Notícias
15

Conheça o Centro de Inteligência e Análise do Vasco, que é referência nacional

 

Centro de Inteligência e Análise do Vasco. O nome é novidade para praticamente todos os torcedores, mas em São Januário é uma realidade desde o início desta temporada. Elogiado pelo técnico Jorginho, que considera o trabalho “de excelência”, o “CIA Vasco” tem participado até mesmo da busca por reforços do clube para o ano que vem.

Basicamente, o objetivo do departamento é analisar taticamente como as equipes e os respectivos adversários do sub-13 ao profissional do Cruz-Maltino jogam. Uma análise profunda, como explicou o analista tático Pedro Monteiro, que está no clube desde o início desta temporada.

– Trabalhamos em cima de comportamento do Vasco, tática e padrão, e não de números frios e vazios. Bem diferente do que a maioria faz. Temos nossas avaliações que criamos, nada vindo de fora, nada pré-estabelecido. Não fazemos bola roubada, perdida, etc. A informação é muito mais de como o Vasco joga e como os adversários jogam. O objetivo é fornecer informação para todos, desde a comissão técnica até a diretoria – disse ao LANCE!.

O CIA Vasco dispõe de uma sala em São Januário e, segundo Pedro, tem os mais modernos equipamentos de trabalho. Justamente por isso, vem sendo fundamental na busca por reforços. Todos os atletas pensados pela diretoria são analisados detalhadamente antes de dar continuidade à negociação.

– Temos mais de 200 critérios para avaliar um jogador. Com bola, sem bola. O que ele produz no jogo? O que ele faz? Todas as ações determinantes nós pegamos. A partir daí identificamos as características positivas que nos interessam e negativas do que não vamos querer. Observamos no mundo inteiro. Quando identificamos um perfil que se encaixaria, pegamos o nome e levamos para o treinador a para a direção – explicou Pedro Monteiro.

E não são apenas os jogos que têm grande acompanhamento. O CIA Vasco também assiste e filma todos os treinos. No início do ano, chegaram a usar um drone para filmar as atividades em São Januário, mas depois mudaram de ideia, já que o estádio permite uma visão “de cima”.

Somente o CIA Vasco e o departamento médico, além de Jorginho e sua comissão particular, sobreviveram após a reformulação que o departamento de futebol passou depois que o rebaixamento à Série B foi confirmado.

JORGINHO RASGA ELOGIOS: ‘TRABALHO DE EXCELÊNCIA’

O técnico Jorginho é um grande admirador do trabalho do CIA Vasco. Perguntado sobre o departamento, ele fez questão de rasgar elogios e reforçar a importância do setor para o time ao longo desta temporada:

– É um trabalho muito importante, tanto do Pedro (Monteiro) quanto do Sandro (Gomes) e do Cleber (dos Santos), que na realidade já tem muita experiência de campo. Trabalhou na base do Flamengo e do Audax como treinador. Temos contato direto com eles. O Cleber fica na beira do campo analisando o time adversário e tira as informações sobre eles. Tudo isso é o trabalho da análise de desempenho. E eles também observam quem está se destacando, mapeiam tudo. O análise de desempenho não é mais aquela parte do clube onde pega vídeo do adversário só para ir lá e ver melhores momentos. O trabalho é de excelência e contribuiu muito para nós.

Jorginho também admitiu que tem se reunido no CIA Vasco para analisar possíveis reforços para 2016, mas não quis revelar nenhum nome estudado.

– Tenho me reunido com o Pedro, pedi para observar alguns atletas. Todo esse material ele vai passar pra mim e eu vou analisar – disse o treinador.

ENTENDA O QUE É O CIA VASCO

Conceito: A ideia do Centro de Inteligência e Análise do Vasco é estudar e observar todos os detalhes de jogos e treinos do Cruz-Maltino, dos adversários e até de possíveis reforços.

Métodos: O CIA Vasco tem uma sala em São Januário equipada com computadores e softwares de última geração, segundo o analista tático Pedro Monteiro. No total, são nove profissionais que assistem a todos os jogos e treinos da base e do profissional e depois passam as informações para a comissão técnica.

Divisão: Quatro analistas táticos cuidam exclusivamente do elenco profissional. São eles: Pedro Monteiro, Alberto Tenan, Cleber dos Santos e Sandro Gomes. Outros cinco profissionais ficam responsáveis pelas categorias de base, já que o CIA Vasco atende também o sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20.

Reportagem escrita por João Matheus Ferreira para a edição impressa do Jornal Lance de 21 de dezembro de 2015.

15 comentários sobre “Conheça o Centro de Inteligência e Análise do Vasco, que é referência nacional

  1. De vanguarda, sem duvida excelente para a nossa estrutura. Mas sem time não adianta muito. Tem que manter os que deram certo, tipo Nene, e contratar um lateral esquerdo, dois atacantes, e mais um meia pra ajudar Nene.

  2. Tudo muito bom, tudo muito legal… Mas quem dá as cartas no jogo é a “arbitragem”. Num país corrupto como o Brasil, todo o resto é secundário. É importante, não restam dúvidas e por favor não me interpretem mal, mas é absolutamente secundário. Vale é quem ganha.

  3. Sérgio, uma dúvida que a tem a ver com o sócio torcedor, se puder me esclarecer, agradeço:

    Meu pai é sócio geral desde 2009, sempre pagou tudo em dia, descontado no cartão de crédito, tudo certinho, ontem ele me relatou que tem uns 2 ou 3 meses que não vem a cobrança no cartão de crédito, eu disse a ele que deve ser pela mudança no programa, saída da empresa, expliquei a ele, falei com ele para ligar para o clube, mas ele disse que ia esperar para ver se chegariam os boletos com vencimento dia 30, conforme comunicado do clube.

    Será que a empresa anterior sumiu com uns cadastros para sacanear o clube, inclusive com o do meu pai ou é isso mesmo??
    _____
    independentemente de qualquer erro que possa ter havido por parte da Microtag é importante seu pai entrar em contato com o clube explicando o problema para que o resolvam naquele setor.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  4. Missão para o CIA do Vasco: encontrar no mercado mundial um atacante goleador de nome, incontestável, cujo contrato tenha acabado e passar o nome para o departamento de marketing bolar um projeto para que esse jogador se pague com venda de camisas e produtos afins com seu nome, algo parecido com o que fariam pro Ronaldinho Gaúcho!!!!

  5. Uma outra comissão de Inteligência de Negócio que deveria ser criada no clube para ficar agregada a comissão Técnica, sem contudo fazer parte dela, pois deve fazer parte os quadros do CRVG, seria uma equipe de treinamento de jogadas de bola parada. Digo ensaios em escanteios ou até mesmo em cobranças de falta.
    A bola que parte parada deve sempre ser um fator surpresa a nosso favor, equipes com grandes resultados utilizam-se delas com constância e precisão.
    Lembremo-nos que Doriva fez isso com sucesso, a ponto da imprensa dizer e contar os gol de bola parada do Vasco, como se fosse proibido ou não valesse, aquela tentativa de desmerecer de sempre. Só que, conforme as jogadas foram sendo estudadas pelos outros clubes, os gols foram rareando.
    O ensaio de jogadas é muito comum no basquete e no vôlei e dão muito resultados, vejamos uma questão interessante: o Madson é um jogador com muita força de arremesso lateral e no ano que se encerra foi muito comum ele querer jogar a bola para dentro da área de forma aleatória, nunca dando resultado prático, fora que bola de lateral corta impedimento, então porque não treinar isso?
    Ter uma equipe somente para isso, seria um avanço na questão de estudar e bolar jogadas que já existam ou outras que possam aproveitar os pontos fortes da equipe, fora que jogadores são profissionais que devem treinar em escala maior do que costumam fazer, então a ideia seria colocar o time na mão dessa equipe por umas duas ou três horas todos os dias de treinamento.

  6. “Investiga-se” também a vida particular do atleta? Tem como armazenar os dados em sigilo? Há blindagem bem feita sobre o que se apurou ou que se apura ainda? Ou limita-se apenas ao aspecto técnico? Há um coordenador geral? Quem tem acesso aos dados – somente o Departamento de Futebol além do presidente e o vice de futebol?
    Compreende-se que há um pioneirismo importante nisso mas que é preciso cercar-se de muitos cuidados.

    Parabéns ao Vasco por mais uma iniciativa importante.

  7. Onde estavam esses analistas, que não impediram a vinda do Dagoberto, que não joga futebol há anos, do Seymour, que nem para a reserva serve, do Jorge Henrique, cujos deslocamentos se processam à base da perna curta?
    ____
    Opções são dadas pelo setor, mas não é ele quem define as contratações.

    Sérgio frias

  8. Ei! Fora do assunto Cia Vasco.

    O empresário de Nenê não pode ficar falando como ele falou que Nenê é jogador de Série A e não de Série B, tendo contrato de mais um ano com um clube de Série A, mas que está na Série B.

    Quando Nenê e seu empresário aceitaram vir pro Vasco eles sabiam a difícil situação do clube e mesmo assim fizeram contrato até 2016.

    Se Nenê tivesse ido mal e nenhum clube estivesse de olho nele, estaria querendo fazer valer seu contrato para garantir seus salários no ano que vem…

  9. O CIA Vasco , Centro de Inteligência e Análise do Vasco estaria em condições de analisar e descobrir os canalhas que estão atrás dos 14 pontos roubados do Vasco? Nome por nome, instituição por instituição? E que tal descobrir quem está bloqueando verdadeiramente o não cumprimento a lei e do regulamente que tiram os pontos e rebaixam os clubes que não a cumpriram. A lei é clara e não deixa dúvidas portanto ela por si mesma não é a culpada.

    Se estiver na esfera política e todos caírem no inadmissível “deixa para lá” porque os envolvidos são poderosos, aí é que os milhões de vascaínos vão se indignar para valer.

  10. Uma maravilha!
    Parabéns ao Eterno Presidente Eurico Miranda!
    Parabéns a toda Diretoria do Vasco da Gama!

  11. A iniciativa é válida, mas falhou grosseiramente no profissional ao não alertar a diretoria para a devastação dos meses Celso Roth. Esse foi um dos principais culpados pela derrocada que nos levou a segundona. Se derem liberdade de trabalho e seguirem o que eles dizem é mais uma novidade que o Vasco trás a profissionalização do futebol brasileiro como tantas que o Vasco proporcionou. Afinal o futebol é popular por causa da democratização que o Vasco produziu no futebol.

    1. Sérgio, o único e principal culpado pelo Vasco ter sido arremessado para a 2ª divisão chama-se arbitragem. Fomos tungados em 14 pontos por ela, sem ganhar nenhum ponto por ação da mesma.

      E por pior que possa ter sido a campanha sob o comando de Celso Roth, o Doriva teve desempenho pior na média de pontos, mas ninguém questiona ele ter sido mantido após a conquista do Carioca.

      Treinador ir mal e ser demitido faz parte do futebol. O que não faz parte do futebol , nem é normal, é um clube ser tão prejudicado como o Vasco foi. E é isso que deve ser combatido.

      Saudações Vascaínas !

      Rodrigo Alonso

  12. Atenção! Atenção! O Goiás JÁ acionou o STJD para o cumprimento da lei que TIRA OS PONTOS ( NOVA RECLASSIFICAÇÃO) E REBAIXA OS CLUBES QUE NÃO A CUMPRIRAM!!!

    INTERESSA AO VASCO TAMBÉM.

    ACOMPANHAR ISSO EM MINÚCIAS PORQUE NO BRASIL ESTÁ COMPLICADO OBEDECER LEIS E VER OS QUE NÃO A CUMPRIRAM SEREM OS BENEFICIADOS. SERÁ QUE VIRAMOS UM PAÍS SÉRIO? SERÁ QUE O STJD ESTÁ SÉRIO E CUMPRIDOR DE SEU DEVER?

    VASCAÍNOS A POSTOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *