Notícias
0

Relembre as 11 conquistas da Taça Guanabara pelo Vasco

Brito ergue o troféu da Taça Guanabara de 1965

Em 1965, Vasco bateu o Botafogo de Garrincha para conquistar a 1ª edição da Taça Guanabara

A Taça Guanabara foi criada em 1965 para apontar o representante carioca na Taça Brasil, competição cujo campeão ganhava o direito de disputar a Libertadores. Até 1971, a Taça GB não fazia parte do Estadual, e era disputada como um torneio à parte. Nesta primeira edição, Vasco e Botafogo – que contava com Garrincha – se enfrentaram na última rodada com chances de título. O Gigante da Colina ganhou por 2 a 0, gols de Oldair e Paulistinha (contra), e se sagrou o primeiro campeão da Taça Guanabara. Não há nenhum registro conhecido de vídeo da partida.

Em 1976, Vasco derrotou o Urubu nos pênaltis e conquistou sua 2ª Taça Guanabara

Em 1976, Vasco e Flamengo terminaram o primeiro turno do Estadual empatados em pontos e tiveram que fazer um jogo extra para decidir o título do turno e da Taça Guanabara. Após um empate por 1 a 1 no tempo normal (gol de Roberto Dinamite, de pênalti), o Vasco derrotou o rival por 5 a 4 nos pênaltis e conquistou sua 2ª Taça GB, pondo fim a um jejum de 11 anos.

O Vasco tinha em seu elenco Abel, que desperdiçou sua cobrança, além de Gaúcho, que mandou a bola para as redes, a exemplo do que fez Dinamite. Pelo Flamengo, Júnior converteu sua cobrança, enquanto Zico perdeu.

Em 1977, Dinamite fez 2 no Botafogo e o Vasco levantou sua 3ª Taça GB

Em 1977, o Vasco derrotou o Botafogo por 2 a 0 na última rodada do primeiro turno e levantou sua 3ª Taça Guanabara, chegando também ao bicampeonato (1976-1977). Os dois gols foram assinalados por Roberto Dinamite.

Em 1986, Romário fez 2 no Urubu e o Vasco levou sua 4ª Taça Guanabara

Última rodada do primeiro turno do Estadual de 1986. Empatados em pontos, Vasco e Flamengo se enfrentam diante de 120 mil pessoas no Maracanã. O jovem Romário balança as redes duas vezes e o Vasco leva a 4ª Taça Guanabara de sua história, encerrando um jejum de nove anos.

Em 1987, empate contra o Urubu deu ao Vasco seu 5º título da Taça Guanabara

O Vasco nem precisou vencer o Flamengo na última rodada do primeiro turno do Estadual de 1987 para ficar com a 5ª Taça Guanabara de sua história. O empate sem gols deixou o Gigante da Colina fora do alcance de seus rivais e garantiu o bicampeonato (1986-1987).

O elenco vascaíno contava com jogadores como Acácio, Donato, Mazinho, Dunga, Geovani, Tita, Roberto Dinamite e Romário, e era treinado por Joel Santana.

Em 1990, goleada no Campo Grande e tropeços de Botafogo e Urubu deram ao Vasco sua 6ª Taça GB

A 6ª Taça Guanabara da história do Vasco veio por antecipação. Na penúltima rodada do primeiro turno, o Gigante da Colina – então campeão brasileiro e se preparando para a Libertadores – goleou o Campo Grande por 6 a 0 e foi beneficiado pelos tropeços do Botafogo diante do Itaperuna (0 a 0) e do Flamengo diante do Bangu (2 a 1) para ficar com o título.

O vídeo abaixo é do jogo da última rodada, em que o Vasco, já campeão, derrotou o Bangu por 1 a 0 numa grande festa em São Januário.

Em 1992, empate com o Urubu em São Januário valeu ao Vasco sua 7ª Taça Guanabara

Com o Maracanã fechado para obras, São Januário sediou os principais jogos do Estadual de 1992. Na última rodada do primeiro turno, o Vasco, dois pontos à frente do Flamengo, liderado por Roberto Dinamite e contando com o jovem Edmundo, só precisou do empate (1 a 1, gol de Carlos Alberto Dias) para levantar sua 7ª Taça Guanabara.

Em 1994, Vasco goleou o Fluminense com show de Dener e Valdir e levantou sua 8ª Taça GB

A Taça Guanabara de 1994 não fez parte do Campeonato Estadual. Foi um troféu à parte disputado entre os dois clubes de melhor campanha na primeira fase da competição, Vasco e Fluminense. Com um show de Dener, que morreria dias depois, e Valdir, autor de dois gols, o Vasco goleou o rival por 4 a 1 e conquistou a 8ª Taça Guanabara de sua história.

Em 1998, empate contra o Urubu deu ao Vasco, no ano de seu centenário, sua 9ª Taça GB

Dois pontos à frente do Flamengo, o Vasco chegou à última rodada do primeiro turno precisando apenas do empate para conquistar a 9º Taça Guanabara de sua história. O placar de 0 a 0 permitiu ao Gigante da Colina levantar o primeiro troféu do ano de seu centenário.

Em 2000, chocolate de 5 a 1 no Urubu em plena Páscoa garantiu ao Vasco sua 10ª Taça Guanabara

A missão do Flamengo era inglória: precisava vencer o Vasco no campo e, dois dias depois, conquistar no tapetão os pontos do empate contra o Cabo Frio. Já ao Gigante da Colina, bastava o empate para acabar com qualquer dúvida sobre o título que já havia garantido se fossem considerados apenas os resultados obtidos dentro de campo.

Certo de que o caneco já era do Vasco, o então vice-presidente Eurico Miranda mandou distribuir aos torcedores cruz-maltinos, antes da partida, numa referência à Páscoa, milhares de ovos de chocolate, que anteciparam o que ocorreu no campo: um verdadeiro “chocolate” vascaíno. A impiedosa e inesquecível goleada de 5 a 1, de virada, mostrou quem, de fato, mandava no futebol carioca. Foram três gols de Romário – que deixara a Gávea quatro meses antes -, um de Felipe e um de Pedrinho.

Em 2003, empate contra o Urubu e tropeço do Americano deram ao Vasco sua 11ª Taça GB

A Taça Guanabara de 2003 foi decidida de forma curiosa. No sábado de Carnaval, o Vasco empatou com o Flamengo por 1 a 1 no Maracanã (gol de Wellington Monteiro), recebeu a 11ª Taça Guanabara de sua história e deu a volta olímpica. Porém, ainda não havia sido campeão matematicamente. Isso porque quatro dias depois, na Quarta-feira de Cinzas, o Americano enfrentaria o Friburguense e, se goleasse por 8 ou mais gols de diferença, tiraria o troféu do Vasco. Mas essa partida terminou 0 a 0 e o Gigante da Colina pôde comemorar o título.

Fonte: NETVASCO (texto), Youtube (vídeo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *