Futebol
2

Alberto Valentim não é mais técnico do Vasco

Alberto Valentim não é mais técnico do Vasco. O anúncio foi feito pelo diretor executivo Alexandre Faria em coletiva de imprensa no Maracanã, após a perda do Campeonato Carioca para o Flamengo.

“A gente quer tirar uma pressão do trabalho nesse momento e estamos convictos que era uma decisão necessária. Ano passado o trabalho era bem feito e ele foi mantido. Começamos o ano bem. As críticas foram direcionadas e suportamos ate onde conseguimos”, justificou Alexandre Faria.

Apesar de ter falado que o trabalho foi bem feito no ano passado, vale destacar que o aproveitamento do técnico Alberto Valentim foi de apenas 33% dos pontos disputados. O Vasco terminou o Brasileirão em 16o lugar, escapando por 1 ponto do rebaixamento.

Novo treinador do Vasco

Marcos Valadares, técnico do Sub20, foi promovido ao cargo de treinador dos profissionais. Será auxiliado pelo ex-jogador Ramon Menezes. A estréia será contra o Santos, no jogo da volta pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira em São Januário.

Perguntando se tinha um treinador de preferência, a resposta foi: “O treinador da minha preferência é o Marcos Valadares, que será auxiliado pelo Ramon Menezes”.

Outros profissionais também deixarão o clube

“A assessoria de comunicação vai passar uma nota para dizer quais profissionais irão sair. Alberto implantou uma filosofia de muita dedicação. Boa parte da torcida e até da imprensa alguns não tinham boa vontade com o Alberto”, disse Alexandre Farias. “Dentro das nossas capacidades financeiras, a equipe vem muito bem. Ainda está vivo na quarta fase da Copa do Brasil. Nossa capacidade de investimento é menor do outros clubes. O Vasco tem a menor folha de pagamento entre os oito finalistas dos principais campeonatos do país. Não é um elenco que o torcedor gostaria, mas é muito competitivo”, acrescentou.

Diretoria segue batendo cabeça

Enquanto o diretor executivo Alexandre Faria deu estabilidade para o novo técnico, o presidente Alexandre Campello só garantiu o novo treinador “nesses jogos iniciais”, em entrevista simultânea na zona mista do Maracanã.

Números de Alberto Valentim no Vasco

Valentim chegou ao Vasco em 27/08/2018, substituindo Jorginho e interrompendo a oportunidade do auxiliar Valdir Bigode. Em 3 jogos, o ex-centroavante do Vasco obteve 1 vitória e 2 empates, entregando o time em 13o lugar no Brasileirão, com 1 jogo a menos.

Logo de cara, o Vasco de Valentim amargou 4 derrotas, fazendo o técnico balançar. A primeira vitória só veio na sexta partida. Naquele Brasileirão, Valentim disputou 19 jogos e obteve apenas 33% de aproveitamento. Foram 4 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, com 16 gols a favor e 20 gols contra. O Vasco escapou do rebaixamento por 1 ponto, terminando em 16o lugar.

Com tempo para realizar uma pré-temporada, Valentim melhorou seu percentual em 2019 (67% somente nesta temporada). O Vasco venceu os 7 jogos da Taça Guanabara, conquistando o título invicto de forma incontestável. O primeiro tropeço do ano aconteceu no 14o jogo, diante da Cabofriense, no dia 17 Março. A derrota para o Bangu em São Januário, na semana seguinte, também estava completamente fora dos planos. A equipe cruzmaltina chegou na final da Taça Rio, porém deixou o título escapar por pouco, sofrendo o gol de empate do Flamengo nos acréscimos e perdendo o título na disputa por pênaltis.

Nas duas partidas decisivas do Campeonato Carioca, o arquirrival rubro-negro voltou a complicar a vida do treinador. Em ambos os jogos, o Vasco foi derrotado por 2×0. O técnico cruzmaltino não resistiu a pressão e foi demitido após o segundo jogo, ainda no Maracanã.

Alberto Valentim ficou menos de 8 meses no cargo de treinador do Vasco. Sob seu comando, o Gigante realizou 42 jogos, 18 vitórias, 11 empates, 13 derrotas, 48 gols a favor, 40 gols contra e 52% de aproveitamento.

CASACA!

2 comentários sobre “Alberto Valentim não é mais técnico do Vasco

  1. Porque não deram uma chance ao Bigode? O retrospecto do Valentim foi sofrível, mas parece que essa diretoria gosta de sofrer. Força Vasco, avante Casaca!

  2. Foi tarde. Lambança e lambança. Uma atrás da outra. 3 centroavantes no banco e joga sem centroavante. Tinha que ganhar, fazer gol e só levou. Covarde! Perdido.
    Medíocre treinador. Inventor da pólvora. Tudo isso já foi dito há meses e já se sabia.
    E esse cara vem dizer que quer tirar pressão do trabalho…nesse momento?
    Ramon deveria ter uma chance. Lastimável o que foi feito, principalmente, nos últimos 3 jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *