Sem categoria
90

E na última rodada as últimas coincidências

 

O Vasco precisava vencer no domingo o Coritiba no estádio Couto Pereira e torcer para que Avaí e Figueirense não ganhassem seus jogos contra Corinthians, em São Paulo, e Fluminense, em Florianópolis.

Se o jogo Corinthians x Avaí correu dentro da normalidade, com o empate final em 1 x 1, tivemos mais algumas incríveis coincidências nos outros dois jogos.

Em Santa Catarina, Casalbé, aquele, agrediu o atleta Léo Pelé na primeira etapa (agressão criminosa que resultou na saída do adversário de campo) aos 43 minutos da primeira etapa, mas só levou cartão amarelo e no segundo tempo o gol do Figueirense aos 4 minutos adveio de uma falta cometida por Marcão sobre o zagueiro tricolor Artur. Pronto! Placar fabricado, Figueirense 1 x 0 Fluminense.

Enquanto isso, no estádio Couto Pereira, com gramado impraticável a maioria do jogo, aos 4 minutos da segunda etapa, Nenê leva uma pernada de um zagueiro adversário, dentro da área e o árbitro nada marca, numa atitude que beira a cara de pau (lance do pênalti sob a ótica de uma TV estrangeira. O narrador classifica o lance como “penalaço” e “penal grande como uma casa”: clique aqui e assista).

Aos 45 minutos do 2º tempo, Rafael Silva é empurrado por trás, dentro da área, mas a penalidade máxima não é assinalada e o árbitro fecha sua brilhante participação um minuto depois expulsando Jorge Henrique pelo atacante do Vasco não ter se comportado do jeitinho que o apitador gosta.

Mas, calma, ainda deve haver algum vascaíno também muito cara de pau que entenda ter sido o problema do Vasco neste campeonato para ter terminado em 18º lugar não os 14 pontos perdidos por conta da arbitragem, os 7 a mais dados para a Chapecoense, os 4 a mais dados para Figueirense e Avaí, mas sim o Celso Roth, 13 pontos no turno, olho gordo do Eurico, a cor do uniforme ou a trava das chuteiras dos atletas do Vasco.

Ah! E aguardem a mídia convencional! Ela certamente vai passar a verdade dos fatos com toda a sua imparcialidade corriqueira.

Casaca!

90 comentários sobre “E na última rodada as últimas coincidências

  1. É difícil constatar ,mas de fato, de 2000 pra cá o Vasco se apequenou! Com Eurico ou sem ele. Com Roberto, ou não. Nesse período as suas participações no campeonato brasileiro é de time médio para pequeno.
    A confiança que se tinha que com o Eurico em 2008 e 2013 o Vasco não cairia, acabou de se esfarelar. Assim como está reduzida a pó a convicção que com o Eurico o Vasco não seria mais subtraído pela arbitragem, foi sim em 12 pontos e de forma vergonhosa. Na hora de nossa reação o Vasco foi sistematicamente prejudicado e o Eurico estava lá na presidência, não era nenhum Banana.
    Temos que sentar e rever tudo o que foi feito, tudo o que é velho precisa ser renovado. Não dá para ir para uma competição nacional com o Christiano, Riascos, Leandrão, Dagoberto, Sem reservas à altura nas laterais, na meia de armação, no gol… ficar um turno inteiro sem um jogador de meio de campo que saiba tocar uma bola. Até hoje queria entender a contratação do Celso Roth por gente que está a mais de 30 anos no futebol.
    _____
    O apequenamento do Vasco se deu quando o clube caiu de divisão, no campo, sem contestação, após sair de nono e terminar em décimo oitavo, após negociar três titulares e trazer nove atletas sem condições técnicas ou físicas ideais, após ser rebaixado nas cotas de TV, após ser reeleito algo abaixo da crítica.

    O clube em 2015 foi reinventado, venceu um título que não conquistava há 11 anos, voltou a dar-se ao respeito, pagando salários e acordos, voltou a ser campeão no sub 17 após 15 anos, a ter Remo e conquistar regata, a ter outros esportes olímpicos, a cuidar de seu patrimônio, contratou o melhor jogador do futebol carioca em atividade por um quarto do valor gasto pela dupla Fla/Flu com Guerrero e Ronaldinho (separadamente) e cumpriu no returno a maior reação de um clube na historia dos Brasileiros em pontos corridos, tendo somado 39 pontos (dois a menos que o Corínthians) sendo-lhe tungados 11, fora os três outros do turno.

    O que se fez foi frear esse retorno do Vasco porque ele é inaceitável para muitos e assim o é há quase um século, falando apenas de futebol.

    E o Vasco com 14 pontos a menos na tabela pode cair qualquer ano. Teria caído (já compensando o que lhe foi tungado nos respectivos anos ou compensando o que foi ganho em 2010) em 1996, 2003, 2004, 2005, 2007 e 2010.

    Sérgio Frias

    1. Sérgio mesmo fora do tópico alguém pode dar uma resposta a esse merda do Edmundo. Cara deveria tá preso, esse foi o maior erro do Eurico, qualquer cidadão que cometesse o crime que ele cometeu estaria na cadeia, cara no momento difícil, de dor pra todos nós, me cheira oportunismo desse cara.Paciência tem limite, e nós que ficamos sempre ao lado do Vasco e principalmente do Eurico precisamos e aguardamos que a merda seja jogada no ventilador, enquanto oposição diversas situações eram jogadas no ar possiveis negociatas,as transações, as sacanagens da gestão anterior e até agora nada,hoje na entrevista coletiva muito timidamente o presidente falou da gestão anterior, não esperava outra coisa do presidente, pois é sujeito homem, mesmo não concordando que ele seja o único responsável.Gostaria sinceramente uma atitude mais firme e falar de fato o que levou o Vasco a esta situação e de como a gestão anterior deixou o clube.Genro tour, franquias das lojas Vasco da Gama pra família, a farra na base que foi denunciado pelo próprio presidente, um certo treinador teria um escritório junto com outro treinador que foi da base e que o presidente da gestão anterior tinha ligações, tudo enquanto oposição e muito mais era dito, agora que estamos dentro de fato concreto não acontece nada, ninguém punido, fica parecendo que existe conivência, acredito demais em vocês do casaca, mais precisamos ser mais enérgicos.Voltando ao Edmundo,tenho absoluta certeza que o presidente sabe como colocar esse cara no lugar dele e precisa de uma resposta. Dia difícil pra todos nós, muita dor mesmo, pois o Vasco caiu pela nossas mãos, de saco cheio desses merdas que levaram o Vasco a essa situação e não há nenhuma reação ou ação concreta contra esses caras,desculpa o desabafo, mais o casaca é o único espaço que me sinto a vontade pra falar e desabafar,porque sei que estão sofrendo de verdade, pois são vascaínos e não oportunistas.

  2. O meu desespero é ver as matérias Sobre o Vasco!!! Uma após a outra, NADA sobre arbitragem!!!!!

    Enquanto isso o Sergio Corrêa ri a toa, tranquilo, porque ele pode roubar o Vasco a vontade que a torcida vascaína otaria não vai fazer da vida dele um inferno!!!!!

  3. Como tudo isto, que concordo, não é menos verdade que o Vasco “deu mole”. Só para ficar em dois jogos em que a arbitragem não nos prejudicou mas que entregamos: o Vasco, que já vinha capengando(afinal passou praticamente o campeonato todo na zona do rebaixamento) abdicou de São Januário e foi consolidar o rebaixamento no Maracanã. Aí, cito os dois jogos fatídicos: última rodada do 1º turno(gol e vitória do Coritiba na prorrogação do 2º tempo) e início do 2º turno, com a mesma trapalhada(aos 49′ do 2º tempo) contra o Figueirense. A conta é simples: com dois empates nesses jogos, o Vasco teria terminado com 43 pontos, enquanto esses adversários(deixando de ganhar, como aconteceu), teriam menos 2 pontos cada e terminariam com 42 e 41 pontos cada.
    A “sacada” de tirar o time de São Januário e levá-lo para o Maracanã(onde perdeu 10 pontos para Figueirense, Coritiba, Joinville e Chapecoense), além da letargia para as decisões cruciais(perda de Gilberto e demora nas contratações que todos viam necessárias já na campanha do Carioca) vão além da roubalheira(que foi enorme) da arbitragem, porque independiam de ações externas.
    No que vem por aí, o que mais me preocupa é constatar que nossa direção(não falo somente do Eurico) está envelhecida e tem tons de ultrapassada em relação à modernidade de modo geral. 2015 é muito diferente de 2000, em todos os aspectos e evolução tecnologica, aliada à degeneração da nossa sociedade. O futebol é parte dessa sociedade e nele a corrupção silenciosa também vai solapando as estruturas, na corrosão da sua base.
    _____
    Com a sua explanação chegamos à conclusão que o oitavo lugar era pouco. Poderíamos ter chegado à Libertadores. Ficaria para o próximo ano, caso nosso oitavo lugar fosse devidamente legitimado com atuações corretas dos árbitros ou mesmo que houvesse uma compensação (como adora dizer a imprensa que há sempre), entre erros e acertos contra e a favor do Vasco.

    Sérgio Frias

    1. Não tenho nenhuma dúvida quanto a isto. O time que terminou o campeonato(sem o Serginho e com a efetivação do Bruno Galo, que sempre foi bem – no último jogo, infelizmente, o Andrezinho estava suspenso) o Vasco era time para G4(sem as arbitragens “bandidas” e com os jogadores chegando mais cedo). Reconheço que as dificuldades financeiras eram grandes(segundo o Eurico na entrevista de hoje, ainda são), mas é forçoso reconhecer que a escolha inicial de quantidade ao invés de qualidade, veio prejudicar no início e meio do campeonato. Com Doriva foram 3 empates e 5 derrotas consecutivas e, com o Roth 3 vitórias, 1 empate e 7 derrotas. Jorginho, quando chegou, ainda sofreu um pouco até achar o time ideal, penando com 4 derrotas seguidas para, somente aí(e já com Nenê e Andrezinho, além das efetivações de Diguinho, Bruno Gallo e Julio Cesar, fazer uma arrancada que somente não nos levou à salvação, pela atuação criminosa de vários árbitros e auxiliares nos jogos contra Atlético-PR(pênalti esquisito cometido(?) pelo Lucas), Cruzeiro(que devia ter tido um jogador expulso aos 35′ do 1º tempo(Mano Menezes, esperto, o tirou antes dos 40′), além de um lance muito duvidoso de pênalti, Avaí(pênalti não marcado nos acréscimos do 1º tempo, que podia ter resultado num 2 x 0), Chapecoense(que nem merece ser comentado, pela enorme safadeza), São Paulo(pênalti não marcado e falta do Ganso no gol de empate deles, isto aos 40′ do 2º tempo), etc etc etc, até chegar nos pênaltis não marcados ontem.
      Mas, com tudo isto, ainda demos “mole”(antes da arrancada) nos jogos perdidos para Coritiba e Figueirense, ambos nos acréscimos e com o Maracanã recebendo excelentes públicos. Acrescente-se aí, a desastrada decisão de tirar os jogos de São Januário e até do Maracanã(contra o Flu, quando a torcida não concordou e compareceu em pequeno número). O próprio João Carlos Nobrega, em vários escritos, ressaltou sua discordância no “abandono” de São Januário.

  4. É duro ter que ouvir desse Mauro Cézar Pereira da ESPN as coisas que fala do presidente do Vasco. “Não sei o que muda pro Vasco pois o Eurico ainda tem 2 anos de mandato. Se bem que com essa doença dele não sabemos o que pode acontecer.” Porra, chegar ao cúmulo de desejar a morte do cara? Foi isso que eu entendi. Inaceitável esse tipo de comentário. Não vejo ele falar assim de presidente de clube nenhum. Nem do SP que teve escândalos e até agressões. Nem do ex-presidente da mulambada que tem sua empresa investigada pelo FBI e seu escritório invadido pela PF. Lamentável.

    1. Esse ser desprezível,que se julga um santo, precisa urgentemente ser interpelado judicialmente,não aguento mais esse pífio ( palavras dele ) arrotar suas verdades mandadas pelos os que lhe pagam. Mais um “JORNALISTA COM MICROFONE” Alguém ou Alguma coisa precisa ser feita !!!

  5. A podridão chegou definitivamente ao futebol.

    Roubos escandalosos até a última rodada.

    Jornalista esportivo tristemente conhecido no esporte insinuando ou sugerindo que o Fluminense entregasse o jogo.

    Clubes de um estado sendo beneficiado do princípio ao fim.

    Enterro em vala comum do futebol brasileiro foi realizado ontem. Similar com o que acontece na política nacional.

    Bandidagem e vagabundagem aplaudidas.

    Nós não aceitamos isso. Aí mostram um espelho para vermos nossas caras de palhaço. E saem rindo com dólares na cueca.

  6. Curioso. Na época do Banana vocês diziam que éramos roubados porque ninguém nos respeitava. Chamavam o mesmo de presidente das notas oficiais. Uma das bravatas com a volta do Eurico não era a volta do respeito? O que aconteceu? Como fazer agora para pagar o rombo que estão as finanças do clube, com os seguidos empréstimos para trazer o nenê e manter os salários em dia? Por que não reconhecem que o planejamento foi mal feito? Por que a insistência com o Celso Roth? Quem em sã consciência não sabia que precisávamos de um camisa 10 desde a primeira rodada?? Teve que levar 7 do Internacional pra ver que o Guinazu comprometia o time? Vocês focam na arbitragem porque convém. CASCATA!
    ______
    Você começa com uma grande cascata.

    Na época do que você chama de banana, tivemos:

    2008 – Nenhum ponto a questionar da arbitragem apos a troca de gestão. Pelo contrário. Três ponos de tunga ao Vasco nas oito primeiras rodadas.
    2010 – Em nenhuma partida do Campeonato Brasileiro o Vasco teve prejuízo de arbitragem maior que benefício. Nem perdeu qualquer ponto em virtude dela. Pelo contrário. Ganhou vários.
    2011 – Os benefícios permaneciam até o final do turno, mas com a chegada do Vasco à possibilidade de conquistar o campeonato, a tunga foi geral.
    2012 – O Vasco, na balança de erros e acertos, foi prejudicado em quatro pontos.
    2013 – O Vasco, na balança de erros e acertos, teve saldo zero de pontos.

    Mas, de fato, considerando algo razoável, não haveria qualquer chance de o Vasco cair em 2015. Se as arbitragens se comportassem como em 2008, 2010, 2011, 2012 ou 2013 a chance seria zero.

    O respeito é outra coisa. Ninguém ganha respeito tungando alguém e ninguém perde o respeito porque é tungado, pois a tunga é algo covarde, contra as regras e o mérito do Vasco, com Eurico à frente do clube ou do futebol do clube foi mesmo com isso ainda conquistar títulos, fazer a festa sobre os adversários do Rio e levar o clube a conquistas inéditas.

    Você acha mesmo que o Vasco tomou empréstimo para trazer o Nenê, cascateiro?

    Você acha mesmo que há rombos nas finanças simplesmente porque o Vasco passou a cumprir acordos e pagar salários devidamente, cascateiro?

    Você acha mesmo que se o planejamento fosse mal feito o Vasco teria sido Campeão Carioca, teria ficado entre os oito na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro (caso tivesse 55 pontos, contando os 14 que lhe foram tungados), cascateiro?

    Nós do Casaca! criticamos abertamente a insistência com Celso Roth, na época, casacateiro, mas também pontuamos que vários clubes tiveram períodos ruins em 11 jogos. Se o Vasco fez 10 pontos no período de Celso Roth, o que ocorreu com Flamengo, Fluminense, Atlético-PR, Sport, Chapecoense e Cruzeiro em outros 11 jogos?

    Segue abaixo:

    Atlético-PR: Da 23ª rodada à 33 rodada: 7 pontos
    Chapecoense: Primeiras 11 rodadas do returno: 7 pontos.
    Fluminense: Primeiras 11 rodadas do returno: 7 pontos.
    Sport: Da 15ª rodada à 25ª rodada: 9 pontos.
    Flamengo: Primeiras 11 rodadas do turno: 10 pontos.
    Cruzeiro: Da 12ª rodada à 22ª rodada: 12 pontos.

    Como vê, é cascateiro quem diz que isso define alguma coisa.

    Guinazu era tido por muitos como dos melhores jogadores do Vasco e cascateiros como você nunca apreceram neste espaço para criticá-lo. Certa vez, ainda no estadual, um comentarista global disse que o Vasco só tinha dois jogadores que prestavam: Martin Silva e Guinazu.

    Sobre tomar de 7 x 0 do Internacional, cascateiro, de sete toma o time para o qual devia torcer, no caso o Flamengo.

    Finalmente sobre um camisa 10, o Vasco o trouxe a tempo de ajudar a que o clube fizesse 39 pontos no returno, mas nem o camisa 10, nem o 11, o 7, o 6, o 2 ou o 1 poderia imaginar que tungariam do Vasco 11 pontos (apenas no returno), pela ação das arbitragens, contando com cascateiros para fingirem não estar acontecendo ou reverberarem que era algo sem importância.

    A cascata já foi embora do Vasco há muito tempo, deixou dívidas em cascata e cascateiros órfãos. E assim continuarão.

    Sérgio Frias

  7. ESSA IMPRENSA MERECIA SOFRER UM ATAQUE ESTILO CHARLIE VASCAÍNO!!!!!!!

    MAS PRA VCS VEREM O QUANTO A TORCIDA DO VASCO É UMA MERDA: NESSE EXATO MOMENTO A ENQUETE DA NETVASCO APONTA EURICO COMO O PRINCIPAL CULPADO DO REBAIXAMENTO COM 61% DOS VOTOS!!!!!! E NÃO ADIANTA DIZER QUE ESSA É UMA OPINIÃO DE MEIA DÚZIA DE AMARELOS PORQUE A MASSA VASCAÍNA PENSA IGUAL A ELES!!!!! ENQUANTO A TORCIDA DO VASCO VIRA OS CANHÕES CONTRA A DIRETORIA, OS VERDADEIROS CULPADOS DISSO, A IMPRENSA E O SERGIO CORREA, RIEM A TOA, POIS SÃO CIENTES DE CERTEZA DE IMPUNIDADE!!!!!

    A TORCIDA DO VASCO É A ÚNICA QUE É ROUBADA E NÃO REAGE!!!!! EU AMO O CLUBE, MAS, SALVO EXCEÇÕES, ODEIO A TORCIDA DO VASCO!!!!

    1. Amigo, quem observar o Metenovasco percebe o quanto de fakes de torcedores amarelos de aluguel existem lá. Fazendo pesquisa fajuta, em que cada um deles deve votar umas 100 vezes.

      Sou da opinião que aquele site deveria ser notificado pelo Clube, pela forma como manipula negativamente sua imagem, usando a marca a ganhando dinheiro com patrocinadores.

      Site lixo

  8. Ei casaca vai tomar noCU! ei muv vai tomar no CU!
    ____
    Vai você. E todos os que torceram contra o Vasco no campeonato e gostaram de ver as tungadas ao clube, em função de não gostarem do presidente.

    Sérgio Frias

  9. Real Madrid é excluído da Copa do Rei após escalação de jogador irregular.
    Cheryshev foi suspenso por cartões que recebeu no Villareal.
    O DIA

    Espanha – O Real Madrid está fora da Copa do Rei. A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) acatou nesta sexta-feira o pedido do Cádiz, que alegou que o clube da capital espanhol escalou de forma ilegal o atacante russo Cheryshev, autor de um dos gols na vitória por 3 a 1 na última quarta-feira. O clube merengue ainda pode recorrer em ao Comitê de Apelação e depois ao Tribunal Administrativo do Esporte.
    O jogador estava suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos da época que estava emprestado ao Villarreal. O Real Madrid alegou que não aconteceu nenhuma notificação do ocorrido.
    “Depois de analisar o acontecido com a diretoria, a punição por três cartões amarelos não é eficaz porque ninguém comunicou o jogador como assegura no ponto dois do artigo 41. É um princípio essencial e básico de qualquer lei penal. O Cheryshev, segundo ele mesmo manifesta, ninguém o avisou e, por isso, não é eficaz. Não recebemos nada da RFEF ou do Villarreal. O jogador não sabia de nada”, disse o presidente do Real, Florentino Pérez.
    Em março, a Federação emitiu um comunicado confirmando que Cheryshev estava suspenso, apesar da eliminação do Villarreal para o Barcelona. O Real Madrid estreou na Copa do Rei nesta quarta e Cheryshev foi titular.
    “Iremos ao TAD (Tribunal Administrativo do Esporte) porque há jurisprudência. Se alguém não fez o que deveria ter feito pediríamos desculpas. Mas se o jogador não nos disse, nem a Federação, nem o Villarreal, era impossível saber de algo. Não recebemos a circular do dia 27 de julho, a Federação sabe. Além disso, Rafa Benítez pediu maior atenção ontem (quarta) para que checassem tudo”, disse.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Depois de mais uma operada do “seu” Daronco…
    Se lá a coisa funciona (obediência aos regulamentos) porque aqui seria virada de mesa?
    Poderia ser um típico Ctrl+c do praticado pelo ex-falecido MUV (talvez a única coisa que fizeram com maestria):
    entrar com impugnações de resultados em todas as varas/instâncias/tribunais possíveis e imagináveis (até na vara empresarial). Inviabilizar a sequência do campeonato seguinte. Pedir quebra de sigilos telefônico e bancário de toda a corte da arbitragem nacional.
    Requerer revisão firme e peremptória de vários casos acusados de irregularidades: de jogador do Figueirense, do São Paulo, do (mais uma vez) Flamengo, dos “sorteios” dos árbitros.
    Para mim, nada me tira da cabeça, que ontem, ao “sortearem” mais uma vez sua excia. Anderson Daronco, comemoram hoje, efusivamente, o fechamento com chave de ouro.
    Comemoram o rebaixamento do clube, tão pretendido sob a égide de Eurico Miranda, com um feito tantas vezes repetido – a omissão cafajeste em 2 lances fáceis de serem marcados e um deles plenamente ignorado até pela transmissão da emissora sob um estranho e enigmático silêncio, sem um “a” ao menos – em rede nacional e não levado em consideração por ninguém.
    Nenhuma indignação. Nenhum protesto. Nenhuma observação.
    Nem da mídia carioca (ah se fosse com o mengão) e muito menos nacional (ah se fosse com o coringão).

    Ou viramos isso pelo avesso ou não adiantará sair mais de casa para assistir aquilo que saberemos de antemão ser um jogo de cartas marcadas. Nem mesmo assinar pacotes de futebol pela TV. A Netflix será mais interessante.
    Esse ano foi do Corinthians. Quem será o protegido e/ou cogitado para ano que vem?
    Uma coisa é certa: trabalharão apenas para isso. A permanecer o resultado final deste campeonato, com o Vasco não se preocuparão mais. Ficará mais fácil de se trabalhar.

  10. Por mim, se possível for, se brecha tiver, tem que chutar o pau da barraca ou, como queiram, virar a mesa.
    Putaria, safadeza, corrupção, hipocrisia, etc., etc., etc., no Brasil, há aos montes, em todo lugar, então, por quê só o Vasco vai ou tem que ser crucificado???? Hoje não temos mais um presidente banana, que engolia tudo que queriam, hoje há um camarada na presidência do Vasco do mais alto respeito, um cidadão que nem uma CPI criada para destruí-lo foi capaz de tanto. Embora “todos” vão dizer o contrário, é certo que a mídia não engana a todos, isto é, sempre haverá exceções… Segundo Lincoln “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo”.
    Então, aceitar, acatar toda a sujeirada e patifaria que há no futebol, vide a CBF envolta em ‘lama’ há por baixo uns 30 anos, é ser, mal comparando, tipo um ‘corno assumido’ ou ‘viado enrustido’ e… Aqui não!!! Aqui é Vasco!!!!
    Eurico tem lá seus defeitos, e na minha modesta opinião os teve nesse Brasileiro, mas é certo como amanhã será um novo dia que o Vasco NÃO cairia não fosse a patifaria orquestrada, muito bem executada, ou ardilosamente tramada, nos mínimos detalhes… Ou seja, em que pese os erros do Eurico, o Vasco ainda assim estaria tranquilamente na Sul-Americana. Nas CNTP, tranquilamente. Mas aprendemos que não dá pra tolerar mais, que não dá pra esperar acontecer e, a partir daí, tomar atitudes.
    Que se faça um caça às bruxas, que revire a porra da mesa, que se dê nome aos bois, que se faça o diabo, mas que se pague o preço justo.
    Como em Roma, à César o que é de César.
    E que se foda todos os espúrios ‘formadores de opinião’ que infestam e proliferam no Brasil.
    Não à toa torço contra o Brasil, vibrei com os 7 a 1 da Alemanha (50 foi vingado, Barbosa idem) e tomara nem se classifique pra Copa 2018, embora saiba que “interesses” convém o Brasil estar presente, afinal, o ‘show’ tem que continuar.

    Bom, pra encerrar por hora, que o Eurico na coletiva seja o bom e velho Eurico. Bota pra fuder!!!

  11. Prezados,

    Perdemos muitos pontos para arbitragem, muito mais do que nas duas últimas vezes. Sendo que não podemos esquecer que não foi só isso. Nosso primeiro turno patético não foi culpa só da arbitragem, não podemos esquecer que a diretoria manteve o Celso Roth após uma sequência de derrotas. Não podemos esquecer que o Eurico foi eleito com base na promessa que nunca mais seríamos rebaixados, porém, no primeiro ano de mandato voltamos a ser humilhados.
    A arbitragem tem muita culpa nisso, mas culpar somente eles seria nos eximir da nossa culpa.
    _____
    Como não considero Eurico Deus, super herói, sabendo que não é árbitro e, portanto, não apitaria os jogos do Vasco e de seus adversários diretos em qualquer objetivo não o apoiei ou votei nele tendo como garantia isso, até porque escrevi um livro sobre ele no qual destaco as tungas ao Vasco desde o século passado, incluindo as do período dele.

    O que vimos este ano foi uma aceitação do torcedor vascaíno a maior de todas as tungas, buscando mazelas no Vasco quando estas o teriam posto no oitavo lugar na competição, independentemente da gravidade das próprias ou não.

    Como não concordo com isso e não pretendo que a história continue assim contra o Vasco, sem que nada seja feito, mantenho neste espaço a mesma atitude, que deveria ser a de todo e qualquer vascaíno que goste do clube, em todos os segmentos da sociedade, mas entendo (diferente de aceitar), evidentemente, que muitos capitulem por ouvir da mídia convencional que não é bem assim.

    Sérgio Frias

  12. Não foi a arbitragem e sim o time que no 1º turno já estava rebaixado, e os senhores que administram o clube insistiam em dizer o contrário.
    Infelizmente não conseguimos nos salvar e jogaremos a série B pela 3ª vez em 2016.
    Vê se consegue Sr.Presidente trazer o time de volta a série A novamente.

    Luto.
    _____
    Ué? Já estava? Qual milagre fizeram os seguintes times?

    Fluminense e Atlético-MG. Em quatro anos consecutivos. O que houve? Fizeram entre 15 e 16 pontos no primeiro turno.

    Por outro lado, por que o Fluminense não caiu? Fez 14 pontos no returno.

    Lembrando que no turno as arbitragens nos tiraram três pontos (“apenas”).

    Foi a maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro. Sem prejuízos de arbitragem o Vasco no returno somaria 39 (TRINTA E NOVE). Isso é incontestável e desafio (D-E-S-A-F-I-O) a mídia convencional questionar com imagens. Além disso, ao longo do campeonato, Chapecoense (7 pontos), Figueirense (4 pontos), Avaí (4 pontos) e até o lanterna Joinville (1 ponto), foram na balança de acertos e erros de arbitragem beneficiados.

    Não sei não. Se ano que vem tirarem uns 28 pontos (pelo visto poucos se incomodam) é capaz de não voltarmos, mesmo porque isso incomoda a poucos.

    Mas sabemos que na Série B roubar o Vasco não é o objetivo do sistema. E viva o futebol catarinense!

    Sérgio Frias

  13. A vida segue, a certeza é que o Vasco é muito maior do que essa sacanagem toda. Roubos a parte 90%, temos que cuidar é dos nossos 10%. Fazer um time novo, mescando experiência com a juventude do garotos que aos poucos vão se revelando na base. O terreno está sendo cultivado. As sementes largadas ao solo. Vamos ter uma colheita daqui a pouco que vai levar o Vasco ao seu verdadeiro lugar.

    Aos vascaínos que sentem o que eu estou sentindo mas tem o Vasco como paixão da vida, somos Vasco acima de tudo.

  14. Então o rebaixamento do Vasco foi por culpa da arbitragem?
    ______
    Não, por culpa da arbitragem não terminamos em oitavo, há 12 (DOZE) pontos do décimo sexto colocado.

    Sérgio Frias

  15. Bem, são 10:17 da manhã e ainda não consigo trabalhar. Apesar de acordado desde cedo.
    Com este resultado final, eu nem estava tão preocupado assim com ele pois não me engano facilmente e tinha a quase certeza do desenrolar. E foi como sempre: cumprindo o enredo, desde o início.
    Minhas esperanças estavam/estão agora neste 51º minuto deste segundo tempo, nas declarações finais – ou iniciais apenas, de uma nova fase ainda deste campeonato, um terceiro turno – do Dr. Eurico Miranda.
    Vou ver se consigo trabalhar até as 15hs. fingindo não estar acontecendo nada.
    Ou me aquietarei de vez, ou vou dar um tempo.
    Não tenho tempo ou estigma de mulher de malandro.
    Apesar de muito calmo e paciente, na minha cartilha não se reza ou coaduna com ingratidões, desonestidades e injustiças.
    Me submeter, jamais…

  16. Muito triste! Essa arbitragem foi escandalosa contra o Vasco esse ano. E o que escuto?? A culpa é do Eurico! Um cara que doa a vida ao meu amado Vascão e infelizmente será(está sendo) apedrejado! Muito triste…

  17. E os 8 penaltis do Carioca, vocês não falam nada?

    E o Indio com 12 escalas de arbitragem no carioca, coincidência ou sorte no sorteio?

    E o assistente Wagner Almeida com 5 jogos dom Vasco no carioca, apenas coincidência e sorte também?

    E os jogos operados contra Flamengo, Ponte Preta, São Paulo, Chapecoense, Figueirense em que vocês foram amplamente beneficiados. Não falam nada e ainda acham o contrário.

    Me poupem né.

    Parem de defender o indefensável. Cambadinha.

    É O DESTINO!
    _____
    Não poupo não rubro-negro. No estadual tivemos oito pênaltis e sete aconteceram, mas:

    1 – Foi mal anulado o gol da vitória do Vasco sobre o Barra Mansa aos 46 do 2º tempo.
    2 – Não foi marcado pênalti claro de Diego Cavalieri sobre Gilberto no clássico contra os entregões.
    3 – Não foi marcado pênalti claro sobre Madson no jogo contra o Botafogo.
    4 – Dois gols irregulares foram validados a favor do Friburguense na partida em que o Vasco perdeu por 5 x 4. Três pênaltis foram marcados para o Vasco (todos foram) e o Vasco ainda desperdiçou um.
    5 – Jonas do Flamengo, deu um chute na cara de Gilberto antes dos 15 minutos do 1º tempo e o árbitro não expulsou o atleta rubro-negro no primeiro jogo semifinal do estadual.
    6 – Até hoje a câmera global não mostrou se a bola cabeceada pelo Rafael Silva no segundo jogo semifinal contra o Flamengo entrou inteira ou não.

    Indio apitou três partidas do Vasco na competição. Contra o Tigres (1 x 1), contra o Fluminense (um dos erros capitais de arbitragem contra o Vasco no campeonato) e o primeiro jogo da final do Estadual, sem qualquer polêmica em lances capitais.

    Já o Wagner de Almeida foi auxiliar em cinco partidas. Na vitória do Flamengo por 2 x 1 sobre o Vasco, no empate de 0 x 0 entre ambos (o da agressão do Jonas que citei acima), no primeiro jogo da decisão contra o Botafogo, já citado, no clássico Vasco 1 x 0 Fluminense, também citado e na vitória do Vasco por 2 x 0 sobre o Madureira.

    Árbitro e bandeirinha, portanto, atuaram juntos em duas partidas do Vasco apenas e em uma delas o Vasco foi prejudicado.

    O mesmo Wagner de Almeida participou do trio no assalto ao Vasco no Carioca de 2014 (2 x 1 para o Flamengo), e é no mínimo curioso você citá-lo.

    Sei que foi um ano duro. De quatro, torcendo para os roubos contra o Vasco chegarem a 14 para rebaixar o único clube que lhes cospe na cara.

    E ano que vem tem mais. Vocês juntos à parte da imprensa esportiva sem vergonha e sem pudor, são a vergonha do Brasil, quando o assunto é Vasco. Nem precisavam ser roubados em 14 pontos para cair. Bastaria a metade. Mas o sistema não deixa, a própria mídia não deixa.

    O destino de vocês é cair de quatro e só não apanharam de mão cheia este ano porque no segundo jogo da Copa do Brasil houve mais uma tunga ao Vasco.

    Sérgio Frias

  18. Aguardo a manifestação de nosso Presidente.

    Vamos anular o campeonato. Vamos recuperar os pontos que nos foram roubados.

  19. Prezados, tristeza não é o sentimento adequado para demonstrar meu atual estado de espírito. E o que me deixa mais contrariado é ler alguns comentários jocosos de típicos Vascaínos de ocasião. O humorista Bruno Mazzeo, por exemplo, faz troça do Gigante e de nosso presidente. Nenhum deles se prontificou a defender o Vasco das roubalheiras perpetradas pela organização criminosa que nos rebaixou. Quererm viver do oba-oba da imprensa. O 7×1 da Alemanha deveria nos incomodar. Não, eles são covardes. Querem e precisam calar a única voz que se levanta contra a ditadura no futebol. Estou com o escudo do Vasco no peito e solicito, como torcedor, que o Casaca! nos represente. Não deixem, Firas, Nóbrega e outros, a roubalheira cair no esquecimento. Esse compromisso o Casaca! tem conosco.

  20. A responsabilidade é do presidente, não adianta querer defender o presidente, pois se o vasco fizesse um campeonato digno, erros dos árbitros ou qualquer outra coisa não teria feito o Vasco passar mais de 30 rodadas na zona, toma de 6 do interior, levá várias goleadas no campeonato e os caras aqui defendem o presidente, esses caras não são vascainos, o vasco precisa de um gestão moderna, ex disso o corinthians, Palmeiras, Atlético MG.
    _____
    O campeonato foi mais do que digno. O Vasco deveria tê-lo terminado em oitavo lugar. E em segundo lugar no returno, apesar da lanterna no primeiro com 16 pontos.

    O teu exemplo Palmeiras teria sido rebaixado se perdesse no apito os pontos que o Vasco perdeu.

    E a culpa do presidente ou de quem você quer que a tenha é do fato de o Vasco não ter somado mais de 55 pontos.

    E sobre o histórico do campeonato, que mostra o porquê de tantas rodadas no Z4 segue abaixo:

    Como somos sabedores de que a imprensa e os “torce contra” vão tentar afirmar não caber ao Vasco se queixar de nada neste campeonato porque se mantém na zona de rebaixamento desde a quarta rodada do turno, vamos tocar mais uma vez no ponto primordial, responsável por atrapalhar a campanha do time cruzmaltino desde o início do turno no Campeonato Brasileiro: a arbitragem.

    O Vasco, já na terceira rodada do turno, se viu prejudicado diante do Internacional-RS, pela não marcação de dois pênaltis, no espaço de um minuto e meio, em lances diferentes, ignorados pelo juiz da partida.

    Uma vitória em casa manteria a equipe fora da zona de rebaixamento e o Vasco só entraria nela na sexta rodada, após derrotas consecutivas sofridas contra o Atlético-MG, a Ponte Preta e o Atlético-PR.

    Na sexta rodada um puxão de Lucas na área do Atlético-PR ensejou a marcação de um pênalti contra o Vasco, bem marcado, mas na oitava, em jogo diante do Sport, um pênalti cometido por Dutra em Gilberto, numa cotovelada dentro da área, que acarretaria a marcação de pênalti em favor do Vasco e consequente expulsão do atleta adversário foi ignorada. Nas duas situações o placar estava igualado, mas, mesmo assim, considerando que o Sport viria a fazer um gol mais tarde, na mesma partida, damos uma colher de chá e concluímos ter sido o Vasco tungado em apenas um ponto naquele jogo.

    Somados tais pontos, a simples vitória contra o Flamengo na nona rodada poria o Vasco fora da zona de rebaixamento e de quebra manteria o rival nela, uma vez que o rubro-negro adentrou no Z4 uma rodada antes, ou seja, na oitava.

    Na 12ª rodada do turno o Vasco voltaria a frequentar a zona de rebaixamento, com a vitória diante do Fluminense na 14ª sairia dela e retornaria ao 17º lugar na rodada seguinte, ou seja, a 15ª.

    A partir daí a sequência de três derrotas e apenas um empate (Corínthians, Joinville, Santos, Coritiba) poria o clube com 16 pontos na tabela, na lanterna da competição, após a realização da última rodada do turno, com o mesmo número de pontos que o Coritiba, mas atrás do adversário pelos critérios de desempate.

    Uma vitória contra o Flamengo na quarta-feira seguinte, junto à troca de treinador e já podendo contar com Nenê e Jorge Henrique (ambos haviam estreado ainda a meia bomba contra o Corítiba quatro dias antes) deu novo ânimo ao Vasco que estrearia no returno diante do Goiás.

    No sábado, 22 de agosto, o Vasco foi operado em Goiânia, fruto da ação do bandeirinha Alex Ang Ribeiro, que praticamente decidiu o jogo para o Goiás com 19 minutos de partida. O auxiliar marcou pênalti inexistente, supostamente cometido por Rodrigo, que trouxe por consequência um cartão amarelo ao atleta vascaíno aos 14 minutos (até então o Goiás vencia por 1 x 0) e aos 19 alterou a disposição do árbitro em dar apenas cartão amarelo pela entrada do atleta do Goiás Bruno Henrique, com o pé sobre o rosto de Jorge Henrique, induzindo-o a expulsar Jorge Henrique, que deu um toquinho de leve no adversário por baixo, na perna, após a conclusão do lance no qual fora agredido.

    Na segunda etapa, Rodrigo cometeu pênalti, desta vez corretamente marcado, e acabou recebendo o segundo cartão amarelo em função disso, acarretando na sua expulsão da partida.

    Apesar do aqui narrado, não consideramos – mesmo constatando a desastrosa arbitragem daquele encontro – ter o Vasco perdido algum ponto no jogo, pelo simplismo de que o placar final terminou 3 x 0 para o Goiás. Não conta para a estatística desenvolvida, mas o prejuízo foi claro mesmo assim.

    Entre a partida contra o Goiás e o Figueirense (segunda rodada do returno), o Vasco se classificou às quartas-de-final da Copa do Brasil, empatando com o Flamengo (mesmo garfado pela arbitragem na partida).

    Passadas mais duas rodadas, novas derrotas diante de Figueirense (quando o Vasco teve contra si um pênalti, não marcado, no primeiro tempo) e Internacional. Com isso o time se mantinha na lanterna da competição há quatro rodadas.

    Na quarta rodada do returno, a estreia de Leandrão e o retorno de Diguinho ao time. O adversário era o Atlético-MG no Maracanã e pela segunda vez no returno houve prejuízo de arbitragem ao Vasco.

    O segundo gol da equipe atleticana adveio de uma falta cometida sobre Jorge Henrique, a seis passos da área mineira, não marcada, e que oportunizou ao lance de contragolpe atleticano o qual redundaria no segundo gol do jogo, marcado por Dátolo. No segundo tempo o Vasco descontou com Nenê, após cobrança de pênalti bem marcado e seria este ao menos o gol de empate do Vasco, caso não fosse validado o segundo tento do Galo no final da primeira etapa, esmiuçado acima.

    Também na partida contra o Atlético Mineiro, quase ao seu final, Rafael Silva foi expulso por reclamar do árbitro, que, segundo o atleta, estava segurando o jogo (paralisando demasiadamente a partida) em benefício do Atlético. O juiz do clássico “carregou” na súmula contra o atleta. Com isso Rafael Silva pegou um gancho de quatro jogos, o Vasco entrou com efeito suspensivo em seguida, mas o jogador ainda corre o risco de ficar fora das rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

    Mesmo considerando o ponto que seria ganho diante do Atlético, o Vasco ainda se manteria na lanterna da competição por mais duas rodadas. As vitórias subsequentes sobre Ponte Preta (estreia de Bruno Gallo e retorno de Julio Cesar ao time titular) e Atlético-PR, entretanto, já poriam o clube na 19ª colocação.

    O jogo seguinte seria contra o Cruzeiro. O zagueiro cruzeirense Bruno Rodrigo, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta por trás em Herrera quando este arrancava para o gol adversário, aos 36 minutos do 1º tempo, e o árbitro não deu o segundo cartão amarelo ao atleta, por consequência o vermelho. Naquele momento a partida estava empatada em 1 x 1. No lance o vascaíno Julio dos Santos levou cartão amarelo por reclamação.

    O Cruzeiro marcou 2 x 1 quase no fim do primeiro tempo (atuando com 11 em função da omissão do árbitro), mas o Vasco na segunda etapa buscou o gol de empate e aos 10 minutos teve a seu favor um pênalti não marcado (mão de Williams do Cruzeiro).

    Aos 35 minutos Rafael Silva empatou a partida (segundo gol dele no jogo) e já nos acréscimos Julio dos Santos levou um segundo cartão amarelo por lance de indisciplina (alegou não ouvir o apito do árbitro após infração marcada a favor do próprio Vasco e chutou a bola para frente).

    Mesmo com todos os prejuízos de arbitragem, apenas a conversão do pênalti ignorado por ela traria ao Vasco mais dois pontos na tabela. Se assim o fosse o time comandado por Jorginho terminaria a 26ª rodada do campeonato com 26 pontos, portanto a três de sair da zona de rebaixamento.

    A vitória obtida sobre o Sport na rodada seguinte levaria o Vasco a 29 pontos, chegando à décima oitava posição e ficando a apenas dois pontos de sair do Z4.

    Finalmente, na 28ª rodada, portanto 10 rodadas atrás, a vitória sobre o Flamengo tiraria o Vasco da zona de rebaixamento. Com 32 pontos a equipe figuraria na 16ª posição, com o mesmo número de pontos que o Avaí, perdendo a 15ª colocação no critério de saldo de gols, tendo a equipe catarinense – 17 de saldo e o Vasco -21.

    A conta para o dito acima é simples. Até ali o Vasco teve dois gols mal anulados (Avaí no turno e Sport no returno em jogos nos quais venceu), três gols ilegais contra si validados (contra Goiás, Internacional-RS e Atlético-MG no returno) e mais quatro pênaltis não marcados a seu favor – na verdade cinco, mas considerando contra o Internacional-RS a marcação de um apenas pois os lances das duas faltas foram quase consecutivos. Os adversários beneficiados foram Internacional e Sport no turno, Atlético-PR e Cruzeiro no returno.

    Como a equipe vascaína foi favorecida uma vez, pênalti não marcado a favor do adversário, cometido por Luan na partida diante do Figueirense, consideramos o lance um gol a mais para o Figueirense na vitória por 1 x 0 (que seria então 2 x 0).

    Estaríamos então há 11 rodadas do fim com 12 prejuízos de arbitragem ao Vasco em lances capitais contra um a favor. Cinco pênaltis não marcados, dois gols mal anulados, três gols ilegais sofridos (um oriundo de um pênalti mal marcado), um atleta seu expulso injustamente no primeiro tempo (aos 19 minutos), um atleta adversário poupado de uma expulsão em lance no primeiro tempo (aos 36 minutos). Tudo isso contra apenas um pênalti cometido pela equipe cruzmaltina não marcado.

    As atuações do Vasco e uma arbitragem limpa levariam o clube a obter mais nove pontos nas três rodadas seguintes, diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo. Com isso o Vasco somaria já na 31ª rodada 41 pontos marcados.

    Dois lances capitais, oriundos de erros de arbitragem, em cada uma das partidas citadas, terminaram por levar o time a somar apenas três dos nove pontos que mereceu ganhar nas referidas rodadas.

    Os prejuízos ao Vasco foram os seguintes nos três jogos:

    Três pênaltis não marcados a seu favor diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo, dois pênaltis mal marcados contra si, frente à Avaí e Chapecoense e um gol ilegal sofrido perante o São Paulo impediram o time cruzmaltino de chegar à 31ª rodada na 11ª colocação. O Vasco, longe disso, estava em vigésimo.

    E mais seis rodadas se passaram. Sem influência das arbitragens nelas, a equipe de São Januário obteve três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Somados os 41 pontos que deveria ter na 31ª rodada, com mais os 11 das cinco últimas resultaria hoje em 52 pontos no campeonato. Estaria com isso o Vasco na nona colocação, a dois pontos do oitavo colocado, Cruzeiro.

    E com a última rodada subiria para a oitava colocação com 55 pontos.

    Outros dados curiosos chamam a atenção.

    O Vasco foi o time mais caçado em campo no Campeonato Brasileiro. Sofreu 630 faltas, mas não está entre os mais violentos. Apesar disso, é o recordista em cartões amarelos (121) e vermelhos (14).

    Se a arbitragem agisse de forma correta no returno do Campeonato Brasileiro o Vasco teria somado, apenas no returno, 39 pontos e o teria encerrado dois pontos apenas atrás do Corínthians este turno. Ou seja, bastaria que somasse apenas 4 pontos no turno para não cair e não os 16 que deveria ter somado caso não fosse prejudicado pelas arbitragens.

    Sérgio Frias

  21. A verdade é que os quatros do Rio estão de mal a pior. Isso explica porque o melhor time do início e fim de ano foi rebaixado. A culpa está na estrutura do futebol carioca. Arcadismo e desunião, essa é averdade. Briga-se naturalmente dentro de campo, as torcidas brigam é claro, mas as diretorias tem que ser isentas e isso, não vemos em nunhum momento nos últimos anos, independente de bombinha ou bombona, a desunião sempre foi a tônica. Resultado, tudo rachado e pior para o Vasco que sucumbiu em função dos erros lá atrás, ainda no primeiro semestre. Está na hora de estruturar melhor tudo. Vejam bem, nosso time quer queiram quer não é o melhor do Rio. jogadores tem que continuar nesse elenco. Martim Silva, Anderson Sales, Madson, Luan,Rodrigo e Julio César; Diginho, Serginho, Andrezinho, Bruno Gallo e Nenê; Riascos e Rafael Silva serão impressindiveis na nova arrandada. No mais agora é aproveitar o que tem de melhor na base e se livrar dos jogadores com ideade avançada que não serão utilizados como Guinhazú, Ney, Eder Luiz entre tantos outros que prefiro não mais citar o nome. Caiu é claro, mas continua em pé e isso é o que importanta. Culpados, todos, inclusive nós torcedores. Agora é arregaçar as mangas, ser Bí carioca, focar na Copa do Brasil e fazer um time não para disputar a segundona mas, que tenha plena capacidade de ser campeão e ir para a libertadores. Assim e só assim, imprensa e críticos nos deixarão em paz.

  22. De fato, os comentários são duros de ouvir e ler. Mas era meio esperado que esta turma fosse deitar e rolar com a queda com o Vasco e com o Eurico na presidência.

    Fazer o que? A briga com a mídia e inglória. Nada do que se diga, se mostre adianta. As verdades estão prontas. A imprensa além de parcial e venial e de um baixo nível que dói em todas as áreas e no esporte e pior ainda. O caso destes cronistas supostamente mais progressistas (estilo ESPN) são uns paspalhos não entendem até hoje a dinâmica do futebol como negócio. Além disso, como sempre bem pontuado aqui, não toleram o Vasco.

    Sds

  23. ‪#‎vergonha‬!!!!O que houve ontem em rede nacional foi uma vergonha! O futebol não é mais decidido dentro de campo!

  24. Vasco termina o campeonato com saldo -27; contrata jogadores como Herrera, Andrezinho e outros de qualidade muito duvidosa e outros em claro fim de carreira; crê absurdamente no futebol de Luan e Rodrigo; foi dirigido por Celso Roth e acreditou que Rafael Silva sabe jogar futebol…

    Acetar que o time caiu pelos próprios deméritos do que criar uma teoria sobre arbitragem sempre será mais fácil.

    Time que toma 6×0, não tem padrão tático e nem sequer uma jogada ensaiada não tem direito de reclamar de nada.

    O culpado pelo rebaixamento é quem montou essa estrutura e iludiu a torcida, conhecido como Eurico Miranda.

    Qualquer coisa diferente disso é mera desculpa pra não reconhecer o óbvio.
    ______
    Quem iludiu a torcida foram os árbitros e auxiliares porque os torcedores pagaram para ver futebol dentro das regras e viram na verdade 20 tungas contra o Vasco

    Sem eles aprontando a campanha do Vasco seria outra. Abaixo o resumo:

    Como somos sabedores de que a imprensa e os “torce contra” vão tentar afirmar não caber ao Vasco se queixar de nada neste campeonato porque se mantém na zona de rebaixamento desde a quarta rodada do turno, vamos tocar mais uma vez no ponto primordial, responsável por atrapalhar a campanha do time cruzmaltino desde o início do turno no Campeonato Brasileiro: a arbitragem.

    O Vasco, já na terceira rodada do turno, se viu prejudicado diante do Internacional-RS, pela não marcação de dois pênaltis, no espaço de um minuto e meio, em lances diferentes, ignorados pelo juiz da partida.

    Uma vitória em casa manteria a equipe fora da zona de rebaixamento e o Vasco só entraria nela na sexta rodada, após derrotas consecutivas sofridas contra o Atlético-MG, a Ponte Preta e o Atlético-PR.

    Na sexta rodada um puxão de Lucas na área do Atlético-PR ensejou a marcação de um pênalti contra o Vasco, bem marcado, mas na oitava, em jogo diante do Sport, um pênalti cometido por Dutra em Gilberto, numa cotovelada dentro da área, que acarretaria a marcação de pênalti em favor do Vasco e consequente expulsão do atleta adversário foi ignorada. Nas duas situações o placar estava igualado, mas, mesmo assim, considerando que o Sport viria a fazer um gol mais tarde, na mesma partida, damos uma colher de chá e concluímos ter sido o Vasco tungado em apenas um ponto naquele jogo.

    Somados tais pontos, a simples vitória contra o Flamengo na nona rodada poria o Vasco fora da zona de rebaixamento e de quebra manteria o rival nela, uma vez que o rubro-negro adentrou no Z4 uma rodada antes, ou seja, na oitava.

    Na 12ª rodada do turno o Vasco voltaria a frequentar a zona de rebaixamento, com a vitória diante do Fluminense na 14ª sairia dela e retornaria ao 17º lugar na rodada seguinte, ou seja, a 15ª.

    A partir daí a sequência de três derrotas e apenas um empate (Corínthians, Joinville, Santos, Coritiba) poria o clube com 16 pontos na tabela, na lanterna da competição, após a realização da última rodada do turno, com o mesmo número de pontos que o Coritiba, mas atrás do adversário pelos critérios de desempate.

    Uma vitória contra o Flamengo na quarta-feira seguinte, junto à troca de treinador e já podendo contar com Nenê e Jorge Henrique (ambos haviam estreado ainda a meia bomba contra o Corítiba quatro dias antes) deu novo ânimo ao Vasco que estrearia no returno diante do Goiás.

    No sábado, 22 de agosto, o Vasco foi operado em Goiânia, fruto da ação do bandeirinha Alex Ang Ribeiro, que praticamente decidiu o jogo para o Goiás com 19 minutos de partida. O auxiliar marcou pênalti inexistente, supostamente cometido por Rodrigo, que trouxe por consequência um cartão amarelo ao atleta vascaíno aos 14 minutos (até então o Goiás vencia por 1 x 0) e aos 19 alterou a disposição do árbitro em dar apenas cartão amarelo pela entrada do atleta do Goiás Bruno Henrique, com o pé sobre o rosto de Jorge Henrique, induzindo-o a expulsar Jorge Henrique, que deu um toquinho de leve no adversário por baixo, na perna, após a conclusão do lance no qual fora agredido.

    Na segunda etapa, Rodrigo cometeu pênalti, desta vez corretamente marcado, e acabou recebendo o segundo cartão amarelo em função disso, acarretando na sua expulsão da partida.

    Apesar do aqui narrado, não consideramos – mesmo constatando a desastrosa arbitragem daquele encontro – ter o Vasco perdido algum ponto no jogo, pelo simplismo de que o placar final terminou 3 x 0 para o Goiás. Não conta para a estatística desenvolvida, mas o prejuízo foi claro mesmo assim.

    Entre a partida contra o Goiás e o Figueirense (segunda rodada do returno), o Vasco se classificou às quartas-de-final da Copa do Brasil, empatando com o Flamengo (mesmo garfado pela arbitragem na partida).

    Passadas mais duas rodadas, novas derrotas diante de Figueirense (quando o Vasco teve contra si um pênalti, não marcado, no primeiro tempo) e Internacional. Com isso o time se mantinha na lanterna da competição há quatro rodadas.

    Na quarta rodada do returno, a estreia de Leandrão e o retorno de Diguinho ao time. O adversário era o Atlético-MG no Maracanã e pela segunda vez no returno houve prejuízo de arbitragem ao Vasco.

    O segundo gol da equipe atleticana adveio de uma falta cometida sobre Jorge Henrique, a seis passos da área mineira, não marcada, e que oportunizou ao lance de contragolpe atleticano o qual redundaria no segundo gol do jogo, marcado por Dátolo. No segundo tempo o Vasco descontou com Nenê, após cobrança de pênalti bem marcado e seria este ao menos o gol de empate do Vasco, caso não fosse validado o segundo tento do Galo no final da primeira etapa, esmiuçado acima.

    Também na partida contra o Atlético Mineiro, quase ao seu final, Rafael Silva foi expulso por reclamar do árbitro, que, segundo o atleta, estava segurando o jogo (paralisando demasiadamente a partida) em benefício do Atlético. O juiz do clássico “carregou” na súmula contra o atleta. Com isso Rafael Silva pegou um gancho de quatro jogos, o Vasco entrou com efeito suspensivo em seguida, mas o jogador ainda corre o risco de ficar fora das rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

    Mesmo considerando o ponto que seria ganho diante do Atlético, o Vasco ainda se manteria na lanterna da competição por mais duas rodadas. As vitórias subsequentes sobre Ponte Preta (estreia de Bruno Gallo e retorno de Julio Cesar ao time titular) e Atlético-PR, entretanto, já poriam o clube na 19ª colocação.

    O jogo seguinte seria contra o Cruzeiro. O zagueiro cruzeirense Bruno Rodrigo, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta por trás em Herrera quando este arrancava para o gol adversário, aos 36 minutos do 1º tempo, e o árbitro não deu o segundo cartão amarelo ao atleta, por consequência o vermelho. Naquele momento a partida estava empatada em 1 x 1. No lance o vascaíno Julio dos Santos levou cartão amarelo por reclamação.

    O Cruzeiro marcou 2 x 1 quase no fim do primeiro tempo (atuando com 11 em função da omissão do árbitro), mas o Vasco na segunda etapa buscou o gol de empate e aos 10 minutos teve a seu favor um pênalti não marcado (mão de Williams do Cruzeiro).

    Aos 35 minutos Rafael Silva empatou a partida (segundo gol dele no jogo) e já nos acréscimos Julio dos Santos levou um segundo cartão amarelo por lance de indisciplina (alegou não ouvir o apito do árbitro após infração marcada a favor do próprio Vasco e chutou a bola para frente).

    Mesmo com todos os prejuízos de arbitragem, apenas a conversão do pênalti ignorado por ela traria ao Vasco mais dois pontos na tabela. Se assim o fosse o time comandado por Jorginho terminaria a 26ª rodada do campeonato com 26 pontos, portanto a três de sair da zona de rebaixamento.

    A vitória obtida sobre o Sport na rodada seguinte levaria o Vasco a 29 pontos, chegando à décima oitava posição e ficando a apenas dois pontos de sair do Z4.

    Finalmente, na 28ª rodada, portanto 10 rodadas atrás, a vitória sobre o Flamengo tiraria o Vasco da zona de rebaixamento. Com 32 pontos a equipe figuraria na 16ª posição, com o mesmo número de pontos que o Avaí, perdendo a 15ª colocação no critério de saldo de gols, tendo a equipe catarinense – 17 de saldo e o Vasco -21.

    A conta para o dito acima é simples. Até ali o Vasco teve dois gols mal anulados (Avaí no turno e Sport no returno em jogos nos quais venceu), três gols ilegais contra si validados (contra Goiás, Internacional-RS e Atlético-MG no returno) e mais quatro pênaltis não marcados a seu favor – na verdade cinco, mas considerando contra o Internacional-RS a marcação de um apenas pois os lances das duas faltas foram quase consecutivos. Os adversários beneficiados foram Internacional e Sport no turno, Atlético-PR e Cruzeiro no returno.

    Como a equipe vascaína foi favorecida uma vez, pênalti não marcado a favor do adversário, cometido por Luan na partida diante do Figueirense, consideramos o lance um gol a mais para o Figueirense na vitória por 1 x 0 (que seria então 2 x 0).

    Estaríamos então há 11 rodadas do fim com 12 prejuízos de arbitragem ao Vasco em lances capitais contra um a favor. Cinco pênaltis não marcados, dois gols mal anulados, três gols ilegais sofridos (um oriundo de um pênalti mal marcado), um atleta seu expulso injustamente no primeiro tempo (aos 19 minutos), um atleta adversário poupado de uma expulsão em lance no primeiro tempo (aos 36 minutos). Tudo isso contra apenas um pênalti cometido pela equipe cruzmaltina não marcado.

    As atuações do Vasco e uma arbitragem limpa levariam o clube a obter mais nove pontos nas três rodadas seguintes, diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo. Com isso o Vasco somaria já na 31ª rodada 41 pontos marcados.

    Dois lances capitais, oriundos de erros de arbitragem, em cada uma das partidas citadas, terminaram por levar o time a somar apenas três dos nove pontos que mereceu ganhar nas referidas rodadas.

    Os prejuízos ao Vasco foram os seguintes nos três jogos:

    Três pênaltis não marcados a seu favor diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo, dois pênaltis mal marcados contra si, frente à Avaí e Chapecoense e um gol ilegal sofrido perante o São Paulo impediram o time cruzmaltino de chegar à 31ª rodada na 11ª colocação. O Vasco, longe disso, estava em vigésimo.

    E mais seis rodadas se passaram. Sem influência das arbitragens nelas, a equipe de São Januário obteve três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Somados os 41 pontos que deveria ter na 31ª rodada, com mais os 11 das cinco últimas resultaria hoje em 52 pontos no campeonato. Estaria com isso o Vasco na nona colocação, a dois pontos do oitavo colocado, Cruzeiro.

    E com a última rodada subiria para a oitava colocação com 55 pontos.

    Outros dados curiosos chamam a atenção.

    O Vasco foi o time mais caçado em campo no Campeonato Brasileiro. Sofreu 630 faltas, mas não está entre os mais violentos. Apesar disso, é o recordista em cartões amarelos (121) e vermelhos (14).

    Se a arbitragem agisse de forma correta no returno do Campeonato Brasileiro o Vasco teria somado, apenas no returno, 39 pontos e o teria encerrado dois pontos apenas atrás do Corínthians este turno. Ou seja, bastaria que somasse apenas 4 pontos no turno para não cair e não os 16 que deveria ter somado caso não fosse prejudicado pelas arbitragens.

    Sérgio Frias

  25. CONHECERÃO OS MILHÕES DE TORCEDORES VASCAÍNOS.

    ELES QUEREM OS 14 PONTOS ROUBADOS ESCANDALOSAMENTE.

    CONTINUEM PENSANDO QUE VAI FICAR POR ISSO MESMO.

  26. VAMOS VOLTAR ESTE ANO.

    VAMOS A TODAS AS INSTÂNCIAS PARA DEVOLVER O QUE É NOSSO E FOI GARFADO. A MÁFIA SERÁ DERROTADA E EXPULSA DEFINITIVAMENTE.

    VASCO. CASACA. EURICO.

  27. TÓPICOS DA COLETIVA DE HOJE DO EURICO:

    – GUERRA CONTRA O SISTEMA, A CBF, GLOBO, IMPRENSA, COMISSÃO DE ARBITRAGEM!!!!

    – IDA DO VASCO À FIFA COM UM DOSSIÊ ARBITRAGEM EXIGINDO O RECURSO DE VÍDEO TÃO SEVERO QUANTO O UTILIZADO NO RUGBY!!!!

    – TODOS OS NOMES DE JUÍZES E BANDEIRINHAS QUE PREJUDICARAM O VASCO NUMA LISTA DE PROFISSIONAIS QUE JAMAIS APITARÃO UMA PARTIDA DO VASCO OUTRA VEZ NA VIDA!!!!!

    – SE TODOS QUEREM SER INIMIGO DO VASCO, ENTÃO O VASCO SERÁ INIMIGO DE TODOS!!!!!

    Se não for algo nesse quesito, o Vasco acaba!!!!!

  28. É sério que vocês estão chorando por causa de penalti ?
    A equipe fez uma campanha pífia, 13 pontos em 23 JOGOS, os cara ganham entre 100 e 300 MIL pra fazer umas merda dessas ?
    Ficar jogando a culpa nos outros é típico das Administrações do Vasco, seja essa ou seja as anteriores, vivem disso! É tanta hipocrisia, pois o “cariocão” foi ganho com uma puta ajuda do apito, mas quando é a favor ninguém reclama, né ?
    Na boa, o motivo do rebaixamento não é a arbitragem, o Vasco fez por merecer, a DIRETORIA FEZ POR MERECER !
    _____
    Campanha?

    Resumo abaixo, sem influência das arbitragens:

    Como somos sabedores de que a imprensa e os “torce contra” vão tentar afirmar não caber ao Vasco se queixar de nada neste campeonato porque se mantém na zona de rebaixamento desde a quarta rodada do turno, vamos tocar mais uma vez no ponto primordial, responsável por atrapalhar a campanha do time cruzmaltino desde o início do turno no Campeonato Brasileiro: a arbitragem.

    O Vasco, já na terceira rodada do turno, se viu prejudicado diante do Internacional-RS, pela não marcação de dois pênaltis, no espaço de um minuto e meio, em lances diferentes, ignorados pelo juiz da partida.

    Uma vitória em casa manteria a equipe fora da zona de rebaixamento e o Vasco só entraria nela na sexta rodada, após derrotas consecutivas sofridas contra o Atlético-MG, a Ponte Preta e o Atlético-PR.

    Na sexta rodada um puxão de Lucas na área do Atlético-PR ensejou a marcação de um pênalti contra o Vasco, bem marcado, mas na oitava, em jogo diante do Sport, um pênalti cometido por Dutra em Gilberto, numa cotovelada dentro da área, que acarretaria a marcação de pênalti em favor do Vasco e consequente expulsão do atleta adversário foi ignorada. Nas duas situações o placar estava igualado, mas, mesmo assim, considerando que o Sport viria a fazer um gol mais tarde, na mesma partida, damos uma colher de chá e concluímos ter sido o Vasco tungado em apenas um ponto naquele jogo.

    Somados tais pontos, a simples vitória contra o Flamengo na nona rodada poria o Vasco fora da zona de rebaixamento e de quebra manteria o rival nela, uma vez que o rubro-negro adentrou no Z4 uma rodada antes, ou seja, na oitava.

    Na 12ª rodada do turno o Vasco voltaria a frequentar a zona de rebaixamento, com a vitória diante do Fluminense na 14ª sairia dela e retornaria ao 17º lugar na rodada seguinte, ou seja, a 15ª.

    A partir daí a sequência de três derrotas e apenas um empate (Corínthians, Joinville, Santos, Coritiba) poria o clube com 16 pontos na tabela, na lanterna da competição, após a realização da última rodada do turno, com o mesmo número de pontos que o Coritiba, mas atrás do adversário pelos critérios de desempate.

    Uma vitória contra o Flamengo na quarta-feira seguinte, junto à troca de treinador e já podendo contar com Nenê e Jorge Henrique (ambos haviam estreado ainda a meia bomba contra o Corítiba quatro dias antes) deu novo ânimo ao Vasco que estrearia no returno diante do Goiás.

    No sábado, 22 de agosto, o Vasco foi operado em Goiânia, fruto da ação do bandeirinha Alex Ang Ribeiro, que praticamente decidiu o jogo para o Goiás com 19 minutos de partida. O auxiliar marcou pênalti inexistente, supostamente cometido por Rodrigo, que trouxe por consequência um cartão amarelo ao atleta vascaíno aos 14 minutos (até então o Goiás vencia por 1 x 0) e aos 19 alterou a disposição do árbitro em dar apenas cartão amarelo pela entrada do atleta do Goiás Bruno Henrique, com o pé sobre o rosto de Jorge Henrique, induzindo-o a expulsar Jorge Henrique, que deu um toquinho de leve no adversário por baixo, na perna, após a conclusão do lance no qual fora agredido.

    Na segunda etapa, Rodrigo cometeu pênalti, desta vez corretamente marcado, e acabou recebendo o segundo cartão amarelo em função disso, acarretando na sua expulsão da partida.

    Apesar do aqui narrado, não consideramos – mesmo constatando a desastrosa arbitragem daquele encontro – ter o Vasco perdido algum ponto no jogo, pelo simplismo de que o placar final terminou 3 x 0 para o Goiás. Não conta para a estatística desenvolvida, mas o prejuízo foi claro mesmo assim.

    Entre a partida contra o Goiás e o Figueirense (segunda rodada do returno), o Vasco se classificou às quartas-de-final da Copa do Brasil, empatando com o Flamengo (mesmo garfado pela arbitragem na partida).

    Passadas mais duas rodadas, novas derrotas diante de Figueirense (quando o Vasco teve contra si um pênalti, não marcado, no primeiro tempo) e Internacional. Com isso o time se mantinha na lanterna da competição há quatro rodadas.

    Na quarta rodada do returno, a estreia de Leandrão e o retorno de Diguinho ao time. O adversário era o Atlético-MG no Maracanã e pela segunda vez no returno houve prejuízo de arbitragem ao Vasco.

    O segundo gol da equipe atleticana adveio de uma falta cometida sobre Jorge Henrique, a seis passos da área mineira, não marcada, e que oportunizou ao lance de contragolpe atleticano o qual redundaria no segundo gol do jogo, marcado por Dátolo. No segundo tempo o Vasco descontou com Nenê, após cobrança de pênalti bem marcado e seria este ao menos o gol de empate do Vasco, caso não fosse validado o segundo tento do Galo no final da primeira etapa, esmiuçado acima.

    Também na partida contra o Atlético Mineiro, quase ao seu final, Rafael Silva foi expulso por reclamar do árbitro, que, segundo o atleta, estava segurando o jogo (paralisando demasiadamente a partida) em benefício do Atlético. O juiz do clássico “carregou” na súmula contra o atleta. Com isso Rafael Silva pegou um gancho de quatro jogos, o Vasco entrou com efeito suspensivo em seguida, mas o jogador ainda corre o risco de ficar fora das rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

    Mesmo considerando o ponto que seria ganho diante do Atlético, o Vasco ainda se manteria na lanterna da competição por mais duas rodadas. As vitórias subsequentes sobre Ponte Preta (estreia de Bruno Gallo e retorno de Julio Cesar ao time titular) e Atlético-PR, entretanto, já poriam o clube na 19ª colocação.

    O jogo seguinte seria contra o Cruzeiro. O zagueiro cruzeirense Bruno Rodrigo, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta por trás em Herrera quando este arrancava para o gol adversário, aos 36 minutos do 1º tempo, e o árbitro não deu o segundo cartão amarelo ao atleta, por consequência o vermelho. Naquele momento a partida estava empatada em 1 x 1. No lance o vascaíno Julio dos Santos levou cartão amarelo por reclamação.

    O Cruzeiro marcou 2 x 1 quase no fim do primeiro tempo (atuando com 11 em função da omissão do árbitro), mas o Vasco na segunda etapa buscou o gol de empate e aos 10 minutos teve a seu favor um pênalti não marcado (mão de Williams do Cruzeiro).

    Aos 35 minutos Rafael Silva empatou a partida (segundo gol dele no jogo) e já nos acréscimos Julio dos Santos levou um segundo cartão amarelo por lance de indisciplina (alegou não ouvir o apito do árbitro após infração marcada a favor do próprio Vasco e chutou a bola para frente).

    Mesmo com todos os prejuízos de arbitragem, apenas a conversão do pênalti ignorado por ela traria ao Vasco mais dois pontos na tabela. Se assim o fosse o time comandado por Jorginho terminaria a 26ª rodada do campeonato com 26 pontos, portanto a três de sair da zona de rebaixamento.

    A vitória obtida sobre o Sport na rodada seguinte levaria o Vasco a 29 pontos, chegando à décima oitava posição e ficando a apenas dois pontos de sair do Z4.

    Finalmente, na 28ª rodada, portanto 10 rodadas atrás, a vitória sobre o Flamengo tiraria o Vasco da zona de rebaixamento. Com 32 pontos a equipe figuraria na 16ª posição, com o mesmo número de pontos que o Avaí, perdendo a 15ª colocação no critério de saldo de gols, tendo a equipe catarinense – 17 de saldo e o Vasco -21.

    A conta para o dito acima é simples. Até ali o Vasco teve dois gols mal anulados (Avaí no turno e Sport no returno em jogos nos quais venceu), três gols ilegais contra si validados (contra Goiás, Internacional-RS e Atlético-MG no returno) e mais quatro pênaltis não marcados a seu favor – na verdade cinco, mas considerando contra o Internacional-RS a marcação de um apenas pois os lances das duas faltas foram quase consecutivos. Os adversários beneficiados foram Internacional e Sport no turno, Atlético-PR e Cruzeiro no returno.

    Como a equipe vascaína foi favorecida uma vez, pênalti não marcado a favor do adversário, cometido por Luan na partida diante do Figueirense, consideramos o lance um gol a mais para o Figueirense na vitória por 1 x 0 (que seria então 2 x 0).

    Estaríamos então há 11 rodadas do fim com 12 prejuízos de arbitragem ao Vasco em lances capitais contra um a favor. Cinco pênaltis não marcados, dois gols mal anulados, três gols ilegais sofridos (um oriundo de um pênalti mal marcado), um atleta seu expulso injustamente no primeiro tempo (aos 19 minutos), um atleta adversário poupado de uma expulsão em lance no primeiro tempo (aos 36 minutos). Tudo isso contra apenas um pênalti cometido pela equipe cruzmaltina não marcado.

    As atuações do Vasco e uma arbitragem limpa levariam o clube a obter mais nove pontos nas três rodadas seguintes, diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo. Com isso o Vasco somaria já na 31ª rodada 41 pontos marcados.

    Dois lances capitais, oriundos de erros de arbitragem, em cada uma das partidas citadas, terminaram por levar o time a somar apenas três dos nove pontos que mereceu ganhar nas referidas rodadas.

    Os prejuízos ao Vasco foram os seguintes nos três jogos:

    Três pênaltis não marcados a seu favor diante de Avaí, Chapecoense e São Paulo, dois pênaltis mal marcados contra si, frente à Avaí e Chapecoense e um gol ilegal sofrido perante o São Paulo impediram o time cruzmaltino de chegar à 31ª rodada na 11ª colocação. O Vasco, longe disso, estava em vigésimo.

    E mais seis rodadas se passaram. Sem influência das arbitragens nelas, a equipe de São Januário obteve três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Somados os 41 pontos que deveria ter na 31ª rodada, com mais os 11 das cinco últimas resultaria hoje em 52 pontos no campeonato. Estaria com isso o Vasco na nona colocação, a dois pontos do oitavo colocado, Cruzeiro.

    E com a última rodada subiria para a oitava colocação com 55 pontos.

    Outros dados curiosos chamam a atenção.

    O Vasco foi o time mais caçado em campo no Campeonato Brasileiro. Sofreu 630 faltas, mas não está entre os mais violentos. Apesar disso, é o recordista em cartões amarelos (121) e vermelhos (14).

    Se a arbitragem agisse de forma correta no returno do Campeonato Brasileiro o Vasco teria somado, apenas no returno, 39 pontos e o teria encerrado dois pontos apenas atrás do Corínthians este turno. Ou seja, bastaria que somasse apenas 4 pontos no turno para não cair e não os 16 que deveria ter somado caso não fosse prejudicado pelas arbitragens.

    Sérgio Frias

    1. Falta dentro da área não é pênalti? O Nenê já errou algum pênalti na vida dele? Considerando esse histórico, qual seria a probabilidade de ele errar algum pênalti? Uma chance de erro inferior a 5%. O que poderia levar tantos árbitros a darem interpretações erradas a lances (fatos) que todo mundo viu? Isso é devido, no mínimo, a essa mentalidade difundida entre árbitros e jornalistas, até entre alguns vascaínos, segundo a qual lesar o CRVG seria irrelevante. Houve algum esquema sub-reptício, algo que já ocorreu num passado recente no futebol brasileiro? Não sei. Só sei que os erros contra o Vasco desafiam todas as probilidades.

      O cara afirma que o campeonato carioca foi ganho com a ajuda da arbitragem? Será que ele se refere a um campeonato paralelo ocorrido em sua mente, enquanto ele dormia? E o nefelibata ainda vem acusar de hipocrisia.

      O que esse pessoal sugere que a Diretoria tivesse feito para arrumar dinheiro para contratar craques? Roubar um Banco? Alguma outra modalidade de atividade ilícita? É cada uma.

  29. 1) Esse é um árbitro de UFC. Se um jogador do Vasco fosse decapitado dentro da área, ele ainda ficaria em dúvida;

    2) Pelo sotaque, o narrador parece ser argentino. Nunca mais vou criticar um argentino na vida. Eles gostam de futebol. Não são esses jornalistinhas (flapress e paulicéia desvairada) vendidos que temos aqui no Brasil;

    3) O CRVG é um clube histórico, o qual, infelizmente, tem parte da torcida padecendo de sérios problemas cognitivos, quiçá de lesões cerebrais causadas em razão de anos submetidos à doutrinação das Organizações Globo. São pessoas que não enxergam um palmo à frente do nariz, não vêem a realidade gritante e foram omissos, pois deveriam ter pressionado diuturnamente a flapress desde a primeiro primeiro pênalti em favor do Vasco, o qual foi roubado na mão grande. É o show de Truman. A realidade passa a ser apenas um detalhe incômodo que a Globo pensa ser conveniente maquiar.

  30. Deixa eu ver se eu entendi: Quando o Eurico Miranda ganhou as eleições e voltou ao poder do Clube de Regatas Vasco da Gama, bradou que ninguém roubava mais ou Vasco, que não tinha CBF, Globo, Fifa, ninguém que pudesse prejudicar o Vasco, pois não havia mais um “banana” na presidência…
    …aí agora vocês estão dizendo que o Vasco foi roubado, que caiu por isso, que a imprensa não liga, etc, etc etc.

    Me respondam uma dúvida, como toda educação:
    O pode que Eurico acha que tem não existe ou ele jogou pra platéia pela empolgação de ter voltado a presidência?

    Ao Vasco tudo! /+/
    _____
    Ele não teria nem como bradar isso, porque viveu o Vasco e sabe do histórico. Disse inclusive que poderia acontecer com ele, mas que reagiria.

    Ocorre, novel postante, que se ele ou qualquer presidente do Vasco fizer isso sem o apoio da torcida e a participação dela no contexto, continuam garfando o clube.

    O raciocínio é simples. A imprensa conduz a massa para onde ela quer que a massa vá e isola quem defende o clube, denegrindo ou minorando algo que ela própria sabe ser absurdo contra o clube.

    E a torcida segue o que ela quer, resignada e sem contestações, por mais que veja ser claro o que ela esconde, mesmo porque as imagens percorrem todo o país, em mídias sociais inclusive.

    Este poder, quase divino, é portanto fantasia da sua cabeça e quem diz isso é exatamente quem escreveu um livro sobre ele e a história do Vasco, mostrando que apesar das tungas ao Vasco ele conseguiu 14 títulos em 23 anos.

    Mas todos prevíamos que tungas tem limites e neste ano o limite extrapolou de forma inédita.

    Para se ter uma ideia, caso o Vasco tivesse sofrido tal tunga, desde que o Campeonato Brasileiro é disputado com a vitória valendo três pontos e considerando que em 1994 e 1995 não houve rebaixamento, o clube cairia em 1996, 1998, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2010, 2012, 2013 e 2015. Além disso, não teria subido no ano passado e teria subido em quarto no ano de 2009.

    Sérgio Frias

  31. Concordo que fomos grandemente garfados. Mas algumas contratações foram de doer : Dagoberto ( ex – jogador em atividade ), Herrera, Leandrão, Riascos e vários outros que não vou perder tempo. Quem os contratou ????
    Como exemplo, o Cruzeiro tinha 4 atacantes encostados : Dagoberto, Riascos, Neílton e Borges.
    Por que pegamos os piores ???
    Neílton fez uma boa campanha peço Botafogo, Borges fez gols pela Ponte.
    Outeo exemplo, vindo do próprio Botafogo. William Arão.
    Quem, dos contratados fez um campeonato melhor que o Arão ?
    Planejou mal, contratou mal, o resultado não poderia ser outro.
    ______
    Se planejou mal, contratou mal, acordou mal, dormiu mal, tomou café mal, almoçou mal, jantou mal, malhou mal, dirigiu mal, a verdade é que foi garfado em 14 pontos no campeonato o que é um recorde na competição, lhe foi impedido fazer a maior campanha da história de um clube no returno da competição (39 pontos).

    Claro que não concordo que o clube foi mal administrado e claro que o Vasco como qualquer clube no mundo e ainda deixado com 400 milhões a mais de dívidas possui problemas, mas nada está no mesmo plano de garfos sistemáticos a ele durante todo o Campeonato Brasileiro, nos melhores momentos da equipe no returno e nas oito primeiras rodadas do turno. Com Celso Roth, olha que curioso, o Vasco não perdeu um ponto sequer por conta da arbitragem.

    Sérgio Frias

    1. Então perdeu pq era ruim mesmo? Agora concordamos..
      _____
      Perdeu a chance de fazer mais de 55 pontos pelo motivo que você quiser.

      Menos que 55 por causa das arbitragens.

      Se fosse ruim mesmo não teria feito 39 pontos no returno (tungado em 11). No caso foi quase tão ruim como o Corínthians, que fez 41 e teve benefícios de arbitragem para si.

      Sérgio Frias

  32. Desculpem-me a franqueza, mas de nada adianta esses levantamentos sobre a arbitragem, se nada for feito fora de campo para reverter esse quadro. E PHODA-SE quem se incomodar com a entrada no tapetão. Incomoda-me muito mais estar na segundona. Incomoda-me muito mais isso estar acontecendo sob a direção do Eurico, porque com ele, eu podia dizer que o Vasco que estava na segunda, não era o Vasco. E agora, o que eu digo? Por isso, volto a afirmar, de nada adianta um dossiê, se ele não serve para mudar o rumo das coisas. De posse de um dossiê desses, só ganharia o título, pejorativo, de chorão. Por mais fundamentado e correto que eles esteja.
    _____
    Concordo que há de ser feito, que o Vasco tem que fazer e o fato deve servir de lição.

    O sistema é contrário ao Vasco de forma clara e desavergonhada e vai continuar assim caso a torcida do Vasco não compre essa briga em favor do clube. Não é briga de tapetão, é briga pelo cumprimento das regras do jogo de forma minimamente justas. O que aconteceu com o Vasco neste campeonato foi um escárnio, referendado pela última rodada.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  33. Nao vamos esquecer dos 13 ou 16 pontos do primeiro turno, sendo o nosso pior da história, pior atque, pior defesa , que SOMADOS a arbitragem desastrosa e tendenciosa nos decrataram mais um rebaixamento.
    ____
    E se forem 16 o Vasco termina a competição com 44 pontos.

    Sérgio Frias

  34. Desculpa mas não consigo entender porque ainda ficam se prendendo a Globo, arbritagem, framengu…etc, o VASCO foi prejudicado foi, e sempre foi assim, porque incomoda, o VASCO e o time mais prejudicado do futebol mundial podem procura, pesquisem…. mas quando não foi assim.
    A diferença e que tínhamos time e mesmo nos roubando passávamos por cima, lembram se do lema ” contra tudo e contra todos”, sempre foi assim..
    Infelizmente esse ano deixamos a desejar, entrar na zona de rebaixamento na 4 rodada e não sair mais, tudo bem, tem os pontos que foram roubados, mas e muito pouco para o VASCO, e querer tirar a culpa de quem tem boa parte dela, o time era fraco, ganhou o Carioca, mas o brasileiro e muito mais concorrido, tanto que o time do carioca, não terminou o campeonato, a mais foi vendido…etc,etc…
    tudo bem, mas dar desculpa e coisa de quem não fez o que devia, nunca tomamos tantas goleadas, passamos uma vergonha atrás da outra, sim não perdemos dos mulambos, flores e Cachorros, Rei dos clássicos, mas e o resto ?
    O Dr Eurico que sempre foi exímio dirigente, me deixou perplexo no caso do famigerado Leo Moura, onde ele não poderia jogar e mesmo assim foi contratado ou apalavrado, logo ele tão safo foi cometer um erro desse, há mais tinha carta na manga, ia entrar na justiça…. e lá vêm mas desculpas.
    Não, não tem mais desculpas quando o Dr Eurico ganhou, tinha a certeza que as coisas voltariam ao normal, mas vejo que definitivamente elas continuam do mesmo jeito desde 2008.
    O Dr Eurico prometeu que com ele o VASCO não Caia, que com ele não seriamos roubados, enfim prometeu respeito, mas não passou de chuva de verão.
    Saudações Vascaínas, que 2016 termine melhor “PARA O VASCO ”
    ______
    Que não seríamos roubados nem em campanha prometeu porque sabe o quanto o Vasco foi roubado no período dele em qualquer função no Vasco.

    Aliás dizem até que há um livro que fala de forma mais minuciosa sobre esse assunto. Eurico Miranda – Todos contra ele.

    Mas nem ele, nem ninguém poderia imaginar que o maior garfo da história dos Campeonatos Brasileiros de pontos corridos seria este ano.

    Feliz do Vasco se o clube estivesse como estava em junho de 2008. Não teria caído nenhuma vez.

    Sérgio Frias

  35. Após a consagradora vitória do presidente Eurico nas eleições de 2014, lembro-me que, um certo vascaíno publicou neste site um comentário inspirado em versículos bíblicos do livro de Provérbios. Dentre tantas palavras forjadas na sabedoria, uma me chamou a atenção. Disse ele: “Presidente, cerque-se de bons conselheiros”.
    Pois bem. Embora não me considere apto para desempenhar tal função, arrisco-me a dar um conselho fundamentado no próprio livro escrito pelo rei Salomão. Ei-lo:

    “Reconhecer os erros cometidos é o primeiro passo para se reerguer e voltar a ser respeitado por TODOS”. Afinal, “A SOBERBA precede à RUÍNA; e o ORGULHO, à QUEDA.”-(Provérbios 16.8). Entretanto, a HUMILDADE precede a HONRA.” (Provérbios 15.33).
    ______
    Você gosta de provérbios? Eu gosto de história. Quem julgou Jesus e o condenou à crucificação foi justo? Não.

    Quem garfou o Vasco em 14 pontos no campeonato e na balança pendeu 7 pontos a mais para Chapecoense, 4 pontos a mais para Figueirense e Avaí, foi justo? Para os que não gostam do Vasco ou do presidente do Vasco sim.

    Agora a questão que interessa ao clube. A tal injustiça foi feita sendo as regras prescritas para todos? Não. As regras foram burladas em claro malefício ao Vasco.

    E o torcedor do Vasco julga Eurico (já condenado pelas antipatias) pouco se importando com as tungas nesta competição ao clube que torcem. Ou melhor dizendo, menos se importando com isso.

    Mas Eurico é Cristo para impedir com milagres prejuízos de arbitragem? Claro que não. Leia o livro Eurico – Todos contra ele e verá.

    Ele serve, entretanto, para cristo (para vocês é óbvio, não para mim), cabendo a ele absorver tudo de ruim que acontece contra o Vasco. E isso ocorreu com ele dentro do Vasco em qualquer função.

    Qualquer erro administrativo, qualquer questionamento poderia ser feito ao Vasco, direção, etc… neste ano, mas com 55 pontos do Vasco na tabela, jamais com os 41 que terminou no campeonato.

    Para sacanear ainda mais o torcedor vascaíno na última rodada, esta se deu com prejuízos (observe que falei no plural) de arbitragem no jogo do Vasco e do adversário direto do Vasco na briga para não descer, o Figueirense.

    E há torcedores do Vasco buscando outros erros para justificar a injustificável tunga ao Vasco neste campeonato, freando a maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro, que teria somado no returno simplesmente 39 pontos, dois a menos que o Corínthians, simplesmente se não lhe fossem tungadas cinco vitórias e um empate.

    Sérgio Frias

  36. Será que esta situação é so mesmo da arbitragem. A má gestão de anos no clube nao influencia em nada? inclusive a atual do Presidente Eurico? Temos que evoluir, chega de richa e racha no clube!!1
    _____
    Qual situação? A oitava colocação com 55 pontos? Claro que não. Ela não tem culpa de nada neste caso. Foram só 55 pontos no campeonato e ainda uma lanterna no turno com apenas 16 pontos. Claro que todo o torcedor deve ter orgulho da campanha no returno com 39 pontos, a maior reação de um clube na história dos pontos corridos. Mas e se isso fosse repetido no turno? Estaríamos na Libertadores. Há muito do que se reclamar quanto a isso, sim.

    Tire 14 pontos do oitavo ao 16º colocado e todos estariam rebaixados.

    Sérgio Frias

  37. Tentar ridicularizar uma pessoa de forma gratuita e deliberada não é uma atitude inteligente e salutar – principalmente – quando não se conhece o calibre daquele com quem se está lidando. Quando isto acontece, os objetivos propostos se tornam de difícil consecução e o preço que se paga às vezes é alto demais.

    Sem mais delongas, peço a compreensão aos eruditos por qualquer deslize gramatical, especialmente, a patota do Anão, aquele que brinca de dizer que mora no Japão.
    _____
    Caraca! Eu não entendi nada. Mas, vá lá.

    E o teu e-mail é plplplplplplplplpplplpl. Enfim, tá dito aí.

    Sérgio Frias

  38. Queria esclarecer ao sr.Heitor (13:49) que o sr. Eurico Miranda seja talvez mais dócil do que qualquer um de nós pois vive constantemente sob ataque de calúnias.

    Calúnia que o senhor como cristão deve saber seja talvez o pior mal que se possa fazer a uma pessoa, pois é uma mentira que vai faz o estrago e depois é praticamente irreversível quando volta. É cruel o que fazem com ele. Uma pessoa dada a calúnias principalmente como propagadora dela é um mau caráter até não poder mais. Eu me afasto do convívio de qualquer caluniador mesmo os que fingem ser vascaíno.

  39. A culpa maior é da absurda falta de planejamento que existe no Vasco há décadas. Nosso clube parou no tempo e a cada ano que passa a distância em relação aos outros grande do Brasil aumenta. Esse campeonato foi ridículo, recheado de times horríveis e mesmo assim o Vasco conseguiu ser rebaixado. Ficamos 12 rodadas com a anta do Celso Roth. Esse sim foi o principal motivo do rebaixamento. A diretoria, por sua vez, foi omissa e só se movimentou quando a situação já era crítica demais. Agiu tarde. Por favor, sejam humildes e trabalhem para o Vasco. A cagada já está feita, agora tem que limpar.
    _____
    Parou no tempo. no tempo em que era Campeão Carioca, no tempo em que pagava salários em dia, no tempo em que cuidava do seu patrimônio, no tempo em que possuía certidões positivas com efeito de negativas, no tempo em que sua base era campeã do estado, no tempo em que praticava esportes olímpicos, no tempo em que a maior contratação dos clubes do Rio no ano era a do Vasco, nos tempos em que cumpria acordos, nos tempos em que conseguia patrocínios, apesar da enorme crise do mercado, nos tempos em que terminava o campeonato na primeira parte da tabela (sem prejuízos de arbitragem).

    Mas uma coisa não mudou. Os garfos contra o Vasco. Aliás piorou em relação ao clube em 2015. São novos tempos em que não há como esconder as imagens para o Brasil inteiro. Que o torcedor, como você, sabe que é roubado em rede nacional, sabe que tungaram 14 pontos do seu clube. Não há como disfarçar isso. Se talvez todos ficarem quietos ninguém perceba.

    Deram azar. Existe o Casaca!, que reverbera isso desde a primeira rodada do returno, lembrando dos prejuízos no turno.

    E sim, tanto o Vasco como qualquer clube no mundo possui problemas administrativos. Com a diferença que o clube foi recebido com 400 milhões de dívidas a mais após seis anos de uma administração que um sem número de idiotas tentou defender pelo menos no começo.

    Sérgio Frias

  40. Termina a coletiva:
    Caiu para mim a última e única ficha.
    Abaixamos a cabeça e vamos “cumprir” aquilo que decretaram para nós.
    Não os vamos incomodar?
    Não vamos protestar ao menos?
    Não vamos recorrer?
    Não vamos questionar as várias irregularidades denunciadas ao longo da competição?
    Dopings, inscrições de jogadores irregulares, caso Portuguesa insolúvel…
    Não se trata de representatividade? Ou falta de?
    Não aceito.
    Se nada mais há a se dizer ou fazer a não ser apenas cumprir, tô fora.
    _____
    De nossa parte há e continuará havendo, Paulo.

    E não vamos parar.

    Sérgio Frias

    1. Desculpe, Sérgio.
      Sempre estivemos e estaremos com o CASACA!
      Mas uma ação enérgica, contundente e legal, em todos os campos do direito, não compete ao CASACA!
      Ela deveria vir hoje, no primeiro minuto útil do dia.
      As peças de representação nas várias instâncias cabíveis e não cabíveis já deveriam estar prontas. Nas gavetas ou sobre as mesas dos gabinetes de São Januário.
      Por muito menos do que ocorreu neste campeonato, anos atrás, o modesto Gama-DF encarou todo o mundo do futebol brasileiro o sistema Global:
      http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,em-1999-gama-foi-a-justica-comum-apos-descenso,1109784

      Fartaram-se de passar a mão em nossas bundas.
      Isso vicia.
      Então, nunca mais teremos sossego.

  41. Li agora as declarações do Eurico, e posso dizer que ele não poderia ter sido mais digno, pois assumiu a responsabilidade pelo rebaixamento, como presidente do clube. Foi digno, correto, e como sócio do Vasco me sinto orgulhoso da postura do presidente do meu clube. Evidente que ressaltou o clube que recebeu depois de 7 anos de destruição e desorganização, sem falar das sacanagens, tudo isso vindo desses anos desastrosos em que o clube foi gerido por Roberto e os demais enganadores que participaram daquelas duas administrações. E os prejuízos com a arbitragem? Ele também cita os prejuízos com pontos perdidos por erros de arbitragens, mas em momento nenhum joga a tragédia do rebaixamento na conta disso. Perdemos pontos por erros de arbitragem, mas a péssima situação financeira do Vasco não deu trégua, e os graves erros no departamento de futebol também foram importantes. Infelizmente o esforço dos jogadores e da comissão técnica não foram suficientes, assim como o grande esforço da administração do clube, que conseguiu heroicamente manter o elenco recebendo em dia, e dando uma boa estrutura de trabalho a eles, também foram em vão para evitar a queda. Agora é pensar na frente, levantar a cabeça, planejar a próxima temporada, e voltar a primeira divisão dentro de campo, honestamente, como é da tradição do Vasco.
    _____
    Pensar na frente, levantar a cabeça, seguir na luta e blá, blá, blá, não adiantará em nada se o Vasco não tiver como enfrentar o sistema que o tunga quando bem entende sem que os torcedores percebam isso, ou pior, percebam e aceitem isso.

    O que foi feito com o Vasco neste campeonato e também naquilo que você chamou de milagre da última rodada ratifica o todo levantado por nós ao longo de todo o returno.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  42. Caros Vascaínos,

    Meu sentimento após o jogo foi de resignação, afinal tinha plena convicção que as flores entregariam o jogo. Com relação a arbitragem de ontem e de todo o campeonato o que dizer? Nunca em 42 anos de vida vi uma situação tão bem orquestrada por parte dos que odeiam o Vasco.

    Hoje enquanto aguardo minha conexão acompanhei a entrevista do Eurico. Ponto extremamente positivo em manter Jorginho e Zinho a frente do time além da manutenção de Martín Silva e Nenê.

    De resto a barca tem que ser enorme e literalmente começar do zero. Expurgar todos os demônios do Vasco e reinventar. Precisamos nos modernizar, seja em termos de estádio, seja em nossa infraestrutura… Esquecer os rivais e nos preocuparmos somente com o Vasco. Uma forte campanha de sócios, para sermos imbatíveis….aprender com os erros e armadilhas de 2015 e resurgir bdas cinzas.

    Que o Eurico se cuide, pois sem saúde não se faz nada 100%….ele não merece essa dor, mas agora é hora de se cuidar pois está nítido que sua saúde está debilitada.

    Cabeça fria e vamos sempre em frente junto com o Vasco…não importa a divisão, sou Vasco até no inferno.

  43. Não posso concordar com a coletiva de nosso Presidente Eurico Miranda.
    O Vasco não terá mais o que falar pois se depois de um campeonato garfado como esse, vamos abaixar a cabeça , então estamos errados em todo santo dia combater a imprensa maldita , as falácias , a cota da globo, etc.
    _____
    Terá o que falar enquanto nós estivermos falando. E não pretendemos parar de falar. Ele pode ter as razões dele, neste momento, para agir como agiu, mas nós não pararemos.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  44. Pois é, caímos… e sabe o que é mais triste? Vejo em muitos vascaínos a diminuiçao da tristeza com o passar dos anos…. 2008, 2012, 2015…. parecem que estao acostumando, e com aquele discurso de ” cair faz parte, alguem tem que cair, ano que vem ja volta”. ISSO NAO É VASCO.
    Sem duvida nenhuma a arbitragem foi um peso a ser considerado, MAS nao vamos esquecer do primeiro turno HORRÍVEL que o Vasco fez, sendo com 13 ou 16 pontos creio que foi o pior primeiro turno da história do Vasco, quebrando recordes negativos de pior ataque, pior defesa e por aí vai.
    Assim como se a arbitragem nao tivesse atrapalhado , se fizessemos um primeiro turno melhor tambem nao cairíamos, e sem aquele discurso de: ” aaahh mas o fluminense em 2009 fez nao sei quantos”….. nao interessa , o Vasco nao se compara por baixo.
    Quando voces falam que teve times com pontuacoes horriveis no 1° turno que ainda sim se salvaram, voces querem amenizar a campanha horrivel de 1° turno do Vasco , dizendo que sim , que era possivel, e que a culpa é toda da arbitragem.
    A verdade é no 1° turno perdemos pra nós mesmo e no 2 ° turno perdemos pra arbitragem.
    Sobre as imensas dívidas do Vasco, sem dúvida nenhuma é louvavel o que fez essa diretoria, com todos os problemas ( e nao eram poucos, processos de jogadores antigos vindo de tudo que é lado) e ainda assim reformando Sao januario, alojamentos, quadra, piscina, regularizando as situaçoes de jogadores, enfim…. quanto a isso, parabéns. Porém era de conhecimento da atual gestao a situaçao do vasco, e mesmo assim aceitaram o desafio, entao as dividas contraídas na gestao anterior tambem nao podem ser usadas como excusa. E sobre orçamento de futebol, assim cono o cruzeiro e inter tem 4x vezes mais dinheiro ( segundo voces) , acredito que o Sport ( 7° lugar) nao tenha mais orçamento que o Vasco.
    O que estou querendo dizer é, temos que fazer barulho sim, hoje na coletiva, pedir (mais) que se investigue as arbitragens, as escalaçoes de arbitros catarinenses em jogos de importancia direta aos times do mesmo estado, tudo, tem que ser investigado, porem sem esquecer dos nossos próprios erros, nenhuma pessoa ou diretoria é perfeita, o time encaixou tarde, porque peças fundamentais ao elenco chegaram tarde. Sem esquecer do Gilberto , que era até entao artilheiro, bom jogador, saiu por uma rixa com o Roth, que depois tambem saiu e ficamos sem os dois ( sem lamentar a ausencia do ultimo).
    Enfim o discurso é o mesmo…. “juntar os cacos” pegar o que foi feito de bom, tirar os ruins, contratar com inteligencia e a medida do possivel e voltarmos para a Serie A, e voltarmos bem,de preferencia campeao, sem essa de ” ah titulo da serie b nao importa pode subir ate em 4°. Nada disso, tem que subir e com folgas, sem sufoco.
    É isso, e que Deus nos ajude a ter dias , meses e anos melhores, pois os ultimos foram pra esquecer ( em sua boa parte).
    ____
    Para qualquer lado que você for, vai morrer na arbitragem.

    Mesmo no primeiro turno horrível, devidamente pontuado pelo Casaca! na época, ainda assim foi prejudicial ao Vasco, pois tungou três pontos do clube. No segundo turno foram 11.

    Citar outros clubes que passaram por isso é a comprovação de que a situação pode perfeitamente ser revertida como todos os citados reverteram. Mas nenhum deles foi tungado mais que favorecido no período de reação.

    Os erros do Vasco no Campeonato Brasileiro foram consertados. As arbitragens, que tinham defeito, passaram a multiplicar seus defeitos.

    E a imprensa está comprovando que ela pode, quando quiser e bem entender jogar para debaixo do tapete o que o Brasil inteiro viu, e os tungados cegarem ao óbvio, buscando algo que venha de encontro ao que ela deseja.

    Você simplesmente faz isso, imaginando que está sendo politicamente correto. O teu discurso é o que ela deseja. É esse aí mesmo.

    Tunguem o clube dela para você ver qual é o recado. Aí são outros 500, como foi no Estadual que, com tungas ao Flamengo e um pênalti bem marcado a favor do Vasco ela passou para quem pôde ter sido um título roubado. E há vascaíno que reverbere o discurso do opressor.

    Sérgio Frias

  45. SR. SERGIO FRIAS, VOCE É MESMO UM CARA DE PAU. QUANDO ACONTECEU COM O DINAMITE, FOI PORQUE ELE ERA UM INCOMPETENTE, AGORA CAIU O COM CHARUTEIRO MARRENTO, FOI PORQUE O VASCO FOI ROUBADO. HÁ TENHA A SANTA PACIENCIA, VOCES SAO TODOS UNS COVARDES, E VIVEM ACHANDO QUE OS TORCEDORES DO VASCO EM TODO O BRASIL SAO TODOS UNS OTARIOS. É COMO DIZ O DITADO, O MAIOR CEGO E AQUELE QUE NAO QUER VER.
    _____
    Óbvio que sim. Tanto em 2008 como em 2011 o Vasco não teve no balanço, na gestão dele,tungas na arbitragem contra o clube. Aliás não teve também em 2010 e 2013.

    E você sim é um cara de pau, pois louco para o Vasco cair a que custo fosse, prefere ignorar 14 pontos tungados (QUE NÃO TEM COMO CONTESTAR), preferindo comparar alhos com bugalhos. É o ódio de sempre, com o Vasco em segundo plano, mais uma vez.

    Sérgio Frias

  46. 55 pontos ?

    Na boa , depois disso nada é sério nesse texto.
    _____
    No texto tudo é sério. Num comentário como este que nada o é.

    Deve doer muito a você, felicíssimo com o rebaixamento, saber que adveio de tunga. Não pelo fato de não ser favorável a tungas consecutivas contra o Vasco, mas sim pelo fato de não ter como contestar o que o Brasil inteiro viu neste Campeonato Brasileiro. Esconda para debaixo do tapete as tungas. A mídia já faz isso dia a dia no caso do Vasco. Basta acompanhá-la.

    Sérgio Frias

  47. Não consigo entender alguns comentários, tentando jogar 100% da culpa para o presidente Eurico. Tivemos erros de arbitragens lamentáveis contra o Vasco durante todo o campeonato. Será que algum vascaíno não ficou revoltado com erros sucessivos e escandalosos?
    É claro que existem muitos fatores que poderiam evitar o rebaixamento (mesmo com os erros de arbitragem). Não estou aqui para dizer que tudo funcionou perfeitamente. Tivemos erros relacionados a administração passada, uma imprensa jogando contra por problemas pessoais com o nosso presidente, além de erros desta administração como na contratação do Celso Roth, erramos na avaliação por achar que tínhamos um time preparado para a série A quando ganhamos o Carioca e ficou provado que não era verdade, obrigando a buscar alternativas (por vezes, sem critério) para melhorar o elenco durante a competição.
    Para mim, fica claro que o ano do Vasco teve acertos e erros, mas tudo isso ficaria em segundo plano se não tivéssemos uma arbitragem tão tendenciosa contrária ao Vasco. Chego a desconfiar de torcedores que desconsideram a arbitragem e tentam atingir o presidente do Vasco, mostrando que o lado político está acima do amor ao clube.

  48. A coletiva do Eurico só provou uma coisa: ele está fraquíssimo politicamente. Disse que ia fazer e acontecer se o Vasco continuasse a ser garfado e não fez nada. Está impotente. Agora, além de termos uma gestão antiquada, temos um presidente fraco nos bastidores. A Era Eurico acabou. Chega de Dinamite, chega de Eurico, precisamos de lideranças. O Vasco tem gente competente que poderia unir o clube, Pedro Valente é um exemplo.
    ____
    Eu tô lá preocupado com a sua consultoria política, rapaz? Disse o que tinha dizer, levou o caso para onde tinha de levar e lá foi confirmado que suas denúncias tinham crédito.

    A liderança de Eurico Miranda é inquestionável. Uma coisa nada tem a ver com a outra. A Era Eurico só acabará quando ele sair do Vasco por conta própria, o que deverá acontecer no dia em que vier a falecer, portanto não é agora.

    E nada disso tem a menor importância, diante do que se viu contra o Vasco neste Campeonato Brasileiro e o arremessou à segunda divisão. Tunga de 14 pontos no campeonato. Qualquer outro assunto menor é perfumaria.

    Sérgio Frias

    1. Presidente fraco nos bastidores????
      Deve ser brincadeira.
      Nos últimos anos o Vasco não se colocou em questões importantes. Baixou a cabeça para consórcio Maracanã, divisão de receitas da Globo, regulamento do estadual. Quebraram o clube dos treze, surgiu o Bom Senso FC para defender os empresários contra os clubes.
      O Vasco começa a se posicionar novamente com a volta de Eurico. Não será da noite para o dia que o Vasco voltará a ter a posição de liderança que tinha antes da chegada de Roberto Dinamite. Mas, pode esperar que ele consegue mesmo que seja com muita briga.

  49. de tudo o que foi dito e falado,sabendo a restruturaçao que o eurico procurou fazer esse ano ,so espero uma coisa: que o nosso dirigente tome postura de bancar uma virada de mesa contra essa conspiraçao pro espanholizaçao do futebol brasileiro, chega de sacanagem!

  50. Caramba Sérgio, nunca imaginei que veria o Eurico abaixando a cabeça e aceitando a situação assim? Não haverá processo contra a comissão de arbitragens? O Vasco esta com as contas em dia, nem todos os clubes estão, essa lei não esta vigorando? Tudo bem houve dignidade na coletiva, mas não haverá luta? O corpo jurídico do Vasco não pode ficar de braços cruzados depois de um escalabro de arbitragens.

    Abraços
    _____
    Tem que haver sim, Diego.

    O Vasco foi tungado em 14 pontos, o que é um recorde. Está nove posições abaixo na tabela de classificação em função disso.

    Tem que brigar por tudo e com todos diante da bárbara sacanagem que foi feita contra ele. Claro que precisaria da indignação do torcedor ao seu lado, mas a mídia fará o trabalho contrário tentando fingir que não foi bem assim ou simplesmente não reverberando isso.

    Particularmente acho curioso que se você vier a perguntar para 10 vascaínos se a mídia no geral é contra o Vasco em situações limítrofes nove deles dirão que sim. Mas quando a situação ocorre de fato, oito dos nove ficam do lado dela.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  51. Duas verdades inquestionáveis:
    1) O Vasco foi o único time do Rio de Janeiro que ganhou títulos nesse ano de 2015 (não me falem em caneco da segundona); e

    2) O Vasco foi tungado, por baixo, em 14 pontos no campeonato brasileiro (nem vou falar de cartoes amarelos, vermelhos, faltas invertidas, adversários baixando a ripa, tipo o CUrintia, com a conivência do apito, bandeirinhas aprontando, repetiçao de apitadores e bandeirinhas suspeitos, etc., e tal).

    O resto é filigrana.

  52. Me lembro do STJD dizendo que deve-se priorizar a conversa entre 4 paredes do que soltar os cachorros na imprensa. Eu quero acreditar que a passividade do Eurico em aceitar a série B seja fachada e que a diretoria esteja agindo nos bastidores para permanecermos na série A!!!!! Não merecemos ir pra segundona, mas se formos, temos que nos impor!!!!! O Vasco na segundona tem que ser um leão matando formigas!!!!!!!

  53. Fiquei muito triste com a entrevista do nosso presidente
    Assumiu sozinho a culpa pelo rebaixamento
    Ficou na defensiva o tempo todo
    Depois de tudo que fez pelo clube, uma vida inteira dedicada ao Vasco ter que passar por este momento, sozinho
    Ficar sozinho na coletiva
    Realmente deu muita raiva
    Cadê os vice-presidentes?
    Cadê o Zé Luiz?
    Cadê o Horta?
    Muita covardia!
    Sempre se escudando atrás da imagem do Eurico
    Não poderiam deixá-lo sozinho, mesmo a gente sabendo que ele queria isso!
    Ele não merece isso
    Tinham que demonstrar um Vasco unido, grande, vigoroso que vai partir atrás dos seus direitos esportivos até onde tiver que ir em repeito a sua história, tradição e torcedores
    Mas, não, deixaram o Eurico, triste pelo resultado, se defendendo das hienas, sozinho
    Covardes!
    ____
    Como não gosto de ser injusto com as pessoas, deve-se levar em conta que tenha sido por opção do próprio Eurico isso.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  54. Que tal um homem honesto na Comissão de Arbitragens da CBF?

    Que tal honestos no STJD?

    Que tal um vice e um presidente honestos na CBF?

    Que tal jornalistas honestos cobrindo e comentando o futebol?

    Se fosse assim o Vasco teria os 14 pontos vergonhosamente roubados do campeonato!!!

    A torcida do Vasco, milhões de pessoas, vão juntos com o CASACA, perseguir esses 14 pontos.

  55. Vascainos,
    Se nada mais existe a fazer com relação a arbitragem, provas evidentes sobre algum esquema, não temos outro caminho, além de pensarmos o futuro do nosso amado Vasco.

    Buscar saídas para mostrar a essa corja que manipula o Esporte nacional, o que é o Club de Regatas Vasco da Gama.

    E acredito numa saída imediata, na enorme força de nossas origens.

    A força dos Portugueses.

    Temos no Brasil tantos Vascainos quanto Portugueses em Portugal.
    Temos que nos unir e demonstrar a eles que, talvez, o maior símbolo da atualidade ligando Brasil-Portugal, precisa da força da colônia, de empresaa, empresários e de todos os Portugueses.

    Aprender com eles como conseguem fazer o maior programa de sócios de um Clube no Mundo.
    Como fazem grandes e belos Estádios.
    Como podemos vender o Vasco para a Europa e servirmos de elo de ligação entre Portugal e o Brasil.
    Tornar o Vasco uma reconhecida marca no mundo, atraindo investidores.

    Nenhum clube no Brasil tem essa possibilidade tão evidente de atrelar negócio somente trabalhando a sua origem.

    Começamos unindo nossos clubes portugueses no Rio
    Trabalhando a embaixada.
    Criando uma comissão responsável para serem os embaixadores do Vasco em Portugal.
    Fixarmos em Portugal, a referência do Vasco comi o clube de todos os Portugueses. So ai nós dobramos o tamanho da nossa torcida, da possibilidade de investimentos e traremos para o Vasco tudo que precisamos para torná-lo uma potência mundial.

    O VASCO DA GAMA TEM QUE VOLTAR A DESCOBRIR NOVOS CAMINHOS ALÉM MAR!

    Vamos pensar o Vasco pra frente.
    Imaginem tudo o que podemos ganhar com isso.
    Temos gente aqui que pode começar a trabalhar isso.
    Eu me coloco a disposição para o que for.

    Nós podemos e vamos conseguir fazer um Vasco muito melhor juntos.

    Sempre ao teu lado Vascão.

    Paulo Cesar Guedes
    Paulooverdade

  56. Depois de tudo que foi visto em termos de arbitragens contra o Vasco neste campeonato, já exaustivamente demonstrado pelo incansável Sérgio Frias, não creio ser possível que o Vasco (leia-se alta administração), fique passivo e aceite como um cordeiro ir para a segunda divisão. Não, se não reagir com a firmeza que esse escândalo merece, seria se resignar e aceitar a perpetuação deste status quo, ou seja, de vermos daqui por diante esse mesmíssimo procedimento da arbitragem (com apoio da comissão de arbitragem, CBF, STJD e silêncio da mídia). Não, nunca, o Vasco tem a obrigação de se insurgir contra esse esquema mortal que destruindo o princípio da competição, que se baseia em regras iguais para todos, mas sendo essa destruição somente dirigida ao Vasco. Não se fala muito no primeiro turno, mas é preciso se atentar que nesse primeiro turno as arbitragens eram coercitivas, intimidatórias, distribuindo cartões amarelos e vermelhos pelo mínimo que fosse, diferentemente com relação aos demais. Li durante a semana que o Ricardo Vasconcelos aprovou a escolha do Daronco para jogo contra o Coritiba, senti cheiro podre nessa escolha, lamentável, esse sujeito estilo MMA já tinha feito jogos do Vasco com prejuízos claros, principalmente ao usar de dois pesos e duas medidas, ficar fazendo papel de idiota não é para o Vasco que é o Vasco que detém uma brilhantíssima história de buscar de todas as formas o seu destino!

  57. A entrevista dele hoje foi patética. Vasco é administrado pessimamente desde janeiro de 2001. Somos hoje um mero coadjuvante no cenário nacional. Quantas vezes o Vasco ficou entre os 5 desde 2000 ?
    Apenas duas vezes ( 2011/2012 ). Uma vergonha
    Mas tem que ache que está tudo bem , que a culpa é do juiz , da Globo e até de ídolos como Juninho e Edmundo.
    _____
    Edmundo e Juninho não tem culpa alguma pelas arbitragens, nem a Globo. Nenhum deles diretamente. Mas mentem, não se manifestam contra a tunga ao Vasco e abrem espaço para outras.

    O que você achou da entrevista do presidente do Vasco não tem a menor importância.

    O que tem importância é o fato de que seu time foi tungado em 14 pontos no campeonato e por conta da arbitragem ao invés de terminar a competição em oitavo, terminou em décimo oitavo.

    Mas isso não te interessa. está preocupado em falar do presidente, da Globo, do Juninho e do Edmundo.

    Sendo tungado em 14 pontos o Vasco seria rebaixado nos seguintes anos:
    1996
    1998
    2001
    2002
    2003
    2004
    2005
    2007
    2008
    2010
    2012
    2013
    2015

    O resto é perfumaria.

    Sérgio Frias

  58. É revoltante ver que um time que fez história dentro de campo, mesmo que não a mais nobre nem a mais bela, tenha sido ocultado por “erros” de arbitragem que nos tiraram 14 pontos.

    É revoltante ver que após uma “desadministração”, a mídia tente passar ao torcedor que Eurico Miranda foi um péssimo presidente em 2015 e que o respeito não voltou ao Club de Regatas Vasco da Gama.

    Os torcedores vascaínos têm que entender que o Vasco da Gama é mais que um time de futebol, é um clube formado por jogadores, empregados, outros esportistas e base. A administração do “Volta, Vasco! Volta, Eurico”, liderada por Eurico Miranda e pelo Casaca nos trouxe um Campeonato Carioca, conquistado de forma digna e honesta sem interferências da FFERJ, mas graças ao bom futebol praticado pelo Vasco, eficaz, principalmente na fase do mata-mata. Além do futebol profissional, voltamos a vencer na base sendo campeões, voltamos a vencer no remo conquistando regata e trazendo uma das melhores remadoras do planeta, limpamos São Januário, equacionamos dívidas fiscais, trabalhistas, salários atrasados, reformamos o ginásio, estamos construindo campos anexos para poupar o gramado de São Januário, estamos construindo o CAPRRES, que se mostrou muito eficiente, estamos cuidando do parque aquático, reformamos a “casa” da base, reformamos o Colégio Vasco da Gama melhorando a qualidade do ensino com o GPI, trouxemos o melhor jogador do Rio de Janeiro em 2015 etc.

    Quando eu digo na primeira pessoa do plural, eu me incluo como torcedor e sócio vascaíno, mas os méritos são de quem fez, de quem liderou e de quem pôs a cara a tapa para dizer de quem era a responsabilidade e que se desafiou a passar por chacota de ir para Sibéria só para demonstrar a um time desacreditado que confiava nele, quando muitos já tinham desistido, inclusive eu.

    É muito revoltante quando o Vasco se limita a contratar para honrar seus compromissos e cumprir o regulamento se dá mal, enquanto outros que estão nem aí se dão bem. Mas o Vasco, assim como em 1923, fez o certo, se prejudicou pelo que era certo.

    Agora o mais revoltante não é ver a chacota e a felicidade da mídia com esse rebaixamento, mas de ver a felicidade de falsos vascaínos, euricófobos, desejando o mal do Vasco para atingir seu presidente… Além de revoltante, é triste e incompreensível.

    A nossa torcida é outra, que sabe o quanto o Vasco é perseguido e feito de palhaço pela mídia, como no “Pintou o vice?” e ainda acredita nesses jornalecos. Não sei se me entristeço pela pouca quantidade de sócios (menos receita) ou se fico contente pela menor quantidade de alienados votando.

    Deve ser feito um bom programa de sócio-torcedor para ajudarem o clube sem direito a voto…

    Enfim, vamos jogar a Série B e vamos voltar ao nosso lugar de direito, mas qualquer permanência que se dê para jogarmos a A em 2016 é justa, porque conquistamos nossa vaga em campo, mas nos foi tirado o direito no apito e fora de campo.

    Saudações Vascaínas!

  59. Sim!, as Arbitragens nos tungaram 14 pontos, são portanto a fronteira que separam do topo e da zona do desconforto, só gostaria que esses mesmos árbitros fizessem isso com os Gambas, mulambada ou até mesmo com o Atlético Mineiro! Esses três times com 14 pontos a menos estariam lá embaixador da tabela!
    E os nossos inimigos externos nos rebaixaram sem o menor constrangimento isso porque não somos um clube secundário, submisso, e subserviente como no caso do Goiás, Figueirense e o próprio Coritiba, que na Série A permanecem, mas são apenas figurantes e todos os anos terminam a competição na 14,15 ou na 16 colocação…..!
    E EIS AÍ uma outra Coincidência……..!

    SOMOS submetidos a essa humilhação porque não dançamos conforme a música que a PiG, dona plim-plim, CBF,CONAF,STJD tocam a flauta de Hamelin……!!!!!
    COM O NÍVEL das arbitragens sofríveis, tendenciosos e ainda vem um dito formador de opinião dizer que os nossos árbitros ganham pouco……, Brincadeira de mau-gosto!
    BRINCADEIRA tem hora certa e limite, e depende do momento e de humor…….!!!!!!!

  60. Defender a aplicação das leis e da Constituição é um dever. Lutar pelo direito é um dever. Se houver lei a determinar a permanência do Vasco na primeira divisão, então ela deve ser aplicada. Se o Vasco tivesse sido derrotado dentro de campo, defenderia a disputa da segundona, mas não posso aceitar essa roubalheira. Ou isso, ou decrete-se o fim do futebol. Os árbitros influíram desproporcionalmente nos resultados das partidas em desfavor do Vasco.

  61. Sergio, isso aqui é uma área de comentários ou um muro de adoração ao Eurico?
    Todo e qualquer comentário contrário à atual diretoria é prontamente tratado com desprezo, ironia é falta de educação de sua parte. O Vasco é um clube tradicionalmente democrático. Vista as sandálias da humildade, concorde com o que concordar, mas respeite as opiniões diversas das tuas. Nosso Vasco não merece esse clima de animosidade e desrespeito. Com Muv, Eurico, Casaca ou quem quer que seja no poder precisamos de Um Vasco unido e forte,
    Abcs
    _____
    Um muro contra as tungas ao Vasco.

    Aqui elas são devidamente pontuadas. Incomoda a muitos. A maioria sabedora da verdade, mas preferindo reverberar a mentira ou esconder a própria verdade.

    São 14 pontos por conta da arbitragem. Nenhum ganho por isso. Até a última rodada isso foi esfregado na cara do torcedor vascaíno.

    Um Vasco unido e forte começa com a união de todos contra quem prejudica o Vasco, contra as regras do futebol. Tal união não se viu e não se vê e o motivo disso deve ser justificado por quem não age assim.

    O tópico não é sobre diretoria. O tópico é a tunga contra o Vasco. Quem está falando de diretoria é você.

    O problema é justificar a tunga por erro de diretoria. Tunga é tunga. Quem tem de explicar a tunga é quem apitou, bandeirou e errou. E não foram dois, três errinhos. Foram 20 contra o Vasco.

    Jamais o Vasco foi tão prejudicado pela arbitragem num Campeonato Brasileiro. E se nós tratarmos a coisa sem o devido peso (do oitavo ao 16º lugar todos os clubes cairiam perdendo 14 pontos) obviamente abrimos margem a novas e novas repetições. Não será neste espaço que daremos aquilo que a imprensa quer. Imprensa esta, em sua grande parte, que age de forma suja ao não pontuar o verdadeiro motivo de o Vasco ter 41 pontos e não 55 e que vai tocar no assunto quando for de seu interesse, após completar a lavagem cerebral a que se propôs e se propõe fazer.

    Eles tem mesmo inveja de o Vasco gerido por Eurico Miranda ter feito a mais espetacular reação da história do Campeonato Brasileiro, sabendo todos que teria somado um número de pontos jamais visto entre os clubes que reagiram no Brasileirão de pontos corridos em dois turnos.

    E enquanto a torcida do Vasco, que você quer unida, não se unir num pensamento que enxergue o Vasco antes de suas preferências pessoais, o Vasco continuará sendo prejudicado e provavelmente com a mesma mídia dizendo o oposto ou escondendo os fatos.

    Sérgio Frias

  62. Sergio,
    concordo q o Vasco foi prejudicado neste campeonato como nunca havia visto acontecer conosco anteriormente. Mas infelizmente não vejo nenhuma medida que possa fazer com que recuperemos estes pontos agora…

    Infelizmente o que temos de concreto no momento é mais um prejuízo incalculável para a história do Vasco, mais um ano q será desperdiçado e provavelmente a volta dos conflitos políticos no Vasco…
    _____
    Em termos gerais não foi um ano desperdiçado e o tempo dirá isso.

    Em termos políticos muito pouco muda. Os caras ficaram tristes com a conquista do estadual e felizes com a tunga ao Vasco no Brasileiro. Mais nada além disso. E se fantasiam de fakes (os mesmos caras) porque sabem que se puserem a cara para justificar tungas ao Vasco vão se ridicularizar.

    Temos de concreto algo muito mais grave, na minha opinião.

    O que ocorreu com o Vasco neste Brasileiro foi trabalhado pela mídia de forma sórdida e cínica. A torcida para o Vasco cair os fazia mentir, querer adivinhar, fingir que as tungas não estavam acontecendo, tentar minimizá-las. A última rodada foi uma vergonha, um escândalo e eles a puseram como uma espécie de “faz parte”. E o torcedor do Vasco? Como se posta? É um corno manso à procura do que errou para tomar chifre, absolvendo quem o corneou?

    Desde que o futebol é futebol a revolta contra o fator externo que agride seu time supera qualquer coisa. Como um clube pode ser tungado diversas vezes na competição, não ter uma única arbitragem que o beneficie a ponto de ganhar algum ponto, mas ter oito jogos que lhe tirem ponto, mais outros cinco com erros capitais contra si e ficar atrás de outros fatores, fazendo exatamente o que a mídia, que eles gostam de dizer que é contra o Vasco, determina?

    Claro que há a massificação. Claro que o ódio ao presidente do Vasco é algo evidente na própria mídia. Mas foi uma tunga histórica ao clube, como jamais havia ocorrido na história do Campeonato Brasileiro. Não dá nem para disfarçar. Foi muito na cara. E ao mesmo tempo os favorecimentos a todos os catarinenses, Goiás teve também três pontos a mais e o Coritiba apenas um contra. Não há essa percepção por parte do torcedor? É isso mesmo?

    O futuro, meu caro, é negro, porque uma tunga inesquecível, que some 14 pontos, sem refutação do torcedor e revolta contra quem a cometeu e contra quem finge não ter ela ocorrido, levará a inúmeras pequenas outras, que se perderão no conformismo do próprio torcedor através dos anos.

    De nossa parte continuaremos a pontuar tudo isso.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  63. PUTA QUE PARIU!!!
    ALÔ RUIMBERTO DINAMITE, CONSERTA A PORRA DESSA CERCA, OS BOVINOS ESTÃO TODOS FUGINDO, QUEREM PASTAR NO CASACA.

    Ê BOI, Ê BOI… OOOOOIIII OOOOIIII Ê BOI Ê BOI
    MÚÚÚÚÚÚUÚÚÚ

    Tem boiada aqui, tem boiada ali
    Tem boiada por todo esse sertao
    Tem tropa arriada nesse estradao
    Da pra ver de longe pelo poeirao

    Toque de berrante,tem madrinheiro
    Tem mula de trote, potro ligeiro
    Peao desgarrado sem paradeiro
    Esta é vida de um boiadeiro…

    Ei corre e cerca, atalha…boi
    Que se nao espalha…boi
    E gado espalhado é trabalho dobrado

  64. Prezado Sergio Frias, a única maneira do Vasco “enfrentar” o sistema, se é que isso é mesmo possível, é nos fortalecendo. E esse fortalecer só será possível justamente com o tal blá, blá, blá que você parodiou. Porque digo isso? Porque um clube fraco, financeiramente debilitado, mal das pernas, jamais terá forças para se impor mediante qualquer sistema que existir. Justo nos últimos 10 anos e pouco, onde o Vasco claramente tem tido sérias dificuldades, essa condição de enfrentamento ficou bastante debilitada. Pensar na frente sim, planejar o Vasco para 2016, como para os próximos anos também. Acho que a continuidade das coisas boas que tem sido feitas desde que a atual administração assumiu, precisam ser continuadas, assim como muita coisa precisa ser feita ainda. Recuperar financeiramente o Vasco, recuperar nosso patrimônio, modernizar São Januário, modernizar o clube como um todo, isso tudo é importante. Com certeza se isso tudo for realizado, naturalmente vai se refletir dentro de campo, com a possibilidade de investirmos mais em contratações, e na base. Verifiquemos TODOS NÓS, o Vasco no período de 1987 até 2001, são 15 anos de muitos títulos no futebol, grandes times formados, de Libertadores, de títulos aos montes em esportes como basquete , futsal, e outros, e muitas coisas boas para o clube nessa fase. Agora vamos todos ver de 2002 até esse 2015 que termina agora: são 14 anos e somente 3 títulos no futebol, uma única participação na Libertadores, 3 rebaixamentos, e uma dificuldade enorme em formar times competitivos, além de esportes como futsal e basquete deixarem praticamente de existir nas equipes adultas. Isso é fruto de que? De enfraquecimento e debilidade financeira, de um Vasco que nitidamente enfrenta uma tremenda crise financeira e tem dificuldades de investir no futebol como certamente qualquer um aqui gostaria de ver. É desse modo que o clube terá condições de se impor a alguma coisa? Eu divido muito. Portanto, o trabalho que o Eurico voltou a falar na coletiva de ontem, de reestruturar o clube financeiramente, deixando o Vasco equacionado em relação aos impostos, resolvendo as dívidas, saneando o clube, e ao mesmo tempo na luta pra não deixar o Vasco ficar pra trás como acabou ficando nas divisões das cotas de TV (por conta da omissão e incompetência da gestão passada), são ações que na minha opinião colocam a gente no caminho da volta por cima, Subir pra série A em 2016 é uma obrigação nesse caminho todo, e de preferência que não seja aos trancos e barrancos como em 2014, onde por muito pouco o Vasco amarga a vergonha das vergonhas, que seria disputar uma série B e não conseguir o acesso.
    ____
    Não entendo que os problemas de arbitragem se dão pela debilidade financeira. Se assim o fosse, o Flamengo que se disse falido em 2004 teria tais prejuízos. Há uma óbvia e clara perseguição ao Vasco no sentido de diminuí-lo.

    E aí seu texto passa uma mensagem absolutamente correta, que o Vasco precisa se fortalecer para inibir ou diminuir isso.

    Mas estou indo muito além. É papel do torcedor do Vasco se manifestar contra isso de forma veemente e massificada pois se não o fizer, vivendo do costume de ser tungado, nem com mais força sanará o problema. Não podemos nos esquecer que entre 1997 e 2001 poderíamos ter ganho muito mais caso as arbitragens não nos atrapalhassem. E mesmo com aquela força toda não ganhamos nada roubado.

    Independentemente disso o seu texto é elucidador e correto no âmago.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  65. Eurico assumiu a responsabilidade pelo rebaixamento. Ponto. O resto é perfumaria.

    Em 2008 a responsabilidade foi do Dinamite, mas a culpa foi do Eurico, que deixou outra “terra arrasada” e só uma minguada parcela da venda do Philippe Coutinho, que não dava para pagar quase nada no semestre inteiro que vinha pela frente?

    Mas vocês já viram um prefeito, um governador, um presidente não ficar culpando o passado pelos insucessos do presente?

    E como muito bem disse o Dé ontem, não se pode jogar a culpa no passado quando se tem a falta de planejamento de atirar para todos os lados, contratando ao longo do ano dúzias de jogadores inexpressivos para ver se um dá certo. No fim, se salvou um ou outro que só chegou no segundo semestre.

    Que 2018 chegue logo.
    ________
    O que diz o Dé se for referência para o Vasco, coitado do Vasco.

    E não adianta vir de estória sobre 2008. A verdade prevaleceu com o tempo e já foi registrada. O que incomoda as viúvas do MUV é que não tem o que reclamar de arbitragem, mas só de si mesmo pela incompetência, incapacidade e burrice.

    Do que o presidente disse, além da pontuação feita por ele de que houve erros de arbitragem, a mim não me diz nada.

    Foram 14 pontos de tunga. E no futebol qualquer coisa diferente disso é perfumaria.

    Sei que vibrou com as tungas pois o objetivo é político (tanto que fala em 2018). Não está nem aí pro Vasco e achou roubado mais gostoso ainda.

    Mas é óbvio que o recado que damos no Casaca! não é para esse tipo de torcedor, que é a representatividade da vergonha, da inveja, do despeito e da desonestidade para com o seu clube.

    O recado é para quem é Vasco e sente os golpes externos dados contra o clube. E reage. Como fizemos em 2011 e 2014, independentemente de eleição. Mas você está longe de ter isso consigo.

    O que consegue com isso é aumentar o tempo de torcida contra para mais três anos, após 2017. Mais nada.

    Sérgio Frias

  66. Enquanto a torcida do vasco, sei lá porque motivo, for a primeira a dar uma de afetada e chamar lutar por justiça de tapetão, não tem o que fazermos.
    Se o flamengo ou o corinthians e até mesmo o fluminense ou botafogo tivessem sido roubados como o vasco foi a torcida deles ia solenemente cagar e andar para serem chamados de chorões. Iam lutar pelo seu time mesmo que o presidente do clube deles fosse a cria de Satanás com Dilma Roussef em pessoa.
    Basta lembrar o dramalhão que um ou dois raros lances nos quais teríamos sido supostamente favorecidos foi criado, com pleno apoio da torcida do fluminense e do flamengo, sem em nenhum momento eles ficarem com vergonha de lutar pelo que achavam que era direito deles.
    O vascaíno com Dinamite parece que incorporou um complexo de inferioridade, parece aquelas mulheres que antigamente aceitavam o machismo e achavam normal apanhar de maridos violentos.
    O maior obstáculo hoje ao progresso do vasco é a torcida. Fazem o que querem porque a torcida é bovina, aceita, acha normal e é a PRIMEIRA a criticar a diretoria se ela tenta fazer qualquer coisa legalmente.
    Nem precisamos da torcida do Urubu pra isso. Temos um bando de otários entre nós que precisam aprender a ser homens.

  67. A torcida do Vasco infelizmente mais uma vez ficará calada com todos os descalabros que ocorreram nas arbitragens anti Vasco.
    Nosso Presidente bateu no peito e assumiu a responsabilidade, o que acaba, no meu entender, por enterrar de vez qualquer movimento no sentido de se brigar contra a Globo, a CBF e a comissão de arbitragem.
    O Vasco foi roubado como nunca.
    É humilhado como sempre na imprensa.
    Para mim, só um rompimento de contrato com a Globo pode inverter o cenário.
    Não adianta passarmos o ano inteiro acusando o esquema claro de imprensa + CBF + Arbitragem e ficarmos eternamente dependentes da cota da Globo.
    O momento é procurar as TVs emergentes do esporte atual, Esporte Interativo, RedeTV e até TV Brasil para que banquem nossa saída da Globo.
    Penso que agora é o início do fim ou o reinício do Vasco.
    Que saiamos da barra da saia da Globo.
    Mesmo estando nessa barra somos humilhados diariamente nos noticiários ????
    Ou damos um basta ou seremos sempre roubados, humilhados.

  68. Eu acho que não adianta jogar a culpa na “torcida” vascaína, lobotomizada por décadas de Globo. Tenho pena destes.

    Me parece também que nosso eterno presidente Eurico Miranda jogou a toalha. Eu compreendo o estado de saúde deste, e face aos INÚMEROS serviços prestados ao Vasco, não vou culpá-lo também.

    Quero saber, então: O QUE FAREMOS CONCRETAMENTE SOBRE ISSO? Por que publicar editoriais no site do Casaca também não leva a quase nada. Temos de tomar medidas concretas, no mundo real, mas quais? Com a palavra a diretoria do Casaca, nossa liderança real no momento do Vasco.

  69. Boa tarde a todos.

    Sérgio até quando vai ficar arrumando desculpas em arbitragem e imprensa ?
    Por que você não faz igual ao presidente assume, que o clube errou mais uma vez, que o desespero e despreparo e a forma de administrar arcaico dessa diretoria já não funciona mais,que ninguém ganha nada no grito e sim com planejamento e muito,mais muito trabalho e honestidade, quando o Sr.Eurico e vocês do Casaca batia no ex presidente por causa do nepotismo e os filhos de Eurico o que estão fazendo lá?
    Vamos deixar de ser hipócritas e assumirmos a realidade, temos que mudar a administração do Vasco , tem que ter gente nova ,com novas idéias.O próprio presidente disse isso nas campanhas nas eleições que ele administraria o clube com gente nova, novas idéias e que estava mudado. MENTIRA MAIS UMA VEZ DESTE CIDADÃO.
    Ele é altamente Centralizador e ignorante.
    As coisas mudaram , não há espaço para amadorismo em nenhuma instituição hoje em dia.
    Estamos cansados de fracassos e de Euricos e Robertos, vamos dar espaço para novas idéias e administrações.

    Que todos nós Vascaínos , apezar de tudo tenhamos um fim de anos cheio de paz e saúde.

    E que deus ajude ao Vasco.
    ____
    Então 14 pontos de tunga virou desculpa? É isso mesmo? Você, que se diz vascaíno, aceita a perda de 14 pontos contra o seu clube fora das leis do jogo?

    Não tem vergonha na cara de expôr isso não? Ah não. Claro que não tem. A mídia te mandou dizer isso e você rói os ossos dela como um cãozinho amestrado.

    Sim, porque eu não estou achando, pensando, supondo que o Vasco foi prejudicado no Campeonato Brasileiro em 14 pontos. Foram 20 erros capitais contra si e um a favor (para o Globoesporte.com dois). Catorze pontos tirados do Vasco no apito e bandeiradas e nenhum dado.

    Você é que tem de se esmerar e achar desculpas para justificar isso, afinal do 8º ao 16º todos cairiam se tivessem a mesma tunga contra si.

    Enquanto você arruma suas desculpas para justificar as tungas contra o Vasco faz o trabalho sujo que a mídia te mandou fazer. Contra o Vasco, contra as leis do jogo, o bom senso e tudo aquilo que a mesma mídia prega num campeonato no qual, segundo ela, erros e acertos de arbitragem se compensam.

    O amadorismo do Vasco este ano levou a isso:

    1 – Foi Campeão Estadual após 12 anos
    2 – Venceu uma decisão contra o Botafogo após 50 anos
    3 – Venceu quatro vezes no ano o Flamengo
    4 – Foi o rei dos clássicos no Rio
    5 – Contratou o melhor jogador do Rio de Janeiro em atividade atualmente
    6 – Montou o CAPRRES e o desenvolve mais ainda, com parceria da Brahma
    7 – Está com os salários em dia, diferentemente do Campeão Brasileiro, Corínthians
    8 – Transformou em dívidas de longo prazo boa parte dos 100 milhões de dívidas de curto prazo mas também cumpriu os acordos firmados
    9 – Voltou a conservar seu patrimônio (nova concentração, onde só havia entulho, abertura do Parque Aquático, em obras, reforma do ginásio com ajuda dos vascaínos, como você, claro)
    10 – Voltou a vencer uma regata no Remo após seis anos
    11 – Voltou a conquistar o Campeonato Carioca de futebol sub 17, após 15 anos.
    12 – Voltou a obter títulos em outros esportes olímpicos e pan-americanos
    13 – Somou 55 pontos no Campeonato Brasileiro, considerando cumprimento às regras do futebol pelos responsáveis em aplicá-las.
    14 – No returno o clube somou 39 pontos, pelas regras do jogo, transformando-se esta, disparada, a maior reação de um clube grande na história do Campeonato Brasileiro em dois turnos no modelo atual.

    E, convenhamos, em termos de Vasco ignorante é você.

    Sérgio Frias

  70. Não é questão de ignorância minha em relação ao Vasco, o problema é que você em nenhum momento dar o braço a torcer e dizer que o Sr.Eurico demorou demais a gir principalmente na demissão de Roth, nas contratações sem padrão , ou você não acha que ao invés de 30 jogadores sem condições nenhuma de jogar no Vasco ele poderia trazer no minimo de 05 a 08 para ser titulares ou não.
    O que quero dizer é que todo esse seu discurso só serviria se nós tivéssemos conseguido escapar do rebaixamento , agora não adianta, porque o leite já foi derramado.
    Você é quem endeusa ele demais , fomos roubados porém ele errou demais nas decisões e contratações, algumas atitudes que ele não tomou como deixar que juízes e bandeirinhas com históricos de prejudicar ao Vasco apitarem com frequência as partidas ,isso ele fazia antes e hoje não faz mais.
    Mais tudo bem ,não adianta eu falar nada que você não aceita.
    Tenha um bom fim de ano você e sua família.
    E vamos lutar para voltarmos em 2017 a série A.

    Saudações Vascaínas
    _____
    Já falei que você pode enunciar quantos problemas quiser. Desde que o Vasco tenha somado 55 pontos na tabela, contando no caso os 14 que lhe foram tungados.

    Essa questão não tem discussão alguma. Não há no meio do futebol discussão alguma que se o juiz prejudica uma equipe em lance capital é dele a responsabilidade pelo resultado. De ninguém mais. Se isso leva a 14 pontos de prejuízo é a arbitragem responsável por eles.

    Nós do Casaca! não só pontuamos erros do clube como nos movimentamos para ajudar a saná-los dentro do espaço que nos foi dado, portanto estamos absolutamente à vontade para dizermos que o Vasco poderia ter somado mais de 55 pontos se erros não fossem cometidos, mas 55 pontos foi o que o clube somou e 14 lhe foram tirados em virtude das arbitragens.

    O raciocínio é bem simples, como foi simples dizermos que o Vasco não foi Campeão Carioca em 2014 por conta da arbitragem, independentemente de como se planejou, da campanha que fez na primeira fase, das derrotas para pequenos, etc.. Foi um erro capital de arbitragem. E nos bastou para afirmarmos isso. Como em 2011 o Vasco não foi Campeão Brasileiro em função da arbitragem, como em 2006 não foi para a Libertadores em função da arbitragem, como em 2008 não foi à final da Copa do Brasil em função da arbitragem, entre vários outros exemplos.

    Sérgio Frias

  71. Minha opinião: O Vasco fez 55 pontos e ponto final! Fomos prejudicados DEMAIS!! e isso é inquestionável. Agora, houveram erros fora os dos árbitros? SIM!! Poderíamos ter feito mais de 55 pontos!

  72. Em 2008 e 2013 os erros de arbitragem superaram todo o resto, mas o Casaca! não poupou o Dinamite, não ficou dizendo que o Vasco caiu por causa desses pontos.

    1. Em 2008, por ações da arbitragem, o Vasco perdeu apenas 3 pontos e em 2013 teve saldo positivo de 1. Nada comparado aos 14 pontos a menos no Brasileirão de 2015.

      Em 2011, ano em que fomos muito prejudicados, essas foram algumas das matérias publicadas pelo Casaca! em defesa do Vasco e contra as ações dos homens de apito:

      Vasco é roubado no Engenhão
      http://www.casaca.com.br/home/2011/08/28/vasco-e-roubado-no-engenhao/

      Eurico bate forte, contestando os prejuízos causados ao Vasco no Brasileirão
      http://www.casaca.com.br/home/2011/11/30/eurico-bate-forte-contestando-os-prejuizos-causados-ao-vasco-no-brasileirao/

      Eurico protesta contra Bassols no quadro da FIFA
      http://www.casaca.com.br/home/2012/01/10/eurico-protesta-contra-bassols-no-quadro-da-fifa/

      Árbitro que prejudicou o Vasco no turno contra o Fla, tem como prêmio apitar o mesmo clássico do returno
      http://www.casaca.com.br/home/2011/11/30/arbitro-que-prejudicou-o-vasco-no-turno-contra-o-fla-tem-como-premio-apitar-o-mesmo-classico-do-returno/

      Árbitros anônimos perdem a credibilidade em matéria veiculada pela Rede Record
      http://www.casaca.com.br/home/2011/09/03/arbitros-anonimos-perdem-a-credibilidade-em-materia-veiculada-pela-rede-record/

      A Banca
      http://www.casaca.com.br/home/2011/09/02/a-banca/

      Poderia listar mais uma dezena de matérias com este mesmo teor , publicadas durante os 6 anos da gestão MUV, mas pra isso basta você fazer uma rápida pesquisa no Google.

      Nosso apoio e defesa do clube é incondicional.

      Saudações Vascaínas !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *