São Januário
18

Motivo de Orgulho

No final deste dia, 21 de abril, não poderíamos deixar de relembrar São Januário, completando 88 anos nesta data.

Parabéns a todos os vascaínos, pois esta obra foi realizada por vascaínos, com a ajuda de vascaínos. Parabéns, Vascão!

Equipe Casaca!

Sao Januario orgulho vascaino - aniversario - 88 anos

Fonte da imagem: TOBA

18 comentários sobre “Motivo de Orgulho

  1. Foi no SÃO JANUÁRIO que o Presidente Getúlio Vargas promulgou a CLT, abrigou a FEB que lutaram na Itália na Segunda Guerra Mundial, foi no nosso CALDEIRÃO que em 1998 conquistamos as AMÉRICAS no ano do nosso CENTENÁRIO foi também nos gramados do nosso CALDEIRÃO de SÃO JANUÁRIO que o ROMÁRIO ANOTOU o seu MILÉSIMO GOL HISTÓRICO TAMBÉM ! E finalmente no dia 04 deste mes que a Jovem ANA CLARA deu uma GRANDE VISIBILIDADE AO NOSSO GIGANTE da COLINA, UM JOVEM LÁ do Rio das OSTRAS, uma GAROTINHA VASCAÍNA que com a sua LUZ, ALEGRIA de VIVER MAIS UMA VEZ ILUMINOU o nosso ESTÁDIO !

  2. Zé, a verba do orçamento para os programas sociais da presidenta Dilma já é um pentelho das insignificantes dotações para saúde e educação. Não fique ensinando o atalho senão ela fará uma lipoaspiração nos recursos do Minha Casa.
    Agora falando sério: o peso esportivo, político e cultural está aí retratado.
    Vida longa ao nosso caldeirão.
    Que venham o Travel, o History e demais channels mostrar para o mundo nosso maravilhoso estádio.
    Parabéns Vascão.

  3. Mais que o estádio do meu clube, São Januário foi meu quintal.

    Já escrevi muitas vezes o que significa esse estádio para mim. Felizmente hoje ele está em mãos de quem sabe cuidá-lo e dar à ele a sua devida importância.

    Fosse SJ tudo que dizem, obsoleto, velho… ainda assim deveria receber o carinho e respeito que são dados aos idosos.

    São Januário é o maior marco em nossa história, foi a sua construção que fez a grandeza do nosso clube, que aglutinou nossa massa torcedora, fundida num corpo só, indestrutível, apesar de tudo e de todos.

    São Januário é a alma do nosso clube, e a alma é imortal.

  4. Lembro que orgulho senti quando em 1951 caminhava pela calçada de São Januário, com meu pai e meu tio e reparava as cruzes de Malta plantadas ali no chão.

    O estádio era majestoso e enobrecia ser vascaíno.

    Há pouco tempo, um grupo de holandeses e ingleses ficaram maravilhados com o que viram, desde a arquitetura até os azulejos. “Não existe mais isso praticamente em toda a Europa”. “Preservem essa maravilha”.

    Os alemães classificaram-no como o sétimo ou o oitavo mais lindo estádio do mundo.

    Obrigado torcida heroica do Vasco por construírem esse tesouro.

  5. QUE FIQUE REGISTRADO:

    SE FIZER OUTRO CHAMAMENTO DA TORCIDA, COMO OCORREU EM 1925, CONTRA A ELITE QUE QUERIA ELIMINAR O VASCO, PARA MODERNIZAR SJ, A TORCIDA PAGA!!!!!!!

    escrevam aí: A TORCIDA PAGA A REFORMA PRA SJ 50MIL!!!!!!!

  6. PARABENS ESTADIO DE SÃO JANUÁRIO.
    MOTIVO DE ORGULHO PARA OS VASCAÍNOS.
    MOTIVO DE INVEJA PARA OS OUTROS……..

  7. São Januário sempre foi a casa do Vasco, maior estádio do continente na época da sua inauguração, e como palco de grandes acontecimentos que fizeram parte da história do país. Hoje, com a onda privatista que atingiu o Maracanã (doado a iniciativa privada por 30 anos), é imperioso que nosso estádio seja modernizado e tenha sua capacidade restituída para os 40 mil pagantes de “antigamente”. Como já coloquei em outras mensagens, com SJ ampliado nosso “poder de fogo” aumentará consideravelmente, inclusive favorecendo programa de sócio torcedor e outras ações.

  8. Estádio Vasco da Gama, popular “São Januário”: Uma espinha na garganta das elites desde 1927. Casaca!

  9. NOSSA CASA!!!!!

    CONSTRUÍDA COM NOSSO SUOR!!!!

    NOSSO ORGULHO!!!!!

    NINGUÉM PODE TIRAR!!!!!!

    NINGUÉM PODE ROUBAR!!!!!

    PARABÉNS, SÃO JANUÁRIO!!!!!

  10. Agora a midia irá puxar o saco do Botafogo. O filosofo René , vulgo Inspetor , está toda hora na Globo. Filosofa sem parar. O melhor ataque é do Botafogo , time que mais bonito joga , etc e tal. A mídia está passando o maximo de informações sobre o Vasco para o René ganhar da gente de qualquer forma. A ordem é mapear o nosso time anulando nossas principais jogadas e jogadores. O Botafogo virou o queridinho da mídia rubronegra e lgbt e afins.

  11. Sobre seu comentário abaixo, amigo Augusto, mando o link de uma pesquisa minuciosa publicada no NETVASCO apenas para ser fiel aos fatos:

    Augusto Aristides de Ataide
    22/04/2015 0h33

    “Foi no SÃO JANUÁRIO que o Presidente Getúlio Vargas promulgou a CLT (…)”

    ———————————————————————–

    Segue a reportagem completa:

    Ao contrário do que se acredita, CLT não foi promulgada em São Januário
    Terça-feira, 30/04/2013 – 00:01

    Ao contrário do que até mesmo o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro divulga em seu site, a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ocorrida em 1943 e que completa 70 anos em 2013, não aconteceu no Estádio de São Januário.

    Essa conclusão decorre do fato de que, em 1º de maio de 1943, dia da promulgação da CLT, o Presidente da República Getúlio Vargas não esteve no estádio vascaíno.

    Naquele ano, a solenidade oficial do Dia do Trabalho aconteceu na Esplanada do Castelo, no centro do Rio de Janeiro, próximo ao prédio do Ministério do Trabalho, de cuja tribuna (situada no 3º andar) Getúlio Vargas discursou.

    Além dessa solenidade, Vargas compareceu a somente mais um evento público no dia 1º de maio de 1943: a inauguração de um restaurante
    popular na Av. Suburbana, atual Av. Dom Hélder Câmara.

    Alguns dos principais jornais da época, como o Jornal do Brasil, o Correio da Manhã, o Diário Carioca e A Noite documentaram abundantemente ambas as solenidades, e não mencionam em nenhum momento a presença de Getúlio Vargas em São Januário.

    Um vídeo que circula no Youtube de um pronunciamento de Vargas em São Januário, supostamente feito em 1943, foi, na verdade, gravado em 1º de maio de 1945; a transcrição do discurso pode ser facilmente encontrada nos jornais da época. Talvez resida nessa confusão a origem do equívoco que perdurou por tantos anos e induziu ao erro até mesmo os historiadores da Justiça do Trabalho.

    Dois estudos publicados recentemente analisaram as comemorações oficiais do Dia do Trabalho durante a Era Vargas:

    1. “Getúlio Vargas, São Januário e o 1º de Maio”, de Maurício Drumond, publicado no blog História(s) do Sport.

    2. ““Trabalhadores do Brasil!”: as comemorações do Primeiro de Maio em tempos de Estado Novo varguista”, de Isabel Bilhão, publicado na Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, nº 62, p. 71-92 – 2011.

    Com base nesses trabalhos e nos jornais da época, é possível construir uma cronologia das solenidades de 1º de maio que contaram com a presença de Getúlio Vargas e os locais onde se realizaram, a partir do que conclui-se que o “Chefe da Nação” só compareceu a São Januário nos
    anos de 1940, 1941, 1945, 1951 e 1952:

    (O período até 1937 não é coberto pelos estudos citados acima.)

    1938 – Não houve eventos oficiais com participação popular. Numa solenidade no Palácio Guanabara, Getúlio Vargas assinou o decreto-lei que previa a criação do salário mínimo.

    1939 – Esplanada do Castelo, próximo ao Ministério do Trabalho

    1940 – Estádio de São Januário – Getúlio Vargas assina o decreto que cria o salário mínimo.

    1941 – Estádio de São Januário – Getúlio Vargas institui a Justiça do Trabalho.

    1942 – Estádio de São Januário – Sem a presença de Getúlio Vargas, que sofre um acidente de carro quando se encaminhava de Petrópolis ao Rio de Janeiro para a solenidade no estádio.

    1943 – Esplanada do Castelo, próximo ao Ministério do Trabalho – Nesta data foi sancionada a Consolidação das Leis do Trabalho; não está claro, no entanto, se o ato aconteceu durante a solenidade.

    1944 – Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

    1945 – Estádio de São Januário – Há um registro em vídeo dessa solenidade, legendado erroneamente com a data de 1943 (o conteúdo do discurso, cuja transcrição foi reproduzida pelos jornais da época, torna possível fixar a data do vídeo em 1º de maio de 1945):

    (De 1946 a 1950, Getúlio Vargas não está na presidência, voltando a ocupá-la em 1951. Mesmo com a inauguração do Maracanã, em 1950, Vargas seguiu utilizando São Januário.)

    1951 – Estádio de São Januário – Há registro em vídeo dessa solenidade:

    1952 – Estádio de São Januário

    1953 – Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ)

    1954 – Sem registro

    (Getúlio Vargas se suicida em 24 de agosto de 1954.)

    Fonte: NETVASCO

    http://www.netvasco.com.br/n/127201/ao-contrario-do-que-se-acredita-clt-nao-foi-promulgada-em-sao-januario

  12. Saudades das festas juninas da minha infância e dos inesquecíveis carnavais da minha juventude.

    Parabéns.

  13. Estádio majestoso, respira-se história, construído pela determinação dos vascaínos, desde essa época lutando contra tudo e contra todos, SJ extensão de minha casa, acredito que de todos os vascaínos, estádio lendário, muito orgulho!

  14. colocaram no site OFICIAL DO VASCO vende de ingressos no caio martins
    porém no site do botafogo avisa que é venda só para botafoguenses

    ou seja, mais uma vez nós aqui de NITERÓI/SÃO GONÇALO ficamos
    sem ingressos, depois vcs reclamam que a torcida não foi em bom número!!!

  15. Alexandre Mesquita :

    22/04/2015 16h 02

    Realmente, reconheço que acabei me equivocando, afinal já faz muitos anos que é do meu conhecimento quanto ao esse fato que ele havia promulgado o CLT no Palanque de SÃO JANUÁRIO, e aliás foi a nossa ORIGEM onde desde o nosso SURGIMENTO quando o nosso esporte principal e que deu a origem no nome do nosso clube e´que me acabaram me fazendo tornar em VASCAÍNO lá atrás em 1970, as perseguições da AMEA, a nossa CARTA RESPOSTA do dia 07 de Abril de 1924 e a ocnstrução do nosso CALDEIRÃO de SÃO JANUÁRIO com doações dos VASCAÍNOS de toda a Cidade do Rio de Janeiro, o EXPRESSO da VITÓRIA, a DULCE ROSALINA, e o nosso saudoso ELY MENDES !

    Não tinha o conhecimento dessa pequena confusão, mas OK !; sem problemas, e te AGRADEÇO pela sua OBSERVAÇÃO e nos colhimentos e as pesquisas atualizados que corrigem essa falha e mais uma vez agradeço pela sua paciencia, atenção, já que estamos no mesmo lado, e torcemos e somos APAIXONADOS pela CRUZ de MALTA !

    O nosso CALDEIRÃO de SÃO JANUÁRIO para o nosso ORGULHO ainda preservam os traços ARQUITETONICOS e é um SÍMBOLO VIVO da CIDADE do RIO de JANEIRO com o mesmo REQUINTE e o CHARME da CAPITAL FEDERAL da RÉPÚBLICA dos ESTADOS UNIDOS do BRASIL, nos remetem ao um PASSADO GLORIOSO da CIDADE do RIO de JANEIRO, CAPITAL FEDERAL e tinham também DUAS COMPETIÇÕES DISTINTAS ( TAÇA GUANABARA NOME do DISTRITO FEDERAL da GUANABARA) e o Campeonato do Estado do Rio de Janeiro, o futebol do Rio de Janeiro na de´cada de 70 exercia um GRANDE e MAJESTOSO CHARME por todo o PAÍS !

    どうもありがとう! ( Doumo ARIGATO !) , MUITO OBRIGADO !, ALEXANDRE MESQUITA !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *