HistóriaSem categoria
1

Aconteceu em 9 de abril – Dupla “Dinamite e Granada” detona o Fluminense no Brasileiro de 1981

 

No dia 9 de abril de 1981, o Vasco vencia o Fluminense na 1ª partida das oitavas de final do campeonato brasileiro daquele ano, conquistando uma belíssima vantagem pro jogo seguinte.

O Gigante da colina não sabia o que era eliminar o tricolor em jogos mata-mata havia décadas, mas a dupla “Dinamite e Granada” tratou de quebrar esse incômodo jejum:

“O Vasco ficou ontem a noite numa posição invejável no Campeonato brasileiro, ao derrotar o Fluminense, por 2 a 0, no Maracanã. Assim, pode até perder por dois gols de diferença, no próximo domingo, que estará classificado à fase seguinte da competição.

Até que o Fluminense começou bem a partida, explorando as jogadas de pontas e chegando com perigo ao gol de Mazaropi. Mas, aos oito minutos, um de seus pontas — Zezé atingiu Wilsinho por trás e foi expulso de campo.

Bastou isso ao Vasco para tomar conta do jogo e chegar com merecimento à vantagem de 1 a 0 no primeiro, num belo gol de César, aos 35 minutos: lançado por Roberto, o atacante driblou Zezinho e, na saída do goleiro Paulo Vítor, tocou sem defesa.

Mas, mesmo com dez, o Fluminense causou pânico na defesa do Vasco, minutos antes, quando Robertinho, de virada, aproveitou um cruzamento de Edevaldo para mandar a bola no travessão, com o goleiro Mazaropi completamente batido. Mas o Vasco teve um gol anulado, aos 20 minutos, porque Roberto empurrou o goleiro Paulo Vítor antes da conclusão de Guina.

No segundo tempo, o Vasco imprimiu um ritmo veloz e chegou seguidamente com perigo à área adversária, e sempre pelas pontas. Numa dessas jogadas, Roberto recebeu, dominou e concluiu rápido, na trave.

Aos 14 minutos, César e Wilsinho trocaram passes. A bola, já dentro da área, ficou para Wilsinho, derrubado por Tadeu. Pênalti indiscutível, que Roberto cobrou com categoria. Vasco 2 a 0, resultado que persistiu até o final.

Resultado justo, por sinal. Mas o Vasco, na ânsia de mantê-lo, permitiu que o Fluminense avançasse e, a partir dos 30 minutos, o goleiro Mazaropi passou por maus momentos.  Até Edinho esteve na área para as conclusões, quase conseguindo descontar numa cabeçada nos minutos finais.

vasxbot(03)

O técnico do Vasco Zagalo comenta sobre a vantagem conquistada e os dirigentes tricolores tentam justificar a derrota colocando (sem razão) a culpa na arbitragem:

vasxbot(06)

As altas notas atribuídas aos atletas vascaínos comprovam a grande atuação do time naquele dia:

vasxbot(07)

Outras jogos do Vasco em 09 de abril:

Vasco 3 x 1 Ponte Preta (Brasileiro 1978)

Vasco 2 x 1 Cabofriense (Carioca 2011)

 

One thought on “Aconteceu em 9 de abril – Dupla “Dinamite e Granada” detona o Fluminense no Brasileiro de 1981

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *