Home » Canelada!, Imprensa, Opinião, Personalidades

Opinião racista de Chico Anysio no LANCE

Na contra-mão da história do Vasco e na contra-mão das atuais campanhas do futebol mundial, o humorista Chico Anysio (torcedor do Vasco, ex-Flamengo, ex-América, etc) ganhou espaço no jornal LANCE para dar a canelada racista transcrita abaixo.

+ + +

Chico Anysio no jornal LANCE! de 09/06/2006:

Cabelos em pé, galera!
Não tenho confiança em goleiro negro e Cafu e Ronaldo não estão na melhor forma

Faltam poucos dias. Estamos, todos, naquela hora dos cabelos em pé, cada um de nós querendo adivinhar o que irá acontecer à nossa seleção. Que Copa nos aguarda? Aquelas durezas que foram as Copas até 1970 ou a moleza que foi a de 2002, quando tivemos a carne assada de pegar China, Costa Rica e Turquia na fase eliminatória?

Para quem não se lembra, ganhamos da Turquia com um pênalti que não houve. Vencemos a Bélgica com um gol legítimo que eles fizeram e o juiz anulou. Batemos a Inglaterra com um chute que o Ronaldinho errou e errou tanto que o goleiro da Inglaterra abandonou o futebol declarando que “quando uma bola dessa entra nada mais há a ser feito”. E então pegamos a Alemanha na final com o pior time que a Alemanha montou e que de brilhante só tinha um, o Ballack – que não jogou por estar suspenso. Além disso, pela primeira vez na sua vida o goleiro deles, o Oliver Kahn, soltou uma bola – e nos pés do Ronaldo.

Mas agora é 2006, nova vida, nova esperança e cabelos mais em pé do que nunca. Mas vamos às restrições que eu faço ao nosso time:

1) Não tenho confiança em goleiro negro. O último foi o Barbosa, de triste memória na Seleção.

2) Não sei se o Cafu, na idade em que está, terá tempo suficiente para ser tão eficiente quanto costuma ser quando está no auge da sua fora.

3) Roberto Carlos já perdeu até o seu tremendo chute. Tanto que o Real nem se interessa em mantê-lo.

4) Nosso ex-fenômeno não joga mais nem a metade do que jogava.

Nos dias de hoje o Brasil só joga bem quando ele não está no time (veja-se o caso da Copa América e a Copa das Confederações). Robinho é melhor que ele? Não. Funciona mais que ele? Muito mais.

5) Pascal disse: “Não me envergonho de mudar de idéias, porque não me envergonho de pensar”. Ou o Parreira aprende isso ou não sei o que pode acontecer, já que se passarmos por Croácia, Austrália e Japão (três dificuldades) pegaremos a seguir: República Checa ou Itália duas enormes pedreiras.

Se trouxermos esta Copa, comemoraremos, como sempre, mas se não trouxermos, não será para mim nenhuma surpresa.

Cabelos em pé, galera!

28 Comentários »

  1. Cesar Cardoso
    11/06/2006 20h53

    Alguém já acionou as entidades que lutam contra o racismo?

  2. Eduardo Victor
    11/06/2006 23h28

    Espero que o Ministério Público aja! Mas, como desta vez é realmente necessário, provável que nada aconteça.
    Saudações Vascaínas

  3. João Carlos Nóbrega
    12/06/2006 0h18

    Esse é outro ídolo oposicionista que quer a cabeça do Eurico, por se julgar acima do bem e do mal para opinar sobre qualquer coisa. Eu tenho pena porque nem a identificação anti-racista, anti-preconceito, esse sujeito tem com o Vasco. E se diz vascaíno, depois de ter torcido por outros times.

    Certa vez, uma das crias dele (o Bruno Mazzeo) andou aqui pelo CASACA! exigindo que nós retirássemos um texto do sr. Chico Anysio do ar por julgar que o site não estava à altura de seu pai. Agradeço, hoje, ao Bruno Mazzeo por ter aberto nossos olhos há alguns anos atrás.

  4. Roberto Nasato Kaesner
    12/06/2006 1h26

    Como sempre se diz, a turma da Oportunidade de Ouro se desgata e se corroe sozinha. Veja também o caso daquele Osório.

  5. claudio ribeiro
    12/06/2006 7h11

    Se entrar em cana, tudo bem! O Bombinha irá visitá- lo no xadrez e organizará com êle e seus companheiros torneios de futebol, para mantê-los com atividades esportivas. Aproveito a oportunidade de ouro para lançar a canditura do Bombinha para direção do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro, pela grande identificação e preferência que tem pelo mesmo.

  6. Nei Tesi
    12/06/2006 9h36

    Não me surpreende esse tipo de comentário, partindo do senhor Chico Anysio, que se revela um racista em potencial, tirou a máscara e não atingiu apenas os goleiros negros do futebol brasileiro em todos os tempos, mas também Pelé, Didi, Ronaldinho Gaucho, Leonidas da Silva, Coutinho (Santos), Djalma Dias, Paulo Cesar Caju, Edilson e outros tantos mais.

  7. marcelo
    12/06/2006 10h07

    pessimista, eu ?

  8. Renato Silva
    12/06/2006 10h20

    Caros amigos,

    Em 1993, durante as eliminatórias para a copa do mundo de 1994 nos Estados Unidos, Barbosa quis dar ânimo aos jogadores da seleção brasileira e foi visitá-los na concentração. Entretanto, foi impedido de entrar. O fato foi amplamente divulgado pela mídia. Por que só ele foi impedido de entrar na concentração?

    Barbosa comentou:

  9. Paulo Miller
    12/06/2006 10h26

    Vamos perguntar ao Rodrigo Terra, se o Ministério Público vai se pronunciar ou não…

  10. Paulo Oliveira
    12/06/2006 10h26
  11. Neto
    12/06/2006 10h40

    Isso nos mostra o quanto a impunidade existe no nosso País e quanto temos que lutar por uma sociedade mais justa. E principalmente o nosso clube, onde todas as crianças que lá vive são chamadas de marginais, trombadinhas, etc. Isso tudo por que muitos são pessoas Humildes.

    Uma pessoa desta se dizer Vascaína, pode enganar quem for a mim não. Pois isto não condiz com verdadeiros Vascaínos e principalmente com a historia da nossa Instituição do qual nos torcedores se orgulhamos, mas será se fosse qualquer outro cidadão que menospreza os cidadãos por ter uma cor da pele escura teria ficado nessa impunidade?

    Cadê o MP, os órgãos responsáveis, vereadores que demonstram preocupação com o povo?

    Quem é Vasco verdadeiramente não existe racismo, diferença social e muito menos discriminação com qualquer cidadão. Esse é o maior orgulho de nos torcedores, pois já ouvimos muitos atletas relatar com alegria estampada na sua face, se não fosse nosso querido Clube (Vasco) estaria na marginalidade. Pois isso é o que nos diferencia dos demais. Quando vir essa matéria me recordei de um fato recentemente´´ o caso do jogador Valdiram ´´ , aonde toda a mídia criticou o nosso clube por mais uma vez mostrar que não existe qualquer tipo de discriminação e acolhia mais um atleta e cidadão nas suas instalações. Que para essa mesma mídia que se diz lutar por uma sociedade justa e exterminar qualquer tipo de discriminação falava duramente contra aquele jovem que estava tendo na sua vida uma nova oportunidade: era mais um Bandido que chegava a São Januário!

    Para mim isso só mostrar a hipocrisia dessas pessoas, onde tentam passar um tipo de pensamento enfrente as câmeras e microfones das rádios, onde eles tentam iludir pessoas que por falta de uma cultura e educação falida não saiba como se portar e cobrar dessa cambada de perverso que são esses administradores que se encontram no sistema de política, onde as exceções são mínimas possíveis. Esse não foi o primeiro e nem será o ultimo, mas o que me deixa transtornado é um funcionário de uma das maiores empresa de telecomunicação do nosso país falar isso, onde essa se diz lutar por essa causa ´´ Contra o RACISMO ´´!
    Aonde dentro da própria empresa existem muitos camaradas com esse pensamento não só esse ai.

    De uma coisa sei, no meu Vascão todos são bem aceitos desde que cumpra as determinações da Instituição, lá não existe esses tipos de hipocrisia. Onde isso que me faz cada vez me orgulhar de ser um torcedor desta grandiosa Instituição.

    Aonde aqui desejo minhas felicitações ao Eurico, toda diretoria do Vasco e vcs da CASSACA, pois não se curvam a esse tipo de pensamento e lutam pelos ideais do nosso C. R. Vasco da Gama.

    Saudações Vascaínas!

  12. Fabio
    12/06/2006 10h47

    Sem comentários para um babaca desses.

  13. Ana Lúcia
    12/06/2006 11h42

    Um idiota que ja foi até Flamenguista, não pode ser
    levado a sério.

  14. Paulo Miller
    12/06/2006 13h21

    Neto,

    Os vascaínos discriminam sim! Para mim, todo urubú é viado! Podem até não ser homossexuais, mas são viados! E de viado eu quero distância!

    Outros que eu quero bem longe de SJ são os falso vascaínos. Estes são piores do que os urubús! Que vão comer capim nos raios que os partam!

  15. Leo F.
    12/06/2006 14h14

    Realmente lamentável!!!
    Fiquei indignado quando li estas palavras de cunho racista!
    E um dia já se disse vascaíno…
    Não deve conhecer a história gloriosa de nosso clube contra o racismo e nossos craques do passado como Fausto, Sabará, Romário, e os goleiros Acácio e Barbosa.

    A respeito de Barbosa, assim escreveu o cronista Armando Nogueira:

    “Certamente, a criatura mais injusticada na historia do futebol brasileiro. Era um goleiro magistral. Fazia milagres, desviando de mao trocada bolas envenenadas. O gol de Gighia, na final da Copa de 50, caiu-lhe como uma maldicao. E quanto mais vejo o lance, mais o absolvo. Aquele jogo o Brasil perdeu na vespera.”

    Chico Anísio idiota!!!

    Vasco Sempre!!!

  16. Neto
    12/06/2006 16h40

    Caro amigo Paulo Miller;

    Quando falo que o verdadeiro Vascaíno não discrimina não me refiro ao Flamerda e muito menos aos néscios da oposição, pois se juntarem os dois não vale uma pá de adubo. Para mim são duas podridões e essas não tem nem de minha parte a alegria de mencionar nas minhas palavras. E, quando falo nesse movimento que para mim não é de oposição e sim anti-Vasco e para defender a atual administração do Vasco e mostrar as canalhices que esses camaradas cometem. Mas isso tudo vale lembra que eles só conseguem destaque na mídia assim, então para mim quanto menos falo nessas pessoas mais elas retornam a sua insignificância. Só temos que desmentir e pronto, não dá destaque demais o que esses incapazes falam ai a fora. Não vamos perder nosso precioso tempo falando dessas pessoas, pois ai é que eles se acham os Competentes, mas todos nos estamos vendo a tamanha competência deles.

    Agora já que vc me fez falar sob os imundos do flabosta, vc já viu ai que o Kléber Leite anda falando: ´´ S

  17. Paulo César
    12/06/2006 21h11

    ESSE HUMORISTA DE COISA NENHUMA N

  18. Charles
    12/06/2006 21h59

    Bem, como ficaria esta situação se estas palavras fossem proferidas pelo Eurico? Qual seria a a decisão dos notórios vereadores, promotores, juizes, policiais, do MUV, imprensa, entidades de todos os tipos de direitos e etc e tal e……..

  19. Paulo Miller
    13/06/2006 5h10

    Neto,

    Vc tem razão. Para ser discriminação, primeiro esta turma tinha que existir! E como MUUUV (e tome capim!) e urubus não existem……
    Logo, não há discriminação. hehe

  20. Claudio Ribeiro
    13/06/2006 5h30

    Neto e Paulo Miller
    Os dois estão corretos em seus posicionamentos, quanto ao KleberSauro Leite é só uma alfinetada de costureiro no Eurico para tentar desestabilizar e polemizar, quando não tem o que responder, lembram de botar a culpa no Eurico, que acaba dando até manchete em jornalecos, escrevendo uma sandice dessas, até parece que a mídia está a serviço do Eurico e do Vasco, como está a serviço da nação mulamba, como já demonstra vendendo o Moraes e Edilson antes da decisão, isto é só o início, aguardem que virão mais sacanagens por aí. Temos que alertar e preparar os nossos jogadores para não cair nas nas armadilhas plantadas pela mídia comparsa da mulambada. A decisão já começou, vamos nos manter unidos e atentos, não dando nunca asa para cobra. Até nós somos importantes nesse momento, pois estamos blindando o VASCO e mantendo o equilíbrio e a paz que todos precisam para atingir a vitória.

  21. Natalia
    13/06/2006 9h35

    “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra!!!”

    Digno de pena!

  22. Osmar Aloise Galart
    13/06/2006 16h49

    Neto.

    No domingo do dia 8 de fevereiro de 1998, o Renato Maurício Prado, abriu a sua coluna no jornal O Globo com o seguinte título: AMOR MILIONÁRIO.

    Texto integral:

  23. paulo vianna
    13/06/2006 21h08

    O racismo não existe entre vascainos. Esse não é um verdadeiro torcedor do Vasco e nunca deve ter visto o fenomenal Barbosa atuar.

  24. Raimundo Barreto
    13/06/2006 23h36

    Felizmente o Chico é careca. O cabelo dele estando em pé, ou não,não interessa. Mesmo assim, será que há outra opção? Ou se ganha e fica, ou se perde e vem embora. Será que ainda quer escalar o Qualhada nessa turma? Vai tomar aonde as patas tomam, Chico Anízio. Quem é mais preto do que tu? cabelo nhem, nariz chato, cabeça chata, pele melada e filho de negro.

  25. Neto
    14/06/2006 11h41

    Caro amigo Osmar Aloise Galart;

    Como já mencionei antes todos os colunistas do Casaca tem minhas congratulações. Pois sempre vejo este site, aonde todos aqui se mostram preocupados com a Instituição Vasco e a Imagem de toda a Direção da Instituição, a de informar o trabalho desenvolvido na nossa Instituição e de provar as inverdades que são jogadas na mídia principalmente por essas pessoas ditas da oposição ( MUV ) e esses jornalecos que são metidos a intelectuais.

    Como vc mesmo fala se á equipe do Casaca obtêm em suas mãos provas do que eles expõem aqui, não tem de maneira alguma recear as ameaças, perseguições ou processos judiciais, pois vivemos numa Democracia. E o Casaca está no seu total e íntegro privilégio de defesa a de MOSTRAR A VERDADE.

    E que essa equipe permaneça com essa conduta, mostrar somente a verdade. Pois quem está com a Verdade pode surgir qualquer coisa no seu caminho mesmo que esse seja uma vereda, mas vc anda de cabeça elevada sem recear a nada que apareça pela frente.

    ´O Chico agora que renegar até sua origem, que pena o dinheiro mude tanto assim a índole de uma pessoa.´ Ai se acha capacitado para censurar as atitudes dos outros, uma pessoa que tem uma concepção dessa não tem um mínimo de integridade para opinar sob qualquer assunto e principalmente a atual diretoria do Vasco.

    Saudações Vascaínas!

  26. leonardo marquez
    17/06/2006 21h55
  27. Robson
    26/06/2006 9h39

    Será q se fosse no tempo do Taffarel e o Chico tivesse dito q nao confiava em goleiro loiro, ia dar esse ribú todo?…Qual é galera, vcs vão ficar se preocupando em processar um velho gagá desse q nao sabe mais nem onde está o nariz dele?…Eu nao sou favorável ao racismo, ao contrário, sou totalmente contra, mas eu acho q tem muitos negros também parecendo adorar quando surge um comentário desse para se fazer de vítima. Acorda gente, mostra que vcs são os caras e passa por cima de gentinha como esse velho.

  28. otacio de andrade
    26/08/2008 11h41

    E esse Sr. Robson ainda diz que não é racista. Imagina se fosse. Apoiar as declarações racistas do Chico Anísio,ou de outros racistas é fazer pior do eles, por fazê-lo por interposta pessoa. Isso tem um nome: covardia. Ou é por falta de inteligência?. Cara, você já viu algum louro ser descriminado no Brasil? Quem sabe ler, tem um pouco de cultura e conhece a História do Brasil, sabe que aqui os negros não querem ser vítimas, são vitimas de racistas, conscientes ou não, como o velho ator e o Sr.Robson, que devem ser flamenguistas. Otacio de Andrade

Comente »

Deixe seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode acompanhar os comentários via RSS.

Seja educado. Evite palavrões. Mantenha-se no tópico. Sem spam.