Sérgio Frias
93

Análise

Quatro jogos em São Januário e nenhuma vitória. Esta é a realidade mais preocupante do Vasco hoje, pois seu estádio deixou de ser o tradicional caldeirão de outrora, longe, muito longe da panela de pressão que se fazia contra os mais diversos adversários, independentemente das condições técnicas deles.

Por outro lado, o comportamento do time cruzmaltino no jogo de ontem, após tomar o primeiro gol do Cruzeiro, demonstra o estado de nervos dos atletas, a intranquilidade de seu treinador e evidencia o cenário inaceitável posto em seus rostos, além da falta de condições emocionais para reagirem.

O que se viu após a equipe sair atrás no marcador foi desorganização e insegurança. De todos, menos da torcida presente, que ainda se uniu na segunda etapa para tentar empurrar o time desde as arquibancadas.

Sem muitas opções no ataque, Doriva escalou a dupla de frente, na prática, com Jhon Clay e Gilberto. A instabilidade do substituto de Riascos – impedido de atuar por ser atleta do Cruzeiro – tem como contraponto certa criatividade, responsável por boas jogadas do ataque cruzmaltino até a primeira meia hora de partida.

Neste período, os laterais do Vasco não se apresentaram como se impunha diante do esquema escolhido e quando o fizeram o ineficiente Biancucci não lhes serviu de forma adequada, muito menos quaisquer dos volantes, com uma ou outra jogada de exceção.

A escalação de Caucaia e Biancucci nos lugares de Lucas e Julio dos Santos não são justificáveis, seja pela produção de ambos contra o Atlético-PR na rodada anterior, seja pela produção dos outros dois, que já mostraram futebol suficiente para serem primeiras opções no elenco atual, ainda carente de reforço.

Sem Rafael Silva no banco de reservas, machucado, e diante da péssima relação da torcida com Yago, praticamente queimado, o gol do Cruzeiro aos 37 minutos da primeira etapa não deveria ocasionar uma mexida na estrutura tática da equipe, imediatamente depois.

Com a saída de Diguinho, Lucas deveria naturalmente substituí-lo e para a segunda etapa a entrada de Julio dos Santos no lugar de Caucaia era algo até certo ponto óbvio, pois ele, junto a Madson, são responsáveis por uma das mais contundentes jogadas ofensivas do time. A alteração demorou cerca de 10 minutos e quando Julio entrou, logo no minuto seguinte o Cruzeiro ampliou em falha lamentável do goleiro Charles, que leva os mais afoitos a pensarem no retorno de Jordi, o que pode causar uma ciranda entre os dois até a volta de Martin Silva.

Pior que a demora pela participação de Julio no jogo, foi seu posicionamento em campo, hora na meia-esquerda, hora centralizado, sem a devida aproximação com Madson.

A inoperância de Biancucci na partida e o vazio na direita fizeram com que Luan passasse a ocupar aquele setor, mas já não havia cobertura, concentração, nada.

E quanto a Jhon Clay, o mesmo que começara bem? Foi recuado mais para a meia em função da entrada de Yago (veloz mas pouco objetivo) e caiu muito de produção. Acabou substituído por Thales, quando o jogo ainda estava 0 x 2, tendo sido transformado o Vasco num bando em campo até o fim da partida.

Uma menção honrosa a Rodrigo pelo belíssimo gol de falta.

A desorganização do time pareceu ontem ser um reflexo de tantas mexidas e mudanças táticas do seu treinador, independentemente de alguns desfalques.

Diante do atual quadro, o Vasco – que na visão da maioria precisava apenas de um reforço para a criação no meio campo, uma vez que Marcinho e Dagoberto não atuaram nesta temporada da forma como se esperava – pode vir a carecer de mais, conforme os atletas forem sentindo a pressão oriunda dos maus resultados.

A notícia boa é o fato de o desastre ter ocorrido no começo da competição. Que se inicie a reação.

Sérgio Frias

93 comentários sobre “Análise

  1. Foco na reação e não em assuntos paralelos como brigas com outros clubes, imprensa e sócios e ex jogadores do clube. A mentalidade do “nos contra o mundo” é ótima quando ah qualidade de sobra em um elenco. Os americanos adoram isso por exemplo em seus times de NBA ou NFL. No caso do Vasco, isso só prejudica, coloca mais pressão nos jogadores. E buscar reforços: um papel de qualquer diretoria é aumentar as receitas do clube. Abs e fe na virada.

  2. Boa noite. Acrescento ao ótimo texto o seguinte: há uma evidente ineficiência do ataque, aliada com afobação e falta de malandragem. Ontem, teve um lance que demonstra exatamente isso, quando o Thales recebeu a bola na entrada da área e, antes mesmo de ajeitar o corpo, já estava chutando de qualquer forma. Assim fica difícil. Apenas dois gols e que não foram de jogadas trabalhadas. Um gol de cabeça de um volante e outro um gol de falta de um zagueiro. Sim, precisamos de reforços cascudos, que cheguem pra jogar. Abraço.

  3. Eu jáacho que o Vasco ontem não mereceu perder… Perdeu num azar triste…. Jogava igual ou melhorque as Marias de Minas, mas numa jogada infeliz a bola sobrou para o Damião que está eem grande fase e o Vasco sofre o primeiro gol… Daí a coisa desandou… Doriva e jogadores pressionados pela torcida, mídia e imprensa se perderam… Doriva mexeu mal… o time estava jogando direitinho, não tinha porquê por o Yago, que para mim é bom jogador (não é craque, mas pode render), mas que pela pressão não é o momento de entrar…. Pior…. desorganizou o time… mesmo assim o Cruzeiro só ampliou pois o nosso goleiro fez um trapalhada (eu preferia o Jordi, mas isso não é o mais importante) e nos matou de vez em outra ogada de trapalhada com certeza derivada de nervosismo… ! Para mim o certo é ainda apostarmos no Doriva! Eurico tem que chamá-lo e tranquilizá-lo! Afinal, vamos trocá-lo por quem???? Quem vai fazer milagre???? Eurico está com as contas amarradas pelas dívidas bovinas, tem que respeitar o teto salarial, o time é esse e o técnico já provou que é bom, mas ainda inexperiente e nunca passou por uma pressão dessas e é agora que nosso presidente, macaco velho no futebol pode e deve dar-lhe forças! Vamos Vascão!

  4. Perfeitaca análise. Hoje o Vasco tem 16 atletas “profissionais” no elenco, com condições de jogar o campeonato: M. SILVA, Madson, Luan, Rodrigo, A. Salles, Cristiano, Júlio César, Giinazu, Serginho, Lucas, J. Santos, John Clay, Reasco, Dagoberto, R. Silva e Gilberto. Incluo J. Cesar e Cristiano porque ainda nao vi o time perder por causa deles, embora tambem nao tenha visto ganhar. O resto nao dá pra contar. Espero que o treinador não demore a perceber isso, especialmente em relação ao Emanuel Biancucci, que se fosse bom, não seria muitas vezes reserva de W. Barbio no Bahia que caiu ano passado. Contra o Cruzeiro, desses 16, apenas 12 estavam a disposição, mas apenas 9 entraram no time titular. É preciso, no mínimo, não repetir esse erro. A disparidade técnica entre Júlio Dos Santos e os que entraram no time titular ficou gritante assim que entrou em campo. Tambem, será preciso trazer pelo menos mais dois após as saídas de Marcinho e D. Silva, que se nao eram decisivos, eram mais confiáveis que Caucaia, Biancucci, Diguinho dentre outros que não deveriam estar no elenco. Nao sei quanto de orçamento há para gastar, mas no minimo 1 tem que vir pra ser titular.

  5. Sergio,

    Análise perfeita. Acho que o doriva sentiu a pressão no jogo contra o Atlético Mineiro. Sentiu aquela pressão dos empates e da
    Ausência de gols. Escalou mal, repetiu o erro contra a ponte e ontem fez uma escalação exdrúxula. Concordo sobre o Lucas e sobre sacar o Julio dos Santos, sem ter plano B. Vamos ver como vai ser a semana.
    Sds

  6. O Vasco perdeu numa infelicidade do momento… o time era melhor ou igual ao do Cruzeiro no jogo… mas pressionados os jogadores falharam em todos os três gols… Vacilo na saída e marcação do primeiro gol, Vacilo do goleiro no segundo e Vacilo na saída de bola do terceiro… para completar o técnico inexperiente acaba sentindo a pressão e mexendo mal, colocando o Yago numa fogueira e terminando de queimar o cara e se queimar… Não se enganem… não tem técnico muito melhor do que ele e jogadores muito melhores que se encaixem no nosso teto salarial… Eurico, vai ter que com sua experiência gerenciar mais essa herança de dívidas que os bovinos deixaram e para isso é apostar no Doriva (o cara é bom) e tranquilizá-lo e aos jogadores… Não se enganem! Essas organizadas que ficam indo lá para aumentar a pressão sobre a equipe e técnico são aliadas bovinas e querem nos presionar para ver o time afundar! Eurico, por favor, não deixa isso! Vamos tranquilizar o técnico e time que nos recuperamos! Para cima deles Vascão! Eu confio!

  7. Nada justifica a derrota de ontem dentro de casa!

    Os jogadores precisam se LIGAR e terem mais CONSCIENCIA QUE a SÉRIE A é isso!

    É uma pressão atrás do outro bem diferente do anos passado que foi a SÉRIE B, e olha que com alguns remanscentes do anos passado na SÉRIE B tomamos sufoco contra o Icasa do Juazeiro do Norte em pleno Maracanã e em alguns jogos também!

    Se não reagirmos AGORA, e não pontuarmos principalmente em casa, no segundo turno as coisas podem fugirem do controle!

    Ficou claro que o nosso time carece de um BOM CAMISA 10, que sabe segurar a bola quando é preciso e saber fazer lançamentos em profundidade para matar o jogo em jogadas de contra-ataques e mais dois laterais, se não tiver esses tres reforços no mercado nacional, precisamos apostar e buscar esses reforços nos Países da América do sul e na América central, mas tudo detro das nossas possibilidades e a realidade financeira!

  8. O time precisa de reforços. E precisa pra ontem.
    Se esperar a abertura da janela internacional, o desempenho nos 3/4 finais da competição terá que ser de G4 ou de time que briga por ele.
    Dois meias de velocidade, um zagueiro reserva (para fazer sombra ao Luan, além de substitui-lo durante o PAN) e um homem de área são imprescindíveis.
    O Goleiro Roberto, ex-Vasco, está sem clube. Talvez pudesse vir segurar o rojão durante a ausência de Martin Silva.

    Mas precisamos de reforços. E não apenas de contratações.

    Outra sugestão: seria contratar o Mauro Galvão como treinador de zagueiros, como o Vasco fez durante a primeira gestão do Eurico. Ajudaria muito os garotos Luan, Kadu e Jomar a se ambientarem ao que é ser zagueiro de um time gigante.

  9. Como nosso presidente falou no final do ano passado, o Vasco infelizmente não poderia montar um time a altura de suas tradições devido ao estado cadavérico que a última administração deixou nosso querido clube. Depois de ler essa análise, bastante coerente e realista, chego a conclusão de que o Vasco precisa de um treinador experiente para dar tranquilidade e padrão tático a essa equipe, que é ruim sim, mas não perde nada para a maioria das equipes da série A.

  10. Sergio, tem que trazer jogadores velozes e de qualidade urgente, um goleiro reserva que pode ser do cuiaba, maicossuel para o meio, alex teixeira para o ataque e o Dede para fazer a recuperacao no Vasco. Magno_MG.

  11. Impressionante.. Após 2 quedas.. e um fatídico jogo pela serie B, contra o Avai no qual perdemos por 5 a 0, eu estava presente e pasmo com o comportamento boçal da torcida..
    Hoje se analisarmos claro a situação não é nada boa.. não conseguimos ganhar.. mas este ultimo jogo em especifico uma falha do goleiro bizonha.. e um lançamento do willian que ia sair pela linha lateral se não fosse pra fora do estádio encontra o rosto do guinazu e vira um lançamento para o Damião..
    Temos que ter paciência e tranquilidade para que possamos ganhar…
    Guerra deveríamos ter feito qd caimos pela 1 e 2 vez …
    agora é hora de apoiar!

  12. Sérgio, já não me sinto mais um ET quando fiz a mesma análise do jogo de ontem. Doriva, que não é um mal treinador, ainda não tem capacidade emocional pra suportar tal pressão.
    A mexida, logo depois do gol, deixou claro sua incapacidade de entender o que está acontecendo.
    Mesmo sabendo que o Vasco vive um cenário de dificuldade financeira, não podemos ser um clube de correr riscos, quando o assunto é treinador.

  13. Vergonhoso que um site tão próximo a diretoria do Vasco se posicione dessa maneira com relação ao técnico do time. Esse tipo de pressão pra parar de escalar esse ou aquele jogador vindo de quem vem é completamente descabida sobre o técnico. Se a diretoria tá insatisfeita, que conversem internamente. Recolham-se a falar sobre política e a defender o trabalho que vem sendo implementado. Vocês não são ~qualquer um~ pra criticar o técnico ou algum jogador específico.
    ________
    Fiz uma análise do jogo, como faço de todos que o Vasco atua no programa Casaca! no Rádio, só que neste espaço, falando sobre escalação, rendimento do time, substituições, etc… portanto não é nenhuma novidade.

    Não questiono a qualidade do time nem do treinador, mas entendo que o fator emocional está afetando as escolhas de um e o futebol de vários, como escrevi.

    Deixei claro que a ausência de público fazendo pressão nos jogos em São Januário favorece nossos adversários.

    Continuo achando o elenco do Vasco no mesmo nível de mais da metade dos times que disputam o Campeonato Brasileiro, mas como todos os outros clubes farão, quase que sem exceção, deve contratar e a economia feita com as saídas de Marcinho e Douglas Silva ajuda nisso.

    Uns interpretam que se o técnico está perdido deve sair, outros interpretam precisar haver conversa para fazer com que as coisas voltem ao normal, afinal todos entendem ser a situação do Vasco, na tabela, anormal.

    Numa situação em que os resultados não acontecem põe-se a culpa em três setores: atletas, comissão técnica, diretoria. Prefiro que a ponham no Casaca!, se quiser em mim (melhor ainda), desde que tanto o time como quem o treina voltem a render, mesmo na adversidade.

    Quando se faz uma crítica abre-se espaço para opções tanto de interpretação quanto de ação e por sorte temos no Vasco gente comprometida com ação para a reação do Vasco na competição.

    Sérgio Frias

  14. A verdade é que o Doriva se perdeu.
    Como no provérbio chinês, a competência dele atingiu a incompetência.
    Que se reinicie a reação com a sua substituição. Infelizmente ele queimou minha lingua, botava mas fé nele do que no grupo. Quem viu a escalação do Cruzeiro não via ninguém alí para “indicarmos” ao Eurico para contratar, e o mesmo contra a Ponte, Goiás ou figueirense.
    Futebol hoje é esquema e variações táticas e jogadores que se adaptem à ele. Coloque esse time do Vasco com a camisa do Barcelona e será uma puta equipe, pois é um esquema definido que faz o time rodar. Tirem Messi, Neymar e Coloque Gilberto e Rafael Silva que o Barcelona continuará jogando bem, pode não haver dibles fantásticos, toques de leras, mas o time roda.
    De nada adiantará contratar jogadores e improvisá-los em posições imaginadas pelo treinador, quando o correto é usar as características dos jogadores num esquema tático eficiente.
    Pra mim, Doriva está fora.

  15. Para deixar claro e se coerente, o Doriva me parece bom e trabalhador. Ele se caracterizou por um certo conservadorismo nas escalações, no esquema. Mas desde o jogo contra o Galo resolveu inventar, escalou mal , por ter sentido a pressão dos empates e da ausência de gols. Não sei qual o coelho e vai tirar da cartola.

  16. Olha só tenho uma coisa a dizer…Diguinho não dá!! Nem pra compor elenco…o FDP estava andando no lance do primeiro gol!! Inadmissível

  17. No jogo de sábado, a situação estava parelha. No segundo oportunidade que tiveram, o time cruzeirense marca. E com Leandro Damião, que até outro dia tropeçava nas próprias pernas. O time se descontrolou a partir daí. Pior, o segundo gol, numa falha lamentável de Charles, foi o que parte da torcida queria para pressionar. O terceiro gol foi, na minha opinião, outra falha. O zagueiro cobriu um lado e o atacante só tinha um lado para chutar. Chutou e Charles aceitou.
    Agora vamos pegar o Sport embalado, fora de casa, mas talvez seja a oportunidade de jogar bem, sem pressão.
    Mas já está na hora de reagir.

  18. Eu volto a afirmar:

    Esse time não é inferior a qualquer outro do Brasileiro.

    Não merece está nessa situação. Muito pelo contrário, pode estar perfeitamente brigando pelo título.

    O que está faltando é auto-confiança e a tranquilidade necessária para reverter um placar adverso.

    Está sobrando nervosismo.

    Não é porque pode perder 3 ou 4 partidas seguidas que tudo está perdido. Nada disso!!!

    Todos os outros vão perder ainda muitas partidas nesse campeonato. Vai dar tempo de se recuperar até a ponta da tabela.

    Na hora que esse time entender isso vai subir e muito na tabela.

    Estamos apenas no início. Dá inclusive para lutar pelo título.

    Já tivemos vários exemplos assim desde que o campeonato por pontos corridos começou. É uma prova de longa distância, uma maratona. Não é uma prova de curta distância.

    O time não pode dar ouvidos para a mídia que o critica e quer apenas ver o circo pegar fogo. Esses jogadores tem que se fechar, dar a volta por cima e responder para todos esses críticos.

    Vamos em busca do too da tabela.

    Rumo ao título!!!

  19. O time do Vasco é fraco. O treinador é fraco.
    Só fomos campeões do Carioca porque os outros times do RJ são tão fracos quanto. E nesses embates, tudo pode acontecer. O Vasco nunca foi infinitamente superior a nenhum dos outros 3 do Rio, sempre levava sufoco e foi campeão graças a erros pontuais dos adversários.

    Mas aí o tal do Rafael Carioca já se achava a pica das galáxias.
    O Bernardo, se sentia o mais novo Cristiano Ronaldo. sem falar do pífio Gilberto que levou muita sorte no campeonato inteiro. O que de fato fez o Vasco ser campeão tem nome: Eurico, Guinhazu e Martin Silva.

    O respeito voltou e o time se ancorou nisso para dar todo tipo de gás e com adversários nivelados, conseguia dar algo a mais quando percebia que dava para ganhar um jogo.

    Aí foram campeões e se acharam o melhor time do Brasil. Em 7 rodadas, perder 4 e empatar 3, é dose pra mamute.

    Todos sabemos que as dificuldades viriam, mas sinceramente, não adianta culpar o medíocre elenco do Vasco.

    Cobrar RAÇA, cobrar TÉCNICA de jogadores fracos não vai resolver nada. Ninguém fica um Messi da vida por ser cobrado. Jogador ruim vai sempre ser jogador ruim. O jogador mediano pode até render um pouco mais e o jogador de ponta, esse sim, pode ter uma queda de rendimento. Mas no Vasco, não há 1 (um) jogador de ponta.

    Sinceramente, só um milagre financeiro, para sanar os enormes prejuízos causados pela turma amarela, conseguindo assim trazer jogadores medianos/bons ou milagre, milagre mesmo, daqueles a fazer 10 times do brasileirão ser tão piores que o do Vasco.

    Senão meus amigos, com respeito ou não, o Vasco vai cair.
    Sou fã incondicional do nosso presidente Eurico, mas sinceramente não acredito que os jogadores ficarão melhores (tecnicamente) a ponto de salvar o Vasco de mais um rebaixamento.

    Um quinto do campeonato já foi e já estou esperando um milagre.

    Saudações vascaínas.

  20. Cara antes deste jogo ao ver a escalacao, fiquei muito feliz, pois gosto muito do esquema com 5 no meio de campo. Porem para que este esquema de certo e necessario que os jogadores de meio de campo cheguem ao ataque com condicoes de finalizar ou mesmo passar para a bola ao unico atacante neste esquema. Caramba hoje a selecao joga sem atacante de area, este em evolucao, porem tem o “cara”. Nos temos que entender que primeiro nao podemos fixar mudando de esquema toda hora , segundo o time precisa de entrosamento com este esquema. O jogo de sabado prometia uma boa partida por parte do Vasco,antes de fazer o primeiro gol o Cruzeiro nao teve chances de chutar a gol, o time estava bem postado em campo , jogando de forma compacta. Na unica jogada onde o jogador do Vasco estava no chao sem o Cruzeiro parar a bola com o fair play, o Vasco mal posicionamento levou, e por sinal deu para perceber neste jogo qualquer bola chutada a gol o Charles levava.Desculpas e minha opiniao ele e fraco, e pequeno para goleiro, 1,85 m . Quando o Diguinho que nao consegue fazer boa dupla com Guinazu, saiu fiquei surpreso com a mudanca de esquema , mas rapido que imaginei, pois achava que o correto seria a entrada do Lucas. O time comecou a se perder no meio de campo, ai veio o frango e depois o terceiro, uma copia do jogo contra Ponte Preta. O guinazu e um jogador guerreiro e impetuoso, ele persegue o adversario que estar com a bola, mas se quando ele sai da protecao dos zagueiros e ninguem o cobre , nao e problema dele. Pois infelizmente o Diguinho por algum motivo nao percebe isto e deixa um buraco no meio , dando chances ao adversario.
    A boa noticia que tenho para dar o Serginho sabe cobrir as investidas do Guinazu o que me da esperanca de novos ares. Este time carece de uma meia esquerda e por incrivel que pareca nos temos ele no elenco, se chama Lucas que jogou de lateral esquerdo e foi vem contra o Atletico.Com o material humano que temos meu meio de campo seria Guinazu, Serginho,Julio dos Santos,Bia(argentino) e Lucas e Gilberto no ataque.Mais se Julio , Bia e Lucas nao aparecerem no ataque em condicoes de finalizar em gol , nao adianta este esquema, apesar de ficar forte no meio de campo nao dando chances ao adversario, nao conseguir finalizar a gol e um problema, pois se leva um gol , nao tem poder de reacao. E este esquema tem um problema se nao marca gols o treinador muda o esquema e nao consegue o entrosamento.
    Bem a situacao nao e facil mais ainda acredito basta ter uma sequencia de vitorias e as coisas mudam.
    P.S, O Yago e um bom jogador mais parece que nao pensa, pois tem a habilidade de driblar, mas nao tem sequencia a jogada. Igor e fominha como todo jogador brasileiro, e nao e por ser jovem basta ver o Neymar jogar um consagrado , mas quando joga na selecao e fominha, ja nao faz isto no Barcelona pois os outros jogadores pegam no pe. Portanto Igor pode ter futuro como jogador , mas precisa pensar em olhar mais os companheiros em volta dele e passar a bola.Futebol nao e so driblar o advesario e cruzar a bola na area.
    Vamos ser honestos os caras ficaram quase 40 minutos sem chutar a gol , pois o Vasco nao dava espaco, veio o gol. Depois um frango, depois um chute despretencioso, vai se f….er que fase.
    Ja disse aqui um jogador tem que cobrir o outro esperar pelo inesperado , nao ficar esperando as coisas acontecer.

  21. Momento difícil para o time, mas devemos apoiar os profissionais. Tenho certeza que os responsáveis pelo futebol do clube estão se mexendo para tirar o clube desta situação. Vamos Vasco

  22. Concordo, e acho que a escalação foi errada nos últimos jogos também.
    Não podemos entrar em desespero, que a vitória tem que sair a qualquer custo. Neste momento, o mais importante é não perder, ganhar confiança de novo.
    Nosso time está carente de criatividade, sim as contratações não funcionaram, mas lembrem-se se tivéssemos empatados 3 jogos estaríamos em melhores condições e com mais confiança, não vamos cair na pressão da Flapress, vamos trabalhar, mas o importante é não errar na escalação nem desespero.
    SV

  23. Doriva perdeu o comando. Isso está muito claro. Continuar com ele repete o script da demora em Demitir o Dorival em 2013, e quando isso foi feito já era tarde.

    Além de reforços, urgente.

  24. Queria saber como é que entrou essa bomba que foi lançada dentro de campo. O que faz a policia dentro do estádio? Ninguem revista ninguem? E se houvesse alguem armado?
    É muito fácil colocar a culpa no clube depois!

  25. Concordo com o Davi, acho que temos 16 jogadores ¨profissionais¨ que poderíamos ate subdividir entre , bons, razoáveis e fracos, MAS todo elenco é assim, só o Barcelona é recheado de craques.
    Não concordo é com essa politica de teto salarial, porque na minha opinião é melhor ter um bom jogador ganhando 250 mil e outro razoável ganhando 50mil do que ter dois ¨mais ou menos¨ que ganham 150mil cada um.
    Acho que o valor total de salarios é que deveria ser considerado, para não ultrapassar a meta de orçamento da diretoria, MAS esse total não precisa ser gasto na horizontal, contratando jogadores médios. Vamos ter craques e vamos ter jogadores da base também , essa mescla pode estar dentro do orçamento e nos dar um time mais equilibrado.

    Precisamos de jogadores bons urgente!! Nada de apostas!!

    Se não reagirmos rápido a situação vai ficar complicada.

    SV
    Jose Fernandes

  26. Perfeita análise Sérgio.
    O treinador está completamente perdido.
    O time está jogando muito aberto, tinha que ser mais compacto.
    Não sei pq o Lucas não é escalado, pois tem bom passe e ainda costuma fazer um gol a cada partida.

    SV.

  27. Nossa! Confio muito no Eurico, mas confesso que agora estou com medo. Como escreveu o Sérgio: Que se inicie a reação!!!! E urgente.

  28. Concordo com a opinião de alguns amigos vascaínos. Precisamos de uns dois caras que cheguem para resolver. Colocar a bola no chão e organizar as jogadas de ataque. Vencemos clássicos no carioca, mas também empatamos ou sofremos para vencer times semi-amadores na Copa do Brasil. A queda vertiginosa de rendimento de alguns é impressionante. O time se descontrola e não tem poder de reação. O Luan, por exemplo, foi curtir uma de ponta direita em dado momento do jogo contra o Cruzeiro. Que descontrole é esse?

    Sabemos que foi estipulado um teto salarial no clube. Mas será que com as dispensas recentes não abriria vaga para se estudar e trazer nomes capazes de resolver o jogo? Esses nomes são difíceis de encontrar no mercado e portanto, são normalmente mais caros que o nosso teto. Talvez seria mais interessante manter um teto na folha salarial mensal e ter uns dois jogadores mais caros e que resolvam.

  29. O momento é de união e a hora de reagir é agora, caso contrário pode ser tarde demais e ninguém aguentará um desastroso terceiro rebaixamento, ainda mais depois da torcida ter resgatado a sua honra e sua auto-estima com o título carioca depois de 11 anos e de ter eliminado nosso maior algoz nos últimos anos, o urubu e sua arbitragem amiga.

    Não podemos repetir o mesmo erro de 2013, precisamos de um goleiro cascudo para a reserva do Martin Silva, Jordi é um garoto de muito talento e promissor, mas alguém confia 100% nele ? eu não……………..Charles, o goleiro que foi contratado pelo Dinamite e sua turma, após o mesmo ter sido dispensado da base do Cruzeiro, não é e nunca será goleiro para o Vasco, nunca mais coloquem esse mão de quiabo no gol, até porque quem é Charles para vestir a sagrada armadura Vascaína e portar a Cruz de Malta em seu peito?? quem é Charles, que história tem no futebol para defender o vasco ?? mais uma contratação estapafúrdia de Dinamite e cia, assim como dos espetaculares Diogo Silva, Alessandro e Michel Alves, ARGHHHH, não pensei que um dia teria que citar esses nomes novamente.

    No mais ao menos de 2 meias precisamos e 2 meias que venham ganhar 300/400/500 mil, não dá neste momento de pressão, para trazer novos Caucaias, novas apostas, o momento, creio eu, em minha humilde opinião, é para contratar pouco e tiros certos, nada de dúvida, pois se não forem comprovadamente bons e cascudos, se esconderão neste momento de tormento e pressão.

    Um cara que eu QUEIRA MUITO VER NO VASCO, é o Diego ex-Santos, se não me engano está sem clube após ter rescindido em abril ou maio, não sei ao certo, seu contrato com o Fenerbahce da Turquia, esse cairia como uma luva no time do Vasco…….ele e mais um para formarem a dupla de armadores velozes do Vasco, esse “mais um”, também tem que ser comprovadamente bom, não sei quem seria, mas aí tem gente capaz de resolver isso, em minha mente vem os nomes de Montillo, Conca, mas haja $$$$$…………com Gilberto e Riascos lá na frente que até provem o contrário podem formar a dupla de ataque do time.

    A hora amigos é de contratar 2 meias TOP, não era o que a diretoria planejava, principalmente após o título carioca, mas a hora é de abrir o cofre para trazer esses 2 caras de nome consagrados para o meio campo, mesmo com esse cofre estando vazio, pois prejuízo realmente será se o Vasco amargar uma nova queda, aí sim será o golpe de misericórdia no clube e isso NÃO PODE ACONTECER DE FORMA ALGUMA.

    Além da questão técnica e da questão emergencial para evitar um mal maior, a vinda desses 2 caras de meio campo consagrados, apenas como exemplos, Diego e Montillo, ou Diego e Conca(sonhar não custa nada), ou Ronaldinho Gaúcho, ou algum outro do mesmo naipe, traria também a volta da torcida, traria o caldeirão de volta, traria Maracanãs lotados, traria de volta o brio da torcida, alavancaria vendas de camisas e de produtos em geral, alavancaria o novo programa de sócios que em breve será lançado, mostraria força aos patrocinadores, traria mídia positiva, enfim amigos, talvez eu esteja dizendo o que vocês obviamente já sabe e que talvez seja exatamente o que estão pensando, estamos juntos.

    A HORA É ESSA, RISCO ZERO, vamos VASCO!

  30. Bom dia!!!! o problema não é só treinador, e sim o nosso elenco é fraco para disputarmos o campeonato brasileiro. hoje infelizmente brigamos para não sermos MAIS UMA VEZ REBAIXADOS. OS TIMES Q SÃO NOSSOS PRINCIPAIS CONCORRENTES ESTÃO PONTUANDO, E ISSO É O QUE MAIS ME ATERRORIZA. não conseguimos criar jogadas de gol(e isso na série A é mortal) só de pensar q nossas opções de velocidade são: Rafael silva(muito ruim) e Yago(não chamo nem de revelação, pois pra mim é um dos piores crias da base do VASCO dos últimos anos). desculpem o desabafo, eu sei q é difícil somente criticar mais gostaria q nesse momento o nosso FUTEBOL fosse a prioridade total da nossa diretoria. Sei q o momento financeiro é difícil e tenho certeza q aquele Eurico Miranda q conheci lá atrás não vai deixar sermos rebaixados pela terceira vez.
    PS: IMAGINO COMO DEVE ESTA SENDO DIFÍCIL PARA O EURICO TER Q CONTRATAR ESSES JOGADORES MEDIANOS PARA BAIXO, PARA VESTIREM NOSSA INIGUALÁVEL CAMISA. LEMBRO DE UMA ÉPOCA Q ELE DIZIA
    ; “QDO EU PENSAVA EM UM GRANDE JOGADOR, ELE JÁ ESTAVA EM SÃO JANUÁRIO” ERA MUITO BOM VER AQUELA OUSADIA DO NOSSO PRESIDENTE MAIS TENHO CERTEZA Q ESSES BONS TEMPOS AINDA VÃO VOLTAR. UM GRANDE ABRAÇO À TODOS DO CASACA

  31. Apenas complementando meu post, Biancuchi(sei lá como escreve) não pode vestir a camisa do Vasco, assim como não podia o Montoya………..Diguinho ainda não disse a que veio, não pode-se preterir o Lucas para colocá-lo em campo, Rafael Silva é no máximo banco, espero que nosso treinador saiba disso, Yago e Thalles não vão resolver nada neste momento de pressão, a entrada do yago em todos os jogos é no mínimo irritante, o que o Doriva quer com isso??

    Mesmo assim, acho que devemos apoiá-lo, agora se perder para o Sport, principalmente dependendo da escalação, a hora é de procurarmos outro mais cascudo e esse outro, sem sobra de dúvidas seria o Abel Braga.

    Abel Braga no banco de reservas e 2 meias TOP elevariam esse time do Vasco para um outro nível, para um nível VASCO…………….sim, elevariam também e muito a folha salarial, MAS A HORA É ESSA.

    Saudações Vascaínas e estamos juntos!!!

  32. Alex Teixeira seria impossível?? o cara mostrou apreço pelo Vasco, ele e Diego também formariam uma bela dupla, hehehe.

  33. Temos que mudar esse discurso de que nosso time está no nível da maioria dos outros nesses Brasileirão e que está faltando sorte. Não, na verdade, o time é limitado. Como disse o colega acima, não é possível fazer jogadores ruins ficarem bons do dia para a noite. Falei em um comentário dias atrás e repito: respeito e admiro o eterno presidente Eurico, mas não concordo quando ele diz que não corremos risco. Para mim, corremos risco sim com esse elenco e, o que é apenas uma possibilidade pode se tornar pesadelo real. Temos que mudar, infelizmente. mesmo com a situação financeira muito ruim, como já foi amplamente divulgado aqui, precisamos de um upgrade, fazer parcerias, ser mais ativo no mercado. Precisamos de reforço cascudo, bom, que chegue pra jogar. Abraço.
    _______
    Isso não é discurso. É fato.

    Uma coisa é dizermos que falta uma ou outra peça específica para o gosto de cada um, outra é se chegar à conclusão que o time não presta pela produção nos últimos jogos.

    Vi jogos como Sport x Goiás, Flamengo x Chapecoense, Figueirense x Cruzeiro, Fluminense x Joinville, Ponte Preta x São Paulo, Internacional (misto) x Avaí, Santos x Sport, Palmeiras x Fluminense, sem falar no Coritiba e no vice líder Atlético-PR. Falta ao Vasco, na minha visão, um meia ofensivo, acreditando numa boa produção de Riascos como atacante e sabendo também que Éder Luís poderá voltar a atuar em breve. Não é mais do que isso, na minha opinião. Emocionalmente bem o time pode render e para isso precisa de segurança e tranquilidade, o que é nítido ter faltado no jogo de sábado.

    Corremos risco se a sete rodadas do fim estivermos na mesma situação, portanto hoje estamos mal e precisamos unir forças para que o Vasco se recupere no campeonato.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  34. Não basta o só elenco se reforçar, mas a torcida tem que apoiar, pois o público foi uma vergonha no sábado. Querendo ou não torcida é fator decisivo. Não adianta ser torcedor de rede social, de Facebook. Cadê o caldeirão com mais de 15 /20 mil pessoas fazendo pressão? Os adversários estão jogando muito a vontade em nosso estádio. O que adianta abaixar o preço e ninguém ir? E essa merda de bomba que soltaram lá, ajudará em alguma coisa? Sorte de que ninguém ter ficado machucado, mas para os Anti vascaínos isso é um prato cheio para tentarem nos prejudicar.

    Eu acho que o Bernado deveria voltar, com toda irresponsabilidade dele, é melhor do que muitos jogadores. Esse cara tem que ser colocado na parede e, pela última vez, ser dado um choque de ordem nele, pois é um bom jogador e está jogando a carreira fora.

    O Meio de campo do Vasco precisa de um jogador de criação urgente. Esse desfalque do goleiro Martin Silva, no meu ponto de vista, arrebentou com nossa defesa, também. Que ele volte logo.

    Vejo muito elenco fraco, abaixo do Vasco, que está no topo da tabela como A Ponte e o Sport. Falta sangue a alguns jogadores, pois se alguns deles tivessem a disposição que tiveram nas finas do Estadual não estaríamos nessa situação preocupante. Mas tenho fé que vamos nos recuperar nas próximas rodadas. Que venha logo essa recuperação contra o Sport na ilha do retiro.

  35. Concordo com a avaliação do José Oliveira, do Gustavo Pereira e do Carlos Odilon que, de maneiras diferentes disseram que o técnico está perdido. Por mais que tenhamos tido “azar” algo está errado em um time que, após 7 rodadas, fez 2 gols e levou 12. Temos jogadores de qualidade, sendo injustificável essa situação.

    Sou contra ficar trocando de técnico por alguns insucessos. Mas já são muitos e a posição do VASCO DA GAMA na tabela é injustificável. Serão todos os outros 17 times melhores do que o do VASCO?

    A avaliação do Sergio também confirma, sem dizê-lo diretamente, que o técnico está perdido. Fica a pergunta: conseguirá o técnico reverter essa situação IMEDIATAMENTE? Penso que já passou a hora da reação começar.

  36. Frias, o Júlio dos Santos é o melhor jogador que o Gigante conta para o meio. Lucas é melhor que Diguinho. Agora, como não podemos fazer mais testes, o jeito é jogar com o que temos. Detalhe. o que temos? Rodrigo é um dos melhores zagueiros do país.A zaga com Luan é forte. Madson caiu de rendimento. Anda marcando mal e não consegue efetuar um cruzamento. Crhistiano não serve nem para compor elenco. Como a bola não chega ao ataque, vamos lá, este fica improdutivo. A conclusão é que não temos laterais reservas. O time, em tese, para enfrentar o Sport deveria ser Charles, Madson, luan, Rodrigo e Júlio César, Guinazu, Lucas, Júlio dos Santos e John Clay, Riasco e Gilberto. Thales, quando entra, tem que jogar no meio da zaga adversária. Como se dizia antigamente, jogar enfiado. O problema, hoje, não é estar em 19º na tabela. É permanecer nela. Se ganharmos duas seguidas, e tudo é possível, o campeonato é outro.

  37. Vasco precisa de 10 milhões(empréstimo com Ferj ou CBF) para se livrar do Rebaixamento. Fazendo três Contratações até o fim do campeonato, técnico Abel 3 milhões + empréstimo do Alex do Internacional 3 milhões (pagando seu salario integral) + Tiago Neves empréstimo do time da árabia todos jogadores de confiança do Abel. (outras opções RG10, Macssoel)

  38. Excelente coluna, até porque precisamos esquecer um pouco de assuntos extra campo, que podem ficar para outro momento, agora é o TIME DE FUTEBOL, que interessa. Sergio Frias você foi pontual e objetivo nas palavras, e escreveu como diríamos, como um “torcedor comum”. O estadual valeu e muito, o time foi cirúrgico e ganhamos merecidamente, mas ao mesmo tempo é preciso saber que a qualidade na média do brasileiro é muito superior, assim como quantitativamente as equipes grandes e de qualidade são talvez multiplicadas por 4 ou 5, assim como as dificuldades de jogar na casa dos adversários. Uma coisa é jogar em Volta Redonda ou Macaé, com a maioria da torcida a nosso favor, e outra muito diferente é jogar na Arena da Baixada ou em Campinas, ambos com a torcida quase toda contra. Uma coisa é jogar contra um Botafogo, outra é pegar o Atlético Mineiro, assim como pegar o Flu e Fla é hoje um grau de dificuldade, e jogar contra Cruzeiro, Inter, São Paulo, Corínthians, já é um outro… Nosso time tem uma boa defesa, não vejo necessidade de sair atrás de jogador para esse setor, assim como estamos razoavelmente bem servidos de volantes, com Guina, Serginho, Lucas, Diguinho, já esse Jakson é bem fraco, sendo que temos dois excelentes valores na base (Andrey e Bruno Cosendey). Mas no meio campo e ataque, é preciso reforços URGENTES, e jogadores que realmente reforcem, que possam chegar e ganhar a posição. Dagoberto até agora não vingou, Julio dos Santos não está jogando nada, Marcinho saiu, Bernardo não conto mais, Yago é improdutivo, Jonh Clei não decola nunca, Emanuel não tem bagagem pra ser titular, Thales esqueceu de ser centro avante, e Gilberto parece em litígio com as redes… Só vejo o Rafael Silva produzindo alguma coisa. Portanto temos que contratar dois meias pelo menos, e mais um bom atacante, mas não jogadores para compor, tem que ser jogadores para ENTRAR NO TIME. Já o Doriva, não o vejo como culpado, mas tem cometido alguns erros esquisitos, como a estranha barração do Jordi, e o não aproveitamento do Lucas como volante.

  39. Perfeito Sérgio, a grande maioria dos que aqui escrevem e postam, querem o bem do Vasco!!! e vc com esta coluna prova isso!!! e por isso estamos aui postando!!

    da mesma maneira que não queremos dar munição pra flapress pelo momento vivido pelo Vasco, que seja nas conquistas, a flapress faz de tudo pra jogar o Vasco pra baixo, que dirá nas derrotas e desarrumações como agora!!!!!!

    estão radiantes!!!!

    deixo algumas sugestões:
    – se houver inflexibilidade em demitir o doriva, que se bote um coordenador técnico acima do doriva!!!, se não conseguiur tirar o lopes do bostafogo, que se coloque alguém com perfil mais experiente pra virar um elo entre o treinador profissional e os da base além de servir de conselheiro, pois tá faltando experiência e tá faltando rodagem ao treiandor doriva!!! tá fazendo cagada com escolhas e escalações erradas pra que diz que tá trabalhando a semana inteira!!!

    – tá certo que o Vasco buscou um lateral esquerdo e o empresário do mesmo espertamente deve ter incluido o diguinho, mas que alguém chegar no técnico e dizer: olha, o diguinho veio pra compor elenco e no contrapeso do julio cesar, ele tá ali com o bolt!!! e eu prefiro até o bolt, pois este provavelmente deve ter vontade de venceer na vida ao contrário do diguinho que tá aí envolvido numa investigação da PF e da Receita FEDERAL por receptação de veiuculo importado por preço subfaturado!!

    – se o Vasco escala 3 cabeças e 2 meias, é porque os laterais podem atacar, certo??? porra e não teve uma jogada em cima do fraco lateral esquerdo do CUzeiro, com cartão amarelo!!!!!???? aí o doriva coloca o yago por ali depois de ter sofrido o gol, já no final do primeiro tempo…e o segundo tempo inteiro nada, nenhuma jogada!!!??

    – desde a oferta do gremio = 4 derrotas seguidas, a impressão é que o Vasco está refém da ética!!!, porra, que labirinto é esse????

    agora que tem uma porrada de vascaíno de merda que se nutrem diariamente na flapress e traumatizados pela gestão banana, não tá fácil lutar contra estes merdas!!!! juninho e edmundo é o caralho, foram muito bem pagos pra jogar no VAsco!!!!!!!!! JOGARAM PELO DINHEIRO QUE LHES FORAM PAGOS PORRA!!!!!!!!

    ACORDA BOVINADA FILHA DA PUTA!!!!!!!!!!

  40. Me desculpem a repetição, mas achei essa opinião fantástica. Deveria ser levada em consideração.

    ——————————————————–

    Jose Luiz
    15/06/2015 9h48

    Concordo com o Davi, acho que temos 16 jogadores ¨profissionais¨ que poderíamos ate subdividir entre , bons, razoáveis e fracos, MAS todo elenco é assim, só o Barcelona é recheado de craques.
    Não concordo é com essa politica de teto salarial, porque na minha opinião é melhor ter um bom jogador ganhando 250 mil e outro razoável ganhando 50mil do que ter dois ¨mais ou menos¨ que ganham 150mil cada um.
    Acho que o valor total de salarios é que deveria ser considerado, para não ultrapassar a meta de orçamento da diretoria, MAS esse total não precisa ser gasto na horizontal, contratando jogadores médios. Vamos ter craques e vamos ter jogadores da base também , essa mescla pode estar dentro do orçamento e nos dar um time mais equilibrado.

    Precisamos de jogadores bons urgente!! Nada de apostas!!

    Se não reagirmos rápido a situação vai ficar complicada.

    SV
    Jose Fernandes

  41. Sérgio
    Como vai? O que mais me preocupa, e na minha opinião, o que está mais evidente, é a mudança de postura, de mentalidade, da equipe.
    No Estadual, o time tinha alma, era uma equipe determinada, confiante, disposta a lutar até o fim. O time literalmente disputava os jogos. Agora, o time apenas joga os jogos. Tenho a impressão que aquele suporte motivacional gerado pela atuação, determinação e quase imposição honrosa da diretoria em vencer o Estadual, está fazendo falta. Parece que afrouxaram o laço, que deram uma pausa para respirar. Já respiraram e descansaram. Agora é foco de novo!! Bastidores de novo! Pré-jogo de novo!!
    Rédea curta, confiança e aquele espírito competitivo de volta.
    Abraços
    Sérgio Rainha

  42. Caro Sérgio, respeito a sua opinião e agradeço pelo comentário. Mas, sinceramente, não acho o Vasco melhor que nenhum time de São Paulo, Não acho melhor que nenhum time de Minas e não acho melhor que nenhum time do Rio Grande do Sul. O Vasco está no pelotão de baixo em termos de qualidade de elenco. Quero muito estar enganado. E quando eu digo que corremos risco é, claro, analisando o momento agora, pois, o tempo de reagir é esse. Foram só sete rodadas de 38? sim. Mas o Vasco ainda não ganhou nenhum jogo e só marcou 2 gols de bola parada! E já temos um m~es de campeonato.

    Não estou aqui somente para criticar, pelo contrário, na maioria dos meus comentários elogio e apoio, inclusive, vibrei demais com o título desse ano. Adoro o Casaca e a democracia deste site. Mas estou preocupado sim. Meu único alívio é saber que temos uma diretoria competente e vascaína. Abraço. Saudações Vascaínas.

  43. Sérgio, queria comentar o mal tremendo que a NetVasco faz com o Vasco fora os jornalistas de aluguel.

    Tem um que só tem um diploma (assistente social) mas já age há décadas como jornalista perseguidor do nosso clube. Velhote safado.

    Eu não considero a NetVasco local de vascaínos sérios e verdadeiros e sim um local onde os canalhas atacam o Vasco de todo o jeito com verdadeiras fofocas e intrigas que jó atrapalham e muito.

    Local aberto para os nossos inimigos mortais.

  44. Vislumbro futebol diferente do que vejo agora. 03 volantes, nenhum meia (esse Biancuse, nem é meia e nem atacante) esse é o retrato de um time. Não sei por qual motivo o Doriva abandonou suas convicções. O Vasco era a melhor defesa do Brasil até o fim do Carioca. Depois, continuou assim por 05 empates até quando tomou 03 e aí veio mais 3 e só Deus sabe quando vai parar. Não se entende também como se prepara um jogador, o Jordí para ser substituto durante um ano e meio e de uma hora para outra, por causa de uma infelicidade num lance provocado por falha de um companheiro, é sacado do time em nome de um rodizio, já visto no passado e que já nos custou uma segundona. No meu modo de entender, até os juniores, do meio pra frente, renderia melhor que esse time que está aí. Não é para substituir um só não, preserva-se os zagueiros, os laterais e só. Do meio pra frente coloca os juniores. Se não Vejamos. Jordi; Madson, Luan, Rodrigo e Crhistiano; Guinazu, Serginho(Lucas ou Andrey Ramos, Evander, Bruno Cosendey (Matheus Indio); Renato Caiser e Daniel Pessoa. Aproveita não ter jogos as quartas e treina esse pessoal junto. Será fácil a arrumação pois os blocos independentemente, vem jogando junto, se conhecem. Os treinos servirão para unir defesa, meio campo, ataque. Outra coisa é a torcida, não comparece a campo e isso tira o incentivo. Vão esperar as últimas rodadas para apoiar o time e aí pode ser tarde demais. Se o problema é o valor do ingresso. E aí, baixou. Com relação a contratações pode ser que venha, inclusive 02 ou tres bons jogadores, mas, daqui que esse pessoal introse… tem que ter uma alternativa. E essa passa por melhorar a qualidade do time com a prata da casa. Vejam bem, acredito que com isso até o Futebol do Tales, do Lorran, John Clay e Iago apareça de novo. A partir do banco é claro. Seria um recomeço para essa turma. Quanto aos experientes que chegaram: Gilberto, Rafael Silva, Dagoberto e Riscos a receita é bastante treino para entrar devagar no time, um de cada vez.

  45. Infelizmente, o time sentiu a pressão e não está sabendo evoluir no campeonato. A inexperiência de alguns atletas com este tipo de competição se reflete automaticamente em campo e mesmos os reforços não estão correspondendo aos parcos investimentos feitos nos mesmos.
    Somos sabedores do quanto já foi feito no clube para a recuperação de nosso patrimônio e estima e quando a mídia se apercebeu disto, não restou outra alternativa a atacar, consistentemente, o time do Vasco e a instituição, fazendo com que seus torcedores esquecessem o apoio ao time e se voltassem contra a administração. Também acho que não ajuda este fogo cruzado entre a Diretoria e certos elementos da mídia esportiva, de nada adianta embates com os amarelinhos, bovinos, Junin da bovinada e outros se o time não se apodera do conceito de “ser Vasco” de jogar no Vasco. Por que quando um cara dessa da mídia e diz que o Vasco é horrível, os jogadores deveriam se sentir com o orgulho ferido e dar a resposta em campo. Mas percebo o contrário… criticamos o Christianno e achávamos que o Julio Cesar era a solução, mas qual a razão de certos jogadores ganharem a titularidade e fazerem partidas horríveis. As constantes mudanças e alterações sem sentido do Doriva, mostram até certo ponto a inexperiência do técnico, afeito a pressões da torcida por este ou aquele jogador. Sou contra este repertório de rodízio de goleiros (não pode acontecer o que houve naquele fatídico ano em que tivemos inúmeros goleiros e terminamos com o Diogo Silva), se estes não servem para substituir o Martin Silva, que contratem outro logo!
    Ainda sim, voltando ao tema, falta identidade com o clube por parte destes jogadores, identidade essa vista no campeonato carioca que, se não tinha técnica, tinha raça e organização. Hoje, nem uma coisa nem outra.
    A insistência com determinados jogadores, como o Yago por exemplo, e os escândalos sucessivos extra-campo só fazem pipocar nas manchetes dos jornais, notícias lesa-Vasco, deixando a torcida ainda mais contra os jogadores.
    A mídia já assumiu seu papel, colocar a torcida do clube contra o clube. Mas esta não deve ser nossa âncora e dizer que tudo está errado por causa dela e por ela. A mídia não contrata jogador, não organiza o clube, não treina o elenco, ela está, na verdade, querendo que o Vasco fique onde ficou durante seis anos, rebaixado, omisso, um clube de passado grande, mas de futuro incerto.
    Então, esqueçam a mídia! Deixem plantarem quantas notícias quiserem, façam do site do clube o canal oficial de informações (pagou salário? publique-se; contrataram alguém? publique-se!; fecharam financiamento? publique-se!). Eles querem colocar todos contra o clube, ex-jogadores, funcionários, torcedores, etc. Não engoliram o estadual e a revanche deles é no Brasileiro!
    Não vejo solução no curto prazo, a não ser que os próprios jogadores vejam a situação em que eles mesmos estão sendo colocados, que nas entrevistas coletivas sejam tão duros com a imprensa, quanto estes são com eles e que defendam as cores do Vasco com unhas e dentes, pois muitos ali, nem mais pro futebol serviam.
    Saudades tenho do Edmundo nessas horas que ficava quieto, não respondia a nenhum jornalista e chegava no jogo e arrebentava!

  46. SÉRGIO, CONCORDO COM VOCÊ; MAS ACHO QUE O DORIVA DEVE FICAR. TAMBÉM ACHO QUE O VASCO MANDANDO JOGADORES QUE NÃO ESTÃO SENDO APROVEITADOS, DESONERA A FOLHA E PODEMOS CONTRATAR UM JOGADOR DE PESO. O RONALDINHO SERIA ESSE NOME, MESMO COM A IDADE AVANÇADA. É MELHOR QUE TODOS OS QUE ESTÃO AQUI NO BRASIL; MESMO COM UMA PERNA SÓ. A TORCIDA SE ACOMODOU DEPOIS DO CARIOCA. COM A CONTRATAÇÃO DELE DARIA UMA SACUDIDA NELA E TRARIA O TORCEDOR DE VOLTA À SÃO JANUÁRIO EMPURRANDO O TIME…SAUDAÇÕES VASCAÍNAS.

  47. Qual é a tua NetVasco? Levar confusão e intranquilidade para dentro do Vasco?

    Fingir que é vascaína, ou pior, que é neutra? Veicular notícias que são distorções da verdade? “TUDO PARA O BEM DO VASCO”, é ISSO? E ainda usa o nome do Vasco?

    Lastimável. Um pedido: Não sacaneie os 25 milhões de vascaínos. Não procure produzir o caos e a confusão entre os vascaínos. Não seja teimosa.

    O respeito voltou. Lembrete também para os velhotes jornalistas esportivos.

  48. Sergio, ao assumir que só vai pagar X e seus concorrentes pagam 2 ou 3x, o risco de se dar mal é grande. Isso não quer dizer que eu concorde com salários astronômicos. Só acho que é preciso assumir que o risco é grande quando se paga abaixo do mercado.

  49. CONCORDO COM MUITAS OBSERVAÇÕES E ANÁLISES DA GALERA.

    MAS NÃO BASTA ESCALAR O TIME NO PAPEL NUM 4 4 2; 4 5 1; 4 3 3… ..

    TEM DE TREINAR O TIME DEFENSIVAMENTE PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLHIDA… TREINAR, TREINAR E TREINAR..

    TEM DE TREINAR O TIME OFENSIVAMENTE PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLHIDA.. TREINAR, TREINAR E TREINAR..

    CONCORDO QUE A QUESTÃO NÃO É ELENCO… TAMBÉM SOU A FAVOR NA PERMANÊNCIA DO BERNANDO COMO TITULAR…

    TODOS OS TIMES GRANDE NO MUNDO JOGAM DEFENDENDO FORTEMENTE EM BLOCO DENTRO DE SEU CAMPO E ATACANDO EM BLOCO DE MODO GERAL E AS VEZES EM CONTRA-ATAQUE..

    BASTA ESCOLHER A ORGANIZAÇÃO E TREINAR, TREINAR E TREINAR..

    MUDAMOS DE CAMPEONATO.. O QUE FOI POSSÍVEL NO CARIOCA NÃO É MAIS ÚTIL NO BRASILEIRO..

    O TREINADOR TEM DE ESCOLHER UM TIME BASE.. COM OS MELHORES JOGADORES PARA O SISTEMA TREINADO… E DEIXAR OS CARAS SE MATAREM EM CAMPO PARA CONSTRUIR VITÓRIAS..

    NÃO DÁ PARA ESSE TROCA TROCA DE EQUIPE CONTINUAR.. ISSO DESESTABILIZA O ELENCO.. OS CARAS COMEÇAM INDIVIDUALMENTE ACHAR QUE SÃO CULPADOS.. E NÃO SÃO..

    DEFINE O TIME TITULAR, ARMA O TIME PARA DEFENDER BEM E ATACAR NA HORA CERTA, PARA COM O RODÍZIO DE JOGADORES DO MEIO CAMPO PRA FRENTE.. E PAU NO BURRO.. IR PARA AS CABEÇAS.. COMER PIMENTA..

    SÓ ISSO..

  50. Prezados,

    1) Antes de mais nada quero aqui reafirmar minha convicção e confiança no trabalho do Eurico Miranda;

    2) Seguindo uma tese dele mesmo Eurico Miranda, técnico não ganha jogo mas perde, portanto já está mais que na hora de mudar o técnico, assim como aconteceu num passado recente Paulo Autuori, Dorival Junior…e a crítica do Casaca era forte por mudança;

    3) Seguindo uma tese do ano passado do Casaca, jogador emprestado com salários pagos por outro Clube não presta,não tem compromisso: Dagoberto, Riascos etc, assim como foram num passado recente Douglas, Kleber etc;

    4) Não é de se estranhar que depois da declaração do Dagoberto sobre a qualidade do time do Vasco, tudo mudou? Me cheira mal isto…

    5) Todos falam que a torcida tem que comparece, Ok, mas primeiro, o Vasco jogou duas vezes sábado as 9 da noite, convenhamos que ir a São Januário sábado as 9 da noite fica meio dificil ou um tanto complicado. Jogou fora também 1 vez as 10 da noite e outra as 11 da manhã, muito estranho isto, fora o jogo da copa do Brasil as 10 horas da noite com TV aberta;

    6) Mas também entendo que se é para jogar em São Januário e um babaca ficar jogando bomba e os que vão lá ficarem vaiando o time, é melhor jogar fora mesmo, o Eurico vende os jogos para estas arenas e o Vasco vai ganhar um dinheiro, que não faz mal a ninguém, além do mais o Vasco tem torcida no Brasil inteiro;

    7) Para finalizar, com o que dispomos o time é Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Cristiano…Guinazu, Serginho e Julio dos Santos…John Clay, Gilberto e rafael Silva…mas o técnico tem que deixar o time jogar e se entrosar, toda hora fica mexendo no time;

    8) Eu prefiro o clube revitalizado para um futuro melhor do que ficar fazendo loucuras como no passado. Dou mais valor a quadra recuperada, parque aquático funcionando, salários nem dia. Não vejo tanta diferença nos times que estão aí para o do Vasco. O que vejo de diferente é a postura do time em campo. Dá perfeitamente para brigar entre o 5º e o 10º fácil.

    Esta é minha opinião.

    Saudações Vascaínas

  51. Realmente nos precisamos de uma camisa 10 , mas quem tem este jogador no Brasil? O ultimo foi Kaka, tem o Oscar , tem o Phelipe Coutinho. Mas ninguem consegue segurar no Brasil quando o cara e bom, pois e o tipo de jogador que com qualidade vale muito dinheiro. Desculpa a franqueza, o futebol brasileiro acabou quando os europeus descobriram que a bola nao e so no pe, mas um grande business onde as grandes multinacionais querem a exposicao dos seus produtos. Portanto esses clubes europeus investem muito dinheiro pelo os craques espalhados pelo mundo e oriundos da america do sul nao e diferente.Cara eu estava conversando com minha esposa ontem quando vi o publico do jogo do time de Orlando x DC , que nao faz muito tempo nao tinha muitos torcedores nos estadios. Pelo visto as coisas mudaram por la , pois os estadios andam lotados. Qual a razao para isto? PIB de 26 trilhoes de dolares , Brasil 1.9 trilhoes de dolares.O Brasil e pobre e quem tem dinheiro so quer ir aos jogos quando tem certeza que o time vai ganhar ou quando os ingressos estao baratos. Outra coisa a cultura dos torcedores americanos sao diferentes do brasileiros. Se o time brasileiro estar perdendo o torcedor se distancia dos estadios, enquanto os americanos ganhando ou perdendo para eles tudo e festa, antes dos jogos eles fazem churrasco nos estacionamentos e se divertem bastante. Aqui os jogos ja sao tensos antes de comecar os jogos.A imprensa e tendenciosa, bem como varios arbitros, sao varios fatores para prejudicar um time de futebol.
    Portanto aonde o Vasco achara um meia atacante que tanto precisamos que se enquadre no perfil financeiro atual?Bem isto nao e mue trabalho o que posso ajudar e comprando camisas do meu Vascao , ou o pacote de jogos do Vasco, o resto a diretoria sabe o que faz.Avante Vascao na derrota ou na vitoria , sempre te amarei.

  52. Temos que trabalhar no momento para sair dessa zona de desconforto. Jogadores perderam a confiança, nada anda dando certo dentro de campo, estão afobados, querendo a todo custo fazer gol, nisso errando muito, mas o jogo é de 90 minutos. A maioria dos adversários hoje vem com forte marcação, tem que começar a tocar mais rápido de um lado para o outro, uma hora eles vão abrir o espaço. Faz falta aquele meio de campo de cadenciar o jogo, que sabe prende a bola , que inverte para um lado e para o outro nos momentos difíceis.

  53. Eu também acho que nosso elenco é melhor que Atlético-PR, Ponte e vários outros. Esse começo que as vitórias não veio, foi abalando o emocionou de todos, eles estão se doando em campo, mas o emocional com a obrigação de vencer e com os tempo correndo, quando passa dos 30 minutos sem fazer começa a abalar o psicológico dos jogadores.

  54. O CASACA é o único lugar praticamente que os vascaínos podem confiar.Não mente, nunca sacaneou o Vasco,tem um trabalho tremendo em desmentir as intrigas, calúnias e o caos que os inimigos plantam e é sério pra caramba.

    Os seus componentes trabalham, estudam, tem outras atividades já que estão por aqui somente por ideologia e amor enorme ao Vasco mas ficam gastando um tempo enorme em limpar o emporcalhamento realizado pelos inimigos do Vasco.

    E ainda tem vascaíno boboca que cai no conto do Vigário desses inimigos.

    O gratificante é que tem vascaínos sensacionais que aqui vêm nos ajudar e emitir opiniões e sugestões valiosas que defendem o Vasco, o seu presidente e o CASACA.

    A esses nossa gratidão sincera e amiga.

    O respeito voltou.

  55. Andre Azevedo
    15/06/2015 9h39

    Vi o movimento da GDA em direção ao local da FJV como um ato planejado, político. Essa torcidinha portenha de musiquinhas que só adormece o time, nunca abandonou seu espaço, nunca fez um protesto em desagravo aos craques muvianos.

    sabemos da admiração deles pelo Rei do Gado e que, na sua maioria jovens, tem orgasmos pelos tímpanos e repetem o que ele vocifera na rádio e TV Globo. Essa união no jogo de sábado com a FJV do Roberto Monteiro e a misteriosa bomba não vista pelo Gepe, que por seis anos acobertou essa torcida sobre as ordens do então Governador, dá bem a entender a premeditação de se fazer o Vasco perder vários mandos de campo, o que deverá ocorrer. Para eles, Amarelinhos, Cruzadas e Identidades, periféricos do MUV, ser rebaixado será a maior glória imaginável, principalmente com uma administração do Eurico, quando será posto por terra toda uma história.

    Escreve o que eu vou falar amigo, mas a partir de agora, nosso maior adversário estará na nossa arquibancada, repetindo um filme visto de 2006 a 2008.

  56. O menos culpado nessa história é o técnico. O Doriva fez o que poucos acreditavam, chegou de forma desacreditada, sem alarde e demostrou ter qualidades, aos poucos deu identidade para equipe no estadual, ainda que com peças de qualidade duvidosa, Doriva obteve êxito ganhou o estadual.

    Na minha ótica, o problema ocorre desde meados de 2008, de lá pra cá seis anos e meio de descaso, as consequências são essas, a verdadeira herança maldita está presente nos dias atuais.

    Ficamos impedidos de montar um elenco a altura do Vasco, outras prioridades eram necessárias. Austeridade, contensão de gastos, política com responsabilidade. Esse time do Vasco foi longe de mais, não podemos ser imparciais e criticar o que outrora apoiávamos e vibrávamos!

    O Vasco precisa de jogadores, matéria humana, mas no mercado atual é difícil de encontrarmos craques que se adequem a nossa realidade. Dito isto, creio que o Doriva esteja tirando leite de pedra, como se não bastasse lesões e suspensões, o time perdeu a confiança. Porém, eu tenho certeza que o Dr. Eurico está cercado de pessoas gabaritadas para que possamos reverter esse quadro. O momento é de paciência e mais do que tudo ter confiança!

  57. Os amarelinhos desmoralizados e que ninguém daria a menor bola, os jornalistas idosos sem credibilidade e ultrapassados mas que odeiam o Vasco e tentam espalhar o caos dentro do nosso clube,os jornalistas mais novatos e medíocres mas que aprenderam a debochar do nosso clube e a veicular mentiras, fofocas e calúnias, etc.

    Onde encontraram um meio de reproduzir a safadeza para dentro do Vasco? Na NetVasco!

    Fica o pessoal do CASACA, que prima pela verdade e transparência, a corrigir as mentiras, fofocas e calúnias desses sujeitos o que leva gastar um tempo enorme de suas atividades, já que trabalham e estudam. em limpar a lambança anti-vascaína dessa gente em vez de dar mais notícias e comentários que realmente interessam aos vascaínos.

    Porque não mudam o nome para NetFla,NetGlobinho,Net qualquer coisa menos usar o nome do Vasco.

    AH! sei, dizem que só reproduzem que os canalhas que odeiam o Vasco escrevem. Eu acrescentaria que escrevem para vocês reproduzirem para os vascaínos desavisados já que usam o nome do nosso clube. Sacanagem do mais alto grau.

    Ainda bem que tem muito vascaíno de verdade que vem aqui colaborar, opinar com sinceridade e fazer sugestões valiosas.

    Nossa gratidão a vocês.

  58. A solução está e será dada pelos que lá estão.
    Não existe outra forma. Na minha opinião, com um meia de criação mais efetivo, algumas peças de reposição (reservas que pressionassem os laterais e por aí a fora) e um “toque” no Doriva, saímos dessa situação. Ele teima com algumas coisa que não estão funcionando. Pior do que isso, insiste em “ouvir” muito terceiros, torcida ou até mesmo os “jornaleiros que querem o bem do Vasco”.
    O caso da manutenção do Charles no gol para mim foi muito mais que um indício…
    Mas a torcida precisa estar junto. Já é o segundo jogo seguido onde o time está se apresentando bem, não faz o gol e toma um gol BOBO e se perde completamente. Sinal claro de que o psicológico não está bem.
    A troca do Jordi pelo Charles, para mim foi um erro. Se queriam punir o Jordi, que fosse com multa, mas não com o banco de reservas. O Jordi já está mais que testado. E o pior: ele PASSA CONFIANÇA, quem jogou bola sabe como é. O Charles não passa. O fato do Doriva preterir o Lucas pelo Diguinho têm que ter uma explicação que nós não sabemos. Faltou alguma habilidade ( e talvez um ESPORRO do Eurico no Bernardo para ele tomar vergonha na cara e ver que se tivesse cabeça, seria a nossa grande aposta neste meio campo ). Ele precisa de uma “babá”, talvez, ou os filhos próximos, não sei, já que ele aparenta gostar dos filhos e pais…
    No mais, o nosso ELENCO é rigorosamente igual aos outros.
    Não vamos entrar no que a “mérdia” tenta nos enfiar goela abaixo.
    Agora querem a todo o custo EXPULSAR o Doriva.
    A maior revelação entre os técnicos no Brasil já não serve mais ao Vasco?
    Ou serve mais a um outro “queridinho” qualquer?
    Quantos nós torcida, já mandamos embora por conta de serem “ruins” para o Vasco e que arrebentam, em outros clubes queridinhos?
    Temos que apoiar sim e incondicionalmente. Temos que deixar de ser “paus mandados” e provocar confusões para que São Januário seja interditado, pois é o que querem, está mais que claro!
    Ser Vasco é isso, sempre foi e sempre será: CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!
    Se VOCÊ não aguenta a pressão, não sabe defender o Vasco contra “eles” num momento como este, você não serve para ser Vascaíno! Vai ficar reverberando o que os nossos inimigos vomitam, RALA!
    O Vasco não precisa de você!

    Sds/+/,

    JC

  59. Eu confesso que não tenho mais saco de fazer comentários técnicos e dar palpites sobre time e jogador de futebol. Acho o nível por aqui, no Brasil, tão ruim e os nossos atletas tão mimados, tão se “achando”, que sequer não consigo conter a sonolência ao assistir os jogos medíocres que se apresentam.
    No caso do time do Vasco, é evidente uma clara queda de rendimento dos jogadores em relação ao Campeonato Carioca, mas o que chama mais atenção é a desestruturação da equipe nos planos táticos e coletivo. Parece que existe algum fator desmotivante que provocou uma verdadeira perda de foco e uma consequente insegurança generalizada.
    O próprio treinador se comporta de maneira pateticamente confusa, com escalações e substituições desastrosas.
    Há uma necessidade de imediata intervenção da diretoria e da comissão técnica para que se detecte as razões desse declínio acentuado, a tempo de se corrigir a trajetória e impedir o que seria extremamente desastroso, que é uma nova queda de divisão.
    Não acho que isso tenha que ser responsabilidade apenas do Presidente Eurico, e, sim, de toda a diretoria, especialmente do Departamento de Futebol. Não se pode expor dessa forma o nosso Presidente, colocando unicamente sobre os ombros dele a responsabilidade por desembaraçar todo os nós que engessam a equipe de futebol. Todos elogiaram a austeridade administrativa com que o clube vem sendo conduzido, não havendo motivos para omissões em um momento como o atual .
    Não sei se há condições financeiras de se reforçar o elenco, diante de um mercado inflacionado e ao mesmo tempo carente de opções de qualidade, que realmente venham para resolver. Acredito que, se possível for, contratando dois jogadores experientes e de melhor nível dos que estão lá para os setores de armação e ataque, já resultaria em uma melhoria considerável de performance do time. Só não acredito em se investir em “apostas”, uma vez que seria um risco imenso a esta altura do campeonato.
    Enfim, o momento é de trabalho e de muita união de todos, acreditando que ainda a tempo para a recuperação. Não podemos permitir que os oportunistas de sempre usem os maus resultados no Brasileirão como plataforma politiqueira, destruindo um belo trabalho de recuperação institucional que vem sendo realizado há 6 meses.
    SV e casaquistas

  60. EU SÓ TENHO UMA COISA A DIZER

    CONTINUO CONFIANDO NO EURICO PONTO

    SABÍAMOS QUE NÃO SERIA FÁCIL A REESTRUTURAÇÃO DO VASCO E NÃO ESTOU FALANDO DO FUTEBOL ESTOU FALANDO DO VASCO COMO INSTITUIÇÃO.

    O EURICO AFIRMOU QUE O VASCO NÃO CAI, ACREDITO NELE PONTO

  61. Gostei muito do que você escreveu, Paulo Roberto Fernandes de Oliveira (15:15). Os inimigos do Vasco vão fazer exatamente isso que você falou. Vão pressionar covardemente tentando espalhar o caos e não deixar o Vasco respirar justamente num momento que se vem realizando belo e corajoso trabalho administrativo. Precisamos de pessoas com essa visão ampla que você demonstrou comentando aqui conosco.
    Saudações CASAQUISTAS e VASCAÍNAS.

  62. Sugiro à NetVasco a ter cuidado em focar a vida íntima e o estado psicológico bastante comprometido de jogadores.É perigoso demais.

  63. E preciso analisar realmente as coisas com calma. Doriva por sua parte precisa analisar esta parte tatica. Jogamos contra Goias empatamos em casa, primeiro jogo apos o titulo do carioca tudo bem , queriamos a vitoria, tudo bem apenas o comeco.Fomos a Florianopolis contra o Figueirense, jogam,os razoavelmente poderiamos ter vencido, ok dois pontos, inicio de campeonato. Contra o Internacional armamos a equipe com 5 no meio de campo e apenas Gilberto no ataque a equipe foi bem ate sofrer o gol falha da zaga pois Luan nao acompanhou Nilmar.Ok 3 pontos , so empates mas sem derrotas.Fomos a Minas , Doriva muda o esquema tatico escala Riasco que nao estava bem fisicamente , formando o time com 3 atacantes (Rafael Silva, Gilberto e Riasco)Ate que comecou bem bastou levar o primeiro gol e o time virou uma avenida.Veio o jogo contra Ponte Preta , o mesmo erro 3 atacantes desta vez com Dagoberto no lugar de Riasco, novamente nao jogamos bem.Veio o jogo contra o Atletico do Parana ate entao lider do campeonato. O Vasco vinha jogando bem novamente ate sofrer um gol.Contra o Cruzeiro o Doriva repetiu o esquema com 5 no meio de campo igual contra o Internacional como naquele jogo estavamos bem ,ate sofrer o gol.
    Doriva e inteligente, nao pode se abalar com esses resultados adversos,mas e necessario uma definicao de esquema , mas pelo amor de Deus que nao seja 3 atacantes, e treinar, treinar, treinar, treinar como disse outro vascaino, pois troca de tecnico no momento nao sei se resolveria, pois ainda acredito no trabalho do Doriva ele nao pode esquecer o esquema em que foi campeao pelo Ituano e pelo Vasco , com 5 no meio de campo e um atacante ou mesmo 4 no meio de campo e dois atacantes. Qualquer coisa diferente disto levara o Vasco ao fracasso bem com ele junto.
    Cara esta fase passa , basta umas 3 vitorias seguidas e o time embala.

  64. Guilherme Miranda
    15/06/2015 14h11

    Eurico é conhecido por tratar seus assuntos no fio do bigode. Não tem pra ele documento da CBF que o faça descumprir sua palavra. Se combinou que o atleta não enfrentaria seu ex clube, nem o FBI fazia o Eurico descumprir sua palavar. Já outras administrações…

  65. A equipe está sem foco. Torço muito para o Doriva, mas ele está um pouco perdido no comando da equipe. Um coordenador técnico um pouco mais experiente poderia até ajuda-lo neste momento. Vamos aguardar mais um pouco e ver se ele consegue por as coisas no lugar.

  66. Realmente acho que o Doriva anda inventando. Vamos voltar a jogar como no estadual. E no próximo jogo em casa é só a diretoria fazer um apelo e colocar preços promocionais. Nada que uma vitória não resolva. Vamos voltar à velha fórmula, casa cheia e sem inventar no esquema tático e na escalação.

  67. O comentário do Lédio Carmona faz sentido. Ele fala em desligamento, deslumbramento e outras coisas, mas, defende o elenco como um coletivo e diz que pela qualidade, era para estar numa boa colocação no campeonato, se mantivesse a pegada do Carioca. Sinceramente é a única justificativa plausível para o que está ocorrendo. Não dá para justificar de outra forma a melhor defesa do futebol brasileiro até o fim do carioca, se transformar do dia para a noite na mais vazada do brasileirão em apenas 7 jogos.

  68. CARO SÉRGIO E CARO GUSTAVO 15/06 8HS 1MIN SEUS PRIMEIROS PARÁGRAFOS SÃO MAS DO QUE PERFEITO NOTA 1000.É O RESUMO DE TUDO. PARABÉNS PARA OS DOIS.

  69. Amigos Vascaínos

    Concordo com quase tudo que foi dito nesse espaço. O time começa bem os jogos e quando toma um gol se perde. E os gols tomados, geralmente, são por falha de cobertura.
    Nos treinos é que cada um deve saber se posicionar e cobrir quando o outro sobe para o ataque. Básico.
    Pode ser erro de Doriva ou ansiedade dos jogadores em resolver.
    O trabalho deve ser voltado para a defesa. Não adianta inventar. É Guinazu, Lucas e Serginho para ter cobertura nas investidas dos laterais.
    Não estou mais otimista quanto a Dagoberto ser protagonista.
    Nem acho que Éder Luis vá ser. O desempenho dele antes de sair era irritante, sem velocidade e sempre tentando resolver sozinho.
    Na frente, apesar de não ser uma sumidade, Rafael Silva era mais efetivo do que todos outros atacantes.
    Riascos, neste momento, só para o segundo tempo.
    E, claro, é urgente a contratação de um meio-campo pensante e cascudo e um
    lateral direito.
    Mas não tem mais tempo para errar, então Doriva tem que “fechar a casinha” contra o Sport. Até um empate não é ruim, visto a situação.
    A diretoria tem que olhar com carinho a idéia de se aproveitar um ou outro jogador da base. É claro que deve-se cuidar para não queimar uma promessa, mas é nessa hora que se distingue os meninos do homens.

    SV

  70. CONFIO NO VASCO, CONFIO NO DR:EURICO, CONFIO NO TRABALHO DO DORIVA VAI PASSAR E VAMOS BRIGAR PELA LIBERTADORES PODEM ESPERAR.

  71. Se está no Vasco de verdade eu apoio, mas volante tem que ter força e técnica, dispor de todos os fundamentos do futebol. Estilo Mazinho, Válber (que jogou ali também), Vágner (Campeão da Libertadores)… Os “Guinãzús” empolgam pela raça, mas comprometem muito na saída de bola, criação etc. Embora alguns sejam campeões como Naza e os nossos atuais volantes, penso que “todos” jogadores têm que ter produtividade e “qualidade” capaz de mudarem uma partida, e carecemos disso.

    Eu penso além, é preciso passar a contratar jogadores que sirvam de exemplo para o sub 20. No profissional não vejo jogadores que possam ser espelho para Consedey, Andrei, Evander, Caio Monteiro, Matheus Vital, Alan Cardoso, Lorran… O profissional tem que ter jogadores com “estilo” dos jogadores “promessas” da base. Poucos do Juniores tem essa vantagem. Casos de Félix com Martin Silva (embora com estilos diferentes, mas o de cima tem o que ensinar), o Kadu pode olhar o Luan e o Rodrigo… Talvez mais um ou outro é pouco para o desenvolvimento da base.

    Se contratar o Messi não resolverá. Carece mesmo de mais jogadores. Enxugar o elenco e otimizá-lo. Definir o padrão tático… É preciso (pra mim) adiantar (compactada) as três linhas e exercer a marcação aonde perder a bola, ou no tiro de meta do adversário que o Vasco deixa sair jogando livre. O Barcelona faz isso o jogo inteiro e ninguém cansa. Se o Barcelona deixasse para começar a marcação na sua intermediária não seria o time vencedor que é. Claro que eles têm craques que ninguém no Brasil tem, mas é sim possível adequar o Vasco num esquema mais próspero. Mesmo com carências o Vasco não tem elenco pior que a maioria que está acima de nós na tabela. É necessário o Doriva rever seus conceitos.

    OBS.: O mal intencionado do Roger Florzinha para justificar o Vasco tomar 11 gols em 4 jogos culpou o campeonato carioca depreciando-o. Ora, o Vasco é o Campeão Carioca 2015! Se a “análise” tivesse coerência o Molambo e o FluminenC que nem foram as finais do Cariocão teriam que estar com o dobro dos nossos gols negativos. O nosso título ainda está atravessado no fiofó dos anti Eurico, anti Vasco.

  72. Sérgio, esse elenco se escalado de forma correta, dá certo. O Doriva, infelizmente, abraçou-se no esquema tático do campeonato carioca. No brasileiro é diferente! Quando o Vasco empatou na segunda rodada, ela já deveria ter mudado. O problema do time é no meio de campo e no ataque. O Vasco tem uma boa defesa, esse lateral Julio César é bom jogador, caiu muito bem. Agora, o que ele não pode é escalar o time com o meio de campo que ele escalou. O meio de campo é Lucas, Guinasul e Emanuel Biancuchi. O ataque do Vasco é, Cristiano como ponta esquerda, pois é rápido, veloz e tem bom porte físico, Gilberto e o Yago, que está sendo injustamente perseguido pela torcida. Eu, particularmente, admiro o jogador que tem atitude. Ele jogou bem, não, mas não se omitiu no jogo. Pelo contrário, errou mas tentou, foi pra cima! Isso é importante. Tem ainda o Riasco, logo, ele pode variar. Outra coisa que ele tem que fazer é, na Copa do Brasil, dar oportunidade ao Romarinho,ao Matheus Índio. O próprio Matheus Índio poderia entrar no time na vaga do Lucas, ou do Yago, caso ele não quisesse jogar com três atacantes. Opção tem, mas o que não dá é entrar com três cabeças de área. Some-se à tudo isso, o dedo da arbitragem, mais uma vez,o primeiro gol do Cruzeiro, aconteceu de uma roubada de bola no meio de campo que foi uma falta escandalosa e o CARA DE PORCO NÃO DEU. SUÍNO DESGRAÇADO! Agora, como o Vasco perdeu jogos em casa, vai ter que tirar a diferença na casa do adversário! Definitivamente, o Doriva não pode mais ficar escalando como vem fazendo ultimamente. Tem que jogar pra frente, com jogadores rápidos pelas pontas, aí vai aparecer espaço no meio de campo pra tocar a bola. Lateral é ZAGUEIRO, DEFENSOR E NÃO ATACANTE!!!! SE ELE COLOCAR O JULIO CÉSAR JUNTO COM O CRISTIANO, O LADO ESQUERDO DO VASCO FICARÁ MUITO FORTE, O MESMO ACONTECERÁ COM O MADSON E O YAGO PELA DIREITA! TEM AINDA O ÉDER LUIS QUE AINDA É UMA INCÓGNITA, MAS, PODE DAR CALDO!!!! No mais, um abraço à todos e saudações vascaínas!!!!!

  73. Indagado a respeito do jogo contra o cruzeiro e da campanha do Vasco no campeonato, o “reizinho” acabou de dizer na rádio globo que falaria somente sobre o Vasco. E que sobre as últimas declarações do nosso presidente, seus advogados lhe aconselharam a não se manifestar, pois estão verificando da possibilidade dele ingressar em juízo em resposta ao presidente, o que poderia prejudicar a possível ação.
    É um brincalhão esse “reizinho”.

    Ao Eurico tudo e contra todos. Saudações vascaínas.

  74. Sérgio, boa noite.

    Excelente análise. Eu também acho que, no papel, o time do Vasco está no mesmo patamar da maioria dos times do campeonato, porém de forma assustadora nada tem dado certo. Precisamos de uns dois reforços pontuais que cheguem para jogar, um jogador de criação e um atacante para fazer companhia ao coitado do Gilberto, que se mata dentro de campo, sempre isolado conta 2, 3 zagueiros.
    Assim como o Presidente, acho inviável ficar toda hora trocando treinador, mas infelizmente chega um determinado momento, que fica nítido que o treinador perdeu a equipe. Ainda no Carioca, era visível que o Vasco não fazia gols em jogadas criadas, trabalhadas, sempre contando com a bola parada. Chegamos no Brasileiro e o resultado está aí: Não fazemos gols! Pior do que não fazer os gols, é ver uma equipe completamente desorganizada dentro de campo. O primeiro gol do Leandro Damião foi ridículo, a linha de defesa do Vasco batendo cabeça e mal posicionada. O Doriva é um bom treinador, trabalhador, um cara centrado, nos ajudou bastante no título Carioca, mas ele peca pela inexperiência, sei não, acho que já deu…
    Alguns acertos já foram feitos, como a saída de alguns jogadores inoperantes. Agora, para dar uma chacoalhada de vez e partir para a reação, nossa diretoria precisa contratar logo um jogador diferenciado, que chegue para animar a torcida e leva-la ao estádio, nosso departamento de futebol precisa sair desse marasmo. Sabemos o quanto é difícil a situação financeira do clube e entendo a politica de austeridade que devemos seguir para o clube voltar aos eixos, mas não tem tem jeito meu amigo, o Vasco é muito grande e o futebol é o nosso carro-chefe. Acho que a chance final do Doriva é contra o Sport e a Mulambada, se não vier resultados positivos, tem que rodar!

    PS: Que maldição é essa de não revelarmos mais bons goleiros heim? Depois do Jordi assumir o gol (principalmente no jogo contra o Botafogo pelo Carioca), eu passei a entender o porque dele não ter entrado em 2013. Não seria apenas 3 goleiros chacotas, seriam 4! E o 2º gol que aquele Charles tomou? Pelo amor de Jesus Cristo!

    Abraços e SV!

  75. Agora,

    Complementando o comentário anterior, deixe eu dar um pitaco sobre contratações, sem devaneios:
    Traz o PC Gusmão, que é especialista em cumprir objetivos de curto prazo (é só ver o histórico dele, inclusive no Vasco em 2010), traz o Danilo para o meio e o Maicosuel para fazer dupla de ataque com o Gilberto. Ambos jogadores são qualificados e acredito que não seria difícil trazê-los. O time vai ter o levante que precisa!

    Abraços e SV!

  76. A nossa TORCIDA PRECISA PRESTIGIAR e comparecer aos jogos em SÃO JANUÁRIO, porque a sua PRESENÇA e o seu APOIO e uma TORCIDA APAIXONADA, PRESENTE que SABE ABRAÇAR O SEU TIME vai ser o DIFERENCIAL PARA SE COMEÇAR UMA REAÇÃO E A RECUPERAÇÃO, OS JOGADORES QUANDO VEREM E SENTIREM QUE NOS JOGOS NO NOSSO CALDEIRÃO A TORCIDA ESTÁ ABRAÇANDO e passando uma ENERGIA E A CONFIANÇA NECESSÁRIA SERÁ A CENTELHA que ESTÁ FALTANDO NO TIME!

    E por outro lado a INSTITUIÇÃO VASCO da GAMA NECESSITA de sua COLABORAÇÃO, PACIENCIA e COMPRESSENSSÃO, PORQUE COM O DINHEIRO QUE O TORCEDOR PAGA PELOS INGRESSOS, É UMA FORMA INDIRETA DE ESTAR AJUDANDO A NOSSA INSTITUIÇÃO que sofre de uma SECA FINANCEIRA AGUDA E O SEU DINHEIRO SEJA NO VALOR DE 70, 50, ou até mesmo 40 Reais é uma forma de CONTRIBUIR E COOPERAR COM O CLUBE QUE VOCE AMA!

    Quer o exemplo fora do TÓPICO: Os Atores que ganham a sua vida em uma peça Teatral depende DIRETAMENTE do DINHEIRO ARRECADADO das vendas das entradas que o público que frequentam o Teatro, além de depender do dinheiro que entra nas vendas dos bilhetes de entrada, como é que então o ator vai se sentir quando ele se depara com uma PLATÉIA VAZIA?

    Os Atores do Teatro ganham o seu PÃO, SUSTENTO e sobrevive ÚNICAMENTE COM O DINHEIRO QUE ENTRA NOS GUICHES das bilheteria do Teatro ( ME REFIRO AOS ANONIMOS ATORES QUE NÃO APARECEM NA MÍDIA!), esses, não tem o apoio dos Grandes patrocinadores, e não recebem caches, a maioria desses atores precisam trabalhar fora da pláteia pra complementar o seu orçamento e comciliar o horários de trabalho diário com as exibições Teatral!

    E voltando ao apoio dos Torcedores: Afinal de contas o dono do circo (Vadia platinada) nessas horas tem um prato cheio e um bom motivo para reduzir o valor das cotas de TVs, vão nos falar que não dá para pagar o mesmo valor que a mulambada e Gambás sobre o argumento que em todos os jogos dessa dupla ¨Querdinha¨, compenssa transmitir esses jogos ao vivo em Canal Aberto já que o Estádio nos jogos dessa dupla é sempre CASA CHEIA MESMO COM A TRANSMISSÃO AO VIVO PELA TV EM CANAL ABERTO!

    OS TORCEDORES VASCAÍNOS AO SE AUSENTAR EM SÃO JANUÁRIO ESTÁ DANDO UM MOTIVO A MAIS PRA rede globo vir com o argumento que não vale a pena AUMENTAR PRA 5 JOGOS TRANSMITIDOS AO VIVO EM CANAL ABERTO COM UM ESTÁDIO A MOSCAS!

    ACORDA TORCEDOR VASCAÍNO!

    AINDA DÁ TEMPO PARA REAGIRMOS E REVERTER ESSE QUADRO, OS JOGADORE, O CLUBE PRECISA DO SEU APOIO E A SUA COLABORAÇÃO EM DINHEIRO, PRESTIGIANDO OS JOGOS COM A SUA PRESENÇA!

  77. Attila Neto
    16/06/2015 12h12
    Excelente análise, Sérgio!

    A reabilitação começará em cima de dois rubro negros.
    Grande Attila estou com voce 100%.

  78. Antes de mais nada, como de hábito considero a análise do Sergio Frias uma das mais lúcidas e justas.
    Eu não consigo muitas vezes ter essa percepção que ele tem em relação ao ultimo jogo.
    Não consigo identificar se há um único motivo, para tamanha queda de rendimento do time. Acredito que são vários motivos para isso, tais motivos que envolvem o lado psicologico, e um certo comodismo de um ou outro atleta, e até mesmo uma dose de maxi-valorização pessoal de alguns jogadores e comissão tecnica após propostas (conhecidas ou não) feitas por dirigentes de outros clubes ou empresarios que podem desconcentrar qualquer um. Há ainda a falta de participação da torcida, e isso é preocupante pois fomos campeões cariocas, e a torcida não tem ido apoiar o time, ainda mais nesse momento dificil…
    Fico, de fato preocupadissimo, mas confio no elenco, que não o considero ruim, sendo que a posição na tabela não reflete a realidade do time, que não é o penultimo elenco do campeonato.
    Cheguei a colocar em alguns chats, de vascainos, que o VAsco deve ficar entre 3º e 6º colocado no campeonato.
    Evidentemente, que ficando muito para trás neste inicio de campeonato, torna-se dificil, que meu otimismo se realize de fato.
    Mas, sempre mantenho meu pensamento positivo de que o proximo jogo será o da virada. Ganharemos quando menos se espera e vamos começar a deslanchar.
    Para isso, obviamente, é necessario, que treinador, e comissão, e atletas comecem a ter cabeça fria para assimilar os golpes e contragolpear de forma organizada.
    E principalmente, é necessario que a torcida entre em campo e jogue junto, incentivando e não facilitando a vida dos adversarios
    Mais uma vez, parabenizo Sergio Frias pela analise
    Saudações vascainas

  79. Dinamite, o respeito já voltou. O trabalho de colocá-lo longe do Vasco junto com todos os amarelinhos fez esse repeito voltar.

    Dar soco na mesa não é preciso realmente se os canalhas da imprensa e dos amarelinhos não voltarem a rodear o Vasco, tumultuando-o com sacanagens.

    O respeito já voltou, só não voltará é a catástrofe dos 6 anos e meio dos amarelinhos.

  80. Acabo de ler agora o resultado desses primeiros dias de treinos visando o jogo contra o Sport, mais um para tentar o início de reação na competição. É de chorar!! As magníficas novidades foram as volta de Serginho, Cristiano na lateral esquerda, e de Riascos (esse até que é uma novidade ainda), depois Doriva colocou Julio Cesar como meia, no lugar de Biancuti… A que ponto chegamos, Julio Cesar aos 33 anos, que veio para disputar a posição na lateral, tentado como solução para o setor de criação no nosso meio de campo?? Cada dia que passa o panorama é mais desanimador. Presidente Eurico Miranda, precisamos agir AGORA, e de maneira cirúrgica, precisamos de alguns reforços de verdade, ou a casa pode cair. Não é remontar o elenco, nem montar um outro time inteiro, mas de dar qualidade a esse meio de campo e ataque.
    _____
    Na minha opinião a tentativa é válida. Não se sabe se Julio Cesar irá render na nova função, mas a alternativa finalmente aproxima um meia esquerda do lateral, até pelas próprias características de ambos. O retorno de Serginho ou a colocação de Lucas no time titular no lugar deste último não modificam muito o cenário, mas o fato é que a estrutura volta a ser a mesma do estadual neste setor. E sou favorável à escalação de Riascos como segundo atacante nesta partida. Caso haja entrosamento, o Vasco pode render mais em termos ofensivos, também considerando que Julio dos Santos voltaria para o time atuando na meia direita, proporcionando a Madson bolas enfiadas por aquele setor, como ocorria no estadual.

    Em tese vi as alterações, caso se confirmem, como positivas para o time.

    Na prática, só mesmo na hora do jogo. Seria um esquema mais próximo do 4-4-2, considerando Riascos como segundo atacante.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  81. Caro Sergio , eu tambem concordo com voce caso o Julio Cesar entre na equipe, pode ser uma boa pois farias variacoes de jogadas com Cristiano pela esquerda e Julio do Santos faria as jogadas com Madson, porem devo salientar nao podem deixar uma avenida no meio soltando a bomba para Serginho , Guinazu na protecao da zaga.Outra coisa tambem concordo o Serginho se entrosou bem com Guinazu,pois o argentino persegue o adversario com bola quem quer que seja e aonde que seja, logo fica o buraco la atraz, mas com Serginho isto fica resolvido. Eu para ser sincero preferia o Lucas de meia esquerda , mas vamos ver quem ele escalara.
    Avante Vascao.

  82. Sérgio, pode ser aceitável a tentativa de Júlio César na meia pelo desespero e nada mais, Doriva não tem mais o que tentar. So mesmo contratando. Riascos sim precisa ser colocado nesse time, pode ainda mostrar suas qualidades. No mais, temos que contratar.

  83. O Brasil e sua perda de identidade e seus copiadores de esquema.Felipao copiou o esquema com 3 zagueiros na copa de 2002 e com sorte e gracas ao juiz do jogo contra a Belgica o Brasil sagrou-se campeao.Agora a bola da vez e o esquema do Barcelona e Bayern com dois pontas abertas , mas nao sao pontas sao meias sem ninguem na area. Felipao tentou fazer isto com a selecao com Hulk, Fred(fixo) e Neymar pela esquerda, o resultado todos ja sabem.Agora a bola da vez estar na mao de Dunga que nunca foi treinador, apenas um jogador, resultado o time e um bando de jogadores de empresarios europeus, e uma zona tatica , se e que podemos chamar isto.E ele esquece totalmente a historia do futebol brasileiro , resultado estao acabando com o futebol brasileiro coletivamente, apenas surgirao valores individuais , mas quando em grupo nao sabem o que fazem.Temos agora um jogador que no Barcelona joga pianinho , pois precisa agradar o rei Messi e quando estar na selecao e um fominha , e o dono da selecao, e nao temos treinador com capacidade de ver que ele entrou neste jogo visivelmente nervoso e nao tem a capacidade de substitui-lo.Ontem no jogo contra os colobianos a salada foi completa uns 50 atacantes e ninguem para criar , e ca entre nos resumiu o futebol de Phelipe Coutinho de ponta esquerda, e claro tem que copiar o esquema do Barcelona, afinal ele nao conhece o futebol brasileiro. Colocou o Neymar nervoso de atacante de area, nunca vi tanta imbecilidade em um jogo de futebol, parecia que do outro lado quem jogava era o Brasil.
    Sr. Doriva que eu respeito muito pelos trabalhos do pauliustao e carioca.Nao copie este esquema Rafael Silva, Gilberto e Riasco(Dagoberto) com dois abertos pelas pontas, se este esquema de 3 atacantes desse certo era melhor trazer os verdadeiros pontas pelo menos eles sabiam driblar em velocidade e fazer cruzamentos precisos. Mantenha seu trabaho focado nas raizes do futebol brasileiro que tudo correra bem para sua carreira e enquanto estiver no Vasco agradeceremos seu trabalho.
    Veja o exemplo da selecao nao adianta achar que estar perdendo e colocar 3 atacantes sendo que ninguem vai criar para eles.

  84. Entao escuto na televisao que Dunga disse que o nervosismo do Neymar pode estar ligado ao processo contra ele. Poha se o cara esta nervoso nem escala o cara. Na realidade pelo que se viu na partida de ontem do torneio caca niquel, o cara nao acertava uma jogada era evidente que deveria saca-lo da equipe, mas como o cara e o garoto propaganda este projeto de treinador nao o fez.

  85. Não adianta NetVasco, O Globo, UOL, O Dia, Jornalistas ultrapassados e velhotes e novos medíocres, ex-jogadores, etc. Nós venceremos vocês de goleada.

    O Vasco é um clube de tal maneira gigantesco que vocês não conseguem atingi-lo.

    A turma dos amarelinhos deixou um buraco de tal tamanho que estamos com um pouco de dificuldade de cobri-lo já que há bombas e mais bombas de efeito retardado. Mas o Vasco, o Eurico, e todos os vascaínos estão empenhados nessa vitória definitiva.

    Quanto mais os amarelinhos e a imprensa fizerem sacanagens mais é a nossa garra em enfrentá-los. VASCO TEM GARRA!!! É HISTÓRICO.

    O NOSSO AMOR PELO CLUBE E PELA HONESTIDADE, VERDADE, TRANSPARÊNCIA E SERIEDADE constituem a bandeira para enfrentar os safados citados.

  86. Pessoal, não adianta botar só craques não. Podem acompanhar o Flamengo, comprou uma velharia e jogadores de sapato alto por uma fortuna e vai continuar lá embaixo. Estão gastando mais dinheiro ainda para fazer propaganda enganosa para os otários. Armar um time leva algum tempo e adaptações ao tipo de campeonato que disputa. O fator emocional sim, é mais importante para motivar e realizar a coesão necessária para disputar campeonatos cansativos e mal elaborados como é o nosso. Isso é mais urgente no momento. Um ou dois jogadores de talento, pulmão e grande capacidade de concentração teríamos a fórmula para revertermos tudo. E avisar: Você está jogando no VASCO.

  87. Gostaria que o Casaca a partir de agora dessem notícias sobre os treinamentos do Vasco da Gama no futebol,hora de transmissão dos jogos e em quais lugares vão ser transmitidos os jogos tanto para o Estado do RJ quanto para o resto do Brasil.
    Pra todas as pessoas,a maioria dos vascaínos nunca mais acessassem o netvasco e só acessassem o Casaca.
    A única mídia confiável dentro do Brasil e do Mundo que fala do Vasco da Gama é o Casaca!
    Ficaria muito feliz que o Casaca fizesse isso,mesmo agora em momentos de crise,precisamos do apoio de todos que amam o Vasco e precisamos de extinguir vascaínos de acessar sites anti-Vasco da Gama.
    O site netvasco está colocando cada dia o torcedor vascaíno contra o clube!
    Acredito na Força do Casaca e na Força do trabalho da Atual Direitoria Vascaínas,a qual eu sempre confiei,confio e confiarei sempre!
    Eurico Miranda Sempre!
    Eurico Miranda Neles!

  88. HORA DE TORCER.
    SIMPLES ASSIM.

    HORA DE ACREDITAR.

    VAMOS COM GARRA, REVERTER EM CAMPO O QUE JÁ COMEÇAMOS A REVERTER NO PATRIMÔNIO, NO SOCIAL …

    E, MAIS UMA VEZ, CITANDO O VASCAÍNO, JAIR RODRIGUES, “DEIXE QUE DIGUEM, QUE PENSEM, QUE FALEM”…

    VAMOS JUNTOS CASACA, VAMOS JUNTOS VASCO…

  89. A torcida abraça fácil um projeto de contratações financiadas e mantidas por torcedores. Pensem nisso! Basta que sejam jogadores úteis e com apelo comercial para tanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *