Coluna do Torcedor
0

São Januário Território Fértil

Coluna do Torcedor – Autor: Leonardo Cabral, sócio do Vasco.

A região portuária da Cidade do Rio de Janeiro precisa de expansão e, nos últimos anos, grupos internacionais e nacionais estão comprando casas, sobrados, apartamentos, lojas, prédios, galpões, fábricas e terrenos próximos do Porto (Centro, São Cristóvão e Caju). Detalhe, eles compram e fecham. É um processo lento que vai aos poucos degradando e desvalorizando tudo no entorno para comprarem barato.

Aquilo que alguns Vascaínos chamam de “Território Hostil” é, na verdade, uma mina de ouro. Estamos falando de uma região estratégica para as grandes empresas que investem bilhões no COMÉRCIO EXTERIOR. O Brasil é o celeiro do mundo e cada vez mais a população irá crescer e consumir os nossos alimentos. Atualmente, os Portos de Santos/SP, Paranaguá/PR e Itajaí/SC não conseguem mais atender a demanda para exportar as nossas COMMODITIES: Soja, Café, Laranja, Milho, Trigo, Açúcar, Algodão. O Porto do Rio de Janeiro, que se concentra na EXPORTAÇÃO de Óleo Bruto de Petróleo (Materiais Betuminosos) e Produtos Semimanufaturados de Ferro e Aço, está de olho nessa fatia bilionária do Agronegócio, mas, para isso, precisarão de mais espaço para os Caminhões, Vagões, Contêineres e Armazéns para estocar e embarcar os Grãos.

Aqueles que duvidam dessa “teoria” precisam entender que o São Cristóvão F.R. levou toda a sua Administração para Ramos (Complexo da Maré) e, até hoje, ninguém sabe o real motivo dessa mudança. O estádio da Rua Figueira de Melo está largado. Foi o VASCO que em 2020 teve que fazer melhorias no gramado para poder realizar uma mini pré-temporada. Os Empresários não agem sozinhos na tal “ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA”. Sempre surge um Político querendo levar o Pavilhão de São Cristóvão (Feira dos Nordestinos) e a Rodoviária Novo Rio para outro lugar. Desde 2005 o Gasômetro está desativado e sucateado; existia uma grande área destinada ao crescimento do Cemitério do Caju que foi abortada; as obras do BRT que passariam no vão central da Avenida Brasil entre o Caju e São Cristóvão nunca terminam e bilhões já foram gastos.

Portanto, senhoras e senhores, algo já está acontecendo nessa Terra Fértil. Existem pessoas importantes dentro do Vasco com informações privilegiadas. O que de fato essa gente quer fazer com SÃO JANUÁRIO? Durante toda a campanha, a CHAPA MAIS VASCO disse que iria dar continuidade ao projeto da WTorre que foi aprovada pelo Conselho, e por isso mantiverem o VP de Obras, Pedro Seixas. Agora a conversa é outra. Levaram toda a Administração do Clube para a Praça XV no Centro (1 ano, 2, anos, 3 anos, ninguém sabe), alegando que o nosso estádio precisa de Obras Estruturais. Ou seja, vão reformar para depois demolir ou de fato vão iniciar as Obras de modernização e ampliação para 45 mil lugares? Será que farão o mesmo que estão fazendo com a Sede do Calabouço? Vão fechar, deteriorar, desvalorizar para depois vender? Enquanto isso, o VASCO vai pagar aluguel para jogar no Maracanã? Ninguém sabe nos informar. Tudo no atual VASCO é um mistério. Mas, nós estamos de olho!

LEONARDO CABRAL
Sócio do Vasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *