História
1

No apagar das luzes, o empate e a manutenção da liderança

 

No dia 22 de janeiro de 1956, Vasco e Flamengo se enfrentaram no Maracanã em jogo que valia a liderança do campeonato estadual do ano anterior. O Flamengo abriu o placar com Paulinho aos 16 do 1º tempo e Vává, nos acréscimos empatou, mantendo o cruzmaltino no topo da tabela.

Assim Mário Filho descreveu a partida no “Jornal do Brasil” do dia 24 de janeiro de 1956:

“Um match decisivo é assim. O torcedor na arquibancada. o jogador no campo, todos sentem a angústia da decisão. Enquanto houver jogo há perigo. O que vence não está seguro, o que perde ainda tem esperança. Lá estava o placard: Flamengo um a zero. Mas o Flamengo jogava com dez homens, o Vasco insistia. É verdade que o tempo se escoava. A qualquer momento o juiz podia levantar os braços.

A noitinha chegava e muita gente, gente do Vasco, já ia embora, desistindo de esperar. O Flamengo ia vencer, desde o primeiro tempo que era o líder. Foi quando houve o córner. Saberá bateu. A bola subiu, desceu em frente ao gol do Flamengo, todo mundo apinhado na pequena área. Pinga cabeceia, a bola bate em Pavão, volta. Vavá se estica, mete a testa, a bola foi estufar a rede. Era o empate.

O GOAL DO ÚLTIMO INSTANTE

Para o Vasco mais do que o empate. Aquele goal no escuro recolocava-o na ponta do campeonato. O Flamengo é que perdera a grande oportunidade. Por que? Naturalmente todo o placard se explica por si mesmo. Algumas vezes o Flamengo esteve à beira do segundo goal. O shoot de Dida bateu na trave e voltou às mãos de Hélio. O de Indio encontrou o peito de Hélio. O certo é que o Flamengo não fez o segundo gol, ficou no goal de Paulinho. E a distância de um goal é transponível a qualquer momento. E a prova está ai: quando o jogo estava ‘acaba não acaba’, quando nem se sabia se Sabará teria tempo de bater o córner, surgiu o goal do Vasco. “

O Globo – 23/01/1956

Ficha do jogo:

VASCO DA GAMA 1X1 FLAMENGO
Local: Maracanã
Juiz: Charles Williams
Renda: Cr$ 1.475.152,00
Gols: Paulinho 16′; Vavá 90′
FLAMENGO: Chamorro, Tomires e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel, Paulinho, Índio, Dida e Zagalo. Técnico: Fleitas Solich.
VASCO DA GAMA: Hélio, Paulinho e Bellini; Mirim, Orlando e Beto; Sabará, Maneca, Vavá, Pinga e Paulinho. Técnico: Flávio Costa.
Expulsão: Joel

Vitórias do Vasco em 22 de janeiro:

Vasco 2×0 Americano (Carioca 2012)

Fonte: historiacruzmaltina.com

One thought on “No apagar das luzes, o empate e a manutenção da liderança

  1. Essas fotos e a recordação dos jogos do Vasco mexem com a gente. Que tal mais fotos de todos os jornais do dia seguinte aos jogos. Eram comuns as “foto-sequências”. Eu vibrava e reconstituía todas as emoções das jogadas. As décadas de 40 e 50 são notáveis de emoções. Que tal alguém fazer isso? Eu e muitos ficaríamos gratos. Em todo caso obrigado por essas pérolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *