Notícias
0

Retrospectiva 2016: Vasco fez bonito nas categorias de base

Ao lado do presidente Eurico Miranda, equipe sub-15 fez bonito em 2016 – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Conhecido como Gigante do Basquete, o Club de Regatas Vasco da Gama carrega uma antiga tradição no esporte. A vitoriosa modalidade vem fazendo história desde a década de 90. Bicampeão Brasileiro e Sul-Americano, o basquete cruzmaltino vem investindo cada vez mais na base. A última vez em que todas as categorias chegaram até as semifinais das competições foi em 2007. Nove anos depois, os jovens vascaínos conseguiram conquistar esse importante feito e quebraram um longo jejum.
Primeira categoria da base vascaína, o sub-13 largou a briga pelo título de melhor equipe do Rio na semifinal, quando perdeu a vaga para o atual campeão Flamengo. O time da Colina Histórica ocupou o quarto lugar na classificação geral do torneio.
Disputando o Campeonato Estadual de Basquete, o sub-14 fez bonito e chegou até a final, mas perdeu para o rival Flamengo e ficou com a medalha de prata. Destaque na competição, o ala Elias Brito foi o cestinha geral, com a marcação de 302 pontos, em apenas 18 partidas.
Comandada pelo técnico David Gaglianone, a equipe infantil venceu os rubro-negros e saiu com o título de melhor time do Estado do Rio de Janeiro. O último campeonato da categoria foi em 1999, quando o atual treinador ainda era atleta do clube e participou da conquista. O capitão Thiago Franco, mais conhecido em São Januário por Thiaguinho, marcou 334 pontos e foi o cestinha geral do Carioca.
Os meninos do sub-16 tiveram um ano bastante proveitoso. Além de campeões do Torneio Aberto, os cruzmaltinos representaram o Colégio Vasco da Gama em outras três competições. Donos da medalha de ouro do Intercolegial e dos Jogos Estudantis do Rio, os jovens foram pela primeira vez para João Pessoa disputar os Jogos Escolares da Juventude, onde terminaram em segundo lugar.

image

Jogadores comemoram conquista no infantil – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Texto: Marcella Macedo

Fonte: Site CRVG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *