Notícias
7

Em entrevista à imprensa inglesa Philippe Coutinho valoriza formação na base e lembra Colégio Vasco da Gama

 

Em grande fase no Liverpool, onde veste a camisa 10 e é destaque do atual elenco comandado por Jurgen Klopp, Philippe Coutinho não esquece de suas origens no futebol. O meia de 23 anos valoriza sua formação como atleta nas categorias de base do Vasco da Gama, e destaca personagens importantes em sua carreira como o técnico Rafa Benítez, atualmente no Real Madrid.

“Eu cheguei a chorar um pouco, na verdade não queria treinar. Mas lá (na base do Vasco) era um excelente lugar para aprender. Os treinamentos eram bons e há uma escola no local da academia (de futebol). Isso facilitou para que eu pudesse treinar, e eu continuei indo à escola por três anos”, contou Coutinho em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, relembrando seus tempos de criança quando foi selecionado pelo Cruz-Maltino.

O meia se desenvolveu rapidamente e, em 2008, com apenas 16 anos, já foi contratado pela Inter de Milão, que optaria por deixá-lo no Vasco por mais duas temporadas. Assim, ele estreou profissionalmente pelo clube do Rio de Janeiro em 2009, aos 17 anos, durante a disputa da Série B.

Peça importante no elenco, ele ficou no Cruz-Maltino até junho de 2010, quando, já maior de idade, enfim juntou-se ao elenco da Inter de Milão, àquela época comandado por Rafa Benítez. Curiosamente, treinador que marcou seu nome na história do Liverpool ao conquistar a Liga dos Campeões em 2005 e nome que Coutinho faz questão de destacar como importante para seu desenvolvimento nos gramados.

“Benítez ainda foi muito importante para mim. Foi meu primeiro técnico na Europa e eu aprendi muito com ele. Ele me deu muitas oportunidades, mas por alguma razão eu não fui bem. É difícil dizer o porquê. Eu era muito jovem, não tinha tanta experiência. Talvez isso também não tenha ajudado”, relembrou o meia.

Com rendimento abaixo do que a Internazionale projetava quando foi buscá-lo na base do Vasco, Coutinho foi emprestado ao Espanyol em 2012. Lá, obteve grande destaque em meia temporada e foi eleito revelação do Campeonato Espanhol. Assim, voltou ao clube italiano para vestir a camisa 7, mas ficou lá por pouco tempo.

No início de 2013, foi contratado pelo Liverpool por 8 milhões de euros (R$ 21,7 mi na cotação da época). Agora em sua terceira temporada no clube inglês, o meia assumiu o protagonismo do elenco após a saída do ídolo Gerrard, e é um dos homens de confiança do treinador Jurgen Klopp. Cobiçado por gigantes europeus, o brasileiro, conhecido pela torcida como “O Mágico” foca em manter bom nível pelos Reds.

“Só penso neste momento. E agora quero dar meu melhor e ajudar o clube. O Liverpool é uma grande equipe e sempre será”, concluiu, sem deixar de elogiar seu atual treinador. “Ele é um grande profissional, um técnico top. Dá muita confiança aos jogadores e tem muita experiência. Também é aberto a ouvir os jogadores, o que é bom.”

Fonte: Gazeta Esportiva

________________

Comentário do Casaca:

Phillipe Coutinho fez parte da geração que revelou entre outros ,Bruno Gallo , Souza, Alan Kardec , Alex Teixeira e Allan, mostrando a qualidade de uma base desenvolvida pelo Vasco por vários anos. Pelo menos até julho de 2008, antes dos amarelos assumirem o poder, quase acabarem com a escola Vasco da Gama e entregarem a base nas mãos de empresários.  Em pouco mais de 11 meses, já temos gratas revelações, como o meia-atacante Paulinho, que brilhou na campanha do título sul-americano pela seleção brasileira sub15, e os jovens da equipe sub17 , atual campeã carioca depois de 15 anos.

7 comentários sobre “Em entrevista à imprensa inglesa Philippe Coutinho valoriza formação na base e lembra Colégio Vasco da Gama

  1. Aproveitando o assunto da base, estou vendo um avai e Vasco por algum campeonato que não sei qual é. O Vasco perde por 3×1 e estou muito mal impressionado. O time e uma bagunça, não é possível sequer avaliar se há jogadores talentosos. O time não troca três passes, a zanga e bastante vulnerável. Gostaria de ouvir a opinião de quem acompanha mais de perto o sub 20 mas o fato é que fiquei mal impressionado.
    Sds

  2. Grande jogador. Joga muito em qualquer lugar que vá. Um verdadeiro craque. Todos os vascaínos agradecem o carinho como se refere ao Vasco e sua formação na base do clube. O Alex Teixeira também não deixa de exaltar o Vasco. Interessante é a quantidade de verdadeiros jogadores de futebol que essa geração criou.

    Agora temos muitos jogadores sub-15 e sub-17 como o CASACA está afirmando. O sub-17 sagrou-se campeão este ano com duas vitórias sobre o Flamengo na final.

    Se permitirem queria lembrar esse “cracaço” que é o Evander. Outro Philippe Coutinho? Acho que sim. Já está com 17 anos idade com que Pelé foi campeão do mundo e titular absoluto da seleção.

    Fiquei curioso em observar esse Paulinho.

  3. A base do vasco é muito boa, o problema é esse técnico, tal de Rondiney, sabe nada.

    Cheio de craque na base conseguiu perder vários clássicos para os mulambos e flores em 2015.

    Hoje, mesmo com um time bom na mão, tomou uma varada do poderoso Avaí, fora a goleada que tinha levado do Inter semana passada.

    É capaz de ele estragar os jogadores bons que o vasco tem na base

  4. prezados,

    Tava vendo o jogo do sub 20 contra o avai e veio o post sobre a base. Tentei fazer um comentario mas acho que houve algum problema. Fiquei um pouco horrorizado com o time do Vasco que levou um passeio do Avai. O time nao chutou a gol, nao troca passes e a defesa e extremamente fragil. nao se e falta de talento da geracao ou se e problema do tecnico. Sinceramene nao consegui enxergar um jogador que pudesse ser aproveitado. O Kayser voluntarioso mas mal, o Indio pouco produz, o zagueiro LUcas Barboza que tinha gostado estava pessimo. Gostei com ressalvas do JUssa pela dinamica e o alan cardoso que tem razoavel habilidade e pode ser aproveitado.

    Nao sei qual a opiniao do Casaca sobre o sub 20 considerando que voces acompanham mais de perto. Mas a sensacao nao e boa sao muitas goleadas e derrotas em diversos torneios.

    sds

  5. Concordo plenamente com um dos comentários acima, quando observamos esse time sub 20 do Vasco.
    É clara a falta de pedra de jogo, não se vê uma jogada ensaiada sequer, uma bagunça, um bando e não um time. Falta-nos ,um técnico sem dúvida. Malas algumas observações já podemos faze: o Renato Kayser não passará de mais uma promessa, falta-Lhe muito para ser um bom centro-avante; o Matheus Índio, que todos apostam tanto e por que o Vasco brigou bravamente, não tem a personalidade que é fator essencial para um meia de criação ( ele se esconde do jogo nos momentos de pressão, quando mais se precisa dele); gosto também muito da dinâmica dada ao meio pelo Jussa, muito mais efetivo que seus “craques” companheiros (devia ser melhor analisado, para aproveitamento no time de cima).
    Quem viver verá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *