Retrospectiva 2016: Vasco fez bonito nas categorias de base

Ao lado do presidente Eurico Miranda, equipe sub-15 fez bonito em 2016 – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Conhecido como Gigante do Basquete, o Club de Regatas Vasco da Gama carrega uma antiga tradição no esporte. A vitoriosa modalidade vem fazendo história desde a década de 90. Bicampeão Brasileiro e Sul-Americano, o basquete cruzmaltino vem investindo cada vez mais na base. A última vez em que todas as categorias chegaram até as semifinais das competições foi em 2007. Nove anos depois, os jovens vascaínos conseguiram conquistar esse importante feito e quebraram um longo jejum.
Primeira categoria da base vascaína, o sub-13 largou a briga pelo título de melhor equipe do Rio na semifinal, quando perdeu a vaga para o atual campeão Flamengo. O time da Colina Histórica ocupou o quarto lugar na classificação geral do torneio.
Disputando o Campeonato Estadual de Basquete, o sub-14 fez bonito e chegou até a final, mas perdeu para o rival Flamengo e ficou com a medalha de prata. Destaque na competição, o ala Elias Brito foi o cestinha geral, com a marcação de 302 pontos, em apenas 18 partidas.
Comandada pelo técnico David Gaglianone, a equipe infantil venceu os rubro-negros e saiu com o título de melhor time do Estado do Rio de Janeiro. O último campeonato da categoria foi em 1999, quando o atual treinador ainda era atleta do clube e participou da conquista. O capitão Thiago Franco, mais conhecido em São Januário por Thiaguinho, marcou 334 pontos e foi o cestinha geral do Carioca.
Os meninos do sub-16 tiveram um ano bastante proveitoso. Além de campeões do Torneio Aberto, os cruzmaltinos representaram o Colégio Vasco da Gama em outras três competições. Donos da medalha de ouro do Intercolegial e dos Jogos Estudantis do Rio, os jovens foram pela primeira vez para João Pessoa disputar os Jogos Escolares da Juventude, onde terminaram em segundo lugar.

Jogadores comemoram conquista no infantil – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Texto: Marcella Macedo

Fonte: Site CRVG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *