Futebol
29

Jorginho exalta entrega dos jogadores na vitória contra o Oeste

Jorginho durante a vitória contra o Oeste – Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

No Complexo Esportivo de São Januário, o Vasco conquistou mais uma vitória no Campeonato Brasileiro da série B. A vitória no último minuto contra o Oeste trouxe tranquilidade para o time comandado pelo técnico Jorginho e fez o Gigante reassumir a liderança. Após a partida deste sábado (10/09), o comandante cruzmaltino conversou com os jornalistas na sala de imprensa.

– Tenho certeza que todo o crédito é para os atletas. Eles entenderam o momento. Fizemos uma semana de trabalho espetacular e o jogo premiou isto. Eles se doaram muito, não estavam satisfeitos com o que vinha acontecendo, se cobram sempre. O Oeste é uma equipe que joga, mas deixa jogar. Dá oportunidade de penetração e a gente precisava matar o jogo logo. Acabou que tomamos o empate. A entrada do Madson foi importante, melhorou o time. A equipe lutou até o final e eles estão de parabéns. O principal era voltar a vencer – disse o técnico.

O treinador iniciou a partida com uma formação diferente, usando o estreante no time titular Junior Dutra no setor ofensivo. Éderson e Jorge Henrique completaram o setor. Durante a partida, Jorginho substituiu o trio ofensivo, porém, sem deixar que as características do ataque vascaíno mudassem.

– O que pretendíamos era ter a velocidade, principalmente eles jogando com três zagueiros. Nós colocamos estes três homens ali e o Nenê pressionando a defesa. Conseguimos sair na frente do placar. Era natural que o Dutra sentiria o cansaço, primeiro jogo dele como titular. Também tive que mudar os outros dois. A única oportunidade para manter esta velocidade era colocar jogadores que tinham estas características. Conhecendo os atletas que temos na mão, conseguimos ser muito felizes com a entrada do Madson e o Pikachu nas penetrações – comentou Jorginho.

O jovem Douglas Luiz, de 18 anos, foi mais uma vez um dos destaques no jogo. Com excelentes desarmes e bom toque de bola, o meio-campista mostrou personalidade e conseguiu sua primeira vitória como titular do Vasco. O técnico do Gigante da Colina exaltou outra boa atuação do volante.

– O Douglas Luiz entrou no time muito bem, com muita personalidade, com jogadas em velocidade e toque de bola. Até na bola que ele tropeçou, deu para ver a vontade dele. Queria que ele soubesse que estávamos felizes com as atuações dele, por isso conversei com o Douglas antes do jogo, até porque não havíamos vencido com ele. E hoje teve outra grande partida e nos ajudou na vitória – completou o treinador.

Texto: Thiago Moreira

Fonte: Site do CR Vasco da Gama

29 comentários sobre “Jorginho exalta entrega dos jogadores na vitória contra o Oeste

  1. Foi importante ganhar mas foi um sufoco desnecessário. Houve erro de arbitragem no governo, e no pênalti sobre o pikachu. Mas entendo que o jorginho continua errando demais . Sinceramente, não entendi o Junior dutra, entendi menos ainda a entrada do eder Luís. Temos ainda um lateral esquerdo nulo. De bom além da vitória, tivemostrando mais uma boa atuação do Douglas e a melhora do nené, achei o nené com muito mais mobilidade.
    Porém os erros grosseiros de escalição e armação são evidentes
    Sds

  2. Respeito demais a figura do Jorginho,acho até que sua identificação com Vasco hoje é inegável,agora o momento dele no comando do time do Vasco é terrível,espero que seja uma fase ruim,ou quem sabe o peso de estar dirigindo uma equipe do tamanho e da grandeza do Vasco,jamais teve tanto tempo para trabalhar como vem tendo no Vasco.Acredito que essas oscilações passa pela inexperiência na função,somado a queda de rendimento de alguns jogadores.Valeu pela vitória,agora esse Vasco,nao e nem de longe o Vasco que deveria e tem obrigação de tornar esses jogos da série b mais fáceis.Segundo Jorginho,o Vasco foi premiado pela semana boa de trabalho,o que vimos foi uma defesa totalmente desprotegida,o time com três atacantes o que não quer dizer,que o time será mais ofensivo,sem jogadas pelos lado.Julio César,nao marca,nao apóia,nao temos jogadas pelo lado esquerdo,Jorge Henrique fica que nem um louco,correndo pra frente e pra trás,sem função,so se desgasta e mais uma lesão muscular,porque corre e se desgasta desnecessariamente.Jorginho teve a oportunidade de corrigir o erro quando Jorge Henrique se machucou,deveria ter colocado um volante ali e ter equilibrado a equipe,aquela altura o Vasco já vencia a partida.Tivemos uma semana para treinar,segundo o próprio Jorginho uma semana ótima de treinamento,so que não se refletiu em campo,o que vimos foram os mesmos problemas,time não se movimenta,espacado,deixa o adversário jogar com enorme facilidade,so joga por um lado do campo e as substituições na minha opinião totalmente equivocadas.Estaremos juntos como sempre,apoiando,participando,contribuindo e também cobrando,esperamos mais desse time do Vasco e de seu treinador.Jorginho a quem respeito, atravessa um momento difícil a frente do time,mas enquanto for treinador do Vasco,tera meu apoio e minha torcida para que as coisas possam dar certo.

    1. Leandro a vitoria do nosso Vascao foi importantissima , pois dar um pouco de tranquilidade, mas vc tem razao e nao podemos fugir dos fatos:
      1-Nao concordei com a entrada do Dutra no lugar de Marcelo Mattos, todos os jogos do Vasco e semre uma formacao nova e jogadores novos, perguntem ao Matheus Vital, Evander(este ja comecam a falar que nao decolou, como podem falar isto se este jogador nao tem sequencia.,Wiiliam, Caio Monteiro,entre outros. O Jorginho e um queimador de jogadores da base, chega a ser covarde, me desculpem a franqueza.
      2- Dutra deveria ter entrado no lugar de Jorge Henrique puro e simplesmente, este jogador que o respeito nao esta criando nada no ataque, apenas tem um funcao ajudar a marcacao do lado esquerdo da equipe .
      3- Em alguns momentos da partida um jogador do Oeste recebia a bola em frente da zaga , e la vinha os zagueiros para dar combate coisa que seria primeiro para o cabeca de area. E se o zagueiro falha comeca a reclamacao com os zagueiros, precisa de outros zagueiros e assim vai.
      4- Mil perdao a todos que possam discordar de mim Jorginho esta me irritando com com sua teimosia e falta conhecimento tatico,
      5-Apesar de tudo no primeiro tempo conseguimos marcar dois gols, a boa noticia neste jogo Nene nao ficou parado de ponta direita esperando a bola , e cavando faltas , foi mais participativo no jogo.
      6- No segundo tempo com a saida do Jorge achei que Jorginho iria corrigi seu erro tatico, novamente me enganei , a salada tatica apenas estava comecando, Sai Jorge e entra Eder Luis apesar de estarmos ganhando a partida, mas ca comigo Dutra se mexia e aparecia de meia atacante deixando Eder e Ederson na frente.
      7- Mas uma vez ele completa a salada tatica , tira o Dutra possivelmente por cansaco e coloca THales. Jorginho tem a capacidade horrivel de estragar um jogo , afinal nao jogavamos com um fixo na area ele decidiu tirrar o cara se movimentava e colocou Thales entre os zagueiros. Com isto o Oeste passaou a dominar mais ainda o meio de campo do Vasco.
      8-Jorginho deve esta causando desconforto em alguns jogadores do Vasco, pois se sacou Madson para por Pikachu de lateral e por que nao estava satisfeito com o desempenho do Madson, e qual o motivo que tira o Ederson e colocaca o Madson e avanca o Pikachu , e quanto os jogadores como Fellype Gabriel que entrou depois de 8 meses na fugueira em um jogo e nunca mais voltou atuar, qual a razao de ele nao ter entrado? ele preferiu adiantar o Pikachu, por que nao colocou o Marcelo Mattos (Oh sim ja estava empatado o jogo e nao seria apropriado colocar o cabeca de area)
      9- Desculpem -me mas esta e minha opiniao me enganei com Jorginho e fraco tecnicamente e taticamente , escala mal e substitui mal.nao tem visao de jogo, perdemos partidas para ultimos colocados gracas ao Jorginho.
      10-Pergunta que nao quero me calar Andrey serve para selecao mas nao para o Jorginho.
      11- Para encerrar iremos contra o Goias com os mesmo erros taticos com 3 atacantes. No caso do Vasco so tem uma solucao que gostaria que nao acontecesse, mas e inevitavel o caminho do Jorginho esta tracado e RUA, ganhamos de uma equipe fraca que toca bem , so isto. Contra outros times menos audacioso que este poderemos levar fumo, mas no fundo do coracao quero esta muito enganado e que o Vasco possa vencer e convencer e calar minha boca.

      1. Écio concordo com você e torço para que o final do Jorginho não seja esse,pois inegavelmente é um homem de bem e que se identificou com o Vasco,prefiro acreditar e torço para que ele reveja seus conceitos.Forte abraço meu amigo,mesmo não concordando e chateados com as atuações do time,vamos seguir apoiando e esperar que as coisas melhorem.Saudacoes Vascaínas!

        1. Caro Leandro vou deixar claro uma coisa para todos aqui , nada e pessoal apenas profissional no meu ponto de vista. Reconheco que e um cara trabalhador , responsavel e honesto e isso conta para o Dr. Eurico Miranda, mas nao e suficiente precisamos de vitorias e convicentes.

  3. TODOS ESTÃO de PARABÉNS!; pela VITÓRIA que veio no FINZINHO da partida, foi um PREMIO, UMA RECOMPENSA para todos os jogadores que LUTARAM até o fim do jogo, acreditando sempre que a nossa VITÓRIA VIRIA a se MATERIALIZAR, porque ACIMA de TUDO, SE DOARAM, SE ENTREGARAM, DEIXARAM TUDO DENTRO do CAMPO, para que isso ACONTECESSE e ela VEIO no apagar das LUZES!

    A COMISSÃO TÉCNICA formados pela DUPLA VITORIOSA TETRACAMPEÕES do MUNDO de 1994 JORGINHO/ZINHO, VALDIR BIGODE TRICAMPEÃO ESTADUAL de 1992/93/94, PREPARADOR FÍSICO JOELTON URTIGA, ALEX EVANGELISTA GERENTE CIENTÍFICO do CAPRESS!

    É como disse o ANDREZINHO em uma entrevista: FOI UMA VITÓRIA COM A CARA do VASCO!

  4. Vitória importantíssima, inclusive considerando outros resultados da rodada(empate do Brasil e derrotas do Ceará, CRB e Londrina), que dá um gás ao nosso time.
    De novo, Jorginho errou na escalação pois Jorge Henrique não pode continuar titular e o meio de campo ficou muito sobrecarregado prejudicando a atuação do miolo de zaga.
    Thalles, mais uma vez demonstrou que é o melhor atacante que temos com um gol anulado(pelos empurrões, que se repetem a cada jogada, do Rodrigo) e a jogada que resultou no gol do Pikachu.
    Assim como Jorge Henrique(em má fase e visivelmente com problemas físicos) o Eder Luiz não dá mais(podia ter decidido o jogo em dois lances(no primeiro recebeu livre na risca da grande área e perdeu o domínio e a bola e, no segundo, finalizou mal já na pequena área).
    Infelizmente temos um técnico com medo de lançar jovens jogadores e ontem tinha um banco absolutamente incompreensível, com 2 goleiros, 2 zagueiros de área, 3 volantes, 2 centroavantes e praticamente nenhuma opção para realmente alterar alguma coisa.
    De novo uma atuação nota 8 do garoto Douglas Luiz que, lançado no fogo, se constituiu no jogador mais regular do time nos jogos em que atuou(3 últimos).
    É importante pontuar em Goiânia e vencer o Joinvile em casa(?) para embalar de novo.

  5. Jorginho tem é que rever muita coisa pois o time continua ruim. Jogou muito mal de novo, foi dominado pelo Oeste dentro de São Januário, e vencemos no abafa, na base do entusiasmo apenas, mas futebol continuamos a não ver. Se esse elenco ou time seja la como for, continuar desse modo, 2017 vai ser de preocupação com o rebaixamento de novo. Um time que tem as dificuldades que mostramos enfrentando a serie B, vai ter enormes problemas na serie A. Jogadores como Jorge Henrique, Diguinho, e Julio Cesar, por exemplo, todos com idade na faixa de 36 anos e jogando pouco, tem seus contratos renovados até o fim de 2017. Elenco é de idade media muito alta e ainda vamos aumentar para daqui a um ano? Não adianta lamentar depois da tragédia. É preciso planejar um Vasco para jogar 2017 e não jogar a série A só pra evitar rebaixamento, levando susto o tempo inteiro. E aquelas comparações feitas se baseando no estadual deste ano já não representarão muita coisa, pois o freguês Flamengo tem hoje um time muito diferente, nem a comissão técnica é mais a mesma, Flu e Botafogo a mesma coisa. O erro de SUPERESTIMAR e tão danoso quanto ao de SUBESTIMAR. Precisamos de um equilíbrio.

  6. Técnico horroroso! O Vasco jogando em casa contra o poderoso Oeste levou um sufoco danado. Eu não sei quanto foi a posse de bola no final mas ate a metade do segundo tempo estava 64% a 36% para o Oeste. Inaceitável!

    1. O esquema do Oeste do Diniz baseia-se na teoria do Guardiola, joga com 3 defensores , 4 no meio de campo e 3 no ataque, portanto quando este time tem a posse de bola 7 jogadores participam de jogadas de ataque.Porem 2 dos 3 atacantes sao meia que voltam, logo este time quando esta defendendo joga com 9 apenas um atacante fica no circulo central., mas ao pegar na bola o leque de jogadores comecam a sair para o ataque. Mas o Vasco de Jorginho facilitou a vida do Diniz ao escalar 3 atacantes e deixando apenas 3 jogadores de meio campo (Douglas que nao e cabeca de area , Andrezinho e Nene) , porem muitos nao consideram o Jorge Henrique atacante, apesar que esta mais para meia esquerda defensivo pois e um zero ofensivamente. Com isto os 4 jogadores de meio de campo do Oeste dominou o meio de campo do Vasco, resultado maior posse de bola para eles. Em momentos da partida por natureza de caracteristica Douglas saia da cabeca de area ia da o combate ao adversario e ninguem se posicionava naquele setor e varias vezes jogadores do Oeste recebiam a bola sozinhos obrigando os dos zagueiros a sair da area para da o combate. Isto e resultado de mal posicionamento e falta de um jogador de meio de campo, dando espacos aos adversarios.

  7. Esse comentário do Jorginho é uma piada de mau gosto.

    Mais uma vez o Vasco jogou muito mal e foi completamente dominado por uma equipe sem expressão.
    O time jogou marcando na defesa, sem pressionar o adversário durante todo o jogo e sem qualquer esquema tático. Um bando perdido, totalmente desorientado sem qualquer objetivo de vencer. Só o fez ao apagar das luzes mais uma vez correndo atrás do prejuízo. Ontem funcionou mas nas maiorias das vezes não é assim.
    Jorginho parece estar com seu prazo de validade no Vasco vencido uma vez que não consegue impôr ao grupo que tem nas mãos (se é que os tem nas mãos) um sistema de jogo definido. Nem o que antes era previsível acontece mais.
    Mas o Jorginho não parece ser o único responsável pelo pífio desempenho do Vasco nos últimos jogos. Afinal, como dizia o Otto Glória não se faz omeletes sem ovos. Não se pode imputar ao treinador a culpa exclusiva quando se tem nas mãos um grupo que ele tem. Éder Luiz, Jorge Henrique, Diguinho, Marcelo Matos entre outros não podem jogar no Vasco.
    Sem citar os “reforços” que vieram de muito baixo nível técnico e as “promessas” da base que parecem não vão passar mesmo disso. O Douglas, por exemplo, fez um jogo horrivel, errando passes e lançamentos e perdendo nas marcações. Salvo, e justiça seja feita, num lance que ele praticamente salvou o Vasco de levar mais um gol do poderoso Oeste, valha-me Deus!!!
    O que eu realmente espero é que a diretoria de futebol não caia no mesmo erro do ano passado e só deixe para agir quando a vaca tiver literalmente ido para o brejo. Lembrando sempre que essa segundona é a mais fraca de todas as edições e não fosse a campanha esdrúxula desse time do Vasco já poderíamos ter garantido o título por antecipação. O que não seria motivo de comemoração uma vez que o Vasco não é clube de disputar Série B. Mas garantir ao menos o título não é mais do que obrigação. Uma obrigação para se cumprir e se esquecer logo em seguida.
    Só um detalhe:
    Depois que acabar essa sofrência toda dessa agonia de segundona eu espero que tudo seja revisto no planejamento do futebol para a disputa da Série A pois com esse time que está aí seria rebaixamento previsível novamente.
    Só quero frisar que estou cobrando porque me sinto no direito e na obrigação de cobrar daqueles que eu confiei e que ainda acredito terem sido a melhor opção. Nunca me passou pela mente o contrário e tenho certeza que não me passará mas ver o Vasco nessa situação confesso beira a decepção.
    Mas ainda há tempo para se reverter toda essa angústia e conseguirmos superar toda essa dramaticidade ainda na segundona. Uma segundona que poderia ter sido sim evitada. Mas isso é outra história.
    Quero deixar claro que a minha esperança na superação desse momento ainda está de pé mas é preciso se pôr em prática tudo aquilo que aguardamos daqueles a quem confiamos.
    Um grande abraço a todos e torcendo por dias melhores.

  8. Ok. Com certeza o time se superou. Lutou incessantemente o quanto pode.
    Carece de melhorar a organização. Correr, sempre, atrás do adversário definitivamente não é a melhor opção de jogo.
    O comentarista do canal Premiere analisou corretamente: o time do Oeste moeu o time do Vasco fisicamente devido ao toque de bola. Rápido e refinado.
    Concordei plenamente.

  9. Complementando o que está sendo dito por mim e muitos aqui, ainda temos tempo pra corrigir os rumos e preparar um bom elenco, pois vejo o início da serie A 2017 como prazo pra termos um time competitivo. Pois subir evidente que subiremos esse ano, o que todo vascaino sente falta é de disputar a primeira divisão a vera, sem ter o fantasma do Z4 rondando sempre a gente. Ser campeão ou ficar no G4 pode acontecer ou não, mas queremos voltar a disputar como time grande. Temos 8 meses pra construirmos um elenco competitivo, e um tri estadual para tentar ganhar no meio desse período. Varios jogadores do atual elenco terão que estar conosco, mas precisaremos de MAIS QUALIDADE do que temos hoje.

  10. Putz 1! ” A entrada de Madson foi importante,melhorou o time” .Me poupe Jorginho.
    Putz 2! A velocidade do Éder Luis (o inócuo) não acrescenta nada.
    Putz 3!O cansaço do Dutra era esperado.O tropeço do promissor Douglas foi por cansaço por ter que desarmar por ele e pelo Andrezinho,esse sim estava cansado,aliás,muito cansado ,apesar de atuar numa faixa restrita do campo!
    Putz 3!Se iludir com essa formação,que deixa a defesa desprotegida e frágil nas bolas alçadas na nossa área vai nos levar à desclassificação na Copa do Brasil.Não custa lembrar que tomamos 3 goals contra o Santos.
    Putz 4! É verdade:eles jogaram com três zagueiros e mesmo assim moeram nosso time. Vide o comentário do colega Paulo Salles. E nós,vamos insistir em não renovar a equipe nem nosso modo de jogar?Vamos deixar equipes do porte do Oeste,Tupi,Ceará nos impor ritmo de jogo?Concordo com Hélio Seabra:inaceitável!Estamos perdendo tempo.Tempo demais!Primeira divisão em 2017 tá chegando.

  11. Primeiro,saiu uma reportagem hoje no Blog Radar da revista Veja que Flamengo vai administrar o maracanã,isso não pode acontecer,o maracanã é dos 4 grandes do RJ,Vasco tem que se juntar com o Botafogo,já que o presidente de lá tem bom relacionamento com o Eurico,e impedir isso de acontecer,o maracanã não pode ficar com o Flamengo,não podemos deixar isso acontecer e segundo,Jorginho já deu no Vasco,precisamos de um Abel Braga que ótimo técnico e sempre demonstrou carinho pelo Vasco,falar que Abel Braga é um técnico ultrapassado é burrice,ele em 2014 usou um 4-1-4-1 semelhante ao Corinthians de Tite e ainda subiu e usou jogadores como Valdívia,Willian e Rodrigo Dourado no Inter

  12. A maioria dos nossos jogadores são acima de 30 anos; na média de 34 ~ 36 anos, e esse detalhe me fez lembrar da Seleção Italiana Campeão do Mundo de 2006; onde, a maioria dos jogadores convocados pelo Técnico Marcelo Lippi já eram veteranos como o Goleiro Buffon, Zambrota, Cannavarro , Grosso, Franco Camoranesi, Andrea Pirlo, Francesco Totti, , Alessandro Del Piero e o Zagueiro Materazzi ( Cometeu o penalti que o Zidane cobrou mal e na sorte a bola bateu no travessou e ultrapassou a marca da risca, fez o gol de empate para Squadra Azzurra de cabeça com um escanteio ganho na malandragem pelo Italo/Argentino Franco Camoranesi, e no finzinho da prorrogação provocou a expulsão infantil do Zidane! ) . Em 2006 ninguém deu importancia para a Itália que chegou devagarinho sem alardes as finais e ganhou o seu QUARTO TÍTULO MUNDIAL também nos penaltis!

    A diferença que uma Copa do mundo de Seleções é uma competição de tiro curto no sistema de mata-mata, e a Série B do Campeonato Brasileiro por pontos corridos meses, mas as dificuldades são as mesmas por causa das viagens cansativas e precisam de um bom apoio logístico nessas competições, e creio que o Jorginho precisa manter a formação de 4-2-3-1, com um falso camisa 9 abrindo espaços lá na frente, ter em mente sempre um PLANO B no decorrer dos jogos, porque pintam situações imprevistas como foram as contusões do JORGE HENRIQUE e do RODRIGO ( Devido as idades se tornam comuns as contusões acontecerem durante as partidas) já que o metabolismo de um jogador de 34 a 36 anos é mais vulnerável do que os jogadores novos na faixa de 20~25 anos!

    O time do oeste ontem eles atuaram em uma formação bem ofensiva no chamado 3-4-3, o que dificultou a articulação do nosso meio de campo, e isso proporcionou um buraco no nosso meio de campo, ficando um vazio e um vácuo entre a nossa linha defensiva e ofensiva, e a VITÓRIA veio no CORAÇÃO, RAÇA, ENTREGA e a DOAÇÃO de todos os JOGADORES, que correram e LUTARAM ATÉ O FIM ACREDITANDO NAS SUAS FORÇAS!

    Precisa pensar no PLANO B, saber jogar em duas linhas de 4 homens no chamado 4-1-4-1 por exemplo ou no no manjado 4-4-2 !

  13. Num post que fala de Jorginho, treinador do Vasco, sou obrigado a revelar:
    O futebol praticado pelo time do Oeste/Audax é o meu sonho de consumo para o time do meu clube, Vasco da Gama. Futebol prático, ágil, coletivo, participativo, organizado… Carece apenas de alguns poucos jogadores de melhor técnica.
    Por que não o seu treinador para o breve futuro para o Vasco? Aposto que ele não pensaria duas vezes.
    Como já disse, o que não se arrumou até aqui não o será mais.

  14. Nosso time e muito velho. Jogadores titulares como Rodrigo, Julio Cesar, Marcelo Matos ou Diguinho ou Julio dos Santos, Andrezinho Nene, jorge Henrique, invariavelmente sao titulares, soma-se o goleiro e mais 2 ou 3 , e o time titular. Oito jogadoes acima dos 34 anos ou mais, nao ha time no mundo de primeira linha nessas condicoes e se manter no topo. Temos que rejuvenescer a equipe, esse garoto Douglas caiu muito bem. Porque nao comecar pelo menos sem o Jorge Henrique, que nao produz nada. Eder Luiz e um ex jogador em campo, nao produz absolutamente nada, e medroso, perdeu a velocidade e ainda por cima e escalado na ponta esquerda. Alem de nada fazer, ainda atrapalha. Acho que subir, vai conseguir sim, mas Copa do Brasil, so um Milagre Poderoso. Nao falo do Santos, que vai ser Muito dificil conseguir, mas nao e impossivel, mas depois disso e sonhar demais, nao temos um time com 11 titulares, quanto mais banco. Sabemos das dificuldades financeiras do clube, espero que para 2017, ja de para encorpar o grupo que e fraco, e lutara para nao cair SIM. Nao vamos tapar o sol com a peneira. O Carioca e importante Sim, mas como ficou provado ano passado, caimos, mesmo trazendo reforcos para o 2o turno, pois o time do 1o turno, ia ser a maior vergonha da historia. Caimos, com boa ajuda da Arbitragem, mas nao podemos esquecer que nao conseguimos os pontos necessarios pela fragilidade do time, empatar com SP com o adversario com 10 jogadores todo o 2o tempo, estavamos vencendo e nao conseguimos ganhar. Empatamos com a Chapecoense no Maracana, sim houveram erros gravissimos de arbitragem, mas para vencer a Chapecoense e mesmo necessario um penalti, contra o Avai, um penalti mal marcado sim contra nos, mas a bola nao entrou, venciamos e nao conseguimos manter uma vitoria sobre o poderoso Avai, que tbem caiu, perdemos para o florminen c, sem Fred, esse jogo foi decisivo, pois a simples vitoria nos dava 3 pontos, tirava 3 deles e aquele ultimo jogo deles contra o Figueirense, talvez estivesse decidindo a vida deles e nao nossa, e com certeza o resultado seria outro, ou ao menos a vaga do rebaixado seria de outro.
    Vamos voltar para o hoje, pois o passado nao podemos mudar, mas trabalhar e avaliar bem o presente para mudarmos o futuro. Continuo acreditando que em 2017 vamos voltar a ser o Vasco de Primeira em todos os sentidos. Lutar para G4 , titulo, e nao lutar contra rebaixamento, chega de vergonha e humilhacao.
    SV
    _____
    Você lembrou de um jogo no qual o Vasco foi garfado, Ricardo.

    O São Paulo foi para o segundo tempo com 10 porque seu lateral esquerdo, Matheus Reis cometeu uma falta por trás em Madson e não levou cartão, cometeu a segunda por trás no mesmo atleta, levando finalmente o amarelo e cometeu o pênalti, com os braços escancarados dentro da área, ocasião em que levou o segundo amarelo. Lembrando que o Vasco tomou naquela partida um gol aos 50 segundos de jogo e soube reagir, empatando no citado lance, aos 43.

    Na segunda etapa, com dois minutos de jogo, houve outro pênalti a favor do Vasco, desta vez não marcado. O time continuou em cima e virou o jogo com Rodrigo, meteu bola na trave, perdeu vários gols, mas no tento de empate do São Paulo houve falta clara de Ganso em Bruno Gallo na frente do árbitro, portanto o empate do São Paulo se deu num gol ilegal.

    Para vencer a Chapecoense não era necessário o pênalti claríssimo não marcado pela arbitragem a nosso favor, bastava que o árbitro não marcasse um inexistente para a equipe visitante, pois o Vasco já estava vencendo por 1 x 0, placar aliás rigorosamente igual ao construído pelo Corínthians, Campeão Brasileiro, em casa, contra a mesma equipe.

    No jogo contra o Avaí o pênalti não convertido pela equipe da casa foi apenas um dos dois lances capitais contrários ao Vasco por conta da arbitragem na partida. O outro foi um pênalti claríssimo de Nino Paraíba sobre Jorge Henrique aos 46 minutos do 1º tempo. Com a conversão do pênalti o Vasco abriria uma vantagem de 2 x 0 no primeiro tempo de jogo.

    Você citou o jogo contra o Fluminense, o único que o Vasco perdeu dos últimos 15, por sinal, como decisivo para que o Vasco caísse, o que por si só é um absurdo, uma vez que antes dele o Vasco já havia sido garfado em 12 pontos. Tratou-o como imperioso para que o Fluminense não “largasse”, mas na verdade com um empate naquele jogo, a chance de o Fluminense cair na última rodada, quando enfrentou o Figueirense, com 45 pontos e não 47 pontos, seria zero.

    Não há outro motivo para a queda do Vasco, senão as arbitragens, pelo simples fato de que o Vasco foi tungado em 14 pontos e deixou de permanecer na primeira divisão por três apenas.

    A posição na tabela que o Vasco ocuparia seria a oitava e não a décima sexta, décima quinta, caso a arbitragem não garfasse o clube em 14 pontos.

    Com 14 pontos a menos na tabela, Palmeiras, (Campeão da Copa do Brasil), Cruzeiro, Flamengo e Fluminense cairiam.

    Com 14 pontos a menos na tabela o Corínthians não seria campeão, mas sim o Atlético-MG.

    Podemos discutir com o segundo turno fantástico feito pelo Vasco, iniciada a reação na quarta rodada, considerando arbitragens justas, no qual somaria 39 pontos, dois apenas atrás do Corínthians, campeão do turno, porque o clube não chegou a uma posição melhor, considerados 16 no turno (os 13 que somou, mais os três tirados pela arbitragem).

    A discussão seria, então, por que razão o oitavo lugar e não o sétimo, sexto, quinto, quarto, etc…

    De 2015 para cá o Vasco fez vergonha durante um turno de Campeonato Brasileiro, no qual terminaria em último com 16 pontos, caso a arbitragem não nos prejudicasse.

    No Campeonato Estadual de 2015 fomos Campeões.

    Na Copa do Brasil de 2015 terminamos entre os 8.

    No Campeonato Estadual de 2016 fomos Campeões Invictos.

    Entre novembro de 2015 e junho de 2016 ficamos 7 meses invictos e batemos a nossa maior marca de invencibilidade em jogos oficiais.

    Na Copa do Brasil estávamos invictos até a partida contra o Santos em que perdemos por um placar absolutamente normal, embora tenhamos jogado muito mal. Mas estamos, de qualquer fora, nas oitavas.

    Na segundona, que temos obrigação de ganhar, lideramos de ponta a ponta.

    Em clássicos estaduais obtivemos 13 vitórias, 6 empates e 3 derrotas (uma delas em jogo amistoso).

    O Botafogo não nos vence há nove jogos e fomos fregueses deles na gestão anterior.

    O Flamengo não nos vence há nove jogos e esta é a segunda maior sequência de invencibilidade do Vasco na história do clássico.

    Eliminamos o Flamengo de campeonatos por três vezes consecutivas em confronto direto, o que jamais havia acontecido nos confrontos entre as duas equipes.

    Derrotamos o Botafogo numa decisão de campeonato após 50 anos e repetimos a dose em 2016.

    Conquistamos a Taça GB em cima do Fluminense, com o adversário precisando apenas do empate, após 12 anos sem obtê-la.

    Chegamos ao sexto título estadual invicto da história do clube, sendo o primeiro neste quesito, numa competição que chegou à sua 111ª edição, mas na qual o Vasco só participou de 94 edições.

    A última frase sua pode servir, entre 2015 e 2016, para todos os fregueses do Vasco, mas não para o clube, que mostrou força inigualável para reagir no segundo turno do ano passado de forma como nenhum outro conseguiu na história, mas freado covardemente por arbitragens danosas. Além disso, mostrou força para impedir o aumento do maior jejum de títulos da história nossa nos Campeonatos Estaduais, já no ano passado, superou a queda com um título Estadual Invicto, nos quais disputou 8 clássicos e venceu cinco, comprovando a injustiça daquele rebaixamento, onde vexatória foi a participação da arbitragem. E ainda, ratificando a referida injustiça, se manteve por 7 meses invicto, algo que quem tem menos de 70 anos jamais havia visto.

    Não é a imprensa que vai me dizer o que fez o Vasco nestes 21 meses, nem o garfo ao Vasco que vai impedir que eu olhe de frente e de cima para qualquer adversário, pelo que o Vasco realizou nesse período, comprovando sua força de reação e superação, apesar de ser empurrado para baixo e não puxado para cima por sua própria torcida. Ela permanece querendo ouvir da imprensa o sinal para tal motivação, que, evidentemente, não será dado, afinal a própria imprensa pôs o Vasco como a quarta força do estadual ano passado, já rebaixado em setembro, com pouquíssimas chances de conquistar o Estadual (imagine invicto) e prevendo grandes dificuldades para subir de divisão com o elenco do ano passado.

    Ela erra demais. Só é superada mesmo pelas arbitragens inexplicáveis contra o Vasco no Campeonato Brasileiro do ano passado.

    Mas é exatamente a mesma imprensa que olha incrédula o Flamengo sem vencer do Vasco. A mim não enganam nem influenciam.

    E sim, 2017 precisa ser bom, o Vasco luta pelo tri, disputa o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil ou a Libertadores, deve se reforçar e continuar evoluindo financeiramente, patrimonialmente e institucionalmente.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  15. Ganhou? Ganhou! Mais uma vez penamos para vencer em casa, é impressionante a dificuldade que o Vasco tem tido nos últimos tempos para derrotar adversários pífios em São Januário com tranquilidade, todo jogo é um sofrimento TERRÍVEL.

    Padrão tático NENHUM, o time NÃO pode de maneira alguma jogar com um volante e mesmo assim um volante apoiador como é o caso do EXCELENTE Douglas. Nenê, Junior Dutra, Jorge Henrique e Andrezinho no meio não dá tem que tirar uns dois desses ai e colocar um volante marcador urgentemente para jogar com o Douglas. Se continuar com esse ROMBO entre os meias e a defesa vai continuar sofrendo e na série A ano que vem vai tomar cacetada toda rodada.

    Jorge Henrique e Éder Luis não podem continuar jogando com tanta frequência, o primeiro é NULO na parte ofensiva, já o segundo é acéfalo. Fiou comprovado que o Pikachu tem de ser titular no meio no lugar do Jorge Henrique.

    O Rodrigo têm falhado demais.

    Andrezinho com a técnica que tem não pode ficar jogando tão recuado, nas partidas que ele disputou mais a frente ele desequilibrou.

    Ou o Vasco muda esse padrão tático ou vamos sofrer na série b, seremos destroçados pelo Santos na copa do brasil e teremos outro ano LAMENTÁVEL na série a.

    Torcemos!! Saudações Vascaínas.

  16. Jorginho está muito mal. Desmontou tudo que ele mesmo construiu.
    A barração do Julio dos Santos no grito da galera desequilibrou o meio.
    Quase “matou” o Douglas como primeiro volante. O garoto tem ótimo passe e faz a transição como ninguém hoje no elenco.
    Se jogar com essa escalação contra Santos fica bem complicado.

    Sugestão: Silva, Pikachu, Rodrigo, Luan, JC; Mattos, Douglas, Andrezinho, Nene; Dutra e Ederson.

    1. Júlio dos Santos no lugar de Dutra, não seria uma melhor opção?
      Pelo que percebi, Dutra tende a correr com a bola. Júlio, ao contrário, além de ajudar na marcação pelo lado direito, faz a bola correr.

      1. Querido Paulo, Julio dos Santos e meia do tipo volante apesar quando foi contratado o cara fazia gol que nem agua , mas no Vasco se fez um foi muito . Dutra por sua vez a ideia que estou tendo e um atacante que sai da area se parece mais com Riascos tem bom dominio de bola e pode ajudar no ataque. Com a chegada inesperada e bem vinda do Douglas, Julio dos Santos ja era no Vasco apesar de fazer a bola rolar mas me parece um robo em campo , enquanto Douglas e rapido com bom passe e dominio de bola.

    2. Thiago apesar de boa escalacao , eu decidiria entre a juventude de Douglas com seu bom passe e a experiencia de Andrezinho , pois o que ocorre os dois jogam na mesma faixa de campo , mas se nao considerarmos isto vc esta perfeito na escalacao , esta seria a opcao mais obvia para quem entende um pouco do futebol brasileiro e de esquema tatico. Mattos precisa esta a frente dos zagueiros isto e fato, contra o Oeste aquele setor foi uma avenida.
      Agora imaginamos Lucas Lima sozinho naquele setor, nem quero pensar. O futebol braileiro nunca ganhou uma copa o mundo com 3 jogadores de meio de campo.

  17. Boa noticia hoje: Jorge Henrique e Julio César não jogarão contra o Goiás! Já passou da hora do Jorginho escalar esse time corretamente, sem as suas invenções e panelas. Coloque o Jomar no lugar do Rodrigo; eu gostaria muito de rever o Allan na esquerda pois é mais habilidoso que o Henrique; coloque o Mattos ou o Willian oliveira para jogar com o douglas; e finalmente, mantenha o ataque com o Ederson e Jr Dutra! Também é fundamental que tenhamos armas para o segundo tempo, e não o Éder luid para piorar o time! Coloque os meninos da base no segundo tempo: Evander, Thales, Andrey e etc. Saudações vascaínas aos amigos do Casaca!

  18. Adivinha qual o zagueiro que ficou parado assistindo o poderoso Oeste avançar e fazer o primeiro gol….

  19. Jorginho quer inventar o time cheio de atacantes e esquece que na defesa tem um lateral de 35 anos e um zagueiro de 36, e fica fazendo de tudo para não barrar o Jorge Henrique que não joga rigorosamente nada. O mais racional seria uma dupla de volantes com Douglas e Marcelo Matos, e se o Felype Gabriel puder jogar poderá entrar na vaga de um desses dois volantes, Andrezinho de 3º homem, e liberando o trio Nenê/Éderson/Junior Dutra. Henrique na lateral esquerda, e Picachú na direita. Julio Cezar, Diguinho, Julio dos Santos, Jorge Henrique, Éder Luis, Thales, esses 6 a torcida já não aguenta mais ver.

  20. Cara eu ate entendo uma mudanca tatica durante a partida colocando 3 atacantes em funcao de um resultado adverso, mas escalar a equipe com 3 atacantes nao faz sentido e pelo visto todos aqui estao de acordo .

  21. Bem, o que já não estava muito bom, piorou.
    Éder Luis no lugar de Jorge Henrique. Desde o início.
    Ou é se garantir muito ou é ser teimoso ao extremo; ou é não fazer a leitura correta de como o time está jogando, e sendo dominado sempre, ou é… Bem, deixa pra lá.
    Vou cuidar do meu serviço. É ele que sustenta. O Vasco me acalenta e não deve servir de estresse para mim.
    Confio para tanto no feeling do nosso Presidente a respeito.

  22. Fim de Goiás e Vasco e pra “variar” ausência de futebol neste time do Vasco. Teve vontade, teve empenho, mas quase nenhum futebol e nenhum talento. Nenê não jogou nada mais uma vez, e Jorginho inventando, depois de insistir com 3 atacantes agora entupiu o time com 3 volantes no segundo tempo. Continuo esperando futebol desse time, e que aconteça algum jogo dessa segundona que o Vasco jogue como Vasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *