma cidadãos. Vivi pra ver títulos memoráveis como a virada da Mercosul de 2000. E soube dos memoráveis chapéus no nosso rival como a volta do ídolo Dinamite, a contratação do Romário depois da saída do nosso maior rival. Sempre dizia que vencer o Flamengo era obrigação, o nosso campeonato a parte. Não cabe a mim falar sobre os seus erros. Não cabe a mim comemorar sua morte, porque nunca serei assim. Cabe a mim agradecer por tudo que fez pelo Vasco. Por todas as vezes que comemorei, gritei tantos títulos. Como sempre entoava. Casaca, Casaca, Casaca. @sergiofrias

  17. EURICO MIRANDA GIGANTE!
    Nesse dia quase tive um ataque cardiaco mas de felicidade, quando em casa em Brasilia recebi uma ligação:
    Roberto Miguel?
    Aqui quem fala é EURICO MIRANDA.
    Depois, um dos dias mais felizes de minha vida foi a manhã e o almoço com EURICO e com você Sérgio, regado a conversa e perguntas de um admirador confesso.
    Jamais esquecerei esse dia…
    O nosso VASCO DA GAMA que ele ajudou a construir como parte de sua vida sentirá eternamente sua falta.
    Já nos faz uma falta gigante o EURICO MIRANDA GIGANTE!

  18. Belo texto, Sérgio. Somos contemporâneo por termos praticamente a mesma idade e por isso compreendo perfeitamente todas as tuas palavras e sentimentos porque também sou apaixonado pelo Vasco como você. Tudo isso que você sente e sentiu passa por mim também. Eurico também foi meu herói e meu eterno ídolo. Descanse em paz e obrigado por tudo guerreiro. Estará para sempre em nossas memórias e corações. O Vasco jamais será o mesmo sem ele. Saiu da vida pra virar uma lenda.

  19. Meus sentimentos aos familiares,
    Não existe ou existira um ser na terra que defenda o Vasco como esse homem defendeu!
    Vá em paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *