História
7

Clube dos 13, título do asterisco e Eurico Miranda

 

Nunca uma declaração de Eurico Miranda teve tanta credibilidade na imprensa esportiva. Lógico, ela interpretada da forma que lhe é interessante é o ÚNICO argumento de defesa da maior mentira do esporte nacional. Como podem os rubro-negros irem contra uma decisão transitada em julgado pelo STJ, ou seja, sem possibilidade de recurso, e massificarem a desinformação pelos meios de comunicação de algo que a própria CBF em seu site afirma o contrário? Simples: o Eurico falou que o Flamengo é o campeão. Pronto! Flamengo é hexa, ou melhor, “EXA”.

Vamos deixar de lado toda a história de Copa União, Módulo Amarelo e Módulo Verde e etc e nos concentrarmos na declaração e no porquê dela. Eurico Miranda era o representante do Vasco da Gama no recém criado Clube dos 13. Devido ao imbróglio entre o Clube dos 13 e a CBF, um acordo devia ser firmado para que o campeonato ocorresse sob a influência da CBF caso o Brasil não quisesse ser punido pela FIFA. O representante legal nomeado pela entidade dos clubes para negociar, com plenos poderes, com a CBF foi exatamente Eurico Miranda. Ou seja, o acordo seria a concordância unânime dos clubes membros do Clube dos 13.

Acordo assinado, segue o campeonato. Campeão e vice-campeão, Flamengo e Internacional, deveriam, pelo acordo assinado pelo Clube dos 13 (Eurico Miranda) e a CBF, jogar um quadrangular com Sport e Guarani.

O Clube dos 13 em assembléia, ao final da Copa União, havia decidido que o campeão e vice-campeão brasileiro eram o Flamengo e o Internacional. Eurico Miranda, pivô da mudança do regulamento, é entrevistado sobre o assunto e ratifica o discurso da entidade.

Após o término da disputa dos dois módulos (verde e amarelo), recusam-se a participar do quadrangular Flamengo e Internacional e depois do cruzamento entre os clubes restantes, o Sport é declarado campeão brasileiro e o Guarani vice-campeão brasileiro pela CBF. Confusão gerada que vai para os tribunais.

Agora vamos parar para pensar. Você é o representante de seu clube no Clube dos 13. Você tem um cargo representativo na entidade. Você é perguntado sobre algo que a entidade acabou de votar e decidir. O que você responde? Você vai dizer que o Clube dos 13 está errado? Ora, convenhamos… Não seria uma atitude inteligente. O que nós ganharíamos com isso? O Vasco, com certeza, perderia força política na entidade.

O principal fato que o vascaíno tem que entender é que o principal prejudicado nessa história era o FLAMENGO. Logo, para o desapercebido, Eurico Miranda defendendo o Flamengo é um absurdo, uma falta de respeito do dirigente com o seu torcedor e algo mais grave. No entanto era uma de muitas pernadas que ele como dirigente aplicou no queridinho da mídia. Dois anos depois deu uma ENORME tirando Bebeto da Gávea e o trazendo para São Januário, quando fomos campeões, e no início dos anos oitenta outra quando trouxe de volta o hoje presidente do Vasco que estava de malas prontas para ir jogar no rubro-negro.

Óbvio que Eurico Miranda, pessoa que ASSINOU O ACORDO, sabia as implicações que viriam. Se o Flamengo e o Internacional não quiseram jogar o problema é deles. Mas ele se declarando contra uma decisão da entidade naquele momento o enfraqueceria e prejudicaria o Vasco da Gama. Mais uma vez ele tomou a MELHOR DECISÃO PARA O VASCO! E o melhor de tudo é que ele ainda teve participação DIRETA no fato do Flamengo não ser reconhecido campeão brasileiro.

E que agora não haja mais nenhuma dúvida sobre o assunto.

Por: Carlos Eduardo Rodrigues Pereira

Matéria publicada no Casaca em 12/12/2009

7 comentários sobre “Clube dos 13, título do asterisco e Eurico Miranda

  1. Não há dúvida alguma. O Sport é o campeão brasileiro de 87, o São Paulo fica com a taça de bolinhas e o Eurico e os vascaínos ficam rindo…

  2. Por causa do costume em ser um clube fraudador e abandonador de competições, o merdengo, mais uma vez, levou uma calça arriada.

  3. Agora compreendi: na ocasião Eurico Miranda estava representando o Clube dos 13 e ali, democraticamente, houve uma votação. O que ele fez foi anunciar a decisão da maioria à imprensa e ao povo. Ele ali não estava exprimindo sua opinião pessoal.

    No final, o Sport foi o campeão e o Guarani, o vice. Ambos, e apenas eles, foram os representantes do Brasil na Copa Libertadores da América de 1988. Ou será que agora Flamengo e Internacional vão protocolar uma petição na Justiça solicitando à CONMEBOL que refaça a Copa de 28 anos atrás levando o troféu de Montevidéu ao Rio de Janeiro?

  4. ELES VIVEM DE MENTIRAS A COBERTADOS PELA MIDIA PILANTRA BRASILEIRA O TAL DO ASSAF DIZ QUE NO DIA DO ANIVERSARIO DO ZICO E O DIA DO MESSIAS (REFERINDO SE A JESUS CRISTO) SO QUE ELE ESQUECE QUE O NOSSO DEUS E PERFEITO E O DELES SO FEZ O POVO SE DESEPICIONAR (SOFRER ) FOI ASSIM NA COPA DE 82 QUANDO ELE O (ZICO) E SEU PARCEIRO JUNIOR AMARELARAM, SE APEQUENARAM CONTRA OS VELHINHOS ITALIANOS E EM 86 O TAL DEUS RUBRO NEGRO PERDEU O PENALTY QUE AJUDOU A ELIMINAR O BRASIL DA COPA MUNDO ASSAF SEU DEUS NAO GANHOU NADA NA SELEÇAO PORTANDO PARA NOS ELE NAO E MERDA NENHUMA PELO CONTRARIO PARA MIN NAO PASSA DE UM BOM JOGADOR E SO, VOCES VIVEM DE UM TITULO DE MUNDIAL DE CLUBES E DA PROTEÇAO DA MIDIA PRINCIPALMENTE DA ( GLOBO) ENTRE UM BENEFICIO E OUTRO GANHARAM 5 TITULOS BRASILEIROS E SABEMOS MUITO BEM COMO, QUANTO AO SESTO VOCES SE FUDERAM AH,AH,AH,AH,AH…………………………………………………………… SAUDAÇOES VASCAINAS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *