Futebol
3

É torcer para dar certo

O Vasco contratou seu terceiro reforço para a disputa do restante deste Campeonato Brasileiro.

Primeiramente o clube trouxe o meia Marquinho, atleta de indubitável capacidade técnica, mas que não conseguiu despontar nos clubes de primeira linha pelos quais passou nos últimos anos e ainda com um histórico de contusões recente, que o obrigou a ficar fora dos gramados por cerca de 20 meses, voltando em melhores condições no decorrer da atual temporada, mais propriamente no time de aspirantes do Athletico Paranaense.

A segunda contratação feita pelo Gigante da Colina foi do volante Richard, com uma temporada convincente no Fluminense ano passado, tendo, inclusive, marcado o gol que tirou qualquer risco do tricolor das Laranjeiras cair para a Série B na última rodada, diante do América Mineiro, mas com passagem discretíssima pelo Corinthians, clube no qual foi pouco aproveitado antes de vir emprestado para o Vasco até o fim do ano.

O nome prestes a ser anunciado oficialmente é o do centroavante equatoriano Juan Anangonó, típico homem de área para as conclusões, com razoável trabalho fora dela, eficiente no cabeceio, que por várias vezes opta por tocar ou chutar de primeira nas ações ofensivas e conclusões, mostrando ainda boa visão de gol nos arremates e explosão em piques curtos.

Sem problemas físicos relevantes ao longo da carreira o equatoriano vivenciará no Vasco a melhor oportunidade de sua vida futebolística, pouco após chegar aos 30 anos completos.

A trajetória de Anangonó iniciou-se no Barcelona de Guayaquil, clube responsável por sua formação e pelo qual atuou entre 2007 e 2010, marcando 8 gols em 49 jogos oficiais.

Contratado pelo El Nacional-EQU em 2011 o centroavante teve seu melhor desempenho na carreira exatamente naquele ano, marcando 21 gols em 45 jogos oficiais disputados.

Após encerrar seu ciclo na equipe equatoriana em 30/08/2012, marcando um gol na vitória de 3 x 1 sobre a LDU, em Quito, seu último dentre 29 consignados pelos “Puros Criollos”, lhe foi dada a chance de atuar na Argentina, defendendo o Argentinos Juniors, entre setembro de 2012 e maio de 2013.

Sua passagem pelo “Bicho Colorado” não foi das mais marcantes. Embora nos primeiros quatro jogos tenha marcado dois gols, nas 28 partidas oficiais subsequentes balançou as redes apenas duas vezes mais.

Contratado para atuar pela MLS, reforçando a equipe do Chicago por um ano (julho de 2013 a julho de 2014), decepcionou, marcando quatro vezes apenas em 29 jogos oficiais.

No início de 2015 foi levado ao Leones Negros de Guadalajara, mas em meio ao Campeonato Mexicano pouco pôde fazer para evitar a queda de sua equipe para a segunda divisão, ela que havia subido exatamente naquela temporada. Anangonó balançou as redes apenas uma vez em 13 partidas oficiais.

Em busca do retorno à elite do futebol mexicano, o torcedor León Negro pôde vibrar com os 12 gols marcados pelo centroavante em 27 jogos oficiais, entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro de 2016, mas Anangonó, mesmo destacando-se, não conseguiu o objetivo de ajudar seus companheiros no acesso à primeira divisão.

No segundo semestre de 2016, aos 27 anos, voltaria ao futebol equatoriano passando a atuar pela LDU, de Quito, e viveria em 2018 seu grande momento pelo clube, assinalando na temporada 19 gols em 40 partidas, dois deles diante do Vasco, em casa, pela Copa Sul-Americana.

Em 2019 o atleta teve bom desempenho na Taça Libertadores da América, marcando duas vezes em cinco partidas (um dos gols foi assinalado contra o Flamengo), mas deixou um pouco a desejar no campeonato equatoriano, faturando dois tentos apenas em 11 partidas, embora atuasse por 90 minutos numa única oportunidade na referida competição. Os jogos foram realizados entre os meses de fevereiro e maio.

No decorrer de sua carreira, Anangonó atuou três vezes pela Seleção Equatoriana, duas delas vindo do banco e jogando poucos minutos, contra Chile em 2012 (amistoso) e Argentina em 2013 (eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014).

Na última oportunidade que teve para defender a seleção de seu país, num amistoso contra Trinidad e Tobago (3 x 1 em 17/07/2017), marcou pela primeira vez.

Havia a expectativa de que o atleta fosse atuar no futebol chinês, mas a opção pelo Vasco, claramente o principal clube da carreira do jogador, pode ser uma chance de despontar num cenário em que sua exposição positiva alavanca possibilidades outras de negociações lucrativas futuras para os lados envolvidos.

Anangonó surge no Vasco como a nova esperança de gols da torcida, que aguarda ansiosa o retorno do time pós Copa América em busca de uma melhor posição no Campeonato Brasileiro.

Casaca!

3 comentários sobre “É torcer para dar certo

  1. Agora é torcer para q jogue bem e no final do ano manda embora… Será q o Vanderlei aprovou essa contratação?
    Este jogador vem para o Banco,Thiago joga mais q ele

  2. Boa sorte Anangonó! que você faça vários gols consiga conquistar vários títulos com a camisa do Vascão da Gama!

  3. Espero que dê certo, em meio de apostas e como uma LEGISLAÇÃO ESPORTIVA chamado de LEI PELÉ que é tão lesivo aos clubes formadores e clubes brasileiros no geral vivem de pires na mão e o NOSSO CLUB de REGATAS VASCO da GAMA, em que tínhamos a MAIOR COTAS de Tv até JUNHO de 2008, até a chegada do MUV ao poder, e hoje em dia temos um PRESIDENTE da INSTITUIÇÃO que é um BANANA de JALECO, que só sabe pedir empréstimo do dinheiro e só nos restaram o Campeonato Brasileiro por ponto corridos, e no meio de tantas incertezas vamos TORCER pra que tudo corra bem, nesses seis meses restantes !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *