Notícias
13

Pesquisa emblemática

A Pesquisa da vez: Distrito Federal (nascidos e imigrantes)

Mapa - Torcidas - DF
Há cerca de um ano, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan-DF) terminou um robusto mapeamento sobre o perfil de seus moradores, no âmbito da 3ª PDAD (Pesquisa Distrital por Amostra Domiciliar). Uma das informações presentes era a configuração de torcidas da capital, algo extremamente valioso por conta da escassez de informações do gênero.

À época, o Blog Teoria dos Jogos chegou a publicar algumas parciais. Posteriormente, o mapeamento do Instituto GPP se mostrou mais próximo à realidade, já que a Codeplan-DF parecia concentrar respondentes excessivamente não-consumidores de futebol. De todo modo, os números acabaram parecidos, com a PDAD tendo a vantagem de oferecer cruzamentos inexistente em pesquisas sem o seu escopo.

É o caso do exposto hoje. No dia em que o Flamengo retorna a Brasília em um espetacular Estádio Nacional lotado, apresentamos o perfil das torcidas de capital divididas entre os “nascidos no DF” e os “imigrantes”.

Qualquer cidade do Brasil poderia refutar a significância de um levantamento do gênero, pois as grandes ondas migratórias se passaram há décadas. Não é o caso de Brasília. Com uma população estimada em 2,7 milhões de habitantes, a sede do governo federal possui, ainda hoje, 1,4 milhão de pessoas que vieram de outros estados (51% do total). Como se fosse outra Brasília inserida nos limites distritais.

Importante: os números não contemplam o “Nenhum”, ou seja, indicam a configuração entre as torcidas, e não em meio à população total. Razão pela qual todos os percentuais aparecem majorados.

Em meio aos 49% de brasilienses natos (chamados “Naturais do DF”), as maiores torcidas são: Flamengo (52,8%), Vasco (12,2%), São Paulo (7,6%), Corinthians (7%), Botafogo (5,9%), Fluminense (4,8%), Palmeiras (3,8%), Cruzeiro (1,8%) e Santos (1,2%). Atlético-MG, Grêmio e Internacional não atingem 1% da torcida.

Já entre os 51% de imigrantes que integram a sociedade brasiliense, o ordenamento se altera: Flamengo (42,9%), Vasco (12,1%), Corinthians (7,6%), Botafogo e Fluminense (6,3%), São Paulo (5,7%), Palmeiras (4,7%), Cruzeiro (4,6%), Atlético-MG (2,7%), clubes do Norte/Nordeste (1,8%), Santos (1,5%) e Grêmio (1,3%). O Inter fica abaixo de 1%.

Eis um comparativo tão inédito quanto fantástico. O confronto dos dados dá a ideia de como clubes de Minas Gerais, Nordeste e Sul se fazem presentes justamente por conta da existência de populações que deixaram para trás seus estados em busca de uma vida melhor no Planalto Central. E mais: a chegada de imigrantes (especialmente cruzeirenses e atleticanos) se mostra predatória sobre a torcida do Flamengo. Tanto que a maior torcida do Brasil se verifica em escala dez pontos percentuais superior entre brasilienses natos.

Tendo eles relevância, é de suma importância que se isolem os imigrantes, analisando seu perfil de torcidas em separado. As conclusões surpreendem pelas contradições entre a origem dos cidadãos e seus clubes do coração. Possivelmente consequência natural de um processo de inserção às características da sociedade local.

Norte/Nordeste

Os residentes no Distrito Federal oriundos dos estados do Norte/Nordeste são 795,9 mil, representando 56,0% do total de imigrantes. Mas clubes destas regiões atraem a preferência de apenas 2,6% deles. A imensa maioria de nordestinos e nortistas torce para times do Rio (75,6%) – destaque para Flamengo (50,5%) e Vasco (13,4%), seguidos de Botafogo (6,1%) e Fluminense (5,6%). Os imigrantes que apoiam clubes de São Paulo são 19,3%, pontuando Corinthians (7,5%), São Paulo (5,7%) e Palmeiras (4,8%). Mineiros, gaúchos e clubes de outros estados somam 2,5%.

Goiás

Já os nascidos em Goiás somam 184,8 mil e representam 13% dos imigrantes. Mas Goiás, Vila Nova e Atlético-GO atraem meros 3,5% da preferência dos torcedores. A maioria entre os goianos radicados no DF é Flamengo (44,9%), seguida do Vasco (13,0%), Corinthians (7,8%) e Botafogo (7,4%).

Minas Gerais

Um número expressivo de 254,1 mil mineiros se mudou para o DF, o que representa 17,9% do total de imigrantes. É entre eles que temos a maior surpresa: são majoritariamente flamenguistas (27,7%), seguidos de cruzeirenses (22,7%), atleticanos (12,9%) e vascaínos (8,6%). Do universo total de imigrantes – ou seja, somando os de outros estados, Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG totalizam 7,4% das preferências.

Rio de Janeiro

Cariocas e fluminenses estão presentes em Brasília na escala de 4,7% do total – o que representa 66,9 mil imigrantes. Entre eles, lógico, prevalecem flamenguistas (47,4%), seguidos de vascaínos (17,1%), tricolores (15,3%) e botafoguenses (12,4%).

São Paulo

Embora haja apenas 50,8 mil imigrantes paulistas (3,6% do total), seus clubes concentram a predileção de 19,5% do universo total de imigrantes – número apenas inferior ao dos cariocas (67,6%). Entre aqueles que vieram de São Paulo, predominam corintianos (28,3%), são paulinos (20,7%), palmeirenses (12,7%) e santistas (8,9%). Mas acreditem: flamenguistas representam 17% deles, suficientes para suplantarem o Verdão e o Peixe.

Rio Grande do Sul

Imigrantes gaúchos são 20,2 mil no DF – ou 1,4% do total. Grêmio (40,7%) e Internacional (34,3%) monopolizam as atenções, embora não se perceba a famosa”blindagem” verificada no estado de origem, pois outras dez grandes agremiações atraem 23% das preferências. Destaque para os flamenguistas (9,8%).

Demais estados

Capixabas – presentas na tabela como “Restante Sudeste” – são flamenguistas (47%), vascaínos (17%) tricolores e botafoguenses (9% cada), números próximos à configuração dos cariocas. No combo Paraná + Santa Catarina (“Restante Sul”), 24,5% são flamenguistas, 10,3% corintianos, 8,9% vascaínos e 6,9% palmeirenses. Por fim, entre os egressos dos dois Mato Grossos “(Restante Centro Oeste”), também predominam torcedores do Flamengo (27,7%). Corinthians (13,0%), Vasco (11,9%) e São Paulo (9,7%) completam o ranking.

O Blog Teoria dos Jogos agradece a contribuição de Daniel Endebo.

Um grande abraço e saudações!

Fonte: Blog Teoria dos Jogos – Exceto o titulo

______

Comentário do Casaca!

A referida pesquisa traz um reflexo das preferências clubísticas dos mais variados estados e regiões do Brasil.

Levando-se em conta os brasilienses e as migrações de outros estados para o Distrito Federal, vê-se claramente que São Paulo, Corínthians e Palmeiras estão um degrau abaixo do Vasco em se tratando da preferência clubística nacional.

Embora o estado de São Paulo conte com uma população aproximada de 40 milhões de habitantes contra apenas 16 milhões do Rio de Janeiro, os paulistas só conseguem manter supremacia no próprio estado e no Paraná, em relação aos cariocas.

Nos demais estados do país, desconsiderando-se os clubes locais, a preferência do torcedor é por clubes do Rio de Janeiro.

Com uma absurda, desmedida, parcial e forçosa mídia parcial em favor do Flamengo, e particularmente contra o Vasco, como é notório, desde o Rio de Janeiro, há uma diferença considerável do rubro-negro em relação ao Vasco, mas Corínthians, São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Santos, brigam em outro patamar.

A preferência nacional é por Vasco e Flamengo, o grande clássico do país é Vasco e Flamengo e a desigualdade midiática em favor do Flamengo e, repetindo, contra o Vasco, desequilibram algo que a história dos dois clubes deveria desequilibrar em favor do Vasco, caso fosse contada como devido e não pelas óticas e visões da mentira que é o Flamengo, clube de origem racista, elitista e disfarçadamente popular.

De qualquer forma, fica claro, fazendo um espelho do país, a partir do Distrito Federal, que o Vasco, mesmo com tanta mídia contra, possui maior número de adeptos que qualquer clube paulista, todos num patamar inferior ao nosso.

A luta do bem contra o mal continuará, mas o bem não é o exposto nas páginas de jornais rubro-negros, e sim na vida real. O clube sem preconceitos, com estádio construído pelo povo, luta pela inclusão e ascensão social, colégio e formação de atletas, bicampeão sul-americano, único do estado a disputar um campeonato mundial reconhecido pela FIFA e dono do maior estádio particular deste estado reflete o bem.

O dono do “poleiro” da Gávea, cedido pelo governo, notoriamente auxiliado por arbitragens escandalosas nas mais variadas conquistas, ou por incríveis coincidências na hora de ser rebaixado, carregado no colo pela imprensa e protegido por ela, é a essência do que não deveria servir de exemplo para ninguém que se diz cidadão ou homem de bem. Fomentador do racismo e do preconceito em sua história, fingidamente clube do povo é o mau exemplo dado ao povo brasileiro do “roubado é mais gostoso”, o retrato de que a burla as regras do jogo vale à pena, vale troféus e conquistas, mesmo quando a própria Justiça freia algum escárnio.

Faça-se frente ao sistema (rubro-negro na essência), pois a fantasia criada por ele é tão falsa como o é o retrato pintado do Vasco por representantes descarados do mais queridinho da mídia.

Casaca!

 

13 comentários sobre “Pesquisa emblemática

  1. Por coincidência meu filho mais velho encontra-se em Macapá nesta semana.
    Há diversas dificuldades para as transmissões de jogos locais, sejam Tv a cabo ou satélite. Essa dificuldade “obriga” um bar cobrar 70 reais para que vocÊ assista ao jogo e se ficar fora do estabelecimento te cobram 35 reais. Segundo ele, a cidade é Vasco x Flamengo, mas a TV Globo só transmite para a praça jogos de paulistas.
    Os torcedores locais organizam “lotadas” de barcos para Belém, onde podem assistir aos jogos nos bares e restaurantes locais.
    É a paixão pelo futebol Carioca, que ainda predomina, fruto dos tempos de rádio Nacional e Tupi desde os anos 30. Se nós não reagirmos, em breve os clubes cariocas serão reginais, sobrando apenas o mais ladrão do Brasil, queridinho do quarto poder.
    E deixo aqui minha sugestão aos amigos do Casaca, claro que com a devida autorização da FFERJ: no próximo ano, Maracanã e Engenhão estarão fechados até o fim das Olimpíadas, então porque não jogarmos nessas praças, divulgando o futuro plano de sócios e plantando mais e mais o coração vascaínos pelo Brasil afora.
    O Resende não jogou com o Vasco em Manaus pela Copa do Brasil? Então, por que não jogarmos com o América em Cuiabá, ou Palmas, contra o Volta Redonda em João Pessoa, contra a Portuguesa em Caçador (SC)?
    Vamos fazer o caminho de volta, no início o povão nos seguiam, agora está na hora de seguirmos o povão, “todo artista está onde o povo está”, VAMOS “DESELITIZAR” O FUTEBOL NOVAMENTE!!!

  2. Já disse que o Vasco é a reserva moral deste país, enquanto a globo existir como representante da elite podre, o Brasil será este puteiro, mui bem representado na figura do PMDB, partido este que está no poder desde a redemocratização em 1988.

    o timinho da globo é o espelho do que é globo e seus bilionários donos, até as novelas o povão não aguenta mais estórias sobre putas, cafetões, e só coisas do baixo meretrício, onde a audiência,só cai. graças a deus!!!

    quanto a torcida muito me entristece ir no maracanã versão pocket show como é este odebrechtão, como o Nóbrega bem rotula, e ver que apenas 22 mil vascaínos vão lá empurrar o time. porra, antes SJ era longe, difícil acesso, perigoso, não tem estacionamento, gasta muito com 2 ou mais conduções e etc.. e quando vai pro maracanã não conseguimos encher nem o nosso lado….

    o Vasco perdeu torcida? o VAsco é um time verdadeiramente popular e pagar 20 reias de meia entrada tá dificil? a torcida tá envergonhada perante os outros rivais cariocas mesmo vencendo todos eles e só perdendo 01 vez em jogos oficiais este ano, num jogo da chuva???? a torcida é euricofóbica adoradora da flaglobo?

    que está havendo? só prestigia no bom momento e liga o foda-se no momento ruim???? cadê os 40 mil do jogo contra o joinville, PELO MENOS???????

    sinceramente esta foto acima retrata o maracanã já maquiado, antes tinha geral, cadeiras e arquiba, esta era minha época e os vascaínos lotavam aquela porra, desde que veio o circo da globo mandando em tudo em 1998 começamos a perder a guerrra da comunicação com a torcida do Vasco, é hora urgente de o Vasco PRODUZIR MIDIA E VOLTAR A SE COMUNICAR COM SUA TORCIDA, QUE ESTA MERDA DE CONTRATO DOS VASCAÍNOS DE MERDA DA ERA BANANA ACABE LOGO E O SITE OFICIAL DO CLUBE SEJA O CANAL DE INTERAÇÃO COM A TORCIDA, INCLUSIVE NAS MIDIAS SOCIAIS.

  3. Uma sugestão simples, mas que fará muita diferença. A cruz que serve de símbolo do CRVG não é “de Malta”. Trata-se de símbolo da Ordem de Cristo, sucessores dos Templários, os quais se estabeleceram em Potugal e participaram decisivamente dos “descobrimentos”. É esse Cruz específica que os fundadores tinham em mente, embora a tenham denominado de modo equivocado. Logo, que seja estatutariamente estabelecido que é a “Cruz de Cristo”. Num país majoritariamente cristão, quantos torcedores a mais teremos se sempre nos referirmos à Cruz de Cristo? É certo que toda cruz (de Malta, etc) é Cruz, mas penso ser útil deixar bem clara essa ligação inequívoca com as raízes desse símbolo. Qual cristão se sentiria confortável em torcer contra o time da Cruz de Cristo?

  4. “…visões da mentira que é o Flamengo, clube de origem racista, elitista e disfarçadamente popular.”

    Mais um exemplo: A MENTIROSA MÍDIA dos infernos insistir numa lavagem cerebral que o Molambo é hexacampeão brasileiro. Mesmo a Justiça já tendo julgado e decidido o Sport como verdadeiro campeão de 1987. Mesmo a CBF tendo homologado o título ao Sport. Mesmo assim a grande mídia diz que o que vale é a decisão da torcida (ou seja, da própria mídia). Esses podres profissionais disfarçados de torcedores-jornalistas, DESRESPEITAM ATÉ UMA DECISÃO JUDICIAL para defenderem suas politicagens.

    Por tudo isso tenho uma opinião imutável de que o Vasco deveria usar um marketing gigante a fim de convergir a verdade da história para a sua origem que é o Vasco da Gama.

    Os melhores artistas do Brasil são vascaínos e não são devidamente utilizados pelo Vasco. A mídia anti Vasco os usa negativamente contra nós ou simplesmente os anula.

    Temos que virar esse jogo. Imaginem a repercussão de um marketing direcionado a uma causa específica, como por exemplo: Construirmos a Melhor Academia de Esportes das Américas. Financeiramente abaixo de poucos clubes da Europa. Tudo motivado com as presenças de Roberto Carlos, Renato Aragão, Fátima Bernardes e uma infinidades de personalidades vascaínas. Não seria apenas uma questão de ser mais fácil para levantar a quantia, mas de mostrar ao Brasil a cara do verdadeiro clube popular. Também não se trata de desmerecer a credibilidade desta administração, mas é inegável que uma campanha com tais artistas revolucionaria a torcida do Vasco.

    Não me refiro nem de longe a esmolar uma mariola desses artistas, numa cotinha dos seus espetáculos ou coisa parecida. Falo em algo com começo, meio e fim. Metas preestabelecidas com maquetes, valores, tempo, participação… Convidá-los à viver o Vasco. Fazerem músicas para homenagear o clube, criarem música para a torcida cantar nas arquibancadas, gravarem o hino do Vasco, tardes de autógrafos, bate-papo online com sorteados… É infinito o que o marketing pode conseguir de grandioso!

    O Vasco quando ergueu SJ não pensou pequeno, ao contrário. se um Atlético do Paraná tem estádio com teto retrátil, o Vasco tem que ter (e melhor). Academia de Esportes “completa”. Museu semelhante ao do Barcelona…

    Todo Gigante anda com cautela, mas seus passos são sempre Grandiosos.

  5. O Vasco da Gama tem torcida no Brasil todo,deve jogar muitos jogos em vários lugares do Brasil,principalmente na Região Norte,Nordeste e Centro Oeste que a torcida do Vasco da Gama é Gigante!

  6. Contra tudo e contra todos, a torcida do Vasco massacrada pela mídia crápula, com uma propaganda que procura desmoralizar o clube de todo o jeito ainda dá um banho nos outros clubes.

    Quase o triplo da torcida do Fluminense, que não para de minguar. E vamos chegar logo,logo, ao quíntuplo.

    Mesmo roubados escandalosamente como sempre vamos, partir para cima do Flamengo no domingo.

    Vamos com tudo.

  7. Aqui em Brasília a torcida do Vasco é muuuito grande. Apenas duas torcidas tem condições de lotar estádio aqui e uma delas é a do Vascão. O clube tem que aproveitar melhor isso.

  8. Colocar torcidas como a do Atlético Mineiro, Cruzeiro e Grêmio praticamente empatadas em tamanho com a do Vasco é simplesmente um ABSURDO!!

  9. Fui morar em Brasília no início de 2007. Logo no dia 21/03, houve Gama X Vasco pela Copa do Brasil no velho Mané Garrincha. Foi uma alegria poder rever o Vasco na cidade, logo após ter me mudado. O momento era histórico: faltavam 2 gols para que Romário chegasse aos 1.000, e havia a expectativa de que isso ocorresse na Capital Federal. Foi uma loucura. As 6 faixas do do Eixo Monumental ficaram paradas, lotadas de carros. Poucas vezes vi uma mobilização assim.
    Brasília tem um ótimo potencial de consumo, a maior renda per capita do país e muitos torcedores apaixonados pelo Vasco. O Clube está certo em levar alguns eventos para essa e outras praças, em suas ações de marketing. Temos uma torcida nacional, o que não ocorre com outros clubes como os de São Paulo.

  10. Embora essa pesquisa seja forjada, pois, indica que mais de 50% dos torcedores natos de Brasília, sejam flamenguistas, realmente a preferência, em qualquer lugar desse país, é pelo futebol carioca.

  11. Prezados

    O problema é o seguinte, ….o que está se fazendo por parte da Diretoria sobre os roubos constante dos árbitros…o que se está fazendo, pergunto novamente…até quando….os outros reclamam e vem logo uma explicação ou satisfação da Comissão da arbitragem… e o Vasco até quando ficaremos calados e sendo chicoteados….

    VAMOS PENSAR EM UMA ARENA NOVA PARA S. JANUÁRIO…!!!!

    Saudações Vascaínas

  12. Eu sempre afirmei e vou AFIRMAR CATEGORICAMENTE: A TORCIDA VASCAÍNA sempre foi e é A SEGUNDA MAIOR TORCIDA PRESENTE em todo o Brasil Continente!

    Isso que ele divulgaram não passam de uma (DIS) torcida nítida em favor da mulambada, e até mesmo na Região Sul do Brasil a TORCIDA VASCAÍNA é NÍTIDO e PRESENTE e esse FENOMENO e a MULTIPLICAÇÃO não para por aí! Essa pesquisa fajuta só focaram na cidade de Brasília, eles não abrangem por exemplo o interior dos Estados Brasileiros onde a NOSSA TORCIDA e´BEM NUMEROSA, PREDOMINANTE e PRESENTE!
    Eles (os paulistas) embora sem admitirem isso, sentem-se INCOMODADOS com o NOSSO CRESCIMENTO dentro do seu PRÓPRIO ESTADO NATURAL que é dentro de São Paulo seja na sua Capital e pelo Interior dos Estado há sim VASCAÍNOS em qualquer cidades do interior paulista (Sabem que essas cidades do interior são verdadeiras Metropóles) eis a RAZÃO do DESESPERO!

  13. Sabemos bem o tamanho de nossa torcida e quanto mascaram esses números, mas me sinto envergonhado de ver, as vésperas do clássico a insignificante participação dos torcedores do Vasco na compra dos ingressos.
    Pela informação que tive de um amigo hoje, que trabalha no consórcio, menos de 5 mil foram vendidos para a torcida do Vasco.
    Lamentável, mas como sempre, eu voy estar lá pra fazer a minha parte e dar mais um passo.
    Pc Guedes

    +++++++++++++++++++++++++++++++++

    Guedes

    Não deixe de considerar que, no parceiro Maracanã, para jogos com mando do Flamengo, eles pagam 15 pratas e a torcida do Vasco 60 pratas.

    Abraço
    João

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *