Imprensa
13

Arbitragem desastrosa estraga o clássico com mais um erro grosseiro que prejudica o Vasco contra o Flamengo – o sexto desde 2010!

A disputa que já seria tensa por toda a rivalidade histórica, valer vaga na final do Estadual e pelo imbróglio Fla-Flu x FERJ/Eurico Miranda se transformou numa guerra pela péssima arbitragem no aspecto disciplinar comandada por João Batista de Arruda.

O lance capital: Jonas, afobado e nitidamente pilhado, levantou demais o pé e acertou violentamente o rosto de Gilberto. Imprudência, mas agressão para cartão vermelho direto, sem necessidade de replay para constatar. Aos dez minutos de jogo, só um cartão amarelo. Não por acaso, sete minutos depois Vanderlei Luxemburgo trocou o volante por Everton e admitiu que foi para evitar a punição.

Tudo a seguir no Maracanã foi consequência. Se aquela entrada não era para expulsão, qual seria? As mais notáveis: Cirino entrou para rachar em Guiñazu, Dagoberto agrediu Bressan. O árbitro, pressionado e certamente informado sobre o equívoco de não ter expulsado o rubro-negro, se intimidou, em outros lances tentou compensar sendo menos rígido com os vascaínos. Se perdeu em dez cartões amarelos, nenhuma expulsão.

O jogo em si foi de fraco nível técnico. Madson foi o melhor em campo. Perfeito na marcação e no apoio. Seguido de perto por Paulo Victor, responsável pela manutenção do empate no período de domínio cruzmaltino que preserva a vantagem do Flamengo para a partida decisiva.

Dentro deste contexto de ligeira superioridade vascaína, embora o Fla também tenha desperdiçado chances cristalinas, a não expulsão de Jonas torna-se um equívoco que pode ajudar a definir um dos finalistas do torneio regional. Em tese, o Vasco teria pouco mais de 80 minutos com um homem a mais. Poderia ser derrotado em um contragolpe ou também ter um homem expulso, mas as chances de vitória aumentariam consideravelmente.

Sem dar voz às teorias de conspiração criadas pelos torcedores nem acusar sem provas, o fato é que no retrospecto recente o Vasco vem sendo prejudicado seguidamente por erros grosseiros de arbitragem nos duelos contra o Flamengo.

Desde o toque de braço de Williams dentro da área do Fla, admitido pelo próprio jogador, aos 42 minutos da segunda etapa da vitória rubro-negra por 2 a 1 na semifinal da Taça Rio de 2010. Passando pelos pênaltis claros de Léo Moura sobre Bernardo e do próprio Willians sobre Diego Souza nos dois empates pelo Brasileiro de 2011 – que comprometeram o Vasco na disputa do título com o Corinthians.

Até o gol de falta de Douglas em que a bola entrou nitidamente, também sem necessidade de replay, na vitória rubro-negra por 2 a 1 na fase classificatória, e o impedimento de Marcio Araújo que valeu o empate em 1 a 1 na decisão e o título estadual em 2014.

(Não disponibilizo aqui os vídeos com os lances destacados porque estes contêm ofensas e acusações dos vascaínos nos títulos e até em imagens. Não é esta a intenção do post. Mas não é difícil encontrar).

Lances discutíveis acontecem em todos os clássicos e certamente o Flamengo foi prejudicado em alguns. É importante também diferenciar o que acontece no calor da partida e o “jogo da TV”, como bem define o nosso Paulo Calçade. O gol de empate que valeu a 33ª conquista do Carioca no ano passado, por exemplo, não provocou reclamações no momento, apenas com a imagem em ângulo favorável.

Só que a equipe de arbitragem está lá para minimizar os erros. A irregularidade não marcada deveria ter sido clara para o assistente. Valeu taça. Negou ao Vasco o título que não vem desde 2003.

Aqui não há espaço para clubismo ou a mínima sugestão de “esquema” ou complô. Só não mais é possível jornalisticamente observar seis absurdos contra um mesmo clube em clássicos entre gigantes tradicionais e populares do futebol brasileiro nos últimos cinco anos sem pontuá-los e relacioná-los. Ainda que envolvam escalações, momentos e diretorias diferentes.

A não expulsão de Jonas é um equívoco que pode não ter o peso dos demais. Mas também corre o risco de separar o Vasco de mais uma disputa de título. Se “o respeito voltou”, cabe questionar a comissão de arbitragem da FERJ (COAF). Mas buscando soluções, sem pressão para tentar um favorecimento no próximo domingo.

Nem “tudo armado”, nem “roubado é mais gostoso”. Apenas um clássico em que se fale mais de bola, técnica, tática, emoção e menos das polêmicas do apito. Será possível?

Fonte: ESPN Brasil

13 comentários sobre “Arbitragem desastrosa estraga o clássico com mais um erro grosseiro que prejudica o Vasco contra o Flamengo – o sexto desde 2010!

  1. Se até a ESPN está falando dos absurdos que as arbitragens fazem contra o Vasco em benefícios dos imundos é por que a coisa está muito escancarada….desculpem o termo chulo mas puta que pariu…até quando essa putaria vai perdurar???

  2. O Anônimo da ESPN descobriu a pólvora?

    Foi ainda modesto: Não citou a agressão ao Rodrigo, que o Dagoberto ia as forras de uma cotovelada na cara…

  3. Avisem ao Doriva e aos jogadores que domingo o Vandeco vai mandar descer a lenha nos jogadores do Vasco. Temos de nos preocupar apenas em jogar futebol. Não caiam na cilada armada pelo facínora rubronegro. Teremos 01 semana inteira para estudar mais uma vez o time deles que todo mundo sabe que joga na base do contra-ataque com os velozes Cirino , Everton ou Gabriel e Paulinho com o Alecssandro de centro-avante. Temos de continuar bem fechados atrás e roubadas de bola para jogar no contra-ataque do contra-ataque deles ou continuar treinando a nossa bola parada que é muito boa.
    Nada de desesperar nem de entrar na provocação deles. Acredito que domingo teremos uma boa arbitragem e que sairemos classificados.

  4. E engraçado por que a GLOBO não falou nada da agressão em cima do gilberto e os outros. Riem mostra uma luta de MMA, mostra um lance do dagoberto parecendo que o jogo foi violento de ambos os lados.

    Vergonha, Raiva, Nojo, pqp será que vai ser sempre assim roubo em cima do Vasco a favor do Fla.

    Desculpa minhas palavras.

    abraços meus amigos do CASACA.

  5. Querem ganhar no apito mais uma vez?

    NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

    a TORCIDA REAGIRÁ COM UMA GRITARIA INFERNAL.

    CHEGA DE ROUBOS CONTRA O VASCO. NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

  6. A ESPN é muito parcial e nunca deixou de ser, mesmo no tempo do bananamite. Mas, esse blogueiro é um jornalista muito considerado e que não segue a cartilha Trajanista. O W(V)anderley(i) – quem sabe qual a certidão correta? – ontem confessou na coletiva que manda o Alecsandro buzinar o tempo todo nos ouvidos dos árbitros para que o adversário não tome o comando.
    É a mesma tática adotada pelo Fred Caipirinha(só que nesse caso quem o orienta não é o Treinador, pois ele sempre agiu assim com o Renato, Dorival, Cristovão, Abel e agora com o Drubscki(?).
    O que impressiona, no caso atual do urubu, é que são muitos os jogadores que ficam em cima da arbitragem, o que acaba lhes dando um cartão de crédito como aconteceu ontem com o Walace que fez 3 jogadas para amarelo e a desqualificante em cima do Rodrigo.
    Em qualquer lugar mais sério eles teriam tido 3 expulsões antes da jogada do Dagoberto. E as diretorias então? Sempre pressionando e levando vantagem.
    Até que o Eurico pode ser amigo particular do Rubens Lopes, mas o problema no caso das arbitragens tem o nome de Jorge Rabelo(o sobrenome igual ao meu é simples coincidência, e ainda bem, pois minha família não merece um membro dessa espécie).
    Como cita o blogueiro da ESPN, desde 2010 perdemos 3 títulos pelas arbitragens da FERJ(no caso de 2011, o Péricles Bassols deixou de marcar os pênaltis nos finais dos jogos que ficaram empatados e com mais 4 pontos teríamos sido campeões do Brasileiro: afinal terminamos vice a 2 pontos do Corinthians).

  7. A surpresa é esses dizeres vir da ESPN… Temos que nos conscientizar que estamos lidando com BANDIDOS, e que farão qualquer sujeira possível pra se darem bem. São vagabundos e vagabundos agem assim, é típico, não mudarão.

    Se o Vasco estiver vencendo o jogo domingo, eles vão tumultuar, avacalhar, pra causar expulsão de jogadores nossos, pelo menos uns 2, pra desviarem o foco do ‘mérito da vitória’ do Vasco, afinal, eles não sabem o que significa isso.

    METE O FERRO NELES VASCO!!!

  8. A ESPN é mais um pasquim rubro-negro !

    O time deles ( Flamengo) é HORRÍVEL, MEDÍOCRE, RIDÍCULO !
    Não ganhamos a partida de ontem por causa do APITO-AMIGO VERMELHO e PRETO !

    Vou refrescar a memória deles !

    No domingo retrasado venceram o Clássico das letras por 3 x0 e pra ganharem deles expulsaram o Fred isso porque é om elhor jogador deles e é uma referencia dentro da pequena área !

    Em 1980 o José Assis Aragão expulsou tres jogadores do Atlético Mineiro (Reinaldo, Chicão e Palhinha) por sinal eram a espinha dorsal daquele Esquadrão Atleticano que o São Paulo do Rubens Mineli sem oCentroavante Serginho pra vencer nos penaltis, usou a malandragem a tarimba e a experiencia que trouxe do Internacional de Porto Alegre (Bí-Campeão Brasileiro de 75/76 ), e em 1981 pra decidir quem continuaria na Libertadores daquele ano o José Roberto Wrigth lá na Serra Dourada expulsou metade do time Mineiro pra segurar o 0 x 0 que assegura a vantagem para fase seguinte do seu ¨Queridinho rubro-negro) (João Leite, Chicão, Palhinha, Reinaldo e Éder), em 2006 expulsaram o atacante Valdir Papel.

    O time deles é tão HORRÍVEL e de tão MEDÍOCRE que são, que em 2007 plea Libertadores tomaram um piaba de 3 x 0 lá em Montivideu para o DEFENSOR e no Maracanã no jogo de volta era divertido ouvir os comentários desesperados do José Roberto Wrigth que o Juiz Argentino teria que dar mais 10 minutos de acrescimos, no ano seguinte já em 2008 depois de ganhar por 4 x 2 do AMÉRICA do MÉXICO por lá tiveram a proeza de cair por 3 x 0 em pleno MARACANÃ, PROVOCANDO MARACANAZZO com dois GOLS ASSINALADOS POR ATACANTE PARAGUAIO CABANÃS, e ante da bola rolar, promoveram um GRANDE FESTA de DESPEDIDA com POMPAS e TAPETE VERMELHO AO JOEL SANTANA ( O QUE MEXEU COM OS BRIOS DOS MEXICANOS), em 2010 pagarma o MICO ao VIVO sendo despachado em pleno MARACANÃ pelo UNIVERSIDAD de Chile em jogo válido pela Libertadores, e no ano seguinte lá no Engenhão tomaram um BAILE do UNIVERSIDAD de CHILE agora pela Copa SULAMERICANA, por 4 x 0 com dois GOLS do ATACANTE CHILENO VARGAS e um gol do ARGENTINO LORENZETTI, em 2012 depois de derrotar o Lánus por 3 x 0 lá no ENGENHÃO, a Fox Sports do Brasil transmite ao vivo a festa rubro-negra, já que dependia do resultado do jogo entre Olímpia e EMELEC que acontecia lá em ASSUNCION e estava classificando graças a vitória do time paraguaio, da comemoração e euforia veio a DECEPÇÃO e o MICO AO VIVO, AO SABEREM QUE O EMELEC HAVIA EMPATADO O JOGO E NOS ACRÉSCIMOS O ATACANTE QUINONES TINHA FEITO O GOL DE VIRADA PARA O TIME VISITANTE E ACABOU FICANDO COM A VAGA!

    Ano passado, na Libertadores, primeiro empataram em 1 x 1 com o Bolívar de LA PAZ em pleno Maracanã, e depois perderam pro LEON MEXICANO por 3 x 2 com um dos gols sendo marcado pelo ATACANTE ARGENTINO BOSELI, SENDO ELIMINADO JÁ NA PRIMEIRA FASE !

    Esse time da mídia ganham seus jogos com a ajuda das ARBITRAGENS CASEIRAS, mas nas competições como a LIBERTADORES e na COPA SULAMERICANA, são arbitros ESTRANGEIROS QUE APLICAM AS REGRAS COMO DETERMINAM A INTERNATIONAL BOADS, e acabam quebrando a cara então !

  9. As arbitragens em jogos de Vasco da Gama x Mulambos Imundos sempre prejudica o Vasco,sempre facilita para os imundos,o trio de arbitragens é sempre a favor da Mulambada Nojenta!
    Um dia isto tem que acabar a começar pelo próximo domingo!

  10. A arbitragem sempre prejudica o Vasco contra a mulambada imunda,tem que acabar isto,domingo vamos torcer para o Vascão massacrar os imundos!

  11. se a diretoria do VASCO for esperta, tinha que trazer pleo menos 50% dos ingressos
    do setor central para ser vendido em SÃO JANUÁRIO, se deixar tudo p/ser vendido
    no maracanã a urubuzada vai comprar 80% da parte central!!!

  12. QUERIDO DORIVA E JOGADORES : Muita atenção quanto a arbitragem para o jogo de domingo contra o Flamengo. O arbitro está sendo pressionado pela CBF a não deixar os jogadores apitar o jogo e coibir entradas violentas.Prevejo uma arbitragem bastante rigorosa e o antijogo será coibido com cartões amarelos e vermelhos. Temos de marcar bem , como fizemos no primeiro jogo , sem dar espaços mas acho que o arbitro será enérgico dessa vez e não vai permitir a pancadaria dos mulambos da primeira partida.Não podemos entrar na pilha dos jogadores do Flamengo que vão querer nos intimidar de novo sobretudo o Guinazu que faz muitas faltas e carregar nosso time de cartões. Temos que nos preocupar em jogar bola e aproveitar a quantidade de faltas para usar nossas jogadas ensaiadas sobretudo em cima do Bressan que é fraco como zagueiro.Se conseguirmos sair na frente do placar , o time dels vai ter que sair , vai vir pra cima e vão se expor.É jogo para jogarmos com a cabeça no lugar e com estratégia bem treinada. Mas sempre com cuidado na marcação , jogando com calma e esperando o momento certo para darmos o bote.
    Acredito que domingo enfim conseguiremos mandar o lixão e a midia marrom para o inferno!

  13. Até essa ESPN, que é formada por hipócritas, reconheceu que o VASCO, sistematicamente, é prejudicado pelas arbitragens em jogos contra a mulambada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *