Sérgio Frias
2

Da resposta para a história

O Vasco não deixará de acolher, defender e propugnar em defesa de 12 de seus atletas, sócios do clube, independentemente de a elite futebolística querer o contrário.

O Vasco veio do nada, perdeu praticamente tudo com apenas um ano de vida e resistiu, independentemente de que quem deixava o clube na ocasião pouco se importasse com isso.

O Vasco é o clube do povo, independentemente de desejarem eleger outro no lugar ao longo da história.

O Vasco construiu São Januário, independentemente das dificuldades experimentadas, inclusive por decisões do Poder Público à época.

O Vasco impedirá Ari Barroso ou qualquer outro da imprensa que use do poder de um microfone para aviltar o clube de graça, independentemente do corporativismo reinante no setor.

O Vasco será o clube que jogará eternamente nos campos, nas quadras, nas águas para ganhar, independentemente de a eventual vitória servir apenas a terceiros interessados.

O Vasco será o clube mais acessível para que sua torcida adentre nele e se torne sócia dele, independentemente dos preços praticados para isso por outros coirmãos.

O Vasco é o pioneiro do Brasil em conquistas fora do território nacional, independentemente da descrença na conquista por tantos.

O Vasco, como clube de regatas que é, detém o recorde de títulos consecutivos no Remo (16), independentemente de rivais almejarem por mais de 60 anos igualar o feito.

O Vasco foi, de fato, Campeão Mundial de Basquete FIBA em 1999, Independentemente de ousarem tratar o vice-campeonato da competição, contra equipe da NBA, como fracasso.

O Vasco possui as maiores campanhas do amadorismo e profissionalismo do futebol carioca, independentemente das buscas dos adversários, antes e agora, por igualá-lo.

O Vasco detém as maiores goleadas dos clássicos estaduais que disputa há mais de 100 anos, independentemente das cores de seus adversários.

O Vasco é o único Super-Super Campeão do Rio de Janeiro, independentemente de por quatro vezes terem tentado tirar tal título na edição de 1958.

O Vasco tem na música e nos gramados seus reis, independentemente de príncipes torcerem por outros clubes.

O Vasco formou a maior delegação de um clube para Jogos Olímpicos, em 2000, independentemente da oposição contra ele e de inverdades reverberadas sobre o pós-projeto até hoje.

O Vasco, dentre os grandes, foi o primeiro clube a investir no esporte paralímpico, independentemente de qualquer vislumbre de retorno financeiro.

O Vasco, dentre os grandes, foi o primeiro clube a dar espaço ao futebol feminino, independentemente de preconceitos da sociedade à época.

O Vasco é o pioneiro, entre os grandes, na construção de uma escola dentro do clube, cumprindo sua função social, independentemente de palavras vazias ditas por rivais inertes.

O Vasco veio de baixo, caiu e se levantou várias vezes, independentemente de tais quedas terem sido convenientes a quem geria o clube ou a poderes influentes do futebol brasileiro.

O Vasco é o clube da resistência e da virada, independentemente de quem esteja eventualmente à frente dele ser adepto do entreguismo.

O Vasco é o clube do país com maior engajamento de torcida, portanto se um dia urubus do mercado quiserem comprá-lo, ela o fará antes, ficando apenas a carniça para outrem, afinal,

SOMOS INDEPENDENTES.

Sérgio Frias

2 comentários sobre “Da resposta para a história

  1. Sou vascaína desde aos quatro anos. Amo este clube. Hoje com 78 anos, vejo que os clubes se tornaram mídias compradas e adorei está resposta dada por Sérgio Frias, que colocou em sua narrativa o verdadeiro coração do clube. Viva o Vasco!

  2. VALEU SÉRGIO FRIAS. !!! O VASCO NÃO É UM CLUBE E SIM UMA ENTIDADE POLÍTICA, SOCIAL E DESPORTIVA NACIONAL E INTERNACIONAL , SEM PRECONCEITO E QUE ABRAÇA A TUDO E A TODOS, INDEPENDENTEMENTE DA ETNIA, DA COR E DA RELIGIÃO. O VASCO NÃO TEM E NUNCA TERÁ DONO, POIS É DE SUA TORCIA E DE SEU SÓCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *