Papo RetoRemo
0

A retomada do rumo

Teremos no próximo dia 22, a realização da primeira regata do Campeonato Carioca de Remo do Rio de Janeiro. É hora de comparecermos e incentivarmos essa nova fase para o nosso esporte de origem.

Apesar de doloroso, é de bom tom lembrarmos que no Remo, ao sairmos em meados de 2008, éramos campeões (Brasileiro e Estadual) e nossos atletas formavam a base da seleção brasileira. Os salários estavam rigorosamente em dia, flotilha renovada, e estrutura de dar inveja aos rivais, situação diversa ao que existia até o final do ano passado.

De líder a mero coadjuvante nas regatas, sede completamente abandonada, flotilha formada por barcos avariados e atletas sem perspectiva alguma.

Após longo e tenebroso período, quando um tornado passou pelo clube destruindo tudo que lá existia, entramos numa nova era, a da reconstrução, principalmente no que diz respeito ao seu patrimônio e sua credibilidade.

O Remo, esporte fundador do nosso clube é uma das prioridades do Presidente Eurico Miranda. O compromisso está sendo cumprido. Mudanças já foram feitas com a nova política de salários em dia, contratação de remadores renomados, recuperação da flotilha existente (já muito antiga) e ao que tudo indica, em futuro próximo, a compra de uma nova flotilha.

O principal dentro de tudo até aqui narrado é o fato de todos esses investimentos estarem sendo feitos com os pés no chão, sem loucuras.

O Remo como qualquer outro esporte de alto rendimento tem que ser conduzido profissionalmente, com visão de resultados objetivos, de médio a longo prazo. Com um investimento mais forte na capacitação de novos valores, através da escolinha, somado à captação de recursos através dos incentivos governamentais e, quem sabe, a chegada de um patrocinador para a compra de novos equipamentos, podemos chegar muito longe a custos inferiores dos gastos despendidos por nossos adversários.

Mesmo que as notícias tragam esperança à torcida vascaína que acompanha o Remo do clube – sobretudo com a chegada de atletas de peso para a categoria sênior, destacando-se Fabiana Beltrame, Marcos Oscar Alves, Renato Cataldo , o espanhol Xavier Vela Magge e mais recentemente o Samuel Lucas – o déficit material de barcos, remos e ergômetros ainda é grande no Vasco, além do baixo número de atletas nas categorias de base. Tudo isto faz com que seja necessária uma profunda reestruturação, incluindo todos os setores do departamento náutico do clube

Este será um ano atípico para o Remo, pois só teremos quatro regatas no Campeonato estadual, devido à realização da Copa do Mundo de juniores no meio de ano. Sendo assim, temos tempo e uma ótima oportunidade de fazermos um trabalho de reestruturação que obrigatoriamente passará pelo choque de gestão, a fim de que os novos atletas entendam estarem num dos maiores clubes do mundo, notadamente na formação, vislumbrando a consolidação e a importância dessa identidade do atleta com o clube.

Fechando, certamente 2015 será ainda difícil para o Remo vascaíno, mas muito menos do que foram as últimas seis temporadas. Espera-se ver um bom trabalho que, diga-se de passagem, começou de forma brilhante, mas repito haver a necessidade de nos aprofundarmos para que em 2016 o título seja indubitavelmente nosso, proporcionando a que eu, como em tantas outras oportunidades passadas possa, novamente, ir às lágrimas, mas de alegria, pois as de tristeza fazem parte de um passado que os amantes do Remo vascaíno querem esquecer o mais rapidamente possível.

Segue abaixo o calendário com as datas em que serão realizadas as regatas pelo Campeonato Estadual de 2015.

Vascaínos, não deixem de comparecer!

1ª Regata do Campeonato Estadual de Remo no dia 22 de março de 2015,
2ª. Regata do Campeonato Estadual de Remo no dia 20 de setembro de 2015,
3ª. Regata do Campeonato Estadual de Remo no dia 25 de outubro de 2015,
4ª. Regata do Campeonato Estadual de Remo no dia 15 de novembro de 2015.

Saudações Vascaínas

Um grande Casaca a todos,

Gilberto Pinto

0 comentários sobre “A retomada do rumo

  1. Domingo é um dia de dedicação exclusiva ao Vasco.

    De manhã na regata, almoço no Calabouço e à tarde juntos no Maracanã.

    SV

  2. Grandes notícias, Gilberto Pinto.

    O Vasco voltou e como você disse as lágrimas de alegria e não as de tristeza, voltaram também. Estas últimas foram enterradas com o terrível passado de 6 anos que envergonhou o clube.

    Os meus netos vão comparecer às regatas. Todos eles, vascaínos em tudo.

    Obrigado!!

  3. Esse ano será o ano da RECONSTRUÇÃO,RESTAURAÇÃO, embora eu ainda acredito que teremos surpresas agradáveis nessa modalidade!
    É o ano do 我慢と きおりおく!(Gamam to kioryoku) ¨Paciência e Colaboração¨ e COMPREENSSÃO de todos nos que AMAMOS o nosso clube INCONDICIONALMENTE! As vezes é preciso tomarmos um remédio amargo, e assim, aos poucos, sem alardes, trabalhando em silencio e focados com esse objetivo aos poucos e por etapas chegaremos lá!

  4. Caro Gilberto Pinto: Excelente coluna. Retomando o espírito Vascaíno, de vitórias, glórias e resistência.

    EURICO NELES
    SV

  5. Gilberto Pinto,

    parabéns e muito obrigado por vc ser uma pessoa entusiasta e que sempre divulga o Remo do Vasco entre nós.

    Voce é um ícone nos dias de hoje dentro do Vasco e merece ser tratado como tal.

    Se o Remo do Vasco, felizmente, está se reestruturando, deve muito a vc que sempre nos motivou a torcer por esse nosso esporte de raiz.

    Com certeza, farei de tudo para estar presente no domingo, acompanhado da minha vuvuleza e quem sabe mais alguns apetrechos para dar aquela força.

    Continue assim, grande Gilberto Pinto, o nosso Remo precisa e agradece muito ao seu valoroso trabalho de divulgação e motivação.

    Um grande abraço, Guerreiro.

  6. Caro Gilberto,
    Brilhante coluna! Rumo a primeira, de uma série de vitórias vindouras, com certez.
    Faço coro ao amigo Márcio Magalhães, um domingo legitimamente Vascaino.
    Saudações Vascainas!

  7. Gilberto, quanto mais rápido nos recuperemos, mas rápido as feridas de 6 anos de entreguismo e destruição do clube cicatrizarão mais rápido….

    estamos muito defasados em tudo e sem títulos em nada, não vejo vascaínos na rua com camisa, estão com pé atrás mesmo na liderança do estadual de futebol, precisamos mudar isso, precisamos de velocidade, qualquer coisa chame a torcida para renovar a flotilha num outro crowdfunding.

    abraço

  8. O Vasco agora tem m timoneiro:

    “Não sou eu quem me navega
    Quem me navega é o mar
    Não sou eu quem me navega
    Quem me navega é o mar
    É ele quem me carrega
    Como nem fosse levar
    É ele quem me carrega
    Como nem fosse levar

    A rede do meu destino
    Parece a de um pescador
    Quando retorna vazia
    Vem carregada de dor
    Vivo num redemoinho
    Deus bem sabe o que ele faz
    A onda que me carrega
    Ela mesma é quem me traz”

  9. O QUE É BOM.. REPETE..

    MOSTRAMOS PARA TODO O BRASIL O PODER DE NOSSA TORCIDA E NOSSO AMOR PELO CLUBE.

    O PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA A OBRA DO GINÁSIO É UMA PROVA DE QUE A TORCIDA EM TODO O BRASIL, ESTÁ DE MÃOS DADAS COM ESSE NOVO AR QUE SE RESPIRA EM SÃO JANUÁRIO, NA LAGOA, NO CALABOUÇO…

    SOU FRANCAMENTE FAVORÁVEL A ACREDITAR QUE A TORCIDA TAMBÉM SE MOBILIZARIA PARA AJUDAR NA AQUISIÇÃO DE UMA NOVA FLOTILHA PARA DAR UM ARRASO NO REMO BRASILEIRO, COMO SEMPRE FOI A TRADIÇÃO VASCAÍNA.

    PODEMOS CONVOCAR TAMBÉM GRANDES EMPRESAS DE VASCAÍNOS A PATROCINAR ESTAS AQUISIÇÕES E ATÉ SEREM PADRINHOS DE CADA EMBARCAÇÃO, REGISTRANDO SUA MARCA NO BARCO..

    “PARA SE TER UMA GRANDE IDEIA É PRECISO TER MUITAS GRANDES IDEIAS” L. Pauling


  10. 2005
    2006
    2007
    2008
    2015

    O buraco negro fica com o MUV (isso não é Vasco)

    PARABÉNS, GILBERTO PINTO! SEMPRE LUTANDO PELO REMO DO VASCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *