AdversáriosNotícias
28

Não deu liga !

 

A dois dias de seu início, a Copa Sul-Minas-Rio sofreu mais um baque. A CBF vetou a realização do torneio em 2016. Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, a entidade resolveu que apenas os jogos marcados até o dia 30 de janeiro poderão ser realizados, desde que em caráter amistoso e dentro do período de pré-temporada estipulado pelo calendário oficial da CBF. O documento convoca os membros do grupo para discutir a inclusão do torneio no calendário da entidade em 2017 “sem nenhuma infringência às leis, regulamentos e estatutos”. Em resposta à resolução da CBF, a Liga reforçou que não vai alterar sua programação.

– A resolução da CBF em nada altera o ritmo da organização dos jogos desta quarta e quinta. A Primeira Liga continuará firme na defesa de seus direitos, sobretudo porque temos a exata consciência de que não estamos fazendo nada de ilegal e que todas as leis nacionais aplicáveis foram por nós respeitadas – diz a nota oficial da Liga.

Na tarde desta segunda, o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, esteve na sede da CBF para pressionar a entidade por uma posição mais firme contra a realização do torneio. Flamengo e Fluminense se filiaram à Liga à revelia da federação. Desde o início da criação do grupo, a Ferj se posicionou contrária à realização do campeonato. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, reforçou o caráter amistoso do torneio e diz que as equipes manterão a programação.

– Eles podem vetar como competição. Só se for assim. Eles podem vetar a competição, mas não podem vetar um jogo amistoso. Nós vamos disputar em caráter amistoso e vamos jogar todos os jogos. Pode preparar a escala, que já na quinta tem jogo – afirmou o dirigente gremista.

O GloboEsporte.com tentou o contato com o presidente do Cruzeiro e da Primeira Liga, Gilvan Tavares, mas a assessoria de imprensa do clube mineiro informou que o dirigente só deve falar na noite desta segunda, na festa de lançamento do Campeonato Mineiro. A Raposa ainda reiterou que “vai manter a programação oficial e viaja normalmente para Criciúma, onde joga dia 27, com o Criciúma, até porque a nota da CBF não proíbe jogos antes do dia 30”. Alencar da Silveira Júnior, um dos presidentes do América-MG, também declarou que vai manter a programação.

– Não sei o porquê dessa resolução da CBF, porque o presidente, anteriormente, daria todo o apoio para a gente. É um grupo de clubes que só está no pensamento de realizar uma competição que vai virar um torneio oficial. O América-MG mantém a programação inicial para o jogo com o Figueirense, a princípio – afirmou.

Ameaça de punição

Na nota divulgada nesta segunda, a CBF lembra que realizou uma Assembleia Extraordinária em outubro e aprovou a Primeira Liga, desde que “cumpridas e respeitadas todas as normas e exigências que compõem o ordenamento jurídico desportivo”. O documento ainda considera que há “obstáculos intransponíveis de ordem técnica e das normas constantes do ordenamento jurídico desportivo estadual, nacional e internacional, para que a competição seja realizada no ano de 2016”.

Pela Lei Pelé, a Liga poderia se manter independente e ser realizada. O parágrafo 5º do artigo 20 da legislação diz que “é vedada qualquer intervenção das entidades de administração do desporto nas ligas que se mantiverem independentes”. No entanto, com o posicionamento da CBF, os clubes filiados à Primeira Liga poderiam sofrer punições das entidades superiores, como as federações estaduais, a própria CBF e a Fifa. A possibilidade já havia sido cogitada pela Ferj, mas o diretor jurídico da Liga, Eduardo Carlezzo, questionou a argumentação da Federação.

Veja a nota na íntegra:

O Presidente e a Diretoria da Confederação Brasileira de Futebol, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

i) CONSIDERANDO a realização, no dia 27/10/2015, de Assembleia Geral Extraordinária da CBF, que, por deliberação unânime das filiadas presentes, não se opôs à filiação e vinculação da Liga à CBF, nem à inclusão de sua competição no calendário oficial do futebol brasileiro, “desde que cumpridas e respeitadas todas as normas e exigências que compõem o ordenamento jurídico desportivo, compreendendo inclusive os Estatutos da FIFA, CONMEBOL, CBF e Federações” e “desde que integralmente cumpridas as exigências e requisitos contidos no Regulamento Geral das Competições da CBF, em especial o calendário anual do futebol brasileiro, assim como os Estatutos da CBF e das Federações”;

ii) CONSIDERANDO os obstáculos intransponíveis de ordem técnica e das normas constantes do ordenamento jurídico desportivo estadual, nacional e internacional, para que a competição seja realizada no ano de 2016, como a não observância do prazo regulamentar para que clubes e atletas disputem partidas, a impossibilidade legal de que uma partida seja válida por duas competições distintas, além da observância de critérios técnicos de participação, bem como o respeito ao Estatuto do Torcedor;

iii) CONSIDERANDO o interesse da CBF em harmonizar e democratizar o futebol brasileiro, pondo fim aos entraves, conflitos e antagonismos que acabaram se verificando entre os múltiplos atores de nosso futebol, visando a um relacionamento saudável entre todos eles;

iv) CONSIDERANDO o empenho da CBF em promover competições rentáveis e de altíssimo valor agregado, nos moldes da bem sucedida Copa do Nordeste, que é hoje reconhecida nacionalmente e gera recursos diversos aos clubes que a disputam.

RESOLVEM

1- Convocar todos os protagonistas envolvidos na Copa Sul-Minas-Rio, a fim de deliberar a realização da competição no calendário oficial do futebol brasileiro, a partir do ano de 2017, sem nenhuma infringência às leis, regulamentos e estatutos.

2 – Não aprovar a solicitação para realização de qualquer competição não inserida no Calendário Nacional no ano de 2016, em vista das considerações acima apresentadas.

3 – Admitir a realização de jogos amistosos até o dia 30 de janeiro, dentro do período de pré-temporada, já com a anuência das Federações e em respeito às determinações do Estatuto do Torcedor.

4- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no site da CBF, ficando revogadas, a partir de sua vigência, quaisquer disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2016.

Antônio Carlos Nunes de Lima

Presidente em exercício

Fonte: GloboEsporte.com (exceto título)

Título: Casaca!

——————————————————

Comentário do Casaca:

E a Liga pirata afundou.

28 comentários sobre “Não deu liga !

  1. Não LIGA NÃO!
    NÃO deu liga, e ainda vai permanecer desligado por um bom tempo, essa liga fio-dental ainda está enmanharado!

    E vai permanecer congelado e arquivado na gaveta por um período indeterminado porque não é a BUNDESLIGA LIGA ESPANHOLA, PREMIER LEAGUE e muito menos são filiados à CHAMPIONS LEAGUE!

  2. Só choro pra mulambentos e florminenses, Liga nem a pau Juvenal! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. E ainda debocham das leis, dos regulamentos e das resoluções dentro da legalidade.

    É assim que sempre fizeram e pretendem continuar.

    Mas parece que há uma luz no fim do túnel. A mobilização em torno da seriedade e respeito pelo torcedor parece que está querendo se impor.

    As safadezas parecem que estão com os seus dias contados.

    Parabéns Cel Nunes e o pessoal da CBF que peitou esses pilantras.

  4. Amigos Casaquistas, eu vejo essa situação de outra forma, primeiramente não vejo com bons olhos a proximidade do Vasco com a FERJ da forma que está sendo feita, com o nosso Presidente sentado na cadeira do Rubens Lopes que sabemos não ser uma pessoa confiável………Segundo, quem perde com isso é o futebol Carioca que fica sem representatividade e sem força com esse racha de mulambada e flor juntos e botafogo e Vasco do outro lado………Eu gostaria que o Vasco estivesse junto na formação de uma liga com o Eurico na direção de tudo…….Essa seria a minha vontade.

    1. Carlos, apesar de acharmos que é importante um futebol carioca forte, nossa prioridade é o Vasco. E se Urubu e tricolores preferiram rachar com a Federação, é problema deles.

      Sabemos que só fizeram isso pois o campeão em 2015 foi o Vasco. Em 2012 quando o clube da série C foi campeão, não se falou em Liga. Em 2014, quando o freguês da Gávea nos venceu roubado, também não se cogitou uma Liga.

      Bastou vencermos, pro Carioca não prestar e a Liga ter que sair a qualquer custo. E sem o Vasco.

      Se um dia surgir uma Liga, ela terá que ter o Vasco como um dos representantes e líderes. Sempre foi assim e sempre será.

      Saudações Vascaínas !

      Rodrigo Alonso

      1. É isso aí, Rodrigo. Para alguns, o bom são os 4 grandes unidos (e o Vasco ser roubado todo ano) “pelo bem do futebol carioca”.
        Provavelmente, o Magno deve ser leitor do Renato M Prado, deve achar que aquilo na final do Carioca de 2014 foi “erro” do bandeirinha e deve achar que o Estadual de 1998 “não valeu” pelos W.Os de Fla e Flu.

        1. Caro André, escrevi com educação considerando os meus pensamentos por isso o mínimo que considero é ter uma conversa educada da forma que o Sr.Rodrigo Alonso me respondeu e eu o agradeço por isso, vejo muita raiva e deboche no seu comentário por nada… Enfim… SV

  5. O Delfim, gato mestre, o mesmo bandido que armou na parte técnica e de arbitragem a queda do Vasco, para facilitar as coisas para o interesse do grupo é o que coordena e dá respaldo para os que desejam a desordem, desunião e o desrespeito no futebol brasileiro.

  6. Olha a mutreta e a tapeação em curso.

    Jogam pela Liga com a fantasia de amistoso.

    Os radialistas e a TV tentarão passa aos ouvintes que o jogo é pela Liga mas que só vai ser oficializada depois por isso estamos chamando os jogos de amistosos…
    Em outras palavras, continuam nos fazendo de otários e palhaços. Será que isso não tem fim. Será que os torcedores não reagem com a determinação devida? Isso é briga da Globo com os outros gigantes da comunicação. A televisão está indo para o espaço só sobrando o futebol que ainda rende dinheiro e audiência. Tem tigres quase com o mesmo poder da Globo querendo se intrometer.
    Há desespero e os rumos disso ainda não podemos antever.

  7. Eu espero que não dê certo, mas ainda prefiro esperar. A última notícia que tenho é que o Atlético Paranaense já desembarcou em Volta Redonda agora a pouco. Será que a CBF tomará as devidas providências ?? Só acredito vendo!!!!

  8. Independente da resistência da Federação e do apoio da mídia, o treco dá toda pinta de fiasco. Os “dirigentes modernos” e os jornaleiros se acham; pensam que vão inventar a roda. O pouco que rolar será fracasso de público e de crítica. Eles vão dizer que a culpa é da Federação mas é resultado da improvisação, amadorismo e aventura deles mesmos.

  9. Fora deste assunto da Liga Sul-Minas-Rio, o jogo entre Bangu e Botafogo saiu de Moça Bonita para São Januário, sendo, então, mais um jogo exibido em nosso estádio, ou seja, mais televisão e mídia para as placas de publicidade e a torcida de outro grande clube carioca frequentando o nosso estádio, com maior exposição das placas internas e externas em dois dias num único final de semana.

    Mais recursos de marketing.

  10. ATÉ QUANDO VOU TER QUE PRESENCIAR ESTE VERME DESTE DIRIGENTE DO FLUMINENSE OFENDER O MEU VASCO. JÁ FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO ME APRESENTO AQUI NESTE ESPAÇO, MAS HOJE, APÓS ASSISTIR AO DEPOIMENTO DESTE VERME NESTA NEFASTA TV QUE É A ESPN, FIQUEI INCONFORMADO… JÁ PASSOU DEFINITIVAMENTE DA HORA DOS DIRIGENTES (E EU FAÇO QUESTÃO DE DIZER DIRIGENTES, PORQUE SEI DO ESTADO DE SAÚDE DO NOSSO COMANDANTE) DO MEU CLUBE REAGIREM CONTRA ESTE VERME, BEM COMO CONTRA ESTA ESPN, QUE TEM QUE SER TERMINANTEMENTE PROIBIDA DE ENTRAR EM SÃO JANUÁRIO. CHEGA PORRA, ESTOU DE SACO CHEIO DE ATURAR ESTES VAGABUNDOS. GOSTARIA DE RECEBER ALGUMA RESPOSTA DE ALGUÉM DE DIREITO, QUE COMO EU POSSUI SANGUE NAS VEIAS COMO VERDADEIRO VASCAÍNO.

    1. Madeira, todos os vascaínos (pelo menos aqueles que colocam o clube acima de qualquer diferença política) ficam revoltados quando o Vasco é atacado, principalmente quando a origem do ataque vem de clubes menores (como é o caso do FluminenC) ou da imprensa mulamba.

      Mas acredito que atitudes violentas não resolvem nada. Pelo contrário, só causam mais problemas. A nossa resposta será sempre no site, no programa da rádio e na esfera esportiva e jurídica quando necessário.

      Não mencionei dentro de campo pois o clube da série C, e virgem das Américas, é um freguês fiel e nunca nos decepciona.

      Saudações Vascaínas !

      Rodrigo Alonso

  11. Flamengo e Fluminense querem mandar no futebol com maracutaias e desobediência às leis e regulamentos. Pode? Então pode tudo po@@rra. Virou zorra? Vamos ver o comportamento da imprensa que está sendo igualzinho ao que foi avisado aqui. São canalhas que vivem à base de propinas também? Eles comunicam: “Sabe como é que é meus caros idiotas. É jogo da Liga dizendo que é amistoso pra depois ficar sendo jogo da liga e ficar por isso mesmo.

    Estamos na época das corrupções e safadezas e ninguém consegue livrar o país disso.

    Querem ficar milionários com a Saúde. Empresas multinacionais bilionárias em ação no país e saúde pública abaixo de zero. Na Educação é a mesma coisa e no futebol é essa lambança e avidez para se tornarem milionários o mais rápido possível de qualquer maneira.
    Sofremos sem como nos defender ” Y la nave se va”…

  12. Jogos amistosos com os times de Santa Catarina, do Vice da CBF que gosta de encontrar com os árbitros no vestiário, é o que eles merecem mesmo.

  13. Esses tricoletes são umas bichinhas mm, no carioca do ano passado eles foram assaltados contra o urubu e o Fred COne sai de campo expulso cuspindo marinhos contra o vasco que jogava ao mm tempo contra o friburguense que mm sendo prejudicado virou vilão, e pra quem não lembra em 2013 o urubu fez a treta no caso lusa e a opinião pública teleguiada pela mídia acusaram os frescolores.
    liga não!!!

  14. Realmente assistir a Globo já é um nojo, porém esta ESPN está ultrapassando todos os limites de tolerância.
    DESLIGA e .

    1. “A dois dias de seu início, a Copa Sul-Minas-Rio sofreu mais um baque. A CBF vetou a realização do torneio em 2016. Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, a entidade resolveu que apenas os jogos marcados até o dia 30 de janeiro poderão ser realizados, desde que em caráter amistoso e dentro do período de pré-temporada estipulado pelo calendário oficial da CBF.” Fonte: Globo Esporte

      A TV pode passar os amistosos e dar o nome que quiser: Copa do Recalque, Torneio Engana Trouxa, Taça Pirata etc…

      Só que existe uma grande diferença entre disputar uma série de amistosos e efetivamente ser criada uma liga. Mas acho que você, como bom vascaíno que sempre se mantém informado, já sabia.

      Exatamente por isso, também sabe que fere o estatuto do torcedor, a criação de ligas por convite, quando o correto é por critério técnico.

      Então, uma liga em 2016 sem o Vasco, atual campeão estadual, só poderia ser tratada como foi: pirata e fajuta. E por isso mesmo, afundou.

      De qualquer forma, agradecemos a postagem e continue visitando o Casaca! em busca da verdade.

      Teremos prazer em tirar as dúvidas daqueles que eventualmente não souberam entender as notícias.

      Saudações Vascaínas !

      Rodrigo Alonso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *