Coluna do Torcedor
29

A Força do Nordeste Vascaíno

Muito se fala da presença do Club de Regatas Vasco da Gama na região nordeste, muito se exalta a paixão dos Vascaínos da região, mas pouco se questiona e se explica os motivos e as razões pelo qual o Vasco é tão forte no nordeste. Tão forte a ponto de ser maior que a maioria dos clubes locais em seus estados. Este texto é uma pequeno recorte do significado do Club de Regatas Vasco da Gama para o torcedor brasileiro do nordeste para que possamos compreender os motivos e debater em qualquer circunstância essa realidade que não é um simples fenômeno.

As demonstrações de força podem se dar de variadas formas e intensidades, desde carreatas nas cidades ou ‘pressão visual’ como ocorreu na última segunda-feira, dia 04, no Aeroporto do Galeão. Ali, um dia após a conquista do título, os terminais estavam “coalhados” de camisas do Vasco usadas por passageiros que retornavam para seus estados após assistir no Maracanã a conquista do Campeonato Carioca. Uma delegação sub alguma coisa do Flamengo que ia jogar contra o Vitória em Salvador se acoelhou diante da quantidade de Vascaínos e foi entocada num canto da uma sala de embarque.

O Vasco e o Nordeste

Os primeiros contatos ostensivos entre o Club de Regatas Vasco da Gama e o nordeste se deram a partir da década de 1930. Com o advento do rádio as emissoras Nacional e Globo atingiam a população da região, sobretudo do interior dos estados. O futebol se consolidava no país e os times do Rio chegavam à região pelas ondas do rádio. Os títulos da década de 30 e principalmente da década de 1940 com o Expresso da Vitória colocaram o Vasco como o time preferido dos torcedores. As rádios locais estavam situadas nas capitais dos estados e praticamente só viriam a ser inauguradas na década de 1950, ainda assim tendo muito pouca penetração no interior, com isso os times dos estados praticamente limitavam sua torcida à população das capitais.

Os ídolos Vascaínos e o Nordeste

Os elencos Vascaínos sempre contaram com jogadores nordestinos e por sorte de São Januário vários desses jogadores foram fundamentais em conquistas de títulos, se tornando ídolos da torcida. A presença de jogadores nordestinos ‘aproximava’ os torcedores da região do clube, fazendo-os se identificar ainda mais com o Vasco. Apenas para citar alguns jogadores de épocas diferentes: Maneca (Bahia), Ademir (Pernambuco), Vavá (Pernambuco), Jorge (Pernambuco), Ipojucan (Alagoas), Almir (Pernambuco), Ramon (Pernambuco), Mazinho (Paraíba), Zé do Carmo (Pernambuco), Bebeto (Bahia), Jardel (Ceará), Ricardo Rocha (Pernambuco), Juninho (Pernambuco), Nasa (Pernambuco), Zezinho (Bahia), Clébson (Bahia), Junior Baiano, Morais (Alagoas), Anderson Martins (Ceará).

O Vasco e o ‘Bye Bye Brasil’

O futebol brasileiro até a segunda metade da década de 1990 possuía um calendário bem diferente do atual, as datas eram flexíveis e os campeonatos estaduais não eram ‘engessados’ como hoje, por ordem da CBF sob orientação da TV Globo. Na década de 80 a flexibilidade era ainda maior. Via de regra os estaduais terminavam no mês de junho, coincidindo as finais com a festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, 13, 24 e 29 respectivamente. Por conta disso era comum que os títulos fossem comemorados em meio à fogueiras, forró e muito licor. As pequenas cidades ferviam. O campeonato brasileiro só começava a partir dos meses de agosto e setembro ficando o intervalo livre para os clubes fazerem excursões à Europa e também para o nordeste. Era comum o Vasco conquistar o carioca, viajar para a Espanha e ganhar o Torneio Teresa Herrera ou Trófeu Ramon de Carranza, ou ambos, e desembarcar no nordeste para amistosos com os trófeus “na bagagem”. Eram verdadeiros acontecimentos pelas cidades e estados que passava. Essas excursões eram chamadas de ‘Bye Bye Brasil’ numa referência ao filme do diretor Cacá Diegues. Exemplificando apenas uma rota, o Vasco descia em Ilhéus e jogava contra o Colo Colo, pegava um ônibus seguia para Itabuna e enfrentava o Itabuna. Ia para Vitória da Conquista jogar contra o Serrano, no caminho parava em Itapetinga e enfrentava a seleção local. Seguia para Cruz das Almas para inaugurar o estádio e depois enfrentava o Fluminense de Feira de Santana, jogava em Alagionhas contra Atlético ou Catuense, depois seguia para Sergipe e fazia todo o restante do nordeste. Em cada uma dessas cidades os estádios ficavam apinhados de torcedores. Era a única chance que eles tinham de ver seus ídolos de perto, sem contar com a vivência dos atletas no dia a dia das cidades. Era única chance que aquelas pessoas tinham de ver times campeões brasileiros, cariocas e vitoriosos em gramados europeus. Essa presença do Vasco no nordeste fortalecia por demais sua imagem na região criando gerações de torcedores, e que se renovava com as presenças já consolidadas da televisão e revista Placar. Portanto, não é de hoje que essa força foi consolidada, foi resultado de um trabalho desprentensioso mas feito com sentimento verdadeiro, e tudo que é feito com sentimento verdadeiro se torna muito mais forte.

O respeito voltou.

Saudações Vascaínas!

Juca Nunes Neto
Itiruçu – Bahia

29 comentários sobre “A Força do Nordeste Vascaíno

  1. Belíssima coluna, Juca Nunes. Só para reforçar, o Vasco possui, em números absolutos, a maior torcida do mundo. Em qualquer parte do Brasil, há um número imenso de vascaínos. Somos mais numerosos do que outras potências mundiais, como Boca, Real, Barcelona ou Milan. Essa história de quinta força é balela da Rede Bobo, ridículo acreditar que as torcidas de Framengo, Curíntia, Sum Paulo e Palmeiras sejam maiores do que as nossas. O Flamengo e o Corínthians são invenções da Globo, e o cidadão que não liga pra futebol, quando perguntado se tem um time, diz “Framengo” ou”Curíntia”. O São Paulo é um clube de elite, não sei de onde tiraram isso de torcida grande. A despeito de ter 3 mundiais e 3 Libertadores (ao lado do Santos, é o único clube com mais títulos do que o Vasco), ganhou cinco brasileiros no apito (o único limpo foi em 1991). O Palmeiras é um gigante, e tem a segunda torcida do país, embora bem restrita a São Paulo.

  2. Não sei se é saudosismo mas estas excursões ao Nordeste e os torneios de verão na Europa era muito legais.
    O respeito voltou e ponto.
    Sds

  3. O “Nordestino” e o “Vascaíno” são, antes de tudo, fortes.

    Frase: “EuVasco da Cunha” – Mistura minha com Euclides da Cunha.

  4. E nesse último Domingo (03/05/2015) já entrou e vai ficar na História do Futebol Brasileiro e para várias GERAÇÕES de VASCAÍNOS (Jovens, Meninos, Meninas, adultos de várias Gerações e as Mulheres VASCAÍNAS, as nossas LINDAS MULHERES!) TODOS UNIDOS e IRMANADOS NA NOSSA CRUZ-de-MALTA, IRRADIANDO UMA INCRÍVEL ENERGIA durante todo o JOGO com o PÚBLICO RECORDE dos ESTADUIAIS (66.156 pessoas presentes), foi o MAIOR PÚBLICO em uma final que acontecia simultaneamente por todo o Brasil Continente, e presenciei VASCAÍNOS de todas AS CLASSES SOCIAIS, ETNIAS, e com os SEUS SOTAQUES REGIONAIS e FOI MUITO BONITO e LINDO quando o ESTÁDIO INTEIRO FOI ILUMINADO com as LUZES dos CELULARES I-PHONES, SMARTPHONES e com aparelhos CELULARES DANDO UM TOQUE E e UM COLORIDO MOSTRANDO a UNIÃO VASCAÍNA dentro do ESTÁDIO os jogaodres dentro do campo que presenciaram esse cena deve ter sido um MOMENTO APOTEOTÍCO PRA TODOS ELES, eu ví essas imagens aqui no EXTERIOR (JAPÃO), confesso a voce que os meu olhos marearam de LÁGRIMAS de TANTA FELICIDADE NAQUELE MOMENTO e COMO FIQUEI ARREPIADO de TANTA EMOÇÃO e de FELICIDADE!
     
    ブラジル大使館 来た東 之 ヴァ須子 陀 ガマ 之 サポ織田 立ちサン, 私たち 煮 感動 尾 一杯 亜ためて 皆さま お疲れさまでした !

    Buradiru no Kita-Higashi no VASCO da GAMA no sapoota no minasama san, watashi tachi ni kandou o ippai atamete minasama otsukaresama deshita!

    Aos VASCAÍNOS do NORDESTE BRASILEIRO, e TORCEDORES VASCAÍNOS, deixo aqui a MINHA IMENSA GRATIDÃO por nos ter proporcionados um LINDO e EMOCIONANTE ESPETÁCULO ÚNICO APÓS a conquista do TÍTULO!

    O ATACANTE GILBERTO ENCARNOU O ESPÍRITO AGUERRIDO do HOMEM SERTANEJO NORDESTINO, desmonstrando DESTEMOR, VALENTIA, RAÇA A ENTREGA dentro do campo nos jogos BLINDADOS e ARMADO com a COURAÇA de DEUS, o GILBERTO e o ARGENTINO GUIÑAZÚ com uma INCRÍVEL RAÇA e GARRA do jogador do AGUERRIDO GUERREIRO DENTRO de CAMPO com o seu ESTILO CAUDILHO do RIO de PRATA (Argentina e Uruguai)!

    Depois de SUPERARMOS a mulambada por 1×0 com o Gol do Atacante GILBERTO de Penalti aos 16 Minutos da Etapa Final, a CIDADE do RIO de JANEIRO se revestiu com um TSUNAMI de VASCAÍNOS POR TODA A CIDADE do RIO de JANEIRO e prorrogou até o dia 04 de Maio de 2015, quando no Aeroporto de GALEÃO TAMBÉM FOI DOMINADO E TOMADO POR UM TSUNAMI de VASCAÍNOS embarcando de volta para os seus respectivos Estados do NORDESTES deu uma DESMONSTRAÇÃO de PUJANÇA, ALTIVEZ que e de FORÇA, VISIBILIDADE, PROJEÇÃO NATURAL e ESPONTANEO que a NAÇÃO VASCAÍNA tem porque o VASCO da GAMA já NASCEU GIGANTE PELA SUA PRÓPRIA NATUREZA sem ter força midiática e o RESULTADO dessa sua PUJANÇA é o resultado das SEMENTES que foi plantado em várias décadas e que foi se MULTIPLICANDO com a INFLUENCIA dos jogadores do NORDESTINOS que se DESTACARAM NO GIGANTE da COLINA A FORÇA do ADEMIR MENEZES o QUEIXADA
    , JORGE, VAVÁ,ALMIR, RAMOM,ZÉ do CARMO, RICARDO ROCHA e Juninho (Pernambuco), Maneca, Bebeto, Zezinho e Clébson (Bahia) Mazinho (Paraíba), Ipojucan, Júnior Baiano, Morais e Gilberto (Alagoas) e finalmente Jardel e Anderson Martins (Ceará).

    E todos os jogadores citados deixaram os seus EETRNIZADOS e GRAVADOS nas nossas CONQUISTAS e quem visitar SÃO JANUÁRIO vai encontrar os nomes de todos os jogadores registrados e poderão contar isso aos seus filhos e aos seus netos como um GRANDE LEGADO!

  5. Essa coluna fala de uma época em que, sem TV, os clubes definiam os calendários esportivos.

    O Carioca começava depois do carnaval, havendo mais de um mÊs de pré temporada e excursões de verão. Foram vários torneios na Bahia e em Manaus que enrabamos a mulambada… Após o estadual, novo intervalo de preparativos para o Brasileiro, onde era reservado datas para os clubes brasileiros participarem das pré temporadas européias como disse acima o Juca, e o Vasco ia lá enrabar La Coruñas e Cadiz da vida e até um qualquer de lá que se julgasse grande.

    Era uma época em que clubes não dependiam de TV nem de classificados nas camisas, viviam de bilheterias e de cotas de amistosos. Compravam grandes jogadores, pagavam em dia… aí inventaram o profissionalismo, e os clubes ficaram dependentes de políticas e pesquisas ditados pelos profissionais de marketing. Sifu os clubes, sifu a seleção, sifu o futebol brasileiro.

  6. Maicosuel do Atlético-MG e Esquerdinha,prestes a ficar sem contrato com Goiás,seriam ótimos reforços e melhorariam bem o time

  7. Brilhante, Jucas Nunes Neto!

    Como o CASACA cresce mais colocando uma coluna espetacular como essa para o deleite dos vascaínos de verdade.

    O Nordeste é ainda mais Vasco com pessoas como você.

    Muito obrigado.

    Saudações vascaínas e casaquistas.

    Sim, o respeito voltou!

  8. Ate bem pouco tempo atras eu ainda tinha o LP Vascão Bicampeão. Em alusão aos cariocas de 87 e 88. Esses anos houve o Bye Bye Brasil e eu ficava no radinho escutando os jogos kkkk

  9. Lembro de ficar ouvindo no radinho decisão do Vasco lá na Espanha valendo Ramón de Carranza.. O Vasco é sim o verdadeiro time popular. Isso está caracterizado de várias formas, seja pela revolução que foi seu início com pobres, negros e operários, seja pelo Estádio construído unicamente por sua torcida, seja pela disputa do JB sobre quem era o time mais querido (e lhe roubaram também, quem poderia ser??), etc., etc., etc.. Se o Vasco tivesse 20% da “promoção” do jogo que fazem dos urubus, todo jogo era campo LOTADO. Agora, além de não ter nada benéfico, tem sempre notícias, manchetes, que têm a clara intenção de “desanimar” o torcedor, sua ida ao campo. Como o torcedor, na sua maioria é massa de manobra, a coisa tem dado certo até certo ponto, ou seja, muitas vezes de nada adianta também, dado à força da torcida, do Vasco, ser grande mesmo que ultrapassa desejos vis.

    Daí a importância que tem o CASACA!, a didática do Sérgio Frias, a coluna do JCN, a competência do Eurico, o apoio total e integral de toda Diretoria Administrativa, e o papel fundamental e essencial da torcida, de São Januário lotado, porque a FORÇA DO VASCO é a única coisa que não conseguiram e não conseguirão diminuir (já tentaram e continuarão tentando, diuturnamente, mas se não tiveram êxito nos 6 anos e meio de banana, babau… PERDERAM!!!), porque o Vasco pode até envergar, mas quebrar jamais… Difícil explicar para os outros, mas Deus está no meio, e melhor, do nosso lado.

    Por isso que digo que o Vasco não pode jamais, nunca, em tempo algum, jogar relaxado ou com o mínimo que seja de desdém e/ou soberba. Não pode e sobretudo não convém porque não condiz com sua história, com sua origem, com aquilo que ele/Vasco representa e significa. Portanto, cabe a nós, somente a nós, haja vista e considerando que lutamos contra “poderosos” que sejamos unidos e fortes, sempre.
    Isso dói neles, mas é pra doer mesmo, e que doa eternamente. A simbiose entre Vasco e torcida, se mantida, torna-se muito, muito forte, que fatalmente vai dar caldo, um caldão até. A torcida apoiando e lotando São Janú e o time extrapolando em garra, raça, seriedade e disposição, a coisa vai pegar… Pra “eles”!

    Começa amanhã, é o primeiro passo. Que comece sério desde já. Até dezembro!

    Sem esquecer da Copa do Brasil, com a mesma seriedade… Aliás, como dito, qualquer jogo, seja ele qual for, contra quem for, aonde for. Sempre Vasco!!!

  10. O interessante nessa matéria é ver que Pernambuco é o estado do Nordeste que mais teve jogadores no Vasco, e Pernambuco, sobretudo Recife, é onde o lixo da Gávea tem com certeza um grau de rejeição muito grande. Morei lá e sei como é.

  11. Amigos é verdade.
    Aqui no Nordeste temos duas paixões o clube local e um carioca eu sou Vasco e ABC, semelhantes a dois amores mãe e esposa, não entendemos essa historia de torcida por time paulista isso não existe por aqui. Sempre que paulista vem em nossa região toma vai e nem de perto leva torcida, a não ser quatro gatos pingados que moram na cidade.

  12. Em 18/09/1970, numa quinta-feira, na aula de educação física, às 6:00 hs da manhã, informei a todos os colegas que o Vasco tinha ganho do Botafogo de 2×0 e se sagrado campeão carioca após 12 anos do último título estadual.

    Eu morava no Crato (CE) e tínhamos a maior torcida, entre todos os times, no nosso Colégio naquele ano.

    Era meu primeiro título como Vascaíno. Eu era um adolescente.

    Domingo passado, estava eu no Maracanã e pude comemorar o título estadual depois de 12 anos. O título da redenção.

    Chorei como um adolescente.

  13. Completamente fora do tópico, mas acho que merece uma constatação, uma discussão até. Se aparecer um tópico mais coerente com o que eu vou falar, e o pessoal achar por bem, podem ficar a vontade para transferir meu comentário. Se é que vale a pena…
    Não costumo fazer isso, mas ontem perdi o meu tempo para ver o “derby” de dois dos FAVORITÍSSIMOS ao título do Campeonato Brasileiro 2015, segundo a “mérdia investigativa e ixportiva” brasileira… Assim como já vi outros FAVORITÍSSIMOS da mesma “mérdia” jogando… Com relação ao jogo de ontem entre Atlético MG X Palmeiras. Dizem que o Atlético MG estava com o seu time reserva. Que seja. O JOGO RUIM da “p0rr@”! Ôh! dois timecos!
    Resumindo, o meu favorito, que já era e sempre foi e sempre será, têm GRANDES possibilidades de ser campeão! E, aposto, que irá muito, muito longe mesmo neste brasileiro.

    Sds /+/,

    JC

  14. Sou Vascaíno do Nordeste, (Teresina-PI) e aqui por onde se passa é muito torcedor Vascaíno o Piauí, Maranhão, Ceará tem Vascaíno demais, é um orgulho Nacional esse club.
    Que bom que fizeram essa matéria, e vocês do RJ podem ter certeza que o Nordeste está com o Vascão, sempre que tiverem jogos aqui, será casa cheia!!!!

  15. Impressionante a quantidade de nordestinos vascaínos que escreveram para cá.

    Mas é isso mesmo.

    O Vasco domina o Nordeste com uma incrível torcida.

    Uma torcida apaixonada,fiel,presente, autêntica. Não é algo fabricado como é a do Flamengo.

    O Vasco voltou. Eurico voltou e o respeito voltou.

    É Vasco contra todos os canalhas inclusive os velhotes ultrapassados da imprensa esportiva.

  16. Bom dia Sergio,
    so uma informação, ontem antes do inicio do jogo entre flamengo x sao paulo, o narrador da globo e do canal premiere disseram que estavam em campo 2 equipes com 6 titulos nacional, parace que tem algo errado o flamengo so tem 5 nacionais inclusive houve uma ação que na justiça que iria cobrar um R$ de quem falasse sore o titulo de 1987, essa turma sempre tenta soprar o barquinho deles…
    forte abraço,
    julio da bandeira..
    ____
    Se isso de fato ocorreu mentiram descaradamente em rede nacional.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  17. MAS A GRANDE REALIDADE MESMO É O O VASCÃO É UM CLUBE NACIONAL.

    NORTE, NORDESTE, SUDESTE, CENTRO-OESTE, SUL…

    SEGUNDO UMA ESTATÍSTICA QUE VI MESES ATRÁS, QUASE 65% DA TORCIDA VASCAÍNA É DE FORA DO ESTADO DO RIO..

    ONDE O VASCÃO JOGA, NOSSA IMENSA TORCIDA É BEM FELIZ.. NORTE-SUL, NORTE-SUL DESSE PAÍS…

  18. Vasco, bi-campeão mundial de clubes, 53-57 ( só faltariam detalhes burocráticos para homologação)é o queridinho do Nordeste!

  19. Obrigado amigos pelas palavras.

    Obrigado equipe Casaca! pelo espaço e pela citação no programa!

    Saudações Vascaínas!

  20. Vasco precisa de 2 meias qe venham pra resolver a criatividade,e Morais não é esse jogador

    Boas opções de jogadores sendo pouco usado em seus clubes:

    Maicosuel(Galo)
    Sherman Cardenas(Galo)
    Bady(Atlético Paranaense)

  21. Aqui no RN e na Paraiba, se pergunta se o cara torce pelo VASCO ou pelo Fla. Corinthians pode ter torcida em Sao Paulo, no resto do país e piada.

  22. A torcida do Vasco no Nordeste á a maior e no máximo a segunda maior com longe diferença do terceiro lugar que para quem conhece o Nordeste sabe que é outro time do Rio ou um time mesmo do Nordeste,nunca um clube paulista que tem só torcida local e não Nacional!
    O Vasco da Gama já é a torcida mais Nacional de todo o Brasil.E olha que a mídia é anti-Vasco,a mídia nos odeia,sorte que agora Eurico Miranda está defendendo o Vascão da Gama em todos os lugares do Brasil e do Mundo!

  23. Interessante é o testemunho dos nordestinos.

    A torcida do Vasco é gigantesca lá. Fica entre as duas primeiras disparado. E a mídia ( que canalhas sem-vergonha) a massacrar o Vasco.

    Bobalhões!! vê se se mancam. Quanto mais baterem mais o Vasco crescerá!

    O respeito voltou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *